Pequenos gestos: grandes atitudes!



Bem amigos, começo com frases célebres, essencialmente simples, mas com um conteúdo imenso, pois são nossas pequenas atitudes do dia a dia que fazem a diferença!


"A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano."


"A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente."

"Não usem problemas; não usem pobreza; usem amor e gentileza."
(Profeta Gentileza)

Conheça a história do Profeta:




Profeta Gentileza


Vocês conhecem  o poder da gentileza?

O Texto  a seguir é de  Rosana Braga, Escritora, Jornalista e Consultora em Relacionamentos que escreve de uma maneira categórica sobre a gentileza:

"Quem não gosta de ser bem tratado? Quem não gosta de, na hora de um aperto, ter algum por perto pra nos dá a mão? Quem não se sente bem diante de um sorriso verdadeiro? Quem não gosta de ver seu nome pronunciado por alguém? Atitudes de carinho, respeito e atenção fazem toda a diferença. E as pessoas que agem com gentileza, com respeito e consideração são sempre muito admiradas por quem recebe um comportamento tão agradável, produto de uma pessoal gentil.




Bem recentemente, peguei um ônibus lotado em direção a minha residência. Eu estava com uma mala pequena e um livro nas mãos. Depois de alguns minutos um rapaz me olhou e, gentilmente, pediu que seu filho, que estava sentado, se levantasse para me ceder o lugar. Devolvi-lhe a gentileza, dizendo que agradecia por seu gesto, mas preferia ver o menino sentado. Ele me olhou frustrado porque eu não aceitei sua gentileza, mas ao descer do ônibus, coloquei minhas mãos nos ombros dele e lhe disse: “Você é gente de qualidade, ainda bem que existem pessoas como você. Obrigado por ter sido tão gentil em me oferecer o assento”. Ele sorriu e disse: “ o senhor também”. Muito embora eu não tenha sentado, devolvi-lhe a gentileza, ressaltando seu gesto gentil.

Não há como negar que a gentileza não só nos deixa mais felizes como também nos ajuda a viver mais. Muito do que torna a vida mais difícil – uma batidinha no carro, uma porta que alguém não segurou quando você passou, um motorista de ônibus que, antes mesmo de você conseguir se posicionar dentro ônibus, arranca sem considerar que você pode cair. o caixa do supermercado sempre mal humorado - se deve à falta de consideração pelo outro. Certamente que o mundo seria bem melhor se todos fossem um pouquinho mais gentis. Ao tentarmos entrar numa rua movimentada, por exemplo, alguém nos cede passagem. No supermercado, você deixa alguém apressado entrar na sua frente na fila do caixa. No ônibus lotado, você se levanta para dar lugar a quem parece cansado.




A gentileza nos ensina que temos em nós a capacidade de ajudar os outros, principalmente os que nos são próximos, a fim de garantir nossa sobrevivência. Haja vista que o bem-estar que sentimos ao fazermos algo de bom pode nos incentivar a ter atitudes gentis com as pessoas de nossa comunidade.Mas o que é gentileza? Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Dessa forma, ser gentil é um atributo muito mais sofisticado e profundo do que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Mas para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.

Percebemos que as pessoas não conseguem ser gentis porque a rotina nos cega. Pressionados por idéias equivocadas, que nos pressionam a ter sempre mais, a cumprir prazos sem nos respeitarmos, a atingir metas que, muitas vezes, não fazem parte de nossa missão de vida e daquilo em que acreditamos nos tornamos mais e mais insensíveis. E nesta insensibilidade, vamos agindo e nos relacionando com as pessoas - mesmo com aquelas que amamos - de forma menos gentil, mais apressada e mais automatizada, sem nem nos darmos conta disso. É por isso que, a meu ver, ser gentil não pode depender do outro, não pode ser uma moeda de troca, tem que ser uma escolha pessoal, um entendimento de que podemos fazer a nossa parte e contribuir sim para um mundo melhor. Leonardo Boff tem uma frase maravilhosa que resume bem o que quero dizer: “Não serão nossos gritos a fazer a diferença e sim a força contida em nossas mais delicadas e íntegras ações”.



Ser gentil nada tem a ver com ser bobo e fazer o que todos querem que a gente faça. Muito pelo contrário: quanto mais gentil somos com as pessoas, mais gentil somos também com nossa verdade, com nossos valores. Assim, dificilmente nos aviltaremos em nome de algo que não esteja de acordo com nosso coração. Pessoas que dizem sim a todos estão, na realidade, reforçando uma imagem de ‘vítimas da vida’, alimentando um argumento de ‘coitadinhas’, de extremamente boas e injustiçadas. Isso não é ser gentil e demonstra mais uma dificuldade em lidar com sua própria carência do que a força ou o poder contido na gentileza.

Aprender a dizer não nem sempre é uma tarefa simples. A gente aprende que tem de corresponder às expectativas de quem amamos, desde pequeninos; daí, quando crescemos, não sabemos dizer não sem nos sentirmos culpados. Daí para justificar nosso medo de dizer não, é um pulo; afinal, é bem mais fácil transferirmos a responsabilidade de nossas limitações para o outro. Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, enfim, propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.No ambiente de trabalho, por exemplo, é fato que as empresas têm preferido, cada vez mais, profissionais dispostos a solucionar problemas e favorecer as conciliações. Afinal de contas, competência técnica é oferecida em universidades de todo o país, mas habilidades humanas como a gentileza são características escassas e muito bem quistas no mundo atual. Pesquisas diversas têm demonstrado que a gentileza também pode nos deixar mais felizes.

Não faz diferença em termos de felicidade se ajudamos um ente querido ou um estranho, mas o resultado pode ser diferente, por que o ato pequeno e anônimo faz com que a gente se sinta uma pessoa muito boa. Mas um grande ato de gentileza feito a alguém que conhecemos pode ter conseqüências sociais: podemos fazer um novo amigo ou receber agradecimentos generosos. Dessa forma, pagar um café para um estranho pode levantar o astral por algum tempo, mas auxiliar um vizinho idoso a fazer compras talvez ajude a melhorar de fato um relacionamento.

A gentileza nos faz bem de outras maneiras, por exemplo: os que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão, dizem as pesquisas. Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser melhor, porque existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde nas pessoas. A gentileza talvez ajude a regular as emoções, o que causa impacto positivo sobre a saúde. Se nosso instinto biológico automático do tipo” lutar ou correr” ficar ativo demais por causa do estresse, o sistema cardio-vascular é afetado e a imunidade do corpo enfraquece. Portanto, é difícil ficar zangado, ressentido ou amedrontado quando se amor altruísta pelos outros, em outras palavras, quando se é gentil.

Amigos,  Rosana Braga, em seu livro “O poder da gentileza”, nos dá 10 dicas para facilitar a prática da gentileza:

“Creio que se conseguirmos incorporar pelo menos algumas dessas ações, nossa vida já se tornará bem mais leve e gostosa.”  


1. Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.

2. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema

3. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.

4. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.

5. Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.

6. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.

7. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida

8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9. Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.

10. Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.

E para encerrar um vídeo que explica bem o poder e a magnitude da gentileza! Você precisa assistir:




Texto de Rosana Braga - http://www.rosanabraga.com.br/


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

29 comentários:

  1. A quem dera... Que as pessoas fossem como os animais! Sabem ser amáveis, adoráveis...

    Gentileza é algo tão bom que até a palavra é linda!!!
    Não saberia descrever de forma melhor.

    Um beijo grande amiga, ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, minha querida!
      Veja só amiga, já não é de hoje que sou fã da gentileza em todos os sentidos! Sim, os animais são dotados naturalmente de gentileza.
      São adoráveis!!!
      Quanto aos humanos, a história do Profeta Gentileza é um tanto quanto interessante e narrada na voz da Marisa Monte, ficou linda!
      Pequeninos gestos no nosso dia podem ser suficientes para desencadear um mar de gentileza!

      Assim como o seu belo comentário, me deixou envaidecida e com vontade de espalhar mais palavras amigas por onde passar neste momento!!
      Obrigada sempre por sua presença amiga!
      Beijos com carinho e um final de semana maravilhoso!!

      Excluir
  2. Oi querida amiga!
    Se as pessoas pudessem compreender a grandeza e o valor de se respeitarem, de fazerem o bem, serem gentis umas com as outras, o mundo seria bem melhor. Faz falta o amor de Deus!!!
    "E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também." (Lucas 6,31)
    Parabéns pela nobre e grandiosa postagem!!!

    Tenha um final de semana lindo e abençoado!!! :)
    Beijos e até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha! Viva, você chegou!!!
      E como faz falta amiga, tanto que procuramos Deus em todas as partes para te tranquilidade no coração!
      A gentileza é uma maneira de estarmos mais perto de Deus, afinal, como no versículo de Lucas brilhantemente exposto por você, recebemos o que praticamos! Se for amor e gentileza, recebemos em troca também gentileza!

      Agradeço muito sua participação querida Sandra!
      É sempre carregada de luz!
      Beijos e um maravilhoso final de semana!!

      Excluir
  3. Simples assim...gentileza gera gentileza!!!!
    Hehehehehehe!
    Adi
    abraços fortes
    (Farei os coments somente aqui(tentarei ser mais direto e objetivo),espero ficar uma longaaaaa jornada fora do Dihitt)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutankamon, meu príncipe...
      Ah, vou ficar morrendo de saudades dos seus textos e devaneios tão bem desenvolvidos...
      Mas para a mim, a sua presença, seja sucinta ou não é o mais importante para mim! :)

      Hoje mesmo comentei no Blog Retalhos do que Sou que os amigos estavam em festa, inclusive você com suas maravilhosas interferências! É realmente triste que todos o grandes amigos de conteúdo, estejam abandonando o Dihitt! Eu adoro intensidade e não superficialidade! Talvez seja por isso que os amigos mais prolixos e que dispunham conteúdo enriquecedor para a mente, que exercitavam genuinamente os nossos neurônios, estejam abandonando ou já abandonaram o navio.... é uma pena! :(

      Mas peço que não me deixe, estamos sempre com todos os amigos em uma grande festa!!
      E gentileza com certeza gera gentileza, em todos os sentidos!
      Abraços com todo o carinho do mundo!
      Bom final de semana!

      Excluir
  4. Mais uma linda postagem, Adriana. E que belo texto o da Rosana. Ela traduz muito bem como deve e precisa ser a alma humana. Pena que nem sempre é assim. Temos que ser gentis sempre e o Profeta Gentileza disse uma coisa teoricamente simples, mas totalmente verdadeira. Beijão e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, meu amigo!
      Ah, o texto da Rosana é lindo não é? Como ela escreve de forma que toca o nosso coração de forma que ficamos condicionados a agir logo depois de ler o que ela tem para nos dizer!

      Essa foi a razão do artigo: sensibilizar e chamar a atenção de que gestos simples, de compaixão e de ajuda gratuita podem mudar uma vida, transformar o dia de uma pessoa para muito melhor!
      O Profeta Gentileza já transformou-se em uma lenda!
      Não sei se teve a oportunidade de ver o video dele e o que ilustra o final do post: esse último é realmente emocionante amigo!

      Abraços, muito obrigada por sua amável presença e um final de semana fantástico! :))))))

      Excluir
  5. Verdade Adriana, a gentileza torna tudo mais humano, lamentavelmente tão em falta, às vezes é inacreditável a falta de educação e grosseria que se vê por aí... nem tem justificativa, chega a ser desrespeitoso o que deveria ser um um ato natural das pessoas educadas, mas nem tudo está perdido, sempre existirão aqueles que espalham as boas energias, educação e respeito através de suas atitudes e palavras.
    Já lhe desejei FELIZ ANO NOVO mas nunca é demais repetir e desejar novamente um FELIZ 2013, é tão bom quando desejamos aos outros coisas boas, ainda mais quando inicia o ano, acho importante quando as pessoas lembram disto e te desejam um bom ano (levo isso muito em consideração, é como você disse nos pequenos gestos, grandes atitudes e assim conhecemos as pessoas e podemos discernir também quem são os amigos de verdade) principalmente quando são votos sinceros e que assim seja durante o ano todo, para cima mesmo.
    Ah!!! Eu adorei a banda que tu falou NEVERSHOUTNEVER, todas as músicas são muito positivas inclusive foi o meu primeiro post do ano com a música deles para que o ano seja assim repleto de coisas boas!!!
    Um ótimo fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, querida! Você nem sabe o quanto me deixou feliz com sua presença e que mais ainda: tenha adotado a banda Never shout Never como eu adotei par todo o sempre!! rsrs
      Sim, eu simplesmente adoro tudo neles pois a mensagem é sempre muito positiva e extremamente gentil!
      E por falar em gentileza, você é a rainha dela! Veio deixou uma mensagem e carinho, de amor, de recomeço, de alegria, de renovação!
      É nos pequenos gestos, por mais simples que sejam, que constatamos a alma e a personalidade edificante e benigna da pessoa! :)

      Bia, que o ano de 2013 seja ainda mais propício para nos aproximarmos sempre mais e mais!
      Adoro sua companhia e sua alegria positiva!!
      Um beijo e um final de semana mais do que maravilhoso!!!

      Excluir
  6. Querida amiga Adriana,

    Eu penso que a atitude de ser gentil vem de berço. Em parte. Isso ajuda. Também é uma caracteristica propria daqueles que se preocupam com o comportamento e como gostariam de ser tratados. É de minha natureza ser, mas algumas vezes, confesso, queria ser menos. Bem menos. Contudo, não consigo deixar de ser. Apesar de algumas decepções, quem age com gentileza está fazendo bem a si mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fadinha Sissym! É claro que você, alguém tão gentil e amável estarei aqui comigo conversando sobre um tema tão simples e também tão ausente na atitude das pessoas atualmente!
      Eu vejo nos ônibus, como os jovens relutam em ceder os lugares para quem esteja com muito peso ou para pessoas que realmente necessitem repousar. Parece que estão cegos ou são insensíveis por natureza!

      É exatamente como você disse: a atitude de ser gentil realmente deve vir de berço e tem gente que tem e outras que não tem! Não deixe de ser querida, continue sendo assim sempre, pois é da sua natureza, do seu coração maravilhoso! Se for menos, sentirá que estará faltando algo! :)

      Amei, como sempre, sua presença!
      Beijos grandes e excelente final de semana!

      Excluir
  7. Amiga, parabéns pela postagem! Adorei!!!
    Feliz 2013!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amabijoux, que surpresa boa você aqui querida!
      Nossa, bom demais da conta!
      Muito obrigada pela participação!
      Fico contente que tenha gostado do artigo, muito mesmo!
      Também desejo um Feliz Ano Novo, maravilhoso, cheio de boa energias e muita cor!
      Beijos e um final de semana maravilhoso!

      Excluir
  8. Parabéns pelo blog você escreve muito bem que Deus a abençoe e continue assim.Se puder visitar o meu blog eu ficarei muito feliz, ele ainda está iniciando mais tem postagens muito interessantes e se você se interessar em fazer parceria comigo pode é só comentar que estou aberta a novos parceiros.
    temos também uma página no facebook caso se interesse em conhecer.bjs

    http://bibliaf.blogspot.com.br/

    http://www.facebook.com/pages/B%C3%ADblia-em-Foco/371143242896990

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane!Seja muito bem-vinda a este cantinho!
      Fico feliz que tenha gostado deste espaço que é feito com carinho! :)

      Conheci o seu blog e tornei-me fã imediatamente na s redes sociais!
      Sua página é maravilhoso e possui um conteúdo de alta qualidade!
      Agradeço sua presença, seu carinho e sua participação!
      Um grande beijo e uma semana de muita paz no coração!

      Excluir
  9. Que mensagem maravilhosa!! Fiquei com vontade de ler o livro da Rosana Braga!
    Conheço bem a história do profeta Gentileza. Quando mudei para o Rio, sempre encontrava com ele sob o viaduto da rodoviária defronte a rodoviária, local de grande trânsito e é ali que suas obras são mantidas intactas. Os pixadores respeitam e não pixam por cima! A história dele é bastante triste! Se você ainda não conhece, fará bem conhecer.
    Adriana, a gentileza faz toda a diferença nas relações e difere da boa educação. A gentileza não é mecânica, ela é percebida nos gestos e olhares.
    Vou procurar pelo filme!
    Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma! Fiquei encantada que tenha conhecido pessoalmente o Profeta Gentileza! Realmente a história dele é muito triste, e ele transformou-se em uma figura tão enigmática justamente para esquecer um pouco de sua vida e refugiar-se no seu próprio mundo! Suas obras são magníficas e fico muito feliz de os pixadores, geralmente rebeldes, respeitarem sua obra e sua referência. Pelo menos um gesto de que o mundo não está totalmente perdido!

      Ah,a Rosana escreve de uma maneira inenarrável! Nos faz muito bem se embrenhar em uma leitura assim! Somos tomados por um espírito inquietante que parece nos transformar em algo melhorar ou fazer algo de bom pelo nosso próximo!
      E gentileza é algo que esta´dentro da gente e como você disse de uma forma brilhante, não é mecânica, ao contrário, emerge do nosso interior!

      Amei sua participação querida!
      Desejo uma semana maravilhosa, de muita vida, de muitas cores!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  10. Oi Adriana,
    Eu penso que educação,gentileza,respeito e caráter são coisas que trazemos conosco,não se adquire em nenhum lugar,trazemos conosco e levamos por toda a vida.
    Tratar o outro como queremos ser tratado é o primeiro passo para uma melhor convivência.
    Uma linda semana,abraço amiga da paz!=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, querida!
      Você é uma menina da luz, pois sempre traz brilho para este cantinho!
      E quando disse que a gentileza já faz parte da pessoa, é inerente a ela, tenho que dar razão e simplesmente aplaudir, pois é exatamente assim!
      A gentileza está com o seu portador e se espalha ao longo de sua vida!
      Muitas pessoas, nem tão delicadas ,inclusive, são contagiadas por esta maneira simples, esses gestos bonitos de viver!
      O vídeo do post é um exemplo bastante consistente disso: a gentileza pode ser contagiante!!!

      Amei sua presença, sua participação!
      Um beijo grande e uma semana de muito brilho !!!

      Excluir
  11. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Bela postagem minha querida amiga, um excelente ensinamento para uma vida digna, justa, fraterna e harmoniosa, estamos aqui justamente para aprender a viver em comum com nossos irmãos e aquele que se preocupa com o próximo está cumprindo muito bem a sua tarefa primordial. Quem não gosta de carinho, gentileza, amparo, apoio e incentivo, todos precisamos uns dos outros para uma vida completa e não podemos esquecer que é dando que se recebe, portanto aquilo que transmito aos outros é o que vou receber. Boa educação e fino trato faz parte do caráter da pessoa e é isso que vai pesar no juízo, portanto sejamos sempre fraternos, autênticos e verdadeiros, assim nunca vamos errar...
    Valeu minha querida amiga, adorei essa maravilha de postagem, um rico e primoroso ensinamento, parabéns!!!
    Tenha um lindo fim de domingo e uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luis!
      Eu que tenho que agradecer por suas palavras de carinho amigo!
      Sempre tão contundentes, sempre complementares, sempre esclarecedoras!
      Fomos postos neste mundo para viver como irmãos, em comunhão e fraternidade!
      É por isso que a gentileza faz-se necessária na nossa vida!
      Quem sabe praticar e demonstrar gentileza e gratidão é uma pessoa do bem, da paz do amor!

      Eu fiquei bastante feliz com sua participação querido amigo!
      Em matéria de gentileza podemos dizer que você é sempre um "Gentleman" impecável em seus gestos e atitudes diários!
      Um abraço muito grande e apertado!
      Tenha uma semana maravilhosa amigo!!!

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Que bom que gostou do comentário minha amiga, fico muito feliz com seu carinho e atenção fraterna de sempre!
      Obrigado minha amiga, você também é muito atenciosa e gentil com todos nós, um exemplo para todos que aqui chegam, faz o seu dever fraterno com muito empenho e alegria!!!
      Tenha também uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!!
      Um grande e apertado abraço pra você também, querida amiga!!!

      Excluir
    3. Ah, receber recados e comentários como os seus Luis, é o que basta para ter uma noite ou dia maravilhosos!
      É isso que faz a nossa vida mais bonita, mas amável!
      Sabemos que podemos contar com os amigos sempre, sempre, sempre!
      Sabemos que não estamos a sós : temos alguém para compartilhar nossos sentimentos! :)
      Abraços de urso! Um restinho de semana maravilhoso!!!

      Excluir
  12. Lindo texto, Drica e concordo que as pessoas deveriam ser mais gentis... beijos e linda noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbie, bonequinha! Boa noite querida!
      Nós podemos espalhar ainda mais a gentileza pelo mundo!
      Quem der se a gentileza fosse contagiosa não é mesmo?
      Tudo seria bem mais fácil!
      Beijos e uma semana linda!!!

      Excluir
  13. Olá, amiga Adriana! Em primeiro lugar, obrigada por seu comentário no post onde avisei que o blog mudará de perfil! Meu blog ficou com crise de identidade e precisa de um perfil novo, rs. Quanto a seu post: a gentileza é algo que pode mudar as pessoas e o mundo, porém, vejo muita gente cultivando a grosseria e falta de solidariedade, esquecendo o significado de ser gentil. Não quero me tornar pessimista, longe disso, mas ultimamente noto que este item é o que mais anda em falta por aí. Gostei muito do texto da Rosana Braga! Bjs, bom final de semana e até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hannah, sua presença por aqui é sempre uma honra querida!
      Me sinto muito prestigiada e muito feliz quando vem me visitar!
      Independentemente da nova caminhada que o seu excelente Blog vai iniciar agora, sabe que tem aqui uma grande fã e admiradora que a acompanhará sempre.
      Amiga, do jeito que você escreve, pode fazer um blog de qualquer assunto que estará arrasando!
      Terá conteúdo e qualidade de sobra amiga!! :)))))

      Ah, a gentileza! O texto da Rosana é lindo não é? Quem sabe ,se espalharmos aos quatro ventos o poder da gentileza, não podemos, pelo menos, aliviar um pouquinho os sintomas de falta de educação que o povo se encontra atualmente. Chega a meter medo o egoísmo e a grosseria que vemos por aí não é?
      E a gentileza é algo básico, inerente ao próprio ser humano! Mas precisa ser exercitado, praticado de forma espontânea!

      Amei sua presença, estaremos sempre juntas amiga!
      Até mais e um excelente início de semana!!!
      Beijos!!! :)))

      Excluir
  14. Gostei bastante do conteudo do blog, muito bom!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.