Dicas para manter-se impecável antes, durante e depois das corridas:

Sorria
Sabe amigos, ultimamente a grande moda para quem curte exercícios coletivos são as corridas de rua. Existem tantas, em todo o Brasil e em todas elas as  pessoas estão cada vez mais  caprichando no visual para manter a boa aparência durante todo o trajeto. Afinal, a gente não precisa terminar a corrida com aquela cara de  “acabado, descabelado, ou até parecido  com os zumbis do seriado Walking Dead .. rsrs  Seria bem feio e assustaria quem nos aguarda com tanta empolgação na linha de chegada não é mesmo?  Por isso, quem corre precisa ter cuidados redobrados com o corpo para manter a beleza.  Afinal, boa aparência e higiene são fundamentais em qualquer área de nossas  vidas, independentemente  do local  onde  estamos.  Por isso, hoje  vou  listar  uns  cuidadinhos básicos  para que nós,  corredoras e também os corredores de plantão,  devem ter para terminar  a corrida impecáveis! :)

1- Roupas de ginástica  confortáveis, leves  e coloridas:
Corrida de rua colorida

Meninas, não tem nada mais legal do que usar aquele conjuntinho de bermuda, short ou saia-short da hora, que você ficou horas escolhendo  na loja de  roupas de ginástica! E o top então? Tem que ser um bem adequado, no tamanho correto para segurar os seios na medida certa.Afinal você vai correr e precisa estar protegida.  Se você não gosta de tops, existem tantas camisetas super levinhas e confortáveis  que dão show na passarela da corrida. Geralmente as corridas de rua, possuem os kits e camisetas próprias e geralmente são lindas, em cores maravilhosas e em ótimo material que facilita a transpiração.

2- Filtro solar,  boné e óculos,  todas as vezes que for correr é essencial!
Filtro solar, biné é óculos  para corrida
Não tem outro jeito gente:  ele continua sendo o principal produto para quem pratica exercício ao ar livre – independentemente da época do ano. O filtro deve ser usado a cada duas horas e o fator de proteção solar (FPS) tem que ser no mínimo 30, que bloqueia 97% dos raios solares. “O filtro também deve ter cor branca, por exemplo, forma uma película de proteção maior na pele, uma espécie de base, que age imediatamente após a aplicação”, reforça a médica. No rosto, prefira um filtro específico para essa região – como aqueles em bastão. Existem  marcas ótimas no mercado.  “Os filtros para rosto são opacos, mais secos e escorrem menos”, completa Edislene. Também é bom colocar óculos de sol, para ajudar a evitar que o suor atinja os olhos, e usar um boné ou uma viseira. Com todos esses cuidados, estará protegido (a)!

3- Cabelos protegidos sempre!
boné para proteger o cabelo
O ideal, na hora de correr, é prender os fios e usar boné para garantir maior proteção contra os raios solares. “Use um prendedor de tecido e não um elástico, para não arrebentar os fios”, indica Edislene. O meu prendedor de cabelos  é bem grande, para não correr o risco de quebrar muitos os fios, pois são  fininhos demais. Além disso, é legal recorrer a um produto que evita embaraço dos fios e tenha filtro solar. Assim que terminar a corrida, lave os cabelos com um xampu de pH equilibrado, utilizando água morna – nunca água quente, que aumenta a produção de sebo e deixa os fios oleosos. Na sequência, vai bem uma máscara de hidratação. Existem uma infinidade de marcas maravilhosas!

                             4- Suor sob controle:
suor e corrida

O problema não é transpirar demais, mas sim o suor causar um odor desagradável, conhecido como bromidrose. Trata-se da decomposição do suor por bactérias e fungos que podem também causar dermatite. Nada, porém, que um bom desodorante não resolva. “Existem desodorantes com eficiência de 48 horas, mais indicados para corredores”, diz a dermatologista. Nas outras partes do corpo, como pés, ajuda, por exemplo, não usar o mesmo tênis em dois treinos seguidos.

5-Os pés merecem carinho:
pés e carinho
A dica aqui é aparar bem as unhas, para que não sejam danificadas por conta do atrito com o tênis, e usar sempre meias de algodão, que absorvem melhor o suor. Depois do treino, aposte em um creme para alívio de pés e pernas.

6-Nada de assaduras: 
evitando assaduras

“O atrito provocado pelo contato entre as coxas durante a corrida, principalmente as grossas, provoca assadura”, explica a especialista. O suor e o short molhado agravam ainda mais o problema. Para evitar o incômodo, nada melhor que usar um produto específico – como o Redless, um bastão antiassaduras com Dpantenol, vitamina E e óleo de amêndoas. Vale aplicar na parte interna das coxas, nas axilas, nos mamilos e na virilha. Assim a corrida fica muito mais confortável!
                                               7- Sorria enquanto corre:   
Correndo elegantemente
Não faça do seu exercício um momento ansioso e carrancudo. Para manter o pique, é necessário postura, determinação e um semblante suave e sereno. De que adianta fazer a sua atividade favorita se a expressão do seu rosto denota exatamente o contrário?  Já topei com muitos corredores que estavam tão sérios que até assustavam..rsrs Talvez seria essa a intenção não é? Espantar os concorrentes! Mas como correr é um esporte e ainda, muito divertido, sorria e  ainda seja filmado correndo para o sucesso total!!!

8- Use maquiagem  suave para realçar o olhar:

dicas para a maquiagem dos olhos
                                

Faça uma maquiagem levinha, suave e colorida para arrasar na corrida! Dê destaque ao olhar! Assim se ganhar uma medalha, ao final, estará poderosíssima para subir ao podium!!  Mesmo que corra de óculos e bonés, não importa. Esteja sempre bem cuidada.
Agora o papo é sério também, apesar de não parecer...Estranharam o fato de correr levemente maquiadas? Mas levemente mesmo, nada de carregar demais o olhar para não terminar com o olhar do urso panda...rsrs  Eu explico o motivo: Estar se sentindo bem aumenta a autoestima e contribuiu para o aumento do seu vigor físico e assim concluir o trajeto com muito mais leveza. É ou não é?


Afinal, você  não quer terminar a corrida assim né? rsrs

Assim não
 Vai espantar até lobisomem…kkkkkkkk 


Pois é amigos, faça do seu momento de correr a melhor coisa do seu dia, seja nas suas corridas diárias ou em maratonas! Com certeza os benefícios do corpo vão subir à cabeça e te deixarão  sempre maravilhosos (as) para enfrentar tudo o que vem pela frente! 

Corrida é vida, é energia, é saúde, é beleza e bem-estar!!
Fonte de inspiração: Site Corrida para Mulheres e imagens de arquivo pessoal e google imagens

18 comentários:

  1. Olá Adriana,
    Uma das grandes vantagens da corrida é a simplicidade do equipamento necessário. Roupas confortáveis e apropriadas, além de um bom par de tênis, e você está pronto. Sobre o tênis, é recomendável que ele seja novo e próprio para corredores, pois usar qualquer tipo de tênis, ainda mais os velhos, é pedir para ter problemas. Algo desejável é saber se o tênis é apropriado para o tipo de pisada que você tem. Algumas pessoas pisam mais para dentro, outras para fora, e existem tênis apropriados para cada tipo. Após correr mais ou menos 500-600 km, você deve trocar o seu par de tênis por um novo, mesmo que ainda tenha uma boa aparência. Seu corpo agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alfeu, muito boa tarde amigo!
      Puxa, que bom que você gostou destas dicas!
      Sabe, tive que inovar para o tema não ficar repetitivo, pois já havia mencionada em um post anterior, sobre o uso dos tênis para corrida. Por isso o foco neste foi um pouco mais feminino, para a gente se manter bem bonita durante todo o percurso.
      A vantagem dos homens é que eles não fazem uso da maquiagem né? E se mantém sempre impecáveis. Mas as dicas de combate ao suor excessivo, assaduras e tratamento dos pés com carinho valem para todos, sem dúvida nenhuma! :)))

      Adorei os seus conhecimentos sobre o uso do tênis apropriado. Sem dúvida, dica importantíssima pois reflete a segurança e a comodidade na hora de correr.
      Agradeço a visita, a sua presença sempre aguardada!
      Abraços e uma ótima semana amigo! :

      Excluir
  2. Adri,

    Voce passou uma dica importante para mim que é o uso de Redless.
    Nem sabia da existencia!
    As minhas coxas são grossas e sempre foi um sofrimento.
    Fadas tem pernocas.... rssss....

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, fadinha linda das perninhas grossas!
      Nossa, coincidentemente sofremos do mesmo incômodo!
      No princípio, quando comecei a correr, ficava toda irritada nas pernas devido ao contato contante da pele na área afetada. Com o tempo, fui afinando-as mas o uso do Redless é importante para aliviar a dor do atrito.
      E ter pernocas grossas é muito mais bonito do que aquelas canelinhas fininhas de siriema não acha? rsrs
      Está com tudo e não está prosa fadinha!! :)))
      Somos nós!!! Iuupiii!!!

      Obrigada pela linda presença querida!
      Beijos!!!

      Excluir
  3. kkkkk amiga se eu participar de uma dessas um dia certamente terminarei como a foto que colocou no final kkkkk, adorei suas dicas, tenho amigas que sempre participam,vou mandar o link p elas, eu ainda não cheguei lá rsrs Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, boa noite querida!
      Ah, pára com isso! Até parece que você, linda desse jeito, vai terminar uma corrida com cara de zumbi....rsrsrs
      Você é muito vaidosa e sabe se cuidar e com toda a certeza do mundo, o máximo que terminaria, seria com uma gotinha de suor escorrendo pela testa!
      Fico feliz que tenha enviado o link para suas amigas!
      Tomara que elas gostem!
      E você chega lá sim, tenho certeza!

      Fico grata Kellen, amei sua participação, sempre bem humorada e super divertida! :)))
      Beijos e uma semana maravilhosa!

      Excluir
  4. Oiiiiiiiiiiiii amiga!!!! Bom dia, tudo bem?? Olha eu aqui sambando na cara do Blogger kkkkk Vixe maria, nem lembro mais os 35893 elogios que deixei aqui ontem!!! :D

    Lindona, eu amei as dicas!!! Comecei a correr há 2 meses e tô apaixonada, viciadinha, in love pelo esporte! Minha mamys já corre faz tempo e acabou me contagiando :D
    Gostei muito das dicas, pelo que vi estou fazendo as coisas direitinho! \o/ Achei super legal a dica das unhas aparadas, alguns amigos meus estão com as unhas caindo ou rôxas por causa disso! Também tive problemas com tênis errado e meias grossas, fiquei cheia de bolhas, mas a gente vai aprendendo né :)

    Como sou perua de nascença, sempre fiz exercícios de rímel e lápis de olho hehehe mas tudo a prova d'água né amiga, porque eu transpiro nível: Chafariz mesmo! kkkk se não for prevenida, este zumbi aí é fichinha perto de mim kkk também uso protetor, testeira ou boné pra não inundar os "zóios" com tanto suor, o que estou procurando é um protetor melhor, o que uso é meio melequento e tá brabo... vou ver se compro um mais específico :)

    Roupitchas eu adoro! procuro comprar as mais leves e confortáveis possíveis, não dá pra ficar ajeitando roupa durante a corrida né :) E quanto mais frescas melhor, porque, amiga, você não faz idéia do quanto eu transpiro... na academia voa suor nos colegas do lado vc acredita?? kkkkkkk então além da munhequeira eu também levo uma toalhinha, para salvar os desavisados da chuva kkkk

    Bom gata, amei as dicas, super úteis tanto para iniciantes como eu quanto para os mais experientes, arrasou, como sempre!! Um super beijoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta, muito bom dia minha menina que agora é malhadora, cheia de empolgação e energia! Já era frenética e agora transformou-se em super heroína...rsrs Adoro!!!

      Gosto demais quando vem me visitar, mesmo que o meu blog esteja dando tiulti...rsrrs
      É uma loucura essa vida de blogueira né? A gente nunca sabe o dia de amanhã! :D É aceleramento do coração todos os dias, exatamente como o que a gente sente nas corridas...kkkkk Falta de ar, adrenalina no máximo e suor aos borbotões!! Eita tem bom demais da conta sô !! rsrsrsrsrs

      Sabe, eu sabia, tinha quase certeza de que quando iniciasse as corridas se viciaria, pois é se adapta perfeitamente ao seu perfil Sammy! Correr é a sua cara! Você topa desafios na hora! Ainda mais com a sua mamãe linda te incentivando né? Aí não tem mesmo prá ninguém!!! rsrs

      Pois é, são dicas simples, mais de beleza do que de força! Em outros posts antigos já havia falado de algumas coisinhas, mas senti que faltava algo mais para nós, mulheres vaidosas que querem permanecer lindas e maravilhosas durante todo o percurso e terminar a corrida com a cara mais blasé que existe...kkkkkk Como se a gente não estivesse toda arregaçada ,que é a realidade, na verdade. Mas manter a postura, olhar fixo e o carão de modelo é fundamental....hihihihihihihhi
      Adorei as complementações que fez querida, até me deu a ideia da testeira que eu ainda não experimentei! Que chic para não deixar o suor escorrer para os olhos.. sabe, arde demais né? Ah, e o protetor em gel é ótimo amiga. Não fica melecado e não escorre. É muito bom e ainda fica mais geladinho! :)))))))

      Ah, adoraria ser sua companheira de academia! A gente ia fazer um festão e uma bagunça danada...rsrsrs E na corrida então? Nossa, manteríamos a concentração, mas uma apoiando a outra em todo o percurso! Seria demais né? Ainda vamos correr juntas por aí Sammy, sinto isso sabia? rsrs

      Adorei tudo, e ainda bem que o blog melhorou e o comentário apareceu! :DDD
      Tenha uma semana maravilhosa minha linda, malhando todos os dias, jamais perdendo o pique e a empolgação! Não se esqueça que agora você tem a força!!!
      Beijos, obrigada por tudo!! Lindo e espetacular dia!! :))))))))))))))

      Excluir
  5. Olá, Boa noite, querida Adriana
    ....sabe que nunca pensei nisso , portanto, além dos cuidados normais, alongamento, hidratação, etc. é preciso reforçar o visual, usando maquiagem suave para realçar o olhar e suor sob controle....confesso que depois dessa sua bela postagem começo a compreender porque há tantas provas e inúmeras pessoas se esforçando tanto para participar bem lindas e bonitas nestes eventos. Além disso, vale a pena, sim, destacar a importância de colorir o visual...sim, fazer do momento de correr a melhor coisa do seu dia, seja nas suas corridas diárias ou em maratonas...
    Bela postagem...
    sim, aceito sugestões para meu play, só dizer, tá? Obrigadão!
    Obrigado Pelo carinho, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis, poeta tão querido! Bom dia!
      Pois é, são tantos cuidados que podem aumentar o nosso rendimento não é amigo?
      Sabe, correr se sentindo bem, é uma ótima maneira de terminar o trajeto mais animado! Afinal, chegar na linha de chegada com cara de quem acabou de largar é muito bacana! :D

      Sim, as pessoas estão se esforçando ao máximo para participar das provas buscando o bem-estar físico em todos os sentidos! É bonito demais ver aquele pelotão saindo todo arrumadinho, com as camisas coloridas! É uma energia maravilhosa! Adrenalina na saída e na chegada ! Iuuuupiiii!!!

      Muito obrigada pela incrível presença amigo, sabe que admiro muito a sua consideração para com este cantinho aqui!
      Ah, e o seu play de canções está perfeito. Afinal, as músicas que você lá relacionou, são também as minhas preferidas! Legal demais isso!
      Beijos e ma excelente quinta-feira e restinho de semana!
      Fica super bem!! :))))

      Excluir
  6. Eu ainda não me sinto confiável para correr, não tenho tanto equilibrio...Mas, amo andar de bike e adorei a ideia do sorrir. rs. bjs. adoro esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia, bom dia minha querida!!!
      Que bom que você chegou, fico tão feliz que goste deste cantinho meio maluco..rsrs
      Muito obrigada amiga!
      Ah, não se preocupe. Se ainda não se sente confortável em correr, mantenha as caminhadas leves que está bom demais da conta. Além do mais, as caminhadas são relaxantes e fazem um bem imenso. Não força os joelhos e muito menos as articulações.
      Já correr, como você menciono muito bem, exige mais equilíbrio e esforço dos membros inferiores: joelhos, panturrilhas, coxas e abdômen são bastante demandados. Mas com o tempo, depois que estiver acelerada nas caminhadas, poderá começar com pequenos trotes. Aí sim, vai sentir firmeza e também se apaixonar pela corrida querida!

      E bike nem se fala, é o meu esporte e exercício mais favoritão de todos os tempos...hehehe Eu sou suspeita para falar de tanto que gosto! E sorrir é uma ótima ideia para espantar os maus humorados de plantão...rsrs Pois contagia e no final todo mundo está curtindo o exercício!
      Fico grata pela linda presença Kátia!
      Tenha um final de semana especial, afinal hoje já é quinta e falta só um tiquinho para o sábado..rsrs Beiiiijos!!!!!

      Excluir
  7. Oi, Adriana!
    Das dicas, as únicas que não sigo é usar boné - me dá dor de cabeça - Não me pergunte o motivo :D e usar maquiagem - O suor escorre tudo! :D O Redless não conhecia e vou indicar!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, tudo bem amiga?
      Pois é, são dicas simples para que fiquemos nos trinques durante toda a corrida! rsrs
      Sabe, eu também ficava com dores de cabeça quando e comecei a usar o boné, mas acabei me acostumando com o tempo! É melhor para segurar bem o cabelo! :D

      É só uma maquiagem bem levinha, à prova de água! Faz bem para o ego..rsrs
      E o Redless é ótimo, pode experimenta que vai gostar mesmo! Alivia muito!
      Muito obrigada pela presença querida!!!
      Agradeço o seu carinho sempre!
      Beijos e um final de semana maravilhoso! :))))

      Excluir
  8. Adriana, o sorriso encanta e correr deve ser prazeroso. Rostos carrancudos fazem pressupor viagens desagradáveis, o que não combina com o exercício. Só estranhei a maquiagem (rs), pois tenho a sensação de que sempre escorre com o suor. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Marilene, querida, o sorriso é fundamental para a gente ficar de bem com a vida!
      Ah, quanto à maquiagem, não se preocupe! Faz quer só para dar um up no olhar...rsrsrs
      Afinal, os olhos são a janela da alma e chegar com carinha de acabada não dá né? rsrs
      É só a gente usar rímel à prova d'água, que terminamos a prova bem, sem borrar!!

      Beijos grandes e um final de semana especial e maravilhoso!
      Se cuida tá? :)))))
      Muito obrigada pela participação! ADORO!!!

      Excluir
  9. Adriana, se todas essas dicas forem seguidas não tetá problemas na cora de se exercitar! =) Adorei!!!!!! E o sorriso é um bom companheiro. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sérgio, que honra sua participação!
      Obrigada por estar sempre comigo!
      Fico muito feliz em saber que tenho amigos sempre tão fiéis e que prestigiam o nosso espaço!
      Isso é muito importante, mesmo que as dicas, neste post, tenham sido mais direcionadas ao público feminino! Mas muitas delas podem ser aproveitadas por vocês, rapazes, que podem ficar bem e se sentir super bem durante todo o trajeto da corrida não é mesmo?

      Agradeço o carinho de sempre e desejo uma linda semana!
      Beijos!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.