Estudos mostram que tudo na praia nos faz bem: a água, a brisa, a areia e o som das ondas...





Oi gente querida, é alto verão, onde as temperaturas estão bem elevadas! Mas você pode dar um refresco neste calorão e de quebra cuidar de sua saúde: é só ir à praia! Sim, é bem mais fácil cuidar de sua saúde do que você imagina. Se você sempre experimenta tranquilidade, paz e bem-estar quando vai à praia, saiba que as sensações positivas não estão exatamente relacionadas a férias ou descanso, mas sim ao próprio ambiente. Conheça estudos científicos que comprovam que tudo na praia faz bem, desde o mar até as cores e os sons...  

Enquanto lê o artigo, ouça essa linda canção e veja como o mar é maravilhoso e traz toda a paz do mundo...






Benefícios da praia para a saúde


1. Mesmo quem não gosta da água fria do mar pode tirar proveito das águas através da sua cor. Um estudo da Nova Zelândia afirma que o azul do oceano tem poder de reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida. Maravilhoso todo o azul desse mar com o marquinho ao longe a navegar...


2. O ar que você respira no litoral, geralmente salgado, é espalhado pelas ondas do mar e, de acordo com estudos, promove melhoras ao sistema respiratório. Pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão na praia.



3. O mesmo ar que melhora a respiração também contribui para o descanso noturno. Isso porque os íons de hidrogênio carregados negativamente que ajudam a absorver oxigênio e equilibrar os níveis de serotonina, resultando significativa melhora do sono. Nada como o anoitecer perto do mar!


4. O contato físico com a água salgada do mar também é conhecido pela ciência por promover bem-estar físico. Estudos indicam que ela fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e aumenta a circulação. Não tem nada melhor do que um relaxante banho de mar...




5. Os sons do mar já são famosos por trazer relaxamento, mas saiba que os benefícios dos barulhinhos vão muito além. Um estudo feito pela Universidade de Exeter, Inglaterra, os sons do oceano ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada. Ouça como é maravilhoso:



Ciência explica por que o mar ajuda a relaxar

De acordo com o estudo, os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada.

As ondas dos oceanos, segundo a pesquisa, geram íons negativos que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio. Eles ainda são capazes de regular os níveis de serotonina, substância química produzida pelo organismo responsável pela melhora do humor e pela redução da ansiedade.



Foi constatado também que o cortisol, o hormônio do estresse, também tem seus níveis reduzidos no organismo com o barulho das ondas do mar, que tem padrões de volume e frequência harmônicos e relaxantes.

Além disso, o som gerado pelo mar pode nos remeter aos ruídos que ouvimos quando estamos na barriga de nossas mães, o que provocaria grande impacto emocional inconsciente no que diz respeito a proteção e segurança.




Até mesmo visualmente o mar é capaz de transmitir calma e sensação de segurança, uma vez que sua superfície plana transmite estabilidade, afastando a preocupação e o estresse causados pela imprevisibilidade do ambiente. Então amigos, nada melhor do que ficar com Todo o Azul do Mar!Linda semana para você!




Aproveite e se inscreva no meu Canal. Tem  novidade por lá! Mais de 635 amigos já se inscreveram! OBRIGADA!! 😘

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. ADOREI teu post e realmente o mar faz toda diferença na minha vida. Preciso dele, sou pArte dele E AINDA BEM, NO MOMENTO ESTOU NELE CURTINDO FÉRiAS!bjs praianos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, o mar é maravilhoso demais não é amiga?
      E quantos benefícios provoca...Puxa, nossa saúde agradece!!
      Ah que maravilha, só curtindo as férias no mar, recarregando as baterias, ficando ainda mais feliz!! Nada melhor do que ouvir o barulho das ondas do mar!!

      Beijos Chica e obrigada por seu carinho lindo!
      Tenha uma semana maravilhosa, com todo o azul do mar!!

      Excluir
  2. Eu sou muito suspeito pra falar,porque sou apaixonado primeiro pelo azul e depois pelo mar e por fim pelas praias. Realmente, muitos benefícios que a praia e seu mar podem nos proporcionar; conforme destacou, inclusive já tinha ouvido sobre o som do mar e 'na barriga da mamis'; adorei o vídeo inicial e a musical; obrigado pelo carinho,amiga Adriana, bela continuação da semana, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, obrigada pelo carinho da presença querido amigo!

      E realmente tudo no mar nos encanta não é?
      Ah, o azul do céu, o azul das águas, o azul da vida pulsando...
      Que linda história ao contar sobre o som do mar que ouviu ainda na barriga de sua linda mamãe, que belíssima lembrança amigo!!
      Gostou dos vídeos? O primeiro foi todo editado com imagens da praia onde pratico meus exercícios habituais e o último em uma praia linda, toda azul, destacando a maravilhosa canção do 14 Bis de Todo Azul do Mar!! Agora não consigo mais fugir da arte de edição de vídeos: apaixonei-me completamente...rsrs

      Agradeço imensamente sua presença tá amigo?
      Um grande beijo e uma semana mais do que maravilhosa!! :)))

      Excluir
  3. Ô, Adriana, nem me fale! Eu, como vico no planalto, longe do mar, sei bem a falta que este contato me faz!

    Mas que interessante este estudo, cheio de informações bem embasadas! Você sempre uma pesquisadora nata, adorei o artigo! Faz muito tempo que não vou à praia, estou da cor de um papel sulfite! Parabéns pelo post, uma ótima lembrança para todos.

    Beijo grande e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, amigo, que tal umas férias em uma bela praia?
      Iria te fazer bem..
      Entretanto, teria que deixar um tutor para cuidar de suas belas orquídeas e agora, o berçário de suculentas...
      Mas valeria a pena, voltaria mais energizado e ávido para começar novos e belos projetos!!

      Agradeço o carinho da presença amigo!!
      Lindíssima semana!
      Beijos! :)))

      Excluir
  4. Mas só mares em locais calmos, Adriana. Praias no RJ, por exemplo, com uma multidão gritando e vendedores berrando não há calmaria que resista. kkk Adorei a postagem. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida Sérgio, que pena que o mar aí esteja tão agitado, não nas águas, mas na própria areia...

      Realmente, para conseguir os benefícios do mar em sua integridade, há de ter o silêncio, com tão somente o barulho das ondas quebrando na areia e a suave brisa soprando..
      Afinal, gritos dos vendedores por todos os lados nos deixam ainda mais agitados não é? rsrs

      Agradeço a presença sempre tão bem humorada amigo!! :)))
      Tenha uma semana incrível!
      Beijinhos!

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.