Páginas da Vida da Vovó Zilda!



Vovó Linda
Mais um aniversário dela se concretizou e mesmo de férias do blog, vim em caráter extraordinário, comemorar, festejar e tornar pública e ilimitada a minha alegria em ter uma avó tão linda assim!

A vida não foi fácil para ela, seus passos foram acompanhados de muito sofrimento,  mas também de momentos felizes.

Por mais que eu tente, essa homenagem ainda estaria incompleta diante de tantos predicados que ela contém e doçuras que ela transmite…

Vovó  é mágica, exala florzinhas coloridas e perfumadas  por onde passa! Seu caminho é trilhado de forma única… Devagarinho vai impondo seus passos e fazendo história.


Sem saber, segue à risca os ensinamentos de Chico Xavier que falou sabiamente: "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."  Sim, Vovó não espera, ela faz acontecer. Ela segue o caminho de forma altiva e com uma animação contagiante! Nunca se deixou abater pelas adversidades da vida e foram tantas...

Sabe, tem coisas na vida que só a experiência é capaz de criar. Quando vejo sua forma serena de encarar o mundo, eu aprendo muito. Nada me faz mais feliz do que conhecer a vida através dos seus exemplos.  Sei que quando estou feliz, tem a vovó que está muito mais ainda.  Ela irradia  felicidade! :)))

Ah vovó, quem teria esse rostinho carinhoso, esse olhar seguro, e tantas histórias bonitas escritas no coração? Deus com certeza vai te presentear com muitos dias iguais a este que passamos unidos em 7 de dezembro, dia do seu  nascimento!
Vovó linda (2)

Sua história original foi contada há 3(três) anos atrás, em um post especial. Se ainda não conhece, vale a pena dar uma  olhadinha: AQUI NA HOMENAGEM À VOVÓ ZILDA!

Pequenininha sim, mas trouxe ao mundo 12 (doze) filhos. Naquele tempo difícil, os partos eram caseiros e muito dolorosos.. Ela sofreu demais,  mas sobreviveu a todos! Pequenina e de aparência tão frágil, mas forte como uma rocha. Criou 12 filhos e hoje o caçula, Tadeu Caliman,  já ultrapassou  meio século, ao passo que sua primogênita,  Judith, rompeu o limite dos 70 anos! Sim, Vovó caminha a passos largos para o centenário! E É PURA COMEMORAÇÃO! Dos 12 filhos, 8 encontram-se na imagem  abaixo e, da esquerda para a direita assim são identificados:  Vicente, Marta, Ismael, Tadeu ( o caçula), Geraldo, José, Isabel, Vovó e Janete. Ausentes na imagem a filha mais velha, irmã JudithCaliman(em Belo Horizonte) e Dino Caliman (que escapou da foto..rsrs)  In memoriam aos tios queridos Tarcila Caliman e Devanir Caliman,  que  já se encontram em outro plano, descansando. E o Vovó Gervásio, seu companheiro de longa data, que também já partiu! E a família só cresce e floresce! :))
 
todo mundo reunido 
Gratidão sincera, é a melhor forma de retribuir todo amor que nos é dispensado, respeitando as lições que NOSSOS AVÓS,  verdadeiros anjos,  nos deixaram e lembrá-­los sempre com um sorriso no rosto, mesmo que uma lágrima escorra pela face. Felizes os netos que têm seus avós por perto fisicamente, pois estão ao lado de seus anjos da guarda. Sinto-me uma neta muito privilegiada em ter a sua companhia. 

Sou ainda mais agraciada por ser sua neta mais velha, ou seja, fui a primeira e, em razão disso, todos os mimos foram para mim! Tem coisa melhor do que isso? Talvez esse fato tenha aumentado a nossa intimidade e criado laços mais resistentes de amor e carinho. Quem nunca correu para o colo da Vovó ou do Vovô após uma bronca dos pais? Ou num momento de medo, ouvir as palavras de quem já viveu uma vida inteira e que nos traz  tanta  paz e tanta luz? Parece que nos protege de todos os perigos existentes da face da terra!!!

eu e vovó

Netos, sejam gratos e não esperem que seus avós partam para prestar­-lhes homenagens, façam enquanto os têm.  O perfume das flores dadas em vida é muito mais prazeroso e reconfortante. Eu não perco, e na medida do possível, estou no colo da vovó enchendo-a de abraços e  carinhos!
 
E o que dizer dos frutos que continuam chegando na família e enchendo a Vovó de alegria? Já são tantos netos e bisnetos que eu até perdi a conta..rsrs  Eis aqui um pedacinho deles, os mais pequeninos! A maioria dos netos já se tornaram adultos e os seus bisnetinhos é que enchem de peraltices a casa da Vovó!
netinhos
Sentindo tudo isso, nada mais apropriado  do que  reproduzir  a crônica “Carta a Josefa, minha avó”, de José Saramago. O texto escrito pelo grande poeta e escritor é maravilhoso. E ficou ainda mais bonito em uma homenagem que André Raposo fez à sua avó, adaptando o  texto de Saramago e  expondo toda a sua emoção. O VÍDEO realmente mexe com os sentimentos daqueles que conhecem o valor de seus avós e traz saudade para aqueles que já os perderam. Eu me emocionei demais! E puxa, parece que foi escrito para a minha querida Vovó Zilda, tamanha a compatibilidade!  Modificam-se poucas coisas, mas a essência permanece a mesma:


Carta para Josefa, minha avó
Tens noventa anos. És velha, dolorida. Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tempo — e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. Carregaste à cabeça toneladas de restolho e lenha, albufeiras de água.
Viste nascer o sol todos os dias. De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal. Criaste pessoas e gado, meteste os bácoros na tua própria cama quando o frio ameaçava gelá-los. Contaste-me histórias de aparições e lobisomens, velhas questões de família, um crime de morte. Trave da tua casa, lume da tua lareira — sete vezes engravidaste, sete vezes deste à luz.
Não sabes nada do mundo. Não entendes de política, nem de economia, nem de literatura, nem de filosofia, nem de religião. Herdaste umas centenas de palavras práticas, um vocabulário elementar. Com  isto viveste e vais vivendo. És sensível às catástrofes e também aos casos de rua, aos casamentos de princesas e ao roubo dos coelhos da vizinha. Tens grandes ódios por motivos de que já perdeste lembrança, grandes dedicações que assentam em coisa nenhuma. Vives. Para ti, a palavra Vietname é apenas um som bárbaro que não condiz com o teu círculo de légua e meia de raio. Da fome sabes alguma coisa: já viste uma bandeira negra içada na torre da igreja.(Contaste-mo tu, ou terei sonhado que o contavas?)
Transportas contigo o teu pequeno casulo de interesses. E, no entanto, tens os olhos claros e és alegre. O teu riso é como um foguete de cores. Como tu, não vi rir ninguém. Estou diante de ti, e não entendo. Sou da tua carne e do teu sangue, mas não entendo. Vieste a este mundo e não curaste de saber o que é o mundo. Chegas ao fim da vida, e o mundo ainda é, para ti, o que era quando nasceste: uma interrogação, um mistério inacessível, uma coisa que não faz parte da tua herança: quinhentas palavras, um quintal a que em cinco minutos se dá a volta, uma casa de telha-vã e chão de barro. Aperto a tua mão calosa, passo a minha mão pela tua face enrugada e pelos teus cabelos brancos, partidos pelo peso dos carregos — e continuo a não entender. Foste bela, dizes, e bem vejo que és inteligente. Por que foi então que te roubaram o mundo? Quem to roubou? Mas disto talvez entenda eu, e dir-te-ia o como, o porquê e o quando se soubesse escolher das minhas palavras as que tu pudesses compreender. Já não vale a pena. O mundo continuará sem ti — e sem mim. Não teremos dito um ao outro o que mais importava. Não teremos, realmente? Eu não te terei dado, porque as minhas palavras não são as tuas, o mundo que te era devido. Fico com esta culpa de que me não acusas — e isso ainda é pior. Mas porquê, avó, por que te sentas tu na soleira da tua porta, aberta para a noite estrelada e imensa, para o céu de que nada sabes e por onde nunca viajarás, para o silêncio dos campos e das árvores assombradas, e dizes, com a tranquila serenidade dos teus noventa anos e o fogo da tua adolescência nunca perdida: -O mundo é tão bonito, e eu tenho tanta pena de morrer!
É isto que eu não entendo — mas a culpa não é tua.
Vovó muito chic

Amigos, lendo essa linda crônica de José Saramago é quase impossível as lágrimas não rolarem...Mas o sorriso contido da Vovó,  ilumina tudo e me dá forças para prosseguir relatando suas páginas... um pouquinho  mais de sua vida. Queria encher a existência da Vovó de poesia e para isso, trago Fernando Pessoa para dar também uma bela  contribuição: 

“ O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."

Mario Quintana, também de forma sábia, abrilhanta a homenagem à Vovó: 

“Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova..."

E foram  páginas  que geraram  frutos,  constituídos  nos filhos, netos ,  bisnetos e muita  gente linda e sobretudo, feliz:
 
Eita que família  grande
 
Festejamos sim, festejamos muito! A ALEGRIA IMENSA DE VIVER! DE TÊ-LA AO NOSSO LADO!

Vovó, sem o seu amor,  sem seus conselhos, não seríamos nada. A senhora  é nosso alicerce que mantém nossa família cada dia mais unida. Somos felizes, porque felizmente, nossa família  a  tem para nos dar forças e  prosseguir, cada qual em nossos caminhos... Temos a senhora  como nosso porto seguro e sua presença mantém a união da nossa família. E se cada um de nós aprendeu o verdadeiro valor da vida, foi por tudo que nos ensinou. Queremos desejar sempre um feliz aniversário e pedir que esteja sempre ao nosso lado, porque precisamos dos seus ensinamentos. 

Afinal é para isso que temos uma avó maravilhosa  e que nos ensinar o caminho do bem. Amamos-a muito e desejamos vê-la sempre sorrindo e satisfeita com o que vê quando olha para a nossa família. 

Feliz Aniversário Vovó.  Te amamos muito !!

Afinal, o dia do seu aniversário significa um dia precioso para todos nós ,porque simboliza a maior felicidade que um coração de filho, neto ou bisneto e todos os demais membros possam sentir! 
 
E sua vida continua sendo escrita, em lindas páginas, com letras gravadas...simples e encantadoramente assim! Beijos amigos! 


Imagens arquivo pessoal

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

36 comentários:

  1. Olá,
    Meus parabéns. Vim desejar um Feliz Aniversário a Vovó Zilda!, que a vida dela se encha de saúde, amor, paz e de novas oportunidades. Que passe este dia tão importante ao lado de quem gosta! Feliz Aniversário!!!
    Um Forte Abraço de Seu Amigo,
    Alfeu Gomes
    http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alfeu!
      Fico muito feliz com a sua presença aqui em um momento tão bonito!
      Agradeço demais suas felicitações e tomara mesmo que a Vovó sempre continue com muita saúde e disposição, trilhando o seu caminho pela vida!
      Passamos em um dia de grande confraternização, comemorando mais uma etapa vencida na vida da Vovó Zilda! E FOI COM MUITA ALEGRIA!!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Abraços e desejos de uma semana maravilhosa e lindo final de ano!!
      OBRIGADA!! :)))))))

      Excluir
  2. Oi Adriana, vim festejar o niver de sua avó com vc amiga.
    Quero parabenizar essa pessoa muito especial. mulher maravilhosa, guerreira, avó, mãe e amiga. Uma super mulher. Tem um enorme coração compreendendo seus filhos, seus netos. Parabéns a ela amiga Deus lhe dê muitos anos de vida.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, bom dia minha querida amiga!!!
      Mas que maravilha você ter vindo aqui festejar comigo e participar desta festa tão colorida!
      Vovó é mesmo especial!
      Agradeço demais os elogios, pois a Vovó fica toda saudosa quando os ouve!
      Eu falo tudo para ela quando vou visitá-la..rsrs
      Você é encantadora Célia!
      Agradeço demais o carinho da presença, do seu amor!!
      Beijinhos e uma semana encantadora!!
      ♥♥

      Excluir
  3. Parabéns pra vovó! Mto colorida estilosa! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Fábio, não tem ninguém mais colorida e cheio de estilo do que a Vovó Zilda!!
      Ela é danada e tem um figurino todo especial!
      Adora cores, flores e tudo que passa alegria!
      Agradeço muito sua presença, seu carinho em ter vindo!
      Boa semana e ótimo final de ano para você amigo!
      Agradecida por sua companhia em 2014!
      Abração! :))))

      Excluir
  4. Adriana, que bela postagem! Merecida homenagem a sua avó, que muito já viveu, passou por dores e sorri como criança feliz. Realmente, a primeira neta tem uma ligação forte com a avó e dela recebe carinhos inumeráveis. Fiquei encantada com seu demonstrado afeto e com a meiguice que o rosto dela nos apresenta. Que Deus a cubra de bênçãos nesse novo ano de vida!
    Obrigada pelos lindos votos, que retribuo, carinhosamente. Desejo-lhe um iluminado Natal, ao lado dos que lhe são queridos. E que 2015 lhe ofereça muitos e muitos momentos de felicidade. Também já estou ausente, mas não deixaria de visitá-la. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, muito boa tarde querida amiga!!

      Puxa, palavras tão lindas assim como as suas encheram o meu coração de alegria Marilene!
      Sabe, me emociono demais quando alguém menciona a Vovó!
      Ela me é muito querida e para mim é maravilhosa!
      Em alguns momentos bravinha, pois não gosta muito de fotografias..rsrs
      Mas a gente brinca, faz ela rir e como você disse brilhantemente, ela sorri como uma pequena criança feliz!! E fica linda assim! :D

      Sua presença neste ano foi sempre encantadora querida!
      Teremos sempre mais e mais motivos para prosseguir em 2015 com muito mais energia e alegria!!
      Obrigada sempre por tanto carinho e tanto amor!! ♥
      Beijos e FELIZ ANO NOVO!! Ihuuuu!!!!

      Excluir
  5. Oi Adriana!

    Feliz Aniversário para Vovó Zilda! Que lindo exemplo! Emocionante o seu post! Fiquei sem palavras, realmente uma benção! Lindo vídeo com todos da família! Momentos doces e especiais ficam para sempre na memória e no coração! Hoje em dia são poucos que valorizam a família.Que Deus continue abençoando grandemente! Tudo de bom! Mande um forte abraço para querida vovó! Tenha uma semana repleta de alegrias! :)))))

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, obrigada minha querida amiga!!

      Pois é, Vovó inseriu mais uma linda flor no seu jardim primaveril! :))))
      Ah, fico tão feliz que tenha gostado!
      Sabe, eu a princípio nem sabia por onde começar!
      Simplesmente mirei nos passos da Vovó caminhando pela estrada de terra...
      Era como se ela estivesse virando as páginas de um livro, onde ,em cada uma delas fosse registrada um pouquinho de sua história!
      Comparei-a, também, às flores do jardim! Então a inspiração fluiu!! rsrs

      Eu que tenho que tenho que agradecer a sua linda companhia neste ano amiga!
      E prepare-se, pois terá que me aguentar ainda por muito mais em 2015...hehehe
      Obrigada por tudo, muitos beijos e uma semana também repleta de muitas alegrias!
      FELICIDADES EM 2015!! SEMPRE!!
      Beijos!!!!!! :)))))))))))

      Excluir
  6. Adriana querida,

    Já estava com saudades de você. Também fiquei sem postar por uns quinze dias devido a reforma de uns ambientes aqui em casa,. Terminou ontem e estou exausta. Ainda nem comprei os presentes de Natal, mas vamos que vamos-rs.

    Belíssima homenagem à Vovó Zilda. Isso é que eu chamo de homenagem terna, amorosa e apaixonada. Assim você mata a vovó de emoção. Também, primeira neta é sempre o dodói da vovó.
    Não cheguei a curtir os meus avós. Minha avó materna morava em outro estado e faleceu precocemente. Minha avó paterna não morria de amores pela minha mãe e, portanto, fomos criados à distância. Confesso que não senti falta delas, haja vista o pouco contato, o que não favoreceu a criação de vínculo afetivo entre nós.

    Sua vovó Zilda é um amor e parece ser bem tímida. Fiquei emocionada ao ver o último vídeo (Páginas da Vida da Vovó Zilda), ao som de "Ando devagar porque já tive pressa..." Via sua avó e recordava minha mãe que, como você sabe, faleceu recentemente com 88 anos de idade. Comemoramos o aniversário dela no dia 31 de maio e ela veio a falecer em 08 de julho. Coincidência ou não, estávamos todos lá, reunidos e celebrando a data como se já tivéssemos o pressentimento de que seria seu último aniversário. Fizemos vários cliques da família toda reunida. Ainda estou sem coragem de rever as fotos.

    A 'Carta para Josefa' é emocionante e linda.

    Uma perguntinha: Sua vovó Zilda chama todo esse pessoal pelo nome, sem trocar nenhum? Que família grande! #benzadeus-rsrs. PARABÉNS à sua vovó e que Deus lhe conceda muitos anos ainda de vida, com saúde e disposição para mimar netos e bisnetos.

    Obrigada, minha querida, pelo seu carinho e pelo seu amável comentário. Você é uma fofa.

    Que seu Natal seja de bençãos, luz, sorrisos, amor e paz.
    Um 2015 maravilhoso para você! Que ele chegue disposto a realizar os seus mais desejados sonhos.

    Grata pela preciosa e enriquecedora companhia em 2014.

    Uma 'virada' de sonhos para você.

    Até 2015!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, puxa vida amiga tão linda!
      Assim você me quebra né?
      O seu comentário, literalmente, copiosamente, me fez chorar!

      Sim, eu estava mais sumidinha E ainda estou! Só voltei à blogosfera para postar a homenagem à Vovó e deixar meus desejos de Feliz Natal e Ano Novo aos grandes e encantadores amigos, como você, que me é tão querida e é tão, tão, tão ESPECIAL!
      Vera, fique tranquila! Os melhores presentes que poderá dar à sua família é a sua presença! E você ainda tem esse final de semana para dar conta dos presentes, assim como eu..rsrs No sábado enfrentarei os shoppings da vida para comprar as lembranças de Natal...rsrs E ainda bem que não preciso escolher para todo aquele mundaréu de gente que você viu no vídeo..rsrs ....senão eu estaria literalmente perdida...hahaha
      Minha família é grande mesmo.. E olha que aí estão apenas os membros da parte da minha mãe, cuja mamãe é a Vovó Zilda! Se fosse juntar a parte paterna, seria também enorme. Mas não cheguei a conhecer nenhum dos meus avós paternos, pois ao nascer, ambos já haviam partido!
      Então me apeguei demais aos avós maternos e desde bebê, fui muito paparicada por eles..Vovó Gervásio era muito animado, divertido, cheio de vida e ainda tocava sanfona! Era um ótimo pé de valsa e dançava forró como ninguém! O primeiro a abrir o salão de baile e o último a ir embora...rsrs Dançava com todos e não se cansava! Que saudades!
      Sim Vera, se não há contato, dificilmente cresce um vínculo mais forte entre neta e avós! Pena que em sua infância não tenha desfrutado da companhia deles devido às circunstâncias da vida. E é também por esses exemplos que me sinto tão privilegiada de ter a companhia da vovó até hoje e ainda poder preparar-lhe homenagens! :)))

      Sim, este ano foi duro para você e sua irmã ...
      Perder a mãe nos deixa com um vazio enorme, difícil de ser preenchido. Sua mãe partiu muito cedo e ainda bem que puderam comemorar o último aniversário dela com a família toda reunida. Nossa Vera, que aperto no coração que me deu ao ler o que escreveu. Se fosse eu, creio que não teria forças para suportar tanta dor assim. Você é muito forte e eu também não teria coragem de rever as fotos feitas em um momento tão belo, ainda na presença da sua mãe...Mas ela está brilhando para você agora amiga, tenha certeza!

      Pois é, a carta para Josefa é tão bonita que aperta ainda mais o coração! Que gesto lindo do neto à sua avó não é? Me emocionei!!!

      Sim, como você acertou Vera???? A vovó é muito tímida, ao mesmo tempo que tem uma meiguice toda peculiar E fica brava também, e fala com aquele olhar zangado de que não quer foto..hahaha Então tenho que tirar quando ela está bem distraída...hehehe
      Ah, e ela sim, reconhece todos os membros da família e sabe o nome da maioria, pronunciando alguns com aquele sotaque meio "italianado"...rsrs Principalmente o nome dos bisnetinhos, que são mais modernos do que os usados na época dela! E reconhece todos e mima demais os bisnetinhos que ainda são bebês!! É lindo demais vê-la conversando com os pequeninhos e parece que se entendem muito bem...rsrs Vovó só não está mais com a audição a todo vapor, sente dificuldades para ouvir todos falando ao mesmo tempo....Mas o que importa é que ao final todos se entendem bem!! :))))

      Obrigada amiga, estaremos ainda mais e mais unidas em 2015!
      Reitero os desejos de um Natal maravilhoso para si e toda a sua linda família!
      Muito amor no coração e que realizemos todos os nossos sonhos, SEMPRE!!
      AGRADEÇO demais por ter como amiga pessoas tão cativante como você querida!
      E até 2015, está tão pertinho que chega a queimar...rsrsrs Está voando!!!
      Beijos, milhares deles e linda semana também!!
      Iupiiiiiiiiii FELIZ NATAL E LINDO ANO NOVO! :))))))))))

      Excluir
  7. Que maravilhosa homenagem, Adriana. Sua avó merece e adorei ela só pela foto, imagine conhecendo... Adorei a postagem. Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sergio, Vovó é mesmo incrível! Adoraria que a conhecesse pessoalmente, você iria adorar!
      Beijos e obrigada pela presença!
      Um maravilhoso ano de 2015!

      Excluir
  8. Oi Dri.

    Que linda homenagem minha amiga.
    Quando a gente lê um depoimento tão belo de uma pessoa meiga para outra pessoa tão meiga quanto, não tem como não se emocionar. E a crônica de José Saramago, realmente completa toda esta emoção sentida aqui. Mas como você mesmo disse e eu repito: o sorriso de tua vó, ilumina tudo. Ela tem um suave semblante e uma luzinha no olhar que magicamente faz com que enxerguemos o quanto ela é especial e exemplar a esta grande e linda família.

    Parabéns a ela pelo aniversário. Que Deus possa dar a ela tudo que o seu coraçãozinho desejar e sobretudo muita saúde e uma loooooooonga vida para alegria de todos os familiares e amigos.

    E quanto a você, doce amiga, eu só posso parabenizar novamente e sempre, por fazer tão lindas e emocionantes postagens. Afinal, mesmo sem te conhecer pessoalmente, sinto que sensibilidade é a tua principal característica. E nós, os teus leitores, literalmente agradecemos pelo prazer que temos em lê-la.
    É sempre muito bom!!!

    Minha linda, aproveito que o final de ano se aproxima, para fazer o meu agradecimento pela tua tão doce companhia por onde deixo os meus rabiscos. Muitíssimo obrigada Dri, pela agradável companhia todo este tempo! Espero que continuemos a trocar muita energia e carinho nessa linda família blogosférica.

    Que o seu natal seja o mais lindo e repleto de alegria, harmonia, amor e paz no coração. Ingredientes necessários para um 2015 incrivelmente bom com muitos emoções e sonhos realizados. E saúde em primeiro lugar.
    São meus sinceros votos a você e a todos os seus.
    Que Deus esteja conosco sempre!

    Um beijo enorme e o meu carinho sincero.
    Até ano que vem, minha doce amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, antes de tudo peço perdão pelo atraso na resposta.. eu dei uma parada geral em tudo em dezembro e neste início de 2015! Mas creio que agora já dá para voltar!! hehehe

      Sabe curti bastante a Vovó e ela continua me emocionando todos os dias!
      A crônica de José Saramago é absolutamente incrível não é poetisa?
      Me encanto todos as vezes que a leio e ouço!

      Você que é fofa demais, maravilhosa, sempre com palavras ternas, de carinho, amor e ternura! Sabe, é difícil retribuir tudo isso que me oferece! Me deixa literalmente sem palavras!

      Agradeço demais sua presença e participação sempre tão emocionante!
      Sabe, é claro que em 2015 estaremos por aqui e ali, firmes e fortes e repletas de muita energia!!
      Obrigada , muito obrigada!!
      Beijos e muito carinho amiga linda!
      FELIZ 2015! :)))))

      Excluir
  9. Oi, Adriana! Peço desculpas pela demora em retribuir sua gentil visita lá no blog! Adorei sua mensagem, muito obrigado pelo carinho e consideração ao longo desta trajetória. Parabéns à Dna. Zilda, saúde e felicidade, sempre! Linda a sua homenagem, adorei!

    Muito obrigado pelas lindas palavras, também desejo a você e aos seus familiares tudo de bom! Um Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio, obrigada por sua presença amigo!
      Estava de recesso, férias, tirando um período de descanso.. afinal merecemos não é? rsrs
      Imagine, não me deve desculpas nenhuma.... a gente precisa desse tempo para poder recomeçar bem! ;))))

      Agradeço seu carinho e em 2015 estamos nessa amigo!!
      FELIZ ANO NOVO!!!!

      Excluir
  10. Olá, Adriana, como vai? Linda homenagem... história maravilhosa essa da avó, e que orgulho da família transparece nas fotos! Os escritos de Saramago e Quintana complementam bem o post cheio de emoção. Família linda, apropriada imagem para os festejos de final de ano, que lembram amor e união. Que Deus abeçoe seu natal, que seu 2015 seja fantástico, com saúde plena e fortalecida, amor e alegria. Agradeço o carinho do ano todo... abraços, tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que saudades minha querida amiga!
      Desculpe o atraso na resposta, fiquei incomodada com isso, mas agora estou colocando tudo em dia! Baterias recarregadas, a mente funcionando melhor! Parece que as coisas estão tomando um rumo mais certinho...rsrs

      Obrigada pelo seu lindo e especial carinho querida!
      Tenha um 2015 igualmente maravilhoso!
      Mil beijinhos!!!! ♥

      Excluir
  11. Oi Adriana!

    Voltei para lhe desejar um Feliz Natal pra você e sua família! Durante todo ano você semeia a paz, o amor, união e a fraternidade que são os verdadeiros significados desta data, por isso por aqui é Natal o ano inteiro, sempre transmitindo uma energia boa e positiva fazendo todos se sentirem bem e felizes com sua presença! Tu merece tudo de bom! Tenha um abençoado Natal!

    Boas Festas! :))))))

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Bia, muito obrigada querida amiga!
      Fico maravilhada com sua simpatia e seu carinho sempre tão genuíno e caloroso!
      Desejo a ti também um 2015 maravilhoso, repleto de muita paz e muita energia positiva!
      E vamos que vamos nessa amiga, com fé e força SEMPRE!
      Muito obrigada!!!
      Beijinhos minha linda! ♥♥♥♥

      Excluir
  12. Então minha doce amiga, hoje vim te desejar um feliz natal não só a vc como a toada essa linda família!
    E um bjão especial a sua linda vozinha.
    Agradeço a companhia neste ano, o meu desejo é que passamos estar juntas em todos os anos vindouros. bjsss e até sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia, minha amiga querida!
      Linda tarde de um verão quente e você chega anda trazendo mais calor humano!
      Obrigada por seu carinho, por estar comigo em 2014, por gostar de minha avozinha!
      E agora, em 2015 estaremos ainda mais firmes não é? rsrs
      Beijos e carinhos, FELIZ ANO NOVO!!! :))))))

      Excluir
  13. Oi Adriana

    Um post emocionante!

    Como é lindo ver o amor, a sabedoria, a união familiar, a alegria e serena resistencia diante da vida, fazendo propagar o exemplo e as lições que sustentam toda uma linhagem e os conduzem aos caminhos claros. Deus se torna palpável.

    Parabéns à sua avó, tão linda e a toda a família!

    Beijos e um Feliz Natal a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, nossa, muito obrigada por ter vindo deixar o seu carinho amiga!
      Sabe, morro de saudades daqueles tempos lá do Dihitt, onde a gente tinha tantos amigos especiais, de coração aberto, sempre conosco.
      Você é uma delas que ainda está comigo! Muito obrigada!

      Pois é, a Vovó é a sabedoria em pessoa, tem muita fé e força e ela ainda pretende continuar por muitos e muitos anos!

      Agradeço demais sua presença, seu imenso carinho e desculpe o atraso.. eu estava em estado de dormência no recesso..rsrs

      Beijos e FELIZ 2015 querida!! :))))

      Excluir
  14. ADRIANA:Que homenagem mais linda à sua vozinha Zilda! Que Deus a ilumine sempre!!Amiga, desculpa-me a ausência, mas logo que melhorar tudo, retornarei com mais frequencia.Beijos e um FELIZ NATAL!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Adeladia, boa tarde minha querida e encantadora amiga de todo o meu coração! ♥
      Não se incomode com a ausência, eu também estou muito ausente querida...
      Mas é assim mesmo, precisamos de um tempo para nós!

      Agradeço demais seu carinho e presença e tenho certeza que em 2015 estaremos cada vez mais unidas amiga linda!
      FELIZ ANO NOVO e muitos beijinhos! ♥♥

      Excluir
  15. Querida amiga Adriana

    Desejo para ti
    braços bem abertos
    para receber com carinho
    o ano que se aproxima.
    Ele traz um presente:
    - Uma vontade de que olhes
    para alguém ou para alguma coisa,
    com olhos de primeira vez.
    Recebendo este presente,
    as sementes de alegria que te habitam,
    estarão recebendo seu melhor alimento,
    e assim se transformarão em realidade,
    perfumando sua vida e sua alma
    com sua maravilhosa, única e infinita
    essência de felicidade.

    Um ano novo de olhares novos para ti.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluisio Cavalcante, muito boa tarde querido poeta e amigo!
      Fiquei lisonjeada com sua visita e delicado poema!
      Obrigada de todo o meu coração!
      Fico feliz que tenha vindo aqui e deixado tanto carinho em palavras!
      MUITO OBRIGADA!
      Em breve estarei retribuindo todo o seu carinho!

      Abraços e um 2015 maravilhoso!! :)))))

      Excluir
  16. Feliz 2015 Adriana! Um ano repleto de felicidade e alegria! Você é uma pessoa contagiante e espalha a semente da paz e do amor por onde passa! Certamente o universo sente esta energia maravilhosa e retorna com muito mais benções! E vamos festejar muito o ano vindouro! Uhhuuu!!! :)))))))))))))))

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, você é como uma joia preciosa que brilha demais ao deixar todo o seu carinho!
      Agradeço demais sua linda companhia em 2014 e tenha certeza que neste ano, 2015, estaremos muito mais unidas minha linda!

      Tenha um mês de janeiro primoroso e um ANO NOVO MARAVILHOSO!
      Obrigada por tudo, por sua alegria, por sua companhia!
      Beijos!! FELIZ ANO NOVO!! Uhuuuuuuuu! :)))))))

      Excluir
  17. Muito legal!! Conheça meu blog http://mamaeacida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa! Seja muito bem-vinda ao Vivendo a Vida bem Feliz!
      Eu estava de recesso aqui do blog e havia pausado as postagens há um mês!
      Por isso a resposta apenas agora...
      Conhecerei o seu espaço com todo o prazer! Obrigada pelo convite!
      FELIZ 2015!
      Abraços! :))))))

      Excluir
  18. Oi, Adriana!
    Também estive ausente da blogosfera e com postagens programadas até um pouco antes do natal, mas agora retornei para o batente. Isto posto, é o motivo pq não vim aqui antes. É muita felicidade para a sua avó ver a família crescendo - uma pena que alguns já se foram - Mas passa pelo entendimento da vida a aceitação da ausência. Parabéns para a sua avó!! Você é tão colorida quanto ela! São alegres e festivas!
    Boas férias!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, minha querida amiga!
      Boa noite!

      Pois é, eu até pensei que hoje conseguiria entrar no ritmo da blogosfera, mas não deu...hahaha Creio que ainda estou em câmera lenta, pois o post inédito não saiu hoje de jeito nenhum...kkkkkk
      Melhor deixar para a semana que vem! :)
      Sabe Luma, ficar um tempo longe da blogosfera é ótimo para descansar! Assim voltamos com mais energia!

      Fiquei muito feliz com a sua presença, a sua linda visita e mais ainda, que tenha gostado da vovó Zilda e toda a grande família que a cerca! Sabe, somos muitos, cada dia mais, mas meus tios e meu avô que já se foram fazem uma falta incalculável nas festas! Não é a mesma coisa, apesar de tentarmos manter a alegria imensa de viver! Porém a saudade machuca demais... Pelo menos para mim, que sou de uma geração mais antiga.. Entretanto, a maioria dos bisnetos, nem chegou a conhecer o vovó e o quanto ele era especial também!
      Ah, por falar em cor, somos realmente dois arco-íris..rsrs

      Obrigada pelo carinho imenso amiga!
      Adorei sua presença e tenho certeza que em 2015, neste ano tão bonito, estaremos ainda mais unidas!!! Feliz Ano Novo!! Uhuuuuuuuuu!!!
      Beijos!! ♥♥

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.