Exercícios em casa nos dias de chuva!




Que chuvinha boa minha gente!

As coisas na sua casa até já começaram a mofar de tanta água que está caindo do céu. Bom demais!!!
Mas tem um porém: as roupas no armário podem até começar a criar bolor, menos  VOCÊ!!!
Você tem que se mexer também na temporada de chuva! Não pode estagnar!!

Os adeptos da academia não possuem desculpa para faltar às aulas, mas se você está acostumado a fazer exercícios ao ar livre,  sua força de vontade nos dias chuvosos  é fundamental!  Não pode parar! É óbvio que também não poderá sair amalucado por aí pegando chuva e correndo o risco de se resfriar! Nós temos uma solução prática que vai te dar um ânimo a mais para continuar a sua rotina de exercícios. Vamos lá?



1- Procure um lugar em que você possa ficar bem acomodado sem interferir muito na rotina da casa. Pode ser no seu quarto, na varanda e até na sala. É claro que nem todos possuem espaço suficiente, mas arrume um cantinho.Você consegue. Depois comece a juntar tudo o que  pode te auxiliar na prática dos exercícios: colchonete, pesinhos e toalha. Se você já tiver em casa uma bicicleta ergométrica, esteira  ou  simulador de caminhada então PARABÉNS!  Já é meio caminho andado.




2- Para os exercícios ficarem mais divertidos use um aparelho de som, pode ser um rádio, um toca-disco, aparelho de CD, etc...não importa... o que interessa é que faça um barulhinho e te deixe com vontade de pular e bastante animado para começar a praticar sem medo. Apenas não exagere no volume, pois o seus vizinhos não são obrigados a compartilhar os seus gostos musicais, ainda mais quando está ouvindo músicas mais enérgicas do estilo bate estaca: essas são as melhores para fazer exercícios na minha opinião.




3-Use roupas confortáveis! Para as mulheres conjuntos de tops e calças de ginástica  são ótimas. 




Os homens podem aderir às bermudas bem levinhas que  são encontradas em qualquer local que vendem artigos esportivos.


4- Calce um tênis. Não é porque você está em casa que vai fazer exercícios de chinelos ou descalço. Ao contrário, sua segurança é muito importante, uma vez que o solado dos tênis impedem que escorregue ou tome um tombo daqueles . Sua segurança em primeiro lugar, pois de nada adianta fazer exercícios correndo sérios riscos de se machucar ou ocasionar lesões nos tendões ou músculos.




5- Comece pelo alongamento. É IMPORTANTE fazer um aquecimento antes de qualquer exercício. Ele deve ser lento e suave, sempre respeitando os limites da sua flexibilidade.Vou dar uns exemplos de alongamentos  que trabalham previamente os músculos e articulações, aumentam a circulação sanguínea e a flexibilidade, além de elevar a temperatura do corpo:



A-Em pé, com as pernas afastadas e braços bem soltos, incline a cabeça lateralmente para a direita e para a esquerda;

B-Levante um braço e flexione o cotovelo colocando o braço para trás da cabeça. Puxe com a mão oposta. Inverta e repita o exercício;

C- Eleve os dois braços para cima da cabeça e entrelace os dedos das mãos. Espreguice-se alongando todo o corpo;

D- Segure o antebraço com a mão oposta e puxe em direção ao corpo. Inverta e repita;









E- De pé, com as pernas afastadas, vire o tronco para a direita e depois para a esquerda;

F- Com as pernas afastadas, eleve os dois braços e abaixe o tronco, primeiro para a direita e depois para a esquerda;

G- De pé, com os pés paralelos, solte as mãos e braços. Estenda as pernas e flexione o tronco. Coloque as mãos nos pés, flexione e suba da mesma maneira;

H-Com as pernas afastadas, desça o tronco, com a coluna sempre reta e dobre os joelhos. Relaxe o tronco e fique nesta posição por 30 segundos.

Imagem meramente ilustrativa de um ótimo alongamento!!!rsrs


Chegou o momento  de começar uma aula global de exercícios que irão  trabalhar todos os músculos do seu corpo. Começarei com o trabalho do bumbum e pernas (números 6 e 7). Depois o peito e braços (números  8 , 9 e 10 )  e por fim o  tronco e abdômen (números 11 e 12). VAMOS LÁ SEM DESANIMAR: 




6-Com o pés afastados e  mãos paralelas para a frente, encaixe o quadril mantendo a coluna reta. Agache e volte lentamente. Faça 20 vezes. 




7-Flexione a perna direita e coloque a esquerda para trás. Cintura encaixada e abdômen contraído, desça até o joelho quase tocar o chão e depois suba. Faça esse exercício 20 vezes cada perna.



8-Deite de bruços no colchonete. Apoie os joelhos, a ponta dos pés e as duas mãos no chão com a coluna totalmente reta.





Eleve o tronco e estique os braços. Permaneça nessa posição alguns segundos.  Agora desça até quase encostar o peito no chão novamente. Repita esse exercício 20 vezes.







9-Pegue dois pesinhos. Primeiramente deixe as mãos e braços estendidos segurando o peso. Suba-os lateralmente ao mesmo tempo, até os braços se alinharem com os ombros. 




10-Depois suba os pesos e alinhe-os em "L" com os ombros. Faça uma série de 20 repetições cada braço.




11-Deite de barriga par cima, coloque as mãos na nuca e suba as pernas juntas e flexionadas. Agora suba o tronco, flexionando as pernas ao mesmo tempo, até os cotovelos quase tocarem os joelhos. Atenção: Não force a cabeça para cima.





12- Deite de barriga para cima, com os braços flexionados junto ao corpo atrás da nuca e as pernas juntas e elevadas. Agora levante o tronco o máximo possível, sem dobrar as pernas.



PRONTO! Você está de parabéns! Já fez os exercícios necessários para movimentar o corpo. Agora coloque sua música predileta e dance.  Primeiro se alongue, estique os braços, agache, pule, movimente-se naturalmente. A canção da Donna Summer é perfeita, pois ela começa lenta, para você alongar e depois esquenta para você pular!! Vala lá gente!! É super gostoso e você vai se sentir muito bem!!!






Mas espera  aí um pouquinho, ainda não acabou. No final, você  tem que dar uma esfriadinha para voltar à calma e relaxar totalmente os músculos. 

É importante para você  esfriar o corpo , baixar os batimentos cardíacos e fazer tudo voltar ao normal, pois com os  músculos e as articulações  relaxadas adequadamente,  evita as famosas dores do dia seguinte.

Sente-se com as pernas cruzadas e braços estendidos. Relaxe bastante respirando profundamente. Espreguice-se de todos os jeitos possíveis, tentando alongar os músculos naturalmente.

Viu só? A chuva não constitui-se empecilho para você se exercitar. Ao contrário, você poderá tirar bastante proveito desta nova maneira de manter a forma e deixar a saúde em dia. Abraços!!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Ufa!
    Li tanto que cansei... rsrsrsrs
    Oi Adriana,
    Belas dicas as suas.
    Este blog é um verdadeiro espaço de orientação à saúde.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Beth, minha amiga tão querida de Brasília!!!
    Muito obrigada pela visita! Mas já ficou cansada? Oh, não.. ao contrário...
    Sei que em Brasília existem belos parques, bem como avenidas largas e arborizadas propícias para a prática de exercícios ao ar livre!!!
    Mas aí também é época de chuvas não é mesmo? Então a maneira mais prática é fazer tudo dentro de casa e com bastante alegria!
    Uns pulinhos aqui e outros ali resolvem!!!!rsrs
    Muito obrigada querida, é sempre uma honra receber a sua visita por aqui!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida e doce amiga Adriana, bom dia!!!
    Minha amiga, que bela aula sobre como praticar exercícios em dias de muita chuva, bem completa e bem explicadinho, adorei!!!
    Minha amiga, fiquei cansado de tanto exercício, ufa... Nos últimos dias tivemos muito sol e muito calor por aqui, agora que está começando cair uns pingos, acho que teremos chuva... Só faço exercício dentro de casa, ultimamente só ando na esteira... Mas a parte que mais gostei foi "Procure um lugar em que você possa ficar bem acomodado" e de preferência com uma tela de computador na frente... risos... isto tenho praticado bastante... risos... Valeu minha amiga, adorei passar por aqui!!!
    Tenha uma lindo e abençoado dia, recheado com muitas alegrias!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. NOSSA ADRIANA.
    GOSTEI DA DICA VOU FAZER ISSO NÃO AGUENTO MAS VER VIDEIO COM A MINHA FILHA
    ACHEI UM BOM MOTIVO PRA NÃO VER MAS DESENHO VALEU RSRSRSRSRSRSR.
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meu querido amigo Dú!!!
    Quer dizer que gostou mesmo das dicas amigo? Puxa vida, foi a maneira que encontrei para continuar a fazer exercícios ,pois aqui na minha região está chovendo demais, inclusive tornando-se estado de calamidade pública.
    Nossa, quer dizer que na sua cidade está tendo muito sol? Realmente o Brasil é um País gigantesco, com climas diversos! É um País de contrastes!
    Mas que maravilha que tem uma esteira em casa Luis, e aposto que vai dar um jeitinho de acoplar o seu computador na esteira para ao mesmo tempo se exercitar e falar com seus amigos..rsrs
    Eu é que agradeço a sua visita querido, você sempre presente e dando aquele apoio! OBRIGADA!
    Tenha um dia maravilhoso!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiz Scalercio! Tudo bem?
    Mas que maravilha ver desenhos com sua filhinha amigo! Aproveite e coloque ela e toda a sua família para fazer estes exercícios ou simplesmente dançar! Ligue a trilha sonora do filminho Madagascar e bote para quebrar com a turma toda!!!
    Agradeço imensamente a sua visita e o seu comentário amigo!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dri,

    qualquer coisa que possamos fazer, desde que seja saudável, é válida para cuidar do nosso corpo. Não fomos feitos pra ficarmos parados...hehehe

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo Paulo! Você sabe das coisas!!!
    Falou e disse tudo agora: o nosso corpo não foi feito para ficar parado, ao contrário, tem que ser movimentado sempre!!!
    Então nada melhor do que se remexer muito, para cima, para baixo e para os lados!!!
    Agradeço demais a sua participação amigo!!!
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Adriana!
    Achei sua informação muito importante, e muito completa! É ótimo praticar em casa, quando o tempo não permite fazer exercícios ao ar livre!
    Mais bem explicado, não podia ser...muito obrigado pela sua ajuda e pelas dicas!
    Boa semana!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José! Boa noite amigo!! Tudo bem?
      Fico tão contente com sua presença!
      Ainda mais gostando das dicas de exercícios! Sinto-me muito prestigiada!!!
      Hoje aqui choveu muito, o dia inteiro: portanto a única maneira de praticar exercício é em casa mesmo: por isso divulguei este post com mais ênfase! Agora mesmo vou começar a praticar!!
      Abraços amigo e muito obrigada pela presença! Adorei!!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.