Subida ao Convento da Penha!



Imagem do Terço gigante entre as palmeiras do  Convento:
 Foto de 15 de abril de 2012
Oi amigos, tudo bem? Aqui no Espírito Santo estamos em plena Festa da Penha! Uma semana inteirinha de festividades, sendo que a data oficial comemora-se na próxima segunda-feira,  que é feriado para os capixabas! Este post eu preparei quando subi a Ladeira da Penitência do Convento e lá de cima, observei toda a beleza e a fé que emana do local! Gostaria de convidá-lo(a) a me acompanhar novamente nesta caminhada!

Nossa Senhora da Penha é padroeira do Espírito Santo.

 
A festa acontece todos os anos, oito dias depois do domingo de Páscoa, no Convento e no sítio histórico da Prainha. Fiéis e turistas se reúnem para assistir as missas celebradas no Campinho, além de participar das romarias dos cavaleiros, motociclistas, ciclistas, portadores de deficiência, marítima, mulheres e homens, e dos shows. Eu também participei, e trago a vocês, com detalhes históricos, o ponto turístico mais famoso do Espírito Santo:


O Convento da Penha.



Vista aérea do Convento : Construção do Brasil Colonial   

Atualmente está com "módicos" 454 anos!

Também chamado de "santuário do perdão", localizado no bairro mais antigo do município de Vila Velha, o Convento é uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial e testemunho de grandes acontecimentos históricos e milagrosos. É o mais antigo santuário mariano do país, localizado a 154 metros de altitude e foi construído sobre um rochedo, em 1.558, pelo frei Pedro Palácios. Do seu alto é possível avistar Vila Velha, Vitória e alguns municípios vizinhos.O Convento está cercado pela Mata Atlântica.

Capela São Francisco de Assis
Histórias curiosas não faltam em torno do monumento dedicado a Nossa Senhora da Penha. A decisão da construção da capela por Frei Pedro Palácios ocorreu após um fato inusitado: certo dia, o frei acordou e viu que o painel da virgem que encomendara de Portugal desaparecera da Capela de São Francisco, que o frade franciscano havia construído no campinho.Com o objetivo de achar a imagem a qualquer custo, o frei foi à sua procura nas matas da montanha e encontrou a imagem no alto do Morro da Penha, sob duas palmeiras.


As duas palmeiras hoje abrigam o terço gigante da Festa! 

O sumiço do quadro repetiu-se duas vezes e ele foi encontrado no mesmo lugar. Então, Frei Pedro Palácios viu, por meio desses sinais, um “aviso” e a vontade de Nossa Senhora que a capela fosse erguida naquele lugar. A construção da capela começou de imediato.



Gruta do Frei Pedro Palácios: sua moradia na época


Em 1562, após a construção da Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), foi finalmente edificada, em 1568, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569. O interior do Convento preserva séculos de história.

O Convento  foi construído diretamente na rocha e ergue-se poderoso quase alcançando o céu!

Várias lendas integram a história dos milagres de Nossa Senhora da Penha, como quando o Frei Pedro Palácios partia para suas viagens, deixava para seus companheiros (um gato e cachorro) a quantidade de bolinhos de farinha que representavam os dias de sua ausência. E os animais comiam apenas cada uma das suas rações diárias, sendo a última delas no retorno do frei.



Outra lenda, a “da Penha”, ocorreu logo no início da construção do Convento: o surgimento de uma fonte no local das obras. Chamada de fonte de Nossa Senhora, que possibilitou a realização das obras no local e, depois que elas se encerraram, a fonte secou.

Fala-se também da procissão marítima do ano de 1769, época em que a seca assolava a capitania. Segundo a lenda, as matas do morro seguiam verdes e viçosas enquanto o resto da região estava em uma profunda seca. Depois da procissão, a chuva caiu. Esse fato foi retratado em uma das telas do pintor Benedito Calixto, que se encontra nas paredes do santuário. 


Seus quadros Também retratam as diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo Convento: 


A Capela de Nossa Senhora da Penha sofreu várias ampliações e o anexo,foi construído em várias etapas. O Convento da Penha, juntamente com o prédio do museu que é a histórica ex-“Casa dos Romeiros”e a  residência de hóspedes , bem como  as ruínas das antigas senzalas, vem do longíquo ano 1650.
Entrada  da Capela, no ponto culminante do Convento da Penha

No interior do Convento, o espaço mais expressivo é o da Igreja com sua preciosa Capela-Mor. O interior da igreja é revestido, parcialmente com madeira em cedro, entalhada com motivos fitomorfos, executada pelo escultor português José Fernandes Pereira, nos anos de 1874 a 1879, inclusive o assoalho com trabalho de marchetaria que no ano de 1980 foi reformado.

Cúpula da Capela onde é abrigada a imagem da Penha


No Altar Mor da Igreja, remodelado em 1910, existem mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore que adornam o retábulo e colunas. Possui cuidadosa talha de madeira dourada do escultor italiano Carlo Crepaz, adotando a caligrafia de ornamental do ecletismo pontuada por capitéis, coríntios, festões, guirlandas com elementos vegetalistas, medalhões, anjos e frontão, datando do século XIX.

No centro do retábulo, o nicho de Nossa Senhora, que abriga a Imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, de 1569. A imagem é ladeada por anjos e querubins e honrada com as imagens dos maiores santos franciscanos: São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua.

Do alto do morro, tem-se uma bela vista de Vitória e Vila Velha.


Visão do Convento , da Praia da Costa e da cidade de Vila Velha 


Visão de Vitória do alto do Convento: em detalhe a 3ª Ponte e ao fundo o Monte Mestre Álvaro na Serra.

O Santuário da Penha abrange uma área de 632.226 m² que abriga também um fragmento de Mata Atlântica que é cuidadosamente preservada por meio de parceria com a iniciativa privada.

Fauna e Flora da Mata Atlântica preservados 

A faixa da Mata Atlântica existente no Santuário da Penha é o mais importante pulmão verde da Cidade de Vila Velha que abriga uma variada flora e fauna. As principais plantas nativas existentes na Mata do Convento são: cajasão, pau d'alho, pau sangue, guapuruvú, ipesão, louro, manjolo, angico branco, quina preta, dentre outros.

A fauna também é variada, existindo várias espécies de animais e aves, como, por exemplo: gambá, preguiça, faisão, dentre outras...


Estrada onde passam os carros construída na década de 1940 

Para chegar ao Convento, é possível fazer a maior parte do percurso de carro, pois na década de 1940, construiu-se o novo caminho de acesso rodoviário para o convento, cujo portão foi construído em 1952. Mas também existe uma trilha calçada com pedras rústicas. Esse caminho é conhecido como a Ladeira da Penitência ou a Ladeira das sete voltas e sua existência data da fundação do Convento, tendo já passado por ela personalidades importantes de cenário religioso e político do País, a exemplo do Imperador Dom Pedro II e sua comitiva em 1860. O seu calçamento de pedras é produto do trabalho dos escravos, que ocorreu pelo ano de 1.643, iniciativa do Frei Paulo de Santo Antônio, tendo sido entre 1774 e 1777 renovado e que perdura até os nossos dias. A subida pela Ladeira da Penitência resulta numa caminhada de 457 metros.



Ladeira da Penitência: escorregadia e íngreme 

Eu fiz esta caminhada juntamente com meus pais e você poderá conferir no vídeo abaixo todos os detalhes da subida. Foi um excelente exercício físico, além de ter sido realizado em um local repleto de história antiga, cultura, arte e arquitetura onde a natureza impera, tudo permeado com muita fé e alegria! Confiram esse momento. Abraços!

Imagens: Conventodapenha.org. Google imagens e arquivo pessoal.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

20 comentários:

  1. Oi Adriana,

    conheço o convento, a vista é maravilhosa o lugar lindíssimo, um grande símbolo do Espírito Santo. Fui já faz muito tempo, mas ainda me lembro da imensa beleza do local.

    Sua subida com a família parece ter sido agradabilíssima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Van,querida!
    Ah, se você já conhece o Convento, já sabe da magia que representa aquele lugar! É realmente de uma beleza ímpar e sempre que vou, fico fascinada por mais um detalhe, seja da arquitetura ou da arte no interior do Convento.
    Desta vez resolvi fazer uma análise e descrição de algumas lendas que envolvem o local e descobri a do cãozinho e gatinho que adorei!
    Tem várias outras lendas muito interessantes e a meu ver todas com um fundinho de verdade, pois o local é tão antigo! Aquela rocha onde o Convento está encravado já deve ter visto muita coisa nesta vida!!!

    A subida foi ótima, muito boa mesmo!!
    Agradeço a presença e participação amiga!!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Transcedencia...
    quando lêmos e vemos as fotos deste belo paraíso despertamos as nossas sensações sensoriais e nos tornamos um déjà vu
    Belíssimo,mágico e divino-,vida de Deusa é assim
    Deusa Adi,
    abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutankamon, o príncipe rei!!

      Agradeço muito a sua participação e os elogios!
      Fico mais contente ainda que tenha sido um déja vu!
      Mas atiçou a minha curiosidade para saber a data em esteve no Convento!

      Muito obrigada, retribuo a gentil visita com um abraço!

      Excluir
  4. Olá minha querida e adorável amiga Adriana, bom dia!!!
    Minha amiga, adorei conhecer a história e o paraíso da Rainha da Penha, que lugar maravilhoso e abençoado, mesmo virtualmente se percebe a grande luz e a magia do lugar, transmite muita paz e conforto espiritual, com certeza uma grande dádiva Divina para o nosso mundo. Parabéns pela postagem, adorei passar por aqui!!! As fotos ficaram maravilhosas e o dia estava lindo!!!
    Tenha uma lindo e abençoado dia!!!
    Beijos com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, meu amigo! É verdade!
      O local tem uma magia peculiar,é até difícil narrar em palavras como nos sentimos no topo da montanha!
      Nossa Senhora da Penha reina lá em cima incólume e absoluta! Traz muita paz e muita energia positiva!!!

      Sim, o dia contribuiu para a beleza do local! Sol radiante, céu e mar azuis, nuvens branquinhas... Mata verdinha, enfim: tudo muito bonito!

      Eu tenho que agradecer sempre o seu carinho amigo! Fico muito feliz com a sua presença!
      Um grande abraço e uma noite maravilhosa!!!

      Excluir
  5. Adriana,

    Como é bom este mundo onde posso ter amizades que me apresentam um pouco de costumes: religião, folclore, fotografias, historias, cultura, enfim, a vida em outras cidades, estados e países.

    Eu conheci, faz tanto tempo, Vitoria, Marataízes, Guarapari, Cachoeiros de Itapemirim, lembro ter apreciado muito... só que mal lembro hoje em dia.

    Como é lindo este país!!!

    E como é lindo o gatinho fogado dormindo encima de seu amigo cão! Eles ensinam que estamos errados nas conclusoes precipitadas! rsss


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissy, o mundo virtual é lindo demais amiga!
      Sem sair de casa, conhecemos locais admiráveis!
      Como você muito bem mencionou, temos acesso aos costumes, crenças, história , enfim TUDO e ainda regado a muitas fotos para tornar a presença da pessoa virtual no local que até torna-se bastante real!!

      Ah, não se preocupe amiga: volta e meia trarei artigos das demais cidades do Espírito Santo: tudo aqui é muito bonito, mas desconhecido da maioria dos brasileiros! O nosso país é o mais lindo do mundo!!!!

      Amiga, adorei que tenha reparado no gatinho e no cãozinho..rsrs lindos né? E segundo a lenda do Convento, comportaram-se direitinho e na viagem do seu dono, comeram a refeição diária em etapas, até o retorno do Frei. Sem brigas ou ataques de gulodice..rsrs Incrível!!!!
      Um grande beijo amiga!
      Obrigada por sua doce presença!
      Boa noite!!!

      Excluir
  6. Olá Dri,

    que riqueza de detalhes, deve ter sido muito legal. Lugar bonito de se visitar.

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Paulo (Pithan Pilchas)!
      Agradeço sua presença querido!
      O passeio foi muito bom mesmo, o local é maravilhoso!
      Valeu até a última gora de suor que gastei ao subir a ladeira da penitência! Um ótimo exercício físico, por sinal!!!!

      Muito obrigada pela visita!
      Abraços e ótima noite!

      Excluir
  7. Que belo passeio, hein Adriana?! Imagino o quanto que você e seus pais gostaram. O seu texto rico em detalhes ajudou a nos incluir um pouco nesse lugar. Que bela vista do alto do morro. Muito legal mesmo! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sérgio!
      O passeio foi excelente e meus pais adoraram!
      Gostou do texto? Procurei fazer um misto, comentando sobre a estrutura física do Convento, a sua arte interior, a geografia do local e também um pouco das lendas que perduram até os dia atuais!

      Fico feliz que tenha gostado! Assim conheceu um pouquinho deste lugar que é mágico amigo!!!
      Agradeço sua presença e comentário! Muito obrigada!
      Abraços e ótima noite!!!

      Excluir
  8. Não sei o que é e isso não me faz a menor diferença, a caneta no caso (teclado)manuseado por esta criaturinha de Deus tem o DOm de na maioria das vezes me emocionar. Já decidi e já estive mais longe eu vou ter que conhecer essa cidade e se não a puder ter como guia, paciência usarei o Tablet para poder levar comigo suas postagens e conhecer. Vc tem alguns dons extraordinários. Sucesso meu Anjo e continue escrevendo assim, sinto que não tenho passado tanto aqui mas acho que tenho que mudar isso. BJKS.... FELIZ SEXTA FEIRA 20....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, muito obrigada amigo!
      Os compromissos do dia a dia impedem que façamos sempre visitas aos blogs do amigos ,sei como é isso!
      Que bom que gostou do ponto turístico mais famoso do Espírito Santo! Tem muitas coisas ainda para serem ditas acerca deste precioso monumento de praticamente 500 anos atrás!

      Agradeço sua visita, comentário e lembrança pelo dia do meu aniversário! OBRIGADA!
      Abraços e ótimo final de semana!!!!

      Excluir
  9. Oi Adriana,

    fiquei sabendo da festa através do nosso amigo Charles, e vim comemorar com você.

    Parabéns!!!!

    Muitas felicidades, alegrias, saúde e bênçãos para a sua vida.

    Beijo enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Van, minha querida amiga...
      Não teve jeito de ficar escondida..rsrs
      Sabe, no meu aniversário, gosto de ficar bem quietinha, contemplativa, apenas pensando no ano que passou e fazendo novos planos para o que chegou.. e bota anos que passaram amiga... ( nem vou falar)..rsrs

      Sabe Van, somos amigas muito recentes, mas parece que já estamos juntas há décadas... a cada dia descubro mais um pedacinho de você o que aumenta a minha admiração!
      Agradeço os seus desejos de felicidade, alegrias, saúde e bençãos! Tudo é muito bem-vindo querida!! OBRIGADA!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  10. Que paisagem!
    A foto com a lua causa suspiros!!!
    Abraços e feliz dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Poções de Arte, querida amiga!
      Linda semana e muitos beijos!! :)

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.