Maneiras de superar a solidão

viagem_spot_018


Olá amigos, como estão vocês?  Algumas vezes já se sentiram sozinhos mesmo acompanhados de muitos amigos?  Pois é, existem momentos inexplicáveis  na vida da gente em que nos sentimos como uma formiguinha miúda, em meio à natureza, sem ninguém ao nosso redor e completamente desamparados...

Embora o mundo esteja mais e mais conectado, está cada vez mais fácil se sentir deixado de lado. Você se sente assim com frequência? Esteja certo de que você não está sozinho (a). 

Talvez tenha surgido em sua mente o desejo de saber como lidar com esse sentimento de solidão. Antes de tudo, é preciso conhecer bem a si mesmo. Depois, você poderá começar a fazer algumas mudanças para superá-lo.

Pois bem, as imagens do artigo desta semana, retratam muito esse sentimento de solidão. São belíssimas e além da beleza explícita, te mostrarão dicas para se encontrar novamente e superar o abismo e o sentimento de vazio que, porventura, possa estar te afetando. Vamos comigo nesta viagem?

viagem_spot_007

1
Identifique o seu tipo de solidão:

A solidão pode surgir e se manifestar de modos diferentes em cada pessoa. Para algumas, trata-se de uma necessidade que vai e vem, intermitentemente, enquanto outras a consideram como parte integrante de suas realidades. Você pode apresentar mais da solidão social ou da emocional.
  • Solidão social: esse tipo de solidão inclui sentir-se sem rumo, entediado e socialmente excluído, e pode aparecer quando você não tem uma rede social sólida ou foi separado de uma, como ao se mudar para um lugar novo.
  • Solidão emocional: este inclui sentimentos de ansiedade, depressão, insegurança e desolamento, e pode surgir quando você não tem os fortes vínculos emocionais que desejaria ter com certas pessoas.



viagem_spot_009

Entenda que a solidão é um sentimento:

Um passo importante e essencial no combate contra a solidão é saber que, embora dolorosa, ela é apenas um sentimento. Ela não representa necessariamente um fato e, assim sendo, não é permanente. Como o ditado afirma, “isso também passará”. Ela não tem nada a ver com você como ser social e tudo com os neurônios em sua cabeça sendo disparados de forma desagradável, mas passível de mudança. Você pode facilmente lutar contra os pensamentos de solidão e sentir-se melhor.

  • No fim, você é quem decide o que fazer de sua situação. Tome-a como oportunidade de entender melhor a si mesmo e fazer mudanças a seu respeito. A compreensão evolutiva da solidão sugere que a dor causada pode estimulá-lo a agir e a tornar-se alguém que você jamais seria de outro modo.




viagem_spot_010


3
Considere a sua personalidade:


Para uma pessoa extrovertida e para uma pessoa introvertida, a solidão tem significados completamente diferentes. É importante considerar que vivenciar a solidão e estar sozinho não são a mesma coisa. Pense a respeito do que o oposto da solidão significaria para você e lembre-se de que ela é diferente para cada pessoa.


viagem_spot_011


  • Introvertidos podem querer uma relação próxima com uma ou duas pessoas, e talvez não queiram vê-las todos os dias. Ainda, eles talvez gostem de estar a sós na maior parte do tempo e apenas precisem do estímulo de outros de vez em quando. No entanto, se suas necessidades sociais e emocionais não forem supridas, introvertidos também podem se sentir solitários.
  • Extrovertidos, por outro lado, talvez queiram estar sempre rodeados por um grupo de pessoas para sentir que suas carências sociais estão sendo preenchidas adequadamente. Eles às vezes ficam para baixo quando não interagem com pessoas estimulantes. Se suas conexões não forem satisfatórias tanto social como emocionalmente, extrovertidos podem se sentir solitários até mesmo quando cercados por outras pessoas.
  • Em que ponto do espectro você se encontra? Entender como a sua personalidade impacta os sentimentos de solidão o fará tomar decisões a respeito de como superá-los.
viagem_spot_012


4
Reconheça que você não está sozinho ao passar por essa experiência. 

Uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos demonstrou que um em cada quatro indivíduos consultados afirmou que não possui ninguém com quem conversar a respeito de questões pessoais. Quando membros da família são eliminados das opções de escolha, esse número aumenta para a metade da população consultada. Isso significa que, se você se sente só e parece não haver ninguém com quem buscar apoio, entre 25 e 50 por cento da população passa pela mesma circunstância.

  • Atualmente, os cientistas já consideram a solidão como uma preocupação de saúde pública. Estudos recentes revelaram que pessoas que se sentiam solitárias, por conta da distância física ou subjetiva, podem morrer antes do que aquelas que não têm esse problema.


viagem_spot_013

E como mudar isso?

Expresse os seus sentimentos para si mesmo

Manter um diário pode ajudar a identificar a origem do sentimento de solidão. Por exemplo, se você tem muitos amigos, talvez não entenda bem o porquê de ele ainda estar presente. Anote em seu diário os momentos nos quais esse sentimento surge. Quando eles aparecem? Como se parecem? O que está acontecendo ao seu redor quando você se sente dessa forma?


  • Por exemplo, você talvez acaba de se mudar da casa de seus pais para uma nova cidade. Você talvez tenha um grupo de novos amigos do trabalho cuja companhia é bastante agradável, mas ainda se sinta solitário, à noite, ao entrar na casa vazia. Isso sugere que você está em busca de alguém com quem desenvolver um vínculo emocional forte e estável.

  • Identificar a fonte da solidão ajudará a tomar providências para combatê-la, e ainda fará com que você se sinta melhor com relação a seus próprios sentimentos. Nesse exemplo, entender que você desfruta da companhia dos novos amigos mas sente falta da conexão que tinha com sua família, enquanto vivia com ela, permitirá que reconheça que esse sentimento é algo natural.

viagem_spot_014


2
Remodele os pensamentos negativos.

 Preste atenção ao ciclo de pensamentos que passa por sua mente ao longo do dia. Concentre-se no que você pensa a respeito de si mesmo ou de outras pessoas. Se o pensamento for negativo, tente refraseá-lo até obter algo positivo: “ninguém no trabalho me entende” se transforma em “eu não criei vínculos com ninguém do trabalho… ainda”.

  • Remodelar os seus diálogos internos pode ser uma tarefa incrivelmente desafiadora. Às vezes, nem estamos conscientes da quantidade de pensamentos negativos que temos ao longo de um dia. Invista 10 minutos por dia tentando apenas observá-los. A seguir, tente remodelá-los para que se tornem pensamentos mais positivos. Por fim, prossiga até ter passado todo um dia monitorando os seus diálogos internos e tomando controle. Toda a sua perspectiva pode mudar depois de realizar esse exercício adequadamente.

viagem_spot_003


3
Pare de pensar em termos de branco e preto.

 Esse pensamento representa uma distorção cognitiva que deve ser corrigida. Pensar sempre em termos de “tudo ou nada”, como “eu estou sozinho agora, então serei sempre solitário” ou “não tenho ninguém que se preocupe comigo”, apenas dificultarão o progresso e o deixarão ainda mais infeliz.


  • Desafie esses pensamentos quando eles surgirem. Por exemplo, você provavelmente é capaz de pensar em alguns momentos nos quais não se sentia tão só. Você criou vínculos com alguém, mesmo que apenas por um minuto, e se sentiu compreendido. Reconheça e aceite que essas afirmações em branco e preto simplesmente não são complexas o suficiente para refletir a verdade de nossas vidas, sempre tão emocionalmente ricas.
viagem_spot_017


4
Pense positivamente. 

O pensamento negativo pode levar a uma realidade negativa. Com frequência, os seus pensamentos criam uma profecia que se cumpre por conta própria. Se você pensa negativamente, a sua percepção do mundo também será negativa. Se você entra em uma festa pensando que ninguém gostará de você e que você não vai se divertir, todo o tempo acabará sendo passado ao lado de uma parede, sem criar vínculos com ninguém e sem nenhuma diversão. Por outro lado,  com pensamento positivo,  coisas positivas poderão acontecer.
  • O oposto também é verdade. Se você espera que as coisas deem certo, elas quase sempre darão. Teste tal teoria fazendo uma afirmação positiva a respeito de alguma situação presente em sua vida. Mesmo que os resultados não sejam maravilhosos, você talvez não se sinta tão mal com respeito às circunstâncias se passar pela situação com uma mentalidade positiva.
  • Uma ótima forma de praticar o pensamento positivo é simplesmente rodear-se de pessoas positivas. Você notará como esses indivíduos veem a vida e as outras pessoas, e essa positividade pode ser completamente contagiante.
  • Outra tática para usufruir do pensamento positivo é evitar dizer qualquer coisa para si mesmo que você não diria para um amigo. Por exemplo, você nunca diria a um amigo que ele é um perdedor. Por isso, se você se encontrar pensando “eu sou um perdedor”, corrija esse comentário severo afirmando algo bom a seu respeito, como “eu cometo erros às vezes, mas sou inteligente, divertido, carinhoso e espontâneo”.

viagem_spot_001


5
Consulte um profissional.

 Às vezes, a solidão é sintoma de um problema maior. Se você sente como se o mundo inteiro não o compreendesse e parece impossível encontrar tons de cinza em seu pensamento branco e preto, pode ser benéfico consultar um terapeuta ou conselheiro.
  • Às vezes, sentimentos persistentes de solidão podem ser um indicador de depressão. Consultar um profissional de saúde mental, a fim de ser avaliado adequadamente, ajudará a reconhecer sinais de depressão e tratar o problema com êxito.
  • O mero ato de conversar com alguém sobre a situação pode ajudar. Isso dará perspectiva com relação ao que é normal ou não e às melhoras que podem ocorrer apenas com mudanças na rotina.
viagem_spot_002


Ocupe-se. 

Faça coisas que consumam o seu tempo. Quando a agenda estiver cheia de atividades que o mantêm produtivo e distraído, não haverá tempo para se prender ao fato de que você está sozinho. Torne-se um voluntário. Encontre um trabalho de meio período. Entre em um clube de leitura ou em uma academia com aulas coletivas interessantes. Realize alguns projetos “faça você mesmo”. Basta não se prender à sua própria mente.

  • Quais hobbies você gosta de praticar? No que você é naturalmente bom? O que você sempre quis fazer, mas nunca teve a oportunidade? Aproveite o momento presente e transforme o desejo em realidade.
viagem_spot_004





7
Mude o seu ambiente.

É fácil ficar sentado em casa e deixar o dia correr enquanto você assiste a sua série de comédia favorita. No entanto, quando você fica no mesmo ambiente, as garras da solidão ficam sempre mais fortes. Vá para uma cafeteria fazer o seu trabalho. Vá até o parque e simplesmente assente-se em um banco para observar os transeuntes. Dê ao seu cérebro algum estímulo para se distrair dos sentimentos negativos.

  • Passar tempo na natureza pode trazer impactos positivos em sua saúde mental. Sair pode até mesmo reduzir os níveis de estresse, além de melhorar a sua saúde física. Por isso, pegue um lençol e leia um livro no gramado do parque. Fazer isso regularmente pode elevar o seu humor.

viagem_spot_015



Pratique atividades que façam bem. 

Fazer coisas que dão prazer pode aliviar os sentimentos de solidão. Pense no que faz com que você se sinta bem. Meditar? Ler literatura europeia? Cantar? Vá em frente. Separe um pouco de seu precioso tempo e invista-o nutrindo as suas paixões. Ou, ainda, pergunte a um colega da escola, a um conhecido da academia ou ao vizinho se ele deseja acompanhá-lo. Nova amizade feita!

  • Evite usar substâncias para anestesiar a dor causada pelo sentimento de solidão. Encontre atividades saudáveis que façam bem a você — e não soluções temporárias capazes apenas de mascarar a sua ferida
viagem_spot_005




Tome cuidado como sinais de aviso e com pessoas interesseiras que não querem o seu bem:

Às vezes, você pode se sentir tão desesperado para vencer o sentimento de solidão que acabará aproveitando toda e qualquer oportunidade para estar menos só. Cuide para não procurar más influências ou pessoas que apenas querem usá-lo. Em alguns momentos, a vulnerabilidade decorrente da solidão pode tornar alvo fácil de pessoas manipuladoras ou abusivas. Sinais de pessoas que não estão interessadas em uma relação mútua saudável incluem:


  • Elas parecem “boas demais para ser verdade”. Chamam a todo momento, planejam todas as atividades e parecem perfeitas. Com frequência, tais são sinais antecipados de pessoas abusivas que querem tomar o controle de suas ações.
  • Não há reciprocidade. Você pode pegá-las no trabalho, fazer um favor a elas no fim de semana etc., mas, por alguma razão, elas jamais retribuem esse esforço. Essas pessoas estão tirando vantagem de sua vulnerabilidade para benefício próprio.
  • Elas se mostram temperamentais quando você tenta passar tempo em outro lugar. Você talvez se sinta tão empolgado para interagir com outras pessoas que esse comportamento controlador talvez não pareça um incômodo. Entretanto, se essas pessoas perguntam por você, querem saber onde você foi e com quem esteve ou expressam preocupações pelo fato de você ter outros amigos, esses sinais são um aviso.
viagem_spot_008

10 Concentre-se em seus entes queridos.

Embora seja difícil para aqueles que desejam independência, às vezes é necessário depender de outros. Se você está se sentindo só, converse com um familiar ou amigo de sua confiança — mesmo que ele esteja a milhares de quilômetros de distância. Uma simples chamada telefônica pode melhorar o seu humor.

  • Se você estiver passando por uma situação difícil, talvez nem os seus entes queridos estejam cientes desse momento. Não é contar dizer a eles todos os seus sentimentos, se você não se sente confortável — compartilhe aquilo que parecer mais natural. Muito provavelmente, eles se sentirão honrados por receber essa confiança.
viagem_spot_016



11 
Encontre pessoas parecidas a você.

 O lugar mais fácil para começar é a internet. Há muitas formas para se conectar a outras pessoas, como encontros locais.Tente se encontrar com outros que compartilhem os mesmos hobbies e interesses que você. Pense a respeito de quais livros ou filmes são os seus favoritos ou de onde você é ou onde mora. Existem grupos voltados para todo tipo de situação.

  • Apenas saia em busca de oportunidades de socialização e aproveite-as. Procure online por uma aula de fitness coletiva. Encontre um grupo de fanáticos por histórias em quadrinhos. Inscreva-se para aquela liga esportiva que você via jogar da janela do trabalho. Envolva-se com algo. Crie oportunidades. Inicie conversas. Tal é a única forma de fazer com que os padrões da solidão sejam transformados.
  • Para isso, pode ser necessário sair de sua zona de conforto — você precisa pensar nisso como algo bom, um desafio. Se você não gostar da experiência, poderá sair. Muito provavelmente, você não sairá lesado pela situação, mas poderá extrair algo dela.
viagem_spot_006















12  Tenha um animal de estimação.

O ser humano carece de vínculos de tal forma que tem estimulado a procriação de bichinhos peludos há mais de 30.000 anos. E, se Tom Hanks pode viver com Wilson por tantos anos, você certamente será muito beneficiado pela companhia de um cão ou gato. Animais de estimação são companheiros incríveis. Apenas tome o cuidado para não usá-los como substitutos para pessoas. Tente manter pelo menos alguns vínculos humanos para ter pessoas com quem conversar e em quem se apoiar em tempos difíceis.

  • Não é preciso pagar milhares de reais por um cachorrinho. Vá até a sociedade de adoção, abrigo ou canil de sua cidade e resgate um que precise de um novo lar.
  • Pesquisas revelam que, à parte do companheirismo, animais de estimação podem melhorar o bem-estar psicológico e até ajudam a estender a longevidade de seus donos.


13 Pense nos outros. 

Pesquisas sociais sugerem uma conexão entre o foco interno e a solidão. Isso não quer dizer que você não deva refletir acerca de suas emoções, mas que é importante não permitir que elas se tornem o seu único foco. Se você estender o olhar em direção a outros, a solidão pode diminuir. Estudos sugerem que voluntariar-se, por exemplo, ajuda as pessoas a se sentirem mais socialmente conectadas e emocionalmente satisfeitas, o que combate os sentimentos de solidão.

  • A forma mais simples de estender o foco é encontrar um grupo de pessoas que você possa ajudar. Torne-se voluntário em um hospital, uma cantina pública ou um abrigo para os sem-teto. Entre em um grupo de apoio. Envolva-se com uma instituição de caridade. Seja um irmão mais velho ou uma irmã mais velha. Todos lá fora estão lutando alguma batalha: talvez você possa ajudá-los a combatê-la.
  • Você pode até mesmo procurar por meios de ajudar a outros que talvez se sintam solitários. Os enfermos e idosos quase sempre são afastados da interação social. Voluntariar-se a visitar um asilo para idosos ou o pronto-socorro de um hospital poderá lhe ajudar a diminuir também a solidão de uma outra pessoa. 

  • Bem amigos, esse foi mais um post para contribuir para a sua felicidade. Estamos sempre em busca dela, em qualquer circunstância. Tomara que  lhe seja útil! Desejo uma ótima semana e os deixo com uma canção que diz um pouquinho da solidão na voz do Pearl Jam, uma das minhas bandas favoritas! Até mais!



Fonte de pesquisa site pt.wikihow.com e imagens do Google imagens

29 comentários:

  1. Eu não acho, eu tenho a certeza de que devia ler mais o que esta menina escreve ela não é uma campeã de curtidas e nem de seguidores à toa, é simplesmente um Meninona sensacional, esta mesma que uns dias atrás me disse e eu não canso de repetir "vou começar, ver no que dá" ela só não me disse mas eu sabia que não faz nada sem o coração, e o coração maravilhoso criou um cantinho virtual apaixonante. PARABÉNS ADRI - Muito sucesso - BJKS 1000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querido Rui!
      É sempre uma grande honra tê-lo aqui neste cantinho!
      É praticamente o pioneiro que desbravou as páginas deste blog que começou miudinho!!!

      rssr pois é, onde a gente envolve o coração, ♥ alma agradece não é?
      Só dá certo algo em que a gene deposita fé, confiança e muita transpiração, pois nada é fácil!
      Mas a gente vai aprendendo, arregaçando as mangas todos os dias e notando devagarinho, que o nosso trabalho está rendendo frutos.. isso é maravilhoso!
      Espero , tão somente, que seja útil a quem precise...

      Obrigada pelo carinho, pelos elogios sinceros, verdadeiros e tão carinhosos!
      Assim fico ainda mais motivada a prosseguir nesta caminhada, mesmo tendo parado algumas vezes para tirar as pedras do caminho, mas depois da estrada estar novamente liberada dos tropeços, é só prosseguir e ir em frente!

      Beijos e uma semana maravilhosa!
      E mais uma vez, muito obrigada!! ;)))))
      Até mais!!!

      Excluir
  2. Maravilhosa postagem! Com certeza vai ajudar muitas pessoas.
    Principalmente eu.
    Obrigada em poder participar deste lindo trabalho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, que ternura tê-la aqui neste cantinho querida!
      É bom demais fazer novas amigas e depois tê-las em nossa companhia!
      Tomara que eu regue sempre o meu jardim para que flores como você possa sempre voltar e aqui florescer!

      Ahh, tomara mesmo que esse artigo ajude as pessoas... Seria maravilhoso....
      Eu também passei por momentos assim e geralmente a minha vida real é que inspira a confecção de novos artigos para o blog..
      Como eu disse antes, em temas anteriores, nem sempre é possível viver a vida bem feliz, como é a temática deste cantinho! :)
      Mas a gente vai vivendo e aprendendo e adquirindo mais experiências para suportar as dificuldades da vida.
      Sim, é possível se sentir sozinha em plena multidão!
      Muitos cão compreendem, mas isso é tão comum!

      Eu que agradeço por estar comigo aqui querida!
      Desejo um ótimo dia e uma semana melhor ainda!
      Beijos!! ♥♥

      Excluir
  3. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Tudo bem com você?

    Querida amiga, uma belíssima e completa postagem sobre este que deve ser o mais temível e terrível dos sentimentos, a pessoa se sentir sozinha na alma, abandonada e esquecida por todos, mesmo não sendo a realidade. É perder-se da vida, abandonada por si mesma, muito triste.

    O ser humano não nasceu para viver em solidão, veio para viver em comunhão, somar e dividir amor e paz. Sentir falta de tudo isso deve ser um grande peso espiritual.

    Minha querida amiga, no meu entender, a melhor definição deste terrível sentimento foi deixada por Chico Xavier "Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão, pela nossa Alma!", isto é solidão. É o constrangimento da alma sensível... e ele continua... À medida que te elevas, monte acima, no desempenho do próprio dever, experimentas a solidão dos cimos e incomensurável tristeza te constringe a alma sensível...

    Posso dizer que sou um abençoado por Deus, nunca fui acometido por este sentimento de falta, sinto-me sempre muito bem acolhido pelos amigos e amigas, pelos familiares, pelas pessoas que amo e principalmente por mim mesmo, minha alma nunca me abandona, coisas do Pai, que agradeço diariamente.

    Conheço muitas pessoas que vivem assim, deve ser muito penoso. Sua matéria será de grande ajuda para essas pessoas, pois vão encontrar aqui aprendizado e forças para se livrar deste sentimento punitivo.

    Que todos vivam e cantem a lição de Sandra de Sá... Solidão, dá um tempo e vá saindo, de repente eu tô sentindo, que você vai se dar mal... A solidão é nada você vem na hora errada em que eu não te quero aqui. Que solidão que nada, eu preciso é ser amada, eu preciso é ser feliz! É isso, um cartão vermelho para a solidão.

    Valeu minha querida amiga, adorei sua matéria, ficou perfeita, mais um belo contributo para as doenças da alma, parabéns!!!
    Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
    Abraços com carinho e muita paz em seu caminho!!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, meu querido amigo! Sempre maravilhoso e preocupado comigo!!!
      Muito obrigada, me sinto acolhida e também protegida! :))))

      Pois é, o artigo desta semana, mesmo sendo na véspera do dia das crianças, abordou um assunto bastante complexo, pois creio que muitos se sentem assim, totalmente sós, sem acolhimento, sem proteção...
      Como você sabiamente disse amigo, o ser humano não nasceu para viver em solidão, veio para viver em franca comunhão com seus semelhantes, somar e dividir paz e amor! Que frase incrível !! Eu fico estupefata o quanto escreve bonito! Traz muito conforto para nós com suas brilhantes e enriquecedoras palavras.

      Puxa, Chico Xavier entrou no cerne da questão com a frase que deixou de herança para nós! Definiu a solidão de maneira exemplar, pois colocou sentimento e alma!! A alma que nos define, sem dúvida nenhuma, e quando nos perdemos de sua essência, nos dissipamos, nos desencontramos... Realmente a melhor definição amigo!!

      Luis, creio que ambos sejamos privilegiados pois estamos sempre acompanhados da família, de amigos e entes queridos que não nos deixam nos sentir sós. Apesar de que eu, em determinados momentos, prefiro estar só, recolhida em meus pensamentos, meditando, sem interferência... Alguns dizem que sou anti-social quando me recolho desta maneira...rsrsrs Mas faz parte de mim, minha personalidade tem altos e baixos também, afinal não somos perfeitos não é amigo? rsrs
      Tomara que realmente o artigo seja de muita valia para quem realmente precise! Antes de elaborar o artigo foram as imagens que me inspiraram... Era algo tão profundo, tão inerente que logo o assunto veio à mente!!

      Amigo, a música da Sandra de Sá é um clássico belíssimo! Estou quase trocando com a canção que eu coloquei no final do artigo...rsrs Postei o Pearl Jam porque ele canta com a alma e parece que a solidão está nele...hehehe Coisas de roqueiros não é?
      Vamos sim, dar um baita cartão VERMELHO para a solidão! rsrs

      Eu que adorei sua presença e participação sempre belíssima e enriquecedora!
      Tenha um final de semana incrível amigo, comemorando o dia das crianças com muito amor e peraltices também....hihihiihihihihihihihihihi
      Abraços com amor, paz e sobretudo, muito carinho!! ))))))))

      Excluir
    2. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Minha querida amiga, que bom que sente-se acolhida e protegida com meus comentários, fico feliz por transmitir essa segurança! :))))))))))

      Sim, este assunto é bastante complexo e acomete a muitos, vemos constantemente pessoas se sentindo abandonadas por todos e pela vida.

      Verdade, o ser humano nasceu para aprender a viver irmanado na fraternidade e no amor, é o primordial ensinamento de nosso Grande Mestre Jesus. Que bom que gostou da frase, é isso que mata a solidão. rsrsrsrsrs... que nada, escrevo comunzinho e com simplicidade, mas é como você sempre diz, vem do coração... :))))))))))

      Sim, Chico Xavier foi um homem muito inteligente, nos deixou belas e ricas lições de vida. A sua definição de solidão é perfeita.

      Certamente, minha querida amiga, somos privilegiados neste quesito e precisamos agradecer muito por este apoio Divino. Estes momentos que você tem são considerados normais, podemos dizer que é um retiro voluntário que a gente se impõe às vezes, para realinhar os pensamentos, uma pausa involuntária que o destino nos impõe, para rever a vida... isto é princípio natural em busca do equilíbrio, este é mais um bom ensinamento de Chico Xavier. Ninguém é perfeito e sempre passamos por estes momentos de isolamento, faz parte da vida, mas não é solidão... rsrsrsrs...

      Tenha certeza, o artigo será de grande ajuda para muitos. Este sentimento terrível leva as pessoas a grande sofrimento, muitos perdem até a vida, ou tiram a própria vida... isto acontece com certa frequência quando num estado avançado deste sentimento.

      Sim, a música da Sandra de Sá é um clássico belíssimo, mas a que postou fica muito bem para ilustrar o artigo, tudo que vem da alma dá mais impacto. A da Sandra é mais festiva e alegre, mas a que postou fica melhor na postagem... coisas do rock... rsrsrsrs...

      Obrigado querida amiga, também adorei a recepção e o seu grande carinho que sempre nos encanta muito.
      Tenha também um final de semana maravilhoso, com muito amor, com muita luz e muitas peraltices... hihihihihihihihihi... aprendi... hihihihihihihi...
      Abraços com carinho, muito amor e paz prá você também!!! :))))))))))

      Excluir
    3. Boa noite meu incrível e dedicado amigo Luis!
      Antes de tudo, me perdoe o atraso na resposta amigo, pois aproveitei para esticar o feriado de 12 de outubro e fiquei um pouco e também bastante ausente das redes...rsrs
      Você deve estar percebendo que volta e meia estou dando uma sumidinha ...rsrs
      Infelizmente não estou mais conseguindo adotar o ritmo frenético de antes quando eu publicava artigos todas as semanas e visita os amigos praticamente todos os dias.
      Creio que está batendo um cansaço fora de época ou sou eu mesma que estou mentalmente saturada...rsrs Então, por favor, me desculpe tá amigo?
      Mas o importante é que você retornou e está sempre comigo me dando força e o maior apoio em tudo!
      E ISSO É BOM DEMAIS e eu nem sei como agradecer!!!!! Obrigada de todo o coração! ♥

      Você escreve sempre bem demais amigo, é um conforto para os nossos atribulados corações!
      E os momentos de isolamento são muito bons para colocar as ideias em ordem, mas jamais a solidão não é querido amigo? Chico Xavier sempre brilhante em suas deduções!!! Bonito demais!
      Ah, pois é...rsrs a canção que postei é mais amarrada, com cara de solidão triste...hehehehe
      A da Sandra de Sá é realmente muito linda, e a voz dela passa uma alegria inerente, mesmo em um tema tão soturno. Adoro Olhos Coloridos que ela canta também!!!! Muito alegre!!!

      Obrigada pelo carinho, pela companhia sempre tão incrível!
      Agradeço e desejo por antecipação, um fim de semana maravilhoso!
      Muito amor, muita paz e nada de solidão!! Uhuuuuuuuuu
      Até mais querido amigo!! :)))))))

      Excluir
    4. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Tudo bem com você?
      Minha querida amiga, acabo de chegar do rancho e passei por aqui para ver as novidades.
      Não tem nenhum problema, vez ou outra é bom dar uma sumidinha para recarregar as baterias e refrescar um pouco a mente. A vida também precisa de um tempo para descanso, um tempo para restabelecer a harmonia entre mente e corpo.

      Obrigado querida amiga, fico sempre muito feliz com suas palavras e com seu carinho, valeu! É isso, temos que colocar as ideias em ordem e fugir da tal solidão, é um sentimento penoso.
      Também gosto de várias canções de Sandra de Sá, esta que cita é linda e muito alegre!!!

      Valeu, querida amiga, também agradeço muito por seu carinho de sempre e pela boa companhia!
      Tenha uma semana maravilhosa, repleta de muito amor, muita paz e nada de solidão!!! Uhuuuuuuuuuuuu!!!!!
      Até mais querida amiga!!! :))))))))

      Excluir
    5. Querido amigo Luis!
      Fico tao feliz quando retorna do seu fim de semana e logo vem dar uma olhadinha nas novidades aqui amigo! Sinto-me muito lisonjeada!! É sinal de que as coisas por aqui não andam afugentando as pessoas né? rsrs Ainda bem que você voltou amigo!!

      Eu que agradeço tanto carinho, digo mil vezes que seria impossível agradecer tudo isso que faz por mim e por este cantinho aqui!!!
      Desejo uma tarde maravilhosa e que tudo fica na mais santa paz e serenidade, sempre!!!
      Até mais, uhuuuuu! ;))))))))

      Excluir
    6. Olá, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

      Que bom, minha querida amiga, também fico muito feliz com sua recepção e carinho de sempre.

      As pessoas andam sumidas de todos os blogs, as visitas caíram muito e os comentários só vejo aqui no Vivendo a Vida Bem Feliz... rsrsrsrsrs...

      Valeu, querida amiga, também lhe desejo um novo dia maravilhoso, repleto de muita paz, serenidade e harmonia!!!!!
      Até mais, uhuuuuuu!!! :))))))))))

      Excluir
    7. Querido Luis, eu morro de felicidade quando vem aqui!
      Muito obrigada por seu carinho, sua bravura em nunca desistir de mim...rsrs
      Eu sei que reclamo da ausência de tantos amigos, mas para que se tenho um amigo incrível que nunca me abandona e é você querido!

      Sem palavras para agradecer!
      Fico até emocionada!
      Obrigada e um fim de semana maravilhoso querido amigo, de muita paz e amor! ♥

      Excluir
    8. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adiana!!!
      Acabo de chegar do rancho e passei por aqui para ver as novidades.

      Ahahahahaha... Acho que os blogueiros estão sem tempo para os blogs e para os amigos... ou se cansaram desta vida virtual... rsrsrsrs... mas vamos seguindo assim mesmo, quem sabe eles resolvem retornar.

      Não precisa agradecer, estarei sempre passando por aqui!
      Valeu, querida amiga, fico sempre muito feliz com seu carinho!!!
      Obrigado, meu fim de semana foi excelente, passei lá no rancho, em meio à natureza!
      Tenha uma semana maravilhosa, repleta de muita paz e amor!!! :)))))

      Excluir
    9. Ai, que bom Luis, meu amigo querido!
      Assim não me sentirei só na blogosfera!
      Talvez seja só um tempo mais sereno não é?
      Afinal a crise atual deixa as pessoas um pouco sem cabeça ou tempo para lerem textos nos blogs.
      Que tudo passe e volte ao normal, com prosperidade para todo mundo!

      Você chegou todo energizado do seu passeio no rancho amigo e terá uma semana maravilhosa!
      Eu também fiquei off line no sábado e domingo, só observando a natureza e o que de mais lindo ela tem a nos ofertar... Pena que a chuva está custando a chegar aqui, mas ela virá!! :))))

      Amigos, obrigada por tudo sempre e tenha uma semana incrível!
      Abraços com todo o carinho do mundo!

      Excluir
  4. Quando você se sente só, é normal buscar justificativas para isso, como pensar no seguinte: “Será que sou tão desinteressante ou chato?” ou ainda “Por que ninguém gosta de mim?” e no meio desses pensamentos, essas suposições podem ser confundidas com a realidade, quando isso nem sempre é o caso. Por isso, quando se sentir só, aceite o sentimento e o viva, não tente justifica-lo. Apenas sinta e tente pensar em coisas boas para que esse momento passe. A vida que levamos hoje em dia muitas vezes acaba nos afastando dos amigos e familiares e com isso a solidão se tornou uma realidade para muitas pessoas. E a solidão não se trata de estar sem ninguém por perto, sozinho. A solidão pode vir acompanhada, quando você está no seu trabalho ou em uma multidão. Ela não depende somente de você estar apenas na própria companhia, ela se caracteriza pelo isolamento moral, por você saber que ninguém está “ali para você”.
    Esse sentimento pode ser muito prejudicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alfeu!!!
      É muito bom ter a sua presença, agradeço muito!!!

      Tem toda razão amigo:a solidão não tem data e nem hora para chegar e até no trabalho ou em meio à multidão, podemos nos sentir muito sós!
      Por isso que o apoio dos familiares e amigos é imprescindível para suportar esse sentimento de abandono e tristeza que a solidão impõe!

      Obrigada por contribuir com sua sabedoria amigo!
      Gosto demais quando aqui vem deixar suas palavras!!!
      Um grande abraço e já desejo um final de semana de feriado maravilhoso!! :))))

      Excluir

  5. Adriana, querida,

    Um tema muito importante e abordado com muita propriedade.
    Entender a solidão é, sem dúvida, um passo importante para lidar com este desconfortável sentimento. Muitas vezes, tal sentimento é confundido com o "estar só", que pode ser circunstancial ou opcional. Particularmente, tenho meus momentos de desejar ficar sozinha , apenas com a minha companhia, e gosto muito. Já a solidão considerada indesejável maltrata e é preciso combatê-la para que não leve à depressão.
    Você trouxe excelentes dicas para afastar este sentimento nefasto.
    Gostaria de me alongar um pouco mais em meu comentário, já que o assunto comporta mais argumentação. Todavia, estou em um local de difícil conexão. Estou tendo que rebolar por aqui para conseguir registrar este comentário. Estou em Porto Seguro, num resort, e preciso ficar andando com o tablet à busca de sinal. Não consegui ouvir a música e nem compartilhar a postagem, embora tenha tentado. Faço isto quando retornar, ok?
    Ótima postagem. Parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, minha querida, muito obrigada por sua valiosa participação amiga linda!
      Antes de tudo, me perdoe o atraso na resposta, pois aproveitei para esticar o feriado de 12 de outubro e fiquei um pouco ausente das redes...rsrs Volta e meia estou dando uma sumidinha sabe amiga? Infelizmente não estou mais conseguindo adotar o ritmo frenético de antes quando eu publicava artigos todas as semanas e visita os amigos praticamente todos os dias.
      Creio que está batendo um cansaço fora de época ou sou eu mesma que estou mentalmente saturada...rsrs Desculpa tá querida?

      Mesmo com problemas de conexão, fez um comentário incrível, que me deixou muito feliz!!!
      A solidão é de difícil compreensão, pois muitos mesmo acompanhados, ainda se sentem sós.
      Sim, muitos gostam de ter momentos só com a gente mesmo e isso é super saudável pois podemos pensar e colocar as ideias no lugar. Eu também gosto muito. O problema é quando isso extrapola e a pessoa busca o isolamento toral e irrestrito não é? Neste momento a ajuda dos familiares e dos amigos é importante e a própria pessoa também tem que se ajudar!

      Que maravilha poder estar em um resort maravilhoso amiga. Curta muito a natureza, descanse e esqueça um pouco da internet. Deve ter feito muito bem a você essa sensação de estar em um ambiente natural propício para o descanso do corpo e da mente. Nós merecemos!!!!

      Deixo beijos mil e muitos agradecimentos!
      Você é sempre muito especial!!
      Lindo fim de semana amiga!! :)))))

      Excluir
  6. Bom dia, Adriana!
    Muito boa a postagem.
    Acredito sim que a cada dia o ser humano está mais solitário, mesmo com tanta interatividade. Acho que a falta de contato humano está robotizando todos. As pessoas entram em "piloto automático" sem prestar atenção às coisas diárias como o céu, as estrelas, a necessidade de um transeunte etc... Cada vez que nos recolhemos assim, afastamos nosso coração de outros semelhantes.
    Sou introvertida e nunca fui de ficar em turmas (1 ou 2 pessoas já é muito rsrs), mas não me sinto solitária, embora muitos já tenham me dito que sou assim. Como explicou no seu post, acho que é um sentimento e muitos acabam absorvendo. O se isolar pode fazer a situação piorar muito, mas animais de estimação, academia, livros, passeios, ver gente... tudo isso ajuda. Eu sou receosa com internet, embora goste dos blogs, o lance de entrar em grupos, chat e conversar pode trazer mais problemas que benefícios se a pessoa não se equilibrar (muitos acabam transferindo o problema).
    Também gosto da banda, mandou super bem.
    As imagens, belíssimas, parabéns! A última, com o cachorro, apaixonei!

    Abraços esmagadores e ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Poções de Arte!
      É com muita felicidade que venho responder ao seu comentário querida!
      Adorei suas impressões sobre o artigo! Muito obrigada!

      Que legal, pois também não sou muito de grupos e essa nova interação que a internet vem propondo, como a exposição em hangouts. Nao gosto muito, pois creio ser uma exposição desnecessária e ainda não conhecemos bem a pessoa que está do outro lado não é mesmo?
      Mas se a pessoa entra em contato comigo através de um comentário aqui no blog, puxa, me sinto muito lisonjeada e animada em responder, em dar toda a atenção necessária e até, porventura, esclarecer uma dúvida que a pessoa está sentindo!
      Sei que as vezes pareço evitar as pessoas, mas é como você disse, para poder manter o próprio equilíbrio e a harmonia que são muito importantes para a nossa saúde mental!!
      Que bom que gostou da banda, eu adoro também!!!

      Vou deixando meus desejos de uma semana maravilhosa querida, obrigada de coração por ter vindo e deixado sua opinião!
      Beijos!! ;))))))))

      Excluir
  7. Adriana, que rica postagem!!! Imagens maravilhosas e texto de conteúdo deveras importante, abordado com sabedoria. Uma viagem pelos caminhos do sentir, em momentos nada agradáveis e que não devem perdurar para não prejudicar o necessário bem estar. É preciso ter consciência dos fatores que levam alguém a sentir solidão, para que possa abrir as portas e sair desse estado que costuma impedir uma caminhada saudável. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, muito obrigada minha querida!
      A postagem foi enriquecida pelas imagens tão incríveis né amiga?
      Eu sou louca por imagens belas, elas me descontraem e me fazem viajar!
      Adoro quando alguém como você aqui chega e diz isso, fico feliz mesmo!
      Faço de tudo para o leitor se sentir bem! :))))

      Lindas e envolventes palavras minha querida! Adorei, você sempre enriquece com o seu comentário amiga!
      Agradeço de coração e peço desculpas pela demora em responder...Os dias não estão sendo mais como antes para dar aquela atenção privilegiada aos amigos. Ainda mais com o início do horário de verão: parece que o tempo de esvai diante de nossas mãos!!

      Linda semana minha querida! Fica bem tá?
      Beijos e se cuida! :)))))

      Excluir
  8. Adriana,

    Um texto motivador, inspirador e amigo. Espero que suas sugestões possam ajudar muitas pessoas que se sentem sozinhas. A internet é um mundo sem dono. Falamos com amigos, parentes e desconhecidos, mas cada vez mais nos sentimos sozinhos. O WhatsApp veio aproximar as distancias e aumentos as mesmas ao mesmo tempo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Sissym, muito obrigada linda!!
      A despeito do blog se sustentar no tema da felicidade , preciso abordar outros que fazem parte da realidade de tantas pessoas. Conseguindo melhorar os sentimentos que causam a solidão, pessoa pode reintegrar-se e voltar a sentir-se muito feliz!
      Temas assim são bastante construtivos não é mesmo?

      Sim, creio que a internet veio para afastar as pessoa que não sabem dosar o tempo dedicado à ela. A vida real é que mais importa e o amor que se tanto fala nas redes sociais deveria ser praticado diante das pessoas e não apenas em frases de efeito não é mesmo? Sim, o WhatsApp veio ao mesmo tempo agregar e afastar. Eu particularmente não uso muito esse aplicativo e o restrinjo só aos familiares e poucos amigos pois não dou conta de tanta coisa...rsrs

      Beijos minha querida, tenha uma ótima tarde!!
      TAMBÉM DESEJO UMA SEMANA MARAVILHOSA!!! :))))

      Excluir
  9. Me identifico bem, Adriana. E fiquei hipnotizado com as sensacionais imagens. Os conselhos reflexivos são muito úteis e servem para pensar mesmo. Muita gente sente isso, infelizmente. É mais comum do que se pensa. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sérgio, a solidão é muito mais comum do que a gente pode imaginar!
      Tantos se sentem sós cercados de pessoas e também sentem uma angústia no coração difícil de ser curada. Mas os conselhos podem amenizar a dor não é amigo?

      Fico feliz também que tenha apreciado as imagens! São lindas não é?
      Mostram o lado bom da solidão que é um encontro com nós mesmos!
      Aproveito para agradecer o seu carinho e deixar um beijo!
      Desejo um maravilhoso fim de semana! :))))

      Excluir
  10. Uau que linda postagem Namaste _/|\_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Reoli!
      Seja sempre muito bem-vindo neste cantinho!
      Beijos e uma ótima semana! :))))))

      Excluir
  11. A pior solidão é aquela em que estamos ao lado da pessoa que deveria ser nossa companhia, mas há um vazio enorme ao nosso lado. Isso é normal? Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.