Você sofre de Tripofobia?



Gente, eu comecei o artigo de forma leve mostrando uma imagem singela de um moranguinho... Se esta fotografia te incomodou, provavelmente você sofre de TRIPOFOBIA.  Você sabe o que consiste essa fobia? Pela internet afora, um número crescente de pessoas tem relatado um incompreensível medo de buracos. Pode parecer brincadeira, mas os que sofrem com a fobia podem chegar a ter um ataque de pânico apenas ao observar uma imagem que mostre uma série de buracos.






Se a imagem acima de um morango brotando faz você enlouquecer - você não está sozinho.
"Até 15 por cento das pessoas (18 por cento das mulheres e 11 por cento dos homens) ficam visceralmente perturbadas depois de olharem para imagens de aglomerados de buracos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Business Insider.

A germinação de sementes em frutas como visto na foto do morango é uma mutação chamada vivíparo. "Vivíparo ocorre com freqüência em algumas plantas, mas apenas intermitentemente em outras, como o morango", explica um artigo informativo em StrawberryPlants.org.

"As plantas vivíparas produzem sementes que germinam imediatamente quando ainda estão unidas à planta.Portanto, os aquênios (comumente chamadas sementes de morango) estão realmente germinando diretamente sobre o morango na imagem apresentada. Isso é muito incrível não é?  A despeito de ser medonho...rsrs

"Estes conjuntos de buracos são comuns na natureza, por exemplo: favos de mel ou aglomerados de bolhas de sabão". Embora as imagens de morango não mostrem verdadeiros buracos (é mais sobre buracos que são preenchidos inesperadamente por folhas), o efeito pode ser o mesmo. Então, esses favos de mel o perturbaram?


Não? Mas com certeza essa imagem  abaixo com certeza vai te perturbar:

A Essência da Tripofobia

Com certeza a imagem acima é assustadora não é mesmo? Sabe o que ela é? Uma singela flor de lótus antes de florescer... rsrs Por esse motivo, o transtorno ganhou o nome de “tripofobia”, que é a junção da palavra fobia (que vem do grego phóbos e significa medo) com o prefixo tripo (do grego trypo, que significa perfurar ou fazer buracos). A condição consiste em um tipo estranho de fobia e pode ser generalizada como um medo de padrões geométricos. Estamos falando especificamente de padrões criados pela natureza.

Até então, não se acreditava que a aversão a buracos pudesse ser uma fobia. Uma prova disso é que o transtorno ainda não foi listado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porém, recentemente um estudo realizado pelos cientistas Geoff Cole e Arnold Wilkins, ambos da Universidade de Essex, procurou explicar as origens desse medo.

Em pessoas que sofrem de tripofobia, a visão de bolhas de sabão, chocolate aerado, ou outros objetos com aglomerados de buracos podem causar enxaquecas, ataques de pânico, suores quentes e um coração acelerado. Causa tudo isso em você?

O que você sente ao ver esse chocolate aerado? Fome ou repulsa?

O medo pode decorrer de uma semelhança visual com animais peçonhentos, de acordo com um novo estudo. Tripofobia é "a fobia mais comum que você nunca ouviu falar", disse o pesquisador Geoff Cole, um psicólogo da Universidade de Essex, em Inglaterra, que sofre com o próprio medo.

Embora muitas pessoas se queixam desse mal na internet, poucos estudos têm investigado o fenômeno. Num estudo, Cole e seus colegas descobriram que 16% dos participantes mostraram sinais de tripofobia.

Mesmo assim, a fobia não é reconhecida como um transtorno pelo manual atualizado recentemente de saúde mental, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Mesmo as pessoas que não temem esses padrões classificaram as imagens tripofóbicas como menos confortáveis para o olhar, disse Cole, que acrescentou que curou a sua própria tripofobia, olhando para as imagens muitas vezes até se tornar insensível a elas.

Então amigos, convido-os a observar as imagens seguintes e depois apontar, nos comentários abaixo, qual a que mais te perturbou ou então, se nenhuma delas alterou o seu estado de espírito, parabéns!! Você é forte viu? pois eu fiquei alterada em todas elas...kkkkkkk

A próxima será uma prova de fogo e nada mais é do que um par de pernas ajoelhadas sobre ervilhas congeladas e as marcas que ficaram deste ato... Te impressionou?

Ou que tal observar os poros de uma singela folhinha de plantinha verde? Te deixou nos nervos? rsrs

Ou que tal esse capacete futurístico de um ciclista? Ainda bem que o meu capacete não é assim, senão jogava-o ao alto...kkkkkkkk


Ah, e se você adora artesanato, e trabalhos manuais, por favor, evite fazer toalhinhas de crochê deste modelito abaixo, pois é assustador, mesmo sendo todo coloridinho...rsrs
É apenas uma ave, provavelmente um pica-pau depositando a reserva para o inverno nos buracos no tronco de uma árvore. Isso lhe parece perturbador?



E então, você sofre de Tripofobia? Deixe sua experiência relatada aí embaixo nos comentários! Vou adorar saber!! Um super beijo e até a próxima gente linda!!Ah, e aproveite e acompanhe o meu Canal no YouTube.  Já somos 800 amigos seguidores e agradeço muito a sua companhia em todas as horas! Até mais!!😀






Fontes:Ciência On Line e  Tripofobia: o medo de buraquinhos- Imagens do Google imagens


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

10 comentários:

  1. Gostei de ler e ver as imagens. Logo, não sofro desse mal,rs beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica ainda bem querida!!
      Existem pessoas que tem uma tripofofina acentuada!!
      Isso é algo bem intrigante!!! rsrs
      Muito obrigada pelo carinho da presença amiga!!

      Beijos e uma semana muito linda amiga!!! :)))))

      Excluir
  2. Olá Adriana, que matéria interessante! Você arrasa, como sempre. =) Bom, eu não conhecia o termo e nem imaginava que alguém pudesse ter esse tipo de fobia. Vivendo e aprendendo. rs Parabéns pelo excelente post. *beijos, amiga*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, tem cada fobia estranha por aí que a gente nem imagina amiga...kkkk
      Ainda bem que essa ainda é mais levinha, tem outras que a pessoa não consegue lidar mesmo e causa até ataque de pânico!!

      Você não se apavorou com as imagens? Então passou no teste com louvor!!!
      Um beijo e uma semana muito linda querida!
      E obrigada pela doce presença!!
      Beijos!! :)))))

      Excluir
  3. Nossa, Adriana, nunca tinha ouvido falar nessa fobia. Que curioso. Adorei ler essas informações. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, essa fobia é bem estranha não é?
      Tem cada coisa maluca amigo!! rsrs
      Ahhhhhh e eu coloquei umas imagens mais leves, tem outros exemplos de tripofobia no google que causam até mal estar....rsrs

      Eu que agradeço pela participação, sabe que adoro!!
      Um super beijo e uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  4. Nossa , não conhecia este termo.
    não conhecia esta fobia também.
    ainda bem que desta estou livre !!
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KR. Eliane, essa fobia é uma das mais leves que conheço pois tem tratamento e a pessoa pode se curar de uma maneira bem leve...
      É bastante perturbador para quem sofre e a imagem de mini buraquinhos pode causar transtornos horríveis!!
      Ainda bem que estamos livres dessa né querida?
      Um super beijo e muito, muito obrigada pela visita querida!

      Tenha uma semana muito linda!!
      Beijinhos com todo o carinho do mundo!! :)))

      Excluir
  5. Ahhh eu não tenho problemas com isso e não sabia que isso era possível! Nossa! A foto que mais me incomodou foi a dos joelho e ervilhas rs

    Olha muito obrigada mesmo pela sua visita sempre tão carinhosa no meu blog!

    Beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você é sempre um amor!!! Eu que agradeço seu carinho!!!
      Sim, aquela foto da ervilha congela nos joelhos causa uma aflição danada...rsrs
      Estou acompanhando todos os seus vídeos, sempre!!

      Beijos e um lindo final de semana! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.