27 Plantas medicinais para colorir o seu jardim!



Jardim de plantas medicinais

Olá amigos, tudo bem aí? O artigo da semana é interessante para quem gosta de curtir festas com empolgação e também para os que preferiram a tranquilidade de cuidar de um lindo jardim.  Mas este  jardim é especial, pois é constituído de plantas e flores medicinais! A sua saúde agradece muito por isso.

Saber um pouco das plantas medicinais é muito importante! Ter um jardim ou uma horta  em casa com elas então, é melhor ainda! Você sabe muito bem que acidentes ocasionais acontecem a todo momento. Uma picada de inseto ou uma queimadura podem ser aliviadas com um simples plantinha. Principalmente  em casa com crianças! Geralmente os avós, possuem mais conhecimentos nesta área, e, em alguns casos concretos, resolvem o problema com uma simples folhinha verde colhida em um canteirinho no jardim. É o caso, por exemplo, de ocorrer a queimadura da pele  por uma motocicleta.  A plantinha aloe vera,  é excelente para  esfregar na queimadura. E  O ALÍVIO É IMEDIATO!


Então você concorda comigo como é interessante  ter plantas medicinais em casa, pois não sabemos quando vamos  precisar delas. Então, aqui está uma lista de plantas que têm o maior valor medicinal em termos de comparação com os outros milhões de espécies ao redor do mundo!  Algumas são encontradas apenas  em outros países, como  China, Estados  Unidos, etc. Entretanto,  vale  muito a pena  conhecer um pouco de cada uma delas  e quem sabe, plantar  algumas ao redor da sua casa? Vamos  conhecer seus benefícios?

1-Aloe Vera
aloe vera

O aloe vera cresce apenas sob o sol com solo seco ou úmido bem drenado. Embora a planta tenha um  gosto  característico ruim,  ainda é comestível. A seiva de aloe vera é extremamente útil para acelerar a cura e reduzir o risco de infecções por :
  1. feridas
  2. cortes
  3. queimaduras
  4. eczema
  5. redução de inflamação

Para além da sua utilização na parte externa na pele, o  aloe vera  ambém é  ótimo no tratamento de :

  • colite ulcerativa ( suco de aloe vera  )
  • constipação crônica
  • falta de apetite
  • problemas digestivos

2- Marsh Mallow
marsh mallow

A raiz do marshmallow é excelente  para tratar:
  1. inflamações e irritações das mucosas urinárias e respiratórias
  2. combater o excesso de ácido do estômago
  3. ulceração péptica
  4. gastrite
  5. contusões
  6. entorses
  7. dores musculares
  8. picadas de insetos
  9. inflamações da pele
  10. lascas
  11. As folhas  são comestíveis , ao contrário do aloé vera . Eles podem ser adicionados em saladas, cozidos ou fritos. Ele é conhecido por ajudar na área de cistite e micção freqüente.
3- Grande Bardana  ou Carrapicho-Grande
Grande Bardana
Ele requer solo úmido e pode crescer  na sombra. O carrapicho-grande é  bastante famoso na área de desintoxicação, tanto na medicina tradicional chinesa e ocidental. A raiz é usada para tratar a "sobrecarga tóxica " que resultam em infecções de garganta e doenças de pele , como:

  1. erupções
  2. queimaduras
  3. contusões
  4. herpes
  5. eczema
  6. acne
  7. impetigo
  8. micose
  9. mordidas de animais
  10. As folhas e sementes,  podem ser esmagadas para  fazer cataplasma  e colocar  nas contusões, queimaduras, úlceras e feridas .
4- Calêndula 
pot marigold
Ela cresce em quase qualquer tipo de condição do solo. Não tem nenhum problema com  solos nutricionalmentes  pobres, muito ácido  ou  muito alcalinos, mas desde  desde que seja úmido. Bem conhecido como um remédio para problemas de pele, a calêndula é aplicada externamente para :
  1. mordidas
  2. picadas
  3. entorses
  4. feridas
  5. dor nos olhos
  6. varizes
  7. Internamente é usado para tratar febres e infecções crônicas .
  8. O chá das pétalas tonifica a circulação e se  tomado regularmente, alivia ,as varizes.
  9. Se aplicar as hastes da calêndula  esmagadas  em calos e verrugas, em breve eles desaparecerão! :))
5-Gotu Kola (centelha)
 gotu kola

A centelha asiática age em várias fases de desenvolvimento do tecido conjuntivo e estimula a cura de:
  1. úlceras
  2. lesões da pele
  3. diminuir a fragilidade capilar
  4. estimulação dos lipidios e de proteínas necessárias para a pele saudável!!
  5. As folhas  são usadas  para manter a juventude . Folhas esmagadas são cataplasma para tratar feridas abertas .
A centelha asiática também pode ser utilizado para :
  • tratar lepra
  • revitalização do cérebro e do sistema nervoso
  • aumentar a capacidade de atenção e concentração
  • tratamento da insuficiência venosa
6-Camomila
camomila 

Com uma fragrância doce, frutado e herbáceo, tem sido utilizada medicinalmente como um remédio para problemas relacionados com o sistema digestivo. Tem um efeito calmante e relaxante na área de aromaterapia, usado para acabar com o estresse e ajudar no sono. Toda a erva é usada para tratar dores comuns, como dor de dente, dor de ouvido, dor no ombro e neuralgia.

7-Alcachofra
globe artichoke

Uma planta de sabor amargo, que requer uma grande quantidade de sol, a alcachofra  tornou-se importante como uma erva medicinal nos últimos anos após a descoberta de cinarina. As folhas  deve ser  colhidas antes da floração e ajudam a:
  1. melhorar a função hepática e da vesícula biliar
  2. estimular a secreção dos sucos digestivos
  3. manter os níveis mais baixos de colesterol no sangue
  4. o tratamento de doenças do fígado e da vesícula biliar crônicas
  5. icterícia
  6. hepatite
  7. estágios iniciais de diabetes de início tardio
8-Yam chinês
chinese yam 

Um tipo de inhame que podem ser comido cru, o inhame chinês pode ser facilmente cultivado sucedendo em solo fértil, bem drenado em uma posição ensolarada. É doce e calmante para o estômago, baço e tem um efeito tônico sobre os pulmões e rins. Ele é usado internamente para o tratamento de :
  1. cansaço
  2. perda de peso
  3. perda de apetite
  4. má digestão
  5. diarreia crônica
  6. asma
  7. tosse seca
  8. micção incontrolável
  9. diabetes
  10. instabilidade emocional
Externamente , aplica-se a :
  • úlceras
  • abscessos
  • A folha , por outro lado , é utilizada para o tratamento de picadas de cobra e picadas de escorpião.
9-Echinacea


echinacea 

Uma dos mais importantes ervas medicinais do mundo, a equinácea tem a capacidade de aumentar a resistência do organismo a infecções bacterianas e virais através da estimulação do sistema imunológico. Ele também tem propriedades antibióticas que ajuda a aliviar alergias. Basicamente, as raízes são benéficas no tratamento de feridas e queimaduras . Ele já foi usado pelos nativos americanos como um pedido de picadas de insetos, picadas e mordidas de cobra. A equinácea cresce em qualquer solo bem drenado , desde que ele receba luz solar.

10-Ginseng siberiano
siberian ginseng 

O ginseng siberiano tem uma ampla gama de benefícios para a saúde, principalmente como uma poderosa erva tônica que mantém  a saúde equilibrada. As suas propriedades medicinais são utilizadas para:
  1. Problemas na menopausa
  2. debilidade geriátrica
  3. estresse físico e mental
  4. tratar supressão da medula óssea causada por quimioterapia ou radioterapia
  5. angina
  6. hipercolesterolemia e neurastenia com dor de cabeça
  7. insônia
  8. falta de apetite
Também é excelente para :
  • aumento da resistência
  • melhoria da memória
  • efeitos anti – inflamatórios
  • efeitos imunogênicos
  • fins quimioprotetores
  • proteção radiológica
11-Grande genciana amarela
great yellow gentian 
A grande raiz genciana amarela é uma erva amarga usada para tratar distúrbios digestivos e estados de exaustão de doenças crônicas. Estimula o fígado, bexiga  o sistema digestivo, ajudando no  fortalecimento do corpo humano em geral.
Internamente, ele é usado para tratar :
  1. queixas do fígado
  2. indigestão
  3. infecções gástricas
  4. Aneroxia

12-Espinheiro do mar
 sea buckthorn

O espinheiro do mar tem sido usado ao longo dos séculos na China para aliviar a tosse , ajudar na digestão, revigorar a circulação sanguínea e aliviar a dor. Os ramos e folhas são usadas na Mongólia para tratar problemas gastrointestinais em humanos e animais .
A casca e folhas são usadas para o tratamento de diarreia, problemas gastrointestinais , distúrbios dermatológicos e compressões tópicos para a artrite reumatóide. Mesmo as flores são utilizadas como amaciadores da pele .
As bagas, por outro lado são usados ​​em conjunto com outros medicamentos para doenças pulmonares, gastrointestinais, cardíacas, sanguíneas e metabólicas.  O suco da baga do espinheiro  do mar fresco por ser tomado em caso de :
  1. constipações
  2. febre
  3. exaustão
  4. úlceras estomacais
  5. câncer
  6. distúrbios metabólicos
  7. doenças hepáticas
  8. inflamação
  9. úlcera péptica
  10. gastrite
  11. eczema
  12. aftas
  13. doenças ulcerativas gerais
  14. tracoma
13-Tea Tree ( Melaleuca)
tea tree 

Os aborígenes  utilizam as folhas da árvore do chá para fins medicinais , como mastigar folhas  novas e frescas  para aliviar dores de cabeça. É usado também  como um curativo e seus ramos  também  são usados como uma esteira de dormir  como material construção,  como uma capa de chuva descartável e para calcamento  de buracos em canoas.
As folhas e galhos, feitas em óleo da árvore do chá, é anti fúngica, antibacteriana, anti-séptico e merece um lugar  em sua caixa de primeiros socorros e no seu jardim! O óleo da árvore do chá pode ser utilizado no tratamento de:
  1. cistite
  2. febre glandular
  3. síndrome da fadiga crônica
  4. sapinho
  5. infecções vaginais
  6. acne
  7. tricofitia
  8. verrugas
  9. picadas de insetos
  10. feridas
  11. pequenas queimaduras

  14-erva-cidreira
lemon balm

Muito frequente  e utilizada no Brasil. A razão pela qual a planta é chamada de erva-cidreira é por causa do cheiro de limão hortelã  que exala das folhas. As flores , que aparecem durante o verão, estão cheias de néctar. As folhas trituradas , quando esfregadas  sobre a pele , são utilizados como :
  1. repelente de mosquitos
  2. herpes
  3. gota
  4. picadas de insetos
A infusão das folhas com água, (CHÁS)  são conhecidos para o tratamento de :

  • constipações
  • febres
  • indigestão , devido à tensão nervosa
  • problemas digestivos em crianças
  • hipertireoidismo
  • depressão
  • insônia leve
  • dores de cabeça
15-hortelã-pimenta
peppermint 

O hortelã–pimenta é considerado como "a medicina mais antiga do mundo ", com evidências arqueológicas de colocar o seu uso, pelo menos, há mais de 10 mil anos atrás. Eles são naturalmente ricos em manganês, vitamina A e vitamina C.  As folhas esmagadas esfregadas  na pele,  ajudam a  acalmar e relaxar os músculos.
As folhas de hortelã em chás , são utilizados para :
  1. reduzir a síndrome pavilhão irritável
  2. problemas estomacais
  3. inibir o crescimento bacteriano
  4. tratar febres
  5. flatulência
  6. cólon espástico
16-prímula
evening primrose

As raízes jovens podem ser comidas como um vegetal ou os brotos pode ser consumidos em  uma salada.  As raízes  podem ser aplicadas em contusões. O chá das raízes têm também sido utilizado no tratamento da obesidade e dores intestinais. No entanto, as peças mais valiosas são as folhas e cascas, que são feitas em óleo de prímula, conhecido para o tratamento de :
  1. esclerose múltipla
  2. tensão pré-menstrual
  3. hiperatividade
  4. eczema
  5. acne
  6. unhas quebradiças
  7. artrite reumatóide
  8. danos hepáticos relacionados com o álcool.
17-ginseng
ginseng
Um dos medicamentos mais conceituados no oriente, o ginseng é respeitável em sua capacidade de promover a saúde , vigor geral do corpo e prolongar a vida. As raízes são usadas para :
  1. estimular e relaxar o sistema nervoso
  2. estimular a secreção de hormônios
  3. melhorar a resistência
  4. níveis mais baixos de açúcar no sangue
  5. acalmar e baixar os níveis de colesterol
  6. aumentar a resistência a doenças
  7. tratar debilidade associada à idade avançada
  8. tratar falta de apetite
  9. tratar a insônia

18-Turquia ruibarbo
turkey rhubarb 

Conhecido principalmente pelo seu efeito positivo e equilíbrio sobre o sistema digestivo como um todo.  As raízes  funcionam  como um tônico adstringente para o sistema digestivo, enquanto doses maiores podem ser utilizados como laxantes. Além disso, também é conhecida para o tratamento de:
  1. constipação crônica
  2. diarreia
  3. queixas do fígado e da vesícula biliar
  4. hemorroidas
  5. problemas menstruais
  6. erupções na pele, devido à acumulação de toxina





19-sálvia
sage 

Sálvia, o nome latino significa " curar " . Internamente, é utilizado para:
  1. indigestão
  2. flatulência
  3. queixas do fígado
  4. lactação excessiva
  5. transpiração excessiva
  6. salivação excessiva
  7. ansiedade
  8. depressão
  9. esterilidade feminina
  10. Problemas na menopausa


Por outro lado, ele é usado externamente para:

  • picadas de insetos
  • infecções da pele
  • infecções de garganta
  • infecções da boca
  • infecções na gengiva
  • infecções da pele
  • corrimento vaginal
20-Wu Wei Zi (erva chinesa)
wu wei zi 

Baixas doses de fruta são excelentes  para estimular o sistema nervoso central. E doses na medida correta regulam o  sistema cardiovascular. A semente é utilizada no tratamento de cancro. Externamente, é utilizado para o tratamento de condições alérgicas e irritantes da pele, e quando ingerida,  é excelente para o tratamento de:

  1. asma
  2. suores noturnos
  3. urinárias
  4. ejaculação involuntária
  5. diarreia crônica
  6. taquicardia
  7. insônia
  8. memória fraca
  9. hiperacidez
  10. hepatite
  11. diabetes
21-Thistle de leite (Erva do Leite)
milk thistle 

Ele protege e melhora a função do fígado. Tomadas internamente,  a erva do leite ajuda a tratar:
  1. doenças do fígado e da vesícula biliar
  2. icterícia
  3. hepatite (inflamação do fígado)
  4. envenenamento
  5. níveis elevados de colesterol
  6. resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2 , que também têm cirrose
  7. o crescimento de células cancerosas em cancros da mama , do colo do útero e da próstata
  8. os efeitos de uma ressaca

22-confrei
comfrey

Confrei contém alantoína, um proliferante celular que acelera a substituição natural de células do corpo. Ele tem a fama de fortalecer os dentes e as propriedades de construção óssea em crianças . Mais seguro para uso externo do que internamente,  o confrei é utilizado para tratar uma ampla variedade de doenças, quais sejam:
  1. problemas bronquiais
  2. ossos quebrados
  3. entorses
  4. artrite
  5. úlceras gástricas e varicosas
  6. queimaduras graves
  7. acne
  8. cortes
  9. contusões
  10. entorses
  11. sores
  12. eczema
  13. varizes
23-matricária

feverfew 


Um chá feito a partir de toda a planta é usada no tratamento da artrite, resfriados , febres , etc É  uma planta sedativa  e  excelente para regular o fluxo menstrual. Uma infusão é usada para banhar os pés inchados. Aplicado externamente como uma tintura, a planta é usada no tratamento de feridas. Gomas de 1 a 4 folhas por dia,  mostrou ser eficaz no tratamento de algumas dores de cabeça e  enxaqueca .

24-fenacho (feno grego)
fenugreek 

Sementes de feno grego são nutritivas  para :
  1. estimular o ganho de peso ( tomar nota, os anoréxicos )
  2. inibir o câncer de fígado
  3. níveis mais baixos de colesterol no sangue
  4. tratar a inflamação e úlceras do estômago e dos intestinos
  5. escorrer dutos de suor
  6. para a construção do corpo
  7. para início  de diabetes tardia
  8. má digestão
  9. lactação insuficiente
  10. menstruação dolorosa
  11. dores do parto
  12. refrescar o mau hálito
  13. restaurar  o paladar
25-Slippery Elm
slippery elm 

É  uma  erva típica  nativa da América do Norte. A casca interna do olmo pode ser moída em sopa, pois é  muito rica em nutrientes . É um excelente remédio para dor de garganta . Para além disso, ele pode ser usado para aliviar o trato digestivo . A casca do olmo era usada como uma ferramenta de aborto, umedecido com água e inserido no colo do útero, por isso  foi banida de alguns países,  como o Reino Unido.

26-Urtiga
 stinging nettle

Muito conhecido como um complemento nutritivo para a dieta e como um remédio à base de plantas , as folhas de urtiga têm sido tradicionalmente usados ​​para:
  1. limpar o sangue
  2. tratar a febre dos fenos
  3. artrite e anemia
  4. menstruação excessiva
  5. hemorroidas
  6. reumatismo
  7. problemas de pele como eczema
  8. urticária
  9. catapora
  10. contusões
  11. queimaduras

27-Agnus Castus

agnus castus 
Benéfico para o sistema hormonal feminino, as  sementes e frutos  do agnus são usados ​​para corrigir os desequilíbrios hormonais causados ​​por um excesso de estrogênio e uma insuficiência de progesterona. Ela age sobre a hipófise, reduzindo a produção de certos hormônios e aumentar a produção de outros, alterando o equilíbrio em favor dos gestagénios, hormônios, que  asseguram uma boa  gravidez. Assim, ele tem uma vasta aplicação de uso na hipótese de mal funcionamento do sistema reprodutor feminino e tem sido usada com grande efeito em:
  1. restaurar a menstruação ausente
  2. regulação de  períodos pesados
  3. restaurar a fertilidade causada por desequilíbrio hormonal
  4. aliviar a tensão pré-menstrual
Pois é amigos, existe uma gama de plantinhas que podem  auxiliar a nossa vida! Mas sempre é bom conhecer muito bem as propriedades de cada uma delas e , em caso de dúvidas, também consultar um profissional da saúde e quem detenha conhecimentos profundos sobre as plantinhas   para gerar o efeito desejado.  Até mais! :)))))

Fonte de Pesquisa  Site  Americano Plantas medicinais
Imagens do site  Plantas Medicinais
Tradução: e formatação: Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

35 comentários:

  1. Oiii Adriana, que artigo mais bacana, quantas plantas e propriedades medicinais, não tenho plantas em casa, moro em apto, mas se pudesse com certeza teria o marshmallow para cuidar das dores musculares, adorei saber sobre tantas plantas, parabéns pelo artigo! Bjoosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Kellen, que bom ter você de volta linda amiga!!!
      Sabe, neste último feriadão, aprendi umas coisinhas novas a respeito de plantas medicinais e resolvi partilhar para poder mostrar o quanto uma simples folha ou flor pode ajudar! Alivia uma picada de inseto, uma queimadura ... tem muita utilidade mesmo!

      Ah sim, quando se mora em apartamento, é mais difícil ter um jardim! Só se for daqueles verticais, pendurados nas paredes da varanda..rsrs Ficaria muito bonito não é? E também bastante útil!!!
      Imagina querida, eu que agradeço sua amável presença!
      Beijos grandes e um ótimo restinho de semana, pois sem querer, hoje já é quinta-feira...rsrs Obrigada! :))))

      Excluir
  2. Adriana,

    Temos muitas opções de remedios naturais. Eu nem sabia que existe Marsh Mallow!
    Salvei seu post, porque se precisar tirar duvidas futuras, vou saber onde pesquisar.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym, boa tarde fadinha!
      Esse assunto deve lhe agradar muito não é?
      Afinal você está sempre em meio à natureza, junto das plantinhas e flores!!

      O Brasil é muito rico em plantas medicinais! Este post cita apenas alguns, mas ainda vou preparar um só de plantas originais do nosso país!!! O artigo narra as 27 plantinhas mais interessantes para se ter em um hipotético jardim! Algumas são espetaculares e como você, fiquei muito curiosa em relação ao marshmallow! Pensei que fosse apenas aquele doce, mas é uma plantinha com flor bastante benéfica!!! :)))
      E tem mesmo dados interessantes aqui: cada coisa que uma simples folhinha verde pode fazer por nós, sem contar o odor e a beleza da maioria não é?

      Adorei sua participação querida, muito obrigada por seu carinho!!
      Beijos e uma ótima semana, esta termina bem mais cedo! Que booom!!!!rsrs
      Bjos!!! :)))

      Excluir
  3. Dri estou com grande dificuldades para ficar com a pagina aberta aqui,respoderei-te no dihitt e no google

    Irei assinar teu feed para receber no correio.

    Estou de improviso eis a questão

    (risos)

    Bisoussssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, agradeço muito o seu carinho da visita querida!
      Fiquei extremamente feliz com o seu comentário tão caloroso!
      São estes pequenos mimos que fazem com que a gente nunca perca a vontade de buscar novos conhecimentos e aqui expor com a maior felicidade do mundo!! :))))

      Vi a sua participação no Dihitt e agradeço muito tá?
      Ah e obrigada por assinar o feed do blog! Ele entrega no seu e-mail todas as atualizações da semana! Assim vai estar sempre acompanhando as novidades em primeira mão!

      Um grande beijo e uma sexta-feira MARAVILHOSA!!
      O fim de semana se aproxima, que alegria!!
      Bjos!!!

      Excluir
  4. Das faladas por aqui nós temos algumas delas em nossos canteiros que chamamos de horto-jardim, risadas.
    E das que temos todas são utilizadas e solicitadas por vizinhos e amigos.
    Muito bom mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luiz Cidreira! Bem-vindo!
      Depois do carnaval é bom saber sobre coisas naturais e que fazem bem ao organismo não é amigo?

      Sim, a maioria das plantinhas gosta muito mais de horta do que do jardim, pois a horta é mais úmida, irrigada e adubada! E lá, todas as folhas milagrosas prevalecem com esplendor!
      Agora, algumas podem ser cultivadas até no jardim, de tão bonitas que se apresentam não é mesmo? rsrs

      Eu que agradeço amigo!
      Que bom que divide sua horta da saúde com a comunidade: É todo mundo buscando mais benefícios para a saúde!!
      Tenha um ótimo final de semana, com muita alegria!
      Abração!!!

      Excluir
    2. Bem-vindo ao Dr. Ise Herbal Research Center (IHRC) para você Interesse em tomar conta da sua saúde! Dr.Ise especialista em saúde Respondendo a perguntas de saúde, Ele é o único verdadeiro Herbal Doctor que pode curar doenças, Todos os outros não são reconhecidos, Não registrado no CDC, OMS e Tratamento e cura do paciente em todo o mundo.O maior médico, o espírita e físico Healer ... O médico número um do mundo, ele é o único verdadeiro e verdadeiro curador. Ele tem um licenciado e registrado. Eu gostaria de compartilhar alguns dos sites com o Dr.Ise Bloggers e com você:

      1 [Imprensa do mundo mais usado no mundo; https: //thenaturalhealthclinic.wordpress.com/2012/05/11/575/#comment-1234

      2.https: //alimentaycura.com/2017/04/07/hepatitis-20-remedios-caseros-utiles-para-combatir-la-hepatitis/

      3. http://thelifetree.com/detoxify.htm

      Desejo-lhe uma saúde vibrante e paz de espírito.

      Os produtos da Dr.Ise são suplementos dietéticos naturais, ervas tradicionais e remédios terapêuticos à base de plantas. Sempre testado cuidadosamente para metais pesados ​​e bactérias antes do consumo, use apenas ervas aromáticas frescas da mais alta qualidade para tratar e curar doenças; ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM]
      Dr.ISE - Descobriu e produziu HPV STOP [Papilomavírus Humano] Mais perigoso que o HIV .Dr. Ise curou o HPV final no período de 1 mês. Avanço na pesquisa e tecnologia tem explorado a descoberta científica humana. Ele também produziu Herpes parar e imunidade Booster.
      Ele é a solução mais rápida e cura para várias doenças virais

      Excluir
  5. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Que bela postagem, minha querida amiga, adorei!
    A natureza é muito rica em plantas medicinais, nos oferece uma infinidade de plantas que curam e ajudam a promover uma vida melhor e com menos riscos para a saúde.
    Algumas das plantas citadas ainda não conhecia, mas a grande maioria já conhecia e já fiz uso como medicamento, tenho uma porção delas plantadas em minha chácara, sempre que é possível e quando não existe a necessidade de uso de remédios industrializados ou químicos, dou preferência a este tipo de tratamento que é mais saudável e não prejudicam o organismo.
    A mãe natureza é perfeita e nos ajuda muito com suas maravilhosas plantas medicinais, esta ervas curam uma infinidade de doenças. Os orientais são pioneiros neste tipo de tratamento, sempre fizeram uso das ervas e dos chás para tratamento de uma infinidade de doenças e males.
    Valeu minha querida amiga, adorei a matéria, ficou ótima, parabéns!!!
    Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
    Desejo-lhe um excelente final de semana!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu maravilhoso amigo Luis!
      Nossa, que alívio, ainda bem que veio me visitar!
      Já estava estranhando sua ausência, uma vez que o período de entrega das declarações do imposto de renda começou ontem e pensei que você já estaria assoberbado demais para ver as novidades por aqui!!! Fico muito feliz que tenha vindo amigo!! OBRIGADA!!

      E como foi o seu feriado de carnaval? Descansou bastante? Com certeza esteve em sua chácara apreciando a natureza e fazendo chá das mais variadas plantinhas milagrosas que lá contém!!! E posso afirmar que as plantas medicinais, além de lindas e cheirosas, também nos ajudam muito a cuidar da saúde! Seja em infusão ou esfregando as folhas na pele, quando são permitidas, fazem um bem danado para a saúde!! :))))

      Sim, as plantinhas são muito do bem e só trazem benefícios. Geralmente, os remédios industrializados possuem muitos efeitos colaterais, ao contrário das plantas medicinais que não prejudicam o organismo!
      É verdade amigo, os orientais são mais sábios do que nós, neste quesito e já fazem uso há milhares de anos destas plantinhas milagrosas!!
      Sabe amigo, vou preparar um adendo especial sobre as plantinhas milagrosas encontradas apenas em nosso território brasileiro verde e amarelo!!! Aqui é uma profusão de ervas de várias espécies e conteúdos!! A nossa flora é simplesmente fantástica!!!

      Eu que tenho que agradecer seu carinho imenso e simpatia amigo!
      Fico satisfeitíssima demais com a sua presença, sempre agregando e trazendo novos conhecimentos e dicas para todos nós!
      Um abraço gigante, de urso e um final de semana maravilhoso!
      Tomara que possa retornar à sua belíssima e reconfortante chácara para recarregar as baterias né amigo? rsrs
      Abraços, paz e felicidade!!!

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Acertou, minha querida amiga, agora o tempo fica curto, o IR toma quase todo o meu tempo, é trabalho e mais trabalho... rsrsrsrsrs..., mas sempre temos um tempinho para os amigos e amigas do coração.
      Obrigado, também fico muito feliz em passar por aqui.
      Acertou novamente, passei o feriado de carnaval no rancho, em meio à exuberante natureza e suas plantinhas milagrosas, lindas e cheirosas... :))))
      Verdade, os medicamentos industrializados sempre causam efeitos colaterais, já as plantinhas são sempre benéficas e não oferecem riscos para a saúde.
      Obrigado minha querida amiga, um abraço gigante, de urso e um final de semana maravilhoso para você também!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
    3. Imagine amigo Luis, eu já imaginava que estaria assoberbado e sem tempo nesta época das declarações do imposto. É um momento muito complicado né amigo?
      E mesmo assim você sempre está por aqui me apoiando, dando um retorno sobre as postagens! É uma atitude admirável!

      Eu que estou um pouco mais defasada nas visitas aos amigos... O tempo ficou muito escasso mesmo pois comecei a fazer a hidroginástica, incluindo nas minhas atividades diárias além do trabalho que acabou por me tirar um tempinho precioso na atualização e manutenção do blog... Mas estou tentando conciliar tudo..rsrs Só um pouquinho mais lenta do que antes!
      E neste final de semana, para complicar mais ainda, fui visitar minha vovozinha querida e lá fico totalmente off line! :))) É muito bom!!!
      Mas o que importa é a sua presença sempre tão carinhosa amigo, muito obrigada mesmo!
      Se pudesse, lhe ofereceria um belo chá à sua escolha, para a gente continuar a nossa conversa! Seria um espetáculo, não é mesmo?

      Abraços, agradecimentos e ternura amigo!
      Linda semana, com mito amor!

      Excluir
  6. Olá Adriana,
    Para que foi criado na roça como eu, usei a maioria dessas ervas, hoje em dia as que mais utilizo são: a erva cidreira e o hortelã pimenta. Recomendo muito para as pessoas que quando tiverem os seus filhos utilizarem a camomila para poder aclamar a criança e dar alivio as cólicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alfeu! Muito obrigada por sua participação amigo!
      Ah, então você foi criado no melhor lugar do mundo: na roça!
      Lá todo mundo sabe um pouquinho das plantinhas que fazem tão bem. Minha avó é mestra nisso e conhece tanta coisa que preciso ir lá um dia catalogar e anotar tudo para poder compartilhar com os amigos tanta coisa espetacular!

      A erva-cidreira e o hortelã-pimenta são muito bons! Os respectivos chás tem um aroma tão agradável e fazem tão bem que dá vontade de tomar todos os dias...rsrs
      Boa dica a sua referente ao chá de camomila! É ótimo para cuidar das cólicas dos bebês! Muito bom mesmo!!!

      Agradeço muito e desejo um belo fim de semana amigo!
      Se cuida e pratique muitos exercícios, pois só faz bem!
      E para relaxar, ao final, uma xícara de chá vai mito bem não é?
      Abração! :)))))

      Excluir
  7. Olá amiga!
    Nossa quanta coisa boa existe na perfeita natureza de Deus, não? Tenho algumas coisas em casa mas nao conhecia isso tudo, não. Eu amo flores mas lendo este post deu até vontade de ter um jardinzinho medicinal em casa. Até porque um chazinho a noite faz tao bem! E fico imaginando o perfume no ar que deve exalar o tempo todo. Ai que delicia!rs

    Teu post ficou literalmente gostoso, amiga. Aliás como sempre tao criativa. Parabens.. Amei!

    Feliz Dia Internacional da Mulher pra você e tudo de bom hoje e sempre.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lu, querida!
      Sinto muito a minha demora em respondê-la amiga!
      Mas nos últimos dias, acontecimentos extraordinários me pegaram de surpresa,que me tiraram do rumo!
      A vida sempre nos presenteando não é mesmo? rsrs

      Pois então, que tal cultivar um jardim tão bonito assim? Com flores e folhas milagrosas! Fará um bem incrível para a saúde!!! Ah, um chazinho noturno não tem igual! É ótimo!! :)))

      Agradeço muito o seu carinho! Peço perdão na lentidão!
      Espero que tudo se normalize o mais breve possível!!
      Beijos e uma grande semana querida!
      Obrigada sempre!! :))))

      Excluir
  8. Oi, Adriana! Um guia completo de uso de ervas, adorei!!!! :D
    Gosto demais de chá de hortelã, hummm, uma delícia... também conhecia algumas propriedades do Aloe Vera. Hoje uma colega do serviço ensinou a tomar chá de Poejo para tosses, disse que é tiro e queda... adoro também chá de camomila, bem relaxante. E gosto de consumir chás sem açúcar, gosto do aroma e gostinho das ervas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, boa tarde querida!
      Viu como somos privilegiados em matéria de ervas medicinais?
      Algumas, não encontramos com facilidade aqui no Brasil, mas somos o berço das melhores ervas que são a cidreira e o hortelã!! Coisas mais gostosas, cheirosas e apetitosas!!!

      Poejo, receita da minha avó! É maravilhoso! E a camomila até já usei para clarear os cabelos naturalmente...rsrs Além de tomar o chá, é claro!! Relaxa que é uma belezura!! :))
      Eu adiciono no chá, apenas uma colherinha de chá de mel... Para ficar com um docinho...
      É tão gostoso! Já experimentou?

      Agradeço muito sua participação querida!
      Sempre me deixa feliz, quando aqui vem!
      Um beijo e desejos de uma maravilhosa semana!
      Que seja regada de muitos chás deliciosos!!
      Beijos!! :))))

      Excluir
  9. Oi, Adriana! Não acredito que quase deixei passar este belíssimo artigo, que versa sobre um assunto que tanto me interessa. Desta vez, eu diria que você se superou, fiquei admirado com a quantidade e qualidade das informações que trouxe para nós. Apesar de ser biólogo, confesso que não conhecia a maioria das plantas e propriedades medicinais apresentadas. Adorei a matéria, muito obrigado por compartilhar!

    Um grande beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sergio, puxa, obrigada por ter vindo amigo!
      Fico muito honrada com a sua presença em um artigo sobre plantinhas!
      Afinal, você é o mestre das orquídeas e cuida tão bem daquelas belezinhas!

      Sabe amigo, grande parte das plantas medicinais, nem é muito conhecida aqui no Brasil, pois é uma coletânea das mais conhecidas em todo o mundo. Tem de todos os países e em cada um deles é bastante cultivada em decorrência dos benefícios a olhos vistos que cada uma possui!
      Algumas são tão belas e possem um verde tão intenso que até decoram uma hortinha e até um jardim! Uma maravilha tê-las próximas da gente para fazer um chá quando mais precisamos!!!

      Muito obrigada amigo, obrigada por sua presença!
      Um beijo e uma semana maravilhosa! :))))

      Excluir
  10. Olá querida Adriana,

    Conhecia as propriedades de algumas das plantas medicinais citadas, como a camomila, alcachofra, ginseng, erva -cidreira e hortelã, mas fiquei surpresa com esta variedade de plantas medicinais. Pena que moro em apartamento e não tenho como fazer o meu próprio jardim. Algumas são até bonitas e ornamentais. Salvei o artigo para posterior consulta, quando for o caso, pois é deveras muito informativo e importante. Quem sabe maridão concorda em fazermos esse jardim medicinal em nosso chalé, pois lá já tem uma horta e espaço não falta.
    Parabéns pelo excelente artigo.

    Beijão e tudo de maravilhoso para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vera, que maravilha amiga!
      Muito obrigada por ter dado o privilégio da sua visita e participação!
      É que estou me sentindo muito em débito e em falta com os amigos, devido às
      raras vezes que os estou visitando...

      Você reparou que jardim de ervas medicinais fantástico? Nossa, se você e seu marido puderem plantar as sementinhas ou as plantinhas deste artigo em seu chalé, além de enfeitar e perfumar o ambiente, terão uma soma de folhas para preparar chás dos mais variados sabores!! Que delícia um chá de hortelã nos dias quentes. Que maravilha um chazinho de camomila para acalmar e relaxar.. ah, não tem nada melhor!!!

      Muito obrigada querida Vera, fico feliz que o artigo tenha sido útil para o presente e o futuro!!

      Beijos e uma semana linda, com todas as cores e perfumes da natureza!! :)))))

      Excluir
  11. Olá, Adriana. Como vai, tudo bem?

    Um verdadeiro guia de plantas medicinais esta postagem - e gostei bastante, adorei! :) Eu juro que não sabia que a erva-cidreira serve como repelente de mosquitos. Com esse calor aqui em Salvador, os mosquitos ( pernilongos ou muriçocas) estão "fazendo a festa" - e a dengue espreita.

    Eu gostaria de lembrar onde eu li um artigo sobre algumas indústrias farmacêuticas patentearem o princípio ativo de algumas plantas e ervas medicinais e de como isso está relacionado à biopirataria em certos casos. É que eu não esqueço do caso do brasileiríssimo açaí que chegou mesmo a ser patenteado por uma empresa japonesa na maior cara de pau do mundo - felizmente, a patente foi cassada e o "açaí é nosso". ( que complicação essas coisas, não é?) O açaí é um energético e antioxidante, então realmente é muito cobiçado.

    Enfim, foi só uma reflexão que surgiu aqui após a leitura do seu ótimo post. Em apartamento é mais difícil ( que saudades de morar em casa e ter um quintal!), porém dá para ter aqui hortelã (já tem) e erva-cidreira, para que os mosquitos nem cheguem perto. ( se bem que citronela e até tomate dizem ser ótimos para manter esses bichos bem longe)

    Um abraço e bom restinho de semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime, boa noite amigo!

      Perdão pela demora em responder! Meus últimos dias foram tomados de súbitos acontecimentos que me impediram de estar aqui normalmente. Mas solucionados os problemas maiores e com o pensamento mais leve, cá estou de volta amigo querido!! :)))

      Jaime, seria uma boa pedida usar a erva-cidreira para espantar os mosquitos! Não é uma ótima ideia? Além de natural é bem suave e não nocivo e a pele agradece!!
      Nossa, ainda bem que o açaí que não patenteado pela empresa japonesa! Mas que coisa não é? Sei também que os americanos estão de olho na nossa variedade exemplar, tanto da fauna , como da flora, na floresta Amazônica. Fico receosa de pensar que eles possam estar elaborando um plano "diabólico" para se apoderar de nossas riquezas naturais!

      Sabe amigo, tente fazer um jardim vertical em seu apartamento, na cozinha ou em uma varandinha! Vai ficar sublime. Ainda bem que você já tem o hortelã e a erva-cidreira. Puxa, já é um excelente começo para cuidar do seu lindo jardim!!!

      Agradeço muito sua participação amigo! Obrigada e tenha uma semana maravilhosa!
      Abraços e carinho!!!

      Excluir
  12. São lindas... amei o Marsh Mallow. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbie, boa tarde minha querida!
      Cada plantinha linda não é mesmo?
      E com mil e uma utilidades!!!
      Obrigada pelo carinho querida!
      Beijos e uma semana maravilhosa! ;)))))

      Excluir
  13. Respostas
    1. Beijos Barbie, muito obrigada pela radiante presença bonequinha!
      Lindíssima semana para ti!!
      Beijos!! ♥

      Excluir
  14. Nunca pensei que uma sálvia servisse pra tanta coisa! rs Adorei as dicas e eu amo plantas, Adriana. Sabia da importância de todas as citadas por vc, mas não imaginava que eram tão úteis assim. A natureza é incrível. Ótima postagem. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, boa tarde querido amigo!
      A sávia é ou não é uma planta praticamente fazedora de milagres? rsrs
      As plantinhas medicinais, além de serem muito úteis para a nossa saúde, também são perfumadas e decorativas! Isso que é levar 3 em 1 com muito orgulho não é amigão?

      Agradeço muito sua presença, você é sempre agradabilíssimo!!
      Beijão e uma excelente semana! :)))))

      Excluir
  15. Minha boca é curta de palavras, Dr.Wise me curou do HIV que eu tenho sofrido dos últimos 2 anos agora. Eu sou Henry Max, de Londres. Eu gastei muito quando recebi drogas do hospital para me manter saudável e vivo, eu tentei todos os meios na vida para sempre se tornar HIV negativo, mas não houve resposta até que eu encontrei testemunhos na internet de pessoas que foram curadas pelo Dr. .Sensato. Eu nunca acredito em médico ou medicina herbal para a cura do HIV, mas eu decidi dar um passo para ver se isso poderia me salvar dessa doença mortal. Entrei em contato com o Dr.Wise através deste e-mail que vi on-line drwisehivhealinghome@gmail.com. Eu contei a ele tudo sobre minha doença e ele disse que poderia me ajudar. Eu paguei pelas despesas e ele me deu alguns remédios fitoterápicos e me deu algumas receitas. Eu tomei como ele prescreveu e fui para o teste após os primeiros 14 dias, era HIV negativo. Eu não podia acreditar até que fui para o segundo teste no dia seguinte, eu continuei e com uma série de testes e tudo saiu negativo. Já faz meses que eu fui curada e prometi ajudar outras pessoas como eu. Então eu vou anunciar para todos ao redor do mundo que têm HIV positivo, herpes, HPV, Hepatite B, nevoeiro cerebral, câncer, sífilis, asma ou qualquer doença terrível, entre em contato com este grande curador imediatamente antes que seja tarde demais. Seu e-mail: drwisehivhealinghome@gmail.com ou número de telefone que você pode ligar para sua linha pessoal em +2349063191711 Ele sempre terá prazer em ajudá-lo on-line e garantir que você seja curado na hora certa.Se você ainda precisar da minha ajuda, henrymax843@gmail.com ou adicione-me no facebook: henry max.

    ResponderExcluir
  16. Quer conhecer mais sobre plantas medicinais visite o link http://plantasmedicinaisebook.com/

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é luisa james eu sou do Canadá. Eu decidi compartilhar meu testemunho de vida neste fórum porque eu sei que muitas pessoas terão o mesmo problema que você está achando difícil de resolver. Estou doente há mais de 2 anos. Já estive em muitos hospitais e não consegui resolver a minha doença. Decidi discutir meu problema com minha amiga, a Sra. Cynthia. ela me apresenta a um poderoso Dr. Eu nunca acredito que eu poderia ser curado tão rápido, ela me deu o imo do Doutor espiritual pelo nome Dr Wise. Entrei em contato com ele via imo e whatsapp eu entrei em contato com ele e ele me garante que ele vai me ajudar a curar a doença. ele me instruiu sobre o que fazer e eu obedeci a ele. para minha maior surpresa, eu fui curado em 14 dias. Eu tenho a promessa de anunciar ao mundo o grande trabalho feito por mim pelo Dr. sábio. Se você tem alguma doença que você precisa curar tão rápido quanto você pensa. gostaria de aconselhá-lo a entrar em contato com o Dr sábio via imo
     ou seu número de telefone WhatsApp +2349063191711 ele irá ajudá-lo a curar sua doença do jeito que ele me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa, seja bem-vinda!!
      Que bom que foi curada, sucesso no seu tratamento!
      Um grande abraço e saúde para você!!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.