Vento, ventania, leve o que for ruim e me traga alegria!



Fui acordada hoje pelo barulho do vento na janela batendo impacientemente contra o vidro... E  também pelo barulho da porta do meu quarto que batia toda hora e a dobradura rangia. Por isso, achei que o tempo iria ficar fechado o dia inteiro. Agora, no início da tarde, eis que surge um solzinho e o tempo voltou a se abrir... A vida é assim, com altos e baixos, com tempestades e amenidades...


O vento de manhã passou com tudo e não quis ficar… A essa hora deve estar fazendo barulho e passeando em outra região. Peço aos céus que se o vento passou com força, deve ter levado muitas coisas. Espero que ele tenha levado nossa insegurança, nossa ansiedade, por vezes nosso desespero e por aí vai.... Senhor vento, por favor,  leve com você tudo aquilo que não for bom para nós! 
Já senti ventanias tão fortes que tive vontade de segurar o teto para ele não voar, e poucas horas depois tudo terminou em brisa. Já ouvi chuvas tão agressivas que dava medo em abrir a janela, mas pouco depois se resumiam em gotinhas tímidas grudadas no vidro. É passageiro, o susto é passageiro. A agonia nos abraça tão apertado que dá vontade de sair por aí salvando o mundo, mas ao abrir a porta já não tem mais perigo nenhum. Tudo depende da importância que você impõe.
Se está ventando muito, não precisa se agarrar ao primeiro cobertor que for ver na frente, aproveite o impulso e jogue alguns sentimentos antigos para serem levados pela direção do vento, junto com o teto se for preciso. Dê tchauzinho e um grande aceno, pois já não te serve mais. Aquele teto já estava aí há tanto tempo mesmo. Vai ver você agora quer morar debaixo das estrelas, acampando em meio ao nada e tendo apenas o balançar das folhas como paredes. Até eu que sou ansiosa ao extremo aprendi a me acalmar e a respirar ao invés de suspirar. Até eu que sou um caos sentimental aprendi a chover menos em copos d’água. Eu que vivi sempre estufada, sem espaço pra nada de tanto estar cheia de tudo, aprendi a abrir a válvula de escape e esvaziar um pouco. 



Que mal tem? Passar a vida com o coração acelerado pelos motivos errados é um desperdício de hormônios. Acelera quando algo sai errado, acelera quando não te falam o que queria ouvir, acelera quando alguém vai embora, acelera quando não entendem o que você sente. Ah, pra quê se esforçar tanto, afinal? Se virou rotina se esforçar ao máximo para acalmar os batimentos, está mais que na hora de tomar uma dose do calmante mais forte já inventado. O santo soberano de qualquer medicamento à venda em farmácia, que não vem com bula, mas é tão fácil de usar que nem é preciso instruções: Dê um tempo, tome um tempo, não culpe o tempo, sinta o tempo e recupere seu tempo. O que não pode acontecer é ter tanto medo da vida, e se esconder atrás de tantas chaves. Pois, tudo passa, inclusive o vento levando suas folhas...
 Eu já me enchi com tantos cadeados, mas poucos segundos depois já não lembrava mais o que estava guardando. Já corri tanto da solidão que quando percebi estava de mãos dadas com ela. Então, parei de correr. Joguei as fechaduras. Abri as janelas. E sorri com o vento. Se funciona? Dia sim, dia não. Mas passa, o dia bom passa, e o ruim também. A chuva é fase, por que eu não seria? O incerto também tem seu encanto. O importante é deixar o tempo levar...

Vento, Ventania... a canção...


Em 1983, Bruno Gouveia, (vocalista) Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, decidiram tocar, junto com mais alguns amigos, num sarau, uma espécie de festival de música. Com o sucesso de sua apresentação, eles decidiram fazer daquela ousadia um hábito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna a sugestão do nome "Biquini Cavadão". Bruno passou apenas a cantar, Miguel assumiu totalmente o teclado e Álvaro foi novamente chamado para o grupo, desta vez tocando bateria, ao invés de violão. Em 1992, o Biquini lançou as canções Impossível e Vento, Ventania. Vento Ventania é eleita a música do ano e o Biquini, grupo revelação. 


Creio ser  "Vento, Ventania," a música mais linda do grupo de rock Biquini Cavadão, na qual retrata o desejo humano de se desprender da terra e voar, para conhecer coisas novas, para fugir das agruras da vida: “Vento ventania me leve para os quatro cantos do mundo, Ásia, Europa, América ...” diz a letra da canção.  E esta é a edição desta semana, uma das minhas canções preferidas dos anos 90! Deixe o vento levar o que for ruim e trazer só coisas boas! Linda semana gente querida!!

Inspiração : Chão de Folhas, Wikipedia, Imagens do Google e Tumblr

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. olá Adriana:
    tudo bom com vc?
    nossa eu moro num lugar alto e minha janela assovia igual filmes de suspense.
    como moro num morro alto, meu marido fala que moramos nos morro dos ventos uivantes.
    mas quando dá uma ventania bem forte. tudo se limpa mesmo.
    as árvores perdem seus galhos secos e as folhas velhas.
    é incrível a faxina.
    Mas eu nunca tinha pensado desta forma de pedir para levar embora nosso lixo interior que guardamos e nos tornamos tão pesados..
    minha Nossa, que ideia boa.
    vou tentar praticá-la.
    e não vai ser por falta de vento que não vou poder jogar fora esta ansiedade que mata a gente , não é mesmo?
    eu vi o bikini cavadão e me veio boas lembranças.
    Foi que quando eu e meu irmão bem jovens na época, estávamos vendo televisão e vimos pela primeira vez o bikini cavadão cantando Tédio.
    confesso que foi bem bizarro (e acho que não foi sua melhor música). Mas foi divertido. Você lembra desta?
    mas depois eles fizeram músicas muito legais como esta.
    Seu vídeo está muito legal, incrível como você monta vídeos tão alegres e tão bonitos.
    ficou maravilhoso o resultado.
    grande abraço
    :o)
    PS:Desejo à você tudo de bom Adriana, e sempre que olho minha pripioca crescendo em meu quintal lembro de você.
    quando tiver uma mudinha e você ainda não tiver conseguido, posso sim mandar uma batatinha para você.:o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, querida, nem sei como agradecer o seu comentário tão lindo e cheio de vida e com exemplos tão contagiantes!!
      Sabe, quando escrevo, entro em um mundo paralelo e coloco os meus devaneios diários...rsrs Creio que todas nós sejamos assim um pouquinho não é verdade?
      Buscamos no mundo real informações e inspiração para criar e também interpretar os significados do que acontece com a gente diariamente!

      Ahhh Menina, eu amo o livro e o filme do Morro dos ventos Uivantes!! rsrs Sou fã incondicional e leio o livro todos os anos, de tanto que gosto, e a cada ano descubro algo novo na obra que não havia encontrado antes!!! É simplesmente uma história de amor trágica e melancólica!!! Mas apaixonante!! Coisa linda que vocês moram no Morro dos Ventos Uivantes real!!!!! Uauuuuuuu!!!

      Hahahaha amiga, tédio realmente não é um bom vídeo para mostrar a banda Biquíni Cavadão!!! hahahahahahaahha Bota Bizarro nisso e ainda bem que eles se recuperaram com Vento, Ventania...Ufa...rsrsrrs Menina, eu ouvia Tédio e ficava entediada a despeito da música ter uma letra bem real, mas naquela época em que éramos mais jovenzinhas, a música era chata pra caramba né? kkkkkkkkkkk Dessa eu não farei um vídeo não viu? kkkkkkkkk

      Ahhh você é demais quando olha sua pripioca e lembra de mim.....FANTÁSTICO QUERIDA!! Infelizmente ainda não encontrei a muda, mas foram meses bem atribulados por causa da saúde de Vovó!!! Agora que vou finalmente poder descansar um pouco e voltar à serenidade para encontrar minhas plantinhas lindas!!! Agradeço o carinho querida, você é demais!!!!

      Um grande beijo e um final de semana muito lindo amiga!!
      Se cuida tá? :))))))))

      Excluir
  2. ✽.¸¸.•*`❀✽.¸¸.•✽

    Oi Adriana!

    Como é bom ler seus posts! São sempre mensagens positivas e motivadoras! É disso que o mundo precisa! Adorei tudo o que você escreveu neste post! Tão verdadeiro! Muito bom! Espero que vovó Zilda esteja bem melhor! Também adoro a banda “Biquini Cavadão”, “Vento Ventania” é demais!!!! Adoro todas as músicas deles! E os vídeos que tu produz são energéticos e contagiantes!
    Tenha uma boa continuidade de semana! :-)

    Bjs
    ✽.¸¸.•*`❀✽.¸¸.•✽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, boa noite querida, muito obrigada pelo carinho e presença!!
      Sabe, ainda estou com resquícios do ocorrido com Vovó e por isso essa certa melancolia, mas Vovó está ótima, melhorando a cada dia!! Vai ficar fortona novamente, viiiiva!!!

      Vento Ventania é uma música linda demais não é? AHH, MUITO OBRIGADA!
      Fazer vídeos tornou-se um vício contagiante!!! Quando a música nos envolve tudo soa poético!! E o rock da década de 90 tem muitos exemplos envolventes!!!!!!!

      Beijos querida e um lindo final de semana tá? :))))))

      Excluir
  3. Que linda postagem, Adriana. E assim que eu li o título eu tive certeza que teria a musica do Biquini Cavadão no final. Amo. Bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito obrigada amigo!!!
      Vento, ventania é minha inspiração musical há décadas!!!!!
      Adoro tudo que tem vento e o que leva tudo de ruim e traz só boas novas!!!!!
      Você já está me entendendo direitinho amigo...rsrs
      Somos gêmeos musicais praticamente!!
      Um grande beijo e um final de semana muito lindo!! :))))

      Excluir
  4. Oi amiga querida.....Tava aqui me encantando com Sua página, lindo de viver....Lindo de se vê....Lindo até o fim. Beijos e abraços querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Andrea querida, nem acredito que você está aqui no Blog querida!!

      Fico tão feliz que tenha vindo aqui conhecer os artigos, dar uma olhadinha nas matérias...
      Sabe, eu escrevo muita coisa, às vezes escrevo até demais...rsrs
      Mas escrever e agora também editar vídeos de músicas, é uma maneira de tirar o meu estresse do dia a dia...

      Puxa, não sabe a alegria que é tê-la aqui comigo querida!!
      Todas as semanas, geralmente nas segundas-feiras, eu publico um artigo inédito... E o artigo sempre é o resultado do que aconteceu comigo durante a semana, é repleta de depoimentos pessoais, das coisas que mais me surpreenderam e do que mais me marcou...
      SEJA SEMPRE MUITO BEM-VINDA AMIGA QUERIDA!!
      Você é uma joia preciosa que tenho!!
      MUITO OBRIGADA!!!

      Desejo um restante de semana maravilhosa!!!
      Muitos, muitos beijinhos!!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.