Chão de Giz: uma das melhores músicas brasileiras de todos os tempos!



Oi gente, hoje estou chegando com a análise de uma das canções brasileiras mais lindas de todos os tempos: Chão de giz, do incrível Zé Ramalho. É um poema em forma de música, é puro sentimento, um amor que acorrenta e que somente Freud explica...Para você entender melhor, venha comigo agora...


Significado da música Chão de Giz
Chão de Giz é uma música da autoria do cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho que descreve o fim de um relacionamento amoroso.
É uma das músicas mais famosas do artista e consiste em uma música poética, com algumas metáforas. Por este motivo, existem também várias interpretações possíveis. 
É possível concluir que a música se trata de um amor não correspondido ou do fim de um amor entre duas pessoas. Uma teoria bastante divulgada indica que a música foi criada para lidar com um alegado relacionamento frustrado do compositor com uma mulher casada.

No entanto, existe ainda a interpretação que a música retrata as coisas efêmeras da vida, e como essas coisas passageiras se apagam da nossa vida com facilidade, assim como o giz é apagado do chão.
Letra da Música Chão de Giz
Letra da música Chão de Giz

Interpretação da Música Chão de Giz

Solidão
Esta frase evidencia o sofrimento causado pelas lembranças. O autor desce e se encontra humilde no chão, olhando para as memórias de um relacionamento que se apagou rapidamente, como o giz e apagado do chão.

DevaneiosO passado causa dor e as memórias de um amor frustrado são uma tortura que fazem o autor delirar.

JornalExistia o hábito de colecionar as fotos da sua amada, que saíam no jornal, o que indica que ela era alguém da alta sociedade.
Confetes
Os panos de guardar confetes eram sacos usados por costureiras do nordeste, onde guardavam retalhos de pano ou papel. Neste caso, o artista refere que vai guardar essas partes da sua vida, para que não causem mais dor.

Grão-vizir
Um grão-vizir era uma figura importante e de autoridade, que servia como conselheiro de um sultão da antiga Pérsia. O compositor revela vontade de lutar pelo relacionamento, mas sabe que não vale a pena lutar, porque existe alguém que é mais influente, poderoso ou rico (provavelmente o marido).
Colibri
Nesta metáfora, a violeta velha representa uma pessoa mais velha e o colibri alguém mais jovem. Com esta frase, o autor revela que há muitas pessoas mais velhas que não têm alguém novo ou alguém que saiba amá-las verdadeiramente.

Camisa
É possível ver nesta frase o conflito de sentimentos que existem no autor, a loucura (representada pela camisa de forças) e a paixão (representada pela camisa de Vênus).

Caminhão
Revela a decisão de ir embora, porque sabe que o relacionamento nunca terá um futuro. No entanto, ter chegado a essa conclusão foi devastador e se sente abatido, como um lutador de boxe que é nocauteado por um forte golpe.

Acorrentado
É revelada a dependência do elemento mais novo do relacionamento, que está preso. Ele se descreve como um rapaz (boy - palavra em inglês) e com a expressão em inglês "that's over, baby" (que significa: terminou, querida), revela que essa ligação entre os dois chegou ao fim.

Carnaval
Esta frase indica que os dois provavelmente se conheceram durante o Carnaval e o pano de confetes (onde guarda as recordações), já não tem mais utilidade, porque já está no passado.
Despedida
No fim da canção, depois de todas as recordações e afirmações o compositor conclui que para ele terminou e que está indo embora. No fim da música, ele se despede desse amor que causou dor e o fez olhar para o chão de giz.

A música já foi regravada por uma série de artistas como Elba Ramalho e Zeca Baleiro. Fiquem agora com a minha edição desta canção magnífica! Até a próxima gente querida!

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

2 comentários:

  1. Impossivel discordar de vc, Adriana. Que música e que letra. Amei a postagem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, bom dia meu amigo SUPER TOP!!
      Ahh essa canção é um primor né amigo?
      Puxa, poesia intercalada com fatos reais, parece coisa de novela!!
      Amei você ter vindo querido!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!
      Beijos!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.