VÁ DE BIKE, VAI NA BOA E SEJA FELIZ!







Eis o registro fotográfico de quem adora pedalar! Mas por que motivo é tão bom andar de bicicleta? Ora, porque o ciclismo é uma atividade perfeita para ficar em forma. Eu garanto!  O ciclismo é um dos poucos exercícios capazes de oferecer um bom treino aeróbico,  cardiovascular e,  ao mesmo tempo,   tonificar  e fortalecer os músculos. Embora os músculos das pernas trabalhem arduamente para aguentar o esforço de pedalar, o ciclismo vai fortalecer, tonificar e tornear todo o corpo.  Além de construir capacidade aeróbica, é claro! É ou não é um exercício perfeito?

Andar de bicicleta, faz subir o ritmo cardíaco. O  coração e os pulmões, têm de trabalhar arduamente para fornecer oxigênio aos músculos, tornando-lhes assim possível aguentar o esforço de pedalar. Quanto mais treino aeróbico, ou cárdio, fizer, mais saudável fica e mais eficiente o seu corpo se torna no fornecimento de oxigênio aos músculos. O exercício aeróbico regular, combinado com uma alimentação saudável e equilibrada, pode ajudá-lo a controlar o peso, a reduzir gordura corporal, a fortalecer o coração e  os vasos sanguíneos, a melhorar a circulação e até a baixar a pressão arterial.  E além disso tudo, desenvolve a capacidade muscular. Veja com mais riqueza de detalhes, tudo o que é trabalhado em seu corpo durante sua voltinha de bike:

Benefício para o corpo

Existe a ideia errada de que o ciclismo apenas trabalha os músculos das pernas e não os outros grupos musculares. Mas vou desmistificar este mito AGORAA ação de pedalar fortalece e tonifica os músculos da barriga das pernas e das coxas, mas outros músculos do tronco e dos braços têm também de trabalhar arduamente. A posição do corpo na bicicleta à medida que se pedala , oferece uma plataforma para se trabalhar os músculos do core. Estes são os músculos que suportam a coluna. Além das Fibras musculares de contração rápida e lenta trabalharem bastante! Vou explicar melhor: Os músculos consistem de dois tipos de fibras musculares: as de contração lenta e as de contração rápida. Todos os músculos do nosso corpo são constituídos por uma quantidade geneticamente determinada de ambas. As fibras musculares de contração lenta são mais abundantes e sustentam os esforços constantes e regulares, tais como o ciclismo de baixa a média intensidade, a corrida ou as caminhadas. 

As fibras musculares de contração rápida, sustentam explosões de esforço de alta intensidade que só podem ser mantidas durante curtos períodos de tempo, tais como o sprint ou o levantamento de pesos. As fibras musculares de contração rápida são mais espessas do que as de contração lenta. Por isso o trabalho dirigido a elas pode ajudar a dar aos músculos uma maior forma e definição. O ciclismo tonifica os músculos,  mas, como está equilibrado com um forte trabalho aeróbico, não vai construir volume muscular excessivo. O estímulo do máximo número possível de fibras musculares de contração rápida durante uma sessão de ciclismo tem um benefício adicional: aumenta a taxa de metabolismo, aumentando assim o número de calorias que queima, mesmo quando não estamos  praticando o  exercício físico. Conheça com mais detalhes  os tipos de fibras musculares trabalhados:

TRÊS TIPOS DE FIBRAS. O músculo é composto basicamente por três tipos de fibras musculares classificados pela VELOCIDADE de resposta de contração: Tipo I (fibras de contração lenta), Tipo IIa (fibras de contração rápida) e Tipo IIb (fibras de contração rápida).
 
fibras de contração lenta
FIBRAS MUSCULARES TIPO I (CONTRAÇÃO LENTA). Este tipo de fibra possui resposta de contração lenta, é mais avermelhada (escura), pois possui maior número de capilares sangüíneos o que proporciona ao músculo maior suprimento de sangue e, conseqüentemente, de oxigênio. Apresenta também grande quantidade de mitocôndrias que são o "pulmão" da célula, responsáveis pela "respiração" celular, ou seja, usam o oxigênio para obter energia.
São fibras pequenas, com pouca capacidade de hipertrofiar, ou seja, de ganhar volume muscular. São resistentes à fadiga, pois possuem metabolismo predominantemente aeróbico (dependem de oxigênio para gerar energia), por isso respondem às atividades de longa distância. Os maratonistas apresentam predominância desse tipo de fibra.
 

FIBRAS MUSCULARES TIPO IIA (CONTRAÇÃO RÁPIDA). São fibras que apresentam rápida velocidade de contração. São mais pálidas que as fibras de contração lenta (Tipo I), pois possuem menor número de capilares sangüíneos apresentando, assim, menor suprimento de oxigênio. Apesar dessa característica possuem boa capacidade de metabolismo aeróbico fadigando menos que as fibras tipo IIb (contração rápida também).Sua capacidade de produzir energia utilizando oxigênio é inferior se COMPARADA às fibras de contração lenta. Porém, podem melhorar consideravelmente com o estímulo de contração, além de possuir metabolismo anaeróbico de média duração, ou seja, produzem energia mesmo sem a presença de oxigênio.
Fibras Musculares de contração rápida
Sendo assim, são fibras de características intermediárias que possuem grande capacidade de hipertrofia, isto é, ganham mais massa comparado às fibras musculares tipo IIb, porém apresentam menor capacidade de produzir força muscular. Essa fibra é mais desenvolvida em indivíduos que aparentam possuir maior volume de massa muscular, como por exemplo, os fisiculturistas.

FIBRAS MUSCULARES TIPO IIB (CONTRAÇÃO RÁPIDA). Essas fibras são mais pálidas que as fibras Tipo IIa pois possuem um número ainda menor de capilares sangüíneos e assim um suprimento sangüíneo ainda mais pobre que as anteriores, o que caracteriza um metabolismo predominantemente anaeróbico.

Fibras de Corredores
Elas são recrutadas em atividades que necessitam o uso de maior força muscular e por isso desenvolvem maior força numa única contração, porém são mais suscetíveis à fadiga. Ganham volume, aumentam facilmente de tamanho, mas se "cansam" rapidamente. São maiores que as fibras musculares de contração lenta (Tipo I). São predominantes em atletas que praticam atividades de grande potência num curto período de tempo, como corredores de 100 m.

Pois então amigos, foi interessante saber que  andar de bike deixa os nossos músculos mais tonificados. E no corpo inteirinho!  E ainda tem mais:  Mesmo depois  de você dar a sua pedalada habitual e parar, as calorias continuam sendo queimadas em virtude desse exercício. Não é maravilhoso? VIVA, AMAMOS ANDAR  DE BIKE!!! rsrs

Além do mais,  andar de bicicleta  nos remete  às gostosas  brincadeira da infância, quando aprendemos a dar a primeira volta, ainda com as rodinhas! :)  Pedalar é uma atividade aeróbica completa, que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, e em diversos lugares: na rua, no parque, na areia da praia, na montanha... Se feita no mínimo três vezes por semana, durante cerca de 30 minutos, ainda é tiro e queda para fugir do sedentarismo, emagrecer, tonificar os músculos, prevenir e controlar doenças como diabetes e hipertensão, expulsar o colesterol ruim e fortalecer a condição cardiorrespiratória (coração e pulmão). Isso sem contar com a deliciosa sensação de liberdade que você tem quando está sentada em uma "magrela." “Pedalar é ótimo antídoto para acabar com o estresse, o mau humor e a ansiedade”, fala Fernando Sales, que é ciclista profissional e presidente da Fernando Sales Assessoria Esportiva (SP). É por essas e outras que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso da bike como uma das saídas para melhorar a saúde pública mundial. O órgão enfatiza que os ciclistas não só se beneficiam como também “aumentam a interação social, o lazer, reduzem a violência, o tráfego urbano e a poluição”.

Benefícios de pedalar

Afine e fique firme!
A bicicleta tonifica, em um único movimento, barriga, bumbum e pernas. A atividade ainda está no grupo das que mais emagrece. Pedalar, até mesmo em um ritmo de passeio, manda para o espaço de 400 a 800 calorias por hora. Mas, se você precisa afinar para ontem, tem que encarar o pedal no mínimo três vezes por semana, durante uma hora e com a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) entre 70% e 80%, que é o percentual para a queima de gordura. Para saber qual é a sua FCM: subtraia a idade de 220 Batimentos Por Minuto (BPM) – que é o máximo que qualquer pessoa pode atingir – e multiplique o resultado por 70%. Por exemplo, uma pessoa de 30 anos: 220-30 = 190/190 x 70% = 133 BPM. Isso quer dizer que seu coração tem que bater 133 vezes em um minuto de atividade. Para captar os batimentos cardíacos, utilize um frequencímetro (monitor cardíaco).

Regras básicas para pedalar na boa e em segurança:
Antes de pedalar na rua, sozinha ou em grupo, você precisa aprender as três regras básicas da modalidade: girar, mudar a marcha e frear. O giro deve ser feito com toda a amplitude da perna. É importante flexionar um dos joelhos e com a planta do pé bem apoiada no pedal fazer um movimento circular. Enquanto um joelho é flexionado, o outro está estendido e assim por diante. Para mudar de marcha, use uma dose de leveza. “É comum encontrar ciclistas que fazem uma força enorme no pedal. isso é errado”, alerta Aulus sellmer, diretor técnico da Assessoria esportiva 4any1 (SP). impulsione a bike antes da mudança e não durante a troca. Também fique atenta ao freio. “O dianteiro, acionado pela mão esquerda, é o que oferece maior poder de frenagem. Mas nunca use-o sozinho, pois você pode derrapar e até perder o controle”, avisa Aulus. utilize sempre os dois freios e vá parando aos poucos. Use  também os acessórios e os equipamentos necessários  de segurança. Veja quais são:

equipamentos de segurança da bike
 
Saiba qual bicicleta escolher:
 Foi-se o tempo em que elas eram todas iguais. Hoje há modelos para diversos fins. A bicicleta mais comum e indicada para iniciantes é a mountain bike (MtB). “ela leva a vantagem de ser mais segura e cômoda. As principais características são o guidão reto ou curvo para cima, pneus grossos, que oferecem mais controle, e um câmbio que é adaptável a qualquer tipo de terreno”, explica Aulus. A MtB é mais versátil, se adapta a qualquer terreno, mas é muito lenta para o asfalto. 


mountain bike


Quem quer virar um expert de estrada deve optar pela speed. “ela é como um carro de F1: tem pneus e rodas mais estreitos e marchas que fazem você andar muito mais rápido”, informa Fernando Sales. Só que esse tipo só anda em asfalto ou estrada, não sendo possível pedalar com ele na terra ou na grama, por exemplo.

speed bike



Então, já está convencido que andar de bike é tudo de bom? Ainda não? Puxa, você é difícil de convencer hem? Mas as TOP 10 BENEFÍCIOS RÁPIDOS  E IMEDIATOS, vão te seduzir:

1. Melhora a saúde

2. Tonifica as curvas
Para quem quer trabalhar quadríceps (musculatura posterior de coxa),panturrilha, glúteos, abdômen ou extensores de coluna, este é o esporte certo.

3. Engrossa as pernas
É possível sim engrossar a pernas andando de bicicleta, mas isso depende da carga que se aplica durante a pedalada.

4. Ajuda a emagrecer
Andar de bicicleta também pode ajudar na batalha contra a balança. Como é considerada uma atividade aeróbica,  se a pessoa andar, em média, 1h por dia e associar uma alimentação saudável, com certeza essa  terá a redução de peso.

5. Economiza quando se vai ao  trabalho pedalando
Se a pessoa não morar muito longe, pode ir trabalhar pedalando. Escolha uma bike adequada para o seu tipo físico e necessidades principais.Também se lembre de ter sempre por perto um bom cadeado para prender a bicicleta em locais públicos e estacionamentos privados.

bicicleta

6. Bike e metrô podem ser aliados
Em São Paulo, alguns metrôs possuem estacionamento para bikes, facilitando assim o usuário de pedalar, estacionar e depois seguir seu caminho pelo metrô ou ônibus. O metrô também permite o transporte da bike em suas estações em todos os dias da semana, em horários determinados. Aqui em Vitória-ES, existe um ônibus que faz o transporte de bicicletas pela terceira ponte, de Vila Velha a Vitória e vice-versa. Trata-se do projeto Bike GV. 

7. Andar de bike é mais barato
Andar de bicicleta pode ser até seis vezes mais econômico do que andar de carro e três vezes mais barato que o ônibus, segundo a conclusão do engenheiro Marcelo Daniel Coelho do Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

8. Minimiza as emissões de gases de efeito estufa
Andar de bicicleta não exige motores, nem emite gases ofensivos ao meio ambiente. A única energia usada é a do seu próprio corpo.

9. Sensação de liberdade
Ir e vir de bicicleta não prende a pessoa com cintos, muito menos em trânsitos quilométricos. É possível só dar uma voltinha na praça, como também atravessar a cidade e conhecer pessoas novas. Quem pedala todos os dia um pouco, nem que seja pequenas distâncias, está sempre bem disposta, com energia renovada. Por ser quase uma extensão do corpo, a bike humaniza as pessoas e faz com que elas enxerguem os próprios limites. Assim, acabam respeitando mais os limites das outras pessoas.

10. Permite conhecer novos lugares e pessoas
Apostar nas pedaladas permite conhecer novos lugares e pessoas. É possível aproveitar uma volta na praça, assim como se arriscar a uma nova aventura na cidade. A dica pra quem quer começar, é apostar nos grupos de bike. Que tal?

Bem amigos, Se eu não convenci, eu  juro que  tentei! rsrs  E fica aqui mais o registro final de quem adora pedalar uma bike e vive uma vida bem feliz com a ajuda  e a companhia dela! Beijos!!! :)))))))

Vou de bike
Imagens: Google imagens e arquivo pessoal 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

39 comentários:

  1. Olá Adriana,
    Parabéns pela matéria, não tenho carro e nem moto só ando na minha magrela e aprendi a andar de bicicleta muito novo e claro que como a maioria dos ciclistas, depois de alguns anos, notei que fazia muita coisa errada, tais como contra mão, calçada, entre muitas outras barbaridades. Ciclista é aquele cara, que anda na mão correta, respeita a sinalização (até mesmo os sinais fechados), evita ao máximo andar nas calçadas, e quando está numa ciclovia se comporta como deve, com cuidado, atenção e lembrando que transeuntes desligados podem cruzar seu caminho a qualquer momento achando que aquilo é simplesmente uma calçada. Já o bicicleteiro, anda pela contramão ou pela mão, não tá nem aí se existe sinal, se tem pedestre, ou qualquer outro tipo de ser andante no mundo. O ciclista você reconhece de longe, o cara trata a magrela com fino trato, pedala com classe, desliza no asfalto, é suave. Já o bicileteiro não pedala, pisa no pedal. Jogando o joelho no queixo ou fazendo um rebolado com a ponta dos pés no pedal, ou seja, não se toca que existe tamanho correto de bicicleta e regulagem correta de alturas de guidão e selim (o tal desconhecido da classe – bike fit). Resumindo: ciclista usa capacete de forma correta, bicicleteiro, quando usa capacete, ou coloca ele virado ao contrário ou torto na cabeça. Para identificar um bicicleteiro crônico, basta olhar suas batatas das pernas, uma delas estará marcada de graxa. Brincadeiras a parte, ser ciclista é saber se colocar no seu lugar no trânsito, é saber que você não é um intruso, mas também não é o dono, é apenas mais um no organismo, respeite seus direitos para que os outros possam ter seus deveres, se cada um fizer sua parte, poderemos um dia ter a liberdade tão desejada de trafegar com nossas pretinhas, branquinhas, vermelhinhas por qualquer parte da cidade, inclusive no centro (sonho de consumo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alfeu, fico satisfeitíssima que tenha gostado!
      Eu particularmente fiquei muito feliz em escrever e compartilhar este artigo!
      Adoro andar de bicicleta e a cada post, descubro maravilhas sobre este ótimo esporte!

      Você fez um excelente descrição de que é ciclista de verdade amigo! Adorei, pois apontou as prioridades de como se deve circular nas ruas ou nas vias próprias para ciclistas, sempre respeitando o direito alheio! Ah, os bicicleteiros são mesmo muito descuidados ...rsrs Mas creio que eles também vão se adaptar aos novos tempos e se comportarem como devem nas vias e ciclovias! Afinal é para a segurança dos pedestres e do próprio ciclista, que devem seguir as normas de recomendação no trânsito e assim, evitar acidentes!

      Hahaha adorei saber também que bicicleteiro tem a panturrilha marcada de graxa...kkkkkk Agora vou saber corretamente quem é o ciclista de verdade e quem é bicicleteiro!!!
      Eu até passei as dicas de como se deve pedalar, o movimento certo e também como os freios devem ser acionados... Tudo com leveza e sabedoria! Nada de movimentos bruscos ou atabalhoados!!

      E isso aí amigo! Vamos tentar sempre ser verdadeiros ciclistas, respeitando quem chega e quem vai! Assim o trânsito será muito melhor para todos nós!!
      Obrigada pela ótima descrição em seu comentário Alfeu! Arrasou!!
      Abraços e um ótimo princípio de semana!

      Excluir
  2. Oi Adriana!!!

    Este é um dos esportes que mais gosto também. Pedalar é tudo de bom!!! Desde de criança eu sempre amei pedalar, chegava do "Jardim da Infância" pegava minha bicicletinha e saia correndo em volta da casa pedalando e cantando todas as musiquinhas que aprendia na escola. Realmente adoro. Muito bacana seu post. Que linda você e sua bike!!!
    Uma semana repleta de alegria e esporte!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, boa tarde querida!
      Tudo bem com você? :)))

      Creio que andar de bike seja uma unanimidade! Poucas pessoas não aprenderam na infância não é?
      Ah, que gracinha você pequenininha pedalando depois do jardim e ainda cantando as canções de ciranda, cirandinha....rsrs Muito fofa!
      Eu também adorava! Tanto que até ganhei uma bike em um concurso de redação quando tinha 9 anos de idade! Era uma autêntica berlineta, linda!!!
      Qualquer dia desses conto aqui essa estória...hehehe
      Dois anos depois, em outro concurso de redação, ganhei um livro! Ah, outra paixão!!!
      Mas a bicicleta foi o que mais me marcou! E até hoje ainda sou apaixonada pela magrelinha!

      Agradeço seu carinho Bia, você é sempre muito gentil e carinhosa!!
      Tenha igualmente uma semana repleta de alegrias e também de boas e revigorantes pedaladas!!!
      Beijinhos!! ♥

      Excluir
  3. Atualmente eu não pedalo nas ruas, só na minha bike paradinho aqui no minha varanda, (na ergométrica) e nem por isso deixei de praticar.
    Fundamental as caminhadas e as pedaladas.
    Valeu pelo compartilhamento.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz, boa tarde! Obrigada por sua participação!
      Mas a bicicleta ergométrica consegue fazer o mesmo efeito da móvel!
      Inclusive você pode até aumentar mais a carga, para ficar mais pesadão, e assim exercitar as pernas com maior entusiasmo! Quem sabe até simular uma inclinação? rsrs Aí, sim, vai ficar bem sarado!

      A bicicleta ergométrica, tem a vantagem de não exigir nenhuma atenção no trânsito, ao contrário das móveis, onde o ciclista tem que estar muito concentrado em seu trajeto e também seguir todas as normas de segurança e de trânsito urbano, para não ocorrer acidentes!

      É isso aí amigo, o importante é não deixar de praticar atividade física, seja ela qual for, tudo faz um bem imenso para a saúde!
      Abração e uma excelente semana! :)))

      Excluir
  4. Este é, literalmente um blog saudável, dicas bacanas da amiga Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Voz do Povo! Que legal!
      Muito obrigada pela referência e compartilhamento do artigo amigo!
      Você sempre me apoiando em todas as formas!
      Agradeço o carinho Damião!
      E vamos em frente sempre, cuidando das nossas respectivas saúde e de todo mundo que quiser ter uma vida melhor!! Pedalar é preciso!! :))))

      Tenha uma semana maravilhosa!
      Abraços!!

      Excluir
  5. Este post é um massacre...
    Uma afronta! rsrsrsrs
    Tem tudo de bom: aulas, dicas, paisagens lindas e uma linda amiga. rsrs
    Isso não é justo!!!! rsrsrs

    Ta certo...
    Sabe, roubaram a minha. Entraram no bicicletário e já era.
    To pensando em comprar uma elétrica. Usar como meio de transporte.
    Dá para alternar os sistemas, na ida/volta para o trabalho.
    Tô pensando...
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, eu que agradeço palavras tão empolgantes querida!
      Nossa, fazia um tempinho que você não vinha navegar por aqui né?
      Sempre sinto saudades!!

      Ah, imagina! Aqui tem dicas simples para praticar a maior quantidade possível de exercícios ...rsrsrs Eu que gosto de dar uma amplificada no tema, falando também nos músculos que são mais trabalhados quando pedalamos! É que existe por aí ,uma falsa ideia,de que os ciclistas só trabalham os músculos das pernas, quando na verdade tonifica os músculos do corpo inteiro! :)) É claro que as pernas ficam mais "turbinadas" pois aí o esforço é mais contumaz! Mas o coração, que é um super músculo, também fica turbinado!!! hehe

      Amiga, não acredito que também já roubaram uma bike sua...
      Que triste! :( Minha irmã caçula também já passou por este mal estar em plena Universidade Federal, a Ufes, daqui de Vitória! Foi à aula de bike e ficou a pé! Os larápios não perdoam mesmo!

      Comprar uma elétrica é uma ótima ideia, principalmente se você for ao trabalho com ela ou tiver que percorrer grandes distâncias em um trânsito mais caótico!
      Lembro-me que aí em Brasília, há mais ou menos 25 anos atrás, tudo era tranquilo e dava para pedalar nos eixos e avenidas como a L2 e adjacências, entre os blocos residenciais!
      Mas agora tudo deve estar muito mudado e saturado!
      E se for muito longe para ir ao trabalho, uma bike normal, tem a desvantagem de a gente chegar mais cansada e suada. O ideal é se tiver um local para banho, no trabalho, antes de pegar no batente! Caso contrário, a elétrica realmente é mais conveniente! :)))) Assim, o esforço é mínimo e não dá para cansar muito! Sem contar que será um carro a menos na rua né amiga? Pensa bem, e se precisar trocar mais figurinhas sobre esse assunto, não exite em perguntar tá? Vamos nos adaptando e colocando os prós e contras! Vai depender de uma série de fatores! Mas para a saúde, com certeza, a bike normal, é mais recomendada, pois se une o útil ao agradável: exercícios todos os dias antes de ir e depois voltar do trabalho! Tem coisa melhor? :))))

      Beijão amiga e vamos que vamos nessa de bike na boa!!
      Tenha uma semana maravilhosa!




      Excluir
  6. Olá, Adriana!

    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer sua visita ao meu humilde bloguezinho e também pelas gentis palavras. Muito obrigado! :)

    Bom, vamos lá: pedalar, andar de bicicleta, dar uma volta de bike, seja lá a expressão que se usa, é muito bom mesmo. Eu gosto pratico atividades físicas constantemente ( no momento estou afastado por conta de um torção no tornozelo que, felizmente, não foi grave e já estou praticamente recuperado) e a bicicleta na academia eu não abro mão - ao menos 30 minutos. Eu gostaria muito de pedalar ao ar livre mesmo, mas em uma cidade com tráfego intenso e insano como Salvador isso é quase inviável, apesar de haver espaços (ainda reduzidos) com ciclovias sobretudo na orla da cidade.

    Os benefícios, porém, são inegáveis e estão todos aí elencados em sua postagem. Um sonho, ainda distante: a bicicleta como alternativa de transporte nas grandes cidades, ao invés de carros e ônibus poluidores e estressantes. Eu iria de bom grado pedalando para o trabalho, porém a infra-estrutura da cidade não permite e ainda há a questão da segurança...

    Enfim, como cantava Freddie Mercury, "I want to ride my bicycle". :)

    Um abraço e uma ótima semana de pedaladas e muita saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime, boa noite!
      Eu que agradeço! É sempre muito gratificante conhecer novos amigos!
      E seu blog é excelente! Um espaço digno de chegar e permanecer por horas!

      Ah, Salvador também já tem problemas de tráfego intenso? Nossa, deve ser o mal deste século hem? Trânsito congestionado em todas as grandes cidades do Brasil!
      Agora você imagine Vitória, capital do ES, que é uma ilha bem pequena! Tudo aqui é mais do que congestionado e a bicicleta está se tornando uma alternativa para ir ao trabalho! Quem vai de bike chega bem antes do que de automóvel! hehehe Que ironia não é?

      Lamento pelo seu tornozelo! Dói demais né? Já torci andando na rua..rsrs Tinha um buraco no meio do caminho, no meio do caminho tinha um buraco e não vi: resultado- caí!!! kkkkk Mas me recuperei bem e hoje nada mais sinto! Você nem vai se lembrar daqui há alguns dias! Tenho certeza! Mas tem que se cuidar! :))))

      Eu sou praticante do ciclismo por lazer e como opção de atividade física para tirar o estresse, assim como a hidroginástica! É mesmo uma mão na roda! A sensação de liberdade é incrível, mas todo cuidado é pouco! Realmente em grandes cidades, pedalar de noite e até de dia,está se tornando perigoso demais! Mas quem sabe tudo isso não possa ser resolvido a contento? Políticas públicas e principalmente, boas intenções, são fundamentais para assegurar a saúde e o bem-estar das pessoas que quiserem optar por este meio de transporte que não polui e só faz bem!

      Veja só, a canção do Queen poderia ser o vídeo do post...Perfeita! Eu também quero montar na minha bicicleta!! :)))
      Agradeço muio sua presença tá?
      Tenha igualmente uma semana maravilhosa e assegure que seu tornozelo seja bem cuidado!
      Abração!! :)))

      Excluir
  7. São informações perfeitas e estimulantes à prática desse exercício delicioso, que é pedalar ao ar livre :) parabés pela informações e que tiremos proveito delas, pois pedalar ajuda tanto a nossa saúde bem como preserva o meio ambiente quando deixamos o uso do carro e fazemos pequenas deslocações de bicicleta :) pois não polui :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Carlos! Seja muito bem-vindo também aqui no blog!
      Legal ter sua presença aqui!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo da bike! já escrevi dois sobre a arte de pedalar, desde que iniciei o blog, há quase três anos atrás! E o mais incrível é que o assunto nunca se torna repetitivo, porque a cada ano,sempre aparece uma nova descoberta que torna o assunto mais empolgante!

      Espero que possamos usufruir desta atividade física sempre e tirar o máximo proveito de se aventurar pelas ruas e parques, na companhia de uma "magrela" bem ágil!
      Um grande abraço e uma semana excelente!
      Obrigada por participar! :)))))

      Excluir
  8. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Minha querida amiga, tem algo errado ai, o correto não é de Táxi, a Angélica vai lhe processar... rsrsrsrsrsr... É sempre bom começar com um pouco de humor... :)))
    Mais uma excelente matéria, minha querida amiga, são muitos os benefícios da bike e você os descreve muito bem, adorei!!!
    Já andei muito de bike, por um bom tempo foi o meu meio de transporte, mas hoje ela já está aposentada... a minha atual é muito sem graça, não tem rodas e nem sai do lugar, confesso que uso muito pouco, ela cedeu a vez para a esteira, acho mais divertida e causa menos problema na minha coluna problemática... hoje as voltas pela cidade ou são de carro ou a pé. Minha cidade é bem pequena e bem plana, dá para ir a pé a quase todo lugar, caminhar aqui é muito fácil e gostoso.
    Parabéns minha querida amiga, este é mais um grande incentivo para que todos pratiquem exercícios, sempre tem alguma coisa que anima os mais ociosos... Como você cita, a bike une o útil ao agradável, além dos exercícios, temos os passeios agradáveis e ainda pode-se ouvir uma boa música pelo percurso.
    Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, meu honrado e querido amigo! Boa tarde! :)))

      kkkkkkk Você tem toda razão! A Angélica vai querer receber os direitos autorais aqui do blog...kkkkkkkk Ainda bem que no meu caso, eu vou só de bike mesmo!!! A corrida de Táxi aqui em Vitória está um escândalo! Então, para economizar, pego minha "magrela" e saio por aí só sentindo o ventinho no rosto, na certeza de economizei bastante....hehehe
      E a vida é assim né meu amigo? Mesmo que as coisas estejam dando errado naquele dia, manter o bom humor é fundamental! Hoje foi o dia de eu exercitar o meu autocontrole amigo. Sabe, vou até desabafar com você, afinal, aqui no blog, é um espaço para os amigos contarem de tudo um pouco de nossas vidas! Momentos felizes, mas também os não tão bons assim...

      Hoje o meu dia era para ser um azedume só! Nossa, como é difícil conviver com pessoas amigo! Tem momentos que parece que elas gostam mesmo é de implicar e arranjar confusão sem razão nenhuma... Difícil demais de lidar! Acredita que na minha aula matinal de hidroginástica, uma aluna da turma anterior, das 6 da manhã, ao me ver vestida e composta com meu maiô e touca de natação, ambos na cor rosa pink, pois são combinadinhos (os mesmos que ilustraram o meu post de hidroginástica) começou a implicar dizendo que a touca que eu estava usando, poderia ser a que ela tinha acabado de perder? Pode uma coisa dessas? Nossa amigo, aquilo me enfureceu a tal ponto. Eu precisei me controlar muito para não sair do sério e perder a compostura! ( Fazer um barraco daqueles mesmo) Mas na hora respirei fundo e disse, com ar blasé, que ela estava muito enganada, que aquela touca ( na minha cabeça) sempre fora minha. E logo em seguida, ela encontrou a touca dela dentro da caixa de espaguetes da piscina e nem teve a coragem de me encarar, pedir desculpas. Apenas limitou-se a sair de fininho, com o rabinho entre as pernas. Todos ficaram horrorizados com a atitude dela! E as meninas ficaram ainda mais estarrecidas com a minha calma naquela hora ...kkkkkkk A maioria disse, que se fossem com elas ,estariam rolando no chão brigando e puxando os cabelos...kkkkkkkk Até pensei em retrucar na hora, mas de que adianta né amigo? Tem pessoas que já acordam com vontade de brigar com o mundo e eu não seria uma vítima dela! Sempre leio os seus belos posts em seu blog e por isso, minha mente está bem trabalhada para pensar muito antes de agir!

      Ah, mas ainda bem que eu pratico bastante ciclismo, corridas e exercícios que me mantém serena! Ajuda muito nesta hora! E você amigo, tenho certeza que os exercícios que pratica na bicicleta ergométrica, são maravilhosos para manter a musculatura em dia e também mais calmo para enfrentar o dia a dia não é mesmo? Andar de bike, seja ela móvel ou estática, é excelente! Viu como os músculos do corpo inteirinho ficam bem treinados? Até aprendi mais sobre os músculos preparando esse post! Tudo é trabalhado de forma harmoniosa e equilibrada! Cada vez gosto mais da minha bike amigo querido!! :))))

      Peço desculpas pelo desabafo...kkkkkk Mas é para mostrar que a vida da gente nem sempre é um mar de rosas não é? No trabalho então, nem se fala! rsrs
      E o que importa é jamais perder o bom humor, em qualquer circunstância de nossas vidas!
      Abração amigo e muito obrigada por sua presença sempre tão motivante!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!! :)))))))))

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!! :))))
      Ahahahahaha... pois é, minha querida amiga, o bom humor sempre ajuda muito e é fundamental para ajudar nos maus momentos. Você está bem melhor que a Angélica, ela vai de táxi, não pratica exercício nenhum e ainda deve gastar horrores com as corridas... ou será que ela usa o táxi do Luciano?... ai quem fica com o prejuízo é ele... rsrsrsrsrsrsrs...
      Minha querida amiga, fique sempre muito a vontade quando precisar desabafar, isso faz bem e ajuda muito eliminar os aborrecimentos. Infelizmente existem pessoas que estão sempre prontas a causar desconforto para os outros, acho que isso é provação que temos que passar, certas coisa não tem uma explicação lógica, são coisas sem pé e sem cabeça, como este caso que aconteceu com você. No meu entendimento são pessoas de alma pobre, os barraqueiros de plantão, tem por toda parte e sempre topamos com algum para tentar nos tirar do sério e nos causar aborrecimentos, como dizem os mais jovens "os sem noção". Você fez muito bem em não ter entrado na dela, não ter aceitado a provocação, isso só lhe causaria mais desconforto e um certo arrependimento depois, nesses momentos a melhor opção é sempre agir com muita calma e sempre pensar antes de qualquer atitude. Se você aceitasse a provocação ela ficaria satisfeita por ter encontrado uma vítima e você ficaria se sentindo bem pior do que agora. Diz o ditado que quando o presente não nos pertence devemos devolvê-lo intacto ao dono, ela que continue com sua amargura e engula os seus despropósitos... Sua reação foi ótima, é isso, nunca aceitar o que não nos pertence...
      Verdade, minha querida amiga, a vida nunca será um mar de rosas, temos também os espinhos, mas se a gente cuidar bem de nosso jardim as rosas sempre florescerão e os espinhos serão suportáveis, os encantos das flores anulam o azedume dos espinhos.
      Sim, os músculos agradecem a prática de exercícios e a bike é um dos melhores para esta finalidade, os músculos ficam bem treinados e preparados para enfrentar o dia a dia.
      Acertei começando o comentário anterior com bom humor, ele sempre anula um pouco dos azedumes da vida.
      Valeu minha querida amiga, tenha também uma semana maravilhosa e feliz!!! :)))))))))
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Oi meu querido amigo Luis!
      Tenho certeza que a Angélica deve usar o táxi do Luciano...kkkkk Assim ela poupa o dinheirinho dela e gasta só o combustível do marido...kkkkkk

      Pois é, acabei usando os comentários para desabafar um pouquinho!
      Ainda bem que você tem paciência comigo...rsrsrs
      Mas foi por pouco viu? Eu fiquei no meu limite! Creio que ainda preciso me preparar melhor para momentos como este ,pois nunca se sabe quem a gente pode topar no dia de amanhã!
      Mas nada como um dia após o outro amigo! Hoje está tudo bem, até agora!!!
      Ah, também tenho pena das pessoas com um azedume exagerado a qualquer hora do dia! E como você frisou muito bem, são os de espírito pobre ou os atuais "sem noção" hehehe Adorei o ditado e seguirei à RISCA, agora mais do que antes!!!
      Porque a vida é para ser vivida emocionalmente, encantadoramente!! :))))

      Ah, e como acertou amigo, foi o seu comentário que aliviou a raiva que eu guardei dentro de mim por não ter reagido! Mas ainda bem que fiz o certo! Ufa!! rsrs
      E agora, vamos sempre sorrindo, vivendo sempre bem e esperando o melhor de todos não é mesmo?
      Abraços e muito, muito obrigada!
      É sempre maravilhoso!!
      Lindo restante de semana!! :))))))

      Excluir
    4. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Ahahahahahahaha... Ela passeia e o Luciano fica com a conta... é por isso que ela só vai de táxi... rsrsrsrsrsrsrs...
      Minha querida amiga, passei para ver como você está, pela resposta vi que está ótima, que bom!!! Fique sempre muito a vontade quando precisar, amigos são também para essas horas, aliás, para todas as horas.
      Pois é, minha querida amiga, essas coisas sempre deixam a gente no limite, mas pode ter certeza que fez o correto, o melhor para você. Estas Pessoas, os "sem noção", adoram quando existe uma reação, isto é, adoram armar um barraco, ficam satisfeitos com isso... Já para nós essa reação faz muito mal, geralmente a gente fica sentindo um grande vazio por dentro e depois vem a culpa e o arrependimento por ter revidado, a melhor reação é sempre devolver o presente intacto... Na realidade temos mesmo que ter muita pena de gente assim, são pessoas amargas e vazias, quem sabe um dia eles também crescem, evoluam...
      Que bom que gostou do ditado, ele é muito sábio e verdadeiro.
      Sim, a vida é para ser vivida emocionalmente, nunca devemos perder a razão frente aos que não se desenvolveram internamente. Reze por esta pessoa, para que Deus lhe abra os olhos, isso que lhe fará muito bem... e para ela mais ainda... rsrsrsrsrs...
      Não guarde raiva de pessoas que não merecem, jogue logo no lixo, devemos sempre esvaziar a lixeira das más emoções. Você foi ótima, fez o correto, saiu por cima e pronto...
      Valeu minha querida amiga, tenha também um lindo restante de semana!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    5. Luis, ainda bem que existe um dia após o outro! rsrs
      E hoje, só tenho que comemorar! Afinal, sou muito rica porque tenho um amigo como você que me apoia em momentos difíceis e também me aconselha a sempre ponderar as decisões!
      Ah, hoje estou novinha em folha e passeando de bike mais feliz do que nunca estive!
      Obrigada sempre amigo! És mais do que especial!
      Abraços e carinhos!! :)))))))))

      Excluir
  9. Oi, Adriana!!
    Lembro de quando comecei a andar de bicicleta e roubava a dita cuja do meu irmão quando ele ia para a escola.
    Andar de bicicleta é bastante prazeiroso! Infelizmente onde eu moro, é perigoso andar de bicicleta. O trânsito não é bom e a ciclovia foi invadida por caminhantes, skatistas, patinadores... uma bagunça. Além é claro, dos pipoqueiros, carregadores de cargas e jardineira que leva os turistas para passear em torno da praia.
    Uso a bicicleta de forma recreativa com meu filho na praça, no clube...
    Lembro de um professor de educação física dizer que andar de bicicleta afinava a cintura :) Bom, né?
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luma, que bom que você também veio conferir as maravilhas que uma bike pode fazer pela gente!
      Além de ser um meio de transporte maravilhoso, não tem coisa melhor do que a sensação de liberdade em pedalar com o vento batendo no rosto, com toda a força!!! É mesmo indescritível!!!

      Você fazia suas peraltices desde pequenininha hem? rsrs Tudo por uma voltinha de bicicleta!
      Pena que onde mora, não tenha uma ciclovia mais tranquila! Aliás, é essencial para que ocorra tudo bem durante o passeio de bicicleta!
      Aqui em Vitória, a ciclovia é apenas dos ciclistas e os pedestres podem cruzar apenas na faixa de segurança devidamente sinalizada. Os skatistas e patinadores tem uma faixa própria para transitar no próprio calçadão e dividem o espaço com os pedestres. Mas mesmo assim, um sempre invade o espaço do outro e existem até "bicicleteiros" que transitam no calçadão exclusivo para os pedestres! O que falta no nosso povo ,é um pouco de educação e bom senso. Caso contrário, será difícil ter um passeio 100% saudável e livre de riscos de acidentes. Mas eu corro o risco assim mesmo!

      Menina, essa parte eu perdi na pesquisa: bicicleta também afina a cintura? Uauauuuuuu, Creio que vou precisar fazer uma complementação no post amiga! Essa informação é importantíssima!!! De extrema relevância!! :))))

      Agradeço muito por sua maravilhosa presença, pois sempre traz novidades quentíssimas para o artigo querida!
      Beijos e muito obrigada pelo carinho!
      Linda e proveitosa semana!

      Excluir
  10. Olá,querida amiga Adriana
    sim, hehehe, não precisou nem do Top10 paa me convencer que andar de bike é uma forma divertida de queimar calorias e conforme dito, realizando essa atividade com frequência também traz ,muitoooooos outros benefícios...já ando de bike, sem boa!
    Puxa, tem tanto tipos de bikes, não? A minha está meio "caidinha",e depois de ler essa bela postagem, vou comprar outra. Estou fazendo assim, caminhada um dia e no outro, um passeio de bike...uma hora por dia!Quando não dá...faço na ergométrica mesmo! Só que somente 30 minutos.
    Parabéns pela postagem, perfeita e completa...vivendo a vida bem feliz!
    Linda nas fotos!
    Boa noite, Obrigado pelo carinho, belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, muito boa tarde amigo!
      Ah, ainda bem que te convenci! Sabe, já escrevi três posts sobre os benefícios de andar de bicicleta e este eu queria caprichar ainda mais, para poder realmente angariar mais voluntários para esta prática tão saudável!

      É mesmo? Você já anda de bike sem boa? Ora, mas a andar de bike é sempre na boa! né? rsrs O título eu tive que fazer meio radical para não ficar igual aos dois anteriores do blog...kkkkk Ficou meio estranhão né? Mas foi a minha "criatividade" do momento...hehehe Nem sempre a inspiração me abraça com carinho! :))) rsrs
      Amigo, a minha atual bike foi difícil de ser escolhida! São muitos modelos, formas e tamanhos diferentes! Sabe, o que me encantou nesta foi a cor! Eu queria uma azul da cor do blog ma achei uma quase verde...rsrs Então já está bom demais para mim!

      Você está indo bem! Fico feliz que esteja praticando mesmo! Poderia até escrever um artigo no seu blog sobre as suas atividades físicas diárias. Se você topar, eu prometo que farei o possível para tentar escrever um artigo que contenha um conto ou até uma poesia ( ai minha nossa- aí vou espantar tudo e todos...hehehe) Que tal a ideia? Seria bem divertido não é? Cada blogueiro se propor a escrever algo que não é habitual, para ver o que vai dar! Aposto que teríamos muitas surpresas divertidas!! :))))

      Agradeço sempre seu carinho Felis! É mesmo incrível a maneira como se preocupa com a blogosfera e o modo com ela está se modificando! E antes que os comentários fujam de vez, podemos ir tentando encontrar meios de trazer as pessoas de volta e não deixar desistir quem está pensando em fazer nisso! De blogs fantasmas, a blogosfera já está saturada! Vamos colocar pimenta neste acarajé amigo!!! rsrs

      Beijos e um restante de semana maravilhoso! :))))
      Até mais!

      Excluir
  11. Adriana, sensacional sua postagem. Completa e inspiradora, em todos os sentidos. Você até fez despertar em mim a vontade de recomeçar, pois só andei de bicicleta na infância (rss). Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilene, boa tarde minha querida poetisa!
      Êbaaaaa! Consegui o que queria!! Viiiiva!
      Despertar a vontade escondida em você, de voltar a pegar uma bike e sair por aí, com o vento batendo no rosto, sorrindo e cantando!
      Se você aprendeu a andar de bike na infância, ainda sabe, pois uma vez que se aprende a andar de bicicleta, a gente nunca esquece!
      Então, é só descolar uma magrelinha e sair pelas ruas livre e solta!
      E os benefícios vão começar a aparecer em um prazo mínimo querida!

      Beijos e uma semana maravilhosa!
      Tomara que dê uma voltinha ainda nesta semana!! Estou torcendo!!! ♥

      Excluir
  12. Você sempre esbanjando saúde, Adriana! Pedalar é muito bom mesmo. Mas sempre em uma ciclovia ou então na mesma mão dos carros e respeitando os sinais. Pq tem muito ciclista que exige respeito mas não tá nem aí pras regras. Adorei a postagem e vc fica mt bem de ciclista. rs bjssss e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, posso afirmar com convicção amigo que minha saúde melhorou em razão da bike!
      Ela me deixou mais forte, mas segura, muito mais feliz!!! Viiiva!! :))))
      E você tem toda razão quando diz que a maioria dos ciclistas ainda não está atento às normas de trânsito! Ainda há muito o que conscientizar!
      As ciclovias deveriam ser estendidas em todas as cidades para evitar o confronto direto com os automóveis!

      Muito obrigada pela presença amigo!
      Agora, além de corredora e praticante de hidroginástica, também virei ciclista...rsrsrsrs
      Beijos e já antecipo de desejos de um belo final de semana!

      Excluir
  13. Olá querida Adriana,

    Adorava andar de bicicleta na infância. Até gostaria de voltar a praticar esta prazerosa atividade, mas nem imagino um lugar por perto para praticá-la. Teria que transportar a bike e só de pensar nisso já fico com preguiça-rsrs. Poderia substituí-la pela ergométrica, mas, decididamente, não gosto. Já até tive uma aqui em casa e acabei dando para o meu irmão.
    A postagem despertou meu amor adormecido pela bike-rsrs. Sem dúvida, uma atividade gostosa e repleta de benefícios.
    Excelente o artigo.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, que maravilha sua presença!

      Se você andava na infância, então está na hora de pegar a bike para passear de novo e colocar as suas perninhas para praticar! Ah não, quem sabe em companhia de alguém você não vai até o parque mais próximo? Deixe a preguicinha de lado e parta para o ataque!!!
      realmente a ergométrica não é a mesma coisa! E meio sem-graça, pois o melhor da bike é estar ao ar livre para apreciar as belezas do caminho enquanto se pedala rumo à LIBERDADE!!!

      E você viu a quantidade de benefícios? Nossa, vale muito a pena amiga! Recomendo, é o meu esporte favorito que tira todo o estresse da minha vida!!

      Muito obrigada pela doce presença querida!
      Beijos grandes e já antecipo desejos de um lindo final de semana! :D
      Afinal, já é tarde de quinta...rsrs Não vejo a hora de pegar a bike no sábado e sair por aí sem rumo...rsrs Beijos!!! ♥

      Excluir
  14. Olá Adriana, querida amiga, parabéns pelo artigo super especial e interessante e pelo blog que está cada vez mais lindo e organizado! \o/
    Já estava com saudades de vir aqui. Fiques com Deus, amada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandrinha, nossa, boa tarde querida!
      Quanto tempo!!!!
      Mas nós estamos sempre juntas lá no Google +, matando as saudades não é mesmo?

      Que ótimo que gostou do artigo amiga! Escrever sobre andar de bicicleta faz bem é um dos meus temas favoritos aqui no blog! Já escrevi 3 artigos apenas sobre isso, pois adoro!
      Ah, e quanto ao blog é como se fosse a casinha da gente! Adoramos deixá-lo sempre arrumado para receber os amigos e os novos visitantes que querem nos conhecer. Mas são pequenas mudanças, adoraria mudar mais, mas gosto do azul do blog!! :))))

      Também estava com saudades da sua presença sempre tão amorosa!
      Logo vou ao seu cantinho, preciso muito dele também! ♥
      Beijos e um final de semana maravilhoso!
      Se cuida tá?

      Excluir
  15. Esse esporte para é uma paixão total sabados e domingos nervos de aço como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio! Muito boa tarde!
      Que bom que você gostou do artigo!
      Sou uma entusiasta em andar de bicicleta e se depender de mim, quero colocar todo mundo para praticar também...rsrs
      Com certeza você vai ficar com músculos e nervos de aço praticando regularmente!

      Agradeço muito sua presença, abraços e uma ótima semana!

      Excluir
  16. Que linda você!!! Eu adoro andar de bike, vou todo dia de domingo!! :) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina, seja muito bem-vinda querida!
      Puxa, andar de bike é bom demais não é?
      Revitaliza, energiza e nos deixa em boa forma!
      Por isso que seus domingos são sempre tão belos!!

      Beijos e uma semana linda tá?
      E continue voando com sua bike!! :))))

      Excluir
  17. Sensacional a materia! Parabéns Adriana e obrigado!!!
    Neto Boulhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neto Boulhosa!! :)))
      Seja muito bem-vindo ao Blog Vivendo a Vida bem Feliz!

      Agradeço sua visita e sobretudo, por ter deixado as suas impressões com o seu importante comentário!
      Andar de bicicleta constitui-se em uma das melhores atividades físicas existentes!
      Faz bem para o corpo, a mente e até à alma..rsrs
      Deixo um grande abraço e desejos de um final de semana maravilhoso!
      E volte sempre, vou adorar recebê-lo!
      Até mais! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.