kiwi: eu te quero!



Ele é marrom  e um pouco peludinho  por fora, ou seja,  rude e selvagem.... Mas por dentro é de um verde clarinho  recheado de bolinhas pretas: delicado como uma flor! Adivinhou de quem estamos falando?  É  do nosso amigo Kiwi!! Feinho e sem nenhum atrativo exterior, mas seu conteúdo interior com certeza todos vão querer conhecer! Vamos lá?



Já falamos de algumas frutas super poderosas aqui no Vivendo a Vida Bem Feliz  como a banana, a laranja, a jabuticaba e o abacaxi! Mas hoje o astro do   dia será o kiwi. Esta fruta  deliciosa é de origem chinesa, típica de regiões de clima temperado. Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos. A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro. Quando cortado ao meio sua figura lembra o olho de Sauron, aquele olho do vilão principal da série Senhor dos Anéis...rsrs mas de malvado o Kiwi não tem nada, ao  contrário!



Ele possui um sabor levemente azedo de teor cítrico. É muito usado na fabricação de sucos e sorvetes.  Eu sempre saboreio uma vitamina de kiwi, mas também aprecio uma boa caipifruta  , é só dosar a quantidade de  álcool e colocar bem pouquinho  apenas para dar um gostinho... Também  pode ser apreciado em saladas naturais e como sobremesa, assim bem natural tudo  fica muito gostoso!



Este fruto é extremamente saúdavel porque não contém gordura nem colesterol e tem muito menas calorias do que outras frutas como a banana e a uva. Para cada 100 gramas da fruta vai ter aproximadamente 50 kcal. Mas, o que mais se destaca na sua composição é o seu elevado conteúdo de vitaminas antioxidantes. Inclusive já mencionei o Kiwi no post 
Alimentos que rejuvenescem naturalmente que  vale a pena dar uma conferida!


Ao contrário do que se pensa, o kiwi contém 2 vezes mais vitamina C do que a laranja (quase 1 mg por cada grama de fruta), é rico em vitamina B1,  caroteno (pró-vitamina A) e ácido fólico e contém tanta vitamina E como o abacate (3,5 mg por cada 300 g de fruta).


Também é rico em minerais, entre os quais se destacam o potássio, o cálcio, o magnésio (que lhe confere a cor verde), o ferro e o fósforo. O seu conteúdo de potássio , em particular, é impressionante: um kiwi médio contém cerca de 250 mg deste nutriente, conhecido por ser um ansiolíico natural, útil para combater estados de depressão ou ansiedade.



Então quais são os benefícios da ingestão regular deste fruto?



Rico em fibras, o kiwi é ótimo como laxante e para reduzir o colesterol. Como quase não contém sódio e por conter muito potássio, ajuda a regular a tensão arterial e a depurar o organismo, bem como a evitar  a depressão e a fadiga. A sua riqueza em vitamina C ativa o metabolismo, reforça o sistema imunológico (as defesas), o sistema cardiovascular e a produção hormonal. Além disso, o kiwi é um rémedio natural para combater o stresse e  aumentar a capacidade de concentração. Por isso o Kiwi sempre me acompanha, em todas as horas, pois manter o nível de concentração é fundamental no trabalho e no estudo!

Assim, por ser rico em propriedades antioxidantes, sais minerais (potássio), vitaminas C e E, o Kiwi reduz o risco do câncer, previne doenças artériocoronarianas, efeitos antiinflamatórios e como já sabemos  melhora o sistema imunológico .
Em estudos feito pela FDA (Food and Druy Administration-US), orgão que controla os medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, o kiwi foi comprovado como uma excelente fonte de vitamina C e uma boa fonte de vitamina E, potássio e fibras dietéticas. Possui pouca gordura e nenhum colesterol. Possui capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos, efeitos anti-inflamatórios e leves efeitos laxativos. Um kiwi médio tem 138mg de vitamina C e considerável quantidade de vitamina E, que junto com a  vitamina C pode reduzir o risco de câncer e  de doenças artério-coronarianas. Possui também três nutrientes essenciais para o organismo: fosfato, magnésio e cobre. 


Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitamina B6, niacina, vitamina A –que reproduz as células, agindo no combate às rugas da pele; ainda riboflavina, cálcio, zinco, ferro e ácido pantotênico, fósforo e os aminoácidos glutamato e arginina. Puxa! É um complexo vitamínimo só que natural, não é necessário ingerir cápsulas! 
As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante. É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde.



Ajuda a tratar de: Anemia, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, digestão difícil, fadiga e fraqueza generalizada. ..ufa.. os benefícios do Kiwi são tantos que até fiquei sem fôlego agora!!! Eu até gostaria de ter uma plantação de Kiwi no meu quintal !!!

Na hora de comprar o kiwi selecione os que não estiverem machucados e bem firmes. Evite as frutas enrugadas ou com sinal exterior danificado. Se você comprar um kiwi que esteja muito maduro, ele terá uma durabilidade menor.

Agora vamos a uma receita bem simplesinha de Caipifruta  de Kiwi, pois é gostoso e fará muito sucesso no seu evento social:



Ingredientes:


*1 kiwi inteiro;
*2 colheres rasas de açúcar;
*1/2  dose  de bebida álcoolica de sua preferência ( vodka, por exemplo...)
*gelo triturado;

Modo de Preparo:

 * Amassar o kiwi na coqueteleira com o açúcar e  em seguida  colocar o gelo triturado:
*Adicionar alumas pedras de gelo ao final  inteiro e  agitar:
 * Decorar com kiwi e depois é só aproveitar!
Mas por conter álcool tem que ser com muita moderação, 0K?
 O  que é mais gostoso é saborear os pedaços de kiwi ao final, depois que o líquido acabou... É aí que se encontra os benefícios da capifruta de kiwi!


Curiosidade!!                                                                                                      

Você sabia que além de ser usado em saladas, sucos e sorvetes, o kiwi pode ser usado como amaciante de carne natural. Isso porque o kiwi contém uma enzima chamada actinidina. Corte metade do kiwi e passe na carne, ou então, descasque, amasse, espalhe sobre a superfície da carne e deixe por 10-15 minutos ou mais. Essa foi muito boa não é? O Kiwi me surpreende a cada dia! O vídeo está em espanhol, mas é perfeitamente compreensível! Confira!




Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Ei Amiga,
    Boa noite,
    O kiui é uma delícia, alem de ser rico em vitaminas,só desconhecia esta novidade de ser usado na carne como amaciante, ja ouvi dizer muito sobre o abacaxi, mas o kiui é novidade e muito bom saber, agora o suquinho desta fruta batido com folhinhas de hortelã tem um sabor indiscutível,bem geladinho, nossa muito bommmm..

    Minha doce amiga beijos em seu coração e uma excelente semana pra você

    ResponderExcluir
  2. Cecília linda!!!.. é mesmo
    Cometi um deslize e esqueci sobre a adição das folhinhas de hortelã no suco de kiwi.. nossa, dá uma sensação refrescante e que sabor!!!
    Adorei amiga, você sempre tem o pulo do gato e suas sugestões são maravilhosas!!!
    Muito obrigada querida e tenha uma ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  3. OI Adrina gosto muitos dessa fruta, apesar de não ter muitos aqui em fortaleza, é raro e muito cara, não sabia de tantos benefícios que ela tinha

    valeu poro partilhar

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida amiga Adriana!!!
    Minha amiga, adoro essa fruta, mas não conhecia todas essas propriedades e benefícios para saúde, uma verdadeira aula sobre esta maravilhosa fruta, parabéns!!!
    Adoro frutas, faço uso diariamente, vou intensificar o uso do kiwi é sempre bom diversificar um pouco.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Desejo a você uma semana maravilhosa e abençoada, recheada com muitas alegrias!!!
    Tenha uma linda noite!!!
    Beijos com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Anjo Adriana.. Adoro o kiwi como todo o dia por que tem muita vitamina C além de ser particularmente rico em alguns sais minerais como o magnésio. E geralmente faço batida no liquidificador com abacaxi, kiwi e acerola..Dá muita energia e é bastante refrescante. Beijos e beijos. Kaoma

    ResponderExcluir
  6. Edilene e Irismar, queridas! Muito obrigada pela visita e vamos usar e abusar do Kiwi que faz um bem danado! Beijos amigas!

    ResponderExcluir
  7. Luis, meu querido!!!
    Nossa como me sinto prestigiada com a sua honrada presença !
    Fico muito feliz que tenha gostado da notícia sobre o Kiwi... mas já tem um tempinho que sou apaixonada por esta deliciosa fruta em razão dos seus benefícios para a saúde... eu fui buscando informações sobre ela, procurava nos catálogos e site, bem como livros de medicina e nutrição de como poderia ser o conteúdo vitamínico e fui me surpreendendo a cada dia... e ninguém diz não é mesmo? O kiwi não possui nenhum atrativo exterior, sua beleza é interior!!!
    Agradeço demais sua presença amigo!! Desejo um dia maravilhoso e uma semana 10!!! beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida e linda Kaoma!
    Parece que a cada dia você fica mais jovem e linda nas fotos!!
    Mas é claro, a explicação você já deu: a sua super vitamina de Kiwi que você prepara e ainda por cima você reune os demais peso pesados da saúde que são o abacaxi e a acerola!! Fica uma vitamina porreta e deve ser um manjar dos deuses de tão gostosa!!! Adorei sua participação amiga!!!
    Tenha uma semana linda!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Adriana, eu adoro esta frutinha. Aprendi a come-la mais tarde, poucos anos atras e fiquei apaixonada com o sabor. Gosto da fruta em si, sorvete e até iogurte. E fico satisfeitas em saber mais sobre as propriedades beneficas dela para a alimentação saudavel.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Obrigada querida Sissym!
    Que bom ter a sua presença aqui e ainda gostando de uma fruta cheia de segredos mas que foram totalmente revelados agora!!! rsrs
    É uma fruta deliciosa, você tem toda razão em apreciá-la, pois é excelente para a saúde!!!
    Deixo um beijo de agradecimento e de boa noite amiga!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela lembrança Fanzine!
    Mas acho que eu não possuo talento para poesias!
    Porém vou indicar ao meu querido Tio Paulo que e um poeta de mão cheia!
    Abraços e boa noite!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da matéria e principalmente de ver as fotos das parreiras de kiwi, outro fruto excelente é o goji berry. Um ótimo alimento que tem sido utilizado a milhares de ano pelo povo chines, cujo fruto recebeu o título de tesouro natural da china, é o goji berrye, muito utilizado por lá e também por diversas celebridades como esteve seagal, madona, e muitos outros, este fruto fortalece todo o sistema imunológico do ser humano, fazendo com que a pessoa que o consome, fique com sua saúde muito fortalecida, envelhecendo mais vagarosamente, pois é rico em antioxidante, convido a todos a saberem um pouco mais sobre o goji berry em meu blog, e parabéns pelas suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leandro! Seja muito bem-vindo à minha plantação de Kiwi amigo! Fico contente que tenha gostado, realmente as parreiras de Kiwi são magníficas!!
      Agradeço muito o seu comentário e senti-me muito interessada em conhecer os benefícios do goji berry!
      Algo totalmente novo e inédito para mim! Ainda mais que o fruto, como você mencionou, é excelente para fortalecer o sistema imunológico e rico em antioxidantes! Outro milagre da natureza!
      Com certeza agora vou conhecer em detalhes!
      Mais uma vez obrigada e abraços!

      Excluir
  13. Oi, Adriana. Como sempre vc arrasou nas informações. Adorei a matéria. Bj grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Alcione!
      Quanto tempo! Nossa, um tempão mesmo!
      Estava com saudades!
      Tudo bem aí em Guarapari? Estamos tão próximas que podíamos nos conhecer, o que acha?

      Eu que agradeço muito a sua especial visita, o seu retorno a este cantinho! Venha sempre tá?
      Tem outras matérias de saúde muito interessantes!
      Recentemente, no dia 1 de julho completei 2 anos de blog e ainda tenho muita força e vontade para continuar com ele narrando sobre tudo o que nos faz bem e mais feliz!

      Volte sempre que puder, estou lhe esperando de braços abertos! :)))
      Beijos e um ótimo fim de semana!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.