Conheça as 4 praias do Centro de Guarapari e se encante!



Oi amigos queridos! Estamos em pleno verão e o calor continua forte. E prepararem-se, pois agora começou a melhor temporada para conhecer as  praias mais lindas do meu Estado - Espírito Santo e quiçá, do Brasil!  Hoje vou te levar para passear por Guarapari em quatro praias belíssimas que se localizam no principal centro urbano da cidade. Começaremos na praia da Areia Preta e seguiremos em direção à Praia das Castanheiras, Praia dos Namorados e terminaremos na Praia das Virtudes. Todas uma ao lado da outra em um local de beleza inigualável.  Localizarei a praia no mapa, mediante  vista área e depois farei uma breve descrição para você não perder nenhum detalhe! Vamos comigo? Aposto que você vai adorar!  E no final curtirá tudo  ao som de Dep Leppard! 😁


1- Praia da Areia Preta


A Praia da Areia Preta é maravilhosa e  com certeza, uma das mais procuradas  do Espírito Santo.  Com ondas fracas e faixas douradas e escuras, é a principal praia de areia monazítica de Guarapari. Além dos idosos, que se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais, muitos jovens frequentam o local para se divertir e refrescar.  
Depois de quase 10 anos de estudos, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), descobriram que as praias da Areia Preta e Meaípe, em Guarapari, têm o poder de reduzir casos de câncer de mama. A atmosfera dessas duas regiões é rica em íons negativos e radiação, o que contribui para que o número de casos da doença no município seja bem menor que de outras cidades do Estado.
Areia Monazítica em Guarapari

O professor explicou que o efeito benéfico da areia monazítica não está em passá-la pelo corpo, como muitos acreditam, mas no ar, onde estão os íons e a radiação. Segundo Marcos, a radiação emitida pelas Praias de Meaípe e Areia Preta funciona como uma espécie de vacina, que cria proteção. Em muita quantidade, a radiação causa danos à saúde, porém, em doses pequenas, como as de Guarapari, o corpo cria resistência, como para o câncer de mama, por exemplo.
Turistas aproveitando os benefícios da areia monazítica na praia da Areia Preta

Que se precaver contra o câncer naturalmente? Venha conhecer a Praia da Areia Preta em Guarapari. Caminhando na areia da praia ainda poderá subir pela trilha sobre as pedras, no lado direito, seguindo até a  prainha das Pelotas. É uma praia belíssima que tive a oportunidade de ver lotada de banhistas aproveitando o melhor que ela poderia oferecer! No vídeo ao final do artigo, começo e termino com a vista lindíssima da praia da Areia Preta, em Guarapari.Veja a localização aérea da praia abaixo e das demais que mencionarei a seguir:

2- Praia das Castanheiras


A Praia das Castanheiras é considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, pois tem águas claras e muito calmas, formando piscinas naturais protegidas por recifes, ideal para se mergulhar e apreciar a beleza do fundo do mar.  O local é  apropriado para a descontração da família, que pode liberar os pequeninos para brincar na água ou fazer os castelos de areia,  que é o sonho de toda criança. Uma praia tranquila, sem ondas e muito bonita, sem dúvida nenhuma.

Destaque para o grande sombreiro natural formado por várias castanheiras que servem de proteção para os banhistas tanto na praia quanto no calçadão, que tem boa estrutura bares e iluminação que atraem também aqueles que querem apenas curtir a paisagem. Uma delícia passear no calçadão da Praia das Castanheiras, observando o mar com seus  barquinhos, cercada de arte, novidade e beleza azul por todos os lados!


3- Praia dos Namorados


A praia dos Namorados faz divisão com praia das Castanheiras através de pedras enormes, intercaladas por recifes, formando, durante a maré baixa, piscinas naturais repletas de peixinhos, o que as torna muito atraentes para as crianças. É uma maravilha da natureza que tive a oportunidade de registrar e me encantar.
Lindeza Capixaba
Do alto do mirante existente na Praia dos namorados é possível avistar os rochedos que fazem a divisa das praias, sendo um espetáculo de beleza , som e cor para todos apreciarem!

Praia das Virtudes

Uma pequena praia de águas límpidas e transparentes... Azul esverdeado como as águas do Caribe e que fazem uma piscina natural encravada entre dois rochedos. É uma praia urbana e faz parte das praias que englobam o circuito histórico cultural da cidade. Pequena enseada, com areias grossas e douradas de mar azul e águas limpas. Reza a lenda que a Praia das Virtudes já foi local de banho de freiras, que por ser mais escondido poderia dar uma maior privacidade a elas.

Lindeza Capixaba
Subindo as pedras na praia é possível avistar as salinas, e um pouco antes delas quando a maré está baixa forma-se uma pequena prainha sem ondas, ótima para crianças. Fui fotografada no alto, tendo abaixo a vista da praia das Virtudes em toda a sua extensão e beleza!
Adriana Helena

👉  Como chegar nas praias de Guarapari: 💦

Ao chegar na cidade de Guarapari, siga para o sul e após passar a ponte do centro de Guarapari, vá pela Av Dr Roberto Calmon até o semáforo. Neste semáforo, vire à direita na Rua Pedro Caetano; Após, siga até à Rua Simplício Rodrigues, vire à esquerda e siga até a Rua D.  Silva Melo, que dá na rua da praia. Chegando lá, vire à esquerda e siga na Av. Des Lourival de Almeida, que é a avenida da Praia das Castanheiras.

Fiquem agora com o passeio completo pelas 4 praias do centro urbano de Guarapari com a trilha sonora da banda inglesa de rock Def Leppard,  Hysteria, música da incrível da banda! Tomara que apreciem e deixem suas impressões aí nos comentários abaixo, vou adorar!! Bom passeio! 😘

 Aproveite que estamos falando de passeio e felicidade, música, praias e natureza  e se inscreva no meu Canal no Tou Tube. Tem novidade por lá! 780 amigos já se inscreveram!



Biografia: Gazeta on Line, imagens do Google e do meu arquivo pessoal de viagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Que ótimas dicas, Adriana. Desconhecia essa areia preta. Pensei que tivesse tudo sujo..kkkk Adorei. Bjs e linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, que bom que você conheceu uma das praias mais importantes do Espírito Santo através doVivendo Bem Feliz!! Fico tão feliz!!

      hahaha a primeira impressão é de que seja minério de ferro não é amigo? Mas é areia monazítica e é ótima para o tratamento natural do câncer!! Pesquisas compravam que faz muito bem!!

      Um super beijo e venha sempre apreciar as praias do Espírito Santo!!

      Excluir
  2. olá Adriana:
    que lugares lindos , um pedaço do paraíso !!
    obrigada por esta postagem e por conhecer este pedaço do Brasil tão maravilhoso que ainda não tive a alegria de conhecer.
    o Espírito Santo tem muita história e belezas naturais, é realmente muito interessante.
    Por aqui ainda estamos com frio e muitos dias nublados.
    Amanhece com 12- 14 graus e fica em torno de 25 à tarde.
    Aí chove e esfria de novo. Mas eu amo o frio, para dizer a verdade não tivemos verão ainda , e estou agradecendo a Deus!!:o)
    mas quando a gente está na praia, e este lugar maravilhosoooooooooooo...
    aí sol e calor é o melhor de tudo !!
    e aproveite esta maravilha por todos nós...
    grande abraço querida amiga .
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KR. Eliane, que bom que gostou das nossas praias querida!!
      Inclusive reforço o convite para vir aqui se refugiar, quando o frio estiver muito doloroso por aí amiga!! Nossa, sua terra é fria demais e creio que eu não aguentaria, pois estou acostumada ao calor de mais de 35 graus! rsrs

      Inclusive suportar um frio de 12 graus no verão deve ser surreal! Nossa!!
      Eu sou friorenta demais...kkkk Tenho os pés frios que parecem saídos de um balde de gelo...kkkkkkk Sou conhecida como pé frio!! kkkkkkkkkkk

      Então amiga, passear por praias tão quentinhas faz um bem para a saúde e previnem até o câncer. A areia monazítica da praia da Areia Preta é espetacular!! Eu já rolei na areia...kkkkkkkk Fiquei igual a um bife à milanesa, mas foi bem rapidinho para não pagar muito mico... Em seguida entrei no mar e a areia saiu e fiquei limpinha!!! rsrs

      Obrigada pelo carinho, pela visita linda!!
      Um grande beijo e uma semana maravilhosa minha amiga!! :))))))

      Excluir
  3. Oi, Adriana! Mas que privilégio poder conhecer, ainda que virtualmente, praias tão bonitas do Espírito Santo, guiados por uma belíssima anfitriã! Muito interessante o texto, jamais imaginei que areias pudessem ter propriedades medicinais. As fotos estão belíssimas, adorei o artigo! Parabéns!

    Beijo grande e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, que alegria poder trazer as novidades das praias de Guarapari para você amigo!!
      Fico muito feliz com isso! Muito mesmo!! Mesmo que tenha sido um passeio virtual!

      Ah, as areias da Praia da Areia Preta são quase milagrosas!! É comum as pessoas rolarem na areia e se enterrarem para poder absorver bem os benefícios....rsrs
      Entretanto, segundo os próprios pesquisadores, o efeito benéfico da areia monazítica não está em passá-la pelo corpo, como muitos acreditam, mas no ar, onde estão os íons e a radiação. Portanto, nem é necessário se encher de areia, basta apenas estar na praia e caminhar sob a areia que os benefícios já estão garantidos!! rsrs
      Mas o pessoal adora pagar um mico, inclusive eu amigo!! kkkkkkkkkkkkkkkkk Eu fiquei como um bife à milanesa, mas depois entrei no mar e a areia saiu!! Foi muito divertido!!

      Obrigada pelo carinho da presença Sergio!
      Tenha uma semana muito linda! :)))

      Excluir
  4. Ahh que delícia essas praias! não conheço Guarapari! Posso imaginar as maravilhas medicinais dessa areia! Puxa! Preciso conhecer! Principalmente com dicas tão boas! ;)

    Muito muito muito obrigada pela sua visita carinhosa ao meu blog!

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que maravilha!! Você deve amar praias não é querida?
      Venha conhecer Guarapari e aconselho a vir fora da estação do verão, quando os turistas já se foram em peso e a praia ficará todinha para você aproveitar! :))))
      Ah, a areia é maravilhosa e nem precisamos passar ela pelo corpo para conseguir os benefícios.. Somente caminhando na praia ja obtemos todos os benefícios dela!!!

      Adorei sua presença querida!
      Vou lá agora no seu canal no You Tube ouvir as novidades!!
      Beijão e lindo final de semana! :)))

      Excluir
  5. :O :O
    Encantada!!! Bom... já te disse que sempre ouço maravilhas sobre os locais do Espírito Santo e depois de conhecer seu bloguinho, cada dia me apaixono mais.
    Praias belíssimas que me fizeram suspirar, de verdade. E ao ver seu vídeo, quase senti o vento em meu rosto.
    Faz muuuuuuuuuuito tempo que não vou à praia. Mais próximo de onde estou é o litoral sul de São Paulo, mas cheio e com praias poluídas. Eu curto muito lugares tipo reservas onde se pode apreciar a paisagem. Gosto de ver pedras, grutas... fiquei fascinada por estas. Obrigada por compartilhar!
    Ahhh... e a trilha sonora, viajei no tempo... Gosto desses rocks antigos que fizeram parte da minha adolescência.
    Obrigada pelo carinho com o Huguinho. Oro pra que Deus encontre um lar com muito amor pra ele. Gostaria muito de levá-lo pra mim pq o amo de paixão, mas minha Cocada é ciumenta e ele é protetor quando estou perto dele, então a adaptação seria trabalhosa. Como eu fico fora o dia todo, tenho receio de brigas. Sei que ele merece todo o amor do mundo: uma casa com caminha, com cuidados... Sabe qdo vc olha nos olhos do peludinho e seu coração dói de deixá-lo pra trás? É assim que me sinto todos os dias. Parece que ele pede uma casa, uma caminha quente... e sei que ele terá!
    Obrigada pelo carinho que sempre deixa lá na Caverna! Hoje postei o Projeto. Quando tiver um tempinho, aparata lá!

    Abraços esmagadores e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poções de Arte, você é sempre tão encantadora em suas visitas!!!
      Ah, vou adorar te mostrar todas as praias daqui do nosso Estado querida!!
      Difícil ter uma favorita, pois todas são igualmente belas!! rsrs

      Já o litoral de São Paulo eu não conheço, minha especialidade é só o Espírito Santo sabe? rsrs
      Também amo grutas, cachoeiras, rios e tudo que nos remete à natureza!!
      E ainda mais com uma trilha sonora das antigas não é? Também amo os rocks da década de 80!!!

      E é claro que Huguinho encontrará um lar lindo, com muito amor para ele!!
      Nunca vi um olhar tão doce!!!
      Logo, logo aparatarei em seu cantinho amiga!!
      Obrigada sempre e muitos, muitos beijinhos!!
      Tenha um lindo final de semana!! :))))

      Excluir
  6. Oi, Adriana. Eu fui para Guarapari há anos e gostei bastante! Tenho ótimas recordações da cidade, das praias e das pessoas. Quem sabe um dia eu não retorne? Aliás, o ES é um estado com muitos encantos, muita natureza e belezas. Sua divulgação aqui é ótima, ainda mais com uma trilha sonora fantástica! :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, que surpresa agradável sua presença aqui em Guarapari comigo!!

      Ah, sim, é uma cidade linda e as quatro praias do centro de Guarapari, são belíssimas e muito bem estruturadas. Eu também estou fazendo um artigo sobre a Praia do Morro, a maior praia do centro urbano de Guarapari. Publicarei na semana que vem!
      Você se recorda qual a praia que frequentou em Guarapari?
      Ah e as músicas do Def Leppard são lindas demais e como combinam com as praias não é amigo? Pura magia!!!

      Agradeço o carinho da presença e já antecipo meu convite para vir conhecer também a praia do Morro na próxima semana!!
      Um super beijo e um lindo final de semana!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.