Os 4 pilares para uma vida saudável e feliz!






Existe um ditado que diz : Mens sana in corpore sano. Tal sentença latina proferida pelo poeta romano Juvenal séculos atrás que pode ser traduzida como “uma mente sã num corpo são", já atentava ao fato de que naquele tempo, o equilíbrio da mente depende da saúde de nosso corpo, e vice-versa. Não é apenas uma alimentação equilibrada que trará uma vida saudável, mas este deve vir acompanhado de outros 3 princípios. Com certeza, quem acompanha o Blog Vivendo a Vida Bem Feliz com frequência já deve saber os pilares da saúde e da felicidade. Adianto que são 4!

Nos tempos atuais, com tanta correria e aborrecimentos há de que se levar em conta que a saúde é mais do que uma necessidade, é um verdadeiro desafio. Mas como manter uma vida saudável, uma mente equilibrada e um corpo são? Você vai saber agora! 😃 Mas precisa ler o artigo inteiro, com bastante atenção e nada de ficar pulando parágrafos viu? Todas as informações  nele contidas são importantes! 



A grande chave da questão se debruça exatamente em 4 pilares: Alimentação, hidratação, sono e atividade física. Confira a seguir a importância destes 4 itens para que sua vida seja mais saudável e pautada no bem-estar.


“Treine como um atleta, coma como um nutricionista, durma como um bebê, ganhe como um campeão.”


1-Alimentação equilibrada



A lógica é simples: se você é o que você come, que tal comer alimentos saudáveis? Afinal, a qualidade dos alimentos que você costuma ingerir vai refletir imediatamente em seu organismo, corpo e saúde.


Nos dias de hoje, muitas pessoas têm medo de comer uma fatia de abacate por conta da gordura e investem em lanches rápidos, pobres em nutrientes e ricos em carboidratos refinados como barrinha de cereal ou biscoito “fit”. A comida natural, ou como dizem comida “de verdade”, deixou de ser a base da alimentação, abrindo espaço na mesa para os alimentos industrializados, processados e grãos modificados geneticamente. No entanto, a cada dia que passa temos mais evidências de que precisamos reverter essa situação em prol da saúde e qualidade de vida da população.

Sendo assim, para ter uma vida longa e saudável, tome como base da sua alimentação diária as dicas a seguir:

– Adicione cores e sabores na sua alimentação. Opte pelo consumo de vegetais, legumes e frutas da forma mais natural e fresca possível. Experimente e crie preparações saborosas variando sempre os alimentos.

– Prefira carnes, peixes, frango, ovos, cogumelos em preparações cozidas, grelhadas, assadas, evitando as versões fritas e empanadas.

– Inclua gorduras boas como azeite de oliva, nozes, castanhas, abacate, coco, peixes ricos em ômega 3 como atum, sardinha e salmão.


– Diminua a ingestão de açúcar e carboidratos refinados como doces, pães, massas, arroz, pizza, bolos e milho, pois o consumo excessivo desses alimentos pode causar diversas patologias com grande incidência atualmente como diabetes, esteatose hepática e obesidade. Prefira os carboidratos provenientes das frutas e principalmente vegetais.

– Reduza o consumo de alimentos industrializados e processados, que são fontes de corantes, conservantes, sódio, gordura trans, açúcar e também o açúcar “disfarçado” como dextrose, açúcar invertido, xarope de malte, maltose, glicose, maltodextrina ou glucose de milho. Fique atento aos rótulos dos produtos: escolha aquele que tem menos ingredientes e seja mais natural.

– Evite a gordura hidrogenada conhecida como gordura trans, encontrada em biscoitos, salgadinhos de pacote, margarina, frituras, bolos prontos e macarrão instantâneo.

– Prefira os adoçantes naturais como a estévia, xilitol, sorbitol, eritritol e evite os artificiais como sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame K e sucralose, pois há evidências de que o consumo desses adoçantes em demasia pode causar uma série de danos para a nossa saúde, além do efeito rebote de fome que estimula o apetite.

“Descasque mais e desembale menos”: esse deve ser o nosso lema! Se na sua ida ao supermercado você gasta mais tempo na seção de hortifruti e açougue do que no restante, você está no caminho certo. Somos responsáveis por nossas escolhas. 

2-Hidratação Suficiente



A água é essencial à vida e ao funcionamento adequado no nosso corpo, participando de várias reações, formação de tecidos e enzimas, entre outras muitas funções. Manter-se hidratado previne e trata muitos problemas de saúde como constipação, pressão alta, diabetes, doenças renais, alergias, problemas respiratórios e do trato urinário. É por esses tantos motivos que a hidratação é nosso segundo pilar da vida saudável.


Mas como atingir a HIDRATAÇÃO SUFICIENTE? Saiba como aumentar a sua ingestão de líquidos ao longo do dia e realizar as melhores escolhas de suas bebidas.

Por onde começar?

Inicie a sua hidratação logo pela manhã: ao acordar, tome de 300 a 500ml de água fresca. Isso vai ativar a circulação, despertar o cérebro, os rins e diversos sistemas do corpo, preparando-os para a sua rotina diária.
Se quiser enriquecer a hidratação aproveitando o momento de grande absorção do nosso corpo, adicione na água gotas de própolis, limão, canela, açafrão, gengibre, lactobacilos, suplementos de vitaminas e minerais ou matchá – um tipo de chá verde em pó com alto poder antioxidante.

Quanto?

A quantidade ideal de água é bem individual e depende de vários fatores como a temperatura do ambiente, idade, sexo, atividade física, mas fica em torno de 2 litros por dia.

Você tem sede de quê?

Quando sentimos sede, o nosso corpo pede água pura e não de refrigerante ou suco de fruta. Você pode complementar a sua ingestão de água com chá natural (quente ou gelado), água saborizada, água de coco, sucos naturais e frutas ricas em água.


Água saborizada é uma boa opção para estimular o consumo de líquidos, basta colocar em uma jarra ou garrafa alguns ingredientes de sabor como gengibre, canela, rodelas de limão, laranja ou abacaxi, frutas vermelhas ou ervas como hortelã, capim limão ou alecrim. Use a criatividade para criar a sua!

Leve sempre com você garrafinha na bolsa e tenha sempre um copo em sua mesa do trabalho. Estabeleça pequenas metas para ajudar no controle, como por exemplo tomar 3 garrafas até o final do dia.

É muito comum confundir sede com fome. Na dúvida, tome um copo de água e aguarde uns 10 minutos para então decidir se vai comer. E não se engane ao trocar o refrigerante por sucos de caixinha ou lata, pois são tão prejudiciais quanto e ricos em açúcar, conservantes e corantes.


Suco de fruta natural é saudável?

Sim, é uma bebida rica em vitaminas e minerais, mas prefira o suco das frutas de baixa concentração de frutose (açúcar da fruta) como limão, maracujá, acerola, morango, amora com pouco ou nenhum açúcar adicionado, ok? Porém, vale ressaltar que as frutas inteira e in natura são sempre as melhores opções por serem ricas em fibras, então se der vontade de tomar um suco de laranja, prefira comer a fruta.

Observe a cor da sua urina, o ideal é que esteja amarelo claro ou transparente, está é a indicação que estamos hidratados. E aí, quantos copos de água você bebeu hoje?


3- Atividade Física Regular

Uma pesquisa recente realizada pelo Ministério do Esporte concluiu que 46% da população é sedentária, dado que precisamos dar atenção e reverter estimulando a prática de uma ATIVIDADE FÍSICA REGULAR. Ser uma pessoa ativa traz inúmeros benefícios para a saúde, destacamos alguns para te motivar a fazer parte desse grupo.


– Promove o fortalecimento e aumento de massa muscular, fator importante para quem precisa emagrecer, pois aumenta o gasto calórico em repouso.
– Reduz dores articulares e contribui para a fixação de cálcio nos ossos, sendo essencial no tratamento de osteopenia e osteoporose.
– Melhora qualidade do sono, humor e reduz a ansiedade devido à liberação de hormônios que contribuem para o bem-estar e relaxamento.
– Previne doenças cardiovasculares, pois contribui para o fortalecimento dos vasos sanguíneos, controla a pressão arterial e a frequência cardíaca.
– Aumenta a disposição e vigor para encarar a rotina diária.
– Melhora as funções cognitivas e estimula o aprendizado devido à oxigenação cerebral e melhora a circulação sanguínea.

A prática de exercícios de intensidade moderada durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentária. Escolha uma atividade de que goste para que a frequência seja a maior possível.


Os exercícios podem ser feitos na academia, no parque ou praça, na esteira de casa, na escada do seu prédio, sozinha ou em grupo: o importante é fazer e tentar sempre superar os próprios limites para dar sempre novos estímulos para o corpo.

Compare o gasto calórico de alguns exercícios, estimado com base em um adulto de 70kg praticando as atividades em intensidade moderada durante 30 minutos.

Atividade Gasto calórico estimado
Musculação 150 kcal
Natação 320 kcal
Andar de patins 250 kcal
Artes marciais 450 kcal
Corrida 300 kcal
Bicicleta 210 kcal
Pular corda 340 kcal
Dançar 220 kcal
Hidroginástica 180 kcal

Procure sempre um profissional habilitado para prescrição e orientação de exercícios personalizados de acordo com as suas necessidades.


4- Descanso Reparador ou Sono Profundo


Dificuldade em pegar no sono, despertar várias vezes durante a noite e consequentemente cansaço excessivo são sintomas comuns e que atrapalham o rendimento do dia todo. As causas são inúmeras: ansiedade, estresse, sedentarismo e uso de medicamentos são fatores que influenciam (e muito!) o nosso tão desejado DESCANSO REPARADOR.


Todos nós sabemos que o sono exerce um papel importante nos processos reparadores do nosso organismo e também na consolidação da nossa memória. Porém, os benefícios de uma boa noite de sono vão muito além disso. Uma noite bem dormida regula nossos níveis hormonais, melhora o desempenho físico e a função imunológica, diminuindo o risco de doenças. Com rotina cada vez mais corrida e cansativa, ter um sono tranquilo e sem interrupções se torna uma tarefa difícil. Entretanto, a insônia tem inúmeras origens, e para cada uma delas um tratamento específico. Identificar a causa do problema é fundamental para o sucesso da terapia.

Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do sono e garantir um descanso realmente reparador:

– Desligue computador e celulares pelo menos 1 hora antes de deitar. Esses aparelhos emitem uma luz azul que inibe a produção de melatonina. Alguns aplicativos possuem um filtro da luz azul, deixando a luz mais amarela e menos prejudicial.


– Mantenha o ambiente escuro e fresco é o ideal para ter um boa noite de sono. Evite deixar a televisão ligada, abajur, luzes dos equipamentos.

– Controlar a ansiedade e as preocupações, umas das maiores causas de insônia atualmente. Devemos deixar os problemas fora da cama.

– Evite alimentação excessiva no período da noite e o consumo de cafeína após as 17h.

– Evite o sedentarismo, procure se exercitar pelo menos 30 minutos todos os dias.

– Tomar banho quente antes de deitar, ler e meditar são práticas que ajudam a pegar no sono mais rápido.Aposte em chás ou compostos fitoterápicos de ervas com ação relaxante como mulungu, maracujá, erva cidreira e melissa.

– Evite fazer o uso de medicamentos controlados para induzir o sono, pois podem causar dependência. Prefira os suplementos naturais que ajudam no relaxamento, controle da ansiedade e estresse. Você precisa se cuidar muito! Quero te ver com uma saúde de ferro e tudo isso depende de suas escolhas! 😜


Espero que você tenha lindo o artigo inteiro viu? Qualquer dúvida, deixe sua questão nos comentários abaixo. Poderá fazê-lo tanto pelo facebook ou no próprio blog, que o responderei o mais breve possível!  O vídeo abaixo é a conclusão do tema da semana para você assimilar bem!
Até a próxima gente!!




Fontes: Os pilares da Vida Saudável e Sua Melhor Versão -Imagens do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Olá querida Adriana,

    Excelente artigo!
    Li tudinho, viu? Não poderia pular nenhum parágrafo, pois o assunto é de interesse de todos nós. Afinal, todos desejamos uma vida saudável e um corpo que nos agrada, né?
    Fiquei aqui pensando na dificuldade de alcançar o hábito de desligar o computador e e o celular uma hora antes de dormir. No geral, é mais à noitinha que me dedico à navegação, mas vou me esforçar-rsrs.
    Nem vou fazer um comentário longo porque o artigo é muito claro e não oferece oportunidade para qualquer acréscimo ou dúvida.
    Parabéns por mais este maravilhoso artigo!

    Acompanhei no noticiário a previsão de chuvas por aí e logo me lembrei de você, que adora exercícios ao ar livre.

    Feliz semana, queridoka!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera!! Minha linda!!
      Muito obrigada pelo carinho imenso minha querida!
      Você que me lembrou do dia do abraço, pois eu estava tão assoberbada com os acontecimentos que nada vi...rsrs É a correria que nos enlouquece! rsrs
      Sinta-se profundamente abraçada minha querida!!! :)))

      Ah, obrigada por ler tudo!! Como é raro amiga!
      Sabe, precisamos pesquisar muito para condensar em um texto as informações mais importantes para ajudar quem busca uma vida mais saudável e plena...
      Esse assunto é bastante compartilhado na mídia e nas redes sociais, mas a maioria não para pra refletir verdadeiramente sobre o assunto. A maioria lê como robôs e não aproveitam nada do texto. Tudo tem que ser muito rápido e as coisas ficam fugazes...

      Sim, também preciso pegar o hábito de desligar os aparelhos mais cedo, ir dormir e descansar... Confesso que também não consigo pois é o único momento livre que tenho... Mas como você disse, o esforço é necessário não é mesmo?

      Menina, aqui chove desde sexta-feira ...rsrs
      Passei o final de semana de castigo, sem fazer exercícios, o que me deixou bastante nervosa...rsrs Os exercícios funcionam como um elixir anti-estresse para mim! ;)))

      Agradeço demais seu carinho e presença sempre tão generosa querida!!
      Tenha uma semana linda, com muita alegria!!
      Ah, abraços fortes tá?
      E beijos com todo o carinho! :))))

      Excluir
  2. Olá, querida Adriana Helena!

    Grata por sua visitinha e preocupação com minha ausência em seu blog, mas estou bem, sim, embora com imensas coisas pra fazer. Vou ter k abrandar ou mesmo parar o blog lá para meados do próximo mês e depois em Julho vou mandar pintar a minha casa toda e fazer algumas renovações. Você tá imaginando, né? Vou "emigrar" para a Gronelândia (rs), talvez!

    Que post mais completo, minha linda! Eu sei que você faz tudo isso, à risca e k cada vez está mais elegante e saudável. Eu não sou de excessos, mas não gosto de academia, nem de caminhadas. Gosto e pratico dança, qdo posso não como fritos, bebo mta água, mas tenho de equilibrar os vegetais com os hidratos de carbono, pke tenho há quase 20 anos uma colite líquida, portanto, ingerir mtos legumes e afins, só me prejudicam, pke o intestino dispara.

    Concordo com suas dicas e com aquilo que o médico diz no vídeo: alimentação saudável é o 1º passo, exercício físico, hidratação e sono reparador.

    Beijinhos e dias bem felices e desportivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu querida, eu estava mesmo sentindo muito a sua falta!
      Fico muito feliz que tenha vindo minha querida! Anna bem que tudo está bem! :)))
      Quando nos envolvemos com os amigos virtuais, é como se fossem amigos presentes que a gente espera chegar em nosso cantinho para tomar chá com bolinhos...rsrs

      Nossa, vai pintar a casa e reformar? Prepare-se para ter muita paciência! Eu quase enlouqueci na última reforma que teve aqui em casa amiga... Tive ataque de nervoso...sério mesmo...rsrs Mas depois que acaba, passa como em um passe de mágica e as coisas serenam novamente! ;) Mas paciência é fundamental!

      Querida, você pratica o melhor exercício que é dançar! mexe com todos os músculos do corpo e com a mente de uma maneira restauradora!! É excelente e gasta muitas calorias! Parabéns!! Sim, precisamos equilibrar na alimentação para não ficarmos propensas a colite líquida. Ainda bem que já amenizou não é? Cuide-se bem!
      Agradeço demais o carinho da visita, por comentário tão gentil querida, obrigada de coração!
      Aproveito para desejar uma ótima semana, com muita paz e carinho!
      Beijos! :)))

      Excluir
    2. Lindinha, Adianinha (rs)!

      Ai, k tôu morrendo de sono, Virgem Santa! Me levantei tão cedo, hoje e me deitei ontem às 2 da madrugada. Pode? Pois, pôde, sim, pke tive de fazer 2 relatórios, daqueles.

      Creio que há amizades virtuais mais francas e leais do k as reais, aquelas que conhecemos o rostinho. Não sei quais as virtudes dessa telinha mágica, mas k tem, tem.

      Pois, minha querida, ainda nem me mentalizei para as remodelações e reformas, aqui em casa. Não quero sofrer, por antecipação. Tá tudo marcado para iniciar dia 10-07,e durante/por um mês, então, dia 09 começo na choradeira" e no "nervoso" (rs). Sou calma, bem calma e isso ajuda imenso, nisso e em outras situações.

      Adoroooooooooooooooooooooooo dançar, mas é coisa mesmo amadora. Nada de profissionalismo, nem atuações, não, pke eu amo aquilo que faço, bem ou mal, e por isso sou amadora.

      Tenho cuidado, em geral, com aquilo que como, mas vez outra, entro em "sofreguidão". É normal e eu não sou santa (ainda) rss.

      Queria te dizer k meu mais recente post atingiu o nº máximo de comentários, que o sistema permite, portanto, o "pobrezinho" (blog) não permite a publicação dos mesmos. Está com overbooking (k coisa mais chique, né)! Eu nem sabia o nome dessa situação, mas uma amiga daí, ontem, me falou disso.

      Vamos ver se esse final de semana, posto algo e escolho vídeo, k é sempre aquilo k me mata mais a cabeça, pke a partir de meados do próximo mês, vou parar de blogar, por uns tempinhos e pelos motivos que tu já conheces.

      Não agradeça, coisa nenhuma, pke só venho aqui prosear com você, pke quero, gosto e me apetece.

      Vamos, minina atela, correr, correr e ficar com essa barriguinha de sonho e de veludo.

      Beijinhos e um excelente fds.

      Excluir
    3. Céu, querida, bom dia!!
      Nossa, cuidado com o excesso de trabalho amiga, pois o sono reparador é muito importante!! Você vou dormir muito tarde e acordou muito cedo, depois o sono pode lhe fazer falta! Cuide-se muito tá?
      Sim querida, essa telinha é mágica!! Só de tê-la conhecido já mostra a magia, a beleza e as alegrias da amizade virtual!! Muito obrigada por sua alegria, sua presença sempre tão motivadora!! Adorooooo!!!

      rsrs É só começar a reforma com calma e paciência que tudo dará certo tá? Não se preocupe ... Tudo na serenidade e com paz na alma e no coração e sua casa ficará novinha em folha!! :)))

      Nossa amiga, que incrível!! Conseguir o número máximo de comentários em um post é algo inimaginável! Uau, que vitória maravilhosa!! Mas tudo é graças a você, à sua simpatia, à sua íntegra e calorosa amizade e carinho, o seu envolvimento com as pessoas...Você está só colhendo os frutos da sua beleza, da sua simpatia, do seu amor com os amigos!!! Você mais do que merece minha linda!! É extraordinária!!!

      E vamos que vamos minha querida e agradeço imensamente seu carinho, sua amável presença!! Sinto-me prestigiada por ser sua amiga!!!
      Beijinhos e um final de semana maravilhoso!!!:)))

      Excluir
  3. Olá, querida Adriana boa noite...
    não sei se pulei alguns parágrafos, mas li e eis o que aprendi...temos que saber aliar e bem,
    - a alimentação -saudável, com bastante cores e sabores, evitar frituras/empanadas,evitar gorduras hidrogenadas e incluir as boas, enfim"Descasque mais e desembale menos";
    - com a hidratação - iniciando logo pela manhã, em torno de 2 litros por dia. Eu bebi uns 8 copos hoje e sempre tenho uma garrafinha ao lado!;
    -com o sono - neste eu não tenho preocupação nenhuma, faço o descanso reparador, tenho sono profundo, tanto que , as suas dicas,tenho que usá-las ao contrário,durmo muito e demais;
    - com a atividade física - eu gosto de caminhar, continuo fazendo a minha uma hora de exercício diário.
    Assisti o vídeo-complemento-conclusão!
    Artigo de grande interesse para todos nós!
    Obrigado pelo carinho, beijos ,feliz semana,belos dias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis, querido poeta, como vai? Bom dia!
      Ainda bem que não pulou os parágrafos...kkkkkkkkk ( eu coloquei esse adendo para as pessoas fazerem a leitura completa do artigo, pois a maioria não o lê e o entendimento fica incompleto) rsrs Por isso, fico preocupada! É a correria do dia a dia não é mesmo?

      Isso mesmo: descasque mais as frutas, verduras e legumes e desembale menos os produtos resfriados e industrializados das prateleiras que possuem muito sódio e produtos químicos em excesso... Ah amigo, se pudéssemos ter uma horta e um pomar dentro de casa, seria o ideal....rsrs
      isso aí, a garrafinha de água é a nossa companheira diária! Tenho uma também, que está sempre ao meu lado na mesa! Não vivo sem ela, assim como você amigo! ;)))
      Ah que beleza ter um sono tão sereno assim amigo... O meu maior problema é desligar o cérebro...rsrs

      Fiquei muito feliz com sua presença amigo, muito obrigada! ;)))
      Tenha uma semana maravilhosa!
      Beijos!!

      Excluir
  4. Bons pilares, Adriana. Adorei a postagem. Pena que o descansar seja cada vez mais complicado... Bjão e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, obrigada pela participação!
      Estes são os pilares do bem-estar amigo.. Agora já estou me dedicando ao preparo dos 15 pilares da felicidade, pois exige um estudo mais aprofundado por ser algo mais subjetivo, depende de cada pessoa.

      E como você muruti bem mencionou, destes 4 pilares, o que tenho mais dificuldade é o descanso por demorar a desligar o cérebro e relaxar... Mas estou caminhando para isso também, cada dia um passo....
      Beijos querido e uma semana incrível! Com essa chuvinha constante a semana está ótima!!

      Excluir
  5. maravilhoso artigo !!
    as vezes quando nos falta um destes, basta para que tudo desande !!
    muito importante mesmo tudo em harmonia !!
    :o)
    http://elianeapkroker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eliane!!
      Como é maravilhosa ter sua presença e alegria querida!!
      Sim, tudo na vida é equilíbrio não é? São pilares importantes na vida da gente!
      Mas mantendo um pouquinho de cada um, de forma equilibrada, a gente vai loooonge!!!!

      Seja sempre bem-vinda minha amiga!!
      Maravilhoso final de semana!
      Beijos! :))))

      Excluir
  6. Adorei as dicas...
    menina, preciso mudar de vida, tudo... hahaha
    Está tudo errado, isso explica muita coisa..
    Parabéns pelas ótimas dicas, preciso colocá-las em prática, já!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, que bom que veio ler este artigo!!
      Ele é um dos mais completos para quem quer iniciar uma vida saudável!!

      Mas não se preocupe querida!
      Devagarinho você consegue se adaptar a um novo ritmo de exercícios!
      Conciliando sua alimentação, que precisa ser bem equilibrada, com os exercícios, tudo fica mais leve e de quebra, vai se sentir muito melhor e mais motivada também!
      Continue com suas caminhadas, já é um início perfeito!! Em breve, tenho certeza que já estará dando umas corridinhas também!! Eu só comecei a correr dois anos depois que iniciei as caminhadas!! Portanto Larissa, não se preocupe que o tempo corre ao seu favor!!!

      Linda semana querida!
      Beijos! :)))

      Excluir
  7. Criei um projeto para reunir conteúdo que fala sobre alimentação e treinamento do corpo.
    Você poderia me dar algumas dicas para o site e também descobrir coisas interessante.
    O site é https://coachyourselfbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo Luiz!
      Gostei muito do seu site, muito sucesso em seu incrível projeto!
      Tenha uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.