Subindo no pé de Jabuticaba!



Vamos admitir que não existe coisa mais gostosa e divertida do que se "empuleirar"  em um pé de jabuticaba carregadinho dessas frutinhas deliciosas e  que  fazem tão bem para a nossa saúde! Você não vai acreditar no que essas bolinhas pretinhas pequeninas  podem fazer pela gente! Praticamente um milagre!!! Quer saber o motivo de tanta empolgação? Confira agora:


Antes de tudo sabemos que a  árvore da jabuticaba chama-se jabuticabeira e essa fruta  silvestre é típica da Mata Atlântica:  

Essa riquíssima mata quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, em 1500, cobria 15% do território nacional em uma área equivalente a 1.306.421 km².  Sua região de ocorrência original abrangia integral ou parcialmente atuais 17 Estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Atualmente, a Mata Atlântica está reduzida a aproximadamente 7,84% de sua área original, restando cerca de 102.000 km². É  lamentável, pois é o segundo Bioma mais ameaçado de extinção do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da ilha de Madagascar, na costa da África.


Mesmo reduzida e muito fragmentada, a Mata Atlântica ainda abriga mais de 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são endêmicas, ou seja, espécies que não existem em nenhum outro lugar do Planeta. É a floresta mais rica do mundo em diversidade de árvores. No sul da Bahia foram encontradas 454 espécies em um só hectare. Que maravilha!!! E dentro deste riquíssimo  ecossistema que encontramos nossa jabuticaba milagrosa, a frutinha mais gostosinha!


Redondinha, miúda e escurinha, a jabuticaba já inspirou poetas e compositores. E ainda vive nos  inspirando!  E a fama da fruta não é à toa. Ela traz inúmeros benefícios à saúde.
A polpa é rica em ferro, (que combate a anemia)  fósforo e boas doses de niacina e antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores. A nutricionista Mariana del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que a jabuticaba também contém boa quantidade de vitamina C (que aumenta as defesas do organismo). Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos.  Se consumida com a casca e com o caroço, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras.


Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. É por isso que, após o seu consumo ficamos tão felizes e empolgados!!Tanto a casca como a polpa são ricas em pectina, uma fibra bastante potente no combate ao colesterol.
Apenas os diabéticos devem tomar cuidado, pois contém bastante açúcar. Pessoas com excesso de peso devem consumir com moderação. 

E o melhor de tudo: sabia que as jabuticabas combatem as rugas? É verdade!! Quem se preocupa com o envelhecimento precoce ocasionado pelo stress do dia a dia  têm na jabuticaba uma aliada para a pele. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas. Nossa, agora vou literalmente me entupir de jabuticabas!!!

Ficou empolgado não foi? Então aprenda a escolhê-las. É claro que se você puder chupar diretamente no pé , não tem nada melhor.  Fresquinha e deliciosa,  quando apertar a casquinha vai sentir aquele barulhinho pocando... que delícia.... Mas , se não tiver um pé por perto não fique triste, setembro é o mês delas! 

Nas feiras e mercados elas sempre aparecem! Na hora da compra prefira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras e picadas de insetos. 

Deixe para lavar a fruta somente na hora de consumir, pois ela é muito sensível e sua fermentação começa imediatamente após a colheita. Se eu fosse você já estaria correndo para o pé ou a feira mais próxima! 

Que tal se divertir um pouquinho agora com esse vídeo? Abraços!!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Eu nunca experimentei uma jabuticaba! Dizem que é gostosa, mas só provando pra saber mesmo! rs
    Boa postagem, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Edu!Tudo bem?
    Nossa, você tem que conhecer e provar desta frutinha tão saborosa e saudável! Aconselho diretamente no pé, mas se não tiver como, vá até a uma feira ou supermercado que você vai encontrar, principalmente nesta época de setembro!
    Obrigada pela visita!
    Volte sempre!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Edilene querida!
    Agradeço imensamente a sua visita!
    Com certeza você virou fã da jabuticaba agora não é mesmo? é gostosa e ainda faz bem!!!
    Volte sempre, será recebida com todo o carinho co mundo!!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de Jabuticabas.... Lá na roca tinha muito mesmo... Esse pé de jabuticaba é famoso, também conheco...
    Mas o que Eu mais gostei, foi o video.... Só voce mesmo para encontrar um video desses...kkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkk pois é Marquinhos, o vídeo vale o post todo.. é muito engraçado pois ressalta as qualidades da jabuticaba de uma maneira simples e divertida...Obrigada pelo comentário! Beijos!!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.