Abram alas para o café campeão de qualidade da família Caliman que faz muito bem para a saúde!



cafezinho delicioso

Olá amigos!Como estão? Quem não gosta de começar o dia  com aquele cafezinho quentinho, fumegante e que acabou de ser feito espalhando aquele aroma característico por todo o ambiente?  Todo mundo não é?

Para muita gente um café quente na parte da manhã é um dos prazeres do dia. Milhões de pessoas tomam café pelas mesmas razões, mas nem imaginam que a bebida também ajuda a aliviar as dores musculares, além de melhorar a memória e ajudar a prevenir o câncer de pele e de fígado.

Pois é gente e diante de tanta informação  importante sobre o café, nesta semana, venho com muita alegria divulgar, em um post super especial, que a propriedade rural da minha querida Vovó Zilda Caliman, onde seus filhos e netos trabalham na lavoura de café como atividade econômica predominante, atingiu um nível de excelência na produção do café conilon, conquistando, respectivamente, a posição de Campeão da Regional de São Rafael e Adjacências:

Campeão Regional de Café

e a 3ª colocação geral no Prêmio Linhares Café de Qualidade 2015, conforme atestam os certificados.

Certificado 3 colocado geral de café

Eu tive a  honra e a oportunidade de conhecer a linda lavoura de café,  momentos antes da colheita, ocorrida no mês de abril a maio de 2015. Abram alas para o café mais gostoso de toda a região:

Lindo cafezal

É uma grande vitória, pois é sabido que produzir café com qualidade requer paciência e muito trabalho. Meus tios sempre buscaram melhorar as técnicas de plantio para atingir a excelência dos grãos,  e o solo exerce uma das funções primordiais para produzir um bom café. Veja como é Interessante a plantação de café no terreno inclinado:

Cafezal

Quase 12 horas diárias de dedicação na roça e nada de máquinas. Esse é o segredo dos meus tios para produzir o lote que levou sua propriedade, localizada no município de  Linhares-ES, a vencer no Prêmio Linhares Café de Qualidade 2015. Eles fazem um trabalho diferente. Colhem na hora certa, pegam apenas grãos maduros e com pequena porcentagem de verde. Vejam como são lindos os grãos bem madurinhos que estavam prestes a serem colhidos:

café maravilhoso

Meus tios são rigorosos quanto à manutenção da qualidade do cafezal. Tio Dino, explicou que em seus cafezais,  a única "ferramenta industrializada" utilizada é a luva e faz-se sempre necessário verificar a irrigação do terreno para manter a  qualidade do solo e dos cafés. Ele sempre está atento a isso e faz a inspeção de forma cautelosa:

Tio Dino

A família Caliman produz café na comunidade de São Judas Tadeu há muitos anos. É a atividade econômica preponderante.  Os  hectares de terra são ocupados pelo cafezal e existe um grande terreiro para  a secagem dos grãos. Trabalham na roça de café unidos os quatro irmãos que estão na foto.  Da esquerda para a direita  estão aqui o tio Geraldo, tio  Ismael, tio Dino e tio Tadeu.


Vale fazer uma merecida homenagem ao meu tio Devanir, que era o irmão mais velho dentre os 5 colhedores de café. Infelizmente já partiu, vítima de câncer. Tio "Ir", dedicava-se à lavoura de café intensamente e muitas técnicas hoje utilizadas, foram fruto de seus ensinamentos. Ele sempre fora alegre, festivo e lutou até o último momento pela vida. Faz muita falta, mas tenho certeza que ele hoje está feliz vendo seu filho Tiago trabalhando na lavoura que tanto contribuiu para que atingisse níveis de alta qualidade. Na foto, à esquerda está seu filho Tiago com sua netinha e à direita, ao lado do tio "Maé",  tio Devanir, sempre fazendo festa e motivando a todos com sua alegria contagiante! E eu segurava no colo a Tais ainda bebê!!  :)))))


Importante ressaltar que a família inteira contribui, inclusive as esposas de todos eles e os filhos,  com a secagem do café no terreiro.Todos colhem o café do modo antigo e não pegam do chão, só das árvores de café.  Mas a qualidade é feita no terreiro. Grãos diferentes não podem ser misturados. E o café, na época da secagem, tem de ser puxado todo dia. Quanto mais mexer, melhor para a qualidade. 

Fazendo assim, de forma diferenciada, o café produzido pela família  Caliman  recebeu  o título de Campeão da Regional de São Rafael e Adjacências e também a 3ª colocação geral no Prêmio Linhares Café de Qualidade 2015 e segundo  o dados da comissão julgadora, trata-se de um café frutado, cítrico, com doçura marcante de gosto intenso e prolongado.
Cafezal de perto

Segundo a comissão julgadora,  um bom café é resultado de um conjunto de fatores. Pesam a colheita, a secagem, o solo o clima e a altitude -  O cafezal da família Caliman, segundo  o classificador e degustador de café Arthur Fiorot, atendeu aos pré-requisitos de secagem, aspecto, cor, tamanho da fava, formação, olfato e paladar. 
Plantação de café na Vovó

Parabenizo meus tios Geraldo, Ismael, Dino e Tadeu,  e meus primos Tiago e Gilberto e suas respectivas famílias, pelo esforço em produzir café com qualidade e grãos especiais que atendam o gosto exigente dos apreciadores desta bebida tão maravilhosa que conquista mais adeptos a cada dia. 

cafe-perfeito

Os benefícios do café, para a saúde, são espetaculares:

1) O café pode reduzir em até 50% as chances de diabetes. A cafeína melhora a sensibilidade de células relacionadas à insulina (hormônio que ajuda na absorção de glicose pelo organismo)
2) A cafeína pode ajudar a melhorar o seu estado emocional. Seus efeitos podem ajudar no humor, diminuir a fadiga e melhorar a disposição para as atividades diárias.
3) A cafeína melhora o seu desempenho. É comprovado que a cafeína melhora a concentração, memória e, para quem realiza atividades físicas, é altamente recomendável tomar uma dose de café antes dos exercícios aeróbicos para dar maior energia e disposição.
4) O café tem efeitos benéficos sobre a circulação. Apesar de que em excesso o café causa a contração de veias e artérias, dificultando a circulação sanguínea e acelerando o coração, seu uso controlado pode ser usado em tratamentos de enxaqueca pelo mesmo efeito.
5) O café pode ajudar em alguns distúrbios do cérebro. Apesar de causar ansiedade quando em excesso, levando também a distúrbios do sono, estudos apontam que tomar café pode ajudar a evitar problemas como o mal de Parkinson e a depressão. No caso da depressão, atuando como um antidepressivo leve, o café ajuda na produção de determinados neurotransmissores (serotonina, dopamina e noradrenalina).
6) O café é benéfico para homens e mulheres. Uma das vantagens para ELES é a diminuição de um problema muito incomodo, que atinge muitos homens: a disfunção erétil. Como ajuda a relaxar os músculos e artérias dos genitais, o fluxo sanguíneo é aumentado, e então a ereção pode melhorar. Para ELAS, a cafeína pode ser uma grande aliada aos sintomas da TPM.
7) O café pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Alguns estudos apontam que bebendo algumas doses de café diariamente é possível prevenir o câncer endometrial e de pele.
8) A cafeína pode ajudar a melhorar o sono. Por mais estranho que pareça, um estudo aponta que, como a cafeína têm maior efeito após 30 minutos do consumo (com seu pico máximo após 1 hora), se você tirar uma soneca por 20 minutos, acordará cheio de energia. Então, se você está com sono e quer espantá-lo, uma ótima tática é tomar o cafezinho e cochilar antes de seu efeito acontecer.
que  cafezinho bom

Vale enfatizar  que estamos falando no consumo  moderado de café, ou seja, duas a quatro xícaras ao dia.  Em quantidade  moderada exerce efeito na prevenção de doenças como depressão, cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma, diabetes tipo 2, cálculos biliares, câncer de intestino, alguns tipos de dores de cabeça, doença de Parkinson. Previne o consumo de drogas e álcool. Melhora a atenção e desempenho mental. Contém vitaminas, sais minerais, antioxidantes que combatem os radicais livres e cafeína, a principal amina ativa do café, que é absorvida rapidamente e chega ao cérebro em cerca de 20 minutos após a ingestão, onde age aumentando a influência do neurotransmissor dopamina.
Entretanto, importante destacar também  que a cafeína é um estimulante e como tal pode interferir no sono e causar insônia. 
consumo exagerado pode levar a alguns malefícios que são atribuídos ao uso do café. Efeito diurético e perda de minerais e vitaminas, causando enfraquecimento do organismo. 
Entretanto, o  uso moderado pode ajudar na saúde e bem-estar. Mas passar dos limites, como em qualquer outra coisa, não é recomendado. Lembre-se, seu corpo precisa de equilíbrio. Não exagere! Beba com moderação!
E para vocês apreciarem uma lavoura de café com fundo musical,  neste vídeo,  tive a oportunidade de passear por todo o cafezal com minhas priminhas Marisa e Tais. Está convidado a me acompanhar. Até a próxima!



Imagens: Aquivo pessoal de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

32 comentários:

  1. Café na medida certa só faz bem.
    Eu adoro um cafezinho coado na hora.
    Parabéns pela reportagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Seja sempre bem-vindo ou bem-vinda ao blog Vivendo a Vida bem Feliz!
      Pena que não mencionou o seu nome para que eu agradecesse sua gentileza em comentar.
      Também adoro um café coado e sentir aquele aroma no ar é maravilhoso!
      Aproveito par convidar sempre a retornar!
      Volte sempre!
      Boa semana! :))))))

      Excluir
  2. Olá minha linda, gostosa Helena, cada vez mais ainda, amo um cafezinho, não muito mas adoro, asim como a amo.....
    bjuuuusssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jcardoso! Seja muito em-vindo ao blog Vivendo a Vida bem Feliz! :)))
      Agradeço sua simpatia e por ter deixado um comentário!

      Creio que cafezinho é algo que a maioria goste não é mesmo?
      Sem contar os benefícios para a saúde, que são incontáveis!
      É só não exagerar, 3 a 4 xícaras por dia são suficientes!

      Beijos e ótima semana! :))))

      Excluir
  3. Adriana,

    Eu adoro cafe, mas gosto do coado do tipo caseiro. Otimo artigo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, querida, boa tarde fadinha linda!

      Sim, lá na vovó eles sempre reservam uma saca de café para torrar como antigamente e o cheirinho do café torrado no quintal de casa não tem igual. Depois da torragem ele e´moído em uma máquina especial, ainda bem antiga e o cheirinho do pó de café fresquinho é fenomenal.
      Logo após é coado naqueles coadores de pano bem antigos sabe? Fica bom demais, pois não tem aquele gosto dos coadores de papel...rsrs
      Cafezinho feito na hora não tem nada melhor, caseiro, na roça então, é divino!!!!

      Agradeço sempre sua presença querida!
      Beijos e uma semana linda, com muito amor e cafezinho bem quentinho par aquecer o coração! ♥
      Beijinhos!!!

      Excluir
  4. ADRIANA:Boa noite,minha querida. Tudo bem? Primeiramente, parabéns pela premiação dos seus familiares na produção do café. É uma linda família. Olha, eu adoro um cafezinho pela manhã, bem quentinho. Ele me faz ficar mais ativa. Já sabia que era saudável, mas não sabia que haviam tantos benefícios. Isso é muito bom. Querida, passando para desejar-lhe uma ótima noite e uma semana radiante. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Adeladia, que saudades de você amiga querida!
      É muito bom saber que temos amigas tão especiais e que não esquecem da gente mesmo com a vida atualmente tão atribulada!

      Obrigada pelas felicitações! Minha família é realmente guerreira pois trabalhar na lavoura é um ofício muito pesado, que exige bastante esforço físico e também determinação!
      Eles conseguiram e fiquei bastante orgulhosa de tudo isso! :))))

      Sim, o cafezinho é muito saudável, desde que o consumo não seja exagerado, como tudo na vida não é mesmo? Combate muitas coisas e nos livra até dos radicais livres..rsrs
      Agradeço sua presença, seu carinho e também desejo uma semana maravilhosa amiga!!
      Beijos especiais! ♥♥

      Excluir
  5. Olá querida Adriana,

    Que linda homenagem você faz à família Caliman, que está de parabéns pelas conquistas alcançadas com a produção do café conilon.
    Belo cafezal! Deve ser maravilhoso passear por lá, sentindo o aroma da natureza.
    Adoro café. É o meu combustível. Esta caneca fumegante que abre a postagem despertou em mim uma imensa vontade de tomar um cafezinho, mas vou me conter para não perder o sono. Já não é hora de saborear um cafezinho.
    Eu já conhecia várias propriedades e benefícios do café, quando tomado com moderação, tipo 3 a 4 xícaras por dia, mas você ainda conseguiu me surpreender com informações novas.
    As priminhas são lindas, assim como as demais crianças que estão nas fotos.
    O vídeo foi bem produzido. Arrasou na escolha da música e do poema de Castro Alves.

    Espero ter a oportunidade de experimentar o café conilon. Muito sucesso à família Caliman!

    Semana linda para você.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, minha linda e muito queria amiga!!!

      Ah, obrigada! Sabe querida, fiquei muito entusiasmada com a vitória deles e também bastante orgulhosa! Afinal são meus tios que me viram crescer na época que passava férias na casa da vovó e sempre os vias saindo cedinho para a roça e lá passavam o dia cuidando do café... Iam com enxadas, foices, todos com chapéus e botas e eu ficava admirando aquilo. Depois, para trazer o café, chegavam com a velha rural carregada de sacos de café para imediatamente depositar no terreiro de frente da casa da vovó para secar. Tudo sempre foi eito de forma manual, sem tecnologia ou máquinas. Continua até hoje e é por isso que o café tem tanta qualidade, pois seus grãos são recolhidos um a um e neste momento já passam pelo controle dos próprios tios no ato da colheita. Tudo é muito bonito e também bastante trabalhoso.

      Sim, é uma maravilha passear por lá. Eu fui com minhas priminhas na parte menos inclinada das montanhas, pois a maioria dos pés de café, estão em morros bastante íngremes e eu morro de medo de cair...hahahaha Culminou de até encontrarmos uma cachoeirinha, um passarinho colorido e flores lilás lindas. E para fechar com chave de ouro um belo pôr-do-sol nas montanhas...rsrs
      Foi realmente maravilhoso!!! :))))))

      Ah, como um cafezinho é delicioso e faz bem né amiga? A caneca de café que coloquei no início da postagem foi exatamente para despertar a vontade de tomar e vi que consegui o objetivo...rsrs Mas não pode de noite não pois tira o nosso soninho de cada noite...rsrs
      Mas ao amanhecer funciona como um despertador. Eu só consigo melhorar depois de tomar uma xícara de café...hahaha
      Antes, sou conhecida como um zumbi e detesto que falem comigo pois meu humor, pela manhã e ainda depois do início do horário de verão, está prá lá de Bagdá...kkkkkkk

      Obrigada pelos elogios amiga, minhas priminhas são mesmo um encanto. Nas fotos estão a Marisa,Tais e Isabelle. Todas fofinhas e o vídeo foi um presente para recordar o nosso passeio! :)))
      Sim, o café da família Caliman é vendido normalmente no armazém próximo à cidade e de lá tem o destino de ser processado e embalado nas fábricas. Seria ótimo tomar o cafezinho deles não é?

      Agradeço seu carinho e desejo igualmente uma semana maravilhosa amiga. Aliás, já desejo um belo fim de semana!
      Muitos e muitos beijos linda! :))))

      Excluir
  6. Oi, Adriana! Parabéns a esta família linda, trabalhadora e agora premiada! Que belíssimo exemplo de dedicação e sucesso! Seu post, como sempre, trazendo informações preciosas para a saúde, não sabia que o café possuía tantas propriedades benéficas. Veja que coincidência, existe um orquidário Caliman, em Venda Nova do Imigrante, que é bastante famoso pela qualidade de suas plantas.

    Mas muito obrigado pelo carinho da sua visita lá no blog. Sempre adoro!

    Um grande beijo e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio, muito obrigada querido amigo!!

      Pois é, minha família está toda prosa depois desta conquista!
      E eu bastante orgulhosa do empenho, trabalho e dedicação de todos os membros da família Caliman!
      Pois é, notou como o café nosso de cada dia é valoroso para a saúde? Incrível não é?
      Verdade amigo? Conhece o orquidário Caliman em Venda Nova? Tanto minha avó como meu avó nasceram em Venda Nova o Imigrante e lá, a família Caliman é bastante conhecida. São meus parentes também, sem dúvida...rsrs Mas eu ainda não conheço e preciso ir lá visitar as maravilhosas orquídeas dos Caliman! Que legal, obrigada pela dica Sergio, adorei!!!! :))))

      Eu que gosto demais de ir ao seu blog e ser tão bem recebida e acolhida como sou!
      Aliás, lá me sinto em casa diante de tantas belezas naturais!!
      Agradeço demais sua presença Sergio e desejo um fim de semana maravilhoso!
      Beijos e cuide-se bem!!!!

      Excluir
  7. Oi Adriana!

    Parabéns a família! Que lindo exemplo! É o que mais falta no Brasil exemplos reais que vencem pelo mérito, honestidade e dignidade! Imagina que País maravilhoso teríamos se todos fossem assim! Nossos políticos deveriam se envergonharem vendo que o povo brasileiro é um povo que batalha muito enquanto eles roubam. Muito bacana a história, os cafezais, os benefícios do café, o lindo vídeo com a música do Coldplay e o poema do Castro Alves, tudo perfeito! Eu amo café, o meu preferido é o cappuccino com chantilly, canela e lascas de chocolate. Noossa! É uma delícia! Tudo de bom pra você e sua família abençoada! Tenha uma boa continuação de semana! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bia querida, como vai?

      Obrigada querida, minha família é muito dedicada ao trabalho na lavoura!
      Por essa razão conquistaram esse valoroso prêmio!
      Para eles é muito bom, pois é a coroação do empenho em um trabalho bastante pesado, mas que, com a união dos irmãos e de suas respectivas famílias, se chegou a um resultado incrível! ;))))))
      Sim, o povo brasileiro é por demais valoroso ao passo que os nossos representantes deixam a desejar e fazem picaretagens todo o tempo.. :( Muito triste isso!

      Ah, eu também adorei esse vídeo e a música do Coldplay embalou tão bem esse passeio no meio do cafezal! A poesia do lugar combinou com o poema de Castro Alves!
      Não tem nada mais gostoso do que estar em um cafezal e depois tomar do próprio café que a gente viu no pé antes de ser colhido querida!
      Sem contar que o cafezinho nosso de todo dia, faz muito bem para a saúde!

      Agradeço seu carinho, seu emprenho, suas felicitações amiga!
      Aproveito para desejar um fim de semana maravilhoso, com tudo de melhor, com tudo de bom!!
      Beijos querida!!

      Excluir
  8. Quem resiste àquele cheirinho de café de manhãzinha ou no meio da tarde? Quentinho, frio, com leite, puro, amargo ou bem docinho, o café está no topo das bebidas mais consumidas não só pelos brasileiros, mas no mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, muito boa tarde!
      Realmente é impossível resistir a um cheirinho de café coado na hora!
      Em qualquer momento do dia, é uma alegria!
      Sim, o mundo inteiro consome essa saborosa bebida!
      É gostoso é faz muito bem!
      Agradeço sua presença Alfeu!

      Tenha um ótimo fim de semana!
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Tudo bem com você?

    Como diz o caboclo lá da roça, eu tardo mais num faio... ainda mais em se tratando de um bom cafezinho... rsrsrsrsrs... aqui estou para provar o cafezinho campeão! :))))

    Cheguei atrasado para experimentar o cafezinho especial da família Caliman, mas ainda está soltando fumaça, bem quentinho e convidativo, deu até para sentir o cheirinho agradável do cafezinho passado na hora... hummmmmm!!!

    Minha querida amiga, belíssima homenagem que faz aos seus tios e sobrinho, integrantes da família Caliman, merecedores do mimo pela luta incessante na busca de boa qualidade para o café. Parabéns a todos pela conquista!!! E viva a família Caliman!!!! Uhuuuuuu!!!!

    Parabéns a você pela bela postagem e pelo grande carinho que tem por sua família linda, alegre e campeã.

    Eu sou um desses, que acorda e já corro procurar um cafezinho, adoro café, confesso que passo um pouquinho da conta, da dosagem recomendada aqui na sua postagem, minha diária é dobrada... rsrsrsrsrs...

    O vídeo ficou ótimo, bela produção, lindo lugar, bela lavoura de café, tudo perfeito, gostei!!!

    Desculpa a demora para passar por aqui, muito trabalho no final do mês, tudo por conta do novo sistema de cadastramento e recolhimento dos encargos das domésticas, até o presente momento ainda não conseguimos imprimir todas as guias, vence no dia seis. O site para impressão está com problemas, grande parte do dia fica fora do ar, desrespeito com o contribuinte... que absurdo...

    Hoje vou comentar apenas o cafezinho, amanhã eu volto para falar sobre as flores, a nova postagem.

    Minha querida amiga, tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
    Abraços com carinho e muita paz em seu coração!!! :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu querido amigo Luis!
      Fico tão feliz com sua amável presença querido! Muito obrigada! ♥

      Eu estou bem, apenas em um ritmo mais devagar...rsrs
      Mas em se tratando de café, eu adoro tomar, principalmente o torrado e passado na hora, como o o dos Caliman! Minha família está mesmo me surpreendo amigão e a dedicação de todos construiu um belo cafezal campeão de qualidade! Realmente a união faz a força!!

      Imagina, atrasado de maneira nenhuma!
      Aliás você é muito zen querido amigo por suportar aquele site da receita federal...
      Não é possível que massacrem tanto o cidadão responsável em todos os sentidos, pois é impossível imprimir aquelas guias! Você realmente tem paciência de jó amigo! Faço uma mínima ideia do seu sofrimento! Mil parabéns por ser tão sereno e ainda ter tempo para visitar os amigos!

      Amigo, adoro um cafezinho, ainda mais sabendo que tem tantas qualidades e que faz tão bem para a nossa saúde!
      Eu, particularmente, sem um cafezinho pela manhã, não funciono...hahahaha É verdade!!
      Preciso de um café para ativar os neurônios e começar a trabalhar...kkkkkkk
      Agradeço demais todo o seu carinho, sua presença espetacular e ainda, seu heroísmo nesta profissão tão difícil e ainda assim, manter a paz e a serenidade em suas ações!
      Tenho muito o que aprender com você querido amigo!!

      Um grande abraço e um coração repleto de amor para você amigo!
      Tenha uma noite maravilhosa! ♥♥
      E uma semana melhor ainda!!!
      Abraços e paz!!!

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida amiga Adriana!!!

      Minha querida amiga, vez ou outra é preciso pisar no breque, diminuir o ritmo para que tudo se normalize e a gente não saia atropelando a vida... rsrsrsrsrs...
      Também adoro um bom café, não consigo ficar sem. Também fico muito feliz quando pessoas se sobressaem, quando lutam por um ideal, quando se dedicam inteiramente por um ideal. É uma felicidade ver pessoas vencendo na vida.

      Minha querida amiga, nesta profissão é preciso ser zen, ou acabamos ficando malucos... rsrsrsrsrs... Hoje conseguimos encerrar a impressão das tais guias, foi um chá de site da Receita Federal... rsrsrsrsrs...

      Também sou destes que precisa de um cafezinho para iniciar bem o dia.
      Também agradeço pelo seu atencioso acolhimento e carinho de sempre.
      Sempre temos muito que aprender, e vamos seguindo, aprendendo uns com os outros... esta tarefa é eterna.

      Obrigado, um grande abraço e um coração com muito amor, repleto de coisas boas para você também!!!
      Tenha também uma noite maravilhosa e abençoada! :)))
      Abraços com muito carinho e muita paz em seu coração!!!
      Até mais... :))))

      Excluir
    3. Luis, muito obrigada meu querido e tão encantador amigo!
      Difícil poder retribuir tanta simpatia, tanto encantamento quando aqui vem deixar o seu carinho!

      Sim, nada como deixar tudo ficar na tranquilidade, sem pensar muito no amanhã e nos problemas diários não é mesmo?
      nada como um cafezinho para agitar o dia não é amigo?
      Gosto do com sabor bem forte e sem açúcar...hihihihihi
      E todos dizem que sou doida por isso: mas não tem nada melhor do que o gosto do café! Adoro!!

      Amigo, ainda bem que deu tudo certo nos probleminhas do site da receita....ufa, ainda bem que se livrou do site, pelo menos nos fins de semana não é amigo? rsrs
      Não é fácil, mas você consegue se manter sempre sereno!!! :))))) Bom demais!!

      Amigo, desejo um fim de semana maravilhoso, com muita alegra!
      Aproveita para descansar muito!
      Muito amor e muita paz sempre!!
      Fica sempre bem!! Uhuuu! :))))))

      Excluir
    4. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

      Minha querida amiga, você retribui muito bem a passagem de todos por aqui, sempre com uma recepção exemplar, com muita simpatia e muito carinho! É por este motivo que a gente gosta de estar aqui e sempre volta... :))))

      O cafezinho é o combustível ideal para começar bem o dia.
      Gosto dele com açúcar ou com adoçante, puro é muito amargo... hihihihihihihihi...
      Já tentei várias vezes tomar o cafezinho sem o açúcar, mas não vai... hihihihihihi... meu irmão mais velo também toma sem nada... e diz que é uma delícia... rsrsrsrsrs...

      Sim, ainda bem que conseguimos solucionar os probleminhas com as guias das domésticas, mais uma etapa vencida... tomara que nos próximos meses não se repita esta tortura para emitir uma simples guia... kkkkkkkkkkkkkkk... :)))))))))

      Meu fim de semana foi ótimo, assim como desejou, obrigado!!!
      Tenha uma semana maravilhosa, repleta de muita alegria!!!
      Obrigado, fique muito bem também!!! Uhuuuuuu! :)))))))

      Excluir
    5. Boa tarde meu querido amigo Luis!
      É sempre uma festa recebê-lo, pois traz vida e alegria para este cantinho!
      Eu quero que sempre volte para deixar todo esse carinho, não posso viver sem! :))))

      Verdade, tomar o café sem açúcar é uma delícia...hahahahaha
      Todos acham que sou louca, tal qual seu irmão..rsrs
      Tomamos e ainda fazemos caras e felicidade...hihihihihihi

      Obrigada por seu imenso carinho amigo, digo e repito que será impossível agradecer a a sua amabilidade!!
      Tenha uma semana maravilhosa!
      Fica com Deus!! :))))

      Excluir
    6. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Que bom, querida amiga, também adoro estar aqui e ser recepcionado com tanta alegria e carinho!
      Estarei sempre aqui, passando e recebendo carinho... rsrsrsrs... :)))))

      Ahahahahahaha... tá certo, sempre digo para meu irmão que de amarga já chega a vida, que o cafezinho tem que ser bem docinho... hihihihihihih...

      Valeu minha querida amiga, também agradeço muito pelo carinho que sempre recebo por aqui!!!
      Tenha também uma semana maravilhosa!!!
      Fique também com Deus!!! :))))))

      Excluir
    7. Luis, querido amigo, hahaha também concordo amigo, a vida já é tão amarga e devemos torná-la mais doce não é mesmo? rsrs
      Adoro o seu carinho e a sua presença e não posso ficar sem viu amigo?
      Tenha uma linda sexta-feira!!
      Abraços com muito carinho!!!

      Excluir
  10. Adriana, linda!!!!!! Parabéns pela reportagem e também a família Caliman. Meu dia só começa depois do cafezinho coado na hora. O pé de café é uma planta maravilhosa, as flores têm um cheiro incomparável e depois quando amadurecem os frutos é lindo de ver. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcione, quanto tempo querida!
      Mas muito tempo mesmo, como você está, tudo bem?
      Saudades de você!! ♥♥

      Minha família é 10 né amiga?
      E produz um café muito gostoso, inclusive tornou-se premiado!
      Foi maravilhoso para a família, todos estão muito orgulhosos!!
      E nada melhor que um cafezinho coado na hora e digo que tem razão, pois o pé de café é lindo, tem um aroma super agradável, é muito cheiroso!!

      Agradeço demais a sua presença e atenção querida!!
      Volto sempre, fico com saudades!!!
      Beijos e um lindo fim de semana!!
      (Desculpe a demora na resposta, pois estou muito chocada com a tragédia que ocorreu com o rompimento da barragem em Mariana e matou pessoas e toda a biodiversidade local, até aqui na foz do rio no Espírito Santo)
      Se cuida querida!!!

      Excluir
  11. Menina, eu sou super hiper apaixonado por café. Embora goste do conilon, ainda dou preferência ao gourmet arábica (que só tem um problema, é caro pra raio,kkkkkk).
    Você saberia me dizer aonde encontro o café da sua família aqui no Rio?
    Abraços, meu nome é Francisco mas pode me chamar de Chiquinho, rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chiquinho, seja muito bem-vindo ao blog querido!
      Gostei demais do seu comentário, e peço perdão pelo atraso na resposta, pois estava curtindo o feriado de Páscoa! :))))))

      Café é uma delícia e o da família Caliman realmente é especial!
      Só que eles revendem para um grade armazém em Marilândia-ES .
      De lá, é distribuído para todo o Brasil e creio que não fique concentrado em uma única marca...
      Para beber do café com certeza, teria que ir na fazenda Caliman e saborear direto da fonte!
      Minha irmã também reside aí no Rio e fiquei muito feliz com a sua participação Francisco!
      Volte sempre que puder! :))))))

      Um grande abraço, com muito carinho!
      Maravilhosa semana!

      Excluir
  12. querida Adriana:
    adorei passar por aqui e conhecer um pouco mais de você.
    que família mais linda!!!!!!!!!!!!!
    LInda e trabalhadora . Seus parentes são pessoas muito incríveis que trabalham com tanto amor e seriedade!!
    Nossa a inclinação do morro !!
    fiquei imaginando subir ali, cultivar , levar as ferramentas , tirar o mato. Colher os frutos.
    Minha pequena propriedade onde cultivo frutas e alguns legumes e verduras para consumo próprio, é uma luta imensa. Luta para conseguir um pouco de resultado.
    Nossa , que trabalho divino e abençoado!!!!
    Do médico e do advogado, precisamos uma vez ou outra.
    Do Agricultor precisamos todo o dia !!!
    Que trabalho abençoado!
    Grande abraço querida Adriana, imagino o quanto você é abençoada de estar rodeada de tanta gente linda!!!
    obrigada por ser uma pessoa tão carinhosa comigo e usar sempre palavras tão encorajadoras!!
    Grande abraço e um bom fim de semana.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KR. Eliane, eu fico emocionada com suas palavras querida!!
      Ahh minha família de pequeninos agricultores é bem esforçada sabe amiga?
      Você viu a inclinação do terreno? rsrs Um baita morrão né? rsrs

      Ah e eu fico encantada com você e sua propriedade amiga, onde cultiva tudo com tanto amor e carinho....
      Faz o artesanato mais lindo e carregado de amor que conheço!
      Como é bom ter você como amiga que me encanta e me prestigia!!
      Isso é muito raro, é algo incrível!!

      Desculpe a demora nas respostas pois ando tão atribulada que quase não estou tendo o tempo necessário para o blog! Queria ficar mais e mais aqui!!
      E como você muito bem disse: do agricultor precisamos todos os dias!!
      Eles são pessoas abençoadas!!!

      Eu que agradeço seu carinho imenso e nem tenho palavras para expressar minha gratidão!!
      um beijo carinhoso amiga!!
      Beijos e uma semana muito linda!!! :))))

      Excluir
  13. esqueci de falar do café..
    amo café.que coisa mais chique ganhar um prêmio, e muito merecido.
    café é uma benção divina, o aroma pela casa e a disposição que nos ajuda a enfrentar a luta do dia a dia...
    e que CAFÉ !!
    :O)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, meus tios se esforçaram bastante naquela colheita para manter as propriedades do café em toda a essência dele!!
      E como o café é gostoso e faz bem né amiga?
      Eu não vivo sem o nosso cafezinho de cada dia!!
      Muitos e muitos beijos amiga!
      Logo vou estar em seu cantinho para ver as novidades!!!

      Beijos e uma semana muito linda!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.