Alegria, paixão e felicidade são muito bem representadas na arte de Leonid Afremov.




Olá gente linda, amigos admiradores da arte. Para inserir cores vivas e um pouquinho de alegria em nossas vidas, trago as vibrantes e coloridas telas do admirável artista Leonid Afremov.

Saibam que ao longo de mais de 30 anos, Leonid Afremov, dedicou-se a uma técnica peculiar de pintura a óleo. Usando espátulas ao invés de pincéis, ele mistura cores vibrantes para transmitir alegria e paixão através de suas criações.



O seu trabalho realmente é impressionante. Veja no vídeo como Leonid se manifesta:

Com uma visão nitidamente positiva sobre a vida, o artista israelense de origem bielorrussa, radicado nos EUA desde 2001, explora uma paleta de cores predominantemente quentes que emprestam alegria ao romantismo dos dias frios e das noites chuvosas.


Graduou-se em 1978 na Escola de arte de Vitebsk, fundada por Marc Chagall em 1921. Afremov é um dos mais notáveis membros da escola. Viveu trinta e cinco anos na União Soviética, onde trabalhava pintando pôsteres de propaganda para o governo comunista. Descontente por ter o governo lhe ditando o que e como pintar, mudou-se para Israel em 1990.



Em Israel, conseguiu, em duas semanas, um emprego em uma agência de publicidade, pintando outdoors. Pouco antes de uma exposição, invadiram, roubaram e vandalizaram seu estúdio. Sua obra foi mal recebida: as pinturas de homens e mulheres nus chocaram a sociedade, assim como a representação de músicos de jazz negros foi mal vista por quem julgava que o artista deveria representar israelenses. Ademais, Leonid sentiu-se discriminado por não ser um israelense nato de modo que, em 2001, migrou para os Estados Unidos da América. Atualmente está na Flórida!

Nos Estados Unidos, viveu primeiramente em Nova Iorque, onde alcançou grande sucesso. Após viver dois anos em Nova Iorque, mudou-se para Boca Raton, Flórida, onde vive atualmente com sua família pois julgava que o clima frio estava prejudicando seu trabalho, tornando-o mais sombrio e menos vívido.


Leonid Afremov é conhecido por usar uma técnica pouco usual de pintura. Pinta seus quadros não com pincéis, mas com espátulas, geralmente usadas apenas para limpar a tinta das paletas e telas.


Suas pinturas descritas como "positivas" e "alegres". Seus quadros são geralmente muito luminosos e coloridos. 




Afremov é um pintor moderno que se caracteriza fortemente pela pintura de alto contraste, contraposição de cores e técnica de pintura a óleo com somente com espátula. 


Seus traços adotam um sentimentalismo apaixonado, onde as cores, apesar de fortemente contrastadas e contrapostas furtivamente, carregam um tom de romantismo noturno e úmido.


Sua pintura é marcante e apesar de grosseira na técnica ela é delicada em sua forma resultante. Em seus quadros ele cria apenas uma visão básica da imagem - que de fato é uma característica da técnica em espátula.




Na maioria de suas paisagens é noite, mas apesar disso todas as cores possíveis podem se encontrar ali, tornando o quadro uma noite carregada de luzes intensas, o que traz para sua pintura um tom onírico. 

Afremov diz em seu site "Eu tentei diferentes técnicas durante a minha carreira, mas eu particularmente me apaixonei por pintura com óleo e espátula. Cada obra de arte é o resultado de longo processo de pintura, cada tela é carregada durante a pesquisa criativa, cada pintura é cheia de meu mundo interior. (...) Acredito que a arte nos ajuda a estar livres de agressividade e depressão."


Suas noites parecem sempre ter acontecido depois de uma chuva, daquelas que espantam todos da rua, e sobram apenas o cheirinho de mato molhado e algum passante de guarda-chuvas.



Dessa forma pode ser visto o tamanho dos traçados, que separadamente são uniformes, mas que vistos como um todo, um ao lado do outro, formam uma imagem concisa. 

Alguns pontos de seus quadros podem nos remeter à pintura pacífica e quase "desfocada" do Impressionismo.


Seus quadros são expostos lado a lado com artistas como Rembrandt

Suas obras são expostas em mais de sessenta galerias da Nova Zelândia, Austrália, África, Israel e EUA. 

Difícil eleger a melhor tela dentre as mais de mil (!!!) que estão disponíveis para compra no site oficial do artista

Eu fico deslumbrada com a beleza das cores e da magia, da alegria, da intensidade  que elas transmitem.



Mesmo com o aspecto chuvoso acentuado, as cores são lindas e vibrantes! Realmente é ver a vida com os olhos do artista.

Amaria passear em uma noite chuvosa tão colorida e linda assim. E vocês amigos? Qual tela escolheriam para ornamentar sua casa? Vou adorar saber!


Desejo uma semana linda, de muitas cores e alegria!


O vídeo abaixo vai te deixar mais feliz. Tire um tempinho para você e aprecie.


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

15 comentários:

  1. Muito bonita a combinação das cores deste artista.
    Parabéns pelo artigo.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, seja muito bem-vindo!!
      Fico feliz que tenha apreciado a arte de Leonid Afremov.

      São cores fortes, alegres e surpreendentes!
      As telas apresentam um aspecto muito real da chuva não é?
      Parecem até fotografias estilizadas e dão uma dimensão do real, da vida como ela é!
      Convido também a conhecer os demais artigos de saúde e vida saudável, minha especialidade..rsrs
      Muito obrigada pela presença!
      Abraços e uma ótima semana! :))))

      Excluir
  2. Que lindo amiga. É de encher os olhos de tanta beleza. Como é incrível esta tecnica. Grande artista com uma historia linda de viver.

    Qualquer dos quadros enfeitaria muito bem a minha casa mas o penúltimo com aquele azul se destacando ficou deslumbrante. Eu queroooo. rs

    Ah essas suas postagens sempre tão perfumadas e coloridas. Amei, Adri. Parabens sempre sempre!

    PS: Eu estou bem amiga. Principalmente agora que mamy está passando uns dias comigo. Ela é uma mãe incrível. Um porto seguro e está me fazendo muito bem por estes dias.
    Muito obrigada pela visita sempre tão carinhosa, viu!

    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Lu! Estava com saudades de você e do seu carinho querida!
      Fico muito contente em receber notícias suas pois amigas assim fazem muita falta ao nosso coração! ♥

      Sua mamãe está com você? Mas que ótima notícia!! Não tem nada mais gostoso e aconchegante do que carinho de mãe 24 horas por dia! Vai te deixar ainda mai leve do que é e com o coração carregado de muito amor!!! ♥♥

      Sim, viu só que telas maravilhosas amiga? Creio que elas satisfaçam o seu gosto pois é muito sensível e ao mesmo tempo alegre e cheia de paixão! É isso que interpreto nestas telas de Leonide: amor, paixão, alegria, cor, solidão... um pouquinho de tudo.... Só não tem tristeza né? rsrs
      A vida já se encarrega de trazer as tristezas ...rsrs
      Por isso que as obras de arte também devem transmitir alegria, na medida do possível....
      Prefiro as de cores fortes e com traços bem delineados.
      Gosto das demais também, afinal são tantas fases da arte da pintura, cada uma mais incrível do que a outra! Mas as mais coloridas e vibrantes muito me atraem...rsrs

      Beijos minha querida e aproveito para desejar um ótimo fim de semana na companhia de sua querida mamãe!
      Aproveite muito!!
      Cuidem-se bem!!! :)))))

      Excluir
  3. Oi, Adriana! Mas que lindo este post! Adorei. Não conhecia a obra deste artista, fiquei impressionado com sua trajetória, sua história de superação e, acima de tudo, com a beleza esfuziante de suas telas. Muito interessante, sempre aprendo bastante aqui com você. Parabéns pelo belíssimo trabalho aqui no seu espaço!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu querido amigo Sergio!
      Eu sabia que você iria gostar das telas deste magnífico artista, pois é tão sensível com a beleza da vida!
      As cores dos quadros são mesmo esfuziantes não é?
      Encontrou a palavra perfeita para se referir a elas. Incrível mesmo! :)))))

      Adoro quando vem aqui e deixa palavras tão bonitas amigo, muito obrigada!
      Ainda mais agora que é uma celebridade, fico muito lisonjeada com sua presença, sempre tão humilde, cheia de delicadeza. Obrigada querido amigo, de coração!!

      Um grande e caloroso beijo e um fim de semana maravilhoso! :)))

      Excluir
  4. Oi Adriana!

    Lindo demais! Muito bonito mesmo! Eu já conhecia esta bela arte do twitter, já curti as obras deste artista no meu twitter, é realmente um encanto! Adorei saber mais aqui e ver o vídeo executando a pintura! Como faz bem ver coisas boas, a mídia maximiza e exagera na violência e minimiza as coisas maravilhosas da vida, tenho certeza que o número de coisas positivas é muito maior do que coisas negativas. Graças à Deus surgiu a internet que nos permite ver tantas coisas incríveis que a grande mídia não mostra e assim ampliamos o leque de cultura e sabedoria. Suas escolhas são sempre perfeitas. Tenha um final de semana colorido assim como seu magnífico post!

    Bjs

    ๑㋡๑๑㋡๑๑㋡๑๑㋡๑๑㋡๑๑㋡๑

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, muito boa tarde amiga linda!!!

      Como os quadros são esfuziantes né amiga? As cores até ultrapassam a tela e ingressam direto na mente da gente, trazendo muita alegria e paixão!
      Coisas assim fazem bem para a alma e o coração, por isso que fiz uma exposição de arte aqui no blog...rsrs
      Afinal, precisamos de alegria, que contagia, que traga harmonia!
      Basta de notícias desagradáveis, desastres ecológicos e outras coisas violentas que nos entristecem...
      Pelos menos, em nossos respectivos blogs, continuamos mantendo a alegria, o bom humor, a descontração em um mundo de cores e muita vida!!
      Energia positiva acima de tudo, uhuuuuuu!!!!!

      Obrigada pela presença encantadora querida e pelas belas palavras que sempre deixa!
      Um grande beijo, com muito carinho e um fim de semana espetacular!!! :))
      Cuide-se muito!!!

      Excluir
  5. Olá!!
    Apresento a rede social TSU que concorre com Facebook e paga aos utilizadores!
    O Tsu é uma rede social criada em outubro de 2014 à qual acede quem for convidado por um membro. Ela recompensa os utilizadores pela sua atividade no site.
    www.tsu.co/samgom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo obsoletizados!
      Agradeço o convite!
      Abraços e sucesso!

      Excluir
  6. Que coisa maravilhosa, Adriana. Isso é arte em sua essência. Fiquei hipnotizado. Adorei a postagem. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio eu que agradeço por sua presença amigo!
      Arte é algo que toca aos olhos, serena a ente e nos faz ficar imerso em um muito de cores e vida não é?
      Também adoro!!!
      Agradeço o carinho e desejo uma semana maravilhosa amigo!
      Fica bem! :))))
      Beijos!

      Excluir
  7. Bom dia, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
    Tudo bem com você?

    Que trabalho maravilhoso, a arte transmitindo uma festa de cores e muita alegria!!!

    Minha querida amiga, neste momento de tantos desastres em nosso Brasil nada melhor que presenciar este belo trabalho artístico de Leonid Afremov, ele transmite mesmo muita alegria, paixão e felicidade. É a arte a serviço da vida.

    Fiquei impressionado com a destreza e facilidade que ele pinta suas telas, tem muita facilidade com os movimentos da mão, que parece estar em sintonia fina com a mente, uma maravilha. E tudo isso sem o usual pincel, tudo feito com uma pequena espátula, é fantástico!

    As telas são maravilhosas e perfeitas, fica muito difícil escolher apenas uma, cada uma tem o seu encanto. Todas com cores muito fortes e vivas. Confesso que tentei escolher uma, mas a dúvida não deixou. Escolhia uma, dai a pouco era outra... e assim por diante... então resolvi escolher todas... rsrsrsrs...

    Além do belo trabalho e das belas cores, o artista gosta de dar vida às suas obras, em quase todas pinta pessoas, isso dá mais vida à arte. O trabalho impressiona com tamanha beleza.

    O vídeo ficou ótimo na postagem, nos dá uma ideia de como ele consegue colocar sua arte na tela, como faz para dar vida à tela.

    Se tivesse que escolher uma, escolheria todas... rsrsrsrs... talvez a última tela, os contrastes de laranja e azul casam muito bem.

    Parabéns, minha querida amiga, mais uma belíssima postagem!!!
    Adorei conhecer o trabalho maravilhoso deste artista, fantástico!!!

    Obrigado querida amiga, também lhe desejo um lindo final de semana, repleto de muitas cores, paz e alegria!!!

    Abraços com carinho e muita paz em sua vida!!! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, boa noite querido amigo!
      Especial amigo do coração! ♥

      A postagem da semana passada foi a primeira que compartilhei sobre arte com destaque ao impressionismo!
      Cores fortes, rebeldes, que saltam aos olhos não é amigo?
      Como a arte e a música podem aliviar sintomas de sofrimento e trazer cores para a nossa vida não é mesmo?

      Sabe, eu também como você, teria muito dificuldade em escoher o quadro mais bonito..rsrs Ficaria com todos, sem dúvida nenhuma...rsrs

      Agradeço tanto o carinho da sua presença amigo, sabe que mora no meu coração para sempre!
      Muito obrigada pelo apoio incondicional e verdadeiro!
      Amizade assim é difícil demais, é algo que alivia o coração e nos deixa leves para suportar as mazelas da vida!

      Obrigada querido amigo, tenha uma semana maravilhosa, com muito amor e principalmente, muita cor e energia!!
      Abraços afetuosos!! ♥

      Excluir
    2. Boa noite, minha querida e adorável amiga Adriana!!!

      Sim, minha querida amiga, belas obras com cores fortes e muito vivas, um encanto para os olhos.
      Concordo, tanto a arte como a música ajudam muito nos maus momentos, abrandam o sofrimento, proporcionam mais alegria para a vida.

      São tão belos que fica extremamente difícil escolher apenas um, também ficaria com todos... rsrsrsrsrsrs...

      Também agradeço muito por sua bela recepção e pelo maravilhoso carinho de sempre, valeu querida amiga!!!

      Obrigado, querida amiga, tenha também um maravilhoso final de semana, regado com muito amor, muitas cores alegres e muita energia!!!

      Abraços com carinho e muita paz!!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.