Como treinar sua Mente para ser mais feliz em 7 passos:





Pesquisadores ensinam como treinar o cérebro para alcançar a felicidade, mas é preciso adotar atitudes positivas.

Sim, podemos aprender a ser felizes. Estudos científicos apontam que é possível treinar o cérebro para alcançar uma vida feliz. Para isso, pesquisadores explicam que é necessário exercitar a mente, buscando sempre focar em emoções e pensamentos positivos e atitudes direcionadas para a resolução de problemas. Aqui tem 7 dicas simples e especiais para você iniciar já seu treinamento:




Entre as atitudes que devem ser praticadas regularmente estão ser grato, ter objetivos ao longo da vida, cultivar bons relacionamentos- seja com familiares ou amigos e valorizar as coisas boas do dia a dia. A felicidade está nos momentos mais simples e singelos do seu dia!

O nosso estado mental é profundamente influenciado por nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas, tanto em relação ao mundo como a nós mesmos. Aquilo em que focalizamos nossa atenção passa a fazer parte de nossa realidade. Por isso, enquanto lê o artigo, aperte o play e ouça a doce voz de Roberta Campos na canção Minha Felicidade. É como um mantra, daqueles perfeitos para relaxar e esquecer os problemas da vida. As imagens do clipe são pequeninos momentos de felicidade, pois são nas reações mais simples e singelas que encontramos a verdadeira razão da nossa existência.




Aquilo que focalizamos, se expande primeiro internamente para em seguida se manifestar na nossa realidade.

Saber disso abre um leque de boas possibilidades. Se temos o poder de influenciar aquilo que virá a se manifestar em nossa realidade, podemos escolher boas coisas para nós, como, por exemplo, ser mais feliz.

Como podemos utilizar a mente e treiná-la a ser mais feliz? Aqui estão alguns passos simples que talvez não resolvam seus problemas, mas certamente lhe deixarão mais propenso à felicidade. E se quiser se aprofundar no tema, é só clicar na imagem com a frase escolhida, ok? Vamos lá?


1-Definir o que é felicidade para você


Ser feliz não é algo que venha de fora, não existem acontecimentos que vão tornar uma pessoa mais ou menos feliz. A morte de um ente querido é um acontecimento devastador e que pode afetar a felicidade (já existente) dentro da pessoa que perde alguém, ou tornar ainda mais infeliz alguém que já é infeliz. Isso porque a felicidade, muito bem definida por Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo, é "[...] um jeito de ser. É um estado mental ótimo, excepcionalmente saudável, que dá a você os recursos para lidar com os altos e baixos da vida."

Para uma pessoa infeliz, qualquer acontecimento bom, não a fará mais feliz. Talvez ela sinta uma alegria momentânea, porém voltará ao seu estado infeliz tão logo o evento passe.

"Felicidade não é a busca infinita por uma série de experiências prazerosas. Isso é uma receita para a exaustão", diz Matthieu. Afinal, sua felicidade faz diferença no mundo.






2-Valorizar os ganhos e os pequenos momentos como grandes!


Apesar dos problemas do dia a dia, as pessoas que valorizam os ganhos mais do que as perdas - valorizam mais aquilo que elas têm do que não têm - conseguem ter uma vida mais tranquila e com bem-estar. Viva de pequenos gestos e construa grandes atitudes!



3-Viver no presente



Muito se tem dito, e desconheço o autor original, que depressão é viver no passado, ansiedade é viver no futuro e loucura é viver os dois. Existe uma imensa carga de verdade nesse dito. Quando focalizamos no passado, no que poderia ter sido ou feito, no que vivemos, seja bom ou ruim, trazemos a infeliz sensação de desapontamento, pois não é possível mudar o passado ou voltar e refazer ou reviver.

Viver no presente é focalizar no que pode ser feito hoje para viver melhor e realizar mais. Se houve erros no passado, o perdão existe para reparar, tanto aos outros quanto a nós mesmos. Se foi um passado feliz que se extinguiu, nada o trará de volta. Portanto, o foco deve ser em construir no agora a vida que desejamos.

Viver no futuro é antecipar algo que talvez nem mesmo venha a acontecer. Perde-se o foco do momento presente e desperdiça-se energia que deveria ser empregada na construção aqui e agora dos pilares desse futuro. Se existem expectativas, não viva de sonhos, comece a construir esse futuro hoje; se existe medo, isso gera ansiedade que paralisa a busca da felicidade e destrói a qualidade de vida. O segredo para controlar a ansiedade e ter boa saúde mental e corporal.


4- Ser grato 


Persevere regularmente em ter atitudes positivas, em cultivar a felicidade interna (independentemente do que aconteça ao redor) e conte suas bênçãos. SEMPRE! TODOS OS DIAS PROCURE ALGO PELO QUE SER GRATO! Gratidão e infelicidade não vivem juntas. Pratique a gratidão e colha flores em todos os dias de sua vida!

Às vezes, os acontecimentos diários podem nos desencorajar e tornar chata tal atitude, como diz Matthieu Ricard, "Devemos perseverar, porque, às vezes, quando está chato é que uma mudança de verdade ocorre. A regularidade é uma das grandes dicas [...] e treinamento mental para se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais altruísta."


5- Ter Resiliência




Ser resiliente aos problemas do dia a dia, tentar não se abater demais, ou seja, ter resiliência, é a forma para se adaptar ao mundo. Por isso, é preciso criar suas próprias estratégias de enfrentamento das adversidades e perdas da vida. Isso também aumenta o bem-estar. Resiliência: a arte de enfrentar os problemas com otimismo.



6- Ser Positivo



Estudos mostram que ter pensamentos positivos, ser otimista com os desafios da vida, dando valor às pequenas coisas, também leva à felicidade e reduz doenças, pois melhor a imunidade. Ser agradável, sempre dando palavras de cortesia ( obrigado e por favor, por exemplo, também fazem o ser humano se sentir bem. Estimule o seu pensamento positivo.


7- Fazer Meditação




Pesquisas comprovam que a meditação reduz o nível de estresse, melhora a respiração e dá relaxamento, aumentando a imunidade, evitando sintomas de depressão e ansiedade. Meditar ajuda o cérebro a produzir mais o neurotransmissor endorfina- considerado analgésico natural- , dando sensação de plenitude. Meditação para encontrar a paz e a felicidade.

Conclusão:


Aquilo que aprendemos ou que fazemos tem o poder de mudar nosso cérebro. Seja uma nova habilidade ou um princípio filosófico. Da mesma forma, o seu cérebro pode ser mudado por uma atitude mais positiva. Escolha ver o lado bom de qualquer evento, ainda que não seja possível a princípio. Mas essa escolha consciente o treinará a fazer isso e seu cérebro sentirá essa mudança, passando a ver o lado bom das coisas. Persevere e acontecerá.

E agora o vídeo mais fofo que verá hoje, onde a felicidade está nos microssegundos de sua vida!



Aproveite que estamos falando de felicidade e se inscreva no meu Canal no YouTube. Tem muita novidade lá! 8.000 amigos já se inscreveram!Obrigada!



Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

13 comentários:

  1. Boa noite querida Adri, e basta nós seguirmos os pequenos passos, termos disciplina e tudo vamos harmonizando em nossos seres, bjs meus e feliz sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, quanto tempo poeta querido!!
      Fico muito feliz com a sua presença aqui depois de uma grande temporada!!!

      Está tudo bem? E estamos sempre às voltas com a felicidade não é mesmo?
      Agora também estou editando vídeos no YouTube...rsrs Virou quase um vício!! rsrs
      Será um prazer ter a sua companhia lá também poeta!!
      Obrigada pelo carinho, pela presença e maravilhosa companhia!!

      Desejo uma semana maravilhosa!!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Passos maravilhosos, Adriana. Sempre com posts motivadores. Adorei. .Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio, você gostou das canções?
      Adoro quando aqui vem!!
      Beijos e uma liiinda semana querido!! :))

      Excluir
  3. Adri,
    O que mais gostaria de fazer é meditação, sou tão inquieta (pela correria vivida nunca cidade grande) que embora tenha um tapete para esta finalidade nunca o utilizei.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, que prazer tê-la aqui novamente depois de um belo período!!
      Muito obrigada!!
      Meditação nos deixa leves e serenas...Realmente vale muito a pena querida!!
      Que tal tirar a poeira do tapete e colocar mão à obra hem?

      Amei você aqui amiga!!
      Linda, linda semana!!
      Um super beijo!!!!

      Excluir
  4. Adriana, gostei de ver cada um dos passos dados aqui. Tão bom de ler, pena que nós complicamos tanto a vida,né? bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Chica, é difícil de colocar em prática, mas a gente pode tentar não é mesmo?
      Como você disse, nós é que complicamos!
      Obrigada pelo carinho da presença querida!
      Um super beijo e um lindo restante de semana!! :))))

      Excluir
  5. oi, querida Adriana Helena!

    há qto tempo! está tudo bem com você? eu fui operada à mão esq. e é ainda com alguma dificuldade, k estou escrevendo.

    estive cá há umas semanas, mas não consegui comentar o post, pois só o poderíamos fazer pelo Face e eu não tenho, por opção.

    que post maravilhoso e elucidativo, esse. todo o mundo quer ser feliz e para isso é preciso aprender a ser. tudo se aprende na vida e os sentimentos tb são ensinados e treinados.

    de todos os itens, que você aqui apresenta, acho k pra mim, o mais importante será viver no presente e com positividade. o passado já passou e já não interessa e o futuro ainda não sabemos qual será. então, presente e nada de fazer prognósticos a longo prazo. um dia de cada vez.

    beijos, abraços mil e dias de imensa felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, nossa, que prazer em revê-la aqui querida!!
      Sim está tudo bem minha amiga!!
      Cuide muito de sua mãozinha, ela é necessária demais!
      Está fazendo fisioterapia? Se cuida tá?

      Ah, obrigada!! Sabe Céu, escrever sobre a felicidade é algo grandioso, pois o assunto jamais se esgota e tem ramificações incríveis!!
      E você tem razão, vamos viver no presente pois quem vive do passado é "múmia"rsrs e quem vive pensando no futuro é "neurótico"...rsrs
      Quem vive apenas o presente, com certeza, é muito mais feliz!!!

      Agradeço demais o carinho da presença, mesmo com toda a dificuldade e o esforço que precisou fazer querida! Mas tenha cuidado com sua mão tá?

      Muitos beijos e um restante de semana maravilhoso!! :)))

      Excluir
  6. Oi, Adriana! Eu amei esse post, adorei as dicas e as sugestões! Principalmente porque eu acredito muito nisso tudo. E sei que a gente pode ser mais feliz com a consciência que podemos adquirir do que somos, do que podemos ser, do que podemos oferecer ao outro e a nós. Gostei muito mesmo!!!

    E obrigada sempre por todo carinho!!

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que maravilha, eu sabia que você iria gostar deste artigo, pois é tudo o que encontro no seu cantinho O Leve da Vida!!!

      A Felicidade é simples, mas parece complexa não é? rsrs
      O importante é viver cada dia como se fosse o último, esquecer o passado, não pensar demasiadamente no futuro e viver o presente, INTENSAMENTE!!!

      Um super beijo amiga querida!!
      Tenha um lindo restante de semana!!!
      Beijinhos!!! :))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.