10 maneiras de se proteger no Ano Novo!




Você acredita que o seu destino pode ser modificado de um momento para o outro? Tenta se proteger de alguma forma, seja com orações ou com objetos para que o seu dia termine sempre bem? 
Desde a antiguidade, as pessoas costumam levar consigo ou guardar em casa objetos que acreditam ter poder sobrenaturais de afastar desgraças e má sorte. Agem de forma defensiva, pois recebem e acumulam as forças positivas e dispersam as negativas, imunizando assim seu dono de influências externas.
Mas, você sabia que talismãs e amuletos são diferentes? Apesar de terem a mesma função, proteger quem os usa, os amuletos são objetos já prontos encontrados na natureza, enquanto os talismãs são peças feitas pela mão do homem.
O uso de amuletos e talismãs é universal em quase todas as culturas e religiões, sendo apresentado e utilizado de diferentes formas.
Os amuletos podem ser animais, minerais ou vegetais e os mais conhecidos e usados em maior escala são:

CRISTAIS E PEDRAS



São fontes de energia, são muitos utilizados para meditar, orar, curar, energizar ambientes, plantas, animais e pessoas. Os cristais são condutores de energia da natureza. Com os cristais as pessoas podem melhorar sua energia,força e brilho pessoal. Cristal é Luz, Vida e Amor solidificados. O cristal equilibra o homem. Eis alguns tipos:


AMETISTA

Cristal  da paz,transformação e sabedoria.
É calmante e possui qualidades protetoras  tais como a cura, amor divino,inspiração,intuição. Promove a espiritualidade e é ligada ao processo meditativo.
É a pedra de maior eficácia na meditação. 

Transmite paz, espiritualidade, elimina o estresse e inspira a cura e intuição.

Os gregos acreditavam que a Ametista tinha o poder de transformar os maus pensamentos em pensamentos otimistas, além de proteger seu portador de falsas amizades.



ÁGATA: 

Possui grande poder de cura e proteção.Ajuda a abrir o seu interior.
Ajuda no sistema digestivo, atua como calmante, harmoniza a mente e o corpo.

Desenvolve a coragem e a autoconfiança.

 Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça.


Os antigos romanos acreditavam que
 as Ágatas em forma de anéis poderiam oferecer-lhes poder e riqueza.



ÁGATA AZUL: 

Traz Paz e felicidade, alivia o stress.
Induz sensações de bem-estar, protegendo seu usuário de tudo o que é ruim. Fisicamente pode ser usada para auxiliar nos tratamentos para problemas auditivos.


AMAZONITA: 

Revigora todos os meridianos. Atrai dinheiro,traz sucesso ,alegria. Acalma o sistema nervoso e amplia os pensamentos. confere uma sensação de liberdade às pessoas presas ao excesso de responsabilidade e trabalho. Traz tolerância para consigo mesmo e com o mundo, equilíbrio de sensibilidade excessiva, auto segurança para pessoas tímidas e inseguras e as que sentem dificuldade de falar em afeto.

ÁGUA MARINHA: 
Aumenta o poder psiquico, suaviza e acalma os problemas emocionais. Traz paz, alegria e felicidade,especialmente nos relacionamentos. Afasta o medo, traz coragem . Purifica o corpo.

Atrai pensamentos puros, a fidelidade e o amor verdadeiro. 

Ajuda a expressar sentimentos e a extravasar aflições. Fisicamente, é ótima no tratamento de doenças respiratórias. Os antigos gregos tinham a água marinha como símbolo do amor e sorte no matrimônio.




CRISTAL BRANCO: 

Transmite energia para todo o corpo,ajuda na meditação, tem as sete cores do arco-iris e auxilia a vencer a ansiedade. Equilibra as emoções, desfaz negatividade no campo energético da pessoa e no ambiente.
Aumenta a possibilidade de cura física, mental ou espiritual por ser uma grande fonte de energia.  Esta é uma das pedras mais conhecidas entre todos os povos desde a antigüidade. Os gregos chamavam-no de "Kristallos" que significava "gelo".




CITRINO: 

Bom para o figado,melhora a digestão,ajuda nos negocios e atrai riqueza.Desintoxica os corpos fisico/emocional/mental. Aumenta a energia curadora do corpo.Bom para a auto-estima, ternura,esperança.Atrai abundancia.Favorece a auto-estima e motivação. Atrai a capacidade de ganhar dinheiro e inspira sucesso profissional.
 Esta pedra era usada pelos legionários romanos que a traziam no peito para se protegerem contra mau olhado, inveja e intrigas.



HEMATITA: 

Protege contra energias negativas. Traz alegria de viver, autoconfiança, independencia, realização e disposição.
 Auxilia nas doenças relacionadas ao sangue.
Combate a negatividade em ambientes de baixa vibração, formando um escudo protetor a nossa volta. É eficaz no tratamento de dores lombares e melhora a circulação sangüínea.
Na antiga Grécia a Hematita era considerada como sangue dos deuses devido à sua coloração interna ser vermelho intenso.



                                         QUARTZO AZUL

Aumenta a longevidade e auto expressão. Promove a paz e a tranquilidade.
Inspira limpeza da alma, 

proporcionando harmonia, equilíbrio e paz interior. 
Na parte física, alivia tensões musculares.




 QUARTZO ROSA: 

Usado para estimular o amor. Reduz o stress e tensão, aumenta a autoconfiança e a criatividade. Ajuda nodesenvolvimento do perdão, da compaixão e do amor. É bom para limpar a raiva guardada, ressentimentos, culpa, medo e ciúme.
Desde a antiguidade o quartzo rosa é considerado a pedra do amor e do coração.






                                                    SODALITA: 


Ajuda a ser objetivo, equilibra o metabolismo e descomplica a vida. Alivia o medo. Acalma e clareia a mente, trazendo clareza e verdade. Aumenta a comunicação e a expressão criativa.
Tem o poder de abrir a terceira visão, aumentando o contato com outros planos astrais. Desperta a intuição e a clarividência, promovendo a harmonia e a intelectualidade.
Seu nome significa Soda(Sal) e Litio(pedra) que quer dizer "Pedra-de-sal" ou Sodalita.

QUARTZO VERDE: 

Manifesta a abundância, estimula a criatividade e facilita a vida. Mantem os pés no chão. Purifica os corpos mental, emocional e espiritual. Auxilia como relaxante da ansiedade e do medo. Traz saúde e bem estar.

Fortalece a saúde em geral, ajudando no tratamento do câncer e  da pressão, Insônia e fadiga. 

Representa a natureza, a saúde e o equilíbrio.

Conhecida pelos gregos, o quartzo verde também chamado de Aventurina, era considerada a pedra da sorte, da coragem e do otimismo.


A minha pulseira de quartzo verde é companheira inseparável de aventuras!

2- Trevo de quatro folhas : 

Utilizado para trazer sorte e também alcançar a realização de suas aspirações e desejos.Trata-se de um amuleto, pois está na natureza. Só é bem difícil de encontrar um. Quer tem a sorte de localizar um trevo de quatro folhas fica muito feliz com o achado!





3 -Ramos de arruda, comigo ninguém pode, alecrim:
arruda

São usadas para afastar o azar, mal-olhado e desviar as energias negativas para longe de si.

Alguns  talismãs mais comuns e utilizados são:

4-Pés de coelho - Normalmente usadas no bolso esquerdo da calça, ele ajuda a dar boa sorte.
É um talismã,  pois não é encontrado in natura .
Pode até parecer cruel ter um pezinho de coelho, afinal que teve a coragem de  tirar o pezinho de um coelho ? 
Mas para muitos , o pé de coelho é considerado símbolo de fertilidade, portanto, quem tiver um pé de coelho como amuleto estará afastando as más energias que impedem a fertilidade em qualquer campo da vida, como na família, no amor e nos negócios. 


5-Patuás:


 São trouxinhas feitas com tecido e ervas para proteção, muito utilizado no candomblé.

6-Escapulário:


É  um cordão com duas imagens de santos católicos presos em cada extremidade, os devotos os carregam pendurados ao pescoço na altura do peito e costas.







Eis alguns outros símbolos para proteção:

7-Mensageiros dos ventos:


Com capacidade de produzir um som extraordinário, o sino dos ventos equilibra as energias do ambiente.A cada batida as energias negativas são repelidas, enquanto as positivas se expandem, fluindo para dentro do ambiente. É possível encontrar uma série de modelos, entre eles, os de metal, pedra ou bambu. A escolha fica a seu critério.


8- Olho Grego:

Talismã capaz de captar e absorver as energias negativas, o amuleto protege todo ambiente ou a pessoa que o usa. Feito com vidro azul, a cor filtra a energia negativa. Por ser um material frágil, facilmente podemos ver as rachaduras, fazendo com que ele seja eliminado, levando consigo tudo aquilo que capturou. O olho grego é colocado atrás da porta para proteção do lar ou pendurado no pescoço para afastar mau-olhado e inveja.





9-Hamsa ou Mão de Fátima :

Símbolo de proteção da fé mulçumana, esse talismã é uma homenagem a Fátima, filha do profeta Maomé. Representa os cinco pilares da fé mulçumana: Fé, Oração, Jejum, Caridade, Peregrinação. No entanto, este amuleto não está relacionado com nenhum dogma islâmico, uma vez que o islã rejeita qualquer tipo de prática supersticiosa.


10 - Incensos:


Os incensos sempre estiveram presentes nos rituais sagrados. Usados como oferenda, eles possuem duas funções: a primeira de agradar e homenagear os deuses e a segunda de fazer seus pedidos chegarem mais rápido até eles.
Símbolo do desapego e da purificação, na Roma antiga, ele estava presente nos templos e alguns sacerdotes ou sacerdotisas só o utilizavam com a finalidade de ter visões ou fazer profecias. Já os judeus, consideram a sua fabricação um exercício sagrado, pois o incenso só é queimado nos altares pela manhã e ao pôr-do-sol.
Na índia o uso do incenso é empregado na adoração de seus deuses e durante a cremação dos mortos. Foram os indianos que modificaram a sua forma, modelando sua massa em pauzinhos, como conhecemos hoje.
Aos poucos seu uso chegou aos países asiáticos como Nepal, Ceilão, Burma, China e Japão. E, hoje, ele possui ligação direta as práticas do budismo, pois é o símbolo da generosidade e do desprendimento. É um dos elementos que representam os prazeres sensoriais, no caso, o olfato.
Na religião católica o incenso também se faz presente. Embora não se saiba ao certo de qual religião foi herdado, os sacerdotes sempre fizeram o uso de defumadores durante as missas. Também não podemos esquecer do incenso e a mirra ofertados no nascimento do menino Jesus pelos três Reis Magos, colocando-os em igualdade com o ouro, que tinha valor por sua raridade para os povos antigos.
Tabela de Incensos:
Alecrim - Estimulante mental, ativa a memória dispersando o cansaço da mente, estimula a consciência, animador, anti-depressivo.
Alfazema - Atua no plano astral eliminando maus fluidos e as energias negativas nos ambientes.
Almíscar - Afrodisíaco, ativa a sensibilidade, revitalizante mental.
Arruda - Proteção. Usado a noite, garante um sono mais tranqüilo. Importante filtro contra espíritos negativos, mau olhado, inveja e má sorte. Usado na limpeza contra energias negativas.
Benjoim - Limpa e descarrega ambiente, neutraliza inveja, mau olhado e etc. Propicia a serenidade e purificação espiritual.
Calandre - Ativa a concentração, desperta o interesse pelo desconhecido. Harmoniza o aspecto familiar.
Canela - Atrai dinheiro, clientes, novos amores, casamento, domina o sexo oposto. Atrai bons fluidos.
Cânfora - Usada em massagens para relaxamento muscular, vaporizado atua contra o egoísmo, inveja, exaustão, nervosa e elimina a negatividade
Eucalipto - Harmoniza e estabiliza emoções, ansiedade, meditação e é bom para o stress.
Flor De Laranjeira - Estimula harmonia, carinho, alegria e felicidade. Calmante em caso de nervosismo, insônia, tensão e preocupação.
Flor De Pitanga - Revitalizante, energético, ativa a sensibilidade e é atuante na área de conquista materiais.
Jasmim - Calmante, anti-depressivo, estimulante da sensibilidade, sempre usado na composição de perfumes afrodisíacos.
Lavanda - Calmante para agitação, excitação, insônia, irritação, diminui a ansiedade, tensão, depressão. Dissolve negativismo e obstinação
Lótus - Utilizado por clarividentes. Ajuda na concentração mental no relaxamento, inibe a compulsividade o medo e a insegurança interior.
Madeira - Dissolve sentimentos de apreensão, preocupação excessiva. Contra medo, compulsividade. Confortante /necessidade de amparo, insegurança.
Mirra - Como óleo e usado para limpeza da casa, afasta maus fluidos e abre caminho, é também poderoso condutor de entidades do astral.
Olíbano - É usado pelos povos africanos para ajudar na concentração de espíritos e divindades positivas, forte condensador de energia.
Patchuli - Estimulante sexual, anti-depressivo e revigorante. Muito usado como afrodisíaco e atua contra impotência sexual masculina.
Rosas - Trabalha com a energia solar, trazendo alegria e vitalidade ao coração. Anti-depressivo. Bom para pressão baixa, tensão nervosa e stress.
Sândalo - Calmante, induz o relaxamento profundo e o auto controle. Usado em trabalhos psíquicos, ioga e meditação.
Verbena - Afasta a negatividade, tristeza e melancolia, nos libera de energias negativas atraindo a desenvoltura, alegria e bom astral.
Ylang Ylang - Potencializa a auto-estima. O indicado para o equilíbrio do sistema nervoso. Fortalece a capacidade de sentir prazer e viver a própria sensualidade.

Então amigos, não custa nada ter um amuleto ou talismã sempre à mão, pois mal não faz, ao contrário, poderá te trazer boas energias para ter um ano maravilhoso! Abraços!!
Fontes: Sites Vila Astral e Pedra Mística
Fotos: Google Imagens e arquivo pessoal

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Olá Minha querida amiga Adriana!
    Como vai?
    Linda, vc faz tudo sempre com muita perfeição, carinho, dedicação e capricho que, encanta!
    Ágata é a minha pedra preferida, mas como adorno, jóia, e não como amuleto da sorte, ou fonte de energia, pois minha crença não me permite crer em nada mais além do poder que vem do alto, de Deus! Mas respeito esta cultura, milenar que vai além do meu vão conhecimento, pois tem propriedades terapêuticas que em muitos casos dão resultados, tenho amigos que utilizam e creêm na energia dos cristais.
    Parabéns pela matéria, Adriana!
    Muito interessante e instrutiva! Pra quem utiliza e gosta de cristais e amuletos, ficou excelente seu post!
    Valeuuu... Fica em paz, minha querida!
    Forte abraço.
    Carlos Adriano Santos

    ResponderExcluir
  2. Puxa, obrigada pelo crédito Adriano !
    Sabe, para preparar esta matéria estudei algumas espécies de amuletos e talismãs apenas para complementar a nossa sorte no novo ano...
    Também acredito em Deus sobre todas as coisas, mas também gosto de obter uma ajudinha de objetos que apenas fazem bem e nos dão um certo apoio psicológico interessante!
    Os cristais são fonte de uma energia muito boa e tem poderes curativos...
    Tem uma vasta quantidade de pedras lindas espalhadas na nossa natureza e a diversidade das cores e dos significados impressionam!
    Muito obrigada pela participação e comentário
    Abraços e uma ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, Drica!
    Conhecia alguns "amuletos", mas a quantidade de informação que você disponibilizou aqui é muito rica, adorei saber um pouco mais. *-*"

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbie, querida.. tudo bem?
    Pois é, eu mesma fiquei estarrecida com a quantidade de cristais existentes na natureza que nos trazem muita energia boa e essencialmente positiva!
    Precisei escolher os mais conhecidos, deixando vários, que tratarei do assunto em outras ocasiões, pois também são bastante interessantes!!!
    Muito obrigada pela participação e um super beijo de boa noite!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida amiga !!!

    Arrasou nas dicas e informações !! Eu acredito que tudo é energia, então qualquer ajudinha é bem vinda ! destes que mencionou uso incensos e cristal branco a muitos anos !
    Uma coisa que acho importantíssima é ter consciência do quanto nossa energia pessoal é poderosa ! Meu marido diz que quando estou de mau humor ou triste parece até que a casa está enevoada... Por isso sempre procuro irradiar o máximo de luz que posso para equilibrar meu ambiente e quem sabe contagiar as pessoas ao meu redor :)
    Quando faço faxina por exemplo, só faço quando estou alegre, coloco música, incensos, etc, e vou espalhando isso pela casa, pois como disse, acredito que tudo tem energia e quero que meu lar esteja impregnado com coisas boas :)
    Ano passado dei um olhinho grego para minha mamys, para protegê-la :)
    Obrigadíssimo por compartilhar conosco tantas informações legais !!

    Grande beijooooooo e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida amiga Adriana, boa noite!!!
    Minha amiga, voltou em alto estilo, que maravilhosa postagem, tudo muito bem relacionado e explicado, as pedras são lindas, adorei!!!
    Minha amiga, não acredito em poderes dos talismãs e amuletos, mas no pensamento positivo que transmitem para os que os usam, a força deles está na mente da própria pessoa. Como você diz, mal não faz... Minha proteção, como você já sabe, é sempre Deus, Ele é meu tudo!!!
    Valeu minha querida amiga, adorei passar por aqui!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite, recheada com muitas alegrias!!!
    Abraços com carinho e muita paz e luz em sua vida!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Samanta! Que alegria ter a sua presença por aqui linda amiga!
    Realmente o que importa é irradiar energia positiva...e para isso podemos fazer uso sim de algumas espécies de amuletos e talismãs, por que não?
    Que legal, eu também adoro fazer aquela arrumação na casa como você: ouvindo uma música bem animada e sentindo o aroma dos incensos ..rsrs.. eu também ligo a minha fonte que tem barulhinho de água corrente e o equilíbrio das energias fica completo!!!
    O olho grego é o máximo não é? Eu agora estou toda entusiasmada para achar um por aqui para fazer par com minha pulseira de pedras de quartzo verde, que eu adoro!!!Não saio de casa sem ela!!!
    Muito obrigada amiga e muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Quando eu tinha como religião a Wicca tinha como amuleto um pentagrama. Até mesmo como católico, usava o escapulário.

    Não acredito em amuletos, diretamente falando. Não acho que eles tenham algum poder. Acredito na fé (não só a religiosa, fé em qualquer coisa). A força de vontade, do pensamento. Se você acredita que com um amuleto você vai ter mais fé, então esse amuleto com certeza te ajuda e é totalmente válido. Abraços.

    www.divulgandoedebatendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo Dú, como está, tudo bem?
    As pedras são lindas não é mesmo? Um perfeição de cores e formatos: eu também fiquei apaixonada por elas. Eu já conhecia o quartzo verde e agora virei fã de muitas outras.. rsrs
    O importante Luis, é a sensação de proteção e segurança que os amuletos ou talismãs podem transmitir a uma pessoa, pois na verdade o que importa mesmo é ter Deus no coração, que é a base de tudo...
    Muito obrigada pela participação amigo!
    Tenha uma semana muito boa também, repleta de muitas alegrias!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Djoni Filho! Agradeço muito a sua participação e comentário!
    Muito interessante ter usado o pentagrama.. inclusive eu não o relacionei no post. O farei nas próximas postagens, com certeza!
    Na verdade os amuletos não possuem poderes, é apenas uma segurança psicológica para a pessoa que o detém, pois se sente bem com eles, mal é que não poderá fazer não é mesmo?
    Tenha uma ótima semana!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  11. Esta Menina não existe, ela caiu do Céu, e Papai do Céu disse que ela pode ficar poque este mundo sem ela perde a graça. Parei até de blogar no meu ex gordo rsrsrsrs Daqui a pouco recomeço BJKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rui! Muito gentileza da sua parte!
      Mas seu blog é importante, não deixe de blogar!
      Abraços e um ótimo final de semana!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.