Minha ideia de Felicidade...




Minha Ideia de Felicidade


Sabe qual é a minha ideia de felicidade? Ela pode ser resumida em uma xícara de café refletindo as ondas do mar...Será que consegue me entender? Então venha comigo agora que eu te explico. No final você também vai compreender...


Hoje de de manhã bem cedinho senti um cheirinho suave e doce do jasmim que veio de um buquê de flores...Tomei um café, mas o café, surpreendentemente não me ajudou naquele momento, algo ainda me fazia muita falta nesta manhã e o dia não ia muito bem...

Comecei a pensar:  Onde está a luz da alma? A arte na mais pura forma? Acho que só com os anjos, e eles, moram nos detalhes. E continuei refletindo...


Será que existe algum passo a passo para se obter a felicidade? Será que, ao seguir o que está escrito em um livro bem elaborado, posso chegar ao estado supremo de felicidade? Será que existe um curso para se aprender a ser feliz? Como ser feliz com algumas coisas ruins também acontecendo?

Pois é gente...Você já reparou quantos posts, artigos, cursos, palestras e pesquisas estão sempre nos sendo apresentados, para que possamos achar o caminho da felicidade? É vendido, e isso não é de agora, o desvendar do segredo do alcance da felicidade. Em muitos casos, é sistematizado em uma fórmula, um passo a passo “Divino” para o alcance de um estado superior. Mas não é tão simples assim alcançá-la...



Mas será que existe tal estado e tal fórmula para seu alcance?


Primeiramente, existe um estado em que tudo é perfeito, em que não existe desapontamento, dor, tristeza, medo, raiva, rancor e outros estados negativos?

Essa pergunta requer uma análise profunda. Eu tenho a minha resposta, mas ela não necessariamente é a sua também. Para ficarmos cada um com o nosso pensar sobre isso, não vou respondê-la.

Existindo esse estado, é possível mantê-lo, a todo momento, no nosso dia a dia, em nossa vida?

Novamente, essa é uma pergunta pessoal. É uma busca ligada à filosofia, psicologia, teologia, religiões, terapias e outras formas de explicar o mundo e de se conectar a um estado supremo.




Mas a primeira pergunta que deveríamos fazer é: O QUE É FELICIDADE PARA MIM?

Faça-a.

Perceba a sua resposta, se ela é puramente material (adquirir coisas: casa, emprego, dinheiro, viagens, pessoas); emocional (estar alegre, rir, não ter problemas e nem preocupações); espiritual (estar no estado supremo, conectado a Deus, estar na natureza), e se ela lhe parece alcançável, ou seja, se é possível nessa vida – no ambiente que você está – isso ser encontrado.

Veja que se a fórmula é Ter, então provavelmente você passará a vida buscando ter mais, e cada vez mais, sem uma satisfação ou contentamento com o que possui atualmente. A felicidade sempre estará em um acontecimento futuro.

Se a fórmula é Estar, ou seja, você estar num momento sem problemas, sem deveres, sem trabalhos, sem afazeres, sem preocupações, sem dores ou tristezas; logo, você está mais para um desejo de morte. O mundo está acontecendo nesse momento e você não o mudará por causa da sua vontade interna – a questão, aqui, é se identificar ou não com tudo isso.

Se a fórmula for Ser, então você está interessado em algum tipo de busca, em algo longe, em algum presente Divino, uma vez que está colocando a sua felicidade para QUANDO isso acontecer (e isso pode acontecer ou não). Colocamos, dessa forma, a nossa felicidade em um patamar muito distante, longe de ser alcançado. É como se estivéssemos colocando o nosso troféu de felicidade lá naquela última prateleira da estante, onde ela fica bonita, mas de onde não é possível retirá-la.


Uma outra questão é que o conceito de felicidade também varia conforme vamos crescendo. Quando éramos crianças, a felicidade poderia ter sido brincar com os amigos ou aquele bolo de cenoura com calda de chocolate...  Quando viramos adolescentes, a felicidade poderia ser estar com aquela garota ou garoto. Quando nos tornamos adultos, ela pode se tornar termos um emprego bem remunerado, uma casa ou filhos. Quando nos tornamos idosos, a felicidade pode ser acordar um dia após ter dormido bem, ou não sentir nenhuma dor. (Que já é praticamente o meu caso, hahaha)




Após essa reflexão, responda agora, o que é felicidade para você?


Perceba que, quanto mais longe você colocar a sua felicidade, mais difícil estará deixando a sua vida. Sua ideia de felicidade pode ser estar bem daqui a 10 anos, ou estar bem nesse exato momento. Sua felicidade pode ser nunca mais ficar triste ou ficar contente nesse exato momento.

Perceba, também, que uma vida perfeita - sem dor, traumas ou tristezas -, conforme é vendido pela psicologia do positivismo ou da autoajuda, é querer uma ilusão. Pela teoria Freudiana: sem a infelicidade, a frustração e o trauma, não haveria cultura. Mas, apesar disso tudo, deve existir um momento ou local em que podemos estar bem, independentemente do que esteja acontecendo ao nosso redor.  Essa pode ser a verdadeira fonte da felicidade.

Estar em  nosso cantinho,  pode ser a verdadeira fonte da felicidade.

E nós temos, ainda, uma série de reflexões para fazer sobre esse tema.


Todos os desejos são de felicidade. Este é o objetivo de todo desejo, não é? Ainda assim, quantas vezes o seu desejo conduz você ao seu objetivo?

Você já pensou sobre a natureza do desejo? Ele significa alegria amanhã e não agora, não é? A alegria não é nunca amanhã. É sempre agora. Quando você está cheio de alegria, como você pode ter desejos? E como você pode estar alegre neste mesmo momento se você tem desejos? O desejo aparece para te levar à felicidade. 

Pois é amigos, esse texto não esgota o tema da felicidade... Creio ser um assunto quase infinito... Mas posso te dizer que felicidade para mim é poder tomar uma xícara de café quente pela manhã e depois caminhar com os pés descalços sob a areia branquinha da praia... Isso para mim é a FELICIDADE, e é tão simples...


💖Como também é felicidade ouvir uma linda canção... Você vai adorar conhecer a nova música do duo Anavitória  "Se tudo acaba".

Notará que o eu lírico na canção quer ter a pessoa amada sempre por perto. Observará ser a letra da música uma clássica letra de amor bem característica da Ana e da Vitória. Achei essa faixa no novo álbum lançado em agosto de 2018,  "O TEMPO É AGORA" bem distinta do folk que marcou o primeiro álbum da dupla e bem mais próprio do pop rock. Nesta canção,  achei incrível  ouvir as meninas arriscarem em notas mais altas e que mostram o alcance vocal delas. E tudo isso isso você sente agora na minha nova edição onde as meninas começam pequeninas e crescem para o mundo!!

Linda semana gente querida!!

 Aproveite e se inscreva no Meu Canal no You Tube


Inspiração: https://www.contioutra.com, Imagens Tumblr e Vídeo  do Canal de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Que boas reflexões, Adriana. Assino embaixo e achei essa imagem da xícara com ondas do mar GENIAL!!!!!!!! Beijão! (Não se preocupe, agradeço a ajuda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, que maravilha amigo!! Fico feliz que tenha gostado da reflexão!
      Ahhh, essa xícara com as ondas do mar é o meu ideal de felicidade...rsrs
      Um grande beijo amigo e obrigada sempre pelo imenso carinho!!
      Lindíssima semana!! :))))

      Excluir
  2. Adriana do céu, amei seu texto simplesmente magnífico e super verdadeiro. Tenho tanta coisa pra falar sobre isso, eu sempre fui uma pessoa extremamente risonha e alegre que encontra felicidade em tudo. Respondendo a sua pergunta sobre o que é felicidade para mim respondo com uma frase do escritor Rubem Alves que li hoje: "As fontes de alegria não são encontradas no mundo de fora e sim no mundo de dentro. A alma são as paisagens que existem dentro do nosso corpo. Em algum lugar escondido das paisagens da alma se encontram as fontes de alegria, as paisagens da alma se apagam, o corpo fica como uma casa vazia, e quando a casa está vazia, vai-se a alegria,e as paisagens de fora ficam feias." Muito verdade né? eu acho que a felicidade é um estado de espírito, se estamos bem por dentro, tudo que vem de fora é motivo de felicidade, ganha um sentido bom mesmo que for uma dor, uma decepção. Eu tive depressão por cinco meses sabe, ninguém me reconhecia, pois pra mim a vida escureceu e tudo passou a ser triste, nenhum lugar pra mim estava bom porque eu não estava boa. Hoje, que faz dois meses que estou curada voltei a ver a vida de outro jeito e digo que as coisas mais triviais me faz chorar de alegria, acho que a vida é divina e alegre e que nascemos para sermos felizes. A depressão que eu tive foi necessária para eu ser feliz sem ter nada. Fico feliz por ver um pássaro voar. Eu aprendi a voar, a olhar pra cima, por causa da depressão hoje dou valor na felicidade corriqueira que é a base da felicidade de uma vida toda. Por isso digo que a felicidade não mora no futuro nem no passado, a felicidade é sempre o presente.
    Amei seu texto, um feliz natal pra você, amo seu blog! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, puxa querida, que depoimento surpreendente e verdadeiro!
      Fico feliz que o texto tenha te ajudado a se sentir melhor, afinal, as pessoas que sempre tem um sorriso aberto é que mais sofrem em silêncio...
      Que frase linda que colocaste querida, é realmente o ideal de felicidade!!
      Tudo está contido dentro de nossa alma...O estado de tristeza ocorre quando a alma adoece, mesmo o corpo física estando saudável...Se a alma não vai bem, nada fica bem... :(

      Sim querida, passar pela depressão não é nada fácil, pois muitos não compreendem...Também já passei há alguns anos e ela, volta e meia, dependendo das dificuldades da vida, tende a voltar...Mas precisamos ser fortes para enfrentar o amanhã e não é nada fácil...

      E você é uma vencedora por ter saído dela, ilesa, sem resquícios...É uma vitoriosa, parabéns!!
      E quando a gente consegue sair do mundo cinza que por tanto tempo ficamos, tudo se torna vibrante e colorido... E sem dúvida nenhuma, como muito bem você se expressou, a felicidade se encontra nas coisas corriqueiras mais simples, aquelas que tocam o nosso coração da maneira mais suave e que não causa dor... A felicidade é sem dúvida, o aqui e agora...

      E agora também compreendo o tempo que ficou afastada de seu blog querida, para tudo se tem um tempo e uma resposta!!
      Continue firme no seu propósito, siga em frente com muita força, buscando a felicidade nos momentos mais simples, que tudo ficará bem....
      Você é uma doce e maravilhosa menina querida!
      Agradeço os desejos de Feliz Natal e te desejo em quádruplo!!
      Muita luz, muito amor e força em sua vida amiga!
      Fica bem e conte comigo, sempre que precisar!!
      Um super beijo, um Natal de muito amor e um Ano Novo maravilhoso!!
      Beijos de coração!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.