10 motivos para você assistir o Filme Quatro Casamentos e Um Funeral






Oi gente, hoje é dia de cinema e como vocês sabem eu não trago os filmes mais recentes, mas tão somente os antigos, porque sou apaixonada pela trilha sonora de muitos deles. Você já assistiu Quatro Casamentos e Um Funeral? Eu recomendo, pois é um filme repleto de surpresas e muito bom humor, apesar do título ser tão inusitado! Venha saber um pouco mais desta obra...

Para renovar seu elenco de astros e galãs, volta e meia Hollywood vai buscar em outras paragens rostos novos e talentosos. Em 1994 foi a vez de Hugh Grant, um inglês então com 32 anos que tornou-se a sensação do momento graças à uma comédia romântica das mais engraçadas lançadas na década que foi "Quatro casamentos e um funeral". Dono de uma carreira da qual já faziam parte filmes de prestígio como "Maurice", de James Ivory e "Lua de fel", de Roman Polanski, Grant virou febre nos EUA e no mundo, com sua mistura de galã desajeitado e cara de bom moço.

Hugh Grant


Considerado o filme que inaugurou as típicas comédias britânicas com humor ácido, “Quatro Casamentos e um Funeral” tem na simplicidade sua principal característica. Lançado em 1994, o filme é estrelado por Hugh Grant e Andie MacDowell em uma produção de orçamento baixíssimo que alcançou grande sucesso graças à típica propaganda “boca-a-boca”.

A história se passa com Charles (Hugh Grant) que pensa ter encontrado a mulher de sua vida ao conhecer a bela e extrovertida americana Carrie (Andie MacDowell), mas algumas cerimônias de casamento e um funeral ainda irão trazer muitas novidades à vida do solteirão, sempre acompanhado de perto por seus leais amigos.


Charles (Hugh Grant) e Carrie (Andie MacDowell)
Depois de passar a noite com ela e despedir-se, no entanto, Charles fica surpreso ao perceber que gostou mais dela do que esperava. Apaixonado pela primeira vez na vida, ele ainda irá demorar mais três cerimônias de casamento e o funeral de um querido amigo para finalmente convencê-la de seu amor.


Quando consideramos que as comédias românticas recentes são totalmente mastigadas, podemos ver como este filme merece créditos pelo simples fato de não ter pressa de contar detalhes dos personagens: com o devido tempo, o espectador vai conhecendo cada um dos personagens importantes por meio dos diálogos, que por sinal são muito bem elaborados e cheios de ironia.

O filme se passa nos cinco diferentes “eventos” (do título) na vida de Charlie (Grant), que se apaixona por Carrie (MacDowell) e repete os encontros com ela nestes momentos. Em todos os momentos, a direção de Mike Newell é sutil ao mostrar diferentes rostos assistindo aos casamentos, trazendo uma condição de realidade muito forte ao longa.


A grande sacada do roteiro de Curtis foi justamente situar a vasta maioria das cenas do filme nos eventos do título. Meio como que contando crônicas do dia-a-dia festivo de Charles e seus amigos, o roteirista aproveita para criar cenas curtas e bem escritas, que conquistam pelo humor ácido mas nunca vulgar ou agressivo.

O filme conta com atuações interessantes e prova como é possível contar histórias simples (e até mesmo clichês) de maneira nova. A cena em que Matthew (John Hannah) homenageia o amigo no funeral é particularmente tocante, por mais que destoe do restante do filme. Talvez seja neste momento que o espectador entenda a importância de amar e ser amado, e é também neste momento que o filme se torna mais que uma simples comédia romântica.

Dia a dia festivo dos amigos  de Charles 


Com essa estrutura, todas as personagens do filme apresentam ao público somente parte de suas personalidades, mas o texto de Curtis é tão bom que não é preciso muito para que logo todo o grupo de amigos pareçam velhos conhecidos. E eles são de aplaudir de pé, desde Fiona (Kristin Scott-Thomas), a ex-namorada recalcada até o casal gay Gareth (Simon Callow) e Matthew (John Hannah) - responsáveis por uma das cenas mais bonitas do filme, onde um poema de W.H. Auden é declamado para a emoção de todo mundo (personagens e audiência).

É uma pena que comédias românticas como esta não são muito comuns. Outros bons exemplos posteriores foram escritos pelo mesmo roteirista. Afinal, Curtis escreveu “Um Lugar Chamado Notting Hill” e “Simplesmente Amor”.

Enfim, o filme  é um antídoto perfeito para uma tarde tediosa e uma crise de descrédito no amor. É sensível, é engraçado e é  romântico com cena de beijo até na chuva... Melhor é impossível!


Romantismo


10 Curiosidades do  filme "Quatro Casamentos e Um Funeral" 

1-Baixo Orçamento

O orçamento de Quatro Casamentos e um Funeral era tão pequeno que o casamento escocês mostrado no filme não foi realizado na Escócia e os extras que participaram do filme tiveram que levar para as filmagens seus próprios ternos nas cenas em que ocorreram os casamentos. 


2- Parceria

Esta é a segunda vez em que os atores Hugh Grant e Kristin Scott Thomas atuam juntos. A anterior fora em Lua de Fel (1992). 


Kristin Scott

3- Versão Francesa

A atriz Kristin Scott Thomas dublou sua própria voz na versão em francês de Quatro Casamentos e um Funeral. 

4- Grande Bilheteria

Até 1999 Quatro Casamentos e Um Funeral foi a maior bilheteria da história do cinema inglês, tendo ultrapassado a marca de US$ 260 milhões arrecadados nos cinemas de todo o planeta.

5-  Recebeu Duas Indicações ao Oscar

Melhor Filme e Roteiro Original

6-  Ator premiado no Golden Globe

Vencedor do Golden Globe de Melhor Ator Comédia/Musical (Hugh Grant)

7- Só não ganhou o Oscar porque bateu de frente com "Forrest Gump" e "Pulp fiction", o que arruinou suas chances. 

8- McDowell estrelou o filme em papel recusado - para sorte de todos - por Melanie Griffith e Brooke Shields.

9- Participação especial de Rowan Atkinson - o Mr. Bean em pessoa - como um padre extremamente atrapalhado. 


Rowan Atkinson 

10- Trilha Sonora Maravilhosa


⭐️ Além da bela "Love is all around" que editei no meu canal no YouTube, e  virou hit e a cara do filme, interpretada por Wet Wet Wet) somos brindados com Elton John cantando "But not for me" e "Chapel of love" - esta última nos divertidíssimos créditos finais, que brincam até mesmo com o Príncipe Charles - e nem mesmo a Princesa Diana é poupada: na encantadora cena em que Charles e Carrie conversam sobre suas experiências sexuais, ela é citada como exemplo oposto à Madonna. 


😁Love Is All Around, do Wet Wet Wet, é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos!


⭐️Wet Wet Wet é uma banda escocesa formada nos anos 80 que tornou-se conhecida mais pelo sucesso de "Love Is All Around" lançada em 1994 e que emplacou na trilha sonora do Filme Quatro Casamentos e Um Funeral.

Wet Wet Wet
⭐️A banda é composta por Graeme Clark (baixo e vocal), Tommy Cunningham (bateria e vocal), e Neil Mitchell (teclado e vocal). O principal vocalista e membro fundador Marti Pellow deixou a banda em 28 de Julho de 2017 para seguir carreira solo. A banda foi indicada para Best British Newcomer (banda revelação) no Brit Awards de 1988. 


⭐️ Wet, Wet, Wet Ficou mais conhecida em 1994, com a regravação do sucesso de 1960 "Love Is All Around" da banda The Troggs. Foi um grande sucesso internacional e permaneceu por 15 semanas consecutivas no topo das paradas britânicas e de todo o mundo. 

⭐️É uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos, juntamente com o filme. Foi feita com o coração❤️ e escrita nas estrelas ⭐️ Linda semana para você!

Imagens do Google imagens e Gifs do Tumblr 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

7 comentários:

  1. Bom dia, Adriana. Eu acho que já vi esta esta comédia, só não lembro exatamente.
    Gosto muito de comédia romântica.
    Também gosto dos protagonistas deste filme.
    Bom trazer a dica.
    Excelente semana de paz.
    Obrigada por tudo.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, que alegria ter você aqui no blog linda poetisa!!
      É sempre uma honra, pois a maioria esmagadora dos meus amigos da velha guarda se foram, permanecendo apenas um ou 32 e olhe lá querida amiga...rsrs
      Lembro-me com saudosismo daquele período em que encontrávamos todos os amigos em nossos respectivos blogs e travávamos lindas conversas, onde reinava sempre o apoio e o carinho entre todos... Pena que acabou não é? Por isso que é tão bom quando vem dar um passeio por aqui, lembro-me dos velhos tempos!! :))) OBRIGADA!!

      Sabe, agora estou mais musical do que fitness..rsrs
      A edição de vídeos no YouTube me fez ver o outro lado das músicas, as letras são verdadeiras poesias, das boas músicas, é claro...

      Agradeço a sua presença e o seu carinho e convido para sempre que puder, vir matar as saudades!!
      Beijos e uma semana maravilhosa!! :))))

      Excluir
  2. Nunca vi, Adriana. Mas claro que com todos esses tópicos vc me convenceu!!!!! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito bom dia querido amigo!!
      Que maravilha que tenha vindo neste artigo onde me dediquei a esse filme antológico amigo!!
      Vale a pena você assistir, vai gostar muito, recomendo!!
      Ainda é do tempo em que as comédias românticas eram verdadeiras e repletas de simbologia!
      Um bom programa para o final de semana!!
      Beijos querido, e tenha uma sexta-feira excelente!
      Maravilhoso final de semana!! Uhullllll :)))))

      Excluir
  3. Olá Adriana!! embora eu não tenha assistido esse famoso filme pude entender através de sua excelente descrição que se trata de um filme muito interessante.. parabéns pelo seu refinado bloq e foi muito proveitoso ler detalhes completos sobre o filme.. desejo lhe um excelente final de semana repleto de acontecimentos positivos..u um querida amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraão, seja muito bem-vindo querido amigo!!
      Que alegria ter a sua presença aqui no meu pequeno blog, Vivendo Bem Feliz, local onde tiro o meu estresse conversando e escrevendo sobre as coisas mais triviais da vida...
      Ah vezes falo sozinha, eu posto os artigos mais ninguém vem conversar comigo....rsrs
      Mas mesmo assim, continua funcionando como uma excelente terapia!!! :))))
      Sabe, eu sei que você conheceu o outro blog que tenho, o lindeza capixaba, mas lá só falo da cultura e das belezas naturais do Estado do Espírito Santo, é bem local!
      Já aqui falo de tudo e mais um pouco...hehehe
      Inclusive, ele fará aniversário em Julho e na ocasião completará 8 aninhos de idade...Já tem um bom tempo que faço terapia por aqui amigo!!! :)))
      Sabe Abraão, por aqui tem outros artigos sobre filmes, música, vida saudável, arte e motivação!
      O que for fonte de inspiração eu posto!!
      Eu que agradeço sua presença, sua visita e convido para retornar sempre que puder!!
      Um grande abraço e um excelente final de semana!!

      Excluir
  4. Adriana!
    Nossa, que maravilha deu texto, voei no tempo e vou procurar para assistir novamente. Ate hoje curto as musicas. Os protagonistas maravilhosos. Ele um gato. Assisto todos os filmes que ele estrela.

    Bj

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.