4 flores típicas da primavera para você plantar!




A primavera está  chegando e o clima se modificando. O ciclo da natureza começa a mudar: os animais entram em fase reprodutiva, muitos despertam de um longo período de hibernação. Cigarras, lagartas, borboletas, pequenos répteis e pássaros começam a retornar de seu longo trajeto de migração. As plantas florescem para fornecer néctar aos insetos e gerar sementes que germinarão justamente quando as primeiras chuvas caírem. Que tal trazer para casa um pouco desta energia de renascimento e cultivar uma linda flor? Vamos lá?

Um pouquinho de terra num vaso, pedrinhas para drenar a água e sementinhas que você mesmo pode coletar. Selecionei quatro tipos infalíveis de flores, pela simplicidade de seu cultivo e facilidade de se encontrar mudas e sementes, além de suas propriedades decorativas. Algumas são comestíveis e outras possuem propriedades medicinais, mas todas têm uma enorme resistência em sobreviver.

1-LAVANDA


Em primeiro lugar escolhi a lavanda (Lavandula dentata). Planta perene de origem europeia, já aclimatizada para o Brasil, seu óleo de uso medicinal possui efeito relaxante sobre o sistema nervoso. Pode se usar para preencher almofadinhas e aromatizar travesseiros, ajudando-nos a dormir melhor. É antisséptica e aromática e seu chá deve ser usado parcimoniosamente porque é estimulante.

A lavanda é muito resistente ao clima seco, que tanto tem afligido os brasileiros. Boa parte de sua seiva é constituída de óleos essenciais que não evaporam tão facilmente como a água. Para cultivá-la, você vai precisar uma muda já enraizada e de um vaso de pelo menos 10 litros. Se for plantar direto no chão, cavar uma cova larga de 50 x 50cm para afofar bem a terra e misturar o adubo orgânico, de preferência húmus de minhoca. Ao preparar o solo, observe se ele é mais arenoso (cor mais rosada ou alaranjada) ou argiloso (a terra é mais escura da cor do café). Caso seja arenoso, faça uma mistura com 40% de húmus de minhoca. Para o argiloso, faça uma mistura de 20% de húmus de minhoca e 20% de areia, pois suas raízes são bastante profundas e requerem boa drenagem.

Plante uma muda por vaso ou cova. A lavanda híbrida que temos aqui, cresce rápido formando uma moita de até 90cm de largura e toma todo o espaço, pois tem raízes profundas. Deixe o vaso à pleno sol e regue a cada dois dias, de preferência quando a terra estiver seca. Não se preocupe que a muda esteja pequena para o vaso, ela irá crescer e ocupar todo o espaço em menos de um ano.



2- CAPUCHINHO



Outra planta ótima para a primavera é o capuchinho, da imagem acima, ainda conhecido como chagas (Tropaelum majus). Também é muito resistente ao clima seco. Existem espécies trepadeiras e rasteiras. Propaga-se por sementes, que se desenvolvem no âmago da flor. Caso você a encontre em algum terreno, procure as sementes que já estejam pretas (secas).

Para cultivar o capuchinho, você vai precisar de um vaso mais largo que profundo, que contenha pelo menos 5 litros. Se for plantar direto no chão, cavar uma cova larga de 50 cm de largura e 30cm de profundidade para afofar bem a terra e misturar o adubo orgânico, de preferência húmus de minhoca. Se o solo for arenoso, faça uma mistura com 50% de húmus de minhoca, caso seja argiloso, ela deve ser de 40% de húmus de minhoca e 20% de areia, pois sendo uma flor comestível, há a necessidade de matéria orgânica, importante para garantir a sua colheita.

Plante três mudas por vaso ou cova, pois assim você aumenta as chances de ter flores amarelas, vermelhas e alaranjadas. O capuchinho cresce devagar, formando uma massa de folhas delicadas e flores exuberantemente lindas, apimentadas e cheias de vitaminas. Ficam lindos em torno de lagos, torneiras e chuveiros de jardim. Gostam de muita água e precisam de muito sol.


3-CRAVOS



Em terceiro lugar eu escolhi o tagetes, conhecido também como cravo de defunto (Tagetes patula), logo acima. De origem mexicana, essa é a flor mais fácil de cultivar. Dá para cultivá-la dentro de uma latinha de refrigerante. Suas sementes ficam escondidas na base da flor. Uma vez seca, cada flor forma mais de 50 sementes, então pela sua versatilidade e facilidade de encontrar e o poder de florir canteiros inteiros, sem qualquer custo.

Tem flores lindas amarelas e vermelhas, que atraem borboletas. E é medicinal para a terra! Suas folhas fornecem um chá que serve para repelir moscas e pulgões das hortaliças e de suas raízes emanam substâncias no solo, que repelem os vermes nocivos que infestam as raízes (nematóides). Pode também servir de ração para galinhas, ajudando na coloração da gema dos ovos.

Para cultivar, você vai precisar de uma muda ou várias sementes (uma única flor seca), um vaso de pelo menos 300ml. Se for plantar direto no chão, cavar uma cova longa de 3cm x 15cm, afofar bem a terra e misturar o adubo orgânico, de preferência húmus de minhoca. Ao preparar a terra, faça uma mistura de 20% de húmus de minhoca em qualquer tipo de solo. Plante as sementes em linha em menos de 0,5 mmm da superfície, cubra delicadamente, sem apertar a terra por cima. Regue diariamente até que as sementes germinem. Se preferir transplantar para distribuir as mudas, faça depois que a terceira folha surja na plântula (nome que se dá as plantas recém nascidas) e coloque uma cobertura de palha, para manter o solo húmido.

Em menos de um mês você terá flores. O tagete cresce rápido formando uma moita de até 30cm de largura por 30cm de altura e toma conta de todo o espaço, pois cada flor se torna fonte de novas mudas. É uma planta anual, ou seja, no final da estação, ela morrerá, completando o seu ciclo e fornecendo milhares de sementes. Volte a afofar e adubar o solo e replante, assim o seu jardim estará sempre florido. Com esta flor no jardim não haverá mais desculpas: podem ser colocadas em corredores, vasos e usadas para floreiras e arranjos florais.


4- ONZE-HORAS




Finalmente, por último, selecionei a onze horas (Portulaca grandiflora). Nativa da América do sul, resiste muito bem em qualquer terreno, seja praia, montanha ou cidade. Essa florzinha mimosa de flamejantes cores – amarela, vermelha, rosa pink e branca, também encontrada na variedade de pétalas dobradas, atrai as borboletas e as crianças. As meninas pequeninas não conseguem resistir, pois sua cor é de uma intensidade impressionante.

Como bem explica seu nome, ela abre às 11 da manhã e fecha antes das 3 da tarde. Sua chance de ser polinizada está na atração que exerce sobre os insetos, um verdadeiro chamariz de cor. Gosta de solos ricos e húmidos e pode ser cultivada em terrenos arenosos desde que bem adubados. Propaga-se por divisão de ramos: basta um simples pedacinho, com sete ou mais folhinhas para reproduzí-la. Enterre metade do ramo em solo leve, na diagonal, e em uma semana, já estará enraizando. Pode-se comprar a muda também, disponível em diversas lojas brasileiras.

Plante a onze horas num espaço ou vaso de 20cm x 20cm x 20cm. Cubra as raízes com pedriscos para manter a umidade e espere florir para acertar o seu relógio. Ela precisa de muito sol e resiste bem aos gatos, que adoram cheirá-las e sentir o suave perfume!



Gostaram dessas preciosidades amigos? São flores lindas não é? Imagine um jardim repleto dessas florzinhas, todas misturadas e perfumadas. As flores colorem e enfeitam a vida da gente e ainda trazem muita harmonia. Para encerrar o artigo, vejam esse vídeo com essa linda canção e as flores mais lindas que eu pude encontrar...Um mimo! Beijos e até a próxima semana!!💝


                 Fonte de inspiração, manejo e plantio: Conexão Planeta.com.br e imagens do Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

16 comentários:

  1. Adriana, que legal! Aqui flores é que não faltam. Muito difícil uma casa sem jardim aqui na região. Adoro!
    Bjo 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meri, que privilégio morar em casas com lindos jardins na frente, acompanhando a curvatura da rua.

      É realmente um sonho! Aqui planto em vasos e as cores das flores mantém-se vibrantes!!
      Entretanto, nada que se compare a um belo jardim com gramado verdinho repleto de florziinhas coloridas!!

      Obrigada pela presença querida!!
      Um grande beijo e uma semana espetacular!! :)))

      Excluir
  2. Olá, Adri, querida!

    Tudo bem com você? Continua elegante, linda e "gueixa" na camisola. Amo te ver assim vestida e nem um vasinho nas perninhas. Isso não tem nada a ver com flores, mas até tem, pke você é uma flor de primavera e de todas as estações.

    Que delícia seu prefácio à primavera, ao renascer da vida e à reprodução dos seres vivos. Eu acho que conosco acontece o mesmo. Não será? "Tudo mexe, minha gente", não é assim?

    Estive lendo, atentamente, cada característica das maravilhosas flores, que você aqui postou e a que melhor conheço é a lavanda, que adoro o cheiro, sobretudo. Todavia, as onze horas, que desconhecia, totalmente, me encantaram. Abrem às 11h e se fecham às 15 ou três da manhã? Creio que seja às 15h. Que cores fantásticas! Irresistível, a beleza delas!

    Hum, cheirei cada pedacinho de cada uma delas e fiquei fã da lavanda, já era e das onze horas, mas tenho k te dizer que adoro flores, mas que não sei plantá-las, ou melhor, eu as planto, mas depois me descuido, não lhes dou a devida atenção. É isso! Que pena! Então, compro no mercado ou na florista no final de semana.

    Um mega post, linda! Hoje, me lembrei de você, mas como seus posts têm sempre tanto interesse e eu que não sei ser sucinta, me perco em palavras e vou adiando minha presença aqui, mas não são as coisas fáceis, simplistas, que me seduzem, não, fique sabendo.

    Estive vendo o vídeo, que embelezou meu olhar. Que delícia! As onze horas são lindamente fantásticas.

    Grata por sua visitinha e tão carinhoso comentário.

    Beijinhos, abracinhos e uma semana em grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Céu, que bom que veio ver as florzinhas da primavera!! :))

      Sim, tudo bem querida, você sempre especial, chegando e encantando!
      Sempre dizendo palavras lindas, obrigada!
      Sim, a chegada da primavera faz com que os seres que nela habitam fiquem mais repletos de energia, reluzentes, coloridos e felizes! É para continuar o ciclo da vida!
      Afinal, primavera é renascimento!!

      A florzinha multicolorida Onze Horas abre às 11 da manhã e fecha às 3 da tarde (15 horas)
      Elas são tão mimosas não são?
      As flores são como bebês, precisam de cuidados diários e atenção para florescerem lindamente!
      Tenho um amigo orquidófilo que passa várias dicas de como cuidar das orquídeas, que são plantas bastante temperamentais. Com ele aprendi a ter mais carinho com as plantinhas, cuidar delas com atenção para que sobrevivam e enfeitem a vida da gente! Mas é complicado, exige tempo,paciência e cuidados específicos.

      Eu que agradeço sua especial participação, sempre deixando o espaço mais colorido e feliz com seus valiosos comentários querida!!

      Tenha uma semana maravilhosa!
      Beijinhos!! :))))

      Excluir
  3. Amo planta, Adriana. Portanto, esse post foi pra mim. rsrs Pena que essas espécies não dão certo comigo. Sempre morrem... Bjse boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, que legal!!
      Você cuida de muitas plantinhas em casa?
      Seria maravilhoso ter um vaso para cada uma dessas flores, colorindo o seu ambiente.
      Elas ficam mais bonitas se plantadas em jardins, ao ar livre, pegando bastante luz e também a chuva...Elas se espalham felizes, quando estão presentes todas as condições de solo, temperatura e umidade necessárias!!

      Obrigada pelo carinho da presença amigo!!
      Linda semana, lindo dia!! :)))

      Excluir
    2. Cuido sim, Adriana. Tenho uma floresta no apartamento. rsrsrs Mas essas que precisam de muito sol não se dão bem aqui porque só bate sol na varanda no verão. bjs

      Excluir
  4. Olá querida Adriana,

    Vim conferir. Falou em flores, tô dentro-rsrsrs
    Que belezuras e que dicas formidáveis!
    Quando vi no instagram, confundi o CAPUCHINHO com o hibisco. Olhando em tamanho maior fica clara a diferença.
    Um mimo a multicolorida "Onze Horas"! Vou arriscar plantá-la em minha jardineira para ver o resultado. O espaço não é muito grande, pois já tem outras flores, mas, mesmo assim, vou fazer a experiência. O vídeo foi estimulante. Lindo demais!
    Postagem maravilhosa, querida! Parabéns!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viiivaaaa! Vera, que alegria você aqui no blog!! Uhullllllll
      Muito obrigada pelo carinho a participação pois sei que está em um momento de descanso das redes sociais e dos blogs!! É uma alegria imensa tê-la aqui querida!!

      Ah, então já sei qual é a sua matéria favorita e farei o possível para fazer artigos bem floridos como este para trazê-la excepcionalmente até mim...rsrs
      Sim, Lá no Instagram o Capuchinho está a cara do hibisco, inclusive na cor.
      Ambas as flores são lindas Vera e eu ficaria com as suas ...rsrs

      Agora, quer coisa mais fofa do que a onze horas? Coisas lindas demais, todos multicoloridas!! Imagine um jardim com elas e de todas as cores! Nossa, fica algo incrível!!
      Si, por favor, se você plantar me mande notícias para saber se ela está se adaptando bem, crescendo e florescendo! Vou amar saber!!! Ahhh que bom que te deixei encantada com as florzinhas onze horas amiga, elas são muito lindas e irão enfeitar a sua jardineira com muita vida!!

      Agradeço novamente o carinho da presença, para mim é sempre muito especial!!!
      Tenha uma semana maravilhosa amiga querida!!
      Muitos beijos e quando puder, me mande notícias das florzinhas tá?
      Beijinhos!!! :))))

      Excluir
  5. Oi, Adriana! Nossa, imagine se não fiquei empolgadíssimo com esta postagem! Se eu pudesse e tivesse espaço, plantaria todas as flores do mundo! Belíssima seleção de flores, muito bem ilustrada e explicada! Adorei, parabéns!

    Espero que fique bem e tenha dias maravilhosos à frente. Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem lá no blog!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, que maravilhoso o que disse: "Se eu pudesse e tivesse espaço, plantaria todas as flores do mundo Tem coisa mais linda do que isso?

      Amigo, um dia você terá um belo sítio onde poderá plantar todas as flores, colecionar todas as mais belas e vigorosas orquídeas!! Tenho certeza disso!!
      Agradeço demais o carinho da presença, sua participação é sempre tão esperada!!

      Um grande final de semana meu amigo!
      Cuide-se muito!! :))))
      Beijos!!

      Excluir
  6. olá Adriana:
    tudo bem com você , nesta primavera ?
    Amo plantar flores, mas é como você disse , um trabalhão danado..
    tenho de tudo um pouco por aqui, pois adoro descobrir novidades.
    como minha casa é uma pequena chácara, tenho horta, flores e árvores.
    das minhas frutas, (começando a colher jabuticabas agora), faço muita conserva e depois durante o ano eu consumo muito . Gosto muito de fazer pão em casa e uma geleia com pão caseiro não tem nada de melhor não acha?
    esses dias plantei novamente lavanda em minha roda de ervas ( chamei assim porque pus um estátua de anjo no meio e vou plantando ao redor dele) . As minhas tinham morrido e então estou apostando em uma nova leva para fazer meus saches.
    Tenho rosas, jasmins, gerânios, orquídeas,camarões amarelos e vermelhos, hortênsias que estão taõ lindas e floridas nesta época do ano, papoulas e petúnias. Mas é uma luta mesmo. Contra as formigas, cupins e pragas em geral.
    Como só eu e meu marido que lidamos, então não tem parada o serviço. Mas o resultado é muito feliz e bom.
    A casa fica mesmo encantada .
    Acho que o amor de Deus e sua delicadeza em nos oferecer esta riqueza toda é para a gente prestar mais atenção na vida e ver o que ela tem de verdadeiro...
    É tanta distração que o mundo nos oferece, que se a gente não tiver o pé firme, a gente se distrai e esquece o verdadeiro caminho.
    Seu blog é muito bom para que a gente visite sempre.
    é tudo de bom e mais um pouco..
    grande abraço e tenha uma semana, muito , mas muito feliz mesmo !!!
    Com a paz de Deus !!
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliene, é sempre maravilhoso quando vem ao blog!!
      Ah, nesta primavera me vesti de flores...rsrs
      Graças a Deus tudo está correndo muito bem e eu só queria poder plantar mais florzinhas em casa, o que não é possível...rsrs

      Ah, que maravilha minha amiga, cavucar a terra, sentir o aroma da terra molhada quando é regada e depositada as sementinhas ou os galhinhos das plantinhas!
      Vê-las crescer é algo absolutamente maravilhoso e dá uma realização gigante na gente!

      Você é muito privilegiada querida, por morar em uma bela chácara!
      E o mais legal é que se mantém sempre informada de tudo, trabalhando na sua horta, cuidando de seu lindo jardim e de suas árvores frutíferas! Deve ser espetacular!!
      Ah, mas como amo jabuticabas!! Já escrevi sobre elas aqui no blog no tema Frutas que trazem benefícios para a saúde!! A casca da jabuticaba é milagrosa querida!! Eu quando chupava, engolia as sementinhas da jabuticaba e até devorava as cascas.....kkkkkkkkkk
      Não gosto de perder nada!!
      Ah se eu pudesse sentir o doce sabor da sua geleia de jabuticaba: deve ser dos deuses!!!
      Vovó Gervásio, o italianão mais querido, fazia vinho de jabuticaba e nossa, como era bom!!
      Infelizmente os filhos não herdaram o dom de fazer o vinho como ele fazia, mas as lembranças permanecem e ainda existem garrafas guardadas no paiol do tempo dele. Verdadeiras relíquias!!! :)))

      Lavanda é ótima para espantar os mosquitos né amiga? Sem contar que o aroma que deixa é maravilhoso!! Ah, com certeza a estátua de anjo vai cuidar de suas bebês lavandas e elas irão florescer lindamente!! :)))
      Difícil, trabalhosa e delicada o ato de cuidar das flores e das plantinhas!
      Mas quando florescem e enfeitam a vida da gente, esquecemos todo o trabalho pesado empenhado!! Ainda bem que seu marido a auxilia nas tarefas mais pesadas.

      Ah, as flores, as plantas em geral e os animais, aliás, toda a natureza é uma dádiva na vida da gente né amiga? Poder estar nesse meio e ainda compartilhar toda essa beleza, como você faz, é absolutamente espetacular!!

      E a que nossa semana seja linda e florida querida!!
      Muito obrigada por sua maravilhosa presença!!
      Beijinhos de todo o coração! :))))

      Excluir
  7. Adriana
    Eu já plantei muitas vezes Cravo, adoro. Mas lendo suas dicas quero experimentar Lavanda. Eu adoro ela e acho que vai dar certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, que maravilha fadinha linda!!
      Você vai adorar a Lavanda, pois ela deixa um suave perfume natural no ar... Uma delícia!!!!
      Pode plantar que ela vai retribuir com muita beleza, suavidade e perfume querida!
      Tenho certeza que vai dar certo!!
      Tenha um final de semana maravilhoso!!
      Beijinhos!! :)))

      Excluir
  8. Sissym, querida, adoro quando vem visitar o blog Fadinha linda!!
    Você vai adorar a Lavanda, pois ela deixa um suave perfume natural no ar... Uma delícia!!!!
    Tenho certeza que vai dar certo!! Pode plantar sem receios!
    E ela vai te retribuir com beleza, delicadeza, suavidade e perfume!!
    Beijinhos e um final de semana maravilhoso!! :)))))

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.