Por que a emoção ultrapassa os limites da razão?



Por que as emoções nos influenciam mais do que a razão? Saberemos agora!
Muitos devem estar com os ânimos exaltados neste período. Desentendimentos e discussões inócuas são desencadeadas a todo momento. É absurdo discutir com alguém em razão da política, afinal nosso País é uma DEMOCRACIA. Mas é compreensível, uma vez que os seres humanos são uma mistura de percepções, emoções, sentimentos e pensamentos. Todos esses elementos formam uma unidade única que resulta em um modo de ser e agir na vida. Mas tem uma palavrinha poderosa para resolver essas questões e se chama RESPEITO!!

Nossa mente é extremamente poderosa e capaz de dirigir o nosso comportamento, tanto para o bem quanto para o mal. Através dela realizamos todos os processos de pensamentos racionais e sentimos toda a força das emoções.
Ah, e hoje para tornar o post mais divertido em razão da semana da criança,  ele será ilustrado com os quadrinhos de Guilherme Bandeira, que entende muito de humor e nos fará sorrir e também refletir...Você vai adorar a criatividade deste incrível cartunista. Siga o Instagram dele para acompanhar todas a novidades.

🔄Sim amigos,  podemos dizer que somos razão e emoção. Duas forças diferentes que muitas vezes apontam para o mesmo caminho, mas outras vezes são contrárias e nos obrigam a tomar uma decisão.Temos a opção de seguir “nosso coração” ou fazer uma lista de “prós e contras”.E nem sempre o bom senso prevalece...
A maioria dos estudos sobre esse processo de decisão garante que geralmente a emoção ganha. Isso ocorre porque a razão ocupa um nível mais elevado na escala do desenvolvimento das experiências subjetivas. É preciso mais experiência, mais tempo, maior habilidade para construir razões do que para deixar as emoções fluírem.

As emoções: etéreas como o ar e tão perigosas como o enxofre

“Emoção”, etimologicamente, significa “movimento ou impulso”: “o que me induz a agir”. As emoções são experiências subjetivas que nos levam à ação. Elas nascem basicamente das nossas percepções diante do mundo, antes mesmo de que possamos pensar a respeito. Se percebemos algo como benéfico, sentimos emoções positivas; se percebermos algo como negativo, elas são negativas.
Muitos comportamentos humanos dependem das emoções. Elas são fundamentais nas decisões que tomamos e geralmente são determinantes.
O medo, por exemplo, é uma emoção muito poderosa, de acordo com o psicólogo Rob Yeung. Por isso, é muito utilizado pelos meios de comunicação e como estratégia política. Da mesma forma, a vergonha e o orgulho são manipuláveis nos seres humanos.

Explorando a origem das emoções…

Na teoria, as emoções não são determinantes, mas podem ser decisivas. Elas são intrínsecas a todos os seres humanos e influenciam os seus julgamentos e deliberações na vida. Não podemos negá-las, mas identificá-las e canalizá-las para o nosso próprio bem.
Existem muitos exemplos cotidianos que mostram como as emoções dominam grande parte do comportamento humano. Por exemplo, quando alguém acredita que deveria ser mais paciente, mas precisa aguardar em uma fila enorme ou esperar alguém que se atrasou muito, se desespera e esquece do seu propósito.
As emoções obedecem a causas desconhecidas. Nós não sabemos porque nos irritamos quando alguém nos serve um café frio, se a nossa mente nos diz que isso não é importante. Mas precisamos controlar nossas emoções...
A origem e o desenvolvimento do poder das emoções são muito indefinidos. Elas fazem parte de uma área dentro de nós mesmos que ainda não conhecemos bem, e às vezes é incompreensível. No entanto, elas são as vozes dos nossos instintos de conservação, de preservação da espécie, de defesa, de ataque, etc.

Existe uma divisão entre emoção e razão?

Na verdade, não existe uma linha nítida que separa a razão da emoção. São dimensões que estão sempre atuando em conjunto no ser humano. As emoções dão origem a certos pensamentos, e os pensamentos por sua vez, dão origem a emoções.
Toda emoção é pensada com alguma razão envolvida nesse processo. Quando deixamos a razão de lado, as emoções são confusas e irregulares. Quando raciocinamos, temos uma experiência mais profunda e equilibrada. E se não controlarmos nossa emoção a realidade pode chegar e nos surpreender..
Aqueles que se dizem “muito racionais” não escapam dessa lógica. Essa recusa em permitir que as emoções façam parte da sua vida demonstra um medo profundo de “perder o controle”.
Da mesma forma, ações puramente emocionais, sem um pingo de razão, são absurdas. O ser humano não pode renunciar ao córtex cerebral, a menos que tenha sofrido alguma lesão ou iniba as funções cerebrais com algum produto químico.

Encontre o equilíbrio entre a razão e o coração

As emoções não são “cavalos selvagens em fuga” nos quais precisamos colocar rédeas. Nós somos seres humanos que contribuem com as suas experiências de vida para dar um significado ao mundo. As emoções não podem ser erradicadas, negadas ou desvalorizadas.
Muito pelo contrário, “ser humano” é ser capaz de sentir. Com base nas emoções se constrói o amor, o sacrifício, os grandes sonhos e as grandes realizações. No entanto, isto não quer dizer que devemos deixá-las “à solta” e agir sem raciocinar.
Alcançamos um ponto de equilíbrio quando somos capazes de perceber o que sentimos, não com o propósito de nos defendermos desses sentimentos, mas com a intenção de canalizá-los positivamente. Isto quer dizer que, se eu sentir medo, a melhor opção é reconhecer, explorar e transformá-lo em uma força a meu favor. 
As emoções nos influenciam mais do que a razão porque estão em uma área mais primitiva do nosso cérebro e, portanto, mais profunda. Elas são a base de tudo o que somos. E não se contenha, se você errou, se  feriu alguém com gestos ou palavras, não hesite em pedir perdão... Você sentirá a leveza tomando conta do seu coração. Se pacificamos as nossas emoções, viveremos muito melhor.

E lembre-se sempre, qualquer discussão com forte emoção não pode ultrapassar certos limites, tem que haver RESPEITO! É certo que as emoções nos influenciam, mas quanto mais abertos estivermos aos nossos próprios sentimentos, mais capazes seremos de ler os sentimentos dos outros. 


🔄 Bem gente e para encerrar com alegria nunca devemos deixar de ser criança na mente e no coração e "Mesmo de Brincadeira", do 14 Bis, prova que a vida é uma eterna e linda brincadeira, misturada com poesia e muito amor... 

14 Bis é uma banda vocal/instrumental brasileira que surgiu em Belo Horizonte, Minas Gerais, criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão.  Em 1981 foi lançado o "Espelho das Águas" disco onde a banda apresentou novos ritmos e arranjos como pode-se notar em "Mesmo de Brincadeira" que é um legítimo country mineirinho. Você vai amar essa canção!   FELIZ SEMANA DAS CRIANÇAS!!


Fonte inspiradora : A mente é maravilhosa

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

Nenhum comentário

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.