Abacate ligeiro para te dar energia e muita saúde!




Olá amigos lindos e queridos! Mais uma semana incrível começou e você precisa de energia, força e fé para encarar mais essa missão. Então, para facilitar a sua vida, trago uma dica incrível! Consuma abacate!! Sim, o abacate vai te dar o estímulo que está precisando! Além de ser uma poderosa fonte de energia viva, pois ele fornece cerca de 175 calorias em apenas  100 gramas,  o abacate contém tudo que é coisa boa para a gente se tornar mais robusto e aumentar a imunidade! Você estará protegido de gripes ocasionais e mais ainda,  até prevenido contra o câncer! Sem contar os carboidratos e fibra alimentar que nele são encontrados.


Ele pegou má fama por ser considerada a fruta mais calórica, coitadinho! E apesar desta reputação,  o abacate traz muitos mais benefícios à saúde que você pode imaginar! O seu alto teor calórico é resultado da grande quantidade de gordura presente na fruta, mas essa gordura é do tipo monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicerídeos e auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, e além de ser fonte de vitamina E e vitamina A, possui poderosos antioxidantes na sua composição e minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio.

O abacate pode servir de aliado no processo de emagrecimento, devido à quantidade de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.

É mole ou quer mais? rsrs Calma, eu ainda nem comecei a delinear todos os benefícios dele! :))) O abacate é um dos melhores alimentos do mundo! Nele, as  vitaminas são encontrados em abundância tais como, Vitamina A, vitamina B, Vitamina CVitamina K, e Vitamina E. Além disso, os minerais, como CálcioFerro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco.  

Pois é amigos, o que você está esperando para ir à feira ou supermercado para comprar abacate? Ah, tem na sua casa mas ainda está verde? Sim, esperar o abacate amadurecer é tão dramático  não é?  Demora demais da conta!



Uma das alternativas é colocar o fruto verde e ainda duro em um saco de papel e esperar dias e dias para que possa amolecer...Mas você não precisa esperar sabia? Seus problemas acabaram!! Você poderá consumir o abacate no almoço  ou jantar de hoje, sabe como? Usando esta solução alternativa maravilhosa que amadurece qualquer abacate em menos de 10 minutos. Iuhuuuuuu, pode comemorar! Vou te explicar como fazer...


Tudo que você precisa é de um forno, alguma folha de estanho,(papel laminado) uma assadeira e um abacate verde. Tipo esse aqui, verdão, verdão...hihihihi



Coloque a temperatura do seu o forno a 200 graus Fahrenheit. Cubra o abacate em papel alumínio, coloque-o em uma assadeira e depois direto no forno.


Aguarde 10 minutos. Apenas certifique-se de verificar o progresso dos minutos com toda a atenção...rsrs


Algumas frutas mais duras podem demorar um pouco mais, mas  o resultado é espetacular  e o abacate  transforma-se em algo agradavelmente macio. Você nem acredita! Passados os 10 minutos, retire ele do forno e deixe esfriar na geladeira antes de comer! PRONTINHO!!! É como mágica! O abacate amadureceu e já está pronto para ser consumido! Bom demais né? Agora vamos com mais detalhes aos benefícios dessa fruta deliciosa e nutritiva:

 


1. Abacate é Incrivelmente Nutritivo

O que chamamos de “abacate” é o fruto do abacateiro, chamado Persea americana.

Esta fruta é valorizada por seu alto valor de nutrientes e é adicionada para todos os tipos de pratos devido ao seu bom sabor e textura rica. É o principal ingrediente da guaca mole.

Hoje em dia, o abacate tornou-se um alimento popular entre indivíduos conscientes da saúde. É muitas vezes referido como um poderoso alimento.

Você já ouviu falar de avocado? (Não, não é erro de digitação da palavra advogado, invocado ou coisa parecida). Avocado é uma espécie de abacate melhorado; um fruto ainda pouco familiar entre os brasileiros, mas altamente nutritivo, que ajuda a manter o coração em ordem.

O avocado é uma variedade do abacate, um parente próximo em nome, sabor e aparência. Mas cuja principal diferença é a quantidade de calorias que ele oferece.

O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate. O fruto de nome exótico (pelo menos para nós) também é menor e sua polpa tem um tom de verde-amarelado.

Outro detalhe é que a versão otimizada do abacate custa mais caro. Para ser mais preciso, o dobro do preço do fruto tradicional. Porém, o investimento – se é que posso falar assim – vale a pena.

O tipo mais popular é chamado Avocato  Hass. Mas aqui nos encontramos mais o Fuerte, o verdinho! ;)

Muitas vezes é chamado de “alligator pear,” que é muito descritivo, porque tende a ser a forma de uma pera e tem a pele verde, acidentada… Como um jacaré. Veja como diferenciá-los: 



Mas o nosso abacate tradicional está bom demais da conta! A carne verde e amarela dentro do fruto é comestível, e a casca  e sementes  também podem ser aproveitadas!
Abacates são muito nutritivos e contêm uma grande variedade de nutrientes, incluindo 20 diferentes vitaminas e minerais.

Aqui estão alguns dos nutrientes mais abundantes, em apenas 100 gramas:
Vitamina K: 26% da RDA.
Ácido fólico: 20% da RDA.
Vitamina C: 17% da RDA.
Potássio: 14% da RDA.
Vitamina B5: 14% da RDA.
Vitamina B6: 13% da RDA.
Vitamina E: 10% da RDA.

Em seguida, ele contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (Niacina).

Não contém colesterol ou sódio  e os abacates são baixos em gordura saturada.


2. Eles contêm mais Potássio que as Bananas

Potássio é um nutriente que a maioria das pessoas não está recebendo o suficiente.

Este nutriente ajuda a manter os gradientes elétricos nas células do corpo e serve para várias funções importantes.

Abacates são na verdade muito ricos em potássio… Com um 100 g, contendo 14% da RDA, em comparação com 10% da banana, que são um alimento típico elevado de potássio.

Vários estudos mostram que ter um consumo elevado de potássio está ligado à pressão reduzida do sangue, um importante fator de risco para ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal.

3. O Abacate é repleto de Ácidos Graxos Monoinsaturados

Já adiantei acima que o  abacate é um alimento de alto teor de gordura.

Na verdade, 77% das calorias do mesmo  são de gordura.

Mas a maioria da gordura no abacate é ácido oleico.

Este é um ácido graxo monoinsaturado que é também o principal componente do azeite e acredita-se que pode ser responsável por alguns dos seus efeitos benéficos.

Ácido oleico tem sido associado ao reduzir a inflamação e foram mostrados efeitos benéficos sobre os genes ligados ao câncer.

As gorduras do abacate também são muito resistentes à oxidação induzida pelo calor, tornando o óleo de abacate uma escolha saudável e seguro para cozinhar.


4. Abacates são repletos de  Fibra


A fibra é outro nutriente encontrado em quantidades relativamente grandes no abacate.

Fibra é uma matéria vegetal indigesta que pode contribuir para perda de peso, reduzir picos de açúcar no sangue e está fortemente ligada a um menor risco de doenças.

Muitas vezes, é feita uma distinção entre a fibra solúvel e insolúvel.

Fibra solúvel é conhecida por ser capaz de alimentar as bactérias do intestino, que são muito importantes para o funcionamento ideal do nosso corpo.

Uma porção de 100 g de abacate contém 7 gramas de fibra, que é 27% do valor diário recomendado.
Cerca de 25% da fibra no abacate é solúvel, enquanto 75% é insolúvel.


5. Comer Abacate pode diminuir os Níveis de Triglicérides e Colesterol

Doença cardíaca é a causa mais comum de morte no mundo.

Sabe-se que vários marcadores sanguíneos estão associados a um risco maior.

Isso inclui o colesterol, triglicérides, marcadores inflamatórios, pressão arterial e vários outros.

Os efeitos de abacate sobre alguns desses fatores de risco tem sido estudada em ensaios controlados em humanos.

Estes são estudos onde as pessoas são divididas em grupos, um grupo é instruído para comer abacate, enquanto o outro não é. Então os pesquisadores estudam o que acontece com os marcadores de sangue ao longo do tempo.

Estes estudos têm mostrado que o abacate pode:

Reduzir os níveis de colesterol significativamente.

Reduzir as triglicérides do sangue em até 20%.

Diminuir o colesterol LDL em até 22%.

Aumentar o colesterol HDL (“bom”) em até 11%.

Infelizmente, todos os estudos em humanos eram pequenos (13-37 indivíduos) e em curto prazo (1-4 semanas), mas os resultados foram impressionantes!


6. As pessoas que comem Abacates tendem a ser mais saudáveis

Um estudo olhou para os hábitos alimentares e a saúde das pessoas que comem abacates.

Eles analisaram dados de 17.567 participantes no inquérito NHANES nos EUA.

Pessoas que consomem abacates são muito mais saudáveis que as pessoas que não comem abacates.

As pessoas que comiam abacate regularmente também pesavam menos, tinha um IMC menor e significativamente menos gordura abdominal.

Eles também tinham mais HDL colesterol (o “bom”).


7. A Gordura do abacate pode ajudá-lo a absorver os nutrientes dos alimentos vegetais

Quando se trata de nutrientes, a quantidade total deles não é a única coisa que importa.

Também temos de ser capazes de absorvê-los, movê-los do aparelho digestivo para o corpo, onde eles podem ser usados.

Alguns nutrientes contém “gordura solúvel,” o que significa que eles precisam ser combinados com gordura, a fim de ser utilizado.

Isso inclui vitaminas A, D, E e k, junto com antioxidantes como os carotenoides. Um estudo mostrou que adicionando óleo de abacate ou abacate na salada ou salsa pode aumentar a absorção do antioxidante.

Então, não só é altamente nutritiva, como pode aumentar o valor de nutrientes de outros alimentos.

Este é um excelente motivo para sempre incluir uma fonte de gordura saudável quando você comer vegetais. Sem ele, muito dos nutrientes de planta benéfica vão para o lixo.

8. Abacates são cheios de  poderosos  Antioxidantes que protegem os olhos!

Não só aumentam a absorção dos antioxidantes de outros alimentos, eles também são ricos em antioxidantes próprios.

Isso inclui nutrientes chamados luteína e zeaxantina, que são extremamente importantes para a saúde ocular.

Estudos mostram que estes nutrientes estão ligados a redução do risco de catarata e degeneração macular, que são comuns em idosos.

Portanto, comer abacates deve ter benefícios para a saúde ocular a longo prazo.

9. Abacate pode Ajudar a Prevenir o Câncer

Existem evidências limitadas que o abacate pode ser benéfico na prevenção de câncer.

Um estudo mostrou que isso pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em linfócitos humanos.

Extrato de abacate também foi mostrado para inibir o crescimento de células cancerosas da próstata.

No entanto, tenha em mente que estes estudos foram feitos em células isoladas.

10. Comer Abacate pode ajudá-lo a perder peso e te deixar leve

Há algumas evidências que abacates são alimentos amigáveis da perda de peso.

Em um estudo, as pessoas foram divididas em grupos. Um grupo foi instruído para comer uma refeição que continha o abacate, o outro uma refeição semelhante sem abacate.

Então, perguntaram a uma série de questões relacionadas com a fome e a saciedade.

As pessoas que comeram o abacate sentiram 23% mais satisfeito e tinha um desejo de 28% inferior para comer nas próximas 5 horas.

Se isto se aplica em longo prazo, inclua abacates em sua dieta  para ajudá-lo, naturalmente, a ingerir menos calorias.


Abacates são ricos em fibras, e baixo em hidratos de carbono, dois atributos que também devem ajudar a promover a perda de peso, pelo menos no contexto de um alimento saudável, real com base na dieta.


11. Extrato de abacate pode ajudar a aliviar os sintomas da Artrite

A artrite é um problema comum nos países ocidentais. Existem muitos tipos de artrite, e muitas vezes são problemas crônicos que as pessoas têm para o resto de suas vidas.

Vários estudos demonstraram que extratos de óleo de abacate e de soja, chamado insaponificáveis de abacate e de soja, podem reduzir os sintomas da artrite dos ossos, a famosa osteoartrite.


12. Abacate é delicioso e fácil de incorporar na sua Dieta



Não só são saudáveis, mas também são incrivelmente deliciosos e combinam com todos os tipos de alimentos.

Você pode adicioná-los em vários tipos de receitas e saladas, ou simplesmente pode comê-los puro.

Eles têm uma textura cremosa, rica, espessa e misturam bem com vários outros ingredientes.

Uma menção notável é a guaca mole, que é sem dúvida o uso mais famoso dos abacates. Ele inclui o abacate junto com ingredientes como sal, alho, limão e alguns outros, dependendo da receita.

Eles ajudam na perda de peso, a ter um  coração saudável e o sabor é incrível.O que mais você poderia pedir em um alimento? Ele é poderosíssimo! Acrescente o abacate em sua dieta e não se arrependerá! Veja que maravilhas ele possui neste vídeo, com muitos mais detalhes! Até a próxima amigos queridos! :))))


Fontes: Nur Afni Setiyaningrum / Unsplash/  Como consumir o abacate rapidamente / http://beleza.blog.br/abacate

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Ótimo post, Helena. Matéria completíssima. A técnica do amadurecimento rápido foi incrível. Valeu mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá T. Santos! Seja muito bem-vindo! :))))
      Gostei demais da sua presença aqui amigo!
      E ainda mais, que tenha apreciado o artigo do abacate, que por sinal, é um poderoso aliado na nossa saúde!

      Ah, a técnica do amadurecimento rápido é fantástica não é? rsrs
      Eu adorei saber para poder compartilhar pois assim podemos consumir a fruta verde quase imediatamente! E teremos essa delícia bem ao nosso alcance!

      Mais uma vez obrigada e tenha uma semana maravilhosa! :))))

      Excluir
  2. Amo abacate! A minha forma favorita de comer abacate é em forma de “pudim”. Bate o abacate com meio limão, um pouquinho de leite (o suficiente para dar conta de bater no liquidificador) e adoçante. Fica uma delícia e substitui um doce quando dá a louca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela presença meu querido amigo Alfeu!
      Abacate é mesmo uma delícia e faz bem demais para a saúde!
      Parece muito boa a sua receite de abacate estilo pudim.. hummmm
      Vou preparar também!
      Obrigada pela dica amigo!
      Tenha uma ótima semana! :)))
      Abraços!!

      Excluir
  3. Olá, querida Adriana...não sei se vc sabe,mas, já passei uns dias em Cancún e até hoje me lembro que havia abacate em tudo que era alimento,até naquele fast-food famoso, o Mc... guaca mole experimentei e gostei muito e foi lá que conheci o "primo" do abacate, o avocado...realmente, é um alimento super-completo, muitos benefícios , um ótimo recado para quem pouco consome ...pena que estou consumindo pouco,mas, reverei essa minha posição... Parabéns pela postagem completa , super-bem humorada, educativa, rica e esclarecedora e a técnica do amadurecimento mais rápido foi muito bem explicada...e gostei muito do vídeo postado,que complementou muito bem...
    "de lá",verdade...acho que cuido mais da minha casinha virtual do que da real e adoro quem observa detalhes...
    Obrigadão pelo carinho de sempre,feliz junho, belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja só que maravilha Felis, não sabia que havia ido a Cancún!
      Isso sim, é uma viagem dos sonhos!
      Já estou programando a minha para as minhas próximas férias! :)))))

      Mas em se tratando de abacate, estou sendo frequentando restaurantes mexicanos e ele é servido com fartura em praticamente todos os pratos..rsrsrsrs
      O avocado é tão chic né? Um abacate classudo!! rsrs
      E nos faz muito bem, vale a pena consumir sem moderação...hihiihihihihi

      Adoro sempre sua presença amigo, muito obrigada!
      Gostou do Patolino ansioso? Ele é o meu personagem favorito...rsrs
      Beijos e uma semana incrível poeta!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.