Como voltar a fazer exercícios depois de muito tempo parado.



Oi gente!  Esse artigo é especialmente para você que quer voltar a ter qualidade de vida depois de muito tempo parado, sem praticar atividade física. Nem sempre a vida facilita para quem quer praticar exercícios. Talvez você tenha sofrido uma lesão, teve um bebê há pouco tempo, etc. São inúmeros motivos que impedem. A verdade é que faz várias semanas ou meses que não mexe seu corpo mais do que o necessário. E cada vez custa mais voltar à ativa. E por que? Porque você acredita que não será como antes, pois ficará cansado rapidamente. Mas podemos mudar isso! Aprenda como voltar a fazer exercícios depois de muito tempo com dicas simples e eficientes. 


 O primeiro dia é o mais difícil: depois tudo começa a melhorar!


Você só precisa ter persistência e não desistir na primeira semana. O mais difícil é chegar ao primeiro mês de exercícios, que pode ser na academia, no seu treinamento ao lar livre ou na prática de um esporte. O mais difícil é decidir recomeçar, porque se passou certo tempo (alguns meses ou até anos), parecerá que nunca realizamos exercícios antes, por mais que, durante muitos  anos, temos realizado atividades físicas. Uma vez que nos acostumarmos ao movimento, este se converterá em uma tarefa automática. A primeira semana “de adaptação” será muito importante. Se você conseguir um mês de rotina, será  muito mais difícil abandonar. Portanto seja PACIENTE E RESILIENTE! Dê uma caminhada na sua própria rua, e aposto que em poucos dias já estará correndo por aí feliz da vida!!



10 dicas eficientes para voltar à ativa nos exercícios


1- Como primeira medida, saiba que praticar esportes é sinônimo de boa saúde. 


Não só ajuda a perder peso, mas também melhora os batimentos do coração e a respiração, limpa o sangue, elimina toxinas, libera tensões, reduz o estresse, melhora o humor, a flexibilidade e a resistência, você dorme melhor durante a noite, etc. Todos nós temos uma razão específica para praticar exercícios. Ninguém, além de você, sabe o motivo e é preciso colocá-lo como um objetivo bem claro antes de recomeçar.

2- Comece devagar e seja realista com suas condições físicas


Não tente voltar a fazer o mesmo que antes. Se antes corria 1 km, agora agradeça se puder correr por duas ruas, por exemplo. Tenha paciência, não se sobrecarregue. Comece devagar e vá aumentando as cargas, dificuldades ou tempos, pacientemente...

Se, por exemplo, estava em um nível avançado, não será ruim regressar ao nível principiante por, pelo menos, alguns dias. Depois passe para o intermediário e em um mês estará pronto para a ação, como antes. 

Também é importante entender que você não estará em forma nem em um bom estado físico depois de meses sem atividade. Após o recomeço, poderá desfrutar das vantagens da atividade, também é verdade que não se trata de magia nem de milagres. Se você ganhou peso ou percebeu que falta o ar ou resistência, compreenda que está assim por sua falta de movimento, não se irrite nem queira abandonar tudo.Apenas tenha paciência...Um pezinho atrás do outro, esse é segredo do sucesso...


3-  Abra um espaço em sua agenda 


Não invente mais desculpas de que não tem tempo. Se souber se organizar direito, pode praticar esportes duas ou três vezes na semana, uma hora por dia. Pense em como se exercitava anteriormente. Quais os dias e a que horas o praticava? É possível repetir esta rotina? CLARO QUE SIM!! Você consegue, BASTA QUERER!!


4-  Busque variar seus exercícios no início

Isto ajudará muito em questões de motivação. Um exercício divertido e que faz bem é duplamente benéfico. Além disso, evitará o tédio e o abandono da atividade. Tente diferentes coisas a cada dia ou semana.Por exemplo, nas segundas pode caminhar, nas terças levantar pesinhos, nas quartas andar de bicicleta, nas quintas dançar e nas sextas correr. É uma rotina mais do que completa. Que tal gostou? Essa é a rotina que pratico e por enquanto tem dado muito certo! RECOMENDO IMENSAMENTE!

5- Descanse quando se sentir fadigado 

Deixe passar um dia depois de uma rotina mais  pesada. Mas que seja somente um. Se, por exemplo, estiver doente, não se esforce demais e queira ir para academia  ou sair para correr assim mesmo. Você pode pular uma aula, quando não estiver em condições físicas ou mentais de ir.  MAS QUE ISSO SEJA A EXCEÇÃO E NÃO A REGRA.

6- Arranje uma companhia para as horas mais difícies


Se você é daquelas pessoas que precisa de um incentivo a mais para praticar exercícios arranje uma companhia  que o motive. Não é a mesma coisa praticar exercícios sozinho e ir com alguém. Com uma pessoa junto TUDO FICA MAIS ANIMADO!  Pode ser um amigo, seu companheiro, seu irmão ou um colega de trabalho. É uma boa ideia para se sentir mais motivado e, principalmente, para ter bons momentos. Mas atenção, que a união seja feita para praticar exercícios, não para conversar ou comer....hahahahaha   Isto pode ser feito depois, nos finais de semana ou datas comemorativas.



7- Crie metas realistas


Não tente fazer tudo no primeiro dia de retorno, porque será muito difícil. Os objetivos determinados sempre devem ser fáceis de serem alcançados. Desta maneira, você se sentirá melhor consigo mesmo e poderá seguir em frente. Não fique agoniado, praticar exercícios deve ser algo agradável, não um sofrimento ou uma tortura. A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS TEM QUE SER O MOMENTO MAIS FELIZ DO SEU DIA.

8- Recompense seu esforço


Toda vez que cumprir um objetivo, premie ou presenteie seu esforço, mas cuidado com a sua escolha, principalmente se for comida., hehehehehe  Ah, quem não quer comer tudo o que tiver pela frente? Eu sou assim, e preciso me controlar muito  kkkkkk  Recomendo,  por exemplo, ir ao cinema ou comprar alguma roupa. (Sempre faço isso nos finais de semana) Adoro ir às lojas e experimentar aquele modelito que antes eu sonhava ter e ficava apertado, mas com a confiança adquirida pela prática de exercícios, me animo a chegar naquelas medidas exigidas pela roupa.   Isto incentivará você a praticar exercícios e a alcançar suas metas. Neste momento você precisará de motivação, e não importa de onde ela venha.

9- Crie uma trilha sonora motivadora para sua prática de exercícios

Quem não puder ter uma companhia para os exercícios, motive-se com MÚSICA!! Sim, a música é  minha companheira de todos os momentos e e ela que me dá força nos momentos mais complicados. Eu até comecei a criar meus próprios vídeos no YouTube para me motivar nas caminhadas com as canções que mais me empolgam e digo que resultado é fantástico! Deixarei para você aqui a MINHA  PLAYLIST DE CAMINHADA COMPLETA para você se inspirar e quem sabe criar a sua própria trilha.


10- Playlist motivadora com 20 músicas para você começar já!


E quer motivação maior do que uma Playlist super animada? Vou inserir apenas as 3 primeiras músicas desta lista  para você se animar... As demais 17, você escuta acessando esse link aqui! Vamos lá gente!! O verão está chegando  já chegou o momento de você começar a se preparar e SER FELIZ!! Até a próxima semana amigos queridos!









Continue ouvindo a Playlist clicando aqui 

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2 comentários:

  1. Essas dicas são importantíssimas pra todo mundo, Adriana. E com essas trilhas tudo fica mais fácil. Adorei. Beijão e boa semana.

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    Respostas
    1. Olá Sérgio, boa tarde querido amigo!!
      É muito bom recomeçar, sempre, até nos exercícios, não é verdade?
      Eu estou elaborando uma trilha sonora especial só para corridas e caminhadas...rsrs
      Tudo para aumentar a motivação!!!
      Muito obrigada meu SUPER, MEGA, TOP COMENTARISTA!! Uhullll
      Beijos querido e linda semana! :)))

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