Sweet Child O' Mine: A Doce Criança que lançou os Guns N' Roses ao estrelato!



Oi gente, a semana começa de uma maneira diferente,  com a análise da doce criança mais famosa do mundo da música e que também existe em cada um de nós. Você provavelmente deve conhecer a banda Guns N' Roses formada em 1985 na cidade de  Los Angeles. Eles surgiram entre a leva do Rock Hardcore e o Grunge e por isso eles tem o visual com cabelos compridos, calças apertadas, cintura baixíssima e bandanas...  Mas a música é bem pesada,  tanto que eles são considerados Heavy Metal ou Hard Rock. Mas a canção que os levou ao estrelado é doce...

 Inclusive, no meu Canal no YouTube, eu já editei e postei 4 lindas  canções dos Guns: November Rain, Dont ' Cry,  Patience  e Since I Don't Have You,  pois sou fã de suas músicas mais melodiosas... Em 21 de julho de 1987, eles  lançaram seu primeiro album,  "Appetite for Destruction" e é neste álbum que se encontra a incrível "Sweet Child O' Mine" que os elevou à categoria de astros do rock.


O maior hit e maior clássico do Guns N’ Roses, “Sweet Child O’ Mine” é a terceira faixa do lado B do primeiro álbum da banda, O single foi lançado no mercado norte-americano em um vinil de 7 polegadas e também em fita-cassete, contendo a mesma gravação presente no LP . Sweet Child O’ Mine” alcançou a primeira posição no Billboard Hot 100, e até hoje é o único single do Guns N’ Roses a alcançar tal feito.

 O Axl Rose, vocalista dos Guns,  fazia  muito sucesso com sua dança  e com aqueles gritos agudos, assim como os demais integrantes da banda, que eram todos cabeludos e o guitarrista Slash, com todo aquele cabelo escondendo um rosto que ninguém via, sendo considerados os bad boys do rock n' roll.  Hoje, eles continuam em turnê pelo mundo todo, arrasando em todas as apresentações.


Sabe-se que o próprio guitarrista Slash não gosta muito dessa música por não ser hardcore o suficiente. Mas você sabe o que é ser Hardcore  o suficiente? 😆 Hardcore  é uma palavra inglesa que não possui uma tradução literal na língua portuguesa, mas pode ser interpretada com o significado de “algo feito ou executado de forma extrema”. Uma expressão utilizada no português falado no Brasil e que se assemelha ao sentido de hardcore seria “casca-grossa”, por exemplo.Normalmente, o hardcore costuma ser aplicado para classificar subgêneros musicais do rock and roll, como o hardcore punk, o hardcore melódico (também conhecido por emocore), o Post-Hardcore, entre outros. 


O estilo musical hardcore surgiu no final da década de 1970 e começo de 1980, nos Estados Unidos e na Europa, quando algumas bandas de punk rock começaram a acelerar o ritmo das músicas, com notas mais cruas e pesadas. O conteúdo das letras das músicas também sofreu modificações, passando a ganhar um maior contexto social e político. O visual dos músicos, assim como dos fãs do estilo hardcore, também se tornou característico. As roupas e atitudes mais agressivas são exemplos.

O termo hardcore também pode ser utilizado para classificar outras coisas além da música, atribuindo sempre uma “aura” de crueza e solidez.


Com certeza o hardcore  de  "Sweet Child O' Mine,"  é o tipo da música que vai embalar muitas gerações ainda.


A principal característica da canção  é o riff inicial feito pelo guitarrista da banda,  Slash que, juntamente com a voz de Axl Rose, fez com que "Sweet Child O' Mine" obtivesse uma sonoridade inconfundível e se transformasse num dos grandes hits do final do século XX.

Pois bem, Slash  tem um riff de guitarra que todo mundo reconhece no primeiro acorde e ele tem um dos solos de guitarra mais conhecidos e deve render uma boa grana em direitos autorais para ele e bem, Slash sabe muito bem que não tem nada menos hardcore do que a doce e melodiosa Since I Don't Have You) 😁 Ouça também e você entenderá do que eu estou falando...rsrs 

"Sweet Child O' Mine" ficou na 37ª colocação da lista dos 100 melhores solos de guitarra, pela revista Guitar World.

Eu adoro "Sweet Child O' Mine,"  por ser uma música enérgica, incrível e ótima para correr, então vamos analisar para saber que criança doce e linda é essa da letra da canção...


She's got a smile that it seems to me
Reminds me of childhood memories
Where everything was fresh as a bright blue sky
Now and then when I see her face
She takes me away to that special place
And if I'd stare too long
I'd probably break down and cry


"Sweet Child O' Mine" é uma música romântica, é uma declaração de amor e é uma balada com um solo potente de guitarra. Melodia e letra casam super bem nessa música onde o Axl Rose descreve sua namorada. "Ela tem um sorriso que me me faz ter recordações de memórias da infância. Onde tudo era fresco como um céu azul.". Ahhh, memórias da infância...São as mais doces que a gente poderia ter!



She's got eyes of the bluest skies 

As if they thought of rain
I hate to look into those eyes and see an ounce of pain
He hair reminds me of a warm safe place
Where as a child I'd hide
And pray for the thunder and the rain
To quietly pass me by


E continua..."Ela tem os olhos como o céu mais azul, como se eles pensassem em chuva." Ai que lindo não é mesmo? E ele não gosta de ver nada de dor e sofrimento naqueles olhos. E o cabelo? Ahh, o cabelo dela o lembra de um lugar seguro onde ele se escondia e pedia aos céus para o trovão e chuva passar logo. Tão doce...


Oh, oh, oh sweet child o' mine
oh, oh, oh, oh, sweet love of mine


 O mais curioso desta icônica canção é que ela surgiu por acidente. Slash, Duff e Izzy estavam sentados na sala de estar perto da lareira, onde Slash se encontrava tocando a introdução de "Sweet Child O' Mine", enquanto Izzy e Duff tocavam os acordes por trás dela. Axl estava no andar de cima, em seu quarto, e ao ouví-los, começou a escrever a letra. Slash classificava aquela sequência de guitarra como um "exercício pessoal meio idiota", mas para sua surpresa, no dia seguinte, quando estavam ensaiando no Burbank Studios, Axl quis que tocassem novamente o que estavam tocando na noite anterior. Logo, ela se transformou em uma música, e ao ser lançada fez o maior sucesso. Alguns dizem que Izzy fez a música com a ajuda de Slash, e outros falam que Axl fez para Erin.


A "doce criança" a que se refere a canção é Erin Everly, namorada de Axl na época e sua futura esposa, a quem ele chegou a oferecer metade dos royalties da música, alegando que nunca poderia ter composto a letra sem ela como inspiração. Erin aparece no videoclipe de "Sweet Child o' Mine", onde os membros da banda tocam o single em um teatro abandonado. Diversas outras namoradas dos membros do Guns N' Roses aparecem no videoclipe, além do cão de Izzy Stradlin logo no início. Existe uma versão alternativa desse videoclipe com imagens diferentes e a metragem inteiramente preta e branca.



Where do we go?
Where do we go now?
(Sweet child)



Creio que neste  último trecho da canção,  Axl  continuaria descrevendo a namorada em detalhes,  mas aí não teria espaço para o solo de guitarra impecável da banda! (Afinal, essa é uma banda de Hard Rock).

Então ele pergunta com certa insistência e urgência: "Aonde vamos? Aonde vamos agora?". Pode ser um aonde vamos filosófico, ou simplesmente ele querendo saber para que lugar vão - que depois de tantos elogios e doçura na letra existem vários não é verdade?

Bem amigos, tomara que tenham se divertido com a descrição da canção e que tal agora curtir a minha nova edição novinha em folha da "Doce Criança?" Vamos dançar  ou mesmo correr junto com Guns N' Roses! Até a próxima semana gente!!




Inspiração: whiplash.net  e wikipedia . Imagens do google imagens e Tumblr
Vídeo da Página Vivendo Bem Feliz no Facebook

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

  1. Oi, Adriana!

    Sim, sim, você cobriu todos os detalhes em torno de Sweet Child o´Mine que não sobra muito mais o que dizer. :) Parabéns! Eu gosto muito da história de que ela surgiu por acaso, em um exercício simples de guitarra. Quando estamos relaxados e apenas "brincando" com o instrumento musical (ou artístico como caneta, pincel, etc) curiosamente entramos em um estado de fluxo, de ludicidade e com essa abertura que um ensaio não permitiria, conseguimos obter bons resultados.

    Ah, lembrei de uma coisa: a Erin Everly era uma grande inspiração para o Axl. Outras músicas foram inspiradas na ex-esposa do ruivo, como "Don´t Cry" (a primeira versão, antes até do Use Your Illusion) e uma parte de November Rain (que também é anterior ao UYI). Parece que nosso vocalista não teve sorte no amor: o relacionamento com Erin não foi à frente e ele engatou um intenso romance com a modelo Stephanie e o fim deste namoro o abalou tanto que ele foi procurar até terapia de vidas passadas. :o

    Mas é isso aí, rock n´roll e melodias doces combinam muito bem. :) Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, fico tão feliz quando vem em um post musical aqui do Vivendo Bem Feliz, pois sei que você tem conhecimentos incríveis deste gênero musical e que me auxilia muito na composição de futuros artigos! Antes de tudo, muito obrigada mesmo pela riqueza do conteúdo que passou neste comentário!

      Sabe, sou fã dos Guns N'Roses, mas sou mais das canções melodiosas que contenham um clima de romantismo e ternura...rsrs E Sweet Child o´Mine tem essa doçura, a despeito dos solos incríveis de guitarra do Slash e do estilo hardcore da banda ...rsrs

      Amigo, eu já escrevi sobre "Don´t Cry e no momento da edição da canção, eu chorava aos borbotões...rsrs Creio que foi a magia da canção que me tocou e olha, me tocou profundamente...

      Mas agora, o post musical que mais está repercutindo aqui no blog é o da canção WISH YOU WERE HERE- A HISTÓRIA POR TRÁS DA CANÇÃO DE PINK FLOYD. Puxa, fiquei chateada com as vaias que o público deu no show recente Roger Waters aqui no Brasil. Pois deram sem conhecer os motivos da história da banda e da família dele... Foi lamentável!! Mas fazer o que né? É vida que segue!!
      Deixarei o link do Pink Floyd se você ficou curioso tá?
      http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com/2017/11/wish-you-were-here-historia-por-tras-da.html

      Ah, mais uma vez, muito obrigada e desejo um final de semana maravilhoso!!
      Beijos e até mais!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.