Alimentos que aumentam o colesterol x alimentos anticolesterol




Oi gente, a matéria de hoje é muito importante para a nossa saúde. Falaremos do famoso colesterol. O colesterol tem funções importantes em nosso organismo, mas em excesso pode fazer mal. Disso você já sabia não é? Mas você também tem conhecimento de que com uma alimentação adequada e equilibrada conseguimos nos manter saudáveis e com o colesterol totalmente sob controle? Pois é!  Está esperando o que para conhecer todos os detalhes dessa matéria?  Eu caprichei nas pesquisas e ainda testei todos os alimentos para te trazer dicas fresquinhas! Venha! 😊


O colesterol é um lipídeo insolúvel, que, quando em excesso, é responsável por algumas doenças cardiovasculares. Esse lipídeo exerce funções importantes em nosso organismo, como fabricação de vitamina D, produção de hormônios sexuais e participação no crescimento e regeneração celular. “Não podemos viver sem o colesterol", explica Raul D. Santos, cardiologista do Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da UPS.

Existem dois tipos de colesterol: o colesterol bom e o colesterol ruim. Olha eles aí:


O colesterol bom também chamado de HDL (lipoproteínas de alta densidade - High-Density Lipoproteins) é bom para o organismo e o protege, pois recolhe todo o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos, para depois ser eliminado pelo fígado.

O colesterol ruim, também chamado de LDL (lipoproteínas de baixa densidade - Low-Density Lipoproteins), deposita-se nas paredes das artérias, deixando-as mais estreitas, o que dificulta a passagem do sangue e pode levar ao entupimento da artéria. O colesterol está associado ao excesso de peso, má alimentação, diabetes, pressão alta e tabagismo.

A ilustração explica muito bem o papel do colesterol RUIM- LDL- que deposita-se nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue,  ao passo que o colesterol BOM- HDL- recolhe o colesterol ruim nos vasos sanguíneos, fazendo uma boa limpeza.

→ Segundo o professor Raul, a genética é o fator determinante para a presença de colesterol em excesso. Uma pessoa pode ter uma dieta rica em gorduras e seu nível de LDL ser baixo, pois o fígado consegue eliminar o excesso de colesterol de forma correta. Já pessoas que apresentam uma dieta balanceada podem ter o nível de LDL alto, porque o fígado não consegue excretar bem as gorduras. Por esse motivo é errado dizer que somente pessoas obesas têm colesterol alto.

Tanto o HDL, quanto o LDL fazem parte de nosso organismo, sendo que 70% do bom colesterol é sintetizado, enquanto que 30% é adquirido na alimentação. Há alimentos que além de combaterem o colesterol ruim, ainda aumentam o nível do bom colesterol no sangue, sendo aliados das pessoas que sofrem com o excesso de LDL.


Então vamos aos alimentos que combatem o colesterol ruim?

  1. Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha bacalhau, etc): auxiliam no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides. Sardinha, salmão e atum são alimentos ricos em ômega -3, o que inibe a formação de plaquetas e a coagulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares.
O ômega-3 é um tipo de gordura que ajuda a reduzir o LDL no sangue e os níveis de triglicerídeos. Ele é encontrado em peixes azuis (atum, salmão, truta etc.)

⏩  DICA DE CONSUMO: Devem ser consumidos, pelo menos, duas vezes por semana.
O óleo de peixe em cápsulas pode ser consumido no lugar do peixe, se for muito difícil encontrar pescados frescos na sua cidade. O consumo regular de ômega-3 reduz o risco de acidentes cardiovasculares e ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos.
2. Soja e derivados: ricos em vitamina E, aumentam os níveis de HDL, o bom colesterol.
A proteína de soja, especificamente, não reduz de forma direta os níveis de colesterol, mas é indicada para pacientes com colesterol alto porque é uma fonte proteica com pouca gordura saturada e com muita gordura insaturada.

⏩  DICA DE CONSUMO: De forma equilibrada, todos os dias.

3. Tomate: Também reduz o colesterol na corrente sanguínea.
O tomate é rico em potássio, sendo importante para o bom funcionamento do coração, pois atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutriente para o interior das células. Além disso, o tomate é rico em licopeno, substância natural que diminui o colesterol mal, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas e do câncer de próstata.

⏩  DICA DE CONSUMO: Todos os dias como salada durante o almoço.

4. Chia: rica em fibras e ômega 3, uma combinação poderosa contra o colesterol.
Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.
A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas. Ela contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, tipos de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.

⏩  DICA DE CONSUMO: Uma colher de sobremesa, no seu café da manhã,  dissolvido no seu leite de soja ou polvilhado na salada de frutas.

5. Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.
A vitamina C é necessária para a saúde da pele, gengivas e vasos sanguíneos. Ela desempenha diversas funções biológicas, atua na formação de colágeno, aumenta absorção de ferro presente nos alimentos, reduz o nível de colesterol e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Essa vitamina como antioxidante contribui para a redução do risco de aterosclerose, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.

⏩  DICA DE CONSUMO: Meio copo de limão em jejum, pela manhã, antes do café da manhã e suco de laranja, sem adição de açúcar.


6. Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL.As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como o ômega-3 e os polifenóis.
Estudos mostram que as nozes podem diminuir o “mau” colesterol (LDL), especialmente em indivíduos com colesterol elevado e diabetes.
Elas ajudam a evitar danos de formação dentro das paredes da artéria e protegem contra o acúmulo de placa de colesterol perigoso, além de combater o ganho de peso e obesidade.

⏩  DICA DE CONSUMO: E bastam 6 nozes para permitir que seus vasos sanguíneos fiquem mais relaxados e protegidos contra gorduras nocivas, mandando para longe a doença cardiovascular.

7. Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim). Melancia, morango, pitanga, acerola, maçã, ameixa e até a jabuticaba! As frutas conhecidas como “frutas vermelhas” são consideradas por pesquisadores grandes amigas do nosso coração. Elas podem ajudar na redução do açúcar no sangue, no combate ao colesterol ruim (LDL) e ainda na prevenção de doenças do coração.
Frutas de cor roxa e vermelha possuem antocianinas, substância com ação antioxidante e com importante contribuição para o sistema circulatório. 

⏩  DICA DE CONSUMO: 4 frutinhas vermelhas por dia são suficientes combater o colesterol.


8. Berinjela: Contém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicerídeos.A berinjela, por possuir alto teor de fibras, ajuda na diminuição das gorduras que circulam pelo sangue. É rica em flavonoides e antioxidantes, substâncias que dificultam a formação de placas de gorduras nas paredes das artérias.
⏩  DICA DE CONSUMO: Cozida na água ou no vapor, a berinjela fica uma delícia em uma salada no almoço.

9. Alho: rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL).



Sua força anticolesterol está nos compostos sulfurosos que, infelizmente, não resistem ao calor da panela. 

⏩  DICA DE CONSUMO: Ou seja, quem quiser se beneficiar terá que comer um dente grande de alho cru por dia! A alternativa a essa terapia malcheirosa é engolir a mesma porção em forma de cápsula.

10- Vinho: Os flavonoides da casca da uva já se tornaram sinônimo de vasos e artérias saudáveis, graças à sua poderosa ação antioxidante, que ajuda a evitar a formação de placas. 
⏩  DICA DE CONSUMO: Um cálice por dia é a medida certa - lembrando que o álcool não é muito recomendável para diabéticos, hipertensos e quem tem altos níveis de triglicérides. Nesses casos, um bom copo de suco de uva já faz as vezes do vinho. :)))

11. Cebola: além de reduzir o colesterol, tem ação anti-inflamatória, que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.

O mau colesterol que causa problemas cardíacos pode ser queimado ou removido se uma Cebola é consumida diariamente. Ela mantém você seguro das doenças coronárias e também protege o colesterol bom.


⏩  DICA DE CONSUMO: Picadinha como tempero, nas saladas  de forma crua , os efeitos ficam mais evidenciados.


12- Maçã: É rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.

13. Aveia: Contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. 
É uma super-heroína contra o colesterol. Em 2004, o primeiro estudo brasileiro sobre os benefícios da aveia, feito na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, demonstrou uma queda de até 15% dos níveis da gordura no sangue em 126 voluntários que consumiram diariamente 100 gramas de flocos de aveia.
⏩  DICA DE CONSUMO: Consumir 100gramas dessa fibra por dia reduz consideravelmente  o colesterol total.

14- Hortelã: O suco da espécie Mentha piperita, ou hortelã-pimenta, é não só um autêntico antídoto contra o LDL como ainda levanta as taxas de HDL, o bom colesterol. 
⏩  DICA DE CONSUMO: Os especialistas recomendam duas doses da bebida, que deve ser preparada da seguinte maneira: em um litro de água, coloque 100 gramas de folhas frescas e bata no liquidificador. Coe e beba em seguida. Mas atenção: crianças, grávidas e bebês só devem tomar o refresco com orientação médica.

15- Maracujá: Um estudo coordenado pelo químico Armando Asbaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, constatou que a casca da fruta é cheia de pectina, uma fibra solúvel que ataca em cheio o colesterol e, de quebra, as altas taxas de glicose.

⏩  DICA DE CONSUMO:Duas colheres de sobremesa da farinha da casca de maracujá polvilhadas em cada refeição surtem um bom efeito. Aqui vai a receita: 
A. Selecione maracujás firmes e sem rugas. Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços. 
B. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando. 
C. Retire a assadeira do forno quando a casca estiver torrada. Bata no liquidificador. Se restarem grumos, peneire a farinha. 
D. Acrescente a farinha em pratos e bebidas.

BÔNUS DE COMBATE AO COLESTEROL RUIM:

 Chocolate: Sim, ele mesmo. Todo mundo sabe que essa delícia é gorduroso. Só que a gordura do cacau, chamada ácido esteárico, ganha nova roupagem no fígado, transformando-se em ácido oleico - um tipo benéfico também presente no azeite de oliva.

⏩  DICA DE CONSUMO: O consumo de 20 gramas diárias (um tablete pequeno ou um bombom) aumenta em até 20% a quantidade de antioxidantes no corpo. Esses últimos evitam que o mau colesterol se deposite nas paredes dos vasos. Mas atenção: só vale o chocolate amargo, já que a gordura saturada presente no leite atrapalha os benefícios daquela que está no cacau.


Alimentos que devem ser consumidos com cautela:


Ovos em excesso

Já foi considerado vilão, mas o ovo pode ser comido, porém, não devem ser consumidas mais do que 4 gemas por semana, nos casos mais brandos de colesterol alto, e não mais do que 2 gemas, nos casos de colesterol mais elevado ou de risco cardiovascular. É preciso incluir nessa conta receitas que levam ovo, como bolos e massas. Como a clara não tem colesterol, pode ser consumida sem problema.

Leite e derivados

Deve-se optar pelo leite desnatado, queijos magros e iogurte também desnatado. O queijo mais magro é o cottage, mas há ainda a opção da ricota e do queijo minas light. O creme de leite comum pode ser substituído pelo à base de soja, que é mais leve, e a manteiga deve ser evitada.

Pão

O pão de cereais, como aveia, milho ou trigo integrais estão liberados. Já os feitos com farinha branca e que levam muita manteiga e ovo na sua composição devem ser evitados, como croissants, biscoitos com alto teor de gordura, bolos, muffins.

Carne

Reduzir o consumo já é de bom tamanho para aqueles que não conseguem viver sem carne. Evitar as carnes gordas e as processadas, salsicha, presunto, salame etc é fundamental em uma alimentação saudável. Além do colesterol, o consumo de carne está ligado também ao câncer, como alertou a OMS.
⏩  Pois é gente, a  melhor forma de combater o colesterol ruim é manter o bom senso na hora das refeições, evitar o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans, preferir óleos vegetais para cozinhar e evitar o consumo de carnes vermelhas, principalmente as carnes gordurosas. 

⏩  E você? Tem alguma sugestão  ou faz uso de algum alimento específico não mencionado nesta lista para combater o colesterol ruim? Deixe suas sugestões nos comentários! Abaixo deixei um vídeo de dieta recomendada para quem tem colesterol alto e um link de uma reportagem para sanar todas as dúvidas que porventura ainda existirem. 
Um beijo e até a próxima semana! :)))😉



Bibliografia do artigo e imagens do Google imagens
http://www.tribunapr.com.br/blogs/andre-paje/20-melhores-alimentos-pra-baixar-o-colesterol/
https://saude.abril.com.br/bem-estar/alimentos-anticolesterol/
https://drjulianopimentel.com.br/artigos/melhores-alimentos-diminuir-colesterol/
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/3934-como-baixar-o-colesterol-ruim-alimentacao
http://brasilescola.uol.com.br/saude/alimentos-que-combatem-colesterol-ruim.html

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

9 comentários:

  1. Tudo, tudo delicia, Adriana 😍😍😍!
    Mas vez e outra não dispenso uma pizza não 😁.

    Beijo 😘!

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    1. Meri, hahaha que maravilha querida!!!
      Ainda bem que os alimentos que combatem o colesterol ruim são todos maravilhosos!
      Puxa, tem até chocolate nesta lista primorosa!! Uma delícia!!!

      Mas não se preocupe, uma pizza de vez em quando é necessária, senão a vida não tem a mínima graça não é? Atualmente descobri a pizza dietética só com ingredientes tipo manjericão, mussarela de búfala, tomate seco, rúcula e cogumelos: acredita que fica até gostosa? rsrs

      Apaixone-me perdidamente!! :))))

      Obrigada pelo carinho da presença querida!!
      Tenha uma semana muito linda!!'Beijinhos!!! :))))

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  2. Os que aumentam são os mais gostosos,né. Convenhamos. rsrsrs Perdição... Adorei a postagem, Adriana. Bjão e boa semana!

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    1. Hahaha Sérgio, é verdade amigo!!

      Como pode isso né? Os mais saborosos é que depositam o malvado colesterol LDL nas nossas artérias. Enquanto isso, o colesterol bonzinho, o HDL, tenta limpar o rastro de sujeira deixado pelo LDL, sendo o próprio LDL, o maior impedimento que bloqueia e impede o sangue de circular livremente nas veias. Uai, parece até enredo de novela amigo...rsrs Tem o vilão, tem o mocinho e a história para ser desenvolvida!! :)) rsrs

      Adorei sua presença querido!!
      Obrigada pelo carinho, SEMPRE!!!
      Tenha uma semana maravilhosa! :)))

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    2. Novela cheia de viradas... rsrsrsrs Bjão!

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  3. Olá amiga
    Amei sua postagem, como sempre é muito bom está aqui no seu cantinho lindo.Amiga, essa sua postagem está maravilhosa e tudo que precisava ler e saber. estou no tratamento com medicações para baixar meu colesterol ruim e como é difícil Mudei toda alimentação. O que não estou fazendo ainda são as caminhadas ou exercícios físicos. Obrigada por compartilhar. grata pela visita ao meu cantinho. seja sempre bem vinda, querida.
    Deixo esse pensamento com desejos de que sejas sempre feliz.
    “A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe”. Seja muito feliz amiga, hoje e sempre.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

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    1. Lourdes, que honra ter você aqui querida!!
      Boa noite!!

      Fico feliz que tenha gostado do post, agradeço todo o carinho minha querida!
      Está em tratamento para tratar o mau colesterol? Então esse artigo é ideal, pois fala de tudo um pouquinho e dos piores e melhores alimentos para o combate ao colesterol!!
      Mas precisa se ater às caminhadas, um pouquinho por dia e já começará a sentir a diferença minha querida!! Vamos, anime-se, você consegue!! :)))

      Amei a frase, tão carinhosa e tão bonita, muito obrigada!!
      Aproveito para desejar uma semana maravilhosa!
      Muitos beijos!! :))))

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  4. Boa noite, Adriana.
    Como vai?
    Extenso o post, contudo , muito interessante.
    Aprendemos sempre!
    Farei mais uso de determinados alimentos.
    Tudo de bom.
    Beijos na alma.

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    1. Patrícia, linda e querida poetisa, muito obrigada pela presença linda!!! :)))
      Estou bem, muito obrigada!!
      Sim, costumo fazer posts enormes..rsrs
      Mas estou melhorando aos pouquinhos essa maneira prolixa de ser!!

      Que bom que alguns alimentos serão úteis!!
      Obrigada querida! Está sempre comigo!!
      Beijinhos e uma semana linda!! :)))

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