5 sinais de que o sedentarismo está te matando...




É gente, a vida sem exercícios pode estar te definhando aos poucos...Incontáveis e inúmeras vezes já te disse isso aqui no blog Vivendo Bem Feliz : você precisa se movimentar e se cuidar muito. Afinal, seu corpo é a sua morada,  é onde tudo tudo acontece e sem saúde não conseguimos correr atrás de nossos sonhos. 

Você precisa se manter saudável, pois seu organismo é vivo, precisa de movimento,  de luz e vida! Venha se informar melhor sobre esse assunto tão instigante e se você se encaixar dentro de apenas uma das 5 opções relacionadas abaixo, será necessário uma mudança URGENTE! 


Uma pesquisa publicada na revista científica Lancet indicou que as pessoas que passam 8h por dia sentadas, e nem praticam atividades físicas, aumentam em 60% os riscos de morte prematura. Esta mesma pesquisa estima que o sedentarismo custa US$67,5 bilhões de dólares por ano à economia global.

“Esse valor faz sentido, já que as pessoas sedentárias tendem a gastar muito mais dinheiro com remédios e tratamentos médicos”.

O fato é que praticar atividades físicas traz benefícios muito mais importantes do que apenas emagrecer, elas são essenciais para a sua saúde. O preparador físico Vinícius Possebon, criador do Programa “Queima de 48 Horas”, ensina que não é preciso treinar por longas horas na academia manter a saúde em dia. 

➽ “Treinos de 5 a 15 minutos são suficientes para tirar uma pessoa do sedentarismo” O que você está esperando para se rebelar contra o sedentarismo hem? Não existem mais desculpas!

Com base em seu programa de homefitness, o especialista destaca:

➽ “Qualquer um pode começar a praticar exercícios, sempre respeitando seu tempo e as pausas necessárias para descanso sempre que o corpo pedir”, ensina, reforçando a importância de não desistir! 

➽ “Continue a praticar exercícios diariamente, que a resistência passa a ficar maior com o tempo”. Possebon também lembra que a comunidade do Q48 também funciona como forma de ajudar as pessoas a não se sentirem sozinhas, criando um importante senso de coletividade.

Para facilitar aos que ainda não praticam atividade física, o especialista listou os 5 sinais de que é necessário começar a fazer exercícios.


1- Cansaço no fim do dia:



Um dos sinais mais claros de sedentarismo é o cansaço extremo no fim do dia. As pessoas que não praticam atividades físicas acabam se sentindo muito mais cansadas ao fim de um dia de trabalho, explica Possebon. “Ao se exercitar, o seu corpo fica muito mais disposto e você não termina o dia com aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você”.


2- Stress diário:


A prática de exercícios faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, entre outros hormônios que trazem a sensação de bem-estar. “Quem está sempre nervoso ou bravo com as tarefas do dia a dia e não faz atividades físicas, com certeza vai se sentir melhor após começar”, alerta.



3- Sobrepeso:


Característica mais óbvia dos sedentários, o excesso de peso também pode trazer outros problemas de saúde além da estética. “Pessoas acima do peso ou obesas têm muito mais chances de ter problemas cardíacos e de circulação, entre muitas outras doenças”, alerta o preparador físico, cujo programa promove o emagrecimento de, em média, 1 a 3kg em até 10 dias.



4- Falta de fôlego em atividades simples:


Outro importante indício de que o corpo precisa fazer atividades físicas é a falta de fôlego com pequenos esforços. “Se você fica ofegante ao subir um ou dois lances de escada, ou depois de correr por menos de 10 metros para pegar o ônibus, isso indica que seu corpo precisa de mais resistência”, sugere Possebon.

5- Sono leve ou noites mal dormidas:


Por fim, o preparador físico destaca que as atividades físicas ajudam as pessoas a terem mais qualidade de sono. “Se você dorme mal e quando acorda já está cansado, a prática de exercícios pode ser a melhor solução para melhores noites de sono, e por consequência, mais qualidade de vida”, conclui o especialista.

Vocês notaram que não é tão complicado assim sair do sedentarismo? Difícil é continuar sedentário, pois assim está perdendo muita qualidade de vida! 

➽ Movimente-se já!




Dicas do site Mais Equilíbrio, Imagens de caricaturas  contidas no Google Imagens 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Olá querida Adriana:
    seu texto está muito interessante , e é a mais pura verdade.
    como fazer uma simples caminhada nos enche de bom humor e disposição.
    Imagino você com esta carinha de menina, como o exercício te faz bem, pois seu semblante é de uma pessoa cheia de bom humor e energia.
    Imagino que seja uma boa companhia para todos que se acercam de você !!!
    que maravilha né !!!
    bacana estes teus posts com ideias simples e que podem melhorar a vida de muita gente !!!
    grande abraço e uma semana abençoada cheia de tudo de bom , agora e sempre !!
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, ahhh, como é bom quando aqui vem deixar sus impressões!!
      Sou muito grata por sua especial presença querida, obrigada!!!

      E não é? Uma caminhada levanta o nosso ânimo, nos deixa muito mais animadas para começar o dia com energia e disposição!
      Quando não me exercito é que fico mal humorada e muito chata mesmo...rsrs
      E confesso que ninguém me aguenta amiga...kkkkkkkkkk
      Todos temos os nossos momentos e eu sem exercícios fico com cara de poucos amigos e, ao contrário, fazendo-os, me encho de felicidade súbita!! Bom demais amiga!
      Por isso que tento incentivar todos os amigos para sempre se movimentarem!! A vida dá uma guinada para melhor!!

      Agradeço a presença querida!
      Tomara que sempre se sinta motivada a retornar!
      Beijos e uma semana maravilhosa...
      Nesta, a primavera vai chegar e eu ja estou a esperar!!
      Beijoquinhas!!! :))))

      Excluir
  2. Pior que é verdade, Adriana... Tenho feito pilates duas vezes por semana... Uma hora... Não é grande coisa, mas ajuda...Comecei por causa de um problema no meu joelho e acabei ficando... Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, boa noite querido!!
      Essa semana passou voando não é?

      Você tem feito pilates? Que maravilha!!
      Dizem que é ótimo para as articulações e dores no corpo...
      Também queria muito fazer mas não tenho como encaixar um horário
      Você está se sentindo bem?
      Me dê notícias do seu progresso no pilates que vou adorar saber!!

      Um grande beijo e um final de semana maravilhoso!! :)))

      Excluir
  3. Oi, Adri!

    Não é nada legal o sedentarismo.
    Mais da metade dos problemas de saúde da humanidade, se deve à falta de exercícios físicos e se alimentar de maneira incorreta.
    Para todo lugar que eu vou, podendo andar, ando, até subir escadas, tendo elevador perto! rs
    Gosto de me movimentar.
    Aquela imagem do "couch potato", da pessoa que parece até uma batata de poltrona, porque não sai dali para nada, me intriga bastante.
    Vamos nos exercitar, minha gente!

    Beijos, Adri!
    Maravilhoso artigo, com sempre! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary querida, que surpresa boa você aqui amiga!!

      Pois é, apesar de atualmente eu estar mais envolvida com música, volta e meia estou sempre postando dicas de como deixar o sedentarismo... Mas o mais engraçado é que entra e sai ano, ainda tem tanta gente não começou a se mexer, seja por alegação de falta de tempo ou outros motivos...

      Você está tendo uma vida muito saudável, caminhando, se movimentando, subindo escadas então, é um exercício completíssimo!! :))))
      Ah, eu vi a imagem do "couch potato" e também fiquei impressionada...rsrs

      E é isso aí, vamos nos exercitar para manter a saúde em dia querida!! Uhullllllllll
      Um super beijo e muito obrigada pela presença linda amiga!!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!
      Beijinhos!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.