Fantaghirò - Um conto de fadas à moda antiga que explica o que é o amor!




Preparados para ingressar  no mundo dos contos de fadas à moda antiga? Agora vocês saberão qual é a série precursora da famosa Game of Thrones. Mas, ao contrário da Guerra dos Tronos, onde a violência impera, esta é bem leve, com personagens enigmáticos, apaixonantes e pueris. Você também descobrirá o que é o amor, exatamente como na linda canção do Foreigner... Venha comigo ao mundo mágico de Fantaghirò! 


❤️ Fantaghirò  é uma série composta de cinco filmes de televisão lançados há quase 30 anos, entre 1991 e 1996, inspirado em contos de fadas italianos escritos por Italo Calvino. Foi filmado em locais no Castelo Bouzov, Castelo Pernštejn e Lednice na Checoslováquia,  com reis, princesas,  príncipes, bruxas, magos e animais falantes.  Produzida por Reteitalia, dirigida por Lamberto Bava e  filmada na República Checa e Eslovaca, foi estrelada por Alessandra Martines (Fantaghirò, a Princesa ), Kim Rossi Stuart, o Príncipe Romualdo),  Nicholas Rogers (Tarabas, o bruxo das trevas) e grande elenco como Ursula Andress, que fazia a feiticeira das trevas Xellesia e Ángela Molina, que interpretou a Bruxa Branca do bem.


Princesa Fantaghirò,  a primeira girl power dos contos de fadas


A História de Fantaghirò - Um legítimo conto de fadas à moda antiga

Dois reinos viviam em guerra há muitas gerações, embora não se lembrem mais das razões da guerra. (Isso é bem contraditório não acha?) 😏

O rei de um dos reinos espera que um filho continue seu legado, mas ele já tem duas filhas chamadas Catherine e Carolyn . Na noite do nascimento de sua terceira filha, ele consulta vários adivinhos que lhe asseguram que será um menino, mas a Bruxa Branca aparece sem ser anunciada e declara que será uma menina,  para o horror  completo do rei. ( A reação do rei era absurda, claro) 😕

Bruxa Branca
A criança nasce e não só a previsão da Bruxa Branca é provada como verdadeira, como a rainha também morre no parto, fazendo com que o rei amaldiçoe a criança e ordene que ela seja sacrificada pela Fera da Caverna da Rosa de Ouro. Mas antes que o rei sacrifique sua filha recém-nascida, a Bruxa Branca secretamente faz com que sua espada seja atingida por um raio e é quebrada. O rei assume que este é um sinal dos deuses e pede perdão.  (Menos mal,  pois eu já estava detestando esse rei machista.. rsrs )

A menina é chamada de Fantaghirò e cresce como uma criança travessa, recusando-se a ser obediente ou se comportar como uma princesa "adequada" aos meios da corte, ao contrário de suas irmãs. Como punição por ter feito um estilingue usado para quebrar as bonecas das irmãs, o rei declara que ela passaria a noite no fundo de um poço seco.  E assim, Fantaghirò passa muitos anos sendo mandada para o poço por vários "crimes" , até que ela se transforme em uma mulher adulta. (Que  espécie de castigo era esse não é verdade?)

Uma vez que as três irmãs são crescidas, o rei considera que elas devem se casar porque ele está ficando velho e precisa de alguém para continuar sua linha e governar o reino. Ele informa às filhas que elas têm o interesse de três irmãos príncipes: Issibel, Ossobel e Ussubel, que enviaram anéis como símbolos para as três princesas. Catherine e Carolyn aceitam os presentes, mas Fantaghirò não aceita. Irritado, o rei a bane. (Já adorei a Fantaghirò desde que nasceu,  por ser tão incrível)

Irritado,  o rei expulsa Fantaghirò de seu reino


Fantaghirò foge para a floresta, onde ela conhece o Cavaleiro Branco, que a ensina a como lutar com uma espada, que é o que ela sempre quis e, desde então inicia o seu treinamento nos campos e florestas... (Aí em gostei demais, ela nunca esmoreceu e foi à luta, seguindo  sempre em frente)

Fantaghirò aprende a lutar com a espada 


Enquanto isso, no reino vizinho, o rei morre e seu único filho, o príncipe Romualdo, sobe  ao trono depois voltar do exterior,  onde permanecera por longos anos. 


Príncipe Romualdo
Ao explorar os bosques de seu novo reino, ele acidentalmente cruza caminhos com Fantaghirò, que está treinando arco e flecha com o Cavaleiro Branco. Sua flecha quase atinge Romualdo e ele a persegue na floresta, mas só consegue ver seus olhos enigmáticos antes que ela escape... 

    Fantaghirò  se esconde na floresta


Fantaghirò retorna ao castelo de seu pai a tempo para a chegada dos príncipes Issibel, Ossobel e Ussubel. Os príncipes acabam sendo estúpidos, de péssima aparência e sobretudo machistas, o que decepciona Catherine e Carolyn. No entanto, apenas Fantaghirò tem coragem de falar com seu pai que ela e suas irmãs estão desinteressadas em se casar com os respectivos príncipes. Decepcionado, o rei castiga Fantaghirò novamente. (Ahhh mas isso só pode ser perseguição do rei...rsrs)

Fantaghirò se rebela

No outro reino, Romualdo era assombrado em pensamento pelos olhos de Fantaghirò, desde que os viu na floresta. Mas mesmo assim ele voltou sua atenção para assuntos do reino,  porque seu povo estava sofrendo devido à guerra e convocou um conselho enviando uma mensagem ao seu rei inimigo com a sugestão de que os três melhores cavaleiros de ambos os lados lutassem em combate e que o perdedor se submeteria ao reino vencedor. O rei, que também estava  exausto dos combates, aceitou a oferta, mesmo com a discordância de seu cruel general que muito lucrava com os constantes combates. O rei, no entanto, chama a Bruxa Branca para ser sua conselheira e ela diz a ele que apenas uma de suas filhas seria capaz de vencer a luta contra os campeões do outro reino.

O três cavaleiros do reino de Romualdo
Catherine e Carolyn são céticas quanto à sua capacidade de vencer em combate, mas  Fantaghirò está disposta a lutar por seu pai pois tem treinamento e coragem para tanto. Na jornada para o reino de Romualdo, duas das irmãs têm sérios problemas para acomodar a armadura e preferem abandonar a jornada,  confiando a  Fantaghirò a missão de lutar pelo reino.  Enquanto isso, Romualdo, que aguarda a chegada dos campeões do rei inimigo, continua assombrado pela lembrança dos olhos de Fantaghirò. Repentinamente, na floresta com seus cavaleiros, eles se cruzam com o Conde de Gooseten, que é na verdade,  Fantaghirò disfarçada.  Ela se recusa a ceder e desafia Romualdo para um duelo nesta luta luta ela cai, fazendo com que a viseira de seu capacete vire e revele seu rosto. 

A viseira da armadura de Fantaghirò se abre e revela seu rosto

Romualdo fica chocado e confuso quando reconhece seus olhos. Fantaghirò pede-lhes para marcar uma data para o duelo e volta para o acampamento.

Romualdo fica chocado ao ver aqueles olhos


Romualdo incrédulo retorna ao seu reino pensando no ocorrido e desafia o Conde de Gooseten a entrar na temível Caverna da Rosa de Ouro. Já Fantaghirò, que não foi criada com histórias da caverna ou da fera dentro dele, vai de bom grado, disfarçada de rapaz, como de costume. Apesar da suspeita de Fantaghirò de que Romualdo está atrasando o duelo prometido, ela  prossegue e entra entusiasticamente em uma sub "caverna" que acaba por ser a boca da Fera da "rosa de ouro".  Ela consegue escapar da fera, sobrevivendo à caverna. Durante a série,  que tem vários epsódios, Fantaghirò encontra um feiticeiro do mal chamado Tabaras  em uma das cavernas  e o faz sair da vida sombria em que vivia. (Mas esta é uma outra história para os próximos capítulos..rsrs )

O encontro de Fantaghirò com o Feiticeiro das trevas Tarabas 

Romualdo não desiste de tentar descobrir a verdadeira identidade do conde. Ele desafia Fantaghirò para uma competição em um lago. Fantaghirò protesta de várias maneiras até que Romualdo a engana,  empurrando-a no lago. Enfurecida, Fantaghirò pega uma espada e ataca-o, e ambos lutam, bravamente. No final Fantaghirò ganha, mas ela é incapaz de matá-lo. 

O duelo de Fantaghirò e Romualdo no lago

Fantaghirò foge e rapidamente volta para seu castelo, onde ela encara o pai. Mas o rei, que vinha assistindo os embates através da magia dos adivinhos, está profundamente orgulhoso dela. (Até que fim um reconhecimento não é?) Ainda assim, ele não pode deixar seu "crime" ficar impune. Por essa razão, Fantaghirò é conduzida à torre mais alta do castelo onde deve beber uma poção especial para adormecer profundamente. Fantaghirò quase bebe a poção, mas é interrompida pela Feiticeira Branca que diz a ela que Romualdo está vindo e usa sua magia para transformar Fantaghirò em uma  princesa de longos cabelos e vestido longo,  pois ela estava com vestes e cabelos curtos de menino. (Puxa, aí discordo, pois ela estava linda de cabelos curtinhos.. rsrs)  Enquanto isso, Romualdo chega ao castelo do rei, pronto para se submeter  e pedir que seu povo seja poupado. O rei concorda e diz a ele  que não o  subjugará e nem o matará,  com a condição  de que se case com uma de suas filhas, para que seus reinos possam se unir pacificamente. Neste momento, Romualdo vai até a torre procurar uma das princesas  e fica chocado ao ver quem é na verdade  Fantaghirò. (Ohhhhh!!! Coisas de contos de fadas não é? rsrs)  e o casal se beija apaixonadamente e em seguida segue-se a coração nos braços do povo .... (Mais açucarado impossível amigos, mas isso sim, é um verdadeiro conto de fadas.) 


E todos vivem felizes para sempre no reino de amor e de paz!



A canção que mostra o que é o amor verdadeiro 


❤️ "I Want To Know What Love Is " - Eu quero saber o que é Amor - é uma balada romântica da banda de rock britânica e americana Foreigner . Foi lançada em novembro de 1984 como o primeiro single do seu quinto álbum, Agent Provocateur.  A música atingiu o número um no Reino Unido e nos Estados Unidos e é o maior sucesso do grupo até hoje. Continua sendo uma das canções mais conhecidas da banda e dos hits de rádio mais duradouros na parada da Billboard.

Banda Foreigner 

"I Want To Know What Love Is " continuou a receber aclamação da crítica, e está listado como uma das maiores canções de todos os tempos na Revista Rolling Stone. A música também é trilha sonora em vários filmes e Mariah Carey gravou uma versão lindíssima da canção. Sua sensação sonhadora e hipnótica se deve em parte aos vocais e soul de Lou Gramm e aos vocais de fundo do New Coral Mass Choir. Por isso que editei a canção com imagens da série de fantasia chamada Fantaghirò, para você ingressar em um verdadeiro conto de fadas com princesas que lutam, magos com olhar hipnótico e muita fantasia!!! Bem-vindos ao meu canal e meu reino musical!





Imagens  e Gifs do Tumblr e Vídeo do Canal de Adriana Helena

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

4 comentários:

  1. Nossa! Que encanto esta história. Nunca li nem ouvi. Estou louca para saber mais. Vou procurar. Adorei o seu trabalho 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fadinha linda, esse foi um dos posts mais mágicos que escrevi!
      Um legítimo conto de fadas que encanta e emociona, por sua singeleza e simplicidade...
      Agradeço sua presença e carinho querida!!
      Beijos e um lindo final de semana!! :))))))

      Excluir
  2. que legal Adriana..
    achei muito legal, pois adoro contos à moda antiga.
    você está sempre trazendo coisas muito interessantes para a gente ler e conhecer.
    muito bom sempre passar por aqui neste astral sempre tão bom .
    adoro esta canção , que saudades dos bons anos de boa música.
    um bom fim de semana iluminado.
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, muito boa tarde querida amiga!!
      Sabe amiga, assim como você vive na magia do amo do Natal, eu também tive uma vontade de de retornar há 30 anos atrás, quando os episódios que passavam nas tvs eram tão pueris...rsrs
      Fantaghirò é inspirado em contos de fadas italianos escritos por Italo Calvino. Filmado em castelos de verdade, uma vez que a Europa é recheada deles não é verdade? Mas não é como Game Of Trones, que assisti alguns episódios e fiquei chocada com o excesso de violência...
      Neste querida, as crianças podem assistir, pois é tudo muito pueril!!!
      E a canção "I Want To Know What Love Is " é tão mágica que usei de trilha sonora para ilustrar o conto, combinou não é?
      Muito obrigada pelo carinho minha amiga!!
      Tenha uma semana maravilhosamente liinda!!
      Beijinhos!! :))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.