Controle a correria e tenha corpo e mente sãs!




correria intensa























Atualmente a correria é geral e genérica! Atinge a tudo e a todos. Nada escapa do ritmo  alucinante que a vida moderna nos impõe!  Para quem está sempre ocupado, correndo, cheio de coisas pendentes para terminar, achar tempo para incluir na rotina alguma atividade física ou hobby parece missão impossível.  Mas é muito importante incluir a atividade física no seu dia a dia. Acompanhe o meu raciocínio:


cansao
Sabe aquela dor de cabeça que sempre está ali quando você vai dormir? E as viroses misteriosas que muitas vezes nem os médicos conseguem explicar? Pois saiba que as doenças são sempre psicossomáticas. Ou seja, a saúde da nossa mente afeta diretamente a saúde do nosso corpo e, quando uma não vai bem, a outra pode sofrer igualmente. Aprender a manter o equilíbrio entre mente, corpo e vida social garante uma vida muito melhor, palavra de quem entende do assunto.


Nós, seres humanos, sofremos influência de três fatores: biológico, psicológico e social. Segundo a presidente da regional de São Paulo da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP), Solange Lopes de Souza, "todas as doenças são psicossomáticas, sem exceção. Enquanto seres biopsicossociais temos polaridade somática, polaridade psíquica e polaridade social. Por isso, temos que tomar cuidado muito grande quando segregamos doenças. Nós somos seres integrados. O que acontece na minha mente repercute na minha esfera somática e social".


cansao 2

Manter as partes que compõem nosso ser em equilíbrio é fundamental. "O equilíbrio desse tripé é mutável. Se uma coisa não me afeta hoje, pode passar a afetar amanhã. Depende da minha qualidade de vida, de como eu estou comigo e de como eu estou com o todo. Questões genéticas e familiares também fazem parte desse equilíbrio, tudo influencia. O equilíbrio do binômio saúde-doença é variável. Em alguns momentos estamos mais fragilizados e, em outros, mais resistentes", diz Solange.









Dinamismo, 
Harmonia, Equilíbrio




corrpo e mente

























Essas são palavras consideradas chave na compreensão das doenças psicossomáticas e de como evitá-las. "Nós funcionamos dentro de um equilíbrio biopsicossocial. Se algo for muito intenso, pode nos desarmonizar. O dinamismo do equilíbrio deve, ainda assim, ser harmônico. Esse ponto de equilíbrio varia de pessoa para pessoa e de momento para momento, não é estático. É nesse momento que se mostra importante o conhecimento e o respeito dos nossos limites, que garantem a manutenção do equilíbrio", ensina a especialista.

correriaNem tanto pela idade cronológica, mas por como se a tenha vivido, pessoas mais velhas podem estar mais sujeitas ao desequilíbrio biopsicossocial. Solange explica que "elas, em geral, estão mais sujeitas a todas as doenças. As doenças têm a ver com vários elementos: o estilo de vida dessa pessoa, o quanto ela se cuida, o quanto respeita os seus limites, com quem convive, o que comeu, o quanto dormiu, o quanto fez extravagâncias. São marcas que ela vai imprimindo em si mesma ao longo da vida e que repercutem lá na frente. Além disso, muitas mudanças físicas ocorrem com a idade, por questões hormonais, sociais etc. Cabe a ela sempre buscar seu ponto de equilíbrio para aquele determinado momento da vida".

Manter uma boa saúde, já vimos, não é fácil. No entanto, Solange utiliza apenas uma palavra para resumir tudo que precisamos fazer para se encontrar o equilíbrio: prevenção. "A melhor forma de se manter o equilíbrio, estar em harmonia, ter qualidade de vida e boa saúde é trabalhar preventivamente. O melhor tratamento é a prevenção, em todos os aspectos. Ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas regularmente, fazer exames preventivos, estar em um ambiente agradável e, especialmente, identificar seus limites. Os limites são pessoais e deve-se identificá-los para respeitá-los e só quem vai saber disso, é você mesmo", conclui.



A QUÍMICA E A FÍSICA AGINDO EM PROL DA SAÚDE:
Mente e corpo interagindo!




O bioquímico Sérgio Gregório da Silva, professor de fisiologia do exercício na Universidade Federal do Paraná, explica como a atividade física nos ajuda a atingir o triplo equilíbrio. Suas palavras dizem tudo:

"Do ponto de vista bioquímico, o exercício favorece a liberação de endorfina, hormônio que dá a sensação de bem-estar e relaxamento, e de neurotransmissores, como a serotonina e a norepinefrina, antidepressivos naturais."

Do ponto de vista fisiológico, o esporte ajuda na regulação do cortisol, hormônio do estresse que promove a constrição dos vasos. No médio prazo, o efeito é uma redução na pressão arterial e na frequência cardíaca.

"A pessoa fica menos ofegante ao realizar atividades simples do dia a dia, como subir uma escada, o que aumenta o bem-estar relacionado à saúde", diz o bioquímico. Por fim, do ponto de vista psicológico, os maiores efeitos são vistos na autoestima. 
A pessoa passa a se ver como alguém que se cuida e aumenta a confiança em sua imagem corporal. 

Em vista do  que aprendeu, conseguiu  compreender  agora porque mente e corpo precisam estar em perfeita harmonia? Devem ser unidos, serenos e leves  como o voo  dos pássaros...


Amor 4




















Então vamos à segunda etapa: 

Para você se animar, aqui vão algumas dicas  de pessoas que já praticaram  atividades  para manter o corpo  e a mente em  equilíbrio! Escolha a sua preferida e harmonize-se:



A ioga trabalha o controle da mente por meio da meditação. O acúmulo de atividades no trabalho e a pressão autoimposta para atingir as metas de crescimento do negócio fazem com que muitos trabalhadores e executivos adquiram ansiedade e depressão. E mesmo com terapia é difícil se desvencilhar dos sintomas! A ioga é uma  saída para os profissionais muito estressados!
mente s e corpo so

Então,  a ansiedade  é controlada,  porque o corpo adoece quando não consegue acompanhar o ritmo de atividade da mente". Segundo Nestor Mota, diretor do Instituto Goiano de Ioga, são as técnicas de respiração e a filosofia por trás da atividade as grandes responsáveis pelo efeito antiestresse da ioga. "Em cada situação, quando estamos tranquilos, assustados ou agitados, respiramos de um jeito diferente. Com as técnicas aprendidas, é possível interferir nesse processo instintivo e usar a respiração correta para mudar o estado emocional", afirma Nestor.




corrida da primavera

Segundo os especialistas, as 
atividades físicas que melhor combatem o estresse são as aeróbicas, como corrida, caminhada, natação e ciclismo. "Elas são de caráter contínuo, sem interrupções. Precisamos de ao menos 20 minutos de atividade contínua para desencadear as alterações de bem-estar trazidas pelo esporte", explica Sérgio Gregório da Silva, professor de fisiologia do exercício na Universidade Federal do Paraná.  Eu sou adepta das corridas há pelo menos 2 anos e posso garantir que meu nível de stress diminuiu consideravelmente. Quem começa a praticar  corrida e sente a liberdade do esporte, não vai encontrar nada melhor para extravasar as ansiedades que nos são impostas!



030O casal Adriano Sampaio, de 47 anos, e Mirian Dayrell, de 53, de Belo Horizonte, encontrou na dança a solução para incluir um hobby na agenda sem sacrificar o tempo para os momentos a dois. Diretores de uma imobiliária na capital mineira, eles notaram que o trabalho estava ocupando um espaço grande demais na vida dos dois. "Entrávamos às 8h e não tínhamos hora para sair. 

E, quando estávamos em casa, acabávamos falando de trabalho", lembra Mirian. Para mudar isso, há três anos eles se matricularam juntos numa escola de dança. As aulas, feitas duas vezes por semana, reúnem o casal numa atividade prazerosa. "É um programa de que gostamos, que relaxa a nós dois", diz ela. Além da atividade física, que consome em média 470 calorias por hora, a dança também aumentou a cumplicidade do casal nos momentos de lazer. "Aproveitamos muito mais as festas nos fins de semana", acrescenta a corretora.


motocrooO motocross, hobby escolhido pelo vice-presidente do WTC Brasil, Leonardo Figueiró, de 34 anos, concilia atividade física, possibilidade de socializar e diversão. "As trilhas proporcionam um contato com a natureza porque você passa por paisagens belíssimas, além de ser uma oportunidade de encontrar os amigos." A atividade também ajuda o executivo a se desligar das preocupações do trabalho. "Quando faço motocross, esqueço do resto", diz Leonardo.

Teatro, pintura e modelagem. Essas atividades podem ter efeitos poderosos sobre o estresse. "A arte permite uma abordagem mais lúdica e menos estressante dos problemas", diz a arteterapeuta Ana Cláudia Afonso Valladares, diretora da União Brasileira de Associações de Arteterapia.Segundo os especialistas na área, cada forma de expressão serve a diversos propósitos. No teatro, por exemplo, ao encarnar diferentes personagens, o paciente pode tocar seus conflitos com certo distanciamento e extravasar o estresse como se estivesse brincando. Já a pintura serve ao relaxamento. "Ao diluir as tintas que vamos usar na tela, diluímos também as emoções que causam ansiedade", diz Ana Cláudia. "

pinturaÉ uma forma de entrar em contato com o inconsciente. A modelagem em barro tem efeito catártico. "A pessoa precisa bater e amassar a argila", diz a arteterapeuta. A atividade também trabalha a paciência, já que é preciso respeitar o tempo de secagem do barro e o prazo para submeter o material às queimas, sob risco de que a peça se quebre se não for preparada do jeito certo.

O prazo de cerca de 15 dias para concluir um objeto faz da modelagem uma arte em que a pressa é literalmente inimiga da perfeição. "A modelagem também ensina sobre a flexibilidade ao adicionar e retirar material para dar a forma ideal ao que queremos criar", acrescenta Ana Cláudia.

Pois então amigos, exemplos práticos não faltam! Encontre também o seu equilíbrio, escolhendo uma das atividades acima mencionadas para fazer no seu dia a dia! 

Os  benefícios, com certeza,  chegarão no tempo certo!  
Tudo se completa, tudo se equilibra: mente e corpo em perfeita harmonia!!



Fontes de pesquisa:
Imagens: Google imagens e arquivo pessoal

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

30 comentários:

  1. Meu corpo sente muita falta de exercícios e percebo que quando me exercito minha mente também fica bem. Até os animais precisam se exercitar, tenho pena dos cães que moram em apartamentos =/

    Excelente matéria Dri, beijão grande!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, querida...Bom dia! Hoje eu ainda estou meio virada devido ao início do horário de verão e estou me adaptando.. e como eu demoro amiga..rsrs
      É por isso que preferi iniciar a semana com uma matéria motivadora, para que todos comecem bem! :)

      Veja só que interessante amiga, os exercícios, quem diria, são os que nos mantém mais preparados par enfrentar os problemas da vida. o seu exemplo é perfeito: quando você deixa de praticá-los, sente seu corpo e mente mais cansados. Ao passo que , nos dias em faz exercícios, parece que tudo flui muito mais naturalmente, tanto a mente como o corpo atingem uma harmonia!!! Fantásticos a química e a física do nosso organismo!

      Também sinto muita dó dos cãezinhos presos em apartamentos que não se exercitam! Tornam-se estressados e alguns até obesos. Cães, assim como nós, precisam estar sempre em movimento para tornarem-se saudáveis!!!

      Adorei sua presença amiga, muito obrigada pela participação!
      Desejo uma semana maravilhosa para você e todos da sua família!!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Nada melhor do que viver a vida bem feliz !
    aqui estou refazendo minhas forças e pronta para mais um dia de trabalho e exercicios.
    Bjos linda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, bom dia minha poetisa da alma!Tudo bem?
      Coisa boa ouvir isso amiga! Fico feliz demais quando o artigo consegue te motivar para fazer exercícios! Agora sim, posso dizer que o dia começou para mim e ficou colorido!!!

      Um dia maravilhoso para você também querida e vamos que vamos, sempre com muita alegria!!!:)
      Beijinhos!!!

      Excluir
  3. O amor, a paz, a alegria, tudo de bom te alcance nessa semana!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos minha querida Vanda!
      Que tudo isso de lindo e maravilhoso que desejou, alcance a todos nós, sempre, em qualquer circunstância, hora ou lugar, pois o que importa é ir em frente, seja com horário de verão, com sol a pino ou frio de lascar... rsrs
      O importante é tentar ir sempre, prosseguir, não desanimar jamais!!

      Beijos, beijos!!!

      Excluir
  4. Oii Adriana, muito bom texto, meu marido sempre fala que eu sou psicossomática por isso sinto dores no corpo todo, ele fala que eu somo tudo e o corpo doí por isso, Preciso fazer caminhadas mas não tomei vergonha ainda, affff, preciso tomar coragem! Adorei o incentivo, obrigado! Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen!! Puxa vida, você é uma privilegiada na natureza pois ainda não faz caminhadas e está com um corpinho em forma desses? Puxa vida, parabéns mesmo querida, porque se eu não fizesse exercícios estaria enorme e pesada...rsrs

      Mas tenho certeza que se você começar a fazer caminhadas todos os dias, ou qualquer outro tipo de exercício físico, suas dores vão passar! Vai começar a se sentir muito melhor, pois a energia vital vai circular no seu corpo e você vai conseguir mandar todas as dorzinhas que te incomodam para o espaço!!! Seu organismo vai liberar a endorfina, hormônio que dá a sensação de bem-estar e relaxamento e vai te fazer bem demais. Além de ganhar em condicionamento físico, é claro!!!

      Adorei você aqui! Venha sempre que puder amiga, pois também adoro ver os seus roteiros de viagens. Vou tentar acompanhar todas!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  5. OI ADRIANA!
    UM BOM TEXTO, NOS INCENTIVANDO Á PRÁTICA DE ESPORTES, ENFIM DE MOVIMENTAR.
    EU, NO INVERNO CAMINHO, NO VERÃO ANDO DE BICICLETA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/


    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilani, muito obrigada por sua presença querida!
      Seu cantinho emana poesia! Gostei muito de passar por lá!
      Faz bem à alma e ao coração!!!

      Já aqui, você vai encontrar dicas de exercícios e saúde!
      Caminhar e andar de bicicletas são excelentes exercícios e fazem bem em qualquer estação do ano! Parabéns e mantenha-se sempre motivada!!!

      Um beijo com carinho!
      Boa semana!

      Excluir
  6. Se o tempo parasse guarda a imagem. Mas ele acabou de passar...”
    (trecho de uma música)
    E é isso que as pessoas não conseguem perceber, em meio a tanta correria.
    Oi Adriana,
    Eu, que já tenho um ritmo desacelerado (ainda bem), estou muito pior hoje...
    O motivo? o mesmo seu... rsrsrs Horário de Verão!
    Depois passa...
    Te desejo uma excelente semana.
    Beijo.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth querida! Puxa, eu gostei demais do trecho da música que usou na introdução do seu comentário: combinou direitinho com o post! Sem contar que é bastante reflexivo! obrigada!

      Ah, mas não se preocupe: o horário de verão deixa a todos nós desbaratinados por um bom empo ainda! Comigo é assim: quando me acostumo com o bendito horário, ele acaba e aí pronto, começa tudo de novo e até acostumar novamente, haja paciência..rsrs Fica tudo muito confuso no início e os dias, a meu ver, ficam mais longos e cansativos! Mas como você disse, passa não é mesmo? Na vida tudo passa!! :))

      Agradeço sua presença, sinto-me sempre honrada com sua participação Beth!
      Aproveito par desejar, igualmente, uma ótima semana, que seja de uma excelente adaptação ao novo horário!!
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Morro na preguiça ,corro somente ao lado de Saddan o instigando contra algum convidado não desejado,principalmente quando sinto a presença de algum cobrador-sou mais rápido e veloz que o guepardo ,forte e resistente como aquela peste do Usain Bolt
    Aprendi a controlar a ansiedade,fator preponderante que acelera o biopsicossocial
    Podemos conviver com as doenças comuns,ditas sociais(pressão,colesterol e glicose) algumas por herança genética ou nos maus hábitos alimentares adquiridos pelas nossas correrias sem nos dar oportunidades de lazer ,atividades físicas e mentais que nos relaxam e muito amor como prevenções,diminuindo os estresses do dia a dia
    Não podemos nos cindir,somos uma unidade composta e complexa .Os exercícios físicos é o nosso equilibrio,desde que façamos exames regulares(aos que pertence ao grupo de risco) e o acompanhamento de algum especialista..hehehehehehe! Senão,catapimba,o corpo não suportará tantas pressões
    Adi,
    abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutankamon, príncipe-rei dotado da mais alta sabedoria e de conhecimentos nunca antes desvendados!! Muito obrigada por sua presença! É sempre uma grande honra para mim, quando vem aqui neste cantinho!

      Ahá, eu só não sabia que era forte e rápido como um guepardo para escapar dos cobradores..rsrsrsrs Se for assim mesmo, ninguém consegue te pegar meu amigo pois este animal fantástico é o mais forte e mais veloz da face da terra! Sou fascinada pela sua beleza e envergadura, com músculos que praticamente o fazem voar!!!

      Que maravilha amigo, você há muito já sabe dos benefícios que a prática regular de exercícios fazem conosco! É tudo uma questão da química e de alguns hormônios que misturadinhos no nosso organismo, provocam uma agradável sensação de bem-estar!

      Sabe, eu compreendo bem que para alguns é difícil seguir essas recomendações, principalmente par aos Workaholics que se encontram aos montes neste país e no mundo! Pessoas incansáveis, compulsivas, viciadas em trabalho a tal ponto de não se cuidarem e ficarem estressados e doentes!!!! Eu já corri disso há algum tempo, para mim chega!!! rsrs
      Agora estou conciliando tudo e vivendo muito melhor!!!

      Obrigada pela bela participação amigo!
      Tudo é uma questão de equilíbrio e harmonia!
      Um grande abraço, bem forte!!!
      Boa semana!!!

      Excluir
  8. Querida Adriana... passando aqui para agradecer sua visita e participação em meu Jardim. Seja sempre bem-vinda. Obrigada também pelo comentário. Aquele post foi escrito em um momento em que eu estava realmente e plenamente feliz... sem motivo nenhum. Estava tão bem que precisava escrever, "desabafar", rsrsrsrs. Fico satisfeita por ter conseguido transmitir um pouco do meu sentimento, mesmo sem ter a "prática" na arte da escrita e fico feliz também que tenha gostado.
    Quanto ao seu post, ele me descreve totalmente. A correria do dia-a-dia, a faculdade, principalmente, andam acabando com o pouco de juízo que me resta, rsrsrs. Atividade física? Nenhuma! E como seu post comprova, de vez em quando, sinto as consequências do estresse e da inatividade. Mas vou ver se tomo jeito e inicio alguma coisa, para breve. Nem que seja dançar em frente ao espelho, rsrsrs. Parabéns pelo post e pelo blog. Estarei mais vezes por aqui.

    Uma ótima semana pra você. Fique com Deus.

    Um grande abraço.

    Nefertari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nefertari! Nossa, que alegria ter sua presença aqui! Seja muito bem-vinda!

      Imagina, não tem nada que agradecer: passar no seu jardim me encantou: tudo lá é florido! Parabéns pelo texto! Tudo o que sai direto do coração encanta sobremaneira e o seu momento de felicidade e como nos passou, os seus sentimentos, naquele instante, foi sublime! Eu me senti vivenciando tudo ante a realidade das suas palavras!!! Pode continuar a escrever, sem sombra alguma de dúvida!! :)

      Pois é querida, fazer exercícios é muito importante e se você conseguir adicionar uma atividade física, por mais simples que seja, em sua rotina diária, os ganhos na sua saúde serão espetaculares! Comece com pequenas caminhadas ao ar livre e não tenha vergonha de dançar: solte suas feras!! rsrs Se precisar de ajuda ou dicas de exercícios, conte comigo! Estou aqui e se eu souber tirar sua dúvida e puder te ajudar, não exite em perguntar ok?

      Um grande abraço e uma semana maravilhosa!!!

      Excluir
  9. Oi Adriana, mais excelentes dicas no seu blog, o que não é novidade alguma, diga-se. A correria atrapalha o estado físico e mental da pessoa, além de acaba prejudicando a alimentação porque todos acabam optando pelos alimentos rápidos e calóricos.

    Esse vídeo é relaxante!!! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sérgio,tudo bem amigo? Bom dia!!!
      Ah, você sempre gentil comigo e com o blog! Não tenho como agradecer tantas palavras de carinho!!!
      Mas que a correria acaba com a gente, mão temos dúvidas não é mesmo? Ficamos doentes psicossomaticamente e temos que dar um basta nisto tudo, antes que tudo piore...rsrs Ah, e tente escapar dos alimentos gordurosos: vamos adicionar saladinhas deliciosas nas nossa dieta? Que delícia!!!

      Adorei seu comentário amigo! obrigada!
      Um super abraço e um dia incrível!!!

      Excluir
  10. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Bela matéria minha amiga, realmente o mundo anda muito corrido, quem não presta atenção no ritmo corre tanto que perde a vida, esquece de viver... Neste mundo globalizado é preciso saber organizar a vida, encontrar tempo para tudo, para trabalho, diversão, família e tantas outras coisas... O tempo corre e a vida não espera ninguém...
    Tudo é importante nesta vida, mas precisa de seu tempo certo, como diz o sábio Dalai Lama: "Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido", isso é muito triste, mais muito verdadeiro para muitas pessoas...
    Valeu minha querida amiga, adorei a sua postagem, muito importante para que todos pensem muito bem em como estão conduzindo o seu bem mais precioso, que é a vida.
    Tenha uma linda, feliz e abençoada semana!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis!!!! Que saudades do meu amigo mais querido!
      Puxa, pensei que tinha me abandonado para sempre! Senti muito a sua falta!
      Mas agora tenho mais motivos para comemorar, pois você voltou!Obrigada!

      Sabe amigo, suas palavras me fizeram lembrar daquela canção "Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer"!É uma música forte que passa um grande recado e sua brilhante frase "o tempo corre e a vida não espera" traduz o mundo de hoje direitinho, em todos os seus aspectos!
      Puxa, a célebre frase de Dalai Lama deveria ser o jargão de cabeceira de todas as pessoas do mundo! Se estas pessoas cansadas, estressadas, assoberbadas de tanto trabalho parassem e pensassem nisso não deteriorariam sua saúde ou transformariam o mundo nesse caos que vivemos atualmente, onde tantos estão doentes! É de arrepiar!

      Mais uma vez agradeço muito sua participação Luis! Desta vez, confesso que aliviada demais, pois você voltou a inserir temas complexos e reflexões importantes em seus comentários, que sempre acrescentam e complementam o post de maneira soberba!
      Muitos abraços e uma semana maravilhosa e produtiva amigo!!

      Excluir
    2. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Minha querida amiga, você não vai se ver livre deste seu amigo muito fácil não... Como poderia lhe abandonar para sempre, nem pensar, adoro a nossa linda amizade, foi só muito trabalho e algumas mudanças nos blogs... mas já estou de volta... seremos amigos por toda a eternidade, mesmo no mundo por vir...
      Também adoro essa frase de Dalai Lama, já postei por algumas vezes em meu blog...
      Essa música de Geraldo Vandré é realmente brilhante, passa um ótimo recado, também já postei a letra em meu blog, logo no início...
      Que bom que gostou do comentário, fico sempre muito feliz com seu carinho e atenção, valeu minha amiga!!!
      Tenha um lindo, feliz e abençoado dia!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Puxa Luis, meu amigo...
      Confesso que fiquei ressabiada com a sua ausência em alguns posts... Mas é por excesso de trabalho da sua parte não é mesmo? Me desculpe se estou te chateando..rsrs Mas dos amigos queridos não posso ficar longe jamais!!!
      Mas agora ESTOU FELIZ NOVAMENTE!! VIVA!!!! :)

      Ah que legal amigo! Aquela canção é tão linda e emocionante! Me arrepio quando ouço! Nem fiquei surpresa que já tenha publicado em seu blog, pois lá tudo é muito lindo, de muito bom gosto e com mensagens importantíssimas para todos nós!
      Agradeço demais seu retorno amigo, agora estou normal e tranquilinha novamente..rsrs
      Um super abraço e um dia especial!!!

      Excluir
    4. Oi, minha querida amiga Adriana!!!
      Que bom que está feliz novamente, isso também me deixa feliz!!!!
      Não tem que se desculpar e nem estou chateado, como poderia, sua preocupação é sinal de carinho, fico é muito feliz!!!
      Realmente, essa música é lindíssima, outra que coloquei a letra em meu blog é "Metade de Mim" de Osvaldo Montenegro, um primor de letra...
      Também agradeço muito o seu carinho e atenção, valeu amiga!!!
      Tenha um lindo, feliz e abençoado dia!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    5. Agora sim Luis,estou tranquila e feliz novamente!
      Que maravilha!
      E a música do Osvaldo Montenegro é algo inacreditável de tanta beleza!
      Muito obrigada pelos desejos de um lindo dia!
      Aproveito demais o seu amável retorno amigo! Obrigada!
      Um final de semana maravilhoso! :)

      Excluir
  11. noite!
    Querida amiga Adriana...
    ...é verdade, com o passar dos anos as pessoas se tornam cada vez mais sedentárias, e com os compromissos do dia a dia vão deixando suas atividades físicas e não fazem nada além de trabalhar ou estudar. Penso que, realmente,manter o corpo em movimento é essencial para manter o equilíbrio do corpo e da mente e que esse processo em busca dos resultados, deve lhe proporcionar prazer e diversão...essas dicas que você mencionou no post, tais como motocross, danças,artes etc... mais que válidos, para que não pensem que para deixar o sedentarismo de lado precisa virar um “viciado em academia”...ou um atleta em potencial...
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Boa quarta feira!Bençãos infinitas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felisberto! Boa noite amigo poeta!
      Fico muito feliz com sua presença! Demais mesmo, pois sei que você tem mais afinidade em visitar os blogs de suas amigas poetisas e poetas! Mas sabe que esta nossa dobradinha está ficando muito legal? Eu aprecio poesias e você vem aqui pegar umas dicas de bem-estar! Está bom essa troca não é mesmo? Ambos enriquecemos!!! :)

      Ah amigo, que bom que apreciou as dicas para deixar a correria de lado e privilegiar a saúde mental e física.É difícil de seguir à risca, mas não custa nada tentar não é mesmo?

      Muito obrigada por sua presença e maravilhosa participação! Adoro!
      Abraços com carinho amigo!!!

      Excluir
  12. Oi Adriana, realmente suas dicas são muito valiosas, mas nos dias de hoje é difícil manter um equilibro entre corpo e mente, os dias estão corridos e a uma sobrecarga de tarefas, e as condições nem sempre são favoráveis, não é atoa que a humanidade esta enlouquecendo. Eu mesmo tento de vez em quando fazer uns exercícios, hora ou outra vou no teatro, ou a uma seposição de arte, mas confesso que fazer disso uma rotina é complicado.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos! Antes de tudo, agradeço muito sua presença!
      Sei o quanto é atarefado e visitar os blogs amigos, torna-se também complicado hoje em dia com a correria que nos assola! Somos todos sobrecarregados demais e buscar um oásis em meio a tantas guerras, pode ser a solução para evitar uma série de doenças psicossomáticas!

      Mesmo ser quase impossível, fazer um esforço é louvável em prol da própria saúde! amigo!!
      Sua participação hoje aqui foi muito importante amigo!
      Obrigada por ter vindo me prestigiar!
      Desejo uma ótima quarta-feira, produtiva e feliz!
      Abraços!

      Excluir
  13. Esta correria toda é muito prejudicial para a saúde emocional, física, mental... e o pior é que se tornou uma epidemia. Todos vivem correndo, e o clássico "estou na correria" acaba até se tornando uma espécie de desculpa para toda e qualquer situação. Felizmente existem maneiras de fugirmos do estresse deste eterno corre-corre, como estas que você nos trouxe neste post. A que mais gosto, desta lista, é a prática de yoga. Também de artes. Um bom tema para fazer refletir, Adriana! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hannah, querida! Que bom que veio!
      Você sempre ocupadíssima com as tarefas do trabalho e com tantos blogs para dar conta amiga!
      Você é incansável e admiro muito sua persistência e organização!

      Mas tem que se cuidar também, espero que não esteja tanto "na correria"!
      Que tenha um tempo só seu, onde possa descansar e relaxar fazendo uma atividade prazerosa que goste e se sinta animada!
      Assim consegue recarregar suas baterias ! A prática da yoga é perfeita! E pintar um quadro ou fazer outra atividade artística, além de ser em belas atividades, fazem bem à alma!

      Agradeço muito sua adorável presença querida!
      Tenha uma linda noite e um restante de semana maravilhosa!
      Beijos!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.