Viajando e conhecendo o mundo através da Música!




Hoje você vai viajar sem sair do lugar! Será para os Continentes do Mundo e com certeza, se encantará, pois será de uma forma amena e muito divertida: através da música! Você já sabe que o planeta Terra possui seis grandes continentes: África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártida. Pousaremos em cada um deles, com uma canção que abraça a sua cultura, a geografia e o seu povo. Venha comigo e ao final me diga qual é a sua canção favorita! Aperta o play!

Os continentes formaram-se no período Pré-cambriano, há cerca de 4,5 bilhões de anos, sobre as placas tectônicas, que inicialmente estavam agrupadas em uma imensa massa territorial, a Pangeia. O movimento milimétrico desses blocos de terra originou os atuais continentes. Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. 
definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos. Pelo menos três versões podem ser consideradas. A primeira e mais utilizada considera que no planeta há seis continentes – extensas massas de terra cercadas por oceanos e que abrigam diversos países. A segunda considera a existência de apenas cinco continentes – ora considerando a Antártida um não continente, ora considerando a Europa e Ásia como um único continente, a Eurásia, por se situarem em uma mesma placa tectônica. A terceira amplia para oito o número de continentes, por considerar as subdivisões do continente americano (Norte, Central e Sul) como continentes autônomos. Neste artigo viajaremos por seis continentes!
1-Continente americano (em verde no mapa)

continente americano possui a maior extensão latitudinal do mundo, ocupando, praticamente, todas as faixas de norte a sul. Essa distribuição permite que o continente experimente todas as variações climáticas do planeta, desde as camadas mais quentes da região equatorial às zonas temperadas e camadas polares. Do mesmo modo, observam-se as mais variadas expressões de vegetação, solo e relevo.No que se refere aos aspectos histórico-culturais do continente americano, pode-se subdividi-lo em duas porções: América Anglo-saxônica e América Latina. A primeira refere-se à porção de terras ocupada pelos ingleses e que se constituiu como colônias de povoamento. A segunda foi colonizada por portugueses e espanhóis, em sua maioria, e constituiu-se como colônias de exploração. Considerando que a raiz do idioma dos colonizadores ibéricos é o latim, esses países ficaram conhecidos como latinos.
⏩Começaremos na esfera musical representando a América do Norte com a canção Upside Down, do cantor havaiano Jack Johnson,  com imagens das terras americanas e sua poderosa força da natureza! 



⏩E a América do Sul será muito bem representada pela canção da Banda brasileira OutroEu, no single "Ai de Mim". Uma música leve e suave como a natureza... Liberdade, amor e beleza cujo vídeo foi filmado diretamente na imensidão da Amazonia colombiana. ♥Ama a Amazônia♥


2- Continente europeu ( Em vermelho escuro no mapa) 
O continente europeu é composto por 50 países e 8 territórios. Suas fronteiras foram diversas vezes alteradas, com os avanços e recuos dos impérios que o conquistaram ao longo dos séculos. Suas fronteiras são: ao norte, Mar Glacial Ártico; a noroeste, mar da Noruega; a leste, o Oceano Atlântico; ao sul, o Mar Mediterrâneo; a sudoeste, o Mar Negro; e, a noroeste, os Montes Urais.
relevo do continente europeu caracteriza-se por elevações de planaltos ao sul, com os Montes Pirineus e os Alpes; a noroeste, com os Montes Escandinavos e, a nordeste, os Montes Urais. O restante do território constitui-se de planícies.
⏩E para representar esse belíssimo continente tão diversificado, trago imagens da Grécia na canção 93 Million Miles,  de Jason Mraz. De melodia suave e com uma letra intensa, é impossível não se emocionar ao ouví-la.


3- Continente asiático ( Em laranja no mapa) 
O continente asiático possui 48 países e seis territórios, distribuídos em uma extensão de 44.580.000 km². A população do continente é estimada em 4,436 bilhões de habitantes. Esse é o continente mais populoso do planeta, com destaques para a China (1.376.048.943), Índia (1.311.050.527), Paquistão (188.924.874) e Bangladesh (160.995.642).
O elevado número de habitantes do continente faz com que as desigualdades sociais sejam extremas. Enquanto se observam países altamente desenvolvidos, como a Coreia do Sul e Japão, outros permanecem nas menores faixas de renda, na linha da pobreza, como Nepal e Bangladesh. Deve-se recordar que na Ásia estão alguns dos principais produtores de petróleo do mundo, como Irã e Afeganistão. Além disso, há países que possuem extenso parque industrial, como a China e a Índia.
⏩E para representar esse extenso continente, trago a canção Walking on the Chinese Wall do cantor Philip Bailey, que tem uma energia única! O som da bateira, da voz do intérprete e do coral de fundo é mágico e empolgante! O clipe é com cenas da Muralha da China e da capital Pequim.



4- Continente africano (Em amarelo no mapa) 
O continente africano possui 54 países e 9 territórios. Sua extensão territorial é de 30.370.000km², e sua população é estimada em 1.216.000 milhões de habitantes. Com uma extensa distribuição latitudinal, o continente ocupa parte do hemisfério norte e parte do hemisfério sul, sendo cortado praticamente ao meio pela linha do Equador. Assim, somente os extremos norte e sul escapam da zona tropical, localizando-se na zona temperada.
Historicamente, o continente caracterizou-se por um conjunto de conquistas, imposições culturais, colonizações e exploração. Ao longo dos séculos, vários países, especialmente europeus, reivindicaram parte do território africano, assim como suas riquezas e sua população. Durante séculos, o continente europeu beneficiou-se dos recursos naturais e humanos oriundos da África.
Apesar de uma imagem cristalizada de um continente pobre, a África possui importantes potências econômicas regionais, como Egito, África do Sul e Nigéria. Destacam-se ainda Argélia, Angola e Líbia como grandes produtores de petróleo. No vasto território do continente africano, ainda se encontram variadas reservas de recursos minerais, como diamante (Botsuana, Congo e Angola) e ouro (Gana, África do Sul e Sudão).
O clima quente e a vegetação de savana são característicos do continente africano, que possui ainda extensos desertos, como o Saara e o Kalarari. A maior parte do relevo do continente é formado por planaltos e depressões – estas acompanham os grandes cursos d'água do continente: Nilo, Congo, Chade e Níger.
⏩A canção que mais representa esse continente é Africa, considerada uma das canções mais bem feitas do mundo! Venha viajar comigo pelo continente africano com a banda Toto por savanas, rios e imagens de tirar o fôlego!!



5- Oceania (Em rosa no mapa) 
A Oceania é o menor continente do planeta, com 8. 526,000 km². Sua extensão territorial praticamente se confunde com o território da Austrália, de 7.692.000 km², ou seja, um pouco mais de 90% do continente. Assim, alguns autores classificam a Austrália como um país continental. O território restante é distribuído entre 14 micropaíses e 11 territórios.
A população da Oceania é calculada em 21.292.893 habitantes. A Austrália responde por 60% desse quantitativo. Papua-Nova Guiné (6,7 milhões de habitantes) e Nova Zelândia (4,2 milhões) são as outras nações populosas da Oceania.
Os micropaíses que compõem a Oceania, assim como a Austrália, são ilhas que se espalham pelo Oceano Pacífico. Elas são classificadas em Melanésia, Micronésia e Polinésia.
⏩E para representar a Oceania, venho imagens do deserto australiano na canção "Beds Are Burning"  da banda de rock australiana Midnight Oil. É uma das 500 músicas do Rock and Roll que colocou a Austrália em lugar de destaque. "Beds Are Burning" é uma canção de protesto que apóia a devolução de terras nativas australianas aos pintup, povo remanescente dos aborígenes australianos que viviam no deserto, além de ser um grito pela preservação na natureza!!
    6-Antártida (em azul no mapa)
    A Antártida, ou Antártica, é o mais recente a ser explorado e ainda pouco se conhece sobre suas principais características, fauna e flora. Sua dimensão territorial é estimada em 14.000.000 km². Sua população caracteriza-se basicamente por pesquisadores, que se revezam na intenção de desenvolver pesquisas e trabalhos científicos sob condições extremas.
    Atualmente, existem no território antártico 29 bases de pesquisa de diversos países. A base brasileira na Antártida chama-se Ferraz de Vasconcelos e foi instalada em 1984.
    Por uma convenção internacional, definiu-se que o território antártico não pertence a nenhum país, não podendo ser reivindicado ou invadido sob nenhum pretexto. Conhecido como Tratado da Antártida, foi assinado em 1 de dezembro de 1959.
    A Antártida é o mais frio e seco continente do mundo. Suas temperaturas podem alcançar -89ºC, e suas médias de precipitação são extremamente baixas, em torno de 30 mm a 70 mm. Desse modo, pode-se afirmar que o continente é um imenso deserto frio.
    ⏩Ainda não tenho um vídeo musical com imagens do continente Antártico. Por isso deixo a canção "Everybody Wants To Rule The World", single da banda britânica Tears For Fears, totalmente  apropriada para os dias atuais! :D
    Agora me diga nos comentários com qual continente e música mais se identificou. Vou adorar saber! Não se esqueça de deixar o seu registro!!Este artigo é comemorativo da chegada de 2.000 amigos e seguidores. Aproveite também se inscreva no meu Canal! OBRIGADA!!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Tudo bem, Adriana? Que legal esta seleção musical e geográfica! Bem original, adorei! Você sempre demonstra um bom gosto musical, além de estar antenada com as novidades. Parabéns pela coletânea! Também agradeço pelo carinho da sua visita lá no blog. Desejo um excelente cultivo para sua suculenta, que ela fique cada vez mais linda!

    Beijo grande e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, que bom que você veio conferir essa seleção de vídeos que preparei especialmente para dar uma volta ao mundo amigo!! Obrigada!!

      Sabe, o fato de algumas músicas lembrarem determinadas regiões do planeta, me inspirou a criar um artigo acerca dos continentes, dividindo-as por região, cultura e relevo...
      Foi até um aprendizado, me lembrei das antigas aulas de geografia na escola...rsrs

      Amigo, que é isso, eu que agradeço sua presença e simpatia! Você é muito especial!!
      Muito obrigada pelo carinho! Pode deixar que ficarei atenta ao desenvolvimento da minha nova plantinha suculenta! Ela é uma gracinha!! :))

      Um super beijo e uma semana maravilhosa amigo! :))))

      Excluir
  2. sim, excelente e original ideia; amiga Adriana ; nesse mundo de Imediatismo e busca de satisfação contínua e instantânea , os meios musicais midiáticos parecem estar sempre apontando para as músicas americanas ou as com forte influência britânica e como podemos ver em seu bem elaborado post, existem boas músicas, em diversos estilos, por todo o mundo e que estou ouvindo/vendo pela primeira vez aqui; parabéns pelo post, muito bem elaborada , com os vídeos e a nossa geografia musical ; feliz continuação da semana, belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felis, muito boa noite amigo!!
      Sabe, muitas vezes é bom viajar pelo mundo musical não é mesmo?
      Mas puxa, você não me falou a sua canção favorita...rsrs
      Ficarei esperando sua resposta!!

      Obrigada pelo carinho, beijos e uma noite maravilhosa!! :))

      Excluir
  3. Querida Adriana, aqui apreciamos e aprendemos com seu artigo muito bem escrito e nos deleitamos, com esta seleção maravilhosa de músicas.Parabéns pelo bom gosto da postagem. Grata pela visita, seja sempre bem vinda! Abraços, continuação de uma feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Lourdes!! É muito bom quando aqui vem deixar suas impressões!!!
      Agradeço a presença e me pergunto qual seria sua canção favorita das 7 publicadas?
      É só curiosidade!!
      Beijinhos e uma noite maravilhosa!! :)))

      Excluir
  4. Olá Adriana! Viagei mesmo, sem sair do lugar, muito obrigada por essa viagem que você me proporcionou aqui no seu lindo cantinho, você é muito caprichosa!
    Um abraço com muito carinho, Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, muito obrigada querida!!
      Você gostou de viajar pelos vários lugares do planeta?
      Ahh e os vídeos foram todos preparados por mim...
      Mas adoraria saber a sua canção favorita, destas 7 que foram publicadas....
      Beijos e uma linda noite!!

      Excluir
  5. Adorei essa viagem musical, Adriana. Seus posts sempre são verdadeiras viagens, só que esse tu seguiu ao pé da letra. Adorei a criatividade e o bom gosto das músicas. Bjs e bom fim de semana!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, que bom que gostou desta viagem querido amigo!
      E tudo com canções que retratam a cultura de cada local...
      Sabe, fiz questão de editar cada um dos vídeos para ficar realmente uma viagem com muitos significados...

      Agradeço o carinho amigo!
      Você ainda é um dos últimos remanescentes que vem ao blog e isso me deixa feliz demais!!
      Tenha uma semana maravilhosa!
      Beijos! :)))

      Excluir
  6. Adriana, que delícia essa seleção com você nos levando a caminhar pelo mundo! Gostei muito mesmo! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você é uma pessoa muito especial, sempre com reflexões que abordam as coisas da vida!!
      E fico feliz demais que tenha vindo caminhar comigo pelos continentes do mundo...OBRIGADA!!

      A propósito, qual é a sua canção preferida das 8 que coloquei neste artigo?
      Adoraria saber, pois você como cantora tem um gosto musical imensurável!!
      Beijos e uma belíssima semana querida!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.