Esse Xote faz Milagre Acontecer!




Nada como sentir a brisa do mar a nos envolver e nos fazer escrever o próprio nome ou o nome de alguém na areia...Isso é letra de uma linda canção que nos traz paz e nos faz feliz... A música e o mar,  são verdadeiros aliados da felicidade. Venha conhecer mais detalhes desta canção, que nos anos 2000, nos encantou com o seu ritmo alegre e envolvente, mas cujo significado da letra sempre foi um mistério...Agora você vai dançar comigo na praia e saber tudo sobre o Xote dos Milagres!






A música de hoje é uma que sempre esteve na minha cabeça  pelo ritmo super alegre...Eu sempre ouvia, mas nunca prestava tanto atenção assim na letra e no seu real significado. A melodia de "Xote dos Milagres "é intensa  e martela na nossa mente, como uma doce canção de ninar grudenta. De tanto melodiar ela por aí, hoje vou decifrar todo o conteúdo desta linda canção...


A melodia é super gostosa de ouvir, por conta da tranquilidade, misturado a um ritmo animadinho, que lembra  o  nosso lindo sertão. Já a letra, é uma ótima reflexão que nos ensina da forma pura e simples,  o que temos que ser, porque temos que ser ou por que mudar. Além de nos induzir a levar a felicidade a sério, deixando de lado o que é ruim.



Lançada em 2000, a música Xote dos Milagres foi um dos grandes hits da banda de forró Falamansa e voltou a ser assunto na internet  em 2018. Isso porque a youtuber Jout Jout publicou um vídeo analisando a letra da canção que seria sobre a mãe do vocalista.

De acordo com Jout Jout trechos como “veja só, você é a única que não me dá valor” e “o sangue que corre em mim sai da tua veia“, apenas comprovam que: a mãe de Tato ( vocalista da canção) não aceitava a opção do rapaz em ser um ídolo do forró. Isso mesmo, a mãe do cantor não deu força ao rapaz para ele ser um cantor, porque ela era muito religiosa e não acreditava na carreira musical do filho. Não confiava em ele ser um artista, queria que fosse médico!



Mas se isso foi o suficiente para deixar a internet em polvorosa, o melhor estava por vir...

Tato,  há um ano,  publicou no Facebook da banda  uma versão bem diferente para a canção. De acordo com o músico, a música foi escrita em homenagem a uma camela (sim, o animal, você leu certo) uma camela ...hahahahaha  que ele criava na infância e não gostava muito da carreira musical do artista.

“Quando eu ensaiava, a camela ficava chorando”
, explicou.
Gente, eu não entendi nada sobre a versão do Tato, mas isso não importa! O que realmente importa é a música que é maravilhosa!

O próprio Tato dá uma ‘alfinetada’ na mãe – e deixou muita gente achando que a história da camela seja, na verdade, uma brincadeira bem irônica... Sim, na verdade, o vocalista e escritor da música, apenas relatou na canção sua tristeza por sua mãe não ter lhe apoiado em sua carreira de músico... Mas o que importa é que a canção é um espetáculo e a letra maravilhosa! 


Brincadeiras à parte, esta é a beleza da música, afinal a partir do momento em que ela é compartilhada, é o público quem atribui a ela um significado – seja ele pessoal ou não. A obra deixa de ser do artista e passa a ser universal.
Dá uma olhadinha na letra:




Xote dos milagres  (Falamansa)

Escrevi seu nome na areia
O sangue que corre em mim sai da tua veia
Veja só você é a única que não me dá valor
Então por que será que este valor é o que eu ainda quero ter
Tenho tudo nas mãos, mas não tenho nada.
Então melhor ter nada e lutar pelo que eu quiser
Ê, mas péra aê.
Ouça o forró tocando e muita gente aê
Não é hora pra chorar
Porem não é pecado se eu falar de amor
Se eu canto sentimento seja ele qual for
Me leva onde eu quero ir
Se quiser também pode vir
Escuta o meu coração
Que bate no compasso da zabumba de paixão
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que este xote faz milagre acontecer.
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que este xote faz milagre acontecer.
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que este xote faz milagre acontecer.
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver Falamansa faz milagre acontecer.

Compositor:  TATO

Detalhes da Carreira da Banda Falamansa

Falamansa é uma excelente banda brasileira de forró formada em 1998 na cidade de São Paulo. Com a ascensão do forró nas noites da capital paulista, surgiu na cidade um movimento para atender a demanda das casas noturnas e do público adolescente, que se identificou de imediato com a dança e com o ritmo contagiante do estilo.

Além de começarem a compor suas primeiras canções logo nos primeiros meses do conjunto, Dezinho, Tato, Alemão e Valdir interpretavam sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, misturando sempre o chamado "forró universitário" ou "forró pé-de-serra", com as raízes da música nordestina. Até 2001, o grupo teve mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil.


A história do Falamansa começa em 1998, no último dia de inscrição para o 3º Festival de Música do Mackenzie. Tato morador da cidade de Piracicaba/SP, hoje autor e vocalista da banda, era DJ de forró e já tinha algumas composições próprias. Decidiu inscrever uma delas ("Asas") no festival. Porém, ele não tinha uma banda. Quatro dias depois o Falamansa, que até então não existia, estava entre os 20 convocados dos 160 grupos inscritos no festival. Tato lembrou do Alemão, amigo DJ que tocava zabumba. Alemão, por sua vez, chamou o vizinho, Dezinho, que tocava triângulo.

Falamansa em 2000

Junto com eles, uma flautista e um baixista que fizeram parte da primeira formação da banda. Ensaiaram duas tardes e "Asas" faturou o segundo lugar no evento. Aí entrou em cena o experiente Josivaldo Leite, o Waldir do Acordeon, que já havia tocado com nomes como Oswaldinho do Acordeon e Jorge de Altinho. Estava completa então a formação da banda que nunca se alterou. A Deckdisc ouviu o CD independente que eles gravaram em janeiro de 2000 e lançou Deixa Entrar, distribuído pela Abril Music. A banda começou a tocar em todas as terças-feiras na casa de shows Remelexo em Pinheiros, São Paulo.

Lançaram Essa É pra Vocês em 2001. Em 2003, o grupo lançou o terceiro álbum da carreira. Simples Mortais, como foi intitulado, tem como carro-chefe a música "100 Anos", que ganhou um videoclipe. O quarto álbum, Um Dia Perfeito, foi lançado em 2004, com canções inéditas como "Tempo de Paz", e algumas regravações como "Sete Meninas", de Dominguinhos, que já fazia parte do repertório de shows da banda.

Falamansa atualmente
Em 2005 chegou às lojas o CD e DVD MTV ao vivo. O material, gravado no dia 19 de fevereiro na Via Funchal, em São Paulo, contou com a participação de nomes como Dominguinhos, em "Sete Meninas" e "Forró do Bole Bole". O DVD com o registro do show traz galeria de fotos, making-of, entrevistas e um documentário sobre o forró universitário entre os principais sucessos estão "Xote dos Milagres" "Xote da Alegria" e "Rindo à Toa".

Em 2014, o álbum Amigo Velho ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras. E agora o meu último vídeo, onde te convido a dançar comigo na areia. Linda semana a todos!!



Inspiração:

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Que legal!!!Adoro o Falamansa e esse Xote faz de tudo!!! Gosto muito e adorei iniciar o dia assim animadinho! beijos, chica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, que bom que gostou minha querida!!
      O Falamansa é que tem os forrós mais lindos, com as letras mais emocionantes...
      Adorei sua visita sempre tão amável!!
      Tenha uma semana maravilhosa!!
      Beijinhos!! :)))

      Excluir
  2. Fabuloso!Não os conhecia, mas fico grata por enriqueceres os meus dias

    Beijinho no coração
    danielasilva-oficial.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilela, que bom que gostou querida!
      Fico feliz que esteja gostando dos artigo, é uma honra pra mim!!
      Tenha um final de semana maravilhoso!
      Beijos! :))

      Excluir
  3. Great post dear. THanks for sharing :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deria, fico muito feliz com a sua presença!
      Que bom que gostou do forró tipicamente brasileiro!!
      Tenha uma linda semana!! :)))

      Excluir
  4. Amei, Adriana. Nem gosto desse estilo, mas eles são tão bons que me fizeram gostar quando surgiram. Pena que deram uma sumida da mídia. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, verdade querido, o ritmo do forró do Falamansa é tão bom que conquista até mesmo quem não curte esse gênero musical! São músicas com conteúdo e letras que falam poesia!!
      Verdade, eles sumiram um pouco mas continuam em plena atividade!! Dia desses estavam em Itaúnas, uma cidade turística aqui do Espírito Santo fazendo shows!!!
      Um grande beijo e lindo final de semana amigo! :))))))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.