A conexão existente entre a prática de exercícios físicos e a felicidade:



cérebro e exercícios


Bom dia amigos! Puxa,que máximo, pois  hoje finalmente vou tratar do meu assunto favorito: Exercícios e Felicidade!

O exercício tem sido apontado como uma cura para quase tudo na vida, da depressão, à  perda de memória,  doença de Alzheimer, Parkinson e muito  mais. Sempre enfatizei aqui no blog, como é importante a prática de exercícios  e o que  realmente ele provoca  em nossos corpos e nossos cérebros. Mas você sabe porque a atividade física faz tão bem? Eu explico:


Tudo por causa das endorfinas.  Isso faz você se sentir bem demais e por  isso devemos nos exercitar! Assim, a curiosidade novamente me moveu e comecei  a pesquisar a valiosa conexão que existe entre o nosso sentimento de felicidade e a regular prática do exercício físico. Afinal, o que desencadeia tanta felicidade em nosso cérebro quando nos  exercitamos?


A maioria de nós está ciente do que acontece com o corpo quando praticamos exercícios. Construímos massa muscular e adquirimos resistência física. Sentimos, com as  atividades diárias, tais como subir escadas, fazer caminhadas até o  trabalho ou  dar uma voltinha de bicicleta no quarteirão, que o dia pode passar melhor e mais rápido, pois nos exercitamos  regularmente.


Então vamos agora explicar a conexão entre o nosso cérebro,as endorfinas que liberamos e o  bom humor que ganhamos.


Quando você  começa a se exercitar, seu cérebro reconhece isso como um momento de stress. Como a pressão aumenta seu coração, o cérebro pensa que  está lutando contra o inimigo ou fugindo dele. Para proteger a si mesmo e seu cérebro do estresse, você libera uma proteína chamada BDNF (Brain- fator neurotrófico derivado). Este BDNF também tem um elemento protetor e reparador para seus neurônios da memória e funciona como um botão de reset. Muitas vezes, é por isso que nos sentimos tão à vontade e as coisas  ficam tão claras.  Justamente após o exercício,  que nos tornamos muito mais felizes!


Ao mesmo tempo, as endorfinas, um outro produto químico para combater o stress, é liberado em seu cérebro. O principal objetivo das  endorfinas, segundo o  pesquisador McGovern, é  minimizar o desconforto de exercício, bloquear a sensação de dor e ainda  associar  a prática do exercício com uma sensação de euforia .


cérebro perfeito


No geral,há muita coisa acontecendo dentro do nosso cérebro e ele, de fato, fica muito mais ativo quando o corpo se exercita, do que quando estamos  em situação de repouso, apenas sentados ou  concentrados  mentalmente.


Então,  palmas para o BDNF e  as endorfinas provocadas e liberadas pela prática do  exercício  e as  razões que nos fazem sentir tão bem. A parte um pouco assustadora, é que eles têm um comportamento muito similar e viciante como a morfina, a heroína ou a nicotina . A única diferença? É que  realmente eles só fazem BEM  para nós.


Então, PRATIQUE FELICIDADE  através do exercício!!!

Agora, aqui é onde tudo fica ainda mais interessante. Aprendemos  os fundamentos básicos de como o  exercício nos faz felizes e o que acontece dentro de nossas células cerebrais. A parte mais importante, agora, é descobrir, naturalmente, como podemos acionar este dispositivo de uma forma mais otimizada e duradoura. Seria fantástico não é? 


Um estudo recente da universidade Penn State, lançou  alguma luz sobre o assunto e os resultados são surpreendentes.  Eles encontraram a chave para manter o cérebro sempre produtivo, mesmo que não tenha praticado exercício naquele dia em particular. Eis a fórmula advinda das pesquisas:


"Voluntários que tinham  se exercitado durante o mês anterior, mas não no dia dos testes,  geralmente se saíram melhor no teste de memória do que  os regularmente sedentários."


Gretchen Reynolds, autor do best-seller  "Os primeiros 20 minutos", escreveu  que  o segredo para a felicidade não implica em torna-se um atleta profissional para  poder obter o mais alto nível de felicidade e benefícios para a saúde. Ele disse no livro,que necessitamos  apenas de uma quantidade menor, necessária e suficiente  para atingir o nível onde a felicidade e a produtividade sempre estejam presentes. Eis suas palavras:


" Os primeiros 20 minutos  de movimento, mesmo sendo esse alguém  sedentário, já  fornecem a maioria dos benefícios para a saúde. Você começa a  ter uma vida mais  prolongada e  redução do risco de várias doenças. TUDO, SE MANTER-SE  ATIVO  APENAS POR  20 MINUTOS.”  


Então, Tudo que você tem a fazer é focar em uma  atividade enérgica 20 minutos por dia,  para obter a felicidade  e o impulso  que necessita na vida. Em dias de exercício, o humor das pessoas melhora significativamente, após a prática do  exercício.


ENTÃO COMO COMO CHEGAR EM UM HÁBITO DE EXERCÍCIOS CONSISTENTES?


1- Sugiro  liberar  as endorfinas!


A ação da endorfina


Agora, isso  tudo  é muito bom de ler não é?

Começando a se exercitar regularmente ou mesmo diariamente, a parte mais importante a  observar em primeiro lugar, é que o exercício pode tornar-se  um "hábito  distorção" de acordo com o  Charles Duhigg, do New York Times,  autor do  best-seller do The Power of Habit. Isso significa que este exercício diário, pode abrir o caminho não só para a felicidade, mas também de crescimento em todas as outras áreas de sua vida .


Em um artigo recente, foi escrito  o poder que o hábito do exercício diário pode provocar em sua vida.  Coincidentemente, ele segue as regras abaixo de forma muito precisa e  pratica exercícios diários, antes de fazer qualquer outra coisa no seu dia. Assim ele se manifestou e sua prática é muito parecida com as que iniciei há 3 anos atrás:


Falei com muitas pessoas sobre o meu hábito de se exercitar e aqui estão algumas dicas  das coisas mais importantes a se  fazer, a fim de  que prepare-se para o sucesso e fazer dos exercícios físicos, a sua diversão diária:



Exercícios e felicidade


1) Coloque suas roupas de ginástica ao lado de sua cama  ou  sobre o seu despertador ou telefone quando for dormir;Esta técnica parece bastante simples, mas tem sido uma das mais poderosas .


2) Acompanhe os seus exercícios e passe a registrá-los, depois de cada atividade realizada: Assim, fazendo exercícios regularmente, alcançará a  chave para torná-lo um hábito. Uma maneira de conseguir isso é criar a chamado "recompensa " que irá lembrá-lo dos bons sentimentos que você recebe do exercício. Existem uma  grande lista de aplicativos na web sobre fitness que pode ser  bastante útil. Experimente Fitocracy  ou RunKeeper  para registrar seus trabalhos e progressos. É só entrar nestes links e instalar o aplicativo de sua preferência.Eles poderão ser uma  mão na roda e te motivarem bastante! :))))


3) Aqui está um pequeno segredo. Quando eu comecei a fazer exercícios, eu fiz isso com cinco minutos por dia, três vezes por semana. Você consegue imaginar isso? Cinco minutos de exercício cronometrado, três vezes por semana? Isso não é nada, você pode estar pensando. E você está certo, porque a tarefa é tão fácil e qualquer pessoa pode ter sucesso com ele pois você pode realmente começar a fazer dele um hábito.Tente não mais que cinco ou 10 minutos,  pois você   estará  começando e logo se encantará com a prática das atividades! :))))


Há grandes ideias de como você pode criar um hábito  do exercício.  Quando menos esperar, você já ingressou  em uma rotina de exercícios incrível,  que te fará mais feliz,  produtivo e relaxado do que nunca.


Você recebe o mais alto nível de felicidade com  o exercício !!


Como última rápida verdade, o exercício que causa o aumento das proteínas de BDNF no cérebro,  atua como um potenciador de  bom humor. Os efeitos são viciantes!!  Então comece  já e quando você terminar de se exercitar, a sensação de euforia  falará muito  mais alto!


"A liberação de endorfinas tem um efeito viciante fazendo com que mais exercício seja necessário para atingir o mesmo nível de euforia ao longo do tempo."( McGovern )


Assista ao  vídeo e veja como funciona o poder do hábito e a recompensa! É muito interessante!  Tomara que eu tenha te incentivado ao máximo,  para começar a praticar exercícios desde já! Até mais! Tenha uma ótima semana! :)))

Fonte de Pesquisa: LEO WIDRICH e Imagem Google e D. Sinclair Terrasidius]

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

18 comentários:

  1. Olá Adriana,
    Eu quando faço caminhada me sinto outro a disposição muda totalmente.
    BENEFÍCIOS DA CAMINHADA
    Um coração e um pulmão mais sadio; Maior resistência física – músculos, ossos e articulações sadios;
    Ajuda no controle do stress, ou seja, ajuda você a relaxar e sentir-se menos tenso; Melhora na capacidade de dormir rapidamente; Diminui o risco a obesidade, em conjunto com uma alimentação balanceada e equilibrada; Melhora o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim LDL.
    Com todos esses benefícios ocorrendo internamente no seu corpo, não poderia deixar de ocorrer à melhora da sua autoestima e da melhora da disposição do seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, muito boa tarde amigo!

      Sim, a caminhada é um dos melhores exercícios para quem ainda não iniciou a atividade física! E depois, à medida que a pessoa vai se acostumando com o exercício, nunca mais consegue deixar de praticar.

      Os benefícios são a olhos vistos, e muitos deles o que você mencionou : Adquirimos "maior resistência física – músculos, ossos e articulações, sadios, além de controlar o stress e tantos outros efeito benéficos para saúde".

      E o melhor de tudo isso é a produção da endorfina que nos dá uma agradável sensação de prazer e felicidade depois da prática da atividade física!
      Por isso que, para alguns, praticar exercícios torna-se um vício, um vício do bem, e que só faz bem! ;)

      Agradeço muito sua participação Alfeu!
      Abraços e uma excelente semana! :)))

      Excluir
  2. Adriana,

    Eu realmente acredito que o esporte influencia positivamente no humor, o bem estar que gera ao corpo faz com que a pessoa se sinta mais completa.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sissym, que linda sua presença fadinha!

      Sim, sabe amiga! Parece que eu descobri a pólvora..rsrs
      Esse assunto me motiva demais e estrou sempre em busca de novidades neste sentido!
      Afinal é a temática do blog!!
      Bom humor, exercícios e felicidade!

      Beijos grandes querida e uma semana maravilhosa!
      :)))) Se cuida!!!

      Excluir
  3. Boa noite amiga, gostei do artigo, bastante informativo, com dicas valiosas para nosso bem estar. A atividade física que gosto de praticar é caminhar, me dá satisfação, alivia o stress, a tenção, principalmente quando caminho apreciando a natureza, faz bem, e melhora a autoestima, pois não fico sedentária, e consigo manter o peso, e as vezes até diminuir, rsrs...
    Penso que quando praticamos atividades físicas, devemos nos preocupar em atingir um corpo saudável, para aproveitarmos o melhor da vida juntamente com as pessoas que amamos.

    Beijinhos, e abençoada semana!
    ❤♫❤♫❤.•*¨`*•..¸♥☼♥¸.•*¨`*•.♫❤♫❤♫❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sandrinha, adoro sempre sua presença musical e cheia de coraçõezinhos querida!

      Sim, a atividade física provoca uma reação química, diretamente no nosso cérebro e faz maravilhas por nós!!
      A endorfina é uma coisa incrível... Sabe, adoro descobrir sempre mais coisas sobre tudo isso! É fascinante!

      Você está no caminho certo querida!
      Corpo saudável e mente mais saudável ainda!
      Estes são os benefícios que a atividade física nos proporciona!

      Lindas suas palavras e seu carinho!
      Desejo uma semana maravilhosa, de muita felicidade!
      Beijos!! ♥

      Excluir
  4. ADRIANA:Já comecei a praticar, mas amiga, dar uma preguiça..rsss! Faltei ontem, e hoje também faltarei, mas tenho me esforçado.Aos poucos, chegarei lá!Acredito que a prática de exercícios ajuda mesmo na felicidade, e olha como preciso!Amiga, beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, verdade?
      Puxa vida, que boa notícia amiga..
      Agora, espante a preguiça viu?
      Não deixe ela tomar conta de você!
      Creio que é só uma questão de hábito, pois assim que adquirir, será a primeira a chegar na academia para fazer os seus exercícios amiga!

      Deixe seu cérebro atuar e liberar a endorfina que você começará a se sentir bem demais!
      É claro que vai se tornar mais feliz, palavra de quem sentiu e ainda sente na pele essa felicidade inerente provocada pela atividade física!
      Até 3 anos atrás era completamente sedentária, agora tudo mudou e devo ao exercício toda essa alegria maior de viver amiga!

      Beijinhos e uma semana maravilhosa, repleta de muita atividade física tá?
      Se cuida muito, pratique felicidade!! :)))

      Excluir
  5. Lindona!!
    Suas postagens são sempre revigorantes...
    Tudo o que eleva a saúde traz felicidade.
    Mente sã corpo são.

    Um beijinho

    www.euflordealfazema.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu, muito boa tarde amiga!
      Agradeço demais sua participação!
      É claro que adorei!
      Você chegou de mansinho e me surpreendeu!

      E ainda deixou um ar de mistério no ar, um novo endereço, que eu fiz questão de conhecer e e me encantar!
      Tudo no Flor de Alfazema é lindo, parabéns!!

      Beijinhos e uma semana linda querida!

      Excluir
  6. Adriana, sempre ricas suas postagens. Explora todos os lados e mostra, com clareza, os benefícios decorrentes dos exercícios físicos, entre os quais e, principalmente, o bem estar chamado felicidade. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marilene, sua presença é sempre aguardada sabia?

      Sabe, sempre estou procurando e pesquisando maneiras de fazer com que os exercícios e os estímulos provocados por eles, sejam a melhor coisa do dia de uma pessoa!
      Tudo é uma questão de hábito, de se encantar pelos momentos da atividade física!
      A endorfina provoca milagres, sua reação é imediata!
      Ficamos impregnados de felicidade!! :)))

      Beijos minha querida e obrigada por sua linda companhia!
      Tenha uma semana maravilhosa!

      Excluir
  7. Olá, Boa noite,Adriana
    Amiga, saudades de ti e de teu cantinho azul...
    eu,realmente, estou precisando reestabelecer a conexão entre o meu cérebro,as endorfinas que libero e o bom humor que ganhava...mas,tudo se ajeita, não é!!
    Sim, a prática do exercício ( e a procura pela felicidade ) tem que ser encarada de forma prazerosa e um hábito saudável. Nunca coloquei as minhas roupas, de ginástica, ao lado da cama, mas,sempre gostei de acompanhar e anotar minhas atividades.Me lembro que , no início, eu comecei com 15 minutos, três vezes por semana...
    Parabéns por mais uma bela postagem...completa , como sempre!
    Obrigado pelo carinho,bela semana, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Felisberto! Nossa, que saudades!!!

      Puxa, que maravilha ter o seu retorno aqui no blog, como estava fazendo falta!
      Eu também estava com saudades dos seus poemas no seu cantinho todo azul!
      Seus versos são sempre maravilhosos amigo!

      Que bom que restabeleceu as conexões com o bom humor, as endorfinas e a felicidade amigo! Puxa, isso é ótimo, afinal merece depois de passar por tantas provações não é mesmo? Merece sim, a mais pura e genuína felicidade!
      Sim, 15 minutinhos por dia e o hábito vai se estendendo, aumentando, se elevando e quando perceber, estará praticamente voando! É a ação da felicidade :)))

      Eu que agradeço por ter a sua presença!
      Tenha igualmente uma semana maravilhosa!
      Beijos!! :)))

      Excluir
  8. Oi, Adriana!
    Oxigenar o cérebro é tudo de bom! Alguns preguiçosos se internam para encapsular e revigorar o orgão. Como somos mais inteligentes, de quebra também cuidados do nosso corpo e, se for ao ar livre, ainda ganhamos uma nova perspectiva do que vemos, indo mais longe, dos nossos dias!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luma, sua presença é sempre comemorada, sabia? rsrs

      Claro que sim, cuidamos do corpo para preservar a mente!
      Gostamos de exercícios, para com eles, sentir um pouquinho de felicidade...
      Praticamos saúde ao ar livre, para sentir o sangue correndo em nossas veias!

      Amiga, falar de exercícios é sempre empolgante não é mesmo? Depois que se torna um hábito, não conseguimos mais viver sem...
      Precisamos dele como o ar que respiramos :)))

      Amei sua participação querida!
      Agradeço de todo o coração e aproveito par desejar uma semana maravilhosa!
      Beijos!! :)))

      Excluir
  9. O esporte é sempre um aliado, Adriana. Muito bom o post e precisa começar aos poucos mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, muito boa tarde amigo!

      Sim, é uma maravilha os benefícios que a atividade física pode nos proporcionar!
      Sua uma fiel adepta, seguidora e incentivadora dos exercícios..rsrs
      Ainda mais depois que fiquei sabendo, mediante "n" pesquisas, que além de muita saúde, trazem felicidade!

      Agora sim, espalho aos quatro cantos da terra amigo,,rsrs
      Beijos e uma grande e especial semana! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.