A ilusão por trás das fotos do antes e depois:



 
Ilusão das fotos
Vocês que me acompanham, já sabem que o caminho para uma vida mais saudável não é fácil: é preciso persistência, garra e comprometimento consigo próprio. 

Infelizmente, muita gente ainda acredita (ou quer acreditar) que o processo de emagrecimento e a busca da saúde, pode ser mais rápido mediante o uso de determinados artifícios.

E ainda essas pessoas tem um forte e poderoso aliado ao seu lado:  o  marketing. Atualmente ele  tem um grande potencial  de influência  sobre todos e ele, unido  às novas tecnologias, é capaz de até dominar  a opinião da maioria em relação aos mais variados temas.


Hoje focarei um  caso em particular: o mundo do fitness e as suas mirabolantes transformações. Acompanhei  a reportagem original no site americano Vida SaudávelVeja só que interessante narrativa:

A história é contada na primeira pessoa por Andrew Dixon, um personal trainer certificado e famoso, que garante conhecer pessoas que conseguiram resultados incríveis – como perder peso ou aumentar a massa muscular – em pouco tempo. Mas a revolta dele é contra os resultados manipulados por Photoshop ou outras técnicas fotográficas nas famosas imagens do ‘antes e depois’.

Então ele decidiu fazer um teste: pesando cerca de 83 quilos e com 16 por cento de gordura corporal, Dixon estava se sentindo particularmente pesado naquele dia e então pediu à namorada que o fotografasse como se encontrava.  

Imediatamente depois, ele raspou o cabelo, cortou a barba e aparou os pelos do peito. Aí encolheu um pouco a barriga, apertou os abdominais, fez umas flexões, mexeu na iluminação do quarto e… tirou nova foto.Assim, menos de uma hora depois da primeira imagem, veja a transformação:

DixonTranformação1

Mesmo não sendo fisiculturista, ele tinha massa muscular suficiente pra criar  a ilusão. Poucas semanas depois, o personal trainer tentou algo mais audacioso: uma sequência de cinco imagens que mostrassem mais etapas do processo de transformação, como se ele tivesse passado por meses de muita malhação e dieta. Mas o tempo real de produção da imagem foi de menos de uma hora.Ele estava com cerca cerca de 90 quilos e 19 por cento de gordura corporal. A sequência realmente nos engana, veja só! E TUDO ISSO É NO INTERVALO DE APENAS 1 HORA!

DixonTransformação2

Mas qual a maior lição apontada por este preparador físico? Tudo isto, toda essa sequência de fotos ele tirou para  nos dizer o quê?

Simplesmente para afirmar que não adianta cair ou acreditar em exageradas, ou mesmo falsas, promessas.  Ele disse ainda   “não tente parecer com alguém que você vê em uma foto de transformação”, pois o resultado não será o mesmo.  Não se deixar enganar e  este é o primeiro passo para a busca da vida saudável! Aliás, o próprio  Dixon garante que fazer  intermináveis  dietas  do momento, mesmo que faça baixar o peso de imediato, é o primeiro passo para engordar a longo prazo. O imediato é temporário. O progressivo fica para sempre.

E qual a melhor lição que tiramos disso tudo? Até  vou me  inspirar na frase dele , que achei-a perfeita e já repeti aqui alumas vezes: “Se concentre em uma vida de alimentação saudável, níveis de estresse bem regulados, sono de qualidade e bastante atividade física ”.

E outra coisa também que achei fantástico: "Não se culpe por comer alguma coisa engordativa, coma-o e aproveite-o até ao fim."  Na concepção de Dixon, a vida é para ser aproveitada  e não um sofrimento sem fim com a abstinência dos melhores alimentos! Não perca mais energia tentando competir com todos os outros.

Então amigos, foi apenas um exemplo e que existem muitos por aí! Até criei algo cômico para caracterizar ainda mais a ilusão. Imagine como a imagem de um super-herói pode influenciar e  chamar a atenção. Agora coloque pessoas comuns no lugar…Alegre

sedentarismo mórbido

Antes

Batman depois

Depois


A busca da vida saudável exige comprometimento e sobretudo, bastante esforço e persistência por parte da pessoa. Não existem remédios ou dietas mirabolantes que farão emagrecer. A chave para o emagrecimento saudável está na realização  diária e contínua de exercícios físicos. As calorias são ingeridas para a manutenção do organismo e não para serem acumuladas!

casal feliz correndo

Por isso amigos, o desânimo não pode fazer parte dos seus planos. A  boa saúde está ao seu alcance, no mesmo nível que está a sua força de vontade em conseguir o que mais almeja!

Enfim,  se você tiver um tempinho, veja o vídeo abaixo e você vai ver como derreter a gordura do seu corpinho de um maneira mais consistente e muito fácil! Que tal perder a barriga naturalmente, sem sofrimento? Smiley piscando
Beijos e até a próxima!



 *Artigo originalmente publicado no Huffington Post. com adaptações.
Imagens do referido site e google imagens.

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Menina!! Que incrível rsrsrs.
    Tenho visto milhares de imagens assim, agora me colocou a pensar viu!!!
    O importante mesmo é cuidar da saúde, sem fazer alarde não é mesmo amiga?

    Beijokas mil, ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanda, bom dia minha querida! :)
      Isso não é uma "bomba" amiga? rsrs
      Tantas vezes vemos aquelas imagens tão manipuladas do "antes e depois" que dá para desconfiar não é?

      São muitos exemplos.. mas o pior de tudo é que as imagens criam uma ilusão nas pessoas que poderão ficar igual!
      Cada caso é diferente,por isso, precisamos prestar atenção no que é veiculado e tentar buscar um caminho mais saudável, sem contar com artifícios não é mesmo?

      Você disse tudo: alguns casos podem inspirar, mas a principal atitude nisso é cuidar da saúde naturalmente, sem alardes ou choques!!

      Beijos amiga, muito obrigada pela presença e pela motivação extra!
      Tenha uma semana maravilhosa!

      Excluir
  2. Amiga Adriana boa tarde !

    Bom indo direto ao assunto aqui ,eu sempre pensei igual a vc amiga. Para cada pessoa existe uma dieta certa. Até pq cada pessoa tem um corpo diferente. Viver com uma alimentação saudável ajuda muito ,junto a exercícios. O segredo esta em : Não querer parecer com ninguém. Se cuidar e ´´viver a vida bem feliz ´´
    Bjos se cuida !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, é exatamente este pensamento que temos que ter!
      Cada pessoa tem um organismo diferente e as adaptações serão conforme o tempo e o condicionamento físico da pessoa!

      Com certeza amiga, temos que ir no nosso ritmo, no nosso compasso, sem pressa para não acarretar frustrações futuras... e de grão em grão que se chega a um resultado positivo!!

      Muito obrigada pela presença querida, sempre fico com saudades!!
      Beijos e carinhos!

      Excluir
  3. Oi, Adriana, tudo bem?

    Devo confessar que adoro estas fotos de antes e depois. Também tenho uma queda por aqueles programas de transformação, do Discovery Home & Health. Hehehe!

    Mas jamais poderia imaginar que estava sendo enganado! Que coisa impressionante, se você não me fala, eu poderia jurar que estas imagens representavam o resultado de meses de esforços! Estou pasmo...

    Parabéns pelo excelente e esclarecedor artigo! Mais um ótimo serviço prestado em prol da saúde e bem estar dos seus leitores.

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio, tudo bem querido!
      Fico feliz que tenha vindo amigo!

      Ah, eu também me amarro nestas fotos de transformação!
      Mas creio que nem todas sejam ilusão, senão corta o nosso barato não é mesmo? rsrsrs
      No caso do personal Dixon, ele realmente quis mostrar que existem casos de ilusão, até de fraudes que induzem as pessoas a adquirirem determinados produtos! É que muitos recorrem a métodos mais fáceis, cujo esforço será mínimo, quando, na verdade, teriam que arregaçar as mangas e partir para os exercícios mais barra pesada se quiserem realmente emagrecer com saúde!

      Agradeço a presença amigo!
      Fiquei tão surpreso quanto você!
      Mas o que importa mesmo é fazer tudo com muita calma e ponderação não é mesmo?
      Beijos e uma semana especial, maravilhosa!!

      Excluir
  4. Olá!Boa tarde
    Querida amiga Adriana
    Mas,é verdade, não tiro nenhuma razão dos "experimentos , comprovações e afirmações" do Andrew Dixon. O estilo de vida moderna influencia em muitas doenças, obesidade, depressão e estresse.E somos sabedores que a atividade física ( e vida saudável)é/ são os remédios.E essa busca da vida saudável exige comprometimento , esforço e persistência por parte da pessoa. Não existem remédios ou dietas mirabolantes que farão emagrecer ou evitar doenças. Paralelamente, a mídia utiliza-se deste contexto, tornando o corpo produto de consumo e a partir dos avanços tecnológicos, a presença das transformações corporais causando ilusão, vendendo engôdos, ludibria as pessoas tornando-as compulsivas, muitas vezes.Devemos estar atentos, pois o corpo, hoje, é manuseado pelos avanços biotecnológicos, como são os casos dessas fotos de transformações, do "antes e depois"...É mister saber que há necessidade de quebrar a dicotomia "a vida é para ser aproveitada/ um sofrimento sem fim" que se desdobra em recompensa/castigo,e sim, compreender sempre , que, na vida tudo tem que ser feito com prazer...inclusive para ser saudável, e assim, "viver a vida bem feliz!"
    ...eu sou o Batman, com as fotos invertidas, o depois dele era o meu antes, e vice versa.#Brincx só para descontrair.Como se eu fosse sério sempre, hehehe

    Agradeço pelo carinho de sempre
    Obrigado
    Belos dias
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, tenho certeza absoluta que você não está como o Batman antes amigo....rsrsrs Você nem gosta de brincar não é? kkkkk Adorei!!

      E você fez um apanhado maravilhoso da verdadeira situação aqui ilustrada; Não poderia ter dito melhor!
      Complementou o artigo de uma forma brilhante!
      São detalhes importante que você discriminou que acabaram passando em branco por mim no post....
      E você, sensatamente, dispôs a verdade de uma maneira didática e amparada por fatos verdadeiros!
      Como posso retribuir todo esse conhecimento angariado?
      Por ora, deixo o meu agradecimento com todas as letras amigo!:)))

      Sabe, até pensei em um certo momento do blog, começar a fazer fotos de "antes e depois"... mas ainda bem que à época a sensatez e a sensação de estar passando por um momento ridículo falaram mais alto...kkkkk Cada caso é um caso e não dá para generalizar de jeito nenhum!

      Obrigada Felisberto, você sempre coerente!
      Beijos e belos dias para você também amigo!

      Excluir
  5. Olá Adriana Helena,
    A atividade física é uma condição essencial para a manutenção e o aprimoramento do bem estar psicofísico e prevenção de doenças. A vida não é medida simplesmente pela longevidade, mas, sobretudo, por sua qualidade. Ter qualidade de vida é uma condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e sócios ambientais modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. Ter saúde inclui uma condição não apenas o bom funcionamento do corpo, mas também vivenciar uma sensação de bem-estar espiritual, psicológico e social. Ter um corpo saudável valorizando o estilo de vida faz parte do mundo moderno. A atividade física, principalmente o exercício, o esporte aumenta o rendimento das pessoas que está associado com a melhora na eficiência de todas as células do corpo. Essa eficiência é geralmente vista como um atributo desejável e positivo para a saúde.
    Para refletir: Quem Planeja sua vida? Você, as outras pessoas ou as circunstâncias?”
    Faça uma auto avaliação dos aspectos relacionados á saúde e ao condiciona- mento físico como: Hábitos saudáveis (não fumar, controlar a alimentação, descansar regularmente). E o que precisa corrigir, como: inatividade física, alto índice de estresse emocional, dificuldade em relacionar-se com as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Alfeu, você deu uma aula sobre atividade física!
      Condição especial para a manutenção da saúde é a realização de exercícios físicos amigo!!

      Além de nos deixar com o humor elevado, também é um ótimo "socializador". Praticar esportes só, ou em grupo ,faz muito bem para a saúde emocional e física!!
      É por isso que um planejamento é essencial para começar a incidir até mesmo nas crianças, desde a infância, a importância da atividade física e da alimentação correta! :)
      Assim, se tornarão adultos muito mais conscientes e saudáveis!

      Agradeço a sua participação amigo!
      Abraços e ótima quarta-feira e restinho de semana! :)

      Excluir
  6. Ótima dica, Adriana. Que sirva de alerta. Eu nunca acreditei nisso e lamento que muita gente tente enganar os outros pra ganhar dinheiro, mas mau-caráter é o que mais tem por aí. bjs e boa quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito obrigada pela presença amigo querido!
      Sabe, sempre encontro poetisas e blogueiros que mencionam você nas redes! Seja pela simpatia e pelo cavalheirismo:) A Van e a Bia Hain são suas fãs, assim como eu! :))))

      Com certeza a demonstração do Dixon é um ótimo alerta! A verdade TEM QUE PREVALECER ACIMA DE TUDO! O engodo mascara a verdadeira intenção de determinados medicamentos! A vida saudável tem que ser de maneira natural.. mesmo que seja difícil, mas não é impossível!!!

      Obrigada amigo!
      Beijos e uma quinta-feira igualmente maravilhosa!

      Excluir
  7. Drica, eu já imaginava que isso não fazia milagre, pena que há pessoas que acreditam. O melhor mesmo é seguir o caminho mais saudável. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbie, com certeza querida!
      Não existe milagre instantâneo... Tudo é fruto de uma longa caminhada de exercícios e mudança na alimentação! Exige, acima de tudo, comprometimento!
      Beijos e obrigada pelo carinho sempre presente bonequinha! :))))
      Boa quinta-feira!

      Excluir
  8. Adriana, ótima esta matéria, sabe as pessoas enganam muito, oferecendo dietas e produtos que fazem milagre e na verdade isto não existe, estou precisando perder alguns quilinhos, mas não é fácil tem que ter muita determinação, mas vou te falar que coisa esta fotos e de impressionar, dá para enganar mesmo, mas tudo que é oferecido como sendo muito fácil é preciso correr, por que algo tem, ou é mentira ou vai ser prejudicial, forte abraço querida e parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, boa tarde de feriado minha querida! :))))
      Ah, a matéria é mesmo interessante não é?
      O rapaz se propôs a quebrar dogmas utilizadas pelas grandes corporações que querem vender produtos milagrosos!
      Com certeza o que é mais importante somos nós e precisamos saber distinguir o que é verdadeiro do engodo!
      A saúde conquistada de uma forma saudável é para sempre! :)))

      Cristina, muito obrigada por sua presença querida!
      Beijos grandes e um fim de semana de feriado maravilhoso!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.