Hábitos saudáveis que vão salvar sua vida!



Bem, nem é preciso dizer, a ciência e a prática comprovam.  Uma pesquisa americana concluiu que não fumar, não engordar, adotar a dieta do Mediterrâneo e praticar exercícios físicos com frequência, são hábitos que, juntos, podem reduzir em até 80% o risco de morte em um período de oito anos.  E eu já falei disso tudo aqui no Blog amigos! Sinto-me lisonjeada em poder mencionar os dados desta pesquisa tão motivante, pois  até sem querer, já a apresentei com certa antecedência!! :)



Adotar um estilo de vida saudável é uma conhecida recomendação para fortalecer a saúde do coração e proporcionar uma vida mais longa. Agora, um novo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, determinou quais são os principais hábitos que devem ser seguidos com esse objetivo — e quão benéficos eles são. De acordo com a pesquisa, existem  quatro hábitos saudáveis — que são: praticar atividade física regularmente, manter o peso, seguir a dieta do Mediterrâneo e, "principalmente", não fumar — são capazes de, juntos, reduzir em 80% o risco de morte por qualquer causa em um período de oito anos. Os resultados desse trabalho foram publicados no periódico American Journal of Epidemiology.



Então vamos detalhar os detalhes da pesquisa? 


Onde foi divulgada: periódico American Journal of Epidemiology
Quem fez: Haitham Ahmed, Michael Blaha, Khurram Nasir, Steven Jones, Juan Rivera, Arthur Agatston, Ron Blankstein, Nathan Wong, Susan Lakoski, Matthew Budoff, Gregory Burke, Christopher Sibley, Pamela Ouyang e Roger Blumenthal
Instituição: Universidade Johns Hopkins, EUA
Dados de amostragem: 6.229 homens de 44 a 84 anos de idade
Resultado: Homens que adotaram quatro hábitos saudáveis (dieta do Mediterrâneo, manutenção do peso, atividade física e não fumar) tiveram um risco 80% menor de morrer por qualquer causa em 7,6 anos do que homens que não seguiam nenhum desses hábitos. O hábito mais significativo em reduzir o risco de doenças cardíacas foi não fumar.

Participaram dessa pesquisa 6.229 homens com idades entre 44 e 84 anos que não apresentavam doenças cardíacas quanto o estudo começou. Eles foram acompanhados por quase oito anos. Durante esse tempo, a equipe de pesquisadores deu uma pontuação que ia de 0 a 4 ao estilo de vida de cada voluntário, considerando os quatro hábitos citados acima. Quem não seguia nenhum desses quatro hábitos recebeu zero, aqueles que seguiam apenas um hábito, um ponto, e assim por diante. Apenas 2% dos participantes receberam a pontuação máxima.

Segundo os resultados, o risco de um participante que tinha a pontuação máxima morrer por qualquer causa durante o período do estudo foi 80% menor do que o risco daqueles com a pontuação mínima — ou seja, que não seguiam nenhum dos hábitos saudáveis avaliados.
De acordo com Blumenthal, os resultados dessa pesquisa reforçam as recomendações da Associação Americana do Coração, que indica, por exemplo, a manutenção de uma dieta rica em vegetais, frutas, nozes, grãos integrais e peixe e de um índice de massa corporal (IMC) menor do que 25.

"Embora existam fatores de risco os quais as pessoas não podem controlar, como idade e histórico de doenças na família, essas mudanças de estilo de vida são coisas que as pessoas podem mudar e, consequentemente, fazer uma grande diferença na sua saúde. É por isso que acho que essa é tão importante", diz Haitham Ahmed, que coordenou o estudo.

A primeiríssima coisa que deverá fazer, se for fumante, é abandonar  definitivamente o hábito de fumar!


Cigarro: Não fumar é um dos comportamentos saudáveis que podem aumentar a longevidade de uma pessoa (Thinkstock)
A influência do cigarro — Além disso, os pesquisadores observaram que, entre esses quatro hábitos, o de evitar o cigarro foi o mais significativo em reduzir o risco de doença coronariana e de mortalidade. "Na verdade, os fumantes que adotaram dois ou mais comportamentos saudáveis continuavam a apresentar taxas menores de sobrevivência em comparação com os não fumantes que eram sedentários e obesos", diz Roger Blumenthal, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e um dos autores da pesquisa.
Quem decidiu aproveitar para parar de fumar, tem diante de si duas opções: parar por conta própria ou com ajuda médica. Pessoas com menos de 40 anos, que não apresentam problemas de saúde e fumam até 20 cigarros por dia podem tentar parar por conta própria.

Largar o vício por ser feito por meio da redução progressiva ou parada abrupta. As duas técnicas são válidas, e vai de cada um escolher o que é melhor. Reduzir aos poucos a quantidade diária de cigarros tem a vantagem de impedir a manifestação dos sintomas de abstinência, porém é essencial determinar antes uma data para a parada completa. Quem prefere deixar de fumar de forma abrupta pode utilizar repositores de nicotina, sejam em forma de adesivo, chiclete ou spray.

Para pessoas com mais de 40 anos, que apresentam alguma doença, fumam mais de 20 cigarros por dia ou têm dependência química intensa, independentemente da quantidade de cigarros, é mais indicado procurar tratamento médico para atingir o objetivo. O mesmo vale para as pessoas que já tentaram sozinhas e não foram bem-sucedidas, uma vez que o tratamento com remédios aumenta de cinco a seis vezes a chance de sucesso, além de reduzir o sofrimento e o ganho de peso do paciente.

As recomendações para ajudar driblar a vontade de acender um cigarro são: fazer exercícios físicos, tomar muito líquido e mascar chicletes ou um pedaço de canela. O ponto principal é evitar as 'situações-gatilho', aquelas que desencadeiam a vontade de fumar. Por exemplo, se uma pessoa sente mais vontade de fumar quando toma café, ela pode tentar tomar café com leite, ou mudar de bebida. 

Dicas complementares  para  se tornar uma pessoa muito mais saudável:

Deixar de ser sedentário

De acordo com um estudo publicado no ano passado no periódico The Lancet, o sedentarismo já é considerado tão letal quanto o tabagismo, sendo responsável por 5,3 milhões das 57 milhões de mortes registradas no mundo em 2008. A boa notícia é que a melhora da qualidade de vida está relacionada ao gasto calórico diário, e isso não implica necessariamente a realização de uma atividade física formal.

A ideia é se movimentar o máximo possível. Para isso, é preciso deixar um pouco de lado o elevador e a escada rolante. Quem mora ou trabalha em andares mais altos pode descer do elevador dois andares antes e continuar a subida pela escada. Na hora de estacionar o carro no shopping ou em outro estabelecimento, vale procurar a vaga mais distante da entrada.

Depois do almoço, em vez de ficar conversando à mesa ou voltar direto para o trabalho, dar uma ou duas voltas no quarteirão é um hábito saudável. Durante o dia, também é possível combinar com os colegas e ir tomar o café um ou dois andares acima do seu.
Uma ideia para avaliar como anda a média de movimentação diária é andar com um pedômetro, um dispositivo simples que marca o número de passos dados. A quantidade recomendada para um bom condicionamento físico é de 10.000 passos diários.
Emagrecer
Se o objetivo não for só sair do sedentarismo, mas também perder uns quilinhos, é preciso se dedicar mais a atividades físicas. Para a maior parte das pessoas, emagrecer ou engordar é uma questão matemática, ou seja, ingerir uma quantidade maior de calorias do que o gasto diário do organismo acaba provocando o aumento de peso.

Por isso, mudanças na alimentação devem ser combinadas com a prática de atividades físicas. Para perder peso, as atividades formais são mais indicadas, especialmente aquelas que buscam estratégias para aumentar o gasto calórico, como combinar exercícios aeróbicos com o treino localizado.

Escolher qual a atividade mais indicada depende da vontade de cada um, e pode ser desde treinos na academia até esportes ou aula de dança. Quem não gosta de transpirar, por exemplo, pode fazer uma atividade dentro da água.

Depois de tomada a decisão de se exercitar, um grande problema costuma ser a frequência em que a atividade é realizada. O ideal é praticar de cinco a seis vezes por semana, para manter o equilíbrio de ganho e gasto calórico, mas não adianta fazer um planejamento utópico e não conseguir cumprir depois. Mesmo que só seja possível praticar duas ou três vezes por semana, é sempre melhor do que ficar parado.

A maioria das doenças decorrentes do sedentarismo não apresenta sinais visíveis, de modo que muitas vezes a motivação para fazer exercícios acaba sendo estética. Porém, ter consciência de que a atividade física melhora a saúde e a qualidade de vida é fundamental para que ela se torne um hábito.
Beber mais água:

Não existe uma quantidade exata de água que deva ser consumida para manter o organismo saudável. A dica é beber o suficiente para que a urina tenha aparência clara, não aquele amarelo forte. Já durante as refeições, o ideal é não ingerir nenhum tipo de líquido, pois ele causa uma dilatação do estômago, podendo fazer com que uma quantidade maior de alimentos seja ingerida.

Reduzir o consumo de sal

O consumo excessivo de sal pode causar hipertensão, problemas renais e até cardíacos. A dica é evitar salgadinhos, embutidos e molhos enlatados, que são ricos em sódio, principal componente do sal. Não colocar o saleiro sobre a mesa durante as refeições também pode ajudar a desestimular o consumo.
Fazer  um check-up

Na série de atitudes negligenciadas pela falta de tempo, as consultas ao médico costumam estar presentes.  Diante da ocorrência de dor ou alguma queixa específica, o ideal é procurar um especialista para avaliar o problema. Porém, mesmo sem qualquer reclamação, fazer um acompanhamento médico regular ajuda a detectar prematuramente e prevenir o aparecimento de diversas doenças. 

Veja os exames que devem ser feitos em um check-up.

Por meio da coleta do sangue, são feitos:

- Hemograma – ajuda a identificar as chamadas doenças hematológicas, como anemia e leucemia
- Colesterol e triglicérides - utilizados para analisar o metabolismo das gorduras no organismo e o risco de doenças cardiovasculares
- Ácido úrico – detecta risco de doenças renais e articulares
- Glicemia – detecta os níveis de açúcar no sangue e é o principal exame para identificar o diabetes
- Proteína C reativa (PCR) – ajuda a identificar doenças que ainda não apresentam sintomas, como alguns tipos de câncer
- Ferro e ferritina – possibilita determinar a concentração de ferro no organismo. A falta dessa substância pode causar fraqueza, tontura e dores de cabeça, enquanto o excesso está relacionado a doenças cardiovasculares e diabetes.

Além disso, são recomendados exames de fezes e urina, para avaliação do sistema digestivo e urinário; ultrassom do abdome, que possibilita encontrar doenças hepáticas e tumores em fase inicial e o teste ergométrico, para identificação de doenças cardíacas.

Para os homens, há ainda o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), feito no exame de sangue e usado para identificar o risco de câncer de próstata. Para as mulheres, devem ser incluídos a mamografia e exames ginecológicos de rotina.

Pessoas com menos de quarenta anos que não apresentam problemas de saúde podem fazer check-ups a cada dois ou três anos e, após os quarenta, é recomendável fazer anualmente.

É importante lembrar que esses exames são recomendados para pessoas saudáveis, sem levar em consideração fatores de risco como obesidade e tabagismo.
Dormir mais
 

Com tantas tarefas para acrescentar à rotina, muitas vezes é o sono que sai prejudicado. A privação de sono aguda, ou seja, passar uma ou algumas noites sem dormir, além de aumentar o risco de acidentes, prejudica a memória, a atenção, a concentração e aumenta a irritabilidade. Quando a privação do sono ocorre cronicamente, o que significa dormir poucas horas por noite, esses sintomas se mantêm e surgem outros, sendo o principal a desregulação do metabolismo. Essa alteração pode fazer com que a pessoa ganhe peso e desenvolva resistência à insulina, levando ao aumento do nível de açúcar no sangue, o que causa propensão ao diabetes e a doenças cardiovasculares.

Estudos científicos relacionam dormir menos de seis horas por noite com a redução da expectativa de vida. A quantidade ideal diária de sono é de sete a oito horas, sendo que crianças e adolescentes podem dormir até dez horas.

Para quem quer dormir mais e ter mais qualidade de sono, algumas dicas são:
- Não comer em excesso à noite, nem ir dormir com fome
- Não ficar pensando nos problemas quando estiver deitado, é melhor anotá-los em uma agenda e pensar na manhã seguinte
- O stress e o excesso de atividade durante o dia também prejudicam o sono, por isso o ideal é encontrar um equilíbrio
Ter uma alimentação saudável
Melhor do que fazer dietas, é evitar o consumo de frituras e alimentos ricos em gordura. Também é importante ingerir uma grande variedade de frutas e verduras. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de cinco porções de 80 gramas cada de frutas, verduras e legumes, para que as quantidades necessárias de vitaminas e minerais sejam obtidas. Esses alimentos ajudam a evitar diversas doenças e prevenir a obesidade. Verduras cruas são preferíveis, por terem mais fibras, o que ajuda na digestão.

Evitar bebidas alcóolicas
Não é necessário abolir completamente a bebida para ter uma vida mais saudável. De acordo com a nutróloga Maysa Guimarães, a quantidade recomendada é de uma dose diária. Um cálice de vinho é a melhor opção, pois possui resveratrol, substância antioxidante e que previne o aparecimento de doenças cardiovasculares. Bebidas mais calóricas, como a cerveja, devem ser evitadas, principalmente porque costumam ser consumidas com acompanhamentos pouco saudáveis.
Evitar refrigerantes


Tanto para emagrecer quanto para ser mais saudável, é recomendável cortar o refrigerante da dieta. Mesmo as versões light e zero, de baixa caloria, têm muito sódio e provocam modificações no metabolismo, tornando-o mais lento e provocando um acúmulo maior de gordura no organismo. As melhores opções são sucos naturais e chás.  No caso dos chás em lata, é preciso tomar cuidado com a quantidade de adoçante  presente nessas bebidas. 

Então amigos!  preparados para seguir todas as dicas?  Sim, é difícil a princípio, mas não é impossível! 
É MUITO IMPORTANTE CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL e para isso, sacrifícios devem ser feitos no início,  para  colher os benefícios  posteriormente! 

PRATIQUE UMA VIDA SAUDÁVEL SEMPRE!!!

Imagens: Google imagens e revista Veja

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

28 comentários:

  1. Oi Adriana!!!

    Sinceramente adoro todas as tuas dicas, concordo plenamente com tudo. Queria que todos seguissem seus exemplos porque como é ruim ter que conviver com pessoas que tem hábitos incorretos, por exemplo o cigarro... eu odeio cigarro, nunca fumei, nunca senti vontade de fumar e não suporto o cheiro desta fumaça que só traz mal para o organismo mas infelizmente muitas pessoas fumam e os que estão por perto são obrigadas a conviver com isto e serem fumantes passivos, hábito tão horrível e maléfico, mas vai tentar convencer a pessoa disto, ainda acham que eles estão certos e a gente que está errado... mas na verdade além de prejudicar a si mesmo ainda prejudicam todos a sua volta... difícil mudar mentalidades, né?
    Uma ótima semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, querida! Muito boa tarde!! :)))

      Puxa, nem me fale amiga! Conviver com fumantes realmente é difícil, principalmente no trabalho!
      Até tentamos convencer a pessoa de que aquele hábito de fumar não faz bem, mas algumas não aceitam e ficam até indispostas conosco...
      Eu prefiro, nestes casos, deixar a pessoa se conscientizar do malefício que está causando a si própria, pois em alguns momentos, os recados não surtem mais efeitos e até nos passamos por antipáticas... hehehe E pode ter certeza querida: quando eu começo a pegar no pé de alguém sou chata pra caramba..rsrs ... Mas aqueles que conseguem abandonar o vício até me agradecem depois!!
      Portanto, não temos que ter medo de ser chatas, podermos azucrinar à vontade..hehehe

      Sou praticante daquele ditado popular: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" rsrs

      Muito obrigada por sua presença amiga!
      Um super beijo e uma semana maravilhosa também!!!
      Se cuida muito!! :)))

      Excluir
  2. Olá Adriana Helena,
    Parabéns pelo artigo, são dicas valiosas que nos fazem abrir nossos olhos para que possamos ter una vida mais saudável. Eu sigo um programa da dieta dos pontos onde não preciso retirar nada do que estou comendo e sim fazer 5 refeições durante o dia incluindo junto uma atividade física. O que eu preciso é deixar de lado é a cerveja e passar a tomar uma taça de vinho por dia que por acaso gosto e muito, mas com perseverança tenho a certeza de que vou chegar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alfeu! Que boa surpresa a sua presença amigo!

      Eu que agradeço e fico muito feliz que tenha gostado das recomendações para ter uma vida mais saudável!
      Você está indo muito bem, unindo uma boa dieta com atividade física, você vai longe e já começa a colher os benefícios!!
      Quanto ao consumo do vinho, garanto que é a bebida mais recomendada, muito melhor do que a cerveja.
      No final de semana, não há nenhum mal em tomar uma cervejinha, mas em pouca quantidade, pois é bastante calórica...hehehe Melhor evitar não é?
      Substituir por uma taça pequena de vinho, todos os dias, é a melhor saída para cuidar da saúde! E sem contar que o vinho aumenta a longevidade, além de ser bom demais!!

      Abraços e tenho certeza que ficará 100% saudável e cheio de energia!
      Tenha uma ótima semana!

      Excluir
  3. Pois é amiga, temos muito que bater na mesma tecla por um longo período de tempo senão não haverá leitores para que possam acompanhar nosso jeito de divulgar essas e outras maneiras de alerta.
    Nós também sempre colocamos a disposição dos nossos leitores matérias dessa natureza, e as visualizações são acanhadas e comentários pior ainda.
    Vale a pena ler Vivendo a vida bem feliz e Blog do Lu cidreira. Rss.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu Cidreira! Boa noite amigo!

      Veja só, algo muito parecido acontece comigo e com você em nossos respectivos blogs... Chegamos até a ser repetitivos, mas é para poder chamar a atenção, alertar sobre os benefícios da prática da vida saudável!
      Realmente aqui, os posts que mais tem visitas não são os que estão relacionados a esses temas, mas os de moda e curiosidades em geral!
      Temas mais profundos, que mencionam sobre os cuidados com a saúde e o corpo, quase sempre, são os que menos ficam em evidência!

      Mas como somos teimosos rsrs , continuaremos com a nossa bandeira de divulgar aos quatro ventos, todas as pesquisas e artigos interessantes que possam ajudar alguém a abandonar hábitos prejudiciais e adotar uma vida mais saudável!
      Que seja apenas um em um universo de um milhão que siga as dicas, já me darei por satisfeita!! :)))))))))

      Abraços amigos e vamos em frente! Desanimar jamais!!
      Boa semana!!

      Excluir
  4. Oi, Adriana! Como sempre, adorei este seu artigo sobre saúde e qualidade de vida, parabéns! Fiquei admirado com o fato de você apresentar um estudo científico e dissecá-lo para que os leitores possam entender. É tão raro citar e explicar a fonte de notícias científicas, geralmente as informações são apenas jogadas.

    Confesso que já fui bem pior. Fumava, não praticava exercícios, comia e dormia mal... Hoje, felizmente, as coisas melhoraram. Ainda resta muito a fazer, mas já me sinto melhor. Já estou em uma idade crítica, preciso trabalhar em dobro. Hehehe!

    Brigadão pelas informações valiosas e de grande utilidade pública. Seu blog está de parabéns!

    Um grande abraço e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo Sergio! Que ótima a sua presença para conferir hábitos saudáveis!! :)

      Imagina amigo, não tenho nem 10 % da sua organização e comprometimento! :)
      Mas quando li sobre essa pesquisa, fiquei tão empolgada que comecei a trazê-la em detalhes mínimos, pois todas as informações são muito importantes e direcionadas principalmente aos homens! Fico tão feliz com os seus elogios! Sabe, são palavras assim que me motivam, que me deixam com a certeza de estar no caminho certo! Muito obrigada amigo!!! :))))))) Mas sabe o tamanho do meu sorriso agora!!!

      Você é ex-fumante? Que ótimo! Que notícia boa quando você abandonou esse vício hem? E em paralelo, já fez o dever de casa certinho, pois começou a se alimentar bem, dormir e fazer atividade física! Só nesse tempo já adquiriu uns 100 anos extras de vida plenamente saudável!!
      Idade crítica? Imagina! Você está começando a vida agora, desde que optou por melhorar sua qualidade de vida! E agora, anos maravilhosos te esperam!!

      Muito obrigada mesmo, sabe, gosto muito deste cantinho aqui! Confesso que peguei uma ternura especial pelo blog em razão da visita de vocês!! Nem parece que neste mês vai completar 2 aninhos! Acredite, parece que comecei a jogar essas linhas malucas nele há apenas alguns meses..rsrs
      Passa rápido né?
      Um grande e caloroso abraço e uma semana igualmente maravilhosa!!

      Excluir
  5. Infelizmente, sou fumante e tenho vida sedentária. É impressionante como reconhecemos a necessidade de fazer exercícios e fugir do vício, sem eliminar esses dificultadores de uma vida saudável. Gostei muito de sua postagem e seu blog é rico, merecendo reconhecimento. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene! Bom dia querida!
      Seja muito bem-vinda poetisa!
      Você chegou ao lugar certo para se motivar querida!

      Enquanto você enche a nossa alma de sentimentos com suas palavras e poesias lindas, vou te dar dicas simples para você abandonar o cigarro e começar a praticar atividade física!!! :))))
      O que você acha dessa troca? Concorda?

      Tenho certeza que você vai conseguir! Inicie sua atividade física com caminhadas leves, bem tranquilas em parques ou se você mora perto da praia, que seja no calçadão mais próximo! Pela manhã, bem cedinho, antes de ir trabalhar. Em contrapartida, terá que adquirir o hábito de dormir mais cedo para levantar com mais energia! :)

      Teremos muitas ideias para trocar querida e tenho certeza que você tem a força suficiente para conseguir! Sua saúde agradecerá!!
      Um grande beijo, muito obrigada por sua participação, por ter vindo conhecer o blog!
      Tenha uma semana maravilhosa!!

      Excluir
  6. Oii amiga, cada vez que venho aqui me sinto culpada comigo mesma rsr não bebo água, não pratico exercícios e sei que isso tem me prejudicado, não fumo, mas a alimentação tbém não é das mais saudáveis, ô meu Deus... criatipomulher!!! rsrs bom estar aqui depois de uma pausa, precisava descansar um pouco, mas estou de volta, e tem sorteio no blog tá! Bjooooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, minha amiga viajante que quando retorna, volta ainda mais linda!!

      Puxa, mas não é esse o objetivo: te fazer culpada quando vem aqui..rsrs Na verdade, você em suas viagens sempre está caminhando e fazendo atividade física não é? É só fazer também nos intervalos das viagens, em casa! Porque não se arrisca a ir junto com o seu marido que está correndo? Ele vai te dar a força que precisa no início!
      Vamos dar uma animada querida? Você consegue sim! Tome a iniciativa! Aproveita a chegada do inverno, mais friozinho e gostoso para caminhar cedinho ou correr!! Você já é poderosa, imagina com um bom condicionamento físico..hehehe As montanhas do Himalaia ficarão pequenas para você!!!

      Ah, vou correndo ver o sorteio e participar! Quem sabe não dou mais sorte desta vez não é? O de natal não deu para mim, mas o que importa é participar!!
      Beijos Kellen e se cuida viu? Uma linda semana!!! :))))

      Excluir
  7. Oi Adriana!
    Fiquei muito feliz com tua preciosa presença no meu cantinho, e agradeço de coração por teres lembrado do meu aniversário, valeu amiga!
    Parabéns e obrigada pelo artigo; dicas de extrema importância e que nos proporcionam longevidade. Tudo o que nós precisamos saber, ter consciência, por em prática e assim nos manter num caminho de boa qualidade de vida. Graças a Deus não fumo e nunca fumei, mas ando um pouco sedentária, isso reconheço.
    "Importante nunca desanimar, nem perder a alegria de viver bem."
    ♥ O/♥
     /▌
     /\
    Beijos, boa noite e um lindo amanhecer com muita saúde e bem estar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha! Ainda bem que existem as redes sociais para lembrar do aniversário dos amigos para a gente..rsrs Assim que vi o lembtrete tive que ir correndo ao seu cantinho para comemorarmos juntas!!
      Parabéns e muitas felicidades querida!

      Ah, você está no caminho certo! O sedentarismo se resolve num piscar de olhos e quando menos esperar, estará dando voltas em parques ou nas ruas de sua cidade, pois sei que é muito linda! Tem que aproveitar a paisagem para relaxar a mente e curtir um exercício leve!!

      Isso mesmo, bela frase: "Importante nunca desanimar, nem perder a alegria de viver bem." Essa é um slogan perfeito para quem quer agitar de verdade amiga!!
      Agradeço o seu carinho , a sua presença e desejo uma semana abençoada, de muita alegria!! Beijos!! :)))

      Excluir
  8. É isso ai Adriana tem que se cuidar. Já tenho colocado algumas das suas dicas em prática.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, que ótimo você aqui linda!
      Isso mesmo, cuidar da saúde é fundamental para que todo o resto fique legal..rsrs até rimou, viu só? rsrsrs

      Hoje estou inspiradíssima e quase, quase fazendo poesia !!
      Ai, ai, o importante é jamais perder o bom humor não é mesmo?
      Agradeço a sua participação, fiquei honrada em tê-la aqui!
      Beijos e uma semana incrível!

      Excluir

  9. Olá Adriana,

    Adorei ver a minha irmã por aqui. Quem? A Marilene, do blog Momentos Fragmentados. Esta sua postagem é de grande utilidade para todos, mas especialmente para ela-rsrs.
    Tenho procurado adquirir hábitos mais saudáveis e tenho seguido algumas orientações aqui sugeridas. Só fiquei me perguntando se eu dou 10.000 passos diários. Com certeza, NÃO-rsrs.

    Parabéns pela excelente postagem. Seus leitores só tendem a ficar agradecidos.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vera! Fico tão feliz com sua presença aqui querida!
      Muito obrigada mesmo!

      E ainda por cima trazendo excelentes notícias: quer dizer que a Marilene, do blog Momentos Fragmentados é sua irmã? Que incrível, que coincidência maravilhosa! Conheci o trabalho dela nesta semana e me encantei com a ternura das poesias dela! Enfim, virei fã!
      Que máximo vocês duas espalhando sensibilidade pela blogosfera afora! Legal demais pois ambas tem trabalhos maravilhosos!

      Só tem um problema: a Marilene precisa de auxílio para largar o hábito de fumar! E nós podemos ajudá-la! Infelizmente pela internet é difícil nestes casos, pois uma intervenção pessoal seria muito mais incisiva! Vamos tentar?
      Agradeço muito a sua presença, o seu carinho e disposição em vir aqui!!
      Deixo um super beijo e desejos de uma semana excelente!

      Excluir
  10. Adriana
    seus posts sempre nos trazem informações valiosas.
    Pelo que vi,preciso abandonar os malditos refrigerantes e dormir mais,porque as demais dicas eu já estou conseguindo por em prática.
    \o/
    Um beijão e Feliz dia dos Namorados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, querida, que bom que veio amiga!
      E obrigada por gostar do artigo: tento passar as últimas pesquisas neste quesito de hábitos saudáveis!!
      É sempre bom ter um pouco de ciência para comprovar os benefícios de que a atividade física e a alimentação saudável proporcionam! :)

      Com certeza querida, dormir é essencial para você continuar a ter a sua pele de pêssego! E quanto aos refrigerantes, vai abandonando-os aos poucos, tome apenas nos fins de semana! Já é um ótimo começo!!

      Ah, hoje é um dia especial mesmo, dia dos namorados!
      Uma data muito especial, onde o amor está no ar!!
      Obrigada pela presença linda!!
      Um dia muito feliz para você!! Namore muito!!


      Excluir
  11. Olá!Boa tarde
    Querida amiga Adriana
    sim...você já tinha antecipado Parabéns! É...ESTOU praticando atividade física regularmente, o peso está dentro dos padrões, Tô com 65/63 kg em 1 e 72 de altura!(normal,né?), não sigo a dieta do Mediterrâneo e, "principalmente", com meu dodói, deixei de fumar, uff!
    Dentre suas dicas, eu penso que temos a tendência de negligenciar o "check up".Só vamos ao médico quando JÁ temos problemas,as pessoas só prestam atenção à própria saúde quando ficam doentes e, também, por vezes, a busca de/por hábitos saudáveis são feitos esporadicamente,e não pela vida toda.Já que os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida. E são hábitos simples e saudáveis, que a gente deve cultivar.O corpo e a vida agradece, né não!
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bela noite do Dia dos Namorados
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felisberto! Boa noite amigo!!!
      Nossa, estava ansiosa por sua participação neste artigo, porque ele é mais direcionada aos rapazes! A pesquisa sobre os hábitos saudáveis foi realizada com 6.229 homens de 44 a 84 anos de idade! Mas você ainda não deve ter nem 30 anos não é amigo?
      E viu como uma dieta correta e a realização de atividade física regularmente é importante?

      Sim, você está com tudo bem normal! Peso e altura excelentes! E QUE BOM QUE PAROU DE FUMAR! VAMOS COMEMORAR! Mas teve que ficar dodói para parar né? rsrs
      Tenho certeza que agora vai seguir todas as recomendações e tornar-se cada dia mais saudável e cheio de vida!

      Muito obrigada por sua presença amigo, ainda bem que veio e já pratica a saúde!!
      Beijão e uma ótima noite dos namorados!! :))))

      Excluir
  12. Seus posts sempre são de utilidade pública, Adriana! Bem, não fumo e não bebo, nem refrigerante. Tenho feito umas abdominais todos os dias uns 30/40 minutos. Não é grandes coisas mas enfim... Já a comida saudável eu fica devendo, confesso... rsrs Beijão!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, bom dia!!!
      Que bom que gosta meu amigo, fico tão feliz, pois a sua opinião e participação é fundamental para mim!
      Ainda mais que falta pouco, estou em contagem regressiva para comemorar o aniversário do Blog, que logo estará fazendo 2 aninhos de vida..hehehe Sabe, não parece que já passou tanto tempo! :)

      Bom demais amigo, só o fato de você não fumar e beber já tem uma saúde de ferro! São esses dois vícios que corrompem o organismo! E você, brilhantemente, escapou deles!! E ainda fazendo abdominais, nossa, vai fortalecer os seus músculos que te deixarão muito mais disposto para fazer o que quiser!! Inclusive, escalar uma montanha!! rsrs
      É GRANDE COISA SIM!!E só falta adicionar aqueles alimentos maravilhosos na sua alimentação diária que ficará perfeito viu?

      Muito obrigada por sua presença maravilhosa!
      Aproveito para já ir desejando um ótimo final de semana.. rsrs um pouco adiantado, mas é para ir se preparando psicologicamente!! :)))
      Beijos!!

      Excluir
  13. Oi Adriana ! adorei seu post suas explicações sobre o assunto tudo bem detalhado as dicas tbem são otimas até me fez refletir sobre alguns aptos que tenho como usar muito sal na comida,temperos, molhos fortes que costumo fazer vou me policiar a partir de hoje diminuir um pouquinho o sal e os condimentos que uso rsrsr
    Parabéns pelo belíssimo artigo
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Zeni! Seja muito bem-vinda querida!
      Que boa surpresa, nossa, que ótimo!!!

      Fico tão feliz que tenha gostado do artigo! É ótimo para prevenção e manutenção da nossa saúde!
      Ah,aconselho a usar só um pouquinho de sal! É lógico que você consegue!
      Use temperos naturais como cebolas e alho nos alimentos e tudo ficará gostoso e o mais importante: saudável!

      Eu que agradeço a sua presença querida e vou esperar você sempre aqui ok?
      Beijos e um ótimo fim de semana!!

      Excluir
  14. Adriana, tudo isso é muito importante, uma pena que na correria dos dias estressantes das grandes cidades, a maioria da população não pode e não consegue cuidar melhor de si.

    Refrigerantes diet/zero são um perigo. Precisa moderação.

    Evitar frituras e excesso de doces. Comer moderadamente.

    Exercitar-se! Faz muiiiiiito bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, tem toda razão querida!
      A falta de tempo e a correria das grandes cidades engolem as pessoas fazendo com que não cuidem da própria saúde.
      Mas se não cuidar, as doenças e o desânimo aparecem!

      Sempre podemos arrumar um tempinho, meia hora por dia já é a solução para muitos problemas de saúde!
      Sempre é tempo de começar e não mais parar!!

      Ah, e refrigerantes, deixemos eles para lá: sucos e água são muito mais saudáveis! E fazer atividade física, depois que começamos e adquirirmos o hábito, é a melhora coisa que existe amiga!

      Beijos grandes e uma semana maravilhosa! Cheia de energia! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.