Simplicidade à moda de Luis Fernando Veríssimo!



Olá amigos, tenho a receita de uma dieta maravilhosa!
Pode ter certeza que  esta realmente funciona e você não vai se arrepender de seguir todos os passos e procedimentos deste menu milagroso  que passarei  a vocês adiante.


Mas antes vamos tecer umas palavras sobre o Autor que idealizou essa receita muito cobiçada.

Trata-se de Luis Fernando Veríssimo,  escritor conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros.  Veríssimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É um homem multimídia e com ótimas referências! Sua obras nos fazem rir do cotidiano.



Luís Fernando Veríssimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou lá, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califórnia, por dois anos. Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, tendo cursado a Roosevelt High School de Washington, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone.

Jaguar
Na opinião de Jaguar,  cartunista brasileiro bastante carismático, Luiz Fernando  não para nunca, é sempre incansável. Veja como ele se refere ao escritor: "Veríssimo é uma fábrica de fazer humor. Muito e bom. Meu consolo — comparando meu artesanato de chistes e cartuns com sua fábrica — era que, enquanto eu rodo pelaí com minha grande capacidade ociosa pelos bares da vida, na busca insaciável do prazer (B.I.P.), o campeão do humor trabalha como um mouro (se é que os mouros trabalham). Pensava que, com aquela vasta produção, ele só podia levantar os olhos da máquina de escrever para pingar colírio, como dizia o Stanislaw Ponte Preta. Boemia, papos furados pela noite a dentro, curtir restaurantes malocados, lazer em suma, nem pensar. De manhã à noite, sempre com a placa "Homens Trabalhando" pendurada no pescoço."

Já Veríssimo, muitas vezes tripudia com muito bom humor  o uso da  língua e da gramática em si. Veja só  como ele se refere com  suas próprias palavras: "Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção de lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda." (O Gigolô das palavras- por Luiz Fernando Veríssimo)



Bem, diante deste intróito bastante interessante, é hora de passar a receita tão cobiçada, uma especialidade de Veríssimo, a meu ver, fantástica! Vamos a ela:



"Cada semana, uma novidade.
A última, foi que pizza previne câncer do esôfago.
Acho a maior graça.
Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal,



um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere…

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal prá minha saúde.
Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 km.
Ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha.



Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos! Viagens aéreas não me incham as pernas;
incham-me o cérebro, volto cheio de ideias! 

Brigar,me provoca arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez, me embrulha o estômago! Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro, me faz perder toda a fé no ser humano…


E telejornais…
Os médicos deveriam proibir… como doem!



Caminhar faz bem, namorar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.

Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde.

E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas,pior ainda.

Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna!



Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo,não ter ninguém atrapalhando sua visão,nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!

Cinema é melhor prá saúde do que pipoca!



Conversa é melhor do que piada. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Amigos são melhores do que gente influente. Economia é melhor do que dívida. Pergunta é melhor do que dúvida

Veja Veríssimo  na entrevista de lançamento de sua obra " Em algum lugar do paraíso". 

Fonte de pesquisa:
Imagens: Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Boa tarde querida amiga Adriana Helena.
    Amiga eu irei dar uma receita que sei que muitos irão querer seguir , basta uma caminhada de meia hora a beira mar , depois ir ate um barzinho e pedir um peruá a moda da casa e ai degustar uma cerva bem gelada olha isso não engorda faz bem e ainda nossa eu amo e pratico kkkk abraços e uma otima tarde e noite amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pcjanuaria! Muito obrigada pela presença!
      Isto sim é que é saber viver bem e feliz!
      Caminhar na orla à beira-mar, e após degustar um peroá com cerveja é uma ótima e recomendada receita para viver bem e com muita saúde!
      Deve ser praticado regularmente, pois estudos comprovam também que a cerveja realmente não engorda se consumida moderadamente!
      Muito obrigada pela presença e comentário!
      Uma ótima tarde!!
      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ei Dri,

    Amiga quem não quer ter uma vida saudável e realizada não é mesmo? e Veríssimo com seu bom humor nos proporciona de forma sábia esta receita de viver bem,que não é só o que entra de boca adentro, mas nossos hábitos podem fazer grande diferença em nossas vidas , nos proporcionando dias melhores e nos acrescentando anos de vida. A forma que zelamos de nós, que cuidamos dos nossos sentimentos, que nos esquivamos de contendas,o nosso equilíbrio emocional, tudo isto pode mudar o nosso dia, a nossa forma de viver nos concedendo plena e completa saúde. Investir no que realmente nos faz bem , bons filmes, um deliciosa viagem, um passeio , abraçar a vida com vontade e nos libertar das prisões rotineiras..A vida é tão simples, basta nos permitir mergulhar e avançar para o que de melhor ela nos oferece....

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, minha amiga! Que ótimo a sua presença querida!
      Pois é, adoro as crônicas e os textos de Luis Fernando Veríssimo...é o autor do cotidiano e das comédias! Muito bom mesmo!!! E a receita dele é excelente, como você muito bem enumerou, faz a diferença em nossas vidas!
      Ah, como é bom um cineminha né? E ainda acompanhado de pipoca sim, pois li na semana passada que pipoca não faz mal e nem engorda..rsrs
      Quantas vezes é bom viajar, sair do lugar comum: são receitas de vida amiga, que só nos fazem bem!!!
      Seu comentário é sempre adorável! Muito obrigada!
      Abraços e uma linda tarde!

      Excluir
  3. Amiga linda!!!
    Grata pelo carinho em minhas páginas.

    Quanto a Veríssimo juntou a simplicidade dele e o primor que você teve em escolher imagens e postar tão belamente aqui. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Malu, eu que agradeço a sua presença amiga!
      Seu cantinho é uma maravilha, poesias de encher a alma de motivação e alegria!! Também trouxe o símbolo do seu espaço para cá, a Borboletinha rosa!! É sempre muito bom conhecer e divulgar obras bonitas e cativantes!
      Pois é, as ideias de Veríssimo são tão simples,mas geradoras de efeitos gigantescos não acha?
      Abraços com carinho!!!
      Eu

      Excluir
  4. Por que será que gosto tanto dele?!

    Adoravelmente inteligente e sensivel.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sissym, Luiz Fernando Veríssimo é um gênio!!
      Um escritor de apurado bom humor, demasiadamente sensível e incomparável!
      E ainda podemos acompanhá-lo sempre, pois está conosco ainda, muito próximo de seus leitores e fãs e isto é mais uma motivação!
      Muito obrigada pelo carinho amiga!
      Ótima semana!!!

      Excluir
  5. Olá Gatona, chegueiiiiiiii !!!

    Arrasou na postagem, como sempre, adorei a parte introdutória e o texto que compartilhou conosco, acredito que cada um de nós sabe bem o que lhe faz bem, mas nem sempre damos importância a isso, abrimos mão de nossas alegrias por motivos nem sempre necessários ou louváveis...que pena...
    Hábitos saudáveis são importantes, mas não é preciso ser radical, um mimo de vez em quando faz bem e o que faz bem mesmo então é saber apreciar as alegrias e a simplicidade do cotidiano, desta form vivemos intensamente e alegremente !
    Adorei tudo !!

    Um super mega beijoooooooo e que a Páscoa seja de luz e paz para você e sua família !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora Samanta, você sempre um encanto minha amiga!
      Adoro demais sua presença e companhia querida!
      Desculpe o atraso na resposta, estava viajando na Páscoa em um local sem sinal de interne! É bom ficar um pouco desconectado, mas ao mesmo tempo ficava ansiosa ..rsrs pois é, coisas de quem não vive mais sem as tecnologias da vida moderna!!
      Amiga, eu gosto muito de introduzir narrando um pouquinho a vida do Autor que escreve coisas tão lindas!! Veríssimo é excelente e me surpreende em cada obra!
      Mas como você disse, o que importa é a simplicidade: saber apreciar cada momento, pois ele é único e incomparável: passado aquele segundo, ele não volta mais e é por isso que deve ser vivido intensamente!
      Muito obrigada querida, tenha uma semana maravilhosa!
      Uma Páscoa linda, recheada de desejos incríveis de amor e paz para todos que ama!
      Beijos!!!

      Excluir
  6. O melhor mesmo está no sorriso da Adriana Helena, apaixonante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      Infelizmente não deixou o seu nome, para que eu pudesse agradecer o carinho da visita e o seu comentário gentil!
      Entretanto, convido para voltar mais vezes e , na próxima, deixe seu nome, para que eu possa agradecer da melhor maneira possível!
      Abraços e um final de semana maravilhoso!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.