Os belos beija-flores e suas lindas canções!




Bom dia amigos, chegando nesta semana com muita cor e deixando um presente encantado para vocês... A natureza (fauna e flora) possui uma beleza infindável, principalmente nos animais de menor porte, as aves!

E hoje venho destacar, entre os pássaros mais bonitos, um em particular: o beija-flor. Eles possuem uma espécie única de beleza  e um domínio de manobra que não existe em nenhum outro animal na face da terra.

Além do  belo colorido dos colibris, trouxe canções com o "codinome"  beija-flor, suaves e lindas para você viajar comigo!  Agora relaxe e curta a beleza dos beija-flores em todos os detalhes...


Geralmente, para capturar uma bela imagem de um colibri, o fotógrafo deve estar preparado para poder captar o voo, uma vez que  suas asinhas  batem freneticamente,  de setenta a noventa vezes por  segundo. Isto dá-lhes o triunfo de subir e voar para trás, que nenhuma outra ave consegue imitar!   Por isso, vamos conhecer  mais  detalhes curiosos desta ave magnífica:



O beija-flor, também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-florchupa-mel, binga, guanambiguainumbi, é uma ave da família Trochilidae e inclui 108 gêneros. Existem 322 espécies conhecidas. Ágeis e irrequietos em suas lindas e variadas cores, encantam a todos aqueles que observam as admiráveis coreografias que eles desenham no ar. Voando sem parar, em todas as direções, estão sempre à procura do néctar de que se alimentam e para obtê-lo introduzem seu bico longo e fino em cada flor que encontram.



O beija-flor é uma ave que só existe no continente americano e pode ser encontrado desde a Terra do Fogo até o Alasca. A maioria das espécies está na América do Sul e a metade delas se encontra no Brasil. Sim, na nossa terrinha linda! Aliás, Santa Teresa, aqui no Espírito Santo, cidade onde morei na minha infância, é considerado o paraíso dos beija-flores em razão dos estudos do agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro Augusto Ruschi que destacou-se desde jovem, com os estudos dos diversos ramos da biologia, tornando-se respeitado especialista em orquídeas e beija-flores . Estes são pássaros que impressionam pelo seu colorido muito variado que muda de acordo com o ângulo no qual são observados.


Sua plumagem colorida e brilhante dá a impressão de mudar de tonalidade a cada instante, originando a grande variedade de denominações que recebem. Alguns colibris são comparados a pedras preciosas, como rubi, safira ou esmeralda; outros têm nomes de contos de fada; há ainda aqueles que lembram corpos celestes, cometas ou raio de sol.


O beija-flor possui um par de asas com formato bem peculiar. As asas, aliadas aos fortes músculos (responsáveis por um quarto do peso total da ave) que as movem, fazem deste animal uma ave com impressionante capacidade de voo. É a única ave capaz de voar para trás e de fazer malabarismos que seriam impossíveis para outras espécies de pássaros.


O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha -ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas de setenta a oitenta vezes por segundo. Não é absolutamente incrível? 


Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são, em geral, maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa. Vivem, em média, doze anos e seu tempo de incubação é de treze a quinze dias.


Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média de seis a doze centímetros de comprimento e que pesam de dois a seis gramas. São pequeninos frascos, mas tão belos que encantam os olhos e a alma! 

 

O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor.


O batimento das asas pode chegar a 90 vezes por segundo dependendo da espécie.
O coração desta ave bate 480 vezes por minuto quando em repouso e inacreditáveis 1.260 vezes por minuto quando voa. Uauuuuu! Maravilhoso!


A alimentação do beija-flor é constituída de néctar (esta ave visita cerca de 1.500 flores ao dia e, assim, ela também é um agente polinizador), encontrado em diversos tipos de flores e de proteína retirada de insetos que esta ave caça. Este é um animal muito comilão, pra manter suas asas batendo tão rapidamente, o consumo de energia tem de ser muito grande. Os beija-flores nunca fazem dieta e estão sempre em forma...rsrs


Para termos ideia do total de comida que o beija-flor precisa diariamente, podemos citar o seguinte exemplo: um homem de 75 kg que comesse na mesma proporção, deveria ingerir algo perto de 150 kg de batata ao dia. Que contraste não é?


O beija-flor é um animal monogâmico. A fêmea é quem constrói o ninho, choca os ovos, protege e alimenta os filhotes que nascem cegos e sem penas. A mãe, utilizando seu longo bico, alimenta os filhotes introduzindo néctar em suas gargantas. Depois de 4 dias os filhotes abrem os olhos e, após um período de 4 semanas, já começam a voar. 


Na época do acasalamento os colibris costumam fazer o voo nupcial com trajetos que variam de acordo com cada espécie.



As fêmeas são as mais trabalhadeiras.  Os machos não participam da criação dos filhotes. São somente as fêmeas  que constroem os ninhos sozinhas,  chocam os ovos e protegem os filhotes, sem contar com qualquer manifestação dos machos. Pode isso gente? Fica tudo nas costas mas mocinhas e os seus respectivos maridos, não estão nem aí...rsrs


Os filhotes abrem os olhos com quatro dias após o nascimento e saem do ninho  após quatro semanas. Apresenta-se em uma variedade de cores, tamanhos, tipos de plumagem e formato de bicos. Tornam-se  independentes desde muito cedo!


NO VOO nenhum outro pássaro se compara aos beija-flores. Eles se lançam como uma flecha para a frente e para trás, para os lados, para cima e para baixo; podem dar marcha a ré ou ficar parados no ar batendo as asas com incrível rapidez. Nesse movimento elas ficam quase invisíveis, mas chegando bem perto, é possível ouvir seu zumbido. Em poucos segundos eles já estão longe, sem que os olhos possam perceber. É um voo maravilhoso e encantador! :))))


É praticamente impossível acreditar que alguém seja capaz de perseguir ou matar beija-flores. Muitos, no entanto, fazem isso sem perceber, ao derrubar matas ou eliminar famílias inteiras de plantas e flores. Tendo mais consciência da necessidade de maior equilíbrio entre a vida das plantas, dos animais e dos homens, pode-se evitar muitos danos à natureza, da qual dependemos e fazemos parte. Temos que preservar esta linda forma de vida, tão colorida, que mais parece uma joia cruzando os ares  e deixando um rastro de encanto e pura beleza por onde passam! 


Ao se preservar as centenas de espécies de beija-flores conhecidas, estaremos, no mínimo, assegurando uma vida mais colorida e alegre, e nosso mundo será melhor e mais bonito. E se ainda puder ficar mais um pouco comigo, veja a beleza deste vídeo que retrata o  impressionante  voo dos beija-flores em câmera lenta... E tem uma canção tão linda quanto os próprios beija-flores...É a natureza agindo em nossas vidas!!


Imagens do Google imagens e Don't Bug Me Photography

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

22 comentários:

  1. Adriana,

    para mim eles são obras de arte de Deus. Já dei carinho em mais de um, eles são muito delicados e para pegar nas mãos tem que ter cuidado, pois as peninhas saem com facilidade. Tive a oportunidade quando mais de uma vez entrou na sala do sítio e não sabia sair de lá.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, querida fadinha!
      É com muita alegria ter você aqui! Viiiiva!!!
      Ando um pouco afastada dos blogs amigos, mas a sua visita aqui me deixou radiante!

      Sim, os beija-flores são tão belos... parecem frágeis e muito delicados.. Constituem-se em pequeninas joias em nossas mãos. Criaturas belíssimas de Deus que nos encantam e enchem a nossa vida de cores!
      Sabe, ainda não tive a sorte de ter um em minhas mãos, só para sentir a textura de suas peninhas ... Mas deve ter sido uma experiência incrível não é Sissym?
      Que lindos, eles ingressam em um recinto e ficam loucos para sair... vão à procura do adocicado néctar das flores! Maravilhoso!

      Agradeço seu carinho querida!
      Linda semana!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adriana, querida, sempre nos mostrando coisas maravilhosas. Os beija-flores são lindos. Em minha roça sempre coloco água para eles. Com o tempo passei a observar que tem um tipo que toma conta do recipiente e não deixa outro se aproximar e, quando isso acontece, sai a maior briga. Um barato. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que saudades de você Alcione!
      Quanto tempo moça, puxa, está tudo bem contigo?
      Ah, eu agora estou em um ritmo totalmente oposto aos dos beija-flores...rsrs
      Eles são frenéticos e e batem suas asinhas em um ritmo alucinante...
      São coloridos, lindos e encantadores!

      Já eu, estou em um ritmo lento e bastante reflexivo neste ano, sabe querida?
      E adorei saber que os beija-flores também disputam a água mais docinha entre eles...rsrs Realmente são aves com pulso forte, principalmente as fêmeas da espécie, que praticamente fazem tudo e criam suas crianças sozinhas...rsrs

      E fiquei feliz demais com a sua presença, o seu carinho aqui neste cantinho! :))))
      Tomara que não demore muito em retornar tá?
      Beijos e um lindo fim de semana amiga!
      Tudo de bom sempre!! ♥♥

      Excluir
  3. Oi Adriana!
    Que lindo estes beija-flores! Adorei saber mais detalhadamente sobre estes lindos pássaros! Amo os animais! Onde eu moro também tem uns beija-flores, são ainda mais lindos ao vivo e a cores! Não sabia que existem mais de 322 espécies. Difícil é fotografar porque eles não param mesmo de bater as asinhas. Bem legais as músicas selecionadas, gosto tanto de “Codinome Beija-flor”. Tão bom ler tudo isto, doçura em um mundo cheio de maldade e gente ruim. Mas aqui só tem as coisas boas da vida! Tenha um ótimo fim de semana! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, me perdoe a lentidão na resposta amiga querida!
      Estou exatamente ao oposto dos frenéticos beija-flores...rsrs
      Aliás, que seres lindos e coloridos né amiga?

      Sim, gosto de explicar ( de forma breve e simples) as suas principais características!
      São tantas espécies e muito variadas! Um colírio para os nossos olhos!
      Exatamente, fotografar deve ser dificílimo e necessita-se de câmeras potentes e agilidade do fotógrafo...rsrs
      Ah, e que bom que gostou das canções! São lindas né?
      Sim, e aqui só coisa que faz bem amiga!! rsrs Eu prefiro! É para descansar, relaxar!
      Muito, muito obrigada pelo imenso carinho!
      Beijinhos e uma semana ótima!! ♥♥

      Excluir
  4. Driiiii!!!! \0/
    Amiga, que saudades! (tá, té parece que a gente não fuxica no Face, hahahaha).
    Mas saudades daqui mesmo, do teu cantinho, ando em falta com meio mundo amiga.
    Tu sempre musicalizada como eu, só não consigo ser tão eclética quanto tu. Jorge e Mateus? Misericórdia! hahahahahahahaha!
    Aaaah... nem liga amiga, acho que vou morrer criançona gótica / screamo que não respeita muito sertanejos, axés, pagodes, funks e afins... hehehe. Perdoa eu tá?
    Nossa, esse biólogo deve ser minha alma gêmea, porque eu também amo beija-flores e orquídeas.
    Meu sonho é ter UMA orquídea, guria, essa minha mão ruim não vinga nem cebolinha na horta, que ódio!!!!! >:(
    Os beija-flores aqui em casa tem o costume de pararem com as asas agitadas em cima dos fios do varal, não entendo por que eles fazem isso.
    Adorei as imagens.
    Adorei o post amiga (cof, cof, tirando algumas musiquinhas), retorno triunfal!
    Seja bem vinda de volta!
    Uhuuuuul! \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Mi, minha musa inspiradora!!
      Voltei, mas bem lenta, mais que a Tartaruga Ninja...ops, quer dizer, as tartarugas ninjas são ágeis não é? Lutam muito!! kkkkk Mas enfim, estou aqui, calmamente e até aproveito para me desculpar pelo atraso na resposta tá? ...Mas ainda bem que no face a gente sempre tricota não é? rsrs

      Ah, não precisa se punir se está em falta com os amigos Mi! Quem é amigo de verdade, sabe esperar! Cada um tem o seu momento! E mesmo que demore 1 ano, quando lá estiver, em cada cantinho deles, a receberão de braços abertos! Isso sim, que é amizade verdadeira e não uma troca! Afinal a gente segue o caminho do nosso coração não é mesmo? ♥♥

      kkkkkkkk você não curtiu a canção do Jorge e Mateus não Mi? Ora, faça uma exceção pois até que é bonitinha né? rsrsrsrs Na verdade, a inseri no artigo mais pelas imagens do vídeo do que pela canção propriamente dita! Entretanto, eu gosto de ouvir o som da sanfona que toca no início da música, pois me faz lembrar do vovô Gervásio, que já faleceu! Ele era bom demais naquele instrumento! Tocava habilmente e alegrava um salão de festas!!! Ahhhhhhhh!!!! Que saudades!!!!
      Claro que está perdoada amiga, oras...rsrs Afinal axé, pagode, funk e esse novo estilo denominado "sofrência" (risos estridentes) ninguém merece! É osso duríssimo de aguentar! ;)

      Sabia que eu morei na cidade do Augusto Rusch? Sim, e quando criança, eu visitava o museu de Santa Teresa, mas não tinha ideia de que aquele senhor simpático (meio sisudo) era um importante biólogo! Aliás, não fazia a mínima ideia! Naquele tempo, eu ficava impressionada com os animais empalhados de lá. Aquilo me assustava. Desde cedo achava que era uma piada de mal gosto, pois eu tinha peninha dos bichinhos...rsrs
      Cada coisa né? rsrs

      Menina, você pode sim ter um orquídea linda! Sua mão é boa, não tem nada de ruim aí! São as orquídeas que são muito temperamentais, sabia? Eu tinha também, mas a minha se foi, pois caiu da escada :( Sim, por minha culpa) Portanto, eu sou desastrada para cuidar de plantas e não consigo... Mas você pode sim e sua orquídea ficará esplendorosa!

      É mesmo? Os beija-flores pousam pertinho de você? Que incrível! Dever ser um espetáculo maravilhoso!
      kkkkk Você não perdoa mesmo a canção sertaneja hem? Mas foi por uma boa causa....hehehhe
      Muito obrigada pelo carinho!
      E estamos nessa, firmes e cada vez mais fortes né?
      Bela semana de carnaval amiga, aproveite para descansar, curtir, ler, tudo que mais gosta de fazer!
      Beijinhos mil!! ♥♥

      Excluir
  5. Que imagens lindas, Adriana. O beija-flor é uma ave fascinante e extremamente delicado. Tenho um bebedouro em casa e eles sempre vem beber. Colocava açúcar mas há um bom tempo não uso mais pq li que fazia mal pra eles. Adorei essa sua linda postagem. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, bom demais tê-lo aqui novamente amigo!
      Obrigada pelo carinho de sempre, pois é maravilhoso!

      Exatamente, os beija-flores são perfeitas obras de Deus e da mãe natureza!
      Lindo, coloridos. envolventes e lúdicos!
      Sim, fez bem pois o açúcar pode mesmo fazer mal aos pequeninos.... Afinal o néctar das flores não é assim tão doce e o açúcar pode acabar viciando os pequeninos... Tadinhos né? Afinal são seres sensíveis, pura natureza!

      Eu que agradeço por ter vindo e gostado amigo!
      Aproveito par desejar por antecipação um ótimo carnaval!
      Beijos e excelente semana! :)))

      Excluir
  6. Mesmo dormindo, os beija-flores têm enormes demandas metabólicas que devem ser atendidas simplesmente para sobreviver à noite, quando eles não podem se alimentar. Para enfrentar este desafio energético, essas pequenas aves precisam economizar energia suficiente para sobreviver durante as noites frias. Um beija-flor leva aproximadamente 20 minutos para despertar do torpor. Frequências cardíaca e respiratória aumentam e o beija-flor vibra os músculos das asas durante o acordar. O calor gerado por essa vibração aumenta a circulação do sangue, e voilá: hora de voar e começar um novo dia de trabalho pesado. Ele deve passar o dia todo procurando flores com néctar, caçando pequenos insetos. Não há tempo para refletir sobre as vicissitudes da vida. Por isso que durante o dia os beija-flores são extremamente ativos, nunca param de se alimentar de néctar, um alimento rico em açúcares, fácil de ser queimado dentro das células e transformado em energia para a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, boa noite amigo!
      Informações importantes e muito interessantes nos trouxe, obrigada!

      Mas dá para compreender que são seres pequeninos, delicados, mas ao mesmo tempo altamente frenéticos, necessitados de muita energia para poder se conduzirem e cuidarem de sua família!

      Obrigada pelo carinho e aproveito para desejar uma semana maravilhosa!
      Afinal, já é quase carnaval!
      Abraços!

      Excluir
  7. Boa tarde querida Adri..
    mas divinais as fotos hein
    dias atrás vi um video no youtube onde um beija flor ia beber agua naqueles potinhos na mão da pessoa.. achei um máximo.. parou no dedo e ficou ali bebendo agua..
    atraem dim dim.. lindo de se ver sempre né..
    aqui as vezes parece algum.. beijos meus e até sempre querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, como vai poeta?
      Aproveito parra agradecer por sua visita e me desculpar pela demora em responder ao comentário!
      Sabe amigo, agora "ando devagar porque já tive pressa e porque já chorei demais"...pegando um trecho da canção do Almir Sater... só para exemplificar...rsrs

      Ah.. são maravilhosos de se ver aquelas criaturinhas de Deus!
      Sensíveis, iluminadas e muito amadas!
      Tem alguns onde vive? Eles são tão bonitinhos e devem apreciar o clima mais frio não é?
      Falo que gostam do frio porque aqui no Espírito Santo, em Santa Teresa, é a terra dos beija-flores e lá faz em média 15 graus no inverno e o verão costuma ser bem ameno! Então deve ter por aí também não é?

      Agradecida pelo carinho da visita! Amei!
      Beijos e ótima semana de carnaval! Curta bastante!

      Excluir
  8. Adriana, como está vc, minha querida?Saudades!
    Vc arrasou com essa postagem. Nossa! São obras de Deus essas criaturinhas! Dar até para sentir o cheirinho, o sabor da natureza. Lindinha, beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga do meu coração, Maria, como vai querida?
      Sim, estou bem, passei uns apertos mas já passou!
      A vida é assim não é? Momentos leves e outros mais pesados!
      E precisamos tentar passar pelos mais difíceis com serenidade! E DEU CERTO! ;)

      Ah, os beija-flores são como um sopro de vida batendo na nossa porta!
      São belos demais e fica difícil escolher qual o mais colorido e cheio de brilho!
      Eles nem precisam se fantasiar para o carnaval não é amiga?
      Já chegaram ao mundo cheio de cor!!

      Obrigada pelo carinho, pela presença sempre tão amorosa querida!
      Beijos grandes e uma semana maravilhosa!
      Aproveite para se cuidar muito! ♥

      Excluir
  9. Oi, Adri! Tudo bom?

    Imagens lindíssimas e matéria muito bem escrita por você!
    Amo beija-flores e até já fiz um post sobre eles, chamando-os de um "poema que voa"! (Eles me emocionam sempre que os vejo...)
    Um dia desses, você iria gostar de uma cena ao vivo que vi: um pequeno beija-flor, filhotinho mesmo, voando devagarinho, de flor em flor! Quer dizer, tive a honra de assistir a um voo de um iniciante! hehe (Depois, você sabe, ninguém consegue nem ver as asas baterem!...)

    Beijos, minha querida!
    Estou satisfeita de ter conseguido, finalmente, postar uma impressão minha por aqui! ;)

    Mary :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, iuhuuuuu, nem acredito!
      Você chegou, voltou!! Que alegria!!!
      Quanto tempo musa!
      Nossa, vou comemorar muito o seu retorno aqui nesse cantinho!
      Ele e eu ansiávamos por sua presença!
      Muito obrigada querida!

      Ah sim, tudo bem, passei uns momentos mais difíceis em razão de uma extração problemática dos dentes do siso superiores, mas já passou! Por isso que demorei tanto a te responder querida! rsrs Me perdoa tá?
      Vou lá conferir o seu post amanhã! Quero me emocionar novamente com estes pequeninos seres alados que parecem pura poesia, pois influenciam demais a criatividade não é? Só os beija-flores tem esse poder!

      Sim, você presenciou um lindo baile de um pequenino iniciante! Impossível ver as asinhas do beija-flor !!! Puxa, eles se tornam independentes desde filhotinhos... Como a mãe natureza é sábia! E são as fêmeas dos beija-flores que praticamente sustentam as famílias sozinhas, pois o macho não as ajudam em nada....hahahaha Vê se podemos com isso amiga?

      Bem, adorei sua presença, suas impressões agora estão para sempre registradas!
      Obrigada pelo carinho amiga, acendeu uma pontada de saudade no meu coração! ♥
      Beijos e um ótimo feriado de carnaval, já me antecipo pois estarei hibernando logo logo...hehehe
      Beijinhos Mary!!!!

      Excluir
  10. Olá, Adriana, como vai?
    Que post lindo!!! Eu adoro observar beija-flor! No condomínio onde moro tem algumas espécies, deixo aquele suporte com água doze para que possam beber, é lindo observá-los. Tem um chamado "rabo-de-tesoura" que é bem territorialista e espanta todos os outros... achei curioso saber um pouco mais sobre eles, peso, características - achei um barato a questão dos pés pequenos, kkk - e por ter garimpado músicas relativas ao assunto. Minha preferida é a do Cazuza! Um abraço, lindo feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Bia!
      Como é bom ter você comigo apreciando o lindo bailar dos beija-flores!
      Ora, pelo nome do beija-flor que espanta os demais ("rabo de tesoura" ), denota-se que ele corta todo mundo...rsrs é bem anti-social...hahaha
      Mas deve ser lindo e boar divinamente!!
      Isso, eles tem os pés pequeninos demais...kkkk E foi ótimo selecionar canções!
      Realmente a do Cazuza é tocante! Adoro muito também, assim como você querida!

      Muito obrigada pelo carinho da presença, da linda visita!!
      Beijinhos e uma semana incrível! :)))))

      Excluir
  11. Que lindo sobre o beija-flor, parabéns mesmo continue nos orientado sobre essa impecável natureza. Amei mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina, seja ,muito bem-vinda querida!
      Aqui tudo é colorido!
      Amo a natureza e posts sobre ela são os meus favoritos!
      Espero que sempre retorne para apreciar o voo não só dos beija-flores, mas de toda a fauna e flora que aqui sempre reina!
      Beijinhos e um excelente início de semana! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.