Abdominais: treinando de forma eficaz!



Olá queridos amigos!


Nada como começar a semana com uma novidade para renovar as energias e o visual! Hoje vamos dar uma atenção especial ao abdômen e a aula será prática, em vídeo, pois o aprendizado é mais efetivo quando se observa um clipe detalhando os movimentos.

Saiba que o conjunto de músculos que compõem a parede abdominal é alvo de bastante polêmica. Para potencializar a ativação do grupo, muitos praticantes são orientados a adotar diversos exercícios.


É bom lembrar sempre que fazer abdominais NÃO ajuda a reduzir a gordura corporal da região, como já foi explicado por vários treinadores e especialistas. A pergunta que muitos fazem e que você deve estar pensando neste momento, no entanto, é: qual o melhor exercício para fortalecer o abdômen?

Quando se quer investigar o grau de atividade de um determinado músculo, os pesquisadores utilizam uma técnica denominada eletromiografia. Consiste em colocar eletrodos espalhados pela região na qual se deseja analisar a atividade elétrica dos músculos. É como se fosse o “eletrocardiograma” do músculo

Diversos estudos analisam a atividade eletromiográfica do músculo reto abdominal, comparando diferentes tipos de exercício para esse músculo. Parece que realmente o grau de ativação do reto abdominal muda conforme o exercício e também se ele recebe sobrecarga (banco com inclinação, pesos, máquina, etc.).

A maioria das pesquisas enfatiza que, quanto maior a sobrecarga, maior o risco de lesão. Talvez atletas avançados possam utilizar-se de técnicas mais agressivas, enquanto iniciantes devam se limitar aos exercícios tradicionais.

Abaixo, cito um resumo sobre as descobertas trazidas pelas pesquisas, bem como os exercícios mais adequados para o seu abdômen:

1- Fazer o abdominal tipo “crunch” é uma forma segura e eficaz;


2- Se quiser trabalhar a porção inferior com maior intensidade, será interessante realizar a flexão de quadril com os pés em elevação;


3- Fortaleça também a musculatura posterior, ou seja, dorsal. Os eretores da espinha são muito importantes para prevenir dores lombares e estabilidade da coluna;


4- Acrescentar carga pode simplesmente aumentar a ativação de outros músculos, caso o movimento não seja bem executado.

Pois bem amigos, e para complementar o assunto, que tal ir conhecer o excelente artigo Exercício Físico- O elixir da Vida. Você vai notar que a prática constante vai deixar a sua vida muito mais dinâmica, saudável e divertida!

E então pessoal? Notaram que os exercícios para o abdômen, que realmente fazem efeito, são mais simples do que imaginávamos? Basta seguir as recomendações que os exercícios surtirão o efeito esperado! Força amigos! Vamos em frente sempre! Abraços!


Fonte: Renato Dutra, preparador físico;M.L. Moura, L.S. Tessutti, A.C. Moraes. Análise do exercício abdominal “crunch” realizado com cargas máximas e submáximas: Respostas eletromiográficas da musculatura abdominal. Imagens: Google imagens.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

30 comentários:

  1. ixiiiii, tá ai uma coisa que eu corro viu, rsrs vamos com calma por enquanto preciso me concentrar nas caminhadas rsrs mas as dicas são ótimas amiga! Bjinhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen, não precisa se assustar querida...rsrs
      Você está só começando, não se preocupe...
      Devagarinho vai pegar o ritmo e acabar gostando dos exercícios!

      Ambos os vídeos explicam, com riqueza de detalhes, e como preservar a saúde as costas, os melhores exercícios para o abdômen! :)
      Eu só pratico os mais simples e descomplicados. Confesso que no início, eu torcia o nariz para esse exercício, mas acabei me acostumando e hoje até posso dizer que gosto muito! É só uma questão de hábito e perseverança!!

      Muitos beijos querida e vamos sempre em frente tá?
      Tenha uma semana maravilhosa!! :)))

      Excluir
  2. Oi Adriana

    Fortaleço qualquer parte do corpo feliz, mas, o abdômen, esse mata!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, que maravilha sua presença querida!
      Está voltando ao ritmo de antes minha linda poetisa?

      Eu sabia que esse post de abdominais não seria muito popular...kkkk
      Mas as dicas de exercícios que facilitem, podem vir a calhar para que a gente possa gostar pelo menos um pouquinho de fazer não é mesmo?
      Mas concordo com você amiga: abdominais mata!! rsrs

      Beijos grandes e uma semana linda tá?
      Se cuida com carinho!!

      Excluir
  3. É isso aí amiga, vamos manter nossas atividades físicas em dia. As dicas são dez, e com uma força a mais com as imagens com esses corpos saradíssimo. Parabéns.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lu Cidreira, que bom sua visita amigo!

      Pois é, estou sempre em busca de dicas para melhorar a prática da atividade física, inclusive um meio de facilitar a feitura de abdominias, um exercício tão massante e cansativo para a maioria das pessoas!
      Agradeço demais sua participação e desejo uma semana maravilhosa, com muita alegria e prática de exercícios!
      Abração!! :)))

      Excluir
  4. muito bom essas informaçoes... e sempre bom saber mais um pouco!!
    uma otima semana para voce!!!


    RUTE DUTRA
    www.gostandodavida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, muito obrigada por vir querida!
      Exercícios sempre fazem muito bem para que consigamos angariar um condicionamento físico mais apurado e escapar de muitas doenças!

      Agradeço sua participação e visita tá?
      Beijos grandes e uma semana maravilhosa!!!

      Excluir
  5. Eu faço a com a mão no peito e aquela clássica com as m~]aos por trás da cabeça. Mas essa notícia de que não dimimui a gordura local me deu desânimo, viu? rsrs Mas adorei a postagem e as dicas, Adriana. bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, não fique triste com a notícia amigo!
      Mas antes de dar a razão para você não se preocupar, sabia que este post foi inspirado na sua experiência em fazer abdominias que está sempre narrando em seus comentários!

      Fiquei bastante curiosa em saber como os "gominhos" começariam a aparecer e por isso destaquei essa pesquisa! Eles acabam aparecendo sim, é só treinar diariamente! Você está no caminho certo amigo! DESANIMAR JAMAIS!!! E as gordurinhas laterais , mesmo que não desapareçam por completo com a feitura dos abdominais( que também é o meu caso) acabam ficando mais musculosas de tanto que a gente trabalha com exercícios naquela região... hehehe Então é bom demais ter gordurinhas musculosas!! kkkkkkkk

      Um grande beijo amigão e vamos continuar a praticar sempre, jamais desanimar tá?
      Tenha uma ótima semana!!

      Excluir
    2. Tudo bem, Adriana. Não vou desanimar. rs bjsss

      Excluir
    3. É isso aí Sérgio, desanimar jamais!
      Vamos em frente com nossos abdominais e rumo aos gominhos de verdade..hehehe
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Ótima postagem para quem gosta de exercícios. Além do texto, os vídeos explicativos são bastante claros e fáceis de entender. Um ótimo ponto de partida para quem quer planejar séries com abdominais.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lvmenes! Tudo bem?
      Estou muito feliz e surpresa em recebê-lo aqui!
      Muito obrigada por sua participação e comentário!

      Fico extremamente satisfeita em saber que os vídeos estão bem didáticos para o aprendizado de quem quer se aventurar na "arte" do abdominais. É uma sequência que demonstra a melhor posição e maneira de fazer os exercícios sem afetar a coluna. O importante é começar e não desanimar!
      Sempre existe uma força extra e uma motivação que podemos acrescentar à série de exercícios!!

      Agradeço novamente sua presença!!
      Abraços e uma semana excelente para você!! :))

      Excluir
  7. Oi, Adriana, tudo bem?

    Como sempre, adorei este post sobre exercícios! Gosto muito da maneira como escreve, sempre muito bem embasada por estudos científicos. Também gostei de saber que faço abdominais da maneira correta, embora morra de preguiça.

    Além da técnica, também aprecio o tom inspirador e motivacional dos seus textos. Parabéns por mais este excelente artigo!

    Um grande beijo e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sergio!
      Mas que felicidade ter você aqui amigo!
      Fico muito feliz quando vem deixar o seu depoimento e suas impressões do artigo!

      Mas que bom que gostou da maneira como foi foram explicados os exercícios. Falar de abdominais não é nada agradável, além de ser um assunto que não motiva a maioria das pessoas! :))) Desta vez optei por dar prioridade aos videos, que explicam de uma maneira mais correta. Seguindo as instruções tudo dá certo e mandamos a preguicinha embora!! rsrs

      Eu que agradeço amigo! Muito obrigada por suas gentis palavras!!
      Tenha uma ótima semana!
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!Boa noite
    Querida amiga Adriana
    Muito bom essa postagem, pois como disse, é melhor, aula sendo prática, em vídeo, pois o aprendizado é mais efetivo quando se observa os detalhes dos movimentos.E é verdade, isso,muitos ainda acreditam que fazer abdominal faz perder a barriga, o que não é verdade. E importante essa técnica, ,eletromiografia, pois para as pessoas que são sedentárias é muito importante fazer um período de adaptação, pois a musculatura não está preparada para o esforço físico...
    Obrigado por me lembrar do nome: crunch, e esse invertido vou fazer depois...vou comer uma pizza agora e depois, tá?
    Obrigado pelo carinho
    Belos dias
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felisberto!
      Que bom que está aqui querido amigo!
      É sinal que está melhorando a cada dia! :)))

      Felis, creio que esse seja o meu post mais curtinho de toda a temporada da existência do blog...hehehe
      Tem poucas palavras, o mínimo de imagens para dar destaque aos vídeos!
      Afinal apendemos melhor visualizando não é mesmo? Você disse tudo:
      "o aprendizado é mais efetivo quando se observa os detalhes dos movimentos" Nossa, perfeito!!!:))))E apesar de as abdominais não serem nada agradáveis de fazer, um incentivo, um estímulo é, sempre bom né?

      Ah, e a pizza estava gostosa? rsrs Tomara que tenha feito bastante crunch depois de saborear um bela pizza!!! kkk:)))
      Agradeço demais, adoro sua presença!
      Tenha uma semana maravilhosa amigo!
      Beijos!!

      Excluir
  9. Bom dia, Adriana. Gostei do artigo e do seu blog todo, que lerei com calma, uma vez que já estou seguindo para poder acompanhar.
    Não consigo fazer abdominais, cansa demais.
    Talvez na academia as coisas fossem diferentes, mas creio que não, porque já fiz e tinha a mesma dificuldade tentando em casa.
    Acredito que seja o pior exercício que exista.
    Beijo grande e tenha um dia feliz e abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, muito boa tarde querida!
      E seja muitíssimo bem-vinda!
      Fico feliz demais em receber novas amigas!!
      Ah e a prioridade do blog é falar sobre vida saudável em todos os sentidos! Tomara que você goste!! Tem outros posts mais agradáveis!

      Puxa vida, você conheceu o blog justamente em um dos temas que considero mais espinhosos...hehehe: fazer abdominais!
      Espero que não tenha se assustado! :)
      Realmente cansa muito, mas se fizer sempre da mesma maneira e com ritmo, logo estará se acostumando devagarinho!!

      Agradeço muito seu carinho e sua participação!
      Com certeza seremos companheiras, a partir de agora, de exercícios por aqui e de poesias, no seu lindo Blog!!
      Beijos!!!

      Beijos e uma dia maravilhoso para você Patrícia!! :))))

      Excluir
  10. Oi linda.
    Tem que ter força mesmo.
    Valeu as dicas, muito boas.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia, que saudades!!

      Fazer abdominais não é nada agradável...hehehe
      Trata-se de um assunto bastante impopular amiga.. a maioria não gosta mesmo!
      Mas ainda bem que falo de outros temas mais palatáveis não é? Mas não tive como ignorar os abdominais desta vez: faz parte para fortalecer o corpo de uma forma geral!! :))))

      Beijos e muito força para nós podermos aguentar o treinamento não é mesmo?
      Uma linda tarde!!!

      Excluir
  11. Gostei das dicas para abdominais... é importante treinar todas as áreas do corpo. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbie querida, você nem precisa se dedicar tanto a esse exercício pois tem uma barriguinha impecável!!

      Mas eu preciso muito..hehe Caso contrário parece que fico com pneuzinhos extras!! É o primeiro lugar que engorda!Só de olhar aquela torta de chocolate meu abdômen parece que fica enorme ..hihihi
      Por isso coloquei uma série de exercícios bem fácies de fazer! É dolorido, trabalhoso e chatinho, mas não há como espapar das abdominais não é mesmo?

      Beijos e uma ótima noite querida!
      Obrigada por vir!! Fica bem!!

      Excluir
  12. Ai preciso retomar minhas abdominais mas no frio tá difícil.
    Tenha um ótimo dia!
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    http://luluonthesky.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, boa tarde querida!
      Pois é, o frio está mesmo de lascar ultimamente...rsrsrs
      Mas é só colocar uma música bem animada, sua roupa de ginástica bem confortável e meter bronca nas abdominais!! :))))

      Todo dia um pouquinho, com bastante calma e paciência!
      Os resultados chegam, demoram um pouquinho e quando menos esperar já estará fazendo todos os exercícios, até os mais difíceis!!

      Muito obrigada pela presença querida!
      Beijos e ótimo final de semana! :)))))

      Excluir
  13. Adriana,

    Eu carrego sacolas!
    Contraio a barriga para ter mais força e coragem de carregar as compras de mercado, claro, quando esqueço o carrinho!

    Serve?!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym, quanto tempo fadinha!
      Está tudo bem com você?

      Que maneira inteligente de aproveitar todos os momentos do dia para fazer exercícios! O tempo é escasso demais e a criatividade tem que aflorar não é mesmo? rsrs

      O ato de contrair a barriga é excelente, pois age diretamente nos músculos abdominais! No post de dicas de corridas, eu havia pesquisado que, contrair o abdômen durante o exercício, intensifica naturalmente a carga sobre o músculo, deixando-o mais forte em menos tempo. Com certeza o caso é o mesmo Sissym! Sem contar que suas costas também ficarão mais fortes com essa ação! Apenas tenha cuidado para não carregar sacolas pesadas demais e é necessário balancear o peso em ambas as mãos! Em cada braço o peso deve ser equiparado!:))))

      Adorei você aqui querida, estava com saudades!!
      Beijos e um ótimo finalzinho de tarde de quarta!!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Thank you Chase!
      Glad you enjoyed and learned about the abs!
      I look forward to more times here on the blog!
      'll Love it!
      Hugs and great Wednesday!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.