5 Benefícios da Música para a sua Saúde Mental e Corporal




Oi amigos, creio que vocês já sabem que ultimamente busquei na música a cura para alguns males da vida. A música é uma ferramenta poderosa. Pode ajudar a melhorar o seu humor, bem como consertar um coração partido. Por séculos, a música tem desempenhado um papel importante quando se trata de nossa capacidade de lidar com os maiores altos e baixos da vida. Venha agora comigo nesta viagem musical, você vai aprender coisas incríveis e ainda ouvir boa música...


Foi apenas nos últimos anos que a pesquisa sugeriu que a música pode ajudar a combater a depressão e a ansiedade , juntamente com uma série de outros problemas de saúde mental. A musicoterapia é uma técnica administrada por profissionais de saúde para ajudar as pessoas a se esforçarem para melhorar e ganhar controle sobre sua saúde mental, funcionamento e bem-estar.


Afinal, o que é Musicoterapia?


A musicoterapia é uma prática clínica e baseada em pesquisa na qual a música é usada para melhorar o humor e o bem-estar geral de uma pessoa. Os musicoterapeutas são treinados para incorporar uma variedade de métodos de produção de música, uma vez que apoiam e trabalham com seus clientes para alcançar uma boa saúde mental. A musicoterapia é uma abordagem criativa e holística para a cura, bem como o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento construtivas e positivas. Ele provou ter um papel importante em ajudar os pacientes a se recuperarem de eventos e experiências negativos, bem como aqueles que sofrem de síndrome do estresse pós-traumático (TEPT).


Quando usar a música para ajudar


Diz-se que a música aumenta a inteligência e o foco, melhora a saúde mental e impulsiona o sistema imunológico, assim como a auto-estima e a confiança. Pode ser usado para relaxar, estimular e melhorar o humor, ou para melhorar a concentração. A música também pode ser usada para ajudar na insônia, ajudando a estimular e induzir um sono mais profundo.

Muitas pessoas expressaram como a música é uma forma de " escape " e podem transportá-las de maneira rápida e eficiente para um melhor momento, local ou memória. Os benefícios da múscia são incontáveis e não pára por aí...Tem muio mais...Acompanhe-me:


Benefícios da Musicoterapia para a saúde mental e corporal:


1-Melhorar o Foco no Trabalho ou Estudo: 


Tem havido inúmeros estudos provando que ouvir música clássica ajuda a mente a se concentrar. Música com um ritmo de 60 bpm (batidas por minuto) aumenta a capacidade do cérebro de processar informações. Também tem havido estudos sugerindo que EDM (música eletrônica) ajuda a aguçar o foco enquanto estuda.


A música que trago para você agora tem exatamente 60 bpm e vai te emocionar...É a minha edição de  Simon & Garfunkel com a belíssima "The Sound of Silence"  e convenhamos que, essa canção, é carregada de simbolismos e significados. Composta em 1964, o Som do Silêncio continua ecoando até hoje. Veja +detalhes  aqui 👉 Ouvindo o som do silêncio... e aprecie as batidas perfeitas para o seu estudo ou trabalho...




2- Como Forma de Expressão: 


A música é uma maneira maravilhosa de expressar emoção e criatividade sem ter que dizer nada. Seja tocando uma lista de reprodução de suas músicas favoritas com amigos ou dedilhando sua guitarra, a música é a maneira não-verbal perfeita de expressar emoções que são complexas demais para se falar. Fale através da música..Sinta...

E para que sinta a alma da música trago "Everything I Own", canção escrita por David Gates e  gravada originalmente em 1972 pela banda Bread, para o álbum Baby, I'm a Want You. Compositor responsável por uma impressionante sequência de sucessos da banda Bread no início da década de 1970, David Gates escreveu "Everything I Own" como uma homenagem ao seu falecido pai e é uma canção com uma letra tocante..Aprecie...




3-Para Melhorar o Humor : 

Tocar músicas edificantes tem um efeito profundo no cérebro, estimulando-o a aumentar os hormônios do bem-estar que aumentam nosso humor. Segundo as revistas científicas a fórmula musical combinando letras de mensagens positivas e tempo igual ou superior a 150 BPM (batidas por minuto) melhora o nosso humor.

Ao ouvir "Uptown Girl", você se sentirá tão feliz que terá vontade de dançar! A canção, originariamente escrita e interpretada pelo músico americano Billy Joel, em 1983, teve uma nova versão lançada em 2001, pelo grupo irlandês Westlife, que conquistou o mundo com sua alegria contagiante! ♬♪♫ Vamos dançar e sorrir?



4- Para Aumentar a Confiança: 


A música subliminar e ambiente, como a música de batida binaural, está comprovada para ajudar na ansiedade e na baixa confiança. 

Mas o que são frequências binaurais?

As frequências binaurais são sons ou batidas que escutamos em oscilações diferentes, capazes de estimular o nosso cérebro e até alterar o seu comportamento. Elas foram descobertas em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove, ao perceber que o cérebro é capaz de detectar a variação de sons quando eles são captados separadamente pelos ouvidos. Para conciliar essa diferença, o órgão sincroniza o funcionamento dos hemisférios esquerdo e direito. Isso gera uma nova frequência.


Usar ondas alfa de 8 a 14 Hz ajuda a mente a entrar em um estado mental mais aguçado e confiante. Ouvir a batida binaural e a música de tom isocrônico é ideal quando se está nervoso ou temeroso. Acredita-se que o cérebro se sincroniza com a nova frequência introduzida pela batida binaural, alterando o seu "estado cerebral" para uma sensação de estar mais feliz e confiante.


Há de ressaltar que o efeito da batida binaural só é perceptível com fones de ouvido. Confira, abaixo, um áudio com batidas binaurais para a indução de sonhos lúcidos:




5- Para Relaxar: 


A música meditativa tem um efeito catártico sobre nós, melhorando nosso humor e induzindo o relaxamento do corpo e da mente. A pesquisa mostrou que os sons calmantes do piano, da natureza e dos instrumentos de cordas são muito eficazes para ajudar você a relaxar. Para expressar raiva ou emoção negativa: A música é um veículo incrível para nos ajudar a processar emoções negativas. Ouvir música "raivosa" pode ser terapêutico quando estamos lidando com estresse e raiva. Por isso, trago para vocês imagens da natureza e um som calmante...Apenas relaxe e sinta a canção...Acalme-se...




Tipos de musicoterapia

Existem diferentes tipos de musicoterapia para utilizar, dependendo de casos específicos e estratégias de tratamento. Qualquer um pode se beneficiar da musicoterapia, incluindo aqueles que sofrem de depressão, ansiedade, abuso de substâncias, autismo, doenças neurológicas, distúrbios de personalidade, insônia e demência. 

Em razão da música evocar emoções positivas e estimular os centros de recompensa no cérebro, a musicoterapia é usada para aliviar as pessoas através:

  • Do canto ou da dança
  • Tocando instrumentos musicais
  • Dançando a música
  • Escrevendo a letra de uma música
  • Relaxando e meditando com música
Então amigos, aproveitem o bem-estar que a música provoca e curta a minha última edição de uma linda canção que envolve tudo: melodia, letra, voz, batidas por minuto, canto, dança e muito amor... "I Loved You" de Lionel Frederick Cole - cantor e pianista de jazz americano, cuja carreira musical já dura mais de sessenta e cinco anos. Ele é mais conhecido como Freddy Cole e é irmão do cantor Nat King Cole. Você jamais se esquecerá dessa canção:



E você? Quais músicas que te fazem se sentir bem? Pode compartilhar comigo nos comentários, vou adorar saber! Aproveite e me acompanhe em meu canal no YouTube, estou caprichando nas edições para te fazer bem feliz! Até a próxima gente querida!





Imagens do Google Imagens- Gifs do Tumblr e vídeos do meu canal no YouTube


Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

6 comentários:

  1. Minha querida amiga Adriana, boa noite!!
    Eu não ouso tentar imaginar qual postagem sua é mais impactante para mim! Essa, agora, é maravilhosa. Não comentei antes porque li diversas vezes, ouvi as músicas, fiquei pensando no que dizer diante de um cuidado tão admirável e fazer tudo com bom gosto, perfeição técnica, talento, graça, tom tremendamente positivo, e confesso que o que eu disser será pouco.
    Eu conhecia alguma coisinha de musicoterapia. Agora estou muito bem informado.
    Sabe, eu sempre tive dificuldade para estudar e para alguns tipos de trabalho, com música tocando. Eu compreendo que muita gente prefere com música. Meu irmão mais velho estudava com o rádio nas últimas. Em compensação, para relaxar, para meditar, para criar textos, para lembrar de pessoas ou momentos, para trabalhar em casa, para dirigir, para correr meus 8km diários (que ultimamente têm sido 6...), a música é fantástica, maravilhosa, insubstituível! Também seria para conversar com alguém, mas ultimamente, eu só converso sozinho mesmo!!! rsrsr
    Olha, eu AMEI a inclusão do Bread, ainda mais com Everything I own, que é um tratado de vida! Da minha parte, como beneficiado pela escolha, gratíssimo, minha querida!!
    Uma postagem para revisitar! Aliás, todas são.
    Um beijo carinhoso
    Ângelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luz, muito bom dia! Como é bom começar a manhã de trabalho lendo o seu comentário! Traz muita alegria para mim amigo!! Fico muito grata!
      Sabe, como é maravilhoso poder ler palavras motivantes como você escreve para seus amigos...creio que você seja um anjo levando Luz para todo mundo! Ainda bem que você conheceu meu cantinho aqui amigo, gratidão eterna!!

      Sabe, ultimamente eu me voltei para o mundo da música de uma forma mais intensa. Inclusive, a musicoterapia, tem me ajudando muito a controlar os meus níveis de ansiedade... E ouvir boa música é uma viagem maravilhosa para dentro do nosso próprio ser! Sabe, eu admiro muito, como o seu irmão, quem consegue estudar ouvindo rádio bem alto, isso é divertido demais!! Mas como você, em momentos de concentração e estudo, prefiro algo mais calminho e singelo... Então parece que os neurônios ficam satisfeitos e realizam as sinapses de forma mais tranquilinha...hahahaha
      Já para correr amigo ( Puxa, eu não sabia que você corria 8 Km diários - Estou estupefata- PARABÉNS) Uau, parabéns mesmo!!! E continuando, para dar minha corridinha levinha, pois não corro muito não....rsrs, gosto de um rock bem pesadão e outras do gênero pop! Aí parece que a gasolina da música queima todas as minhas gordurinhas...kkkkkk Eu penso nisso enquanto corro: a cada tiro de corrida, uma gordurinha indesejada evapora amigo!! rsrs Cada uma né? Mas assim a vida fica mais divertida, pode crer!! A música torna tudo mais leve, fica assim:"good vibes" total e numa boa...Uhulllll
      E por isso que a música faz parte da minha vida, da sua e de todos que a tem como grande companheira de vida e que sem ela tudo ficaria cinzento!

      Eu que agradeço seu carinho amigo!! Você é incrível demais!!Muito obrigada Ângelo!!
      Um grande beijo e tenha um lindo final de semana querido!!
      Se cuida!! :)))

      Excluir
  2. Musica é tudo, Adriana. E vc sempre com ótimos gostos musicais. Adorei a postagem. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito obrigada querido amigo!!
      Você acredita que atualmente eu não vivo sem música? rsrs
      Estou até com vontade de mudar o nome do Blog para Vivendo Feliz com Música...rsrs
      Beijos querido e um maravilhoso final de semana!!:))))

      Excluir
  3. Oi, Adriana!

    ♪ ♫ Que post lindo e completo sobre a música! Eu amo a música, não imagino a vida sem! É realmente magnânimo, transformador e mágico! Adorei também os Gifs! Muito boa a sua seleção musical assim como seus vídeos do You Tube! ♪ ♫
    Adorei seu novo blog sobre o Estado do Espírito Santo! Lindo! Parabéns! 🌺🍃🕊🍃🤙🌊 🦋

    Bom fim de semana! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que alegria você de volta no Blog querida!
      Fico repleta de felicidade com a sua chegada, é sempre maravilhoso ter as amigas por perto!!
      Ahhhh a música, o que seria de nós sem ela não é amiga? A música nos acompanha em todos os momentos!!!
      Agradeço demais seu carinho carinho, realmente agora estou me dedicando aos vídeos no meu canal no YouTube, pois é para relaxar e tirar o estresse...
      E agradeço por ter ido conhecer o blog só das terras capixabas, agora estou aqui e lá, lá e aqui, um bocadinho de tempo em cada um deles...rsrs

      Muito obrigada Bia e uma semana liiinda!!
      Milhões de beijinhos!!!! :)))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.