"Super Lua de sangue” iluminará o céu na noite do próximo domingo!



O fenômeno será visível na América do Sul a partir do início da madrugada de domingo para segunda-feira: tal evento astronômico só acontecerá de novo em 2036

O início deste ano ficará logo marcado por um fenômeno astronômico raro: um eclipse lunar total que ocorre justamente quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra. A super Lua de sangue, como o evento é conhecido, vai acontecer na madrugada do dia 21 de janeiro.

Na América do Sul, a observação será possível de ser realizada a partir das 00h30, com o eclipse máximo ocorrendo por volta de 3:15: sua duração total será de cinco horas. Programe-se bem: a próxima vez que tal fenômeno deve se repetir será só em 2036. Esse você precisa assistir!! :D



Por isso que aconselho: Prepare sua casa, energize-se e separe os telescópios, porque se você perder, vai ter que esperar até 2036 para ver de novo. Atente ao tempo. O eclipse máximo ocorre a partir de 3:15 e a duração total é de cinco horas.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa pela parte mais profunda da Terra, conhecida como umbra. O satélite é então atingido pela luz do Sol, cujo reflexo se espalha pela atmosfera da Terra com tonalidades vermelhas. Entre os fatores que influenciam o fenômeno é a distância entre o planeta e a Lua.

No caso da super Lua de sangue, o eclipse ocorrerá quando ela estiver no ponto mais próximo da Terra, em uma distância de cerca de 363 mil quilômetros. Dos 87 eclipses lunares totais que vão ocorrer neste século, somente 28 coincidirão com o perigeu. Ela pode ser observada a olho nu e a coloração exata vai depender muito da atmosfera da Terra no momento.

Como ver o Eclipse Lunar


É importante escolher um bom local para acompanhar o fenômeno. Dê preferência à linha do horizonte sem poluição luminosa, e evite ficar em paisagens com muitos prédios e árvores grandes.

A Lua de Sangue pode ser observada a olho nu, sem necessidade de óculos escuros (apenas se você tiver os olhos muito sensíveis). Quem quiser pode usar um equipamento especial, como luneta ou binóculo. A visão será grandiosa assim:


Então fique atento: Quem quiser observar a '"superlua de sangue" só precisa localizar o astro no céu entre 1h34 e 4h51 (horário de Brasília) da madrugada de domingo para segunda, quando o astro estará alinhado com a Terra e o Sol – não é preciso nenhum aparelho especial para ver o eclipse.

Direito de imagemGETTY IMAGES

No entanto, aparelhos como telescópios e binóculos podem ser usados para observar os detalhes da superfície lunar durante o fenômeno, que deve começar pelo lado esquerdo do observador.

Vale a pena também checar se o céu não estará nublado na sua região do país – o que pode dificultar a observação. Às 2h41 começa o eclipse total, quando a sombra Terra escurece a superfície visível da Lua como um todo.






O fenômeno causará um efeito alaranjado sobre o astro, assim como acontece no crepúsculo matutino e vespertino, que estamos acostumados a ver antes de o nascer e após o pôr do Sol. Outros eclipses vão acontecer nos próximos anos, mas, até 2021, nenhum deles será total, ou seja, apenas parte do astro ficará na sombra (também chamada de umbra).


O último eclipse total havia acontecido em julho de 2018, mas não foi totalmente visível no Brasil todo. Por isso, aproveite, você não poderá perder este espetáculo incrível!! A trilha sonora será comigo, com músicas maravilhosas enquanto aprecia a lua...

A Trilha Sonora Perfeita para acompanhar o Eclipse Lunar 


Para comemorar esse evento lindo da natureza trago " Nights in White Satin." Noites de Cetim Branco" é uma música da banda Moody Blues, escrita e composta por Justin Hayward, membro da banda. Foi lançada pela primeira vez como single em 1967 e reeditada em 1972, sendo absoluto sucesso.


De 1992 até o início dos anos 2000, o Moody Blues fez turnê com shows apoiados por orquestras ao vivo. Quando acompanhados de orquestra, eles frequentemente aproveitavam a oportunidade para incluir "Late Lament" no desempenho de "Nights in White Satin". Vale a pena ouvir a música inteira, até o final, pela beleza orquestrada da canção. É emocionante!




♥ E um bônus para você! Como sou super fã do Moddy Blues hoje editei mais uma linda canção deles e dedico a você! " Talking Out of Turn " é um single lindo de 1981 da banda inglesa de rock progressivo The Moody Blues e foi o terceiro e último single lançado em 1981 pelo álbum Long Distance Voyager. Simplesmente é uma canção que nos faz viajar! Escrito pelo baixista John Lodge, a canção dura quase sete minutos e meio, apenas cinco segundos a menos do que " Nights in White Satin " que você acabou de ouvir acima... Me diga se ambas as canções não são uma viagem lunar?




APROVEITE O ECLIPSE, OUTRO ASSIM SÓ ACONTECERÁ EM 1935. 

LINDO FINAL DE SEMANA!!

Imagens Tumblr e Google Imagens

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

12 comentários:

  1. Quero ver, obrigada por avisar Adriana, hehehe...
    Não quero esperar até 2036, vou estar com 46 anos hahaha
    Grande abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, você conseguiu ver o eclipse? Tomara que sim!!
      Ahhh se eu não tivesse visto, em 2036, já estaria para lá de Bagdá...kkkkkkkk
      Eu vi, mas estava sonolenta por demais... rsrs Tirei uma foto, mais ficou tão ruim que mal dá para ver o borrão.. Precisava de uma câmera com uma lente potente!! rsrs

      Um grande beijo querida, obrigada pelo carinho da presença!!
      Tenha um final de semana maravilhoso!!
      Beijos|!!!

      Excluir
  2. Deve ter sido tão mágico! Não sabia....!

    Amiga, estou tentando voltar a blogar....rssss! Espero conseguir manter as postagens e as visitas nos blogs amigos!

    Desejo-lhe um ano novo produtivo em todos os ângulos! Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Adelaide, seja muito bem-vinda de volta ao mundo dos blogs querida!!
      Que bom que retornastes! Amigas queridas como você fazem muita falta na blogosfera!!

      Ahh eu até tentei fotografar o eclipse, mas ficou meio borrado..rsrs Imagine, usar um celular para fotografar a lua é querer demais não é? rsrs
      Agradeço o carinho da presença, também retribuo os desejos de um Feliz 2019!!!
      Maravilhoso final de semana querida!!
      Beijos!! :)))

      Excluir
  3. Olá, Adri, querida!

    Como sempre posts mto completos e úteis. Eu soube, que iria haver um eclipse, pke minhas colegas de Ciências (sabe k sou professora de alunos pré-universitários, creio) e elas passaram os dias antes e no próprio dia falando disso e eu acabei por entrar naquela onda de entusiasmo, mas não vi o eclipse, pke em Portugal foi visível ou começou a ser visível às 2h da madrugada e se prolongava até às 6h. Ora, nesse intervalo de tempo, eu estou dormindo, mas minhas colegas fizeram fotos com o celular e me mostraram. Também os meios de comunicação social mostraram belas imagens. Gostei de ver.

    Grata pela sua visita e tão cordiais palavras lá no blog.

    Um beijo e um enorme abraço. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, muito boa tarde minha querida amiga!!

      Ahh muito obrigada pelas observações na data deste post, pois acabei colocando 1935 ao invés de 2035...hahahah Acho que minha cabeça não está batendo muito bem das ideias no ato da escrita amiga...hahahahah
      Mas foram os momentos difíceis que passei que me deixaram ansiosa e escrevendo e batendo os pés pelas mãos... Agora já estou ficando um pouco mais tranquila!!

      Ahh que maravilha que tenha visto o eclipse , mesmo que por imagens apenas, pois a beleza é a mesma!! Aproveito para agradecer seu carinho e preocupação comigo, és sempre um encanto amiga!!

      Um grande beijo e uma semana encantadora!! :))))

      Excluir
  4. Oi, querida!

    Adorei os vídeos, que você escolheu e colocou em seu post. Amo os Moody Blues e a canção "Nights in White Satin" é a canção da minha vida. A-M-E-I! Obrigada!

    beijinho, querida e linda amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu, querida, uma as minhas maiores alegrias ultimamente é fazer clipes de vídeos e recebo com muita surpresa que ame como eu a canção "Nights in White Satin.. Essa música me transporta para lugares lindos, onde tudo fica bem, tudo fica tranquilo...

      Eu que agradeço sua presença maravilhosa amiga!!
      Linda semana!!
      Beijos!! :))))

      Excluir
  5. Vamos ver se consigo ver essa lua.
    Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lulu, boa tarde!
      Estou indo neste momento em seu cantinho fazer a pesquisa, agradeço o convite!!
      Você conseguiu ver a lua?
      Beijos e uma semana linda querida!!! :))))

      Excluir
  6. Oi, Adriana!

    A super lua é realmente um espetáculo mágico, feliz de quem conseguiu ver o eclipse, não é à toa que inspira e encanta tantas pessoas. As explicações e trilha sonora do seu post fizeram ainda mais especial este fenômeno astronômico raro. Que bom vê-la novamente, também estava com saudades e desejo que seu ano de 2019 seja repleto de sonhos e objetivos realizados! Tenha uma ótima semana! 🌼 ✨ 🌸 🌹 🦋
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, muito boa tarde minha querida amiga!!
      Você conseguiu ver o eclipse?
      Tomara que 2019 seja repleto de coisas boas!
      Já adentramos em fevereiro e juro que não vi passar o mês de janeiro...
      Beijos e uma semana linda Bia!!!
      Se cuida!!
      Maravilhosa semana! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.