12 alimentos que não devem ser guardados na geladeira, mas aposto que você guarda!


 

Oi gente! Hoje o foco é a saúde e a preocupação maior é com a sua alimentação!  Tem dicas aqui que te surpreenderão! Saiba que sua geladeira continua sendo indispensável, mas, em alguns casos, os alimentos devem ficar longe dela. O que acontece, é que vivemos em um país onde a maioria das localidades são quentes o que leva a perda de vários produtos, muito antes do esperado. Alguns deles vão se deteriorar, perder sabor e textura. De qualquer forma relacionamos aqui, 12 alimentos que nunca deveriam ser colocados na geladeira, mas nós colocamos, até sem querer, ou por costume!! Veja quais são:

1- Tomate
tomate

Como assim? Todo mundo guarda tomate na geladeira! Mas, os especialistas dizem que, esse fruto, mesmo plantado, não se dá bem no frio, portanto, depois de colhidos também combinam com o frio, pois perdem o sabor na geladeira, já que o frio faz com que interrompam seu processo de amadurecimento, que ressalta seu aroma e gosto. A baixa temperatura também rompe suas membranas e o deixa mais farinhento. A melhor opção nesse caso é colocar o fruto em um cesto fora da geladeira.
2- Batatas
batatas

Comuns, doces ou similares, batatas não devem ser colocadas na geladeira porque o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura quando cozidas. Um local fresco, arejado e escuro é ideal, como um saco de papel aberto dentro da despensa. Se a sua família não é muito fã de batata, procure comprar pouca quantidade, pois fora da geladeira elas costumam formar brotos, o que atrapalha um pouco o consumo.
3- Cebolas
cebola

As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa. Devem ser mantidas num ambiente fresco, seco e escuro, de preferência penduradas, por exemplo em uma meia-calça (imagem acima), mas nunca armazene junto com as batatas, que farão com que as cebolas estraguem também. Uma vez descascada e cortada, poderá ser colocada na geladeira dentro de um recipiente fechado.
4- Alho
alho

O alho também não deve ser colocado na geladeira, pois ele também precisa de ventilação. Além do quê, a geladeira pode tirar um pouco do sabor e causar mofo, ficar borrachento e até brotar por causa da umidade. Guarde-o solto, em ar fresco, e o alho vai durar dois meses tranquilamente. Quando estiver picado, pode ir para a geladeira, mas coma-o assim que possível. Mas se descascou além do que usaria, pode guardar na geladeira e consumir o mais rápido possível.
5- Café
café

Apesar de não ser comum, muita gente costuma guardar o pó de café na geladeira. Mas está errado, guardar o café na geladeira, vai alterar totalmente seu sabor, além de absorver qualquer outro cheiro que tiver por ali, assim nunca voltará ao seu cheiro e sabor original. O café em pó deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa.
6- Pão de forma
pao-de-forma

Para evitar o mofo, muita gente guarda o pão na geladeira. Isso também é comum, mas não está certo. O pão deve ser consumido em até 4 dias, mas não guardado na geladeira, porque a refrigeração o resseca mais rapidamente. Congelar também não faz muita diferença em relação ao ressecamento, pois vai precisar aquecê-lo para que fique gostosinho, e mesmo assim pode ficar igual uma pedra, nesse caso a dica é antes de colocar no micro-ondas, envolver o pão em um pano ou papel toalha, e então esquentar cerca de 20 segundos.
7- Mel
mel

Mel na geladeira, nem pensar! É um produto naturalmente preservado, dura por tempo indefinido, se bem acondicionado e mantido em lugar arejado. Colocar o mel na geladeira vai engrossá-lo e cristalizá-lo. Se acontecer isso, basta colocá-lo em banho-maria, mas de qualquer forma não há necessidade nenhuma de refrigerá-lo.
8- Óleos e azeite
oleos

É improvável, mas é melhor avisar: não há necessidade de guardar na geladeira seu óleo ou azeite, pois eles ficarão espessos e com aspectos amanteigados. O ideal é guardá-los, em local mais escuro, com temperatura amena.
9- Melões e melancias
melao

Mas foi comprovado, frutas como o melão e a melancia, ficarão melhor armazenados fora da geladeira, para manter os níveis de antioxidantes (licopeno e beta-caroteno) intactos. Mas, quando cortadas, poderão ser guardadas na geladeira envolvidos em plástico filme, ninguém merece comer essas delicias quentes.
10- Pimentas
pimenta

Aberto ou fechado, o vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador. Normalmente a pimenta é conservada em vinagre e azeite, o que a mantém por até três anos sem a necessidade de ir para geladeira. Pode deixar sua pimentinha na bancada da pia, bem fácil para ser usada, que não vai correr o risco de estragar tão rápido.

11- Manjericão


Baixas temperaturas não são recomendadas. O manjericão deve ser lavado, seco, seus caules cortados em diagonais e mantido em um copo com água coberto com um saquinho.

12- Bananas



Apesar de o refrigerador desacelerar o processo de amadurecimento da banana, mantendo-a verde por mais tempo, se ela estiver madura, a pele pode ficar preta ou marrom. Porém, fique tranquilo, seu sabor continuará perfeito.Sou fã incondicional das bananas para comer antes e depois dos exercícios e elas estão sempre guardadas na fruteira em cima da mesa devido ao meu alto consumo...rsrs

Bem gente, tomara que as dicas tenham sido bem úteis! Aproveito e deixo o vídeo abaixo para complementar o assunto. Desejo uma semana maravilhosa para você! Beijos e até a próxima semana!



Fonte: melhor com saude/globo  e imagens do google imagens   

12 comentários:

  1. Oi Dri! Dessa vez eu voltei rápido neh!?!rs!
    Muito obrigada pelo carinho em sua resposta ao meu comentário, fiquei muito feliz!
    Menina do céu! Eu guardo quase tudo isso ai na geladeira, não tinha a menor ideia que de alguma maneira traria algum maleficio, acho que escapou umas duas coisas apenas, nossa!!! só o óleo e o pão de forma o resto tá tudo la dentro rs!
    Acho que a geladeira passa uma sensação de segurança, que os alimentos irão ficar menos vulnerareis lá dentro, acho que por isso, oque der o pessoal coloca dentro da geladeira mesmo, mas se esquecem das alterações que podem ocorrem.
    Bjusssss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, que honra que tenha voltado querida, se pudesse te queria aqui todos os dias....rsrs
      Ah, imagina! Sabe,comemorar a presença de uma menina linda como você aqui é maravilhoso!
      Me identifiquei com as suas palavras e sobretudo, a sua transparência em não ter medo de falar o que te afligia.. Fico feliz demais que o artigo tenha atingido o seu propósito que era exatamente isso: uma conversa amiga para tentar entender os sentimentos.. Isso alivia a alma e o coração! ♥

      Sim, você tem razão, pois a geladeira passa uma sensação de que os alimentos ali estarão preservados e manterão suas qualidades nutricionais.
      Entretanto, alguns nem pensar né? rsrs
      Agora já sabemos quais são os que devem ficar na despensa, bem guardadinhos e ainda assim fresquinhos!!!

      Adorei que tenha voltado logo e peço para voltar sempre tá? rsrs Sou abusada mesmo...rsrs
      Beijinhos e uma noite maravilhosa! ♥♥
      Tenha uma semana incrível!!! :))))

      Excluir
  2. Oi, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Tudo bem com você?

    Postagem muito interessante e importante querida amiga, acredito que a grande maioria das pessoas, assim como eu, não conheciam todas essas dicas sobre os produtos que devem ficar fora da geladeira. E que alguns só devem ir para a geladeira depois de totalmente maduros.

    Alguns destes produtos já sabia que devem ficar fora da geladeira, como é o caso da batata, da cebola, do alho, do café... Mas erro em três desses itens: o tomate, melões e melancias e as pimentas curtidas, vão todos direto para a geladeira... rsrsrsrsrs... Nosso município é bem quente, os produtos se estragam com muita facilidade.

    Não sabia que estes produtos perdem qualidade quando armazenados em geladeira, achei que seria o contrário... é vivendo e aprendendo... agora somente depois de bem madurinho. :)))

    As dicas foram de grande utilidade, o vídeo também é ótimo, complementa muito bem o assunto, a nutricionista Karin explica e esclarece tudo muito bem.

    Parabéns, querida amiga, adorei a bela postagem, aprendi mais um pouco!!!

    Obrigado, também lhe desejo uma semana maravilhosa, recheada com muitas alegrias.

    Abraços com carinho e muita paz em seu caminho!!!
    Até mais... :)))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, meu amigo tão querido e tão bem-vindo!!
      Aqui é a sua casa, pode ter certeza absoluta!!
      Comigo está tudo bem, mas o rio Doce está agonizando e não consigo ficar totalmente bem com isso...Mas é melhor eu nem mencionar esse assunto, pois muito me chocou e até agora ainda não consigo crer em tudo o que aconteceu.. É a ganância desenfreada que gerou tudo isso. O sistema capitalista que quer o lucro a todo o custo, mesmo que seja de vida humanas e da biodiversidade.... É INACREDITÁVEL.... Desculpe o desabafo amigo... Mas é que como amantes da natureza e de tudo que nos cerca, fica difícil de compreender tanta tragédia e catástrofe... :((

      Ah, eu sabia que você já sabia direitinho quais produtos podiam ou não ficar na geladeira...rsrs
      Você sabe tudo amigo, mas o mais legal de tudo isso é que continua com muita humildade para aprender sempre! Isso é muito incrível mesmo!!!
      Também foi novidade para mim os tomates e as melancias..Aqui em casa está difícil de convencer a mamãe a tirar os tomates da geladeira...hahahaha É que também é muito quente!!! :))

      Agradeço o carinho da presença, a amabilidade sempre tão peculiar!
      Desejo um ótimo final de semana, com muito amor amigo!!
      Abraços e carinho!

      Excluir
  3. Olha, Adriana, tomate, cebola e batata eu guardo mesmo. Melancia idem. Mas azeite, mel, alho, manjericão, pimenta e café não. Adorei essa postagem. rs Vivendo e aprendendo. Mas mesmo sem a necessidade, duvido que minha mãe tire tomate, cebola e batata da geladeira. bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, boa tarde amigo!! :))))
      Pode tirar a cebola e as batatas da geladeira amigo...rsrs
      Elas ficam mais gostosas na despensa e mantém as propriedades benéficas mais integradas!!!
      Já o tomate, por estragar tão facilmente, temos tanto receios não é mesmo?
      Aqui em casa também está difícil de convencer a mamãe a tirar o tomate da geladeira...kkkkkk
      Ela não aceita mesmo!!!! rsrs

      Muito obrigada pelo carinho da presença amigo, gosto muito quando aqui vem!!
      Tenha um fim de semana maravilhoso!!! :)))))

      Excluir
  4. Boa noite Adriana.
    Adorei as dicas,são ótimas,principalmente a do tomate.
    São coisas que as vezes nós não percebemos como são importantes.
    Adorei a postagem,obrigada.
    Beijos e um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Débora, que lindo tê-la aqui!
      Muito obrigada por sua presença amiga!

      A do tomate é a dica que mais surpreende..rsrs
      Todos ficam estupefatos e até hoje , mesmo passando as dicas para minha mãe, ela se nega a tirá-los da geladeira.....rsrs
      Mas é assim mesmo não é? Vivendo e aprendendo!!!
      Adorei sua participação neste cantinho querida!
      Convido para retornar sempre que puder!
      Deixo um super beijo e desejos de uma semana maravilhosa!
      :)))))))

      Excluir
  5. Tudo bem, Adriana? Que surpresa ler este artigo! De fato, a maioria nós realmente não guardávamos, mas o tomate e o melão, por exemplo, sim! Que interessante, não sabia destes fatos. Seu blog sempre trazendo ótimas matérias, focadas em saúde e qualidade de vida. Parabéns!

    Beijos e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, é sempre muito bom poder receber um amigo tão querido!
      Você também ficou surpreso com algumas das dicas? Nossa, que ótimo!
      O tomate realmente foi o principal atrativo e a maioria, sem sombra de dúvida, prefere conservá-lo na geladeira por questões do calor e da temperatura ambiente sempre muito altas.

      Sabe que adoro quando aqui vem deixar o seu carinho!
      Beijos e uma semana muito boa amigo, que a façamos ficar linda, exatamente como suas encantadoras orquídeas! Até mais!! :)))

      Excluir
  6. Eita Drica! Amei as dicas. A bendita da cebola eu não sabia e até hoje guardo. A melancia também rsss. Por isso é bom a gente se informar né?

    Brigada lindona!!!
    Ahh Drica, além do meu blog "você pode ser feliz", continuo com o meu pessoal tá?!
    www.lidianefranqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane, como é maravilhosa a sua presença amiga!
      Fico com saudades daqueles tempos do Dihitt em que estávamos sempre trocando ideias em nossos respectivos blogs! :)))

      Obrigada pelo carinho e agora já sabe que as cebolas ficam melhores se não resfriadas, pois mantém as propriedades e suculência...rsrs Melancia também né?
      Eu ainda continuo guardando os tomates na geladeira..hehehehe Difícil de evitar depois de uma prática de anos, mas devagarinho vou tirando....rsrs

      Eu que agradeço e vou frequentar seu blog pessoal também querida, será maravilhoso ler suas palavras !
      Muitos beijos, obrigada pela visita e tenha um fim de semana encantador!!!!! ♥♥

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.