Saudade é igual a Nostalgia?




Todos nós sabemos que Saudade é uma das palavras mais presentes na  língua portuguesa e também na música popular brasileira, principalmente  no samba de fossa e na bossa nova. O termo saudade,  inúmeras vezes,  aparece para descrever uma mistura de sentimentos de perda, distância e amor.  Etimologicamente, a  palavra saudade deriva do latim "solitas, solitatis" (solidão), e suidade",  sob influência de "saúde" e "saudar". 

Notamos, portanto que saudade é uma mistura de solidão, perda e saudação!!!


Portugueses desembarcando no Brasil
Inúmeras são as lendas que invocam o surgimento do termo saudade, entre elas existe a que foi elaborada  na época do descobrimento do  Brasil, quando os portugueses que aqui se encontravam ,  descreviam  a solidão numa terra estranha, longe de entes queridos.  

A melancolia causada pela lembrança e  a mágoa que se sentia pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações poderia  se encaixar perfeitamente no termo saudade.  

No Brasil, o dia da saudade é comemorado oficialmente em 30 de janeiro. Na verdade eu nem sabia que  existia um dia só para a saudade. Mais recentemente, uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou a palavra "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução. É verdade, trata-se de um termo bastante controvertido.  
Pode-se sentir saudade de muita coisa: de alguém falecido,  de alguém que amamos e está longe ou ausente, de um amigo querido, de alguém ou algo que não vemos há  muito  tempo, de  lugares , de comida,  de situações,  de um amor do tempo que passou... 


A expressão "matar a saudade" é usada para designar o desaparecimento  desse sentimento. É possível "matar a saudade", relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe, etc. 
Existe uma linha muito tênue que separa Saudade de Nostalgia! Sim, os  dois termos apesar de parecerem remeter  ao mesmo sentimento de ausência, são diferentes. Veja o porquê:


Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal. Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. 

O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade.

Vamos  a um exemplo para compreender melhor: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade. Ou como aquela paixão que você nunca conseguiu esquecer e quando ouve uma música se lembra daquele tempo. Costumeiramente associa-se o sentimento nostálgico a emissões sonoras de baixa frequência.

Esta pequena introdução foi para entrar no tema do post de hoje. Fui indicada por amigos para  participar do  Meme da Saudade (Paulinho) e da Nostalgia (PaulinhoLena Lopez e Rosângela Garo, respectivamente) e por serem a saudade e a nostalgia figuras com conteúdo parecido, resolvi unir 6 com meia dúzia. Entretanto, como vocês notaram, ambos os termos possuem peculiaridades e diferenças e  fez-se  necessário repartí-lo em dois: As fotos  retratam a saudade  e os vídeos  a nostalgia, seguidos um após  o outro, dentro do contexto.

1- Tenho saudades da passear na praça da cidade da  minha infância ( Santa Teresa, ES). Repleta de lindos jardins com beija-flores e bem-te-vis e um chafariz belíssimo.

Pracinha de Santa Teresa


A música Bem-te-vi, cuja letra  é  de Dalto e Claudio Rabello, cantada pelo Renato Terra, de 1980,  era o que tocava na época : pura nostalgia!




2- Morro de saudades de passar as férias de dezembro e janeiro  na casa da minha vovó Zilda! Era uma festa total onde eu  saboreava quase todos os dias uma deliciosa polenta preparada por ela no fogão a lenha!

Nas férias da década de 80 eu ouvia a  música "Foi Deus que fez você" no radinho da Vovó:  Amelinha, foi  consagrada como grande intérprete da música popular brasileira, com esta canção  composta por Luiz Ramalho.


3-Tenho muitas saudades das brincadeiras da minha infância com minha amiga Arlece, de Santa Teresa,  onde subíamos  em  árvores e explorávamos os bosques e morros  da cidade!  Era tão divertido!


3-Tenho muitas saudades das brincadeiras da minha infância com minha amiga ,onde subíamos  em  árvores e explorávamos os bosques da cidade!  Era tão divertido!

A música do Lulu Santos, Tempos Modernos foi o primeiro sucesso da carreira do cantor em 1982 e  marcou demais esta época. Eu editei a canção na voz de Claudinho & Bochecha, nos primórdios do Blog.


4-Uma  época marcante foi em 1984,  eu tão  novinha fui ao  meu primeiro show no estádio Mané Garrincha em Brasília/DF para assistir aos Menudos! Emocionante!


A trilha sonora  não poderia ser diferente, uma vez que era uma fã incondicional do conjunto de meninos adolescentes porto-riquenhos.


5- Também recordo com saudades das saídas com minha família para ir ao Clube dos Previdenciários em Brasília onde a piscina era o meu passatempo favorito.



Nos auto-falantes do Clube,  a música que soava  era do Queen- Rádio Gaga.  Por isso que até já editei essa canção! É memória da infância!


6- E a primeira ida ao cinema para ver um filme arrasa- quarteirão? Também não sai da minha memória o filme Karatê- Kid ( A hora da Verdade) com  Ralph Macchio e  Pat Morita.


A trilha sonora  é The Glory of Love interpretada por Peter Cetera.


7-Saudades dos filmes que hoje nem passam mais na sessão da tarde, entre eles é Curtindo a vida Adoidado com os atores Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara e Jeffrey Jones. A cena  com o carro é da dança na rua são inesquecíveis!


A música que me embalou  foi  Twist and Shout, de Bert Berns. A versão que toca no filme  é interpretada pelos Beatles.



8-Bons momentos  são relembrados nos filmes de Silvester Stalonne como no Rocky – Um Lutador  e Falcão. Ótimas recordações!


A trilha sonora do Filme Falcão é espetacular!! Linda!



9- Tenho   saudades das   minhas aulas de dança no colegial  em que fazia bastante coreografias com minhas amigas!
O filme Flashdance  foi a inspiração  para as aulas de dança   com músicas enérgicas como  What a Feeling She's a Maniac.

   


10-E para encerrar, tenho saudades de quando passei no Vestibular para Direito na UFES- UNIVERSIDADE DO ESPÍRITO SANTO! Que alegria ver o meu nome na lista! Foi uma emoção!!!!!!!!!!!!

E a música  que me acompanhou  e  está ao meu lado  até hoje  é  Quem acredita sempre alcança do Renato Russo.Uma lição de vida!


Meus indicados para prosseguir na jornada do Meme Saudade/Nostalgia:


E vocês amigos? Qual acontecimento mais te deixa saudoso? 
Vou adorar saber!! Até mais!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

28 comentários:

  1. O Drí,

    Mais uma vez, apresentas tuas graças do ser,
    aos nossos olhos!
    Percebo que sua época, foi uma em que estava meio recluso num canto da natureza, e poucos desses rememorar teu, tocou os meus.

    Mas assim, mais próxima de nós está.

    Agradeço a tudo isto que acontece e deixo um grande abraço! e até

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri!
    Não tenho o que falar, a tua postagem fico maravilhosa e as múcicas levam ao reencontro da minha juventude (mas não sou velha, só passadinha!)
    BJOS
    Lena

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, minha querida amiga Adriana!!!
    Ficou linda a sua postagem minha amiga, muito bem montada e com excelentes escolhas... gostei das explicações sobre a saudade e a nostalgia... Todos temos saudades desses belos momentos e belas pessoas que ficaram no passado, um sentimento de falta e de boas recordações ao mesmo tempo... que gostoso ouvir Amelinha, adorei tudo minha amiga! Obrigado pela lembrança e indicação, fico muito feliz com o carinho, valeu minha doce amiga!
    Tenha uma linda e abençoada noite e um dia maravilhoso!!!
    Abração e muita paz, minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  4. Lau, Muito obrigada pelo comentário e pela visita!
    Pois é, saudade e nostalgia são conceitos próprios e independentes e como tais inerentes a cada pessoa não é mesmo?
    É por isso que a diversidade é tão bonita e rica!
    Muito obrigada pela presença amigo!
    Abraços e um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  5. Lena, Bom dia querida!
    É com muita alegria que recebo o seu comentário, afinal a indicação de participar desta brincadeira tão legal partiu de você também amiga!
    Muito obrigada mesmo!
    Fico feliz que tenha gostado!
    E imagine só, dizer que está passadinha.. . até parece Lena!
    Sua juventude salta aos olhos!!
    Deixo um especial agradecimento!
    Tenha um ótimo dia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. José Antônio! Bom dia amigo!
    Fico muito feliz que tenha gostado!
    E agradeço de uma forma especial o seu comentário!
    Tenha um grande dia!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Dú, meu amigo querido!
    Saudade e Nostalgia parecem iguais mais são tão diferentes não é mesmo?
    Eu me surpreendi também!!!
    E fiquei encantada pelo fato de você também apreciar a Amelinha!
    Eu adoro a voz e as letras das músicas desta cantora fabulosa, um pouco sumidinha agora!!! Mas sua obra está presente e admiro muito!
    Um grande abraço e um dia mais do que maravilhoso para você também amigo!

    ResponderExcluir
  8. Seu post com o título: "Saudade é igual a Nostalgia?" é muito bonito de início ao final tendo bela definição aliada a fotos e imagens em vídeo com seus amigos de seleta escolha que merecem os parabéns!

    ResponderExcluir
  9. CharlesNetto! Boa tarde amigo!
    Muito obrigada pela participação!
    É sempre muito bom receber a visita dos amigos queridos!
    Que bom que tenha gostado das imagens e vídeos!
    Fico muito feliz com a sua contribuição!
    Um grande abraço e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  10. Adriana....que surpresa boaaa!
    Um encanto....adorei, me identifiquei, é isso!
    Obrigada por ter aceito e Parabénsss!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosangela, eu é que agradeço!
    Afinal a indicação também foi sua!
    Fiquei muito contente que tenha se identificado com algumas das músicas ou dos fatos!
    É esse o espírito da brincadeira não é mesmo?
    Agradeço muito a sua presença por aqui amiga!
    Beijos para você!!

    ResponderExcluir
  12. Adri, boa noite!

    Seja uma ou outra, por suas elucidativas explicações, não paro muito para sentir saudade, muito menos nostalgia... rsrs
    Não por frieza, é porque me entristece relembrar coisas do passado, só isso!
    Muitas das suas saudades são as minhas (Menudo, filmes do Stallone e principalmente "Curtindo a vida adoidado" e, claro, "Karatê Kid"),destacando que a própria infância em si me traz muitas lembranças!!!!

    Beijos, amiga!

    Adorei suas saudades (ou seriam nostalgias? rs)

    Mary:)

    ResponderExcluir
  13. Oiii Amiga!!
    Querida muiiito obrigado pela indicação a esse maravilhoso meme,adorei sua postagem tuuuuudo bem explicadinho,rsrsrsr...as musicas,o filme...é uma viajem repleta de boas lembranças onde nossas vidas eram só curtição,nadar,jogar futebol,assistir bons filmes,brincar com os amigos ,tempos bons aqueles,adorei seu meme ficou fantástico,curto a musica do Renato Russo até os dias de hoje,marcou muito essa musica!!
    Obrigado pelo carinho beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Ei minha amiga,

    Tempo nunca sobra, mas podemos organiza lo, rsrsrs, afinal tudo que nos é entregue é porque somos capacitados a fazê lo assim penso, rsrsrs, seu Meme esta excelente, criativo e muito lindo, lembranças, saudades, realmente tem sabor de nostalgia , não tem como negar...

    Amei...Beijos e obrigada por me indicar, irei fazer sim

    ResponderExcluir
  15. Mary, minha amiga querida...
    É verdade, muitas vezes sentir saudades ou relembrar momentos do passado nos faz tristes, sendo muito melhor deixá-los em um cantinho bem quietinho...
    Quando isso acontecer é só pensar em bons momentos que tudo volta ao normal...
    É só "curtir a vida adoidado" que tudo fica muito melhor!!!
    Muito obrigada por ter vindo linda, agradeço de coração!
    Beijos e ótima noite!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Mundo Virtual! Não tem de quê amigo! Eu é que agradeço a sua visita!
    Relembrar momentos saudosos e nostálgicos do passado é muito bom pois assim teremos certeza de que o presente pode ser muito melhor!!
    Muito obrigada e tenha um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  17. Cecília, boa noite amiga!
    Que bom que vai poder continuar na brincadeira, pois assim também vou saber um pouquinho o que te faz sentir saudades ou o que te traz momentos de nostalgia!
    Muito obrigada querida! Vou aguardar com grande curiosidade!
    Um super beijo e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, quando passei no vest foi muito emocionante, agente nem acredita né???
    Seguindo aki flor...
    Bjusssss...
    http://almaruiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Chegando de longe,mas longe no mundo virtual é um lugar que não existe.Começo a acompanhar seus registros e em tema de saudade,ou nostalgia posso dizer por experiência própria que a distância e o tempo ajudam a conviver até bem com elas.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Olá Katherynne! Seja muito bem vinda !
    Realmente ver o nosso nome na lista de aprovados e´algo indescritível! Significa a vitória depois de horas de estudo e sacrifícios! O gostinho bom de ter alcançado o objetivo nunca é esquecido e volta em forma de nostalgia!
    Muito obrigada pelo comentário querida e eu também já estou te acompanhando!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Bergilde!Que honra receber a visita de alguém da terra dos meus avós, a bela Itália!
    Seja muito bem-vinda a este cantinho querida!
    Hoje em dia o mundo virtual atenua um pouco este sentimento de saudade não é mesmo? Mas aquele clima de nostalgia sempre permanece...
    Muito obrigada por ter vindo, fiquei muito feliz!
    Abraços com carinho!

    ResponderExcluir
  22. Olá Gatona !!!!

    Uauuu arrasou na postagem, o Meme duplo ficou incrível !!!
    Amei a introdução, as fotos, suas lembranças, as músicas que delícia descobrir mais sobre você e ver algumas de minhas saudades e preferências descritas também !!
    Adoro memes porque acho uma excelente oportunidade de conhecermos mais os amigos virtuais e assim estreitarmos os laços, sabendo seus gostos, opiniões, etc, é muito gostoso !!
    Obrigadíssimo pela indicação, como disse, eu gosto muito de participar e vou fazer o meu com muito carinho !!!

    Um beijãooo e que seu fim de semana seja ótimo !!

    ResponderExcluir
  23. Oi linda Samanta! Que bom que chegou amiga!
    E fiquei muito contente que tenha gostado da brincadeira, e, o melhor de tudo, que vai participar!
    Isso 'e bom demais amiga!!! Vou poder conhecer mais um pouquinho de ti ! e como disse muito bem.. 'e bom demais para aprimorar a amizade com esta turma incrivel da blogosfera!
    Muito obrigada amiga... tive um probleminha com o meu computador e estou em outro, por isso os acentos nao estao corretos querida...
    Um grande beijo e um final de semana maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  24. Não há como comentar as postagens desta CRIATURINHA MARAVILHOSA E INSUPERÁVEL. Mas deixa eu fazer uma pergunta para esta pesquisadorinha incansável. SAUDADE é uma palavra que só existe na língua Portuguesa. (Até onde me é dado saber, confirma?) rsrssr
    Uma "tlistesinha"rsrs: sabe porque eu a sigo por e-mail e nunca receo aviso de suas postagens???

    BEIJOKAS BLOGUEIRA ENCANTADORA.

    ResponderExcluir
  25. ola , sou um dos seus amigos no dihitt , vim vizitar seu blog se poder vizite o meu se ainda não segue me siga por favor e , confira o filme amanhecer deixe sua opnião o blog é
    clica para entra no site e assistir os filmes

    ResponderExcluir
  26. Oi Rui, boa noite!
    Realmente saudade trata-se de uma palavra especial e que s'o existe na lingua portuguesa.
    Quanto ao feed, tive problemas com ele no inicio e agora parece que estabilizou.Assinantes mais antigos devem ter problemas em receber a postagem por e-mail. A unica saida seria assinar novamente para as postagens chegarem novamente...
    Obrigada e otima semana ( estou com problemas no teclado que impedem que coloque os acentos).
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  27. Megavideos filmes! Obrigada por comentar!
    Estarei acompanhando o seu trabalho!
    At'e mais!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.