15 mitos da alimentação saudável




Oi gente, tudo bem? Hoje estou publicando um artigo importante, que vai te alertar sobre os perigos de uma dieta mal sucedida. Sim, você pode estar fazendo tudo errado e achando que está se alimentando adequadamente.  O farei de forma simplificada, com um texto bastante condensado, justamente para você ler o conteúdo completo, devido à importância dele.

Pois então, uma nova semana está começando e como anda a sua alimentação? Afinal, quem não quer se alimentar bem, manter a saúde em ordem e ficar feliz com o que vê no espelho? Na pressão por atingir esses objetivos, alguns mitos sobre a alimentação saudável podem mais atrapalhar do que ajudar na dietas e até prejudicar a saúde. Vamos a eles?


"Há uma grande ênfase no consumo de proteínas, sobretudo para aumentar a massa muscular. É preciso ter muita cautela no consumo desse nutriente, pois o excesso de proteína, a longo prazo, sobrecarrega os rins e facilita a ocorrência da insuficiência renal ", alerta o nefrologista Alaor Pavesi. Entre os nutricionistas e médicos nutrólogos, a palavra de ordem é a moderação.
Até o consumo de frutas precisa ser ponderado, pois elas também têm açúcar. "É importante não exceder três porções diárias ", diz a nutricionista Cláudia Facioli. 
"É preciso ter cuidado com algumas crendices. A pressão por um corpo bonito é grande e muitas pessoas recorrem a profissionais não habilitados ou mesmo à internet para se informar, alerta o nutrólogo Roger Bongestab.

ENGANOS FREQUENTES
Você faz escolhas corretas no supermercado?

1- Refrigerante zero é mais saudável?
Os refrigerantes zero, normalmente, possuem menos açúcar e também mesmo calorias, mas contem sódio, nutriente que eleva a pressão arterial e sobrecarrega os rins.

2- Alimentos light são ideais para emagrecer?
Eles precisam ter 25% de menos calorias, gorduras ou açúcares em relação aos produtos tradicionais. Mas podem compensar aumentando outro nutriente para manter a textura.

3- Arroz integral é mais saudável?
O arroz integral contém mais fibras, oferecendo sensação de saciedade mais rápido. No entanto, ele também tem mais calorias. Portanto, atenção à quantidade que será ingerida.

4-Qualquer fruta ajuda na dieta?

Algumas como a banana e a uva, aumentam muito a quantidade de açúcar no sangue e ele tente a se acumular na forma de gordura. O consumo DEVE SER MODERADO.

5-Posso comer alimentos integrais à vontade?

As fibras ajudam no  trânsito dos alimentos pelo intestino, mas, em excesso, podem atrapalhar a absorção de nutrientes. Além disso, junto com as fibras, muita água deve ser ingerida.

6- Orgânicos são mais nutritivos?

Alimentos orgânicos são menos expostos a produtos químicos, mas não existem estudos que comprovam que eles tenham mais nutrientes do que os alimentos convencionais.

7-Sucos são mais saudáveis?
Sucos de caixinha costumam ter muito açúcar. Os naturais, se adoçados em excesso, deixam de ser vantajosos.

8- Cortar glúten emagrece?

É mais conveniente cortar recheios doces e molhos gordurosos que acompanham essas massas.

9-Ovos aumentam o colesterol?
Estudos recentes mostram que o ovo só é perigoso para quem tem os índices elevados. Já escrevi sobre as propriedades benéficas dos ovos. Veja neste artigo: O ovo passou de vilão a mocinho!  É importante para você fazer as pazes com ele! ;)

10- Barras de cereais são saudáveis?

Se tiverem chocolate ou xarope de milho, elas são um doce, como qualquer outro.

11- Chá verde emagrece?
Ele é um estimulante, dá condição de o indivíduo fazer exercícios com mais vigor. Mas não emagrece, diz o nutrólogo.

12- Sucos Detox são essenciais para limpeza?
O próprio organismo é capaz de se livrar de impurezas. Os sucos detox ajudam, mas não são fundamentais.

13- Cortar gordura emagrece?
A gordura não deve ser abolida, pois participa de processos importantes. Deve-se dar preferência às de origem vegetal.

14- Cortar carboidrato é obrigatório?
Reduzir os carboidratos ajudam a emagrecer, mas eliminá-los é perigoso. Eles são a principal fonte de energia para o cérebro.

15- Pular refeições à noite emagrece?
É conveniente diminuir o consumo de carboidratos, mas não pular refeições. Isso faz nosso metabolismo ficar lento.



ALERTA: CUIDE DE SEUS RINS POIS ELES POSSUEM FUNÇÕES ESSENCIAIS À SAÚDE:

O alerta maior é que os erros acima apontados fazem com que as dietas não atinjam os objetivos e lesionem órgãos importante, como os rins.

Equívocos cometidos na tentativa de melhorar a alimentação costumam castigar demais os rins, órgãos responsáveis por filtrar o sangue. O sódio dos refrigerantes zero sobrecarregam os rins, assim como o excesso de proteína que muitas pessoas consomem para conseguir aumentar a massa muscular. 

Além dos rins, o sistema cardiovascular também é afetado pois o sódio aumenta a pressão arterial e provoca inchaços, pois retém líquido. A ingestão desregrada de frutas também pode aumentar os níveis de glicose, favorecendo o diabetes e o acúmulo de gordura visceral, perigosa para o coração. Assim, o ideal é uma  alimentação equilibrada com três porções de frutas ao dia. 

Portanto amigos, EQUILÍBRIO é a palavra chave!


Aqui neste vídeo tem mais alguns mitos.. Veja, é rapidinho,Vale a pena.  Sua saúde merece!    

Linda e especial semana amigos!




Fonte Jornal impresso A TRIBUNA e imagens do google imagens
nefrologista Alaor Pavesi, nutricionista Cláudia Facioli e nutrólogo Roger Bongestab
                       
                                                  
                                                                           

16 comentários:

  1. Boa noite, amiga Helena

    Nossa, você deve ser nutricionista também, com tanta sabedoria e bem detalhada ;)
    Amiga, sem querer prejudicar estas dicas maravilhosas para além de muito importantes, mas, se seguirmos tudo isto com rigor o melhor mesmo é esquecer a linha corporal kkk.
    Não estou totalmente de acordo com você, você estava tão bem até que chegou naquela parte em que diz ( evitar bebidas alcoolicas) não, tudo menos isso, todos os nutricionistas que referiram essa frase descabida, ou perderam o emprego ou entraram pra reforma mais cedo, credo, você conhece alguém que não beba alcool ??? Isso é o medicamento mais precioso que existe em qualquer bar kkkkkkk ok, com moderação é claro, a gente sobrevive sem chocolate mas não sem aquela cervejinha gelada de sexta-feira kkkkk .
    E para terminar, deixo-lhe aqui uma dica também muito importante, nunca coma arroz francês kkkkkkkkkk é horrivel, o meu vem de Amesterdão, não é integral e mesmo assim consegue ser mais benéfico pour la santé :)

    Ainda não é desta que eu engordo :( kk
    Beijinhos amiga e boa semana .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Live!
      Nem acredito que veio por estas paragens, em um momento que o Brasil está pegando fogo...rsrs
      Nossa, como fico feliz com a sua visita amigo, feliz demais!!!

      rsrs Sabe, eu ainda não sou nutricionista, mas admiro o trabalho deles pois usufruo de suas lições para poder destacar aqui no blog e ajudar a todos os amigos a ficarem saudáveis...kkkkk
      kkkkkkk

      Amigo querido, aquela parte de bebidas alcóolicas foi só no finalzinho e é para beber com moderação...kkkkkkk Portanto, tenho certeza de que você apreciou todas as dicas não é?
      Afinal, um bom vinho faz bem demais para a nossa saúde! Eu mesma sou um exemplo de pessoa que bebe com muita moderação, pois no almoço bebo uma taça de vinho!
      Geralmente, aos domingos e sábados, pois durante a semana, pode influir no meu trabalho...kkkkkk Aí já sabe né? Poderia ficar um pouco feliz demais da conta e meter os pés pela mãos! :))))))

      Não se preocupe, um vinho e uma cerveja são saudáveis por demais e ninguém pode viver sem eles, pode ter certeza! Traz alegria, traz descontração e puxa, como é bommmmmm!!!!!!

      Amigo, jamais comerei arroz francês então, pois fiquei com medo só de ver.. Imagine experimentar...kkkkkkkkk
      Ah, e fique tranquilo, pois este não é o post para engordar, pois este estou preparando a sete chaves e você se surpreenderá!!! Uhuulllllll

      Amei sua presença amigo, é uma alegria muito grande ter você por aqui comigo!
      Fico radiante com a presença Live!!!!
      Um grande beijo e uma semana maravilhosa!
      Ah e eu hei de lhe fazer uma visita para sair dos ares desta fogueira que virou o Brasil na economia e na política... Menino, a coisa está feia por aqui...hihihihihi
      Beijos amigo querido! :))))

      Excluir
  2. Muito bom artigo! Cuidar da saúde é muito importante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela presença Mundo Biologia!
      Seja sempre bem-vindo!

      Manter a saúde em dia é a maneira mais importante da gente cuidar de nós mesmos não é?
      Seu site é incrível, parabéns pela organização e pelos conhecimentos transmitidos, pois já estou acompanhando!

      Agradeço sua participação e aqui será sempre muito-bem-vindo!
      Um grande abraço e uma ótima semana! :))))

      Excluir
  3. Que alerta importante, Adriana. Cheio de pontos interessantes e necessários. Aliás, nunca é demais ressaltar que dieta só com auxílio de um nutricionista. Adorei o post. bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querido Sérgio, a saúde é nosso principal bem e precisamos cuidar dela não é mesmo?
      Por isso que estou sempre atenta a esses mitos que circulam por aí, desmistificando-os para que possamos preservar a nossa saúde comendo os alimentos mais saudáveis possíveis...
      E equilibrando com exercícios, tudo fica perfeito!!!

      Obrigada pela participação amigo!
      Tenha uma s emana excelente!:)) Uhulllll

      Excluir
  4. O importante para uma alimentação saudável é buscar o equilíbrio. Em uma alimentação balanceada, quase todos os alimentos são permitidos. Os alimentos cumprem uma série de funções para o ser humano, sendo que a nutrição é a mais importante, mas não é a única. Então, desde que dentro de uma alimentação equilibrada, é possível comer de tudo, respeitando-se a quantidade e a frequência desejadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Alfeu, boa tarde!
      Agradeço o carinho da presença e do comentário!

      Sim, com certeza equilíbrio é a palavra chave, a mais importante de todas!
      Também penso que tudo é permitido, se feito com moderação e de forma balanceada!
      Assim conseguimos entrar em harmonia e a saúde agradece!
      Obrigada pelas palavras amigo!
      Tenha uma semana maravilhosa! :)))))

      Excluir
  5. Olá, querida Adriana... quando temos conhecimento de algo é mais difícil de ser ludibriado , o que não é o caso da dieta, muitos, poucos, alguns, todos em busca de uma dieta ou de um produto que resolva em poucos dias o que deveria ter sido feito paulatinamente ,de forma equilibrada, com moderação e recomendações médicas e das nutricionistas. É preciso ter muita cautela pois, existem muitos mitos, tanto que devido ao baixo consumo de calorias, para perder peso ou alto consumo de proteínas, para aumentar a massa muscular, a sensação do efeito imediato, o que muitas vezes acontece mesmo, mas, são todas muito perigosas , ou porque limitam a ingestão de nutrientes fundamentais para o pleno funcionamento de nosso organismo/corpo ou dependendo dos erros mencionados por ti -sinceramente,sou São Tomé, não bebo mé e não acredito muito nesses efeitos milagrosos de certos alimentos e produtos - lesionem órgãos importante ...enfim, é isso mesmo,equilíbrio , moderação e acompanhamento de uma nutricionista, ou ler uma postagem sua destruindo os mitos... adorei!
    vc é mesmo xonada pelas telas do L. Afremov ,tanto que conhece bem as pinturas dele...um dia, explicarei somente para ti e torcida do Corinthians e Flamengo,porque não coloco na minha legenda/c.c , no blog, o nome do autor ,e sim,somente o local onde encontrei, mesmos esses com marca d'agua/assinatura .
    (normalmente, não comento nesse horário,mas, foi por uma causa especial ,esperei passar da meia-noite, pois, dizem - crendice urbana , suburbana e de minha cabana - que felicitar alguém antes do dia do níver , não é educado e não traz bom agouro...então, dia 20, te desejo um feliz aniversário, muitas felicidades , sucesso, saúde, paz e luz, e que tudo possa se realizar, meus desejos , hoje e sempre!)
    Obrigado pelo carinho de sempre, excelente semana, belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Felis, querido amigo!
      Estou comemorando meu aniversário, até agora, por isso que demorei a vir ao blog...rsrs
      Estamos em um fim de semana com cara de feriado prolongado e eu aproveitei para curtir bastante a natureza e o meu aniversário amigo!

      Adorei os seus desejos de Feliz Aniversário!
      Foi o primeiro que me homenageou exatamente 5 minutos depois da meia noite, para me dar sorte, muito obrigada! Fiquei extremamente lisonjeada com o carinho!

      Aproveitei para sair um pouco da dieta, comendo bastante salgadinhos, bolo bem docinho e uns drinks a mais..rsrs Nem por isso vou ficar ressentida, pois sei que equilibro depois com ma alimentação mais natural e exercícios! Como você mencionou, equilíbrio é a palavra chave para tudo amigão! ;)))))))

      Sim, tem determinados alimentos, tido como suplementos, que eles dizem que não fazem mal, mas o rim é muito lesionado. Ele tem que trabalhar forçado amigo, um horror!

      É verdade, gosto muito das pinturas do Alfremov por retratar a natureza e a chuva de forma tão natural! :)))) Foi uma coincidência maravilhosa ela ter ilustrado seu post, pois o deixou mágico!
      Agradeço demais seu carinho amigo, é sempre muito gentil e especial!

      Beijos e um maravilhoso fim de semana! :))))))

      Excluir
  6. Bom dia, Adriana!
    Como sempre, um ótimo post informativo.
    Uma coisa que me faz pensar muito é esse lance de dieta e exercício físico: todos querem receitas milagrosas e buscam orientação e internet e no boca-a-boca. É interessante que quando precisam de médico, de advogado, consultam tais profissionais, mas quando se trata da saúde, uma pesquisa em fontes não confiáveis, está valendo.
    Sempre digo que "abacate aumenta colesterol", diet e light faz bem, comer só frutas, só alface etc... é tudo balela. O corpo precisa de tudo em equilíbrio. Pular refeições ou nunca comer gordura nem doce não é a solução para emagrecer nem ser saudável, assim como praticar exercícios físicos por conta própria. Com o tempo, lesões aparecem e muitos não sabem o porquê.
    Acredito na reeducação alimentar - aprender a comer.
    Desde criança sempre tivemos uma alimentação bem equilibrada em casa. Na época, não tinha tanto fast food e as guloseimas eram bem mais caras no mercado. A mãe que fazia os bolos, tortas, pudins. Refrigerante? Luxo! Era uma vez por semana, no sábado à noite que era o dia do lanche (um copo para cada). O resultado é que hoje continuamos assim: gostamos de todos os legumes, verduras, frutas e mantemos uma dieta equilibrada.

    Um lindo final de semana.
    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poções de Arte, minha querida, como vai?

      Com certeza amiga, este post foi simples, sem muitas informações detalhadas, mas com o intuito de chamar a atenção das pessoas sobre a seriedade da alimentação e como tem mitos espalhados por aí ,que podem até prejudicar a saúde!
      Nossa, você disse tudo pois a pior coisa que pode acontecer é pular refeições na intenção de estar fazendo algo salutar para o organismo, quando, ao contrário, o está prejudicando!
      Sabe, já escrevi aqui alguns tipos de dieta, como as dos franceses e da mediterrânea, para concluir, ao final que tudo que se deve ter é o equilíbrio e assim, resultar em benefícios para a saúde!
      Nossa querida, você tem bons exemplos de casa, que maravilha!
      Sempre com amor e bom preparo tudo fica mais gostoso!

      Agradeço seu carinho e desejo igualmente um fim de semana maravilhoso!
      Beijos amiga, curta muito e continue se cuidando assim! :)))))

      Excluir
  7. Adriana, costumo dizer que devemos usar o bom senso, pois a todo momento surgem informações que contradizem o que foi dito há um tempo antes... então em se tratando de alimentação eu uso a ponderação e o equilíbrio...
    Bom feriado, amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, obrigada querida!
      Tem toda razão... Lembro-me que há pouco tempo o ovo era tratado como vilão de todos os tempos...hehehe
      Agora, ele não é mais o rei do colesterol como alarmado antes!
      As informações mudam constantemente e vivem nos surpreendendo por isso que o melhor a fazer é mantermos sempre o equilíbrio!

      Beijos amiga e um fim de semana maravilhoso!
      Obrigada!! ;)))

      Excluir
  8. oi Adriana, parece que o açúcar continua sendo o vilão, seguido pelo sal e gorduras. Manter uma alimentação equilibrada é o ideal sem dúvida, mas no dia-a-dia acontece bastante da gente derrapar e não resistir a certas gostosuras. rs

    Beijos, amiga. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, que honra ter você aqui no blog comigo querida!

      Sim, creio que preciso preparar um artigo sobre os malefícios dos branquinhos, sal e acúcar, que fazem mal demais para a saúde!
      Ahh e como é difícil resistir às guloseimas nossas do dia a dia..rsrs
      Eu mesma saí do esquadro no meu aniversário e ataquei pastéis e salgadinhos em geral...
      Sem contar o bolo docinho, mesmo sendo de frutas, tinha um pouco de cobertura açucarada...
      Mas a vida tem que ter os momentos doces não é mesmo?

      Obrigada pelo carinho da presença!
      Muitos beijos e um fim de semana igualmente maravilhoso! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.