Dicas para cuidar da saúde do corpo e da mente!




Amigos queridos, finalmente estou (re) começando *agora de verdade* rsrs :)))) E com muito entusiasmo e empolgação! Ocorre que ando bastante preocupada com o seu estado de saúde. Afinal as festas de fim de ano já acabaram e o carnaval também se foi... E você? Como anda a sua alimentação e os exercícios físicos hem? Estão seguindo as recomendações de vida saudável naturalmente ou deixaram de lado? Ora, ora, ora... Então vamos ter uma conversinha ao pé do ouvido...

Bem, antes que tome qualquer atitude extrema, você precisa estar consciente de que a sua saúde e disposição é o que te move a qualquer lugar, inclusive na busca dos seus sonhos. Portanto é o seu tesouro e precisa ser preservado. Assim que tem que pensar desde o momento que acorda até a hora do sagrado descanso noturno. E todos os dias! Por isso pesquisei e elaborei dicas que podem colaborar na organização do seu projeto super saudável em 2016!


O Carnaval acabou e agora é hora de colocar sua rotina em ordem. Para te ajudar nessa missão, enumerei abaixo algumas dicas que me acompanham diariamente e que considero bastante salutares. Passei os meses de dezembro, janeiro e a metade de fevereiro em 'stand by', mas somente aqui no blog e nas demais redes sociais. Na vida real, jamais deixei de praticar atividade física, nem ao menos no carnaval. Saiba que ao parar de praticar exercícios físicos, o corpo costuma levar um período para retomar o ritmo habitual e aí começa a ''sofrência" novamente...hehehe 


Por isso, o primeiro segredo é jamais deixar de praticar atividade física! E também devido à alimentação desregrada durante as festas de fim de ano, reveillon e carnaval, pode ocorrer o acúmulo de toxinas no corpo, bem como de gordura. Por isso agora é necessário correr atrás do prejuízo e espantar todas as gordurinhas.

E tem ainda outros vilões como as noites mal dormidas, exagero no consumo de álcool e má alimentação. São itens que influenciam de forma negativa na retomada dos treinos. Portanto, na hora de voltar a praticar atividade física é importante retornar com calma, reduzir o ritmo, a intensidade e a velocidade, para evitar lesões. 

Até a preguiça está mais esperta do que nós... rsrs



Mas a gente dá um jeitinho e ficaremos mais ágeis do que a fofa preguiça acima. É só conferir as dicas para retomar a rotina saudável pós-festas e partir para o abraço:


1- Beba bastante água, antes, durante e depois dos treinos. Consuma 2 litros de água por dia, para melhorar o sistema responsável pela liberação de toxinas e líquidos em excesso no organismo, recomendam todos os preparadores físicos e médicos que acompanham o assunto.



2- Aposte em alimentos que ajudam a “limpar” o organismo:

Melancia; maçã; alcachofra; alho; morangos; manga; uvas; gengibre; salsa; abacaxi; Pimenta-vermelha; Pimenta-de-caiena; beterraba; agrião; arroz integral; pães integrais; vegetais de folha verde.



3- Faça exercícios de acordo com a sua capacidade corporal:

Caso sinta que a carga está além da sua capacidade, procure diminuir o peso para realizar a execução corretamente. Afinal, a técnica é considerada mais importante, quando comparada à quantidade de carga. Aconselho retornar com exercícios leves e que dão prazer, como um belo passeio de bike no parque. Diz aí se não é muito melhor do que pegar pesos na academia?  Depois que você estiver mais acostumado, retorne aos pesos.



4- Vá com calma: Ao partir da premissa que os resultados não vão se transformar de uma semana para outra, sempre deixo o alerta de que se você parou de treinar, não deve colocar tudo a perder, exagerando na quantidade ou intensidade dos exercícios ao voltar. Para que exagerar e depois ficar todo quebrado? rsrs Vá com calma que tudo vai dar certo! Não exagere!!




5- Exercícios cerebrais para cultivar o corpo e a mente: “Como qualquer máquina ou músculo, o cérebro precisa de cuidados para funcionar corretamente. E algumas mudanças na rotina podem ajudar a estimulá-lo: use o relógio de pulso no braço direito, ande pela casa de trás para frente, olhe fotos de cabeça para baixo, veja as horas num espelho, faça um novo caminho para ir ao trabalho, decore uma palavra nova por dia", diz Carlos Maurício Prado, especialista em Ginástica Cerebral.

Que tal ficar de cabeça para baixo em um parque florido? rsrs Como é bom sair da rotina amigos, faça isso! Viva muito e seu cérebro agradece o estímulo!



6- Aprenda a linguagem do seu corpo: “Conheça o seu corpo; ele nos avisa com sinais as necessidades importantes, como comer (fome) e dormir (sono). No caso da dor, por exemplo, é um aviso para buscar a sua causa real, portanto nunca ignore a dor ou suprima com remédios sem procurar a raiz” explica Jason Gilbert, quiropraxista do Instituto Internacional de Quiropraxia. Esteja atento aos avisos de seu corpo.



7- Deixe a mente serena pela manhã: Dedicar alguns minutos da manhã à mente é uma formula eficaz para conseguir mais disposição. Ao acordar, tente relaxar, meditar e mentalizar com muita calma o que você vai fazer durante o dia; Assim, evita o cansaço físico e mental. Parece difícil falar e seguir, mas acorde mais cedo e faça, que eu garanto que ficará mais sereno. Acredite!



8- Não se cobre em demasia, caso estiver doente: Segundo Manoel Jacobsen, chefe do grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/ FMUSP) há uma saída quando a gente estiver doente e não puder fazer as atividades normais do dia a dia. Ele nos ensina que "quando estiver doente, procure pensar em outras coisas e se envolva em atividades diferentes. Faça cursos, exercícios e esteja sempre estimulando o cérebro com algo novo. Dessa forma, nos preocupamos menos e sofremos menos”. Nota-se que ele entende do assunto e nos fornece dicas preciosas. Que tal se dedicar a pintar um quadro? Uma sugestão maravilhosa não é mesmo?



9- Não perca horas de sono: Dormir é essencial para restaurar a atividade cerebral. O recomendado para adultos é de seis a oito horas por dia, do sono que chamamos de reparador. Quem fala isso é Sérgio Tufik, diretor do Instituto do Sono de São Paulo. Portanto, minha gente, dormir é essencial para uma vida repleta de saúde! Eis umas dicas para ter um sono tranquilo:



10- E a dica mais importante e que vale ouro: SORRIA amigos, sorria! Sorrir é bom para sua saúde e para o humor, ajuda a combater o estresse e nos ajuda em nossas relações com os outros. Sorrisos são gratuitos e tentar sorrir não custa nada para se sentir melhor.Espalhar os benefícios de um sorriso é fácil, porque é realmente contagiante sorrir. Então, vamos sorrir mais e tentar mudar o mundo com o sorriso de cada um amigos queridos!


Beijos e até a próxima com muita Felicidade!



Fonte de pesquisa: Revista Viva Saúde e imagens  de arquivo pessoal e do google imagens
                       
                                                  
                                                                           

17 comentários:

  1. hahahah para muitos brasileiros o ano começa após o carnaval!
    Sobre vida saudavel, estou num momento de maior equilibrio e com isso me sinto melhor comigo mesma.

    (obs: será que aquele bebezinho lá encima conseguiu levantar o super peso?!)

    Bjs

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    1. Sissym, fico essencialmente feliz com a sua presença querida!
      E mais contente ainda que tenha encontrado o equilíbrio entre o corpo e a mente!
      Agora sim, o ano vai ser maravilhoso, pode ter certeza!
      Beijos!! :)))

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    2. Ahh Sissym, viu só a carinha de fortão do bebê? rsrs
      Com certeza ele consegue levantar os pesos pesados, só com o olhar e a força do pensamento !
      É muita fofura não é?
      Beijinhos!!!

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  2. Amei as dicas Adriana, tudo de bom amiga Adriana, bjusssssss

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    1. Obrigada querida Fátima, você é um encanto de pessoa!
      Fico muito contente que tenha gostado das dicas pois fazia tempo que eu não escrevia..
      Estava realmente mais afastada...
      Mas é bom demais retornar!!
      Beijos e muito obrigada!!

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  3. Oi, Adriana, como vai? Ótimas dicas, menina!Faz bem em orientar que exercícios físicos precisam ser constantes e na medida de cada um... fiquei um tempo sem pedalar e agora estou penando para recuperar o fôlego, rsrsrs. Cuidar da saúde mental, então, é tão importante quanto! Ser feliz... tem coisa melhor? Abraços!

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    1. Oi Bia querida, está tudo bem amiga!
      Fiquei muito feliz com a sua visita, sua presença e muito mais ainda com todo esse carinho!
      Faz bem demais para o coração da gente!

      Ah, volte às pedaladas aos pouquinhos!
      Na minha opinião, o ciclismo é o melhor exercício do mundo para espairecer, fortalecer e ainda emagrecer...rsrs É praticamente um 3 em um imbatível!! uhuuuuuuuuu E deixa os músculos das pernas e abdômen mais resistentes e fortes!
      Realmente vale a pena retornar querida!!!

      Muitos e muitos beijos e uma semana linda, de muito amor, ternura e pedaladas de bike Bia!!
      Uhuuuuuu!
      Maravilhosa semana!!

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  4. O sorriso é nosso cartão de visita. Ele abre portas e atrai as pessoas.
    Amei as dicas
    big beijos
    www.luluonthesky.com

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    1. É verdade Lulu, o sorriso deixa tudo mais brando, mais bonito e mais caloroso!!
      Muito obrigada pela presença, pela visita minha linda!
      Você sabe que adooooro!!
      Mil beijinhos e uma semana fantástica amiga!!

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  5. Olá,querida amiga Adriana, boa noite,
    Como vai?Eu estou muito bem, obrigado pelo carinho das palavras em meu blog.. feliz em "revê-la", uhull,...isso é engraçado, mas ao mesmo tempo preocupante, pois, mui.tos só se preocupam em praticar atividades físicas para manter uma boa forma física , até mesmo para que estejam com "tudo em cima" - igual essa linda modelo loura nas fotos acima-no carnaval. Pois, sabemos e como bem explicado, na dica "primeiro segredo", as atividades físicas precisam se realizadas de uma forma regular durante todo o ano, para que os resultados sejam sempre duradouros e benéficos para a nossa saúde. E acontece muito isso mesmo, quando ficamos algum tempo "stand by", queremos, na hora de voltar a praticar atividade física , recuperar o tempo perdido .Enfim, temos que decorar as 10 dicas,principalmente a "dica ouro" o "sorrir" sempre...
    Agradeço pelo carinho,feliz semana,belos dias,beijos!

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    1. Ohh querido amigo Felis, muito obrigada pela presença e pelo carinho!
      Eu estou indo bem, a despeito do calor insuportável que anda por estas bandas daqui...hihihihi
      Gostaria que a chuva caísse com mais frequência para refrescar essa tortura...Só no ar condicionado é possível sobreviver...rsrs
      Puxa amigo, muito obrigada pelos elogios! Recebo-os com o coração, aninhando-os todos aqui! Faz bem demais para a vida da gente querido amigo, obrigada!
      É verdade, pois parar de praticar atividade física nos deixa mais cansados e indispostos na hora de recomeçar novamente... Por isso que o segredo é jamais deixar de fazer exercícios, mesmo nos tempos difíceis, uma caminhadinha pode resolver, nos deixar mais tranquilos .
      Amigo, descobri que tudo está na nossa mente e no momento que eu me aceitei, com todos os defeitos que tenho, mas procurando melhorar, tudo ficou mais tranquilo..Sempre sorrindo um pouquinho e seguindo em frente, com todo o empenho!!

      Muito, muito obrigada por ter vindo!
      É uma honra ter você de volta neste cantinho!
      um grande beijo e desejos de uma semana maravilhosa!

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  6. Oi, Adriana! Fico muito feliz em vê-la de volta, com toda a energia e carisma que lhe são peculiares! Este artigo veio em boa hora, já que confesso estar bem parado, ultimamente. Admiro sua disposição e força de vontade, sempre ativa e saudável. Adorei este post motivacional, com dicas importantes, sempre. Parabéns!

    E muito obrigado pelo carinho da sua visita, é sempre um prazer!

    Grande beijo e tudo de bom!

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    1. Bom dia querido amigo Sergio!
      Fico orgulhosa com a sua participação aqui neste cantinho amigo, sempre!!
      Sabe, fiquei só paradinha no blog e nas redes sociais, mas quanto aos exercícios, continuei praticando..rsrs Se eu parar, enlouqueço e o corpo enferruja...rsrs
      Então vamos que vamos em frente! Uhuuuuuuuu

      Você está muito assoberbado ultimamente, por isso quase não tem tempo para se exercitar! Mas se puder tirar uma horinha, 3 vezes por semana, será o suficiente para manter-se sempre saudável tá?
      Fico feliz demais que tenha gostado do artigo!
      Aproveito para desejar um ótimo fim de semana, com muita alegria e perfume!
      Beijos e obrigada! :))))

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  7. Olá querida Adriana,

    Estou enganada ou você emagreceu um pouquinho? Seria resultado pós festas de final de ano e do carnaval? -rsrs
    Ótimas dicas, amiga!
    Estou que nem a preguiça da foto... interrompi o Pilates na véspera do Natal e ainda não retornei, acredita???
    Estou precisando fazer alguns exercícios cerebrais. Bem lembrado.
    Também ando dormindo tarde e acordando já cansada. Preciso também reajustar meu horário de ir para os braços de Morfeu-rsrs.
    A dica do sorriso vale mesmo ouro, pois um sorriso traz consigo uma carga enorme de boas energias, por isto faz tanto bem a quem o doa e a quem o recebe.
    Excelente postagem!

    Muito grata por ter estado presente na comemoração dos cinco anos do meu recanto e pelas palavras amáveis e carinhosas. Você é um luxo de delicadeza.

    Beijão.

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    1. Vera, liiinda!!!
      bom demais tê-la aqui, tão radiante querida!!
      Ah, que belo elogio...Quando alguém repara em um hipotético emagrecimento, é a melhor coisa do mundo...uhuuuu Pena que não emagreci, nem uma grama sequer...rsrs Deve ser o efeito do calor do sol na foto....rsrs Sabe, cheguei em uma fase da vida, que emagrecer é difícil demais e engordar é vapt- vupt...kkkkkkkk Então, se eu parar de fazer exercícios, devo virar uma bolota andante. E olha que é caminhada, corrida e bike de segunda a segunda e sem folga, inclusive aos sábados e domingos! Portanto, não posso parar mesmo...kkkkkkk

      Ah, mas você é abençoada pela própria natureza amiga, pois mesmo parando o pilates, conseguiu manter a forma física. Mas tente fazer um esforcinho e retornar, pois ficará também com uma elasticidade invejável e a mente ficará mais tranquila. Principalmente para você que lida com muitas leis, códigos, processos maçantes e complexos, fazer uma atividade física, vai ajudá-la a relaxar e deixar a mente mais serena. Pode ter certeza!! :)))))
      E dormir é fundamental, o sono restaurador é que nos mantém vivas querida!

      E desculpe a demora em ir ao seu cantinho, eu estava mesmo sumida de tudo, razão pela qual minha ausência foi notada.... Voltarei aos pouquinhos, visitando os amigos tão especiais e queridos como você me é Vera!! Está no meu coração para sempre!!
      Muito obrigada sempre por seu carinho, por sua presença que é muito valiosa e importante tá?

      Beijos com muita ternura e um maravilhoso fim de semana!!!
      E vamos que vamos!!
      Uhuuuuuuuu

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  8. Eu bebo água pra caramba! Pelo menos nisso eu acerto. Mas tenho feito abdominais algumas vezes na semana. Não é fácil manter a força de vontade, mas tá indo. Ótimo post e bem vinda de volta!

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    1. Obrigada Sérgio e desculpe pela demora em responder ao comentário!!

      Beber água é a melhor coisa para a saúde!! Dois litros por dia e o corpo funciona muito bem! :)))
      Maravilha, continue com os abdominais que você vai longe querido!!
      Obrigada pelo carinho e presença!!
      Excelente semana!!! :))))

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