Como superar a dor e a tristeza e se libertar?







Oi gente, dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS),  estimam que mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de tristeza profunda. Conviver com a tristeza dói: tudo se torna sem graça, a pessoa não tem ânimo para fazer nada, se afasta dos amigos e acaba abandonando seus sonhos. Este sentimento normalmente está relacionado a problemas específicos, como a perda de um ente querido, uma desilusão amorosa, traumas, descontentamento profissional/pessoal ou algum conflito interior que não está bem resolvido. Aqui tem dicas para você se libertar dessa tristeza.

Embora seja natural se sentir triste de vez em quando, vale a pena ficar atento caso este sentimento seja persistente e não tenha um motivo específico. Isso porque a tristeza profunda é um dos sintomas da depressão, sendo geralmente acompanhado de baixa autoestima, falta de interesse pela vida, desânimo, distúrbio de sono, dificuldade para se concentrar e mau humor.


Diferença entre tristeza e depressão


A tristeza faz parte da vida e, em geral, uma pessoa que está triste tem um motivo específico para apresentar este sentimento — que dura por um tempo relativamente curto. A depressão, por outro lado, está associada a uma tristeza persistente e sem motivo, que consome todos os seus pensamentos. Quando a pessoa permanece triste e desanimada, sem motivos aparentes, por mais de 15 dias, é indicado que ela procure ajuda médica e psicológica.

O principal sintoma da depressão é a negatividade em relação a si mesmo, ao restante do mundo e ao futuro. O depressivo só se recorda das coisas negativas, e não acredita que coisas boas possam acontecer.


Dicas para superar a tristeza profunda



Entenda que a tristeza pode ser sua amiga




Uma pessoa triste é capaz de mudar seu estado de espírito quando algo bom acontece e consegue pensar em coisas positivas. Em geral, quem se sente triste questiona a razão deste sentimento e, ao pensar sobre o assunto, acabam valorizando sua vida e o momento. Todas as emoções são amigas, e chegam para sinalizar que alguma coisa precisa ser mudada.


Ouça suas emoções


A tristeza rouba a energia do indivíduo. Por isso, muitas pessoas acabam camuflando esse sentimento, querendo que ele se afaste rapidamente. Mas as pessoas que passam por cima da tristeza acabam reprimindo a dor e fazendo que ela cresça em seu interior. Nesse sentido, refletir sobre o que a emoção está querendo sinalizar é fundamental para dar a volta por cima.

Analise sua vida e perceba o que você gostaria que fosse diferente. Algumas coisas podem ser mudadas e dependem de você, e outras não. Mude o que pode ser mudado, e aceite o que não depende de você. Muitas pessoas se sentem tristes porque lutam contra aquilo que não pode ser mudado por elas.


Agradeça mais, Ame mais



Pessoas tristes costumam reclamar de tudo, sempre colocando a atenção no que está errado. Para sair dessa situação, comece a enxergar quantas coisas maravilhosas você tem na vida e quantas oportunidades aparecem no seu caminho. Agradeça aquilo que você já tem e pare de buscar apenas o que falta. A gratidão é a grande chave para se afastar da tristeza e da solidão.


Busque prazer


Reflita sobre a tristeza, mas não mergulhe nela, pois assim só atrairá mais coisas que lhe deixem triste. Faça coisas que tirem o foco da tristeza e te façam sentir feliz. Viaje, visita seus familiares que há muito tempo não vê, faça um curso, pratique esportes, vá ao cinema, saia para dançar, vá ao salão de beleza, saia com amigos que não vê há tempos e aprenda a gostar de estar com você mesmo.

Autoconhecimento


Todas as pessoas precisam olhar para as dores que fazem parte da sua história de vida. Quando acolhemos nossas dores e damos um novo significado para essas memórias, “limpamos” o conteúdo doloroso desencadeia as emoções negativas. Atribuir novos significados para memórias de dor é um dos grandes passos para evitar emoções como medo, tristeza a raiva.

Aprender a superar conflitos, conviver com mudanças, relacionar-se de forma harmoniosa com as pessoas e dominar as emoções são outros pequenos passos que devem ser aprendidos e praticados, evitando que as mudanças naturais da vida nos impeçam de alcançar aquilo que realmente viemos buscar: a felicidade.

Você precisa se libertar

Para superar as mazelas e as tristezas, nada melhor do que ouvir músicas alegres, que tenha conteúdo, que reflitam um caminho a ser seguido ou pelo menos, amenizado...

E para alegrar  a nossa vida, trago hoje uma  das canções mais famosas do QUEEN,  "I Want to Break Free" que  também é uma das músicas mais incompreendidas da banda. Lançada em 1984, no álbum "The Works", foi escrita por John Deacon.

Em meados de 1983, John Deacon escreveu a canção. A respeito de suas composições, o baixista disse, em uma entrevista no ano anterior, que normalmente escreve canções criando personagens e temas cujas reflexões os permeiam. Assim, é comumente aceito que "I Want to Break Free" trata, simplesmente, de alguém que deseja se libertar de dificuldades. Em entrevista a Globo, no famoso diálogo com Glória Maria, Freddie Mercury diria que "tem a ver com todos. É alguém que tem uma vida difícil e quer se livrar de seus problemas".



Durante as gravações do álbum, a banda estava em crise, mas decidiram seguir em frente. Para a divulgação do disco, foram lançados quatro singles, cada um escrito por um dos membros: "Radio Ga Ga" (Roger Taylor), "It's a Hard Life" (Freddie Mercury), "Hammer to Fall" (Brian May) e "I Want to Break Free" (John Deacon).

Uma curiosidade sobre o single é que ele veio em várias capas distintas. Uma delas tinha a foto dos quatro membros, e outras quatro capas com fotos individuais. Para a divulgação da canção, surgiu a ideia de gravar o seu clipe.

A ideia do videoclipe veio da então namorada de Roger Taylor, Deborah Leng (que aparece no clipe de "Breaktru"), que sugeriu a banda uma paródia da novela Coronation Street, caracterizados como drag queens. Taylor levou a ideia para os demais, que aceitaram em fazer algo bastante humorístico e irônico. Mesmo depois de 30 anos correndo pelo mundo, a música ainda é interpretada, por muitos, como apologética ao mundo LGBT, o que não procede, sendo apenas uma brincadeira  para que todos consigam se libertar de seus problemas.  Fiquem agora com o single que eu editei no modo remix!  Linda semana!


Imagens do Google imagens e Tumblr

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Realmente a depressão é algo sério e necessita de muitos cuidados. "A alegria do coração é a vida do homem" (Eclesiastico) Amei o texto Adriana! Não vamos nunca deixar a tristeza tomar conta de nós. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, muito boa noite querida!!
      Sabe, para temos os nossos momentos de felicidade, muitas vezes mergulhamos em uma profunda tristeza...
      Mas como muito bem você mencionou, nunca devemos deixar a tristeza tomar conta de nós...
      Mas em pequenas doses, a tristeza até nos ajuda a compreender e valorizar mais intensamente os momentos de felicidade!!

      Agradeço muito o seu carinho, sua presença...
      Beijos e uma ótima semana!! ;)))

      Excluir
  2. Olá, minha querida amiga Adriana Helena!

    Há qto tempo, a gente não se falava! Estive em descanso com minhas mãos, k estão um pouquinho melhores, e por isso não posso abusar delas.

    Mto grata por sua visita e tão gentil comentário. Adorei te ver por lá.

    Seus posts são sempre mega completos e mto úteis para todos nós, embora possamos não ter o problema em questão, nesse momento.

    De facto, tristeza e depressão são situações, completamente, diferentes, mas as dicas que aqui nos oferece dão para ajudar quem delas precise, atualmente, e até futuramente, pois a gente não sabe se virá a ter necessidade de reler seu maravilhoso post.

    Boa autoestima é a trave mestra para o sucesso nesses casos. A depressão requer acompanhamento médico, enqto a tristeza pode ser removida e/ou atenuada por nós. Todos passamos por momentos menos felizes em nossa vida, mas depois temos forças para voltar ao sorriso cotidiano.

    Gosto bastante dessa canção dos Queen e acho k todo o mundo quer se sentir livre e feliz. Prisão não dá alegria a ninguém.

    Beijos e um abracinho bem apertadinho. Tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, boa noite querida!!
      Os tempos estão um pouco complicados com o adoecimento de minha vozinha Zilda!!
      Mas jamais me esqueço de você, seu carinho e sua doçura para com os amigos!!
      Obrigada sempre por tudo, e mesmo em situações de tristezas e dificuldades em um momento, tudo vai passar e poderei voltar a sorrir como antes!!

      Também adoro a canção do Queen, linda não é amiga? Uma letra que liberta!!

      Tenha uma semana maravilhosa querida e OBRIGADA SEMPRE!!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Sempre com dias valiosas, Adriana. E vale sempre ressaltar mesmo a diferença entre depressão e tristeza. Seus pontos foram precisos. Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, boa noite amigo!!
      Quando passamos por complicações a inspiração da alegria para a tristeza...
      Adorei sua presença sempre tão gentil, muito obrigada!!
      Tenha uma ótima semana!! :)))

      Excluir
  4. Boa bnoit, Adriana. De fato .um tema bem interessante.
    Eu mesma já fiquei prostrada com uma dor absurda, em prantos. Estava chorando por pessoa viva, mas que encontrava-se "morta".
    Dor assim, não desejo para ninguém.
    Não tinha vontade de fazer nada, levantar, comer, o básico.
    Uma amiga psicóloga disse estar preocupada comigo na epoca, dizendo que ja estava passando de tristeza podendo configurar um quadro de depressão.
    Graças a Deus, saí dessa!
    Cada vez mais existem pessoas tristes em todos os aspectos.
    Eu creio que a felicidade e uma busca diária, sem dúvida.
    Parabéns!
    Excelente artigo!
    Tudo de bom.
    Beijos na alma, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, muito boa noite amiga poetisa!!
      Sim, não é fácil superar uma dor que nos lancina a alma...
      Com certeza seu quadro estava evoluindo para a depressão, que é uma doença preocupante da alma...Temos que tomar muito cuidado com ela!!

      Graças as Deus recuperou-se amiga linda...
      Agradeço o carinho, a presença espetacular!!
      Ando mais ausente e espero que em breve toda essa tempestade passe...
      Um grande beijo amiga e OBRIGADA!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.