20 alimentos que combatem o câncer que você deve comer




Oi amigos, como estão? Vocês devem ter observado que, desde a semana passada, retornei à origem do blog Vivendo Bem Feliz, escrevendo matérias que privilegiam a saúde e o bem estar. Hoje será sobre os alimentos que devemos comer para melhorar a nossa compreensão de uma doença potencialmente fatal: o câncer. Ainda não falei desse assunto, mas desde o final do ano passado, momento em tive um diagnóstico desfavorável nos meus exames, venho acompanhando e estudando maneiras de combater essa doença e encontrei na alimentação uma forte aliada.
Claro que não deixei de lado os exercícios físicos, jamais os deixaria,  pois são eles que trazem uma carga espetacular de alegria à minha vida. Também não mudei a forma de encarar o dia a dia, pois continuo agradecendo cada momento vivido, cada dia vencido. E como vocês já notaram, adicionei música em doses cavalares  à minha vida!!  Simmmm. Ouvir música é um santo remédio, e, no meu caso, editar vídeos também!! Inclusive essa playlist  do meu Canal no YouTube está super alto astral,  confira: Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta por Cima  😀 

💗 Por isso, adicione música e estes 20 aliados alimentares à sua dieta na luta contra o câncer, pois além das propriedades anti-cancerígenas, alguns desses alimentos ajudarão em seus esforços de perda de peso também. É unir o útil ao agradável não é mesmo? 
Vocês sabem que muitos fatores podem aumentar o risco de câncer tais como peso, tabagismo, histórico familiar, dieta, estilo de vida sedentário, para citar alguns. Se você perceber, a maioria dos fatores dessa lista está realmente sob seu controle - a dieta é um desses fatores. Então vamos em frente gente, sem reclamar, tudo vai dar certo!

1. Cenouras

As cenouras contêm falcarinol, uma substância que a pesquisa mostrou reduzir o risco de câncer. De acordo com um estudo, a taxa de crescimento de células cancerígenas isoladas reduziu após a exposição ao falcarinol.
Para obter este benefício de cenouras no entanto, elas devem ser comidos crus e não cozidos. Uma maneira simples é usá-lo como enfeite em saladas ou fazer um suco de frutas com cenoura como ingrediente.

Já postei um artigo excelente sobre cenouras, dê uma olhadinha aqui: Um Trio Milagroso
As cenouras também são ricas em beta-caroteno, o que pode ajudar a diminuir o risco de muitos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, bexiga, mama, intestino, estômago, pulmão, boca e garganta.
Eu estou sempre mastigando uma cenourinha crua e digo que faz muito bem para os dentes também Inclusive até já escrevi sobre isso neste artigo: Aposte nas frutas e cenouras para manter os dentes saudáveis.

2. Brócolis, Couve-flor e Repolho

Indole-3-carbinol é o componente comum nestes três vegetais. Um componente químico, o indol-3-carbinol é usado para a prevenção do câncer de mama. Estudos mostram que funciona por conter o crescimento de células de câncer de mama.
Além do indol-3-carbinol, o brócolis, particularmente os brotos, contém o sulforafano fitoquímico (produzido a partir da glucorafanina), que se acredita ser útil na prevenção do câncer de reto e cólon. Testes mostraram que estas enzimas demonstram uma capacidade de inibir o crescimento do tumor. 
Por isso, amigos, eu estou abusando desses alimentos, e mesmo não achando-o muio saborosos, aprendi a gostar deles que ficam ótimos cozidos na água e temperados suavemente, consumindo-o em saladas. O repolho cru como até o miolo ..rsrs

3. Bagas

As bagas são saborosas e extremamente saudáveis. Eles são particularmente ricos em antioxidantes, amigos que combatem os radicais livres em nossos corpos que danificam as células. Os compostos químicos encontrados nas bagas também ajudam a impedir que as células cancerígenas se espalhem. Se você estiver em uma dieta anti-câncer, as bagas são um alimento que você deve comer em uma base regular. Agora vou explicar quais são as principais bagas que você deve se alimentar.
Em botânica, a baga é o tipo mais comum de fruto carnudo simples, no qual a parede do ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível.  Em linguagem comum e culinária, o termo "baga" refere-se normalmente a qualquer fruto pequeno e doce. Assim, neste sentido, ao contrário do sentido botânico, um morango ou uma amora serão bagas, e uma banana ou uma laranja, não. 

Compreendeste? Exemplifico:

O fruto dos citrus, como a laranja e limão, é uma baga modificada chamada hesperídio. O fruto dos pepinos e seus parentes são bagas modificadas chamadas de "pseudobagas" ou pepônios.Na linguagem coloquial, a baga refere-se a qualquer pequeno fruto com múltiplas sementes. Os frutos agregados como a amora-silvestre, framboesa e o boysenberry são bagas neste sentido, mas não no sentido botânico.


Muitas bagas são pequenas, doces, suculentas e brilhantemente coloridas. Contrastando com o seu contexto, eles são mais atraentes a animais que os comem, ajudando na dispersão das sementes da planta. A maior parte das bagas são comestíveis, mas algumas são venenosas.As cores da baga são devido a pigmentos naturais sintetizados pela planta. Uma pesquisa médica descobriu propriedades medicinais de polifenóis pigmentados, como flavonoides, antocianinas, tanino e outras fitoquímicas localizadas principalmente em peles de baga e sementes. Os pigmentos da baga são, normalmente, antioxidantes e, assim, têm uma capacidade de absorção de radicais livres  que é alta entre plantas comestíveis. Junto com o bom conteúdo nutritivo, a expressão "capacidade de absorção de radicais livres" engloba várias bagas dentro de uma nova categoria de comida funcional chamada "superfrutos"
Um relatório de 2007 combinou quatro critérios — conteúdo nutritivo, qualidades antioxidantes, intensidade de pesquisa médica e êxito comercial —, dando um ranking de atividade comercial para seis superfrutos exóticos, incluindo goji, hippophae e açaí como o mais cotado

4. Alho

As pessoas que estão em maior risco de câncer de estômago ou câncer colorretal se beneficiarão com a ingestão de alho. Isso ocorre porque o alho tem efeitos antibacterianos contra uma bactéria específica encontrada no estômago e que está ligada ao câncer de estômago: Helicobacter pylori.
O alho é mais útil como alimento preventivo do câncer quando consumido cru ou cozido. Suplemento de alho, por outro lado, não exibe as mesmas qualidades de combate ao câncer como alho cru ou cozido.
De acordo com um estudo, o risco de câncer de estômago caiu pela metade e o risco de câncer colorretal caiu em dois terços em pessoas que comeram alho cru ou cozido em comparação com pessoas que não comiam ou comiam pouco alho.

5. Suco de Romã

Como o chá verde, a romã é extremamente rica em antioxidantes também. Muitos cientistas acreditam que os antioxidantes presentes nesta fruta têm fortes propriedades anti-câncer.
O suco de romã, assim como seu extrato, é benéfico contra o câncer de próstata. Em um estudo, os cientistas descobriram que tanto o suco quanto o extrato dessa fruta inibem o crescimento de células cancerosas da próstata.

6. Cogumelos

Aqui no Brasil são somos muitos acostumados a consumir cogumelos ,  mas as espécies Coriolus Versicolor, Agaricus blazei Murill, shiitake, maitake e reishi parecem fortalecer a imunidade e ajudar na luta contra o câncer.
Todas essas variedades de cogumelos contêm lentinano, um polissacarídeo que ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Eles também são uma boa fonte de lectina, uma proteína conhecida por prevenir a disseminação de células cancerígenas.

7. Cúrcuma

Uma especiaria comum em pratos asiáticos, mais conhecido como açafrão tem efeitos anticancerígenos, de acordo com vários estudos. Açafrão não só ajuda a livrar as células cancerígenas, mas também impedi-los de se multiplicar.
Cúrcuma parece ser mais eficaz contra certas células cancerígenas, como câncer de pele, câncer de estômago, câncer de intestino e células de câncer de mama. A capacidade anticancerígena da cúrcuma é atribuída ao seu único ingrediente, a curcumina.
De acordo com um estudo de laboratório realizado, a dosagem combinada de quimioterapia e curcumina matou mais células do câncer do intestino do que a quimioterapia sozinha.
Outro estudo feito em camundongos mostrou que a curcumina ajudou a evitar que as células do câncer de mama se espalhassem.

8. Sementes de Abóbora e de Girassol



Alguns anos atrás, um estudo foi publicado no Journal Nutrition and Cancer, que afirmou que essas sementes têm propriedades anticancerígenas.
De acordo com o estudo que envolveu 8.000 mulheres no total (3.000 mulheres tiveram câncer de mama e 5.000 não), mulheres que consumiram sementes de abóbora e girassol em grandes quantidades juntamente com soja tiveram menor risco de desenvolver câncer de mama após a menopausa.

9. Tomates


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum (o primeiro é o câncer de pele) em homens americanos e, em todo o mundo, 1 em cada 8 homens será diagnosticado com ele uma vez na vida.
A boa notícia é que o tomate pode reduzir o risco de câncer de próstata em 20%, segundo um estudo britânico. Para obter este benefício, você só precisa consumir 10 porções de tomates por semana.
Os efeitos preventivos do câncer do tomate são atribuídos ao licopeno químico encontrado neles. O licopeno também está disponível como suplemento, embora os especialistas em saúde concordem que é melhor obter este antioxidante de alimentos naturais em vez de suplementos.

10. Chá Verde


Uma grande parte da dieta asiática, o chá verde tem muitos ingredientes com propriedades medicinais e que os especialistas ainda estão estudando para entender como eles afetam a nossa saúde. Estes ingredientes incluem catequinas, derivados de xantina, epicatequina e epigalocatequina-3-galato.
Especialistas acreditam que esses ingredientes ajudam a proteger contra o câncer de próstata, apontando para os números significativamente menores de câncer de próstata na Ásia, que eles atribuem, em grande medida, ao consumo de chá verde em comparação com os EUA.
Uma revisão também foi publicada pela Chinese Medicine¸, afirmando que o risco de câncer de próstata era menor em homens que bebiam mais de 5 xícaras de chá verde diariamente.

11. Grãos Inteiros


Esta recomendação vem de ninguém menos que o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer. Segundo eles, grãos integrais têm muitos componentes que podem reduzir o risco de câncer, incluindo antioxidantes e fibras.
Um grande estudo envolvendo não menos de meio milhão de participantes revelou que comer mais grãos integrais estava ligado a um risco reduzido de câncer colorretal. Exemplos de grãos integrais incluem pão integral, arroz integral, cevada e, claro, aveia.

12. Maçã



Vários compostos como a quercetina, triterpenóides, epicatequina e antocianinas encontrados em maçãs são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Tudo isso ajuda a reduzir o risco de câncer colorretal.
Do ponto de vista da prevenção do câncer, a casca de maçã é a mais importante, pois contém até 80% da quercetina.
As maçãs também ajudam a prevenir outros tipos de câncer, como os pulmões e o câncer de mama .

13. Peixe

Por causa de sua história familiar, algumas mulheres têm um alto risco de contrair câncer de mama mais tarde na vida. Uma maneira de evitar isso é mudar seus hábitos nutricionais, o que poderia negar significativamente o aumento do risco de câncer de mama.
O peixe gordo é um desses alimentos. Estudos mostraram que o consumo de peixe gordo ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as mulheres que usavam suplemento de óleo de peixe eram 32% menos propensas a desenvolver câncer de mama 6 anos depois do que as mulheres que não consumiam suplemento de óleo de peixe.
Peixe gordo contém muitos ômega-3, que os especialistas acreditam que diminui a inflamação e, consequentemente, oferece proteção contra o câncer de mama. Acredita-se que a inflamação crônica no peito estimule o desenvolvimento do câncer de mama.
Além dos suplementos, você pode obter mais ácidos graxos ômega-3 consumindo mais cavala, atum e salmão.

14. Arroz Integral



Um estudo publicado na Nutrition and Cancer afirma que o risco de pólipos no cólon é 40% menor em pessoas que consomem uma porção de arroz integral por semana. Especialistas acreditam que isso é por causa do alto teor de fibra do arroz integral. Um ácido graxo de cadeia curta presente na fibra impede o crescimento de células cancerígenas. O arroz integral é extremamente fibroso - contendo 3,5 g de fibra em um único copo.

15. Nozes

As nozes podem ajudar a retardar o crescimento do câncer de mama. Em um estudo realizado, alguns ratos foram alimentados com o equivalente humano de duas onças de noz por dia durante 34 dias, enquanto outro grupo de ratos foi colocado em uma dieta livre de nozes, mas equivalente em calorias. A taxa de crescimento do câncer foi encontrada em 50% menos em camundongos que foram alimentados com nozes do que aqueles que não foram alimentados com nozes.
Além disso, as nozes são, em geral, uma boa fonte de antioxidantes e ômega-3, ácido alfa-linolênico, ambos com fortes propriedades antiinflamatórias. Estes dois ingredientes fazem das nozes um importante alimento anticancerígeno também.
Além de pacientes com câncer de mama, as nozes também são recomendadas para homens com câncer de próstata.

16. Linhaça moída


A linhaça é extremamente benéfica para as mulheres com alto risco de câncer de mama, bem como para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
Em um ensaio clínico, pacientes com câncer de mama que usaram semente de linhaça registraram uma redução significativa no crescimento do tumor após algumas semanas. As sementes de linhaça contêm lignanas em quantidades extremamente altas, que os cientistas acreditam ter um forte mecanismo anticâncer.
Em outro estudo envolvendo mulheres na pós-menopausa diagnosticadas com câncer de mama, os pesquisadores observaram que uma ingestão maior de lignanas estava associada à redução do risco de mortalidade por câncer de mama, bem como à redução do risco de mortalidade geral.

17. Laranjas

A dieta mediterrânea, já falei sobre essa dieta aqui  inclui uma quantidade generosa de citrus e as pessoas nesta região têm baixas taxas de câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de pâncreas, câncer cervical e câncer retal. Muitos especialistas acreditam que há uma correlação entre os citros na dieta e o risco de câncer.
Pesquisas mostram que as frutas cítricas podem conter mais agentes anticancerígenos do que outros alimentos. De fato, o Instituto Nacional do Câncer classifica as laranjas muito altas na lista de alimentos que contêm agentes anticancerígenos. Infelizmente, geralmente não consumimos a parte da laranja que proporciona os benefícios máximos anticâncer - casca de laranja.
Laranjas contêm um fitonutriente chamado limoneno, que ajuda a prevenir o câncer. Laranjas, muito parecidas com limas, limões e tangerinas, contêm muito limoneno na casca. A polpa da fruta também contém limoneno, mas em quantidade significativamente menor do que a casca.

18. Café


De acordo com um estudo publicado no Journal of National Cancer Institute em 2015, o café pode ajudar a proteger contra o melanoma maligno, um tipo comum de câncer de pele.
Pesquisadores descobriram que pessoas que bebem em média quatro xícaras de café ou mais por dia têm um risco 20 por cento menor de melanoma maligno do que as que não tomam café.

19. Batata-doce

Estudos mostram que uma dieta que inclui grandes quantidades de alimentos ricos em beta-caroteno, um potente antioxidante, tem um menor risco de câncer, em particular, câncer de pulmão, estômago e cólon. O beta-caroteno é encontrado em grandes quantidades em verduras e legumes como as cenouras.
De acordo com um estudo envolvendo mulheres na pós-menopausa, participantes que ingeriram grandes quantidades de vegetais que incluem vitamina C, ácido fólico, fibra e beta-caroteno - por exemplo, batata-doce - tinham cinquenta por cento menos chance de desenvolver câncer de mama.

20. Salsa


Cientistas da Universidade do Missouri descobriram a salsa para inibir o crescimento de células de câncer de mama em um estudo com animais. No estudo, a apigenina (um bioflavonóide encontrado em abundância na salsa) fortaleceu a resistência dos animais para combater tumores cancerígenos.
Adicione uma pequena quantidade de salsa à sua comida diariamente para obter os mesmos benefícios.

Então amigos, vamos nos cuidar, estar sempre atentos às dicas de saúde para poder combater essa doença de uma forma natural, prevenindo e assim, seguindo sempre em frente Vivendo Bem Feliz. Aproveite e confira minha Playlist Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta por Cima com 60 músicas para você se divertir de montão!  Uhull 👍💕🙌


Fontes de Pesquisa: Fit Again,  https://www.hipolabor e https://saude.ig.com.br 

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. oi Adriana:
    que post mais colorido e cheio de boas energias.
    nossa , quanta coisa boa e colorida para se comer não é mesmo?
    fiquei feliz que o cafezinho está incluído nesta lista.
    com esse friozinho , vai bem né.
    nossa , deu fome. :o)
    Somar tudo isso com suas dicas positivas, é muito bom mesmo.
    Muito obrigada sempre por seus comentários tão gentis e cheios de encorajamento em meu blog.
    Isso é sempre muito encorajador mesmo !!!
    grande abraço e uma semana muito positiva para você.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, você é uma pessoa linda, tem muita luz e sua energia se reflete em seus trabalhos!! São encantadores, percebemos que tem muito amor em cada pedacinho deles...
      Agradeço o carinho do comentário amiga, fico preocupada com as pessoas e queria muito que elas lessem esse artigo com atenção para mudar a alimentação!! Ainda bem que já fazemos uso de grande maioria desses alimentos não é verdade? São essenciais para a saúde!!!

      Muito obrigada por seu carinho e lhe desejo um final de semana lindo amiga!!
      Beijos de coração!! :))))

      Excluir
  2. Olá, Adri, querida!

    Como vai, minha amiga? A sinto mto feliz e mto UP. A música e o atletismo amador têm feito de você uma mulher quase perfeita e mto alegre. Acertei?

    Tá linda na foto de Perfil de seu blog, aliás, suas fotos são um encanto.

    Como sempre, posts muito bem elaborados, pensando em dar dicas para seus amigos leitores no sentido de alertar e ajudar. Nota 10.

    A maior parte dos alimentos, que a natureza nos dá, são benéficos para nossa saúde e para evitar doenças, só que, por vezes, preferimos aqueles k só nos causam danos.

    A lista, que você aqui nos oferece é, na realidade, fantástica, e a ciência vai progredindo cada vez mais para ajudar animais racionais e irracionais.

    Minha mãe morreu aos 55 anos de melanoma maligno e sempre tomou tanto café. O fazia em casa, comprava do melhor e logo foi morrer de câncer da pele. Essas coisas não têm regras, nem receitas milagrosas.

    O câncer é uma praga, mas muitos, como o da mama, já têm cura, qdo aliamos uma alimentação correta aos tratamentos, que são mesmo necessários. Falo da radio e da quimioterapia. Ainda não se sabem as causas dessa doença, mas pensemos, todavia, positivo!

    Gostei imenso da música, que não escutava há mto tempo e que até me fez despertar, pke estava cheia de sono, mas estive terminado uns relatórios para a escola. Amanhã, não preciso de me levantar tão cedo, e daí nosso papo, essa noite.

    Beijos, um big abraço e grata por sua visitinha e tão querido comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Céu, sim, creio que se não fossem os exercícios eu estaria muito mal de saúde amiga... A felicidade a gente cultiva a cada momento do dia não é verdade?

      Muito obrigada por suas lindas palavras, você é sempre tão amável, obrigada amiga!! Sabe, sou preocupada com a saúde dos leitores e esse blog começou assim, falando só de alimentação saudável e exercícios e retornar às origens é sempre bom, principalmente quando se aproxima o aniversário de 8 aninhos do Blog, que será em Julho!
      Agora ele está bastante musical!! :)))

      Lamento por sua mãe amiga...Na minha família tenho tios muito queridos residentes no interior, em fazendas, que plantam, colhem e preparam o café todas as manhãs fresquinho e, mesmo assim, não conseguiram escapar do câncer:(
      Meu tio Devanir faleceu de câncer do estômago e meu tio Geraldo está fazendo tratamento contra o câncer de Intestino... E eles sempre tomaram café amiga.. Infelizmente mesmo com os cuidados, ocorrem tantos fatores impossíveis de serem avaliados.

      Quanto ao câncer de mama continuo acompanhando meus nódulos fazendo exames a cada 4 meses..É dolorido, mas necessário!! Por isso que pensar positivo e se alimentar bem, como muito bem você mencionou, é tão importante amiga!!

      Agradeço seu carinho amiga, me é muito querida!!Seu talento literário ultrapassa fronteiras!
      Tenha um final de semana maravilhoso!!
      Beijos!! :)))))

      Excluir
  3. You made an article that is interesting.You are so amazing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Path, thank you my friend!!
      You are very welcome to Vivendo Bem Feliz!!
      Hugs and beautiful week!! :))))

      Excluir
  4. Ótimos posts, para quem gosta de alimentação saudável, deixo uma dica, feira online com produtos fresquinhos que chegam na sua casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena, obrigada pela presença e comentário!!
      Seja sempre muito bem-vinda!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.