Previna-se das gripes e resfriados com os alimentos certos para consumir no tempo frio:



Oi gente, em tempos do coronavírus, precisamos nos cuidar. O outono vai começar e as doenças respiratórias, como a gripe e as alergias, aparecerão com mais frequência. Um bom jeito para ajudar a aumentar a imunidade do seu organismo nesse período é incluir alguns alimentos na sua rotina. E por favor, faça isso e livre-se dos incômodos o quanto antes das doenças respiratórias tão comuns nesta época. Venha saber o que deve incluir na sua alimentação diária e comece a se cuidar desde já:

Entre as dicas estão trocar o açúcar pelo mel de abelha, variar a alimentação e consumir própolis e gengibre mais vezes.
A nutricionista Letícia Matrak explica que no tempo frio as pessoas devem consumir alimentos que contenham muitas vitaminas e minerais. Esses nutrientes estão presentes em frutas e verduras, principalmente em folhas verde-escuras, que também são antioxidantes.
“É importante ter uma alimentação bem variada. Comer todos os dias pelo menos três tipos diferentes de frutas, legumes e verduras. Os alimentos também precisam ser de cores diferentes para garantir variedade de vitaminas e minerais consumidas”, destaca.

Mel e própolis

Na casa da estudante de Arquitetura e Urbanismo, de 22 anos, Chrislayne Gomes, nunca falta mel de abelha. “Consumimos muito mel de abelha em casa. Sempre tomo mel com limão para a garganta”, conta.
Segundo Letícia Matrak, é importante que as pessoas troquem o açúcar pelo mel. O açúcar diminui a resistência imunológica da pessoa. O mais recomendado é substituir o adoçante pelo mel de abelha, que tem vários ativos”.
Outro produto derivado das abelhas que ajudam a aumentar a imunidade é o própolis. O extrato é anti-inflamatório e tem propriedades antioxidantes que ajudam na resistência imunológica.


De acordo com a nutricionista, deve-se diluir gotas do extrato em água e tomar a mistura diariamente, pela manhã: “Recomendo o uso do própolis verde porque tem um teor antioxidante maior que o própolis comum”.





Aqui em casa somos todos fazemos uso do própolis e  mamãe sempre compra na feira livre o vidrinho. Tem um gosto bastante forte e  característico, mas faz milagres!!


Gengibre

Outro alimento que Chrislayne costuma consumir é o gengibre. “Gosto muito de chá com gengibre, porque ele é um alimento termogênico. Eu sempre faço chá e ponho uma rodelinha de gengibre”, diz ela.


A raiz, segundo a nutricionista, ajuda a aumentar a resistência imunológica, além de contribuir para o emagrecimento. “Você pode usar na salada, no suco, no chá ou na água aromatizada para tomar durante o dia”, sugere.
Letícia ainda recomenda o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, já que quando o tempo começa a esfriar as pessoas esquecem de se hidratar. Segundo a nutricionista, uma boa dica é consumir a água aromatizada, que é a água combinada com frutas, vegetais, especiarias e ervas.

Inclua na alimentação

Própolis

O própolis tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Tome diariamente pela manhã dez gotas do extrato dissolvido em um copo pequeno de água. A recomendação é usar própolis verde

Gengibre

O gengibre aumenta a resistência imunológica e ajuda no emagrecimento. Pode ser consumido no preparo de saladas, sucos, chás ou água aromatizada

Limão

Consuma todos os dias sumo de um limão, em jejum, para já acordar organizando o PH do organismo

Mel 

O melhor é consumir alimentos sem açúcar, pois ele baixa a resistência imunológica. Se quiser adoçar algo, substitua o açúcar pelo mel de abelha que é mais saudável e rico em propriedades anti-inflamatórias e antibióticas

Naturais

Opte por alimentos mais naturais no lugar dos industrializados

Água

Consuma pelo menos dois litros de água por dia

Aromatize

É interessante usar a água aromatizada porque além de hidratar ela tem propriedades medicinais. Escolha frutas, vegetais, especiarias, ervas ou sementes para fazer a combinação

Frutas cítricas

Frutas cítricas como laranja e mexerica são ricas em ácido cítrico e vitamina C. Elas ajudam na prevenção e fortalecimento do sistema imunológico. Já a acerola tem carotenos que melhoram o sistema respiratório

Vermelhas

Frutas de cor mais avermelhadas como morango, mirtilo, amora, ameixa, nectarina e açaí têm efeito antioxidante e são ricas em nutrientes.

Folhas

Consuma folhas verdes. Quanto mais escuro o tom de verde, melhor. Elas são ricas em vitaminas e minerais, além de ter propriedades  antioxidantes. 


Ovos

Consuma um ovo todo o dia de manhã para aumentar a resistência imunológica. Pode ser cozido ou mexido sem usar de muita gordura

Peixe

Coma peixe quatro vezes por semana. O alimento é uma proteína magra e muito saudável.


Música para manter-se otimista

Amigos,  e a dica final para permanecer com a imunidade alta é manter-se alegre e otimista. Se você cair, se entristecer,  ficará mais suscetível a adoecer.  Por isso ouça música alegre,  divertida! Abstenha-se, neste período de ouvir músicas melancólicas.  Mantenha o seu astral em alta! Deixo com você uma playlist escolhida a dedo para você ouvir sempre que puder!! RESISTA ÀS DOENÇAS!! ! Beijos  e até a próxima!

PLAYLIST LEVANTA O SEU ASTRAL!




Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Marta, seja muito bem-vinda ao Vivendo a Vida bem Feliz!
      Aqui falo de tudo um pouco, com ênfase na vida saudável e felicidade! :))
      Volte sempre que puder!
      Já estou acompanhando seu trabalho, adoro Moda!!
      Um grande beijo e uma semana maravilhosa! :)))

      Excluir
  2. Oi, Adriana! Que oportuna esta matéria, sempre fico gripado quando esfria, todos os anos! Confesso que acabo entrando nos remédios alopáticos, mas fico feliz em saber que há tantas opções naturais à nossa disposição. Muito obrigado pelo artigo, sempre bem escrito e rico em informações!

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, é sempre uma alegria ter a sua visita amigo!!
      Se sempre fica gripado com a mudança de tempo, como a maioria de todos nós, experimente o própolis amigo. Você já conhece?
      É só adicionar 10 gotinhas em um copo com água e tomar todos os dias e pronto: ficamos protegidos!!

      Agradeço demais o seu carinho e participação amigo, é sempre encantador!!
      Um grande beijo e um final de semana lindo!! :))

      Excluir
  3. Olá querida Adriana,

    Uma postagem bastante oportuna para a época.
    Nesse tempo mais frio, sofro em dobro com alergias.
    Já utilizo algumas das sugestões, mas adorei as dicas, pois vou poder incrementar ainda mais a minha alimentação com vistas ao fortalecimento do meu sistema imunológico.
    Como sempre, você dando uma forcinha para os leitores se cuidarem e, consequentemente, 'viverem uma vida mais feliz'.
    Obrigada por esta postagem informativa e excelente!

    Maravilhoso finde para você!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, querida, boa noite!!
      Escrevi esse artigo em causa própria...kkkkk
      Estava gripando com muita facilidade devido à hidroginástica que estou fazendo todas as manhãs e descobri a pólvora, quando comecei a tomar própolis, 10 gotinhas por dia, e nada mais de resfriados amiga!! Dá certo mesmo!!!!

      Adorei sua presença que é sempre muito comemorada minha amiga linda!!
      Um grande beijo e uma semana liiinda!! :)))

      Excluir
  4. Quanta dica boa, Adriana. Mel, ovo, peixe e água é comigo mesmo. Já o resto costuma dispensar... rs Adorei a postagem. E amo demais frio. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, obrigada amigo!!!
      O frio nos deixa mais elegantes, mas também mais propensos a pegar várias espécies de resfriados né? Mas é só se cuidar que dá para passar um inverno com glamour e muito saudável querido!

      Agradeço sua presença amigo!!
      Um grande beijo e uma semana espetacular!! :)))

      Excluir
  5. Olá, querida Adriana Helena!

    Tudo bem com você? Aqui, tudo satisfatório e aguardando o Verão.

    Mto bem. Dessa vez, nota 10. Chegou a tempo, sim!

    Que post mais completo e útil, amiga, querida! Há 2 anos k não pego resfriado, nem gripe, mas é preciso estar atenta ao próximo Outono/Inverno.

    Não gosto lá mto de mel, mas é tudo uma questão de hábito. O própolis é um produto magnífico, oferecido pela mãe natureza, e é preventivo. O acho mto bom, por experiência própria.

    Os conselhos da nutricionista, são excelentes e nada aborrecidos, nem difíceis de pôr em prática. A bem da nossa saúde, devemos fazer tudo o k estiver ao nosso alcance.

    Estive vendo o vídeo e os 17 alimentos que fazem bem ao sistema imunitário, e alguns deles, eu já os utilizo, no dia a dia, mas o limão em jejum, é sagrado, é "rei".

    Não sei se viu e escutou o vídeo, k coloquei em meu blog, mas ah esse faz bem a tudo (rs). O conheci através de minha mãe e acho k ela tinha razão.

    Beijinhos e lindo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, querida, que bom que veio conferir este artigo de saúde amiga!!
      Fico feliz com sua presença, estava fazendo falta!!

      Sim, aqui tudo bem depois que comecei a tomar 10 gotinhas de própolis todas as manhãs..rsrs Agora estou protegida de todos os resfriados e gripes comuns do outono e inverno. Você, ao contrário, esta a se preparar para o verão não é mesmo? Será que será muito quente? É esperar para ver né? rsrs

      Ah, que bom que também gosta do própolis, é algo maravilhoso mesmo!!
      E o mel também muito saboroso, docinho, feito pelas abelhinhas...adoro!!
      O limão é imbatível no quesito saúde amiga, bom demais!!!

      Ah sim, enquanto escrevia o comentário, ouvia o video que é muito bonito!
      Sempre com belezas em seu cantinho querida, amo e logo estarei lá de volta!!
      Um grande beijo e uma semana maravilhosa querida!! :))

      Excluir
  6. Obrigada querida por compartilhar no seu Blog dicas maravilhosas para vivermos com saúde e termos alegrias. Beijos. Tudo de bom sempre. 🌷🌹🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorrab, querida, que maravilha tê-la aqui em meu blog também!!
      Fico muiiiito feliz!!
      Adoro poder compartilhar dicas que fazem bem à nossa alma e à nossa vida!!
      E vamos que vamos cuidar de nossa saúde!!

      Beijinhos com todo o carinho!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.