Faça exercícios completos em áreas arborizadas e fuja do calor!




O sol está de rachar lá fora, seja de manhã ou de tarde e à noite é muito perigoso para fazer qualquer tipo de exercício ao ar livre e você precisa colocar o seu projeto em prática...Então, o que fazer?  Não se preocupe, sempre existe um parquinho ou local arborizado perto de você e é para lá que irá correndo, pois existem excelentes opções de se exercitar e também de se divertir sob a sombra de uma árvore!



Saltar, correr, fazer abdominais, agachamento, flexão  de braços e subir em árvores são boas opções para manter as medidas do corpo em dia. Inclusive a psicologia atual  destaca que exercícios conciliado com brincadeiras estabelecem  até vínculos afetivos.

Exercícios aeróbicos ao ar livre e em um lugar aconchegante e fresco é muito bom para a saúde mental e corporal! E quais exercícios, geralmente aqueles pesadões realizados apenas em academia, poderíamos fazer em uma área pública serpenteada de verde por todos os lados? Existem vários que podem ser feitos sem medo. Pular corda, correr, caminhar, jogar bola... o importante e para que o exercício faça efeito é se divertir. O resultado? É incrível e você poderá se surpreender! Assim, em exercícios livres e que imitam  brincadeiras de crianças,é retirado  aquele jeitão de trabalhos forçados efetivados em uma academia!
"Brincar, correr, caminhar, nadar, subir em árvores, pular corda , agachar, saltar, são atividades de fácil acesso, baixo custo, que deveríamos utilizar mais na atualidade. Com elas, evitamos doenças metabólicas, como diabetes, alterações, fatores de risco para doença cardiovascular, doenças do coração, como arteriosclerose, que vão levar a um infarto, a uma insuficiência cardíaca e outras complicações", diz a fisioterapeuta Márcia Braz Rossetti, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A pesquisa – uma parceria da PUC e da UFMG – demonstrou que as brincadeiras ativas em locais agradáveis reduzem a inflamação do corpo provocada pela obesidade. Isso é muito interessante e saudável pessoal!

As brincadeiras ao ar livre são produto de um esforço moderado. Ou seja, não muito exaustivo, nem muito leve. Mesmo assim, os  resultados  começam a aparecer em apenas 12 semanas. Imagine  então se for por toda uma vida! 

Se você não consegue fazer sozinho chame sua família, amigos.. garanto que vai se divertir muito mais!!!
Agora vamos a alguns exemplos de exercícios muito divertidos, é praticamente uma aula global dos principais movimentos que irão trabalhar  todo o seu corpo por igual, com ênfase nos braços, peito, abdômen, bumbum e  pernas. VAMOS LÁ?


COMECE SEMPRE PELOS ALONGAMENTOS:



Alongar
Mantenha o antebraço na mesma posição de “A” e firmeos pés no chão. Gire o tronco para fora e para a frentede maneira que o peito seja empurrado o mais possívelpara a frente. Sinta a tensão no peito, na parte anteriordos ombros. Fique nesta posição por 20 segundos
1- ALONGANDO  OS BRAÇOS:

Procure um apoio para alongar os braços. Pode ser o tronco de uma árvore. De pé, apóie-se no objeto alto e estável. incline-se, com o braço esticado que será exercitado. Flexione levemente a outra perna (da frente)e coloque a perna (de trás) atrás da perna que o sustenta e na posição de lado. Permaneça nesta posição por 10 a 15 segundos.


2-ALONGANDO AS PERNAS:


Fique de pé sobre uma perna e apóie a mão em qualquer suporte. Que tal um arbusto? Flexione o joelho e depois segure o tornozelo com a mão. Se puder,  faça com que o calcanhar toque o bumbum e a tensão apareça na parte anterior da coxa. Mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos em cada perna.




3- CAMINHADA DE AQUECIMENTO:

Caminhada = Aquecimento
Depois de alongar por aproximadamente 5 a 10  minutos, comece uma caminhada em ritmo lento e de forma moderada no parque durante 30 minutos. Após 40 minutos já estará apto e aquecido para fazer os exercícios seguintes que irão exigir um pouquinho mais da sua musculatura. O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável encorporá-lo em nossas atividades físicas. Ele evita e previne lesões graves, atuando também contra as dores no corpo.


3- SUBIDA EM ÁRVORE:

Geralmente as pessoas se retraem um pouco  quando se é para  subir em uma   árvore, pois podem achar excessivamente perigoso.  No entanto aqueles que já viveram essa maravilhosa experiência na infância devem saber que não tem nada melhor! É um ótimo exercício pois trabalha braços, pernas e tronco, além de melhorar a postura e o equilíbrio.


É necessário passar às crianças que arriscar-se faz parte da vida, do cotidiano. As pessoas precisam assimilar que descobertas e riscos andam juntos, e precisam de alguém para norteá-los a equilibrar os impulsos com a razão. Então, por que não tentar e se arriscar? Garanto que não vai ser perigoso! Mas escolha uma árvore condizente, de fácil acesso para começar a empreitada! Nada de árvores com galhos muito finos ou de tronco excessivamente escorregadio!

Exercício global que trabalha pernas, braços,  equilíbrio, força e coordenação motora.
O prazer da descoberta, de encarar algo novo desenvolve as percepções, mas sempre pensando que há riscos e limites que precisam se vencidos. E subir em árvores, além de ser um super exercício físico, desenvolve o equilíbrio e  espanta o medo de se arriscar! E aí, já está convencido sobre este exercício 100% natural? Arrisque-se por breves momentos e voltará até a ser criança!

4- AGACHAMENTO SIMPLES:


O agachamento é um exercício para o fortalecimento dos músculos das coxasquadris e bumbum,  bem como ossosligamentos e inserção dos tendões em toda a parte inferior do corpo

Trabalhando  pernas
É  claro que  na academia os recursos para fazer um agachamento com peso são bem maiores. Mas ao ar livre, com as condições limitadas, apenas se abaixe e levante várias vezes,  por exemplo, tentando manter o equilíbrio. 

Melhor dizendo: fique de cócoras e na ponta dos pés tentando imitar o pulo do sapo e pule o máximo que conseguir pois  desenvolverá bastante sua coordenação motora. E não adianta ficar com vergonha, pois os benefícios alcançados com o exercício são melhores do que pagar aquele  "mico" ou melhor, aquele "sapo" em área pública..rsrs. Dê uns 20 pulinhos seguidos e um intervalo de 1 minuto para descanso.  Se quiser prosseguir, faça mais  duas séries de pulinhos.

5-ABDOMINAIS:

Deite-se com a barriga voltada para cima em uma superfície reta, com os joelhos flexionados e pés apoiados no solo.


Trabalhando o abdômen

Afaste os pés, coloque as mãos atrás da cabeça, com os polegares encostados atrás das suas orelhas. Inspire e eleve o tronco, puxando o seu abdômen e arredondando as costas. Sempre com o queixo apontado para cima. Mantenha a cabeça ereta, de forma a não pressionar o queixo contra o peito. Expire no final do movimento.Aguente um momento na posição dobrada e de seguida volte lentamente à posição original, mas desta vez sem apoiar o tronco no chão.Faça 3 séries de 15 repetições cada.


6- FLEXÃO DE BRAÇOS:



Ao contrário do que muitos pensam, as flexões de braço não servem somente para bíceps – este grupo muscular é exercitado, mas não é exatamente o foco – mas são excelentes para o peito, ombros e tríceps. Fazê-las com freqüência e níveis de esforço crescentes ajuda a aumentar bastante o tamanho do braço e de toda a musculatura superior.
Trabalhando os braços
Na forma mais básica, mantenha as mãos ligeiramente mais abertas que o seu ombro, com os dedos unidos e apontando para frente. Tome extremo cuidado com a posição das mãos para não sobrecarregar o punho – o que pode piorar casos de tendinite. Inspire enquanto você desce o corpo e expire ao elevá-lo. Preste muita atenção à respiração, pois perder o fôlego é uma das principais razões para não conseguir fazer mais do que dez repetições;
Preste atenção: é para quase encostar no chão, mas nunca encostar, independente da variação que você estiver fazendo. Faça 3 séries de 10 flexões cada série, descansando  1 minuto entre as séries.

7- FINALIZAÇÃO: ESFRIAMENTO E RELAXAMENTO


Pronto! Depois de muita diversão  e preparação física,  enfim chega o momento em que vai relaxar o corpo e descansar. 
Através de uma posição de repouso, poderemos perceber  como  o nosso  corpo se acomoda no espaço, sentindo  os batimentos cardíacos, respirando  profundamente e percebendo  os movimentos respiratórios, descansando  conscientemente a musculatura. 


 Esse momento traz maior intimidade do indivíduo com seu próprio corpo, o faz conhecer-se melhor. É realmente um momento relaxante ,  uma vez  que as boas sensações sentidas durante a realização dos exercícios fluem em uma onda de bem-estar. Desta forma, há uma liberação maior de serotonina e endorfina, hormônios que dão sensação de prazer. 

E então, é ou não é o máximo fazer exercícios assim? Você nem percebe  o quanto trabalhou todo o seu corpo e ainda sai com aquela sensação de felicidade e dever cumprido!! E para terminar, uma música que é e ótima para dar pulinhos enquanto você faz os seus exercícios.  Mire-se no saltitante Mick Jagger que mesmo com 68  anos ainda continua elástico e muito flexível, graças à preparação física adquirida nos palcos!!!  

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

14 comentários:

  1. Querida boooom dia!!
    Como sempre suas matérias e dicas são ótimas e fundamentais para o nosso bem estar e saúde. Nos ajuda a rever nossos comportamentos do cotidiano ja que queremos uma qualidade de vida.

    Um grande beijo
    Namastê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, querida! Bom dia minha amiga super alto astral e de bem com a vida!!!
      Adoro sua passagem por aqui, pois deixa um rastro de positividade e muita alegria! Obrigada mesmo!!!
      Pois é, vida saudável e exercícios físicos constituem-se no meu assunto predileto e realmente não consigo fugir muito desta tema, pois estou sempre pensando em alguma forma de contribuir com dicas testadas "ao vivo" pois sei que podem ser cumpridas por todos que tentarem realizá-las sem medo!!!
      Um super abraço amiga e mais uma vez muita paz e muita saúde para todos nós!!!!

      Excluir
  2. Olá Dri,

    Bah guria, aqui em Porto Alegre o calor está pra matar, caminhadas e corridas só pela tardinha ou pela noite, de dia é sem condições.

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, boa tarde..
      Então o calor deve ser mesmo geral, em todo o Brasil...
      Desta forma a única maneira é procurar locais bastante arborizados, com muito verde, para amenizar os efeitos das altas temperaturas!!
      Muito obrigada pela presença e pelo cometário!!
      Abraços!!!

      Excluir
  3. Meu Deus do Céu, é uma das combinações mais difíceis do Mundo, e quando se conseguem elas são simplesmente o Máximo em classe e elegância, falo do Azul e verde. COMO FICOU DIVINO. Você está linda Meninona Parabéns, BJKS.
    Cuidado para não cair rsrsrss O-BRI-GA-DO... Passou aqui do ladinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rui! Realmente a combinação do azul com o verde no meio de um parque cheio de árvores verdejantes é muito gratificante, pois são as cores da natureza!
      Agradeço sua visita e comentário!
      Um abraço!!!

      Excluir
  4. Para espantar a quentura, só mesmo um local arborizado... adorei sua dica, Drica! Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Barbie!!Que bom que veio fazer uma visitinha!
      E neste calor, uma caminhadinha leve em um parque arborizado é tudo de bom amiga!!
      Um grande beijo e ótima semana!!!!

      Excluir
  5. Adriana,

    Eu preciso mudar... não aguento mais estar paradona!
    Exercitar-se é algo muito bom, especialmente para a cabeça.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, querida, começar a fazer exercícios, depois de estar mais tempo em repouso, é sempre um pouquinho mais difícil, mas só um pouquinho, porque se você realmente querer e vestir a camisa de verdade, vai conseguir mudar os seus hábitos e se tornar muito mais envolvida e envolvente!!!
      Comece com pequenas caminhadas em parques, em um local fresco onde o barulho primordial seja o canto dos passarinhos... a sua mente vai ficar descansada, em repouso total, ao passo que o seu corpo estará se exercitando, movendo seus músculos e articulações, queimando calorias!
      Você consegue sim, tenho certeza pois você já está 90% preparada.. depois que adquirir o condicionamento físico necessário ninguém te segura mais Sissym!!!
      Beijos!!!!

      Excluir
  6. Adriana,

    eu adoro caminhar em parques arborizados em dias quentes, a sensação de frescor à sombra é realmente deliciosa, se estiver soprando uma brizazinha então... o calor em nada incomoda, mas à céu aberto realmente tem dias que fica impossível, cansamos o triplo.

    Quem quer realmente se exercitar acha uma sombra.

    As fotos estão lindas, Adriana, linda você!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, muito obrigada querida! Fico muito feliz com sua amável presença e simpatia à flor da pele! Agradeço muito mesmo!!!
      Pois é, você já conhece os benefícios de caminhar em um parquinho verdinho, fresquinho, tranquilo, afastada das problemas do dia, menos menos durante o período em que se exercita!
      É por isso que fazer exercícios é tão revigorante, pois ao passo que nos deixa mais leves também relaxa, descansa a mente!
      É uma maravilha, principalmente sob a sombra das árvores neste calorão nosso de cada dia!!!!
      Um grande beijo e ótima terça!

      Excluir
  7. Olá Adriana!
    Adorei seus conselhos! São maravilhosos, e muito importantes para ter uma vida mais saudável, e por conseguinte mais feliz!
    Aqui, vamos entrar num clima mais ameno, e mais propício a que isso se possa realizar ao ar livre! Mesmo no calor do verão... à noite fica sempre fresquinho! E é aí durante a noite e nos dias de semana, que eu vou aproveitar!
    Preciso de mudar maus hábitos! Mto obrigado pelas dicas!
    Parabéns pelo ótimo trabalho que tem prestados a todos nós!
    Bem-Haja!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José! Que ótimo a sua presença neste post especial de exercícios amigo! Isso é muito bom! Confesso que estou até com saudades do momento que fiz esses exercícios, pois a temperatura era quente, com uma brisa amena... Hoje amanheceu chovendo e batendo aquele ventinho gelado! Eu prefiro as temperaturas quentes!!!

      Se essas dicas te fizerem mudar os hábitos de vida, já me sinto realizada! Tomara que consiga persistir e continuar om o planejamento dos exercícios!!!

      Agradeço muito sua participação, confira as demais dicas de exercícios também!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.