Meu Pedido de Socorro lançado em uma Garrafa no Mar da Web





Olá amigos, nesta semana tenho uma história "baseada em fatos reais" para contar de como podem nos impedir de navegar... Imagine um náufrago perdido em alto mar e sem ter a quem recorrer... Em um ato desesperado, lança uma garrafa na água com um pedido de socorro incluso... Assim que me senti... Lançando meu S.O.S. em um mar digital gigantesco do Facebook... A única coisa que me sustentou foi a esperança de alguém encontrar e ler: "Me salve!!"



Coisa solitária foi esperar que alguém a encontrasse  e, ao abrir, sentisse junto o aroma do papel, o cheiro da  bebida que ocupava antes, o lugar que as palavras de texto na mensagem ocupam agora.

Talvez atirar uma garrafa mensageira ao mar tenha mesmo uma intenção contrária: a intenção de que o encontro entre o leitor e ela, nunca aconteça. É o mesmo que oferecer uma carta aos anjos, além dos peixes e... ninguém mais!

Essa explicação introdutória, bem analógica, foi para definir o "filme de terror " que me submeteram na última semana... Vocês já sabem que tenho a Página Vivendo Bem Feliz no Facebook e ela estava em franca ascendência nos últimos meses, havia acabado de adquirir 55 mil seguidores, em razão dos vídeos e mensagens compartilhadas nela com todo o carinho do mundo. E todos os videos lá publicados, são edições de minha autoria, assim como as existentes no meu Canal no YouTube.  

Mas eu não sabia o quanto eu estava entrando em um universo perigoso... O sucesso pode atrair muitas coisas ruins...E assim, sem nenhuma razão, talvez motivado por denúncia alheia, o Facebook, sem dar o regular direito de defesa, bloqueou a minha página, estagnando-a naquela rede social e ainda, limitando por completo a distribuição das minhas atualizações no feed de notícias.  Então fiquei completamente à deriva, sozinha em alto mar, com os pés e mãos atadas e sem ter a quem recorrer... Ninguém me deu uma resposta sequer...Ou o facebook é um robô gigante ou trabalha em outro planeta, pois não me deu nenhum retorno,  apenas PROIBIU, CERCEOU, LIMITOU, CORTOU, ESTAGNOU!  Como recorrer de uma injustiça?

É simplesmente horrível! É como se cortassem o nosso direito de expressão, de se manifestar, de mostrar para o mundo  que estamos vivos e que podemos fazer a diferença de alguma forma...E eu, o que fiz?  Bem, senti-me à deriva, lançando garrafas  ao mar com textos a navegar errantemente no mar do oceano Web, com meu apelo de náufraga,  que escreveu um bilhete e o lança num "post" de vidro, na esperança de alguém o encontrar e finalmente ME RESGATAR, ME SALVAR!!


Um pouco da arte de usar pedidos de socorro em garrafas de água lançadas ao mar...


Deixando um pouco de metáforas da vida real, vamos agora ao encontro dos longínquos tempos do filósofo grego Théofrasto - que viveu de 372 a 287 A.C. - A primeira pessoa que teve a ideia de lançar uma garrafa ao mar para estudar os movimentos das correntes. A ideia pegou e, nestes vinte e dois séculos decorridos, muitos milhares, se não milhões de garrafas, têm sido atiradas às águas de todos os oceanos, não só para observar-lhes as caminhadas, mas também para levar mensagens a conhecidos ou desconhecidos: são adeuses de marinheiros que se consideram perdidos, apelos angustiosos de náufragos na esperança de um socorro oportuno, mapas perdidos de piratas, cartas curiosas, por vezes com disposições testamentárias, e até exortações de pregadores (...)

O primeiro objetivo deste processo continua a ser demandado por numerosas pessoas, mais ainda: pelas sociedades hidrográficas de todos os países. É claro que o achado de uma garrafa em determinado local com a indicação do ponto onde foi lançada à água, não permite estabelecer forçosamente a marcha que ela seguiu e, por consequência, o movimento das correntes. Mas esses e outros achados semelhantes continuam a ser, ao cabo de dois mil anos e de tantas descobertas assombrosas, os melhores elementos de que dispõem os homens, para conhecerem as correntes marítimas superficiais.


O Clube Internacional das Garrafas Atiradas ao Mar, que tem a sua Sede em  Mónaco, centraliza as informações que lhe chegam de todos os continentes, distribuindo-as depois aos interessados. Sabe-se assim, por exemplo, que, nos últimos anos, foram recolhidas nas costas da França 55 garrafas lançadas pela Marinha americana, sendo 41 encontradas ao sul do Loire. Devem ter percorrido qualquer coisa como 2 mil a 4 mil quilómetros num tempo que vai de 100 a 1100 dias!
A velocidade média que lhes foi atribuída é de 10 quilómetros por dia, embora algumas tenham chegado aos 150 quilómetros diários. Uau!!💦

Quanto tempo fica uma garrafa destas dentro de água? Sabe-se lá! Parece que o recorde atual pertence a uma que foi encontrada em 1949 ao largo de Mourmansk por um pescador russo. Trazia um pedido de socorro, datado de 1902 - 47 anos antes e  subscrito pelo explorador Evelyn Baldwin que se encontrava então em vários apuros nas regiões árticas. Baldwin morreu tranquilamente em Nova Iorque, dezasseis anos antes de ter sido descoberto o seu S.O.S e  tendo perdido por completo, a confiança neste gênero de mensagens!😩

E as voltas e reviravoltas que as garrafas dão por vezes?! No ano passado, numa praia britânica, foi encontrada uma que em 1936 fora lançada à água por um neozelandês de Auckland. Para realizar tão assombrosa viagem, teve de derivar através de parte do Pacífico, depois em direção ao litoral sul-africano, para subir para noroeste e ser apanhada pela corrente do Golfo que a arrastaria para o litoral britânico!



Entre os milhares de casos curiosos ocorridos com garrafas achadas no mar, queremos salientar a descoberta de uma nos arredores de S.Francisco, em 1949. O rapaz que a encontrou, um criado de restaurante chamado Wurm, descobriu dentro dela um papel que dizia : "Lego a minha fortuna ao felizardo que encontrar esta garrafa, e ao meu advogado Barry Cohen, em partes iguais". A mensagem datada de 1937, era assinada por Daisy Alexander. Ao cabo de muitas investigações, Wurm veio a saber que em 1940 falecera a Srª. Alexander, filha do magnata das máquinas de costura, Isaac Singer.

A fortuna da falecida elevava-se a 120 milhões de dólares. Wurm conseguiu descobrir o outro herdeiro, o advogado Cohen. Apresentaram ambos a reclamação à herança. A justiça britânica retomou o rumo da garrafa errante, pois nunca mais decidiu nada acerca do espantoso testamento que andou a navegar pelo mundo, ao sabor das ondas e das correntes marítimas, com ponto de partida no Tamisa, numa extraordinária viagem, depois de atravessar o Pacífico, até chegar a uma praia da Califórnia.

Num próximo passeio ao longo de uma praia ou outro tipo de orla marítima, numa eventual campanha pesqueira, preste atenção a qualquer garrafa flutuante,  pois, quem sabe, se não descobrirá a garrafa que, segundo os livros de bordo, foi lançada ao mar por Cristovão Colombo, em 1499, num dia de tempestade, a ocidente das Índias ocidentais? Se alguém a encontrar, pode ter a certeza de que valerá mais, do que qualquer euromilhões!! 💥

Mas não precisa ir muito longe para encontrar um pedido de socorro de alguém que lançou seu pedido ao mar e ficou a esperar o resgate, a saída, a solução, o salvamento, que não veio...Esta fui eu mesma, em mais um caso da vida real da internet!!  Meu pedido de socorro foi lançado, mas eu ainda continuo à deriva...Quem vai me salvar?




Sobre a canção " Someone You Loved " de Lewis Capaldi


" Someone You Loved " é uma música gravada pelo cantor e compositor escocês Lewis Capaldi . Foi lançado como um download digital em 8 de novembro de 2018 pela Virgin Records como o terceiro single de sua segunda peça estendida, Breach (2018), e mais tarde foi incluído em seu álbum de estreia, Divinely Uninspired to a Hellish Extent (2019). A música foi escrita por Capaldi, Samuel Romans e seus produtores Thomas Barnes , Peter Kelleher e Benjamin Kohn .

"Someone You Loved" foi um sucesso comercial, chegando ao número um na parada de singles do Reino Unido . A música se tornou o primeiro número um de Capaldi e passou sete semanas consecutivas no topo da parada. Ele também alcançou o número um no Irish Singles Chart em março de 2019. Nos Estados Unidos, "Someone You Loved" foi um sucesso , alcançando o número três no Billboard Hot 100 em sua 19ª semana na parada.

Em entrevista à NME , Capaldi revelou que ele levou seis meses para escrever a música. Ele disse: "Muitas pessoas dizem que 'as melhores músicas caem no seu colo' e que elas são as mais fáceis de escrever e levam o menor tempo possível: discordo de todo o coração. Acho que minhas melhores músicas vêm de eu sentado em um piano, batendo minha cabeça contra uma parede de tijolos por horas e horas a fio para obter uma boa melodia."A música é sobre terminar ou perder uma pessoa que significa muito para você. Emocionante demais amigos! 

Aqui você vê  o videoclipe de "Someone You Loved" lançado em 8 de fevereiro de 2019, estrelado pelo ator Peter Capaldi , que é primo em segundo grau de Lewis Capaldi . Foi dirigido pelo cineasta Phil Beastall. As filmagens ocorreram em Buxton no final de janeiro de 2019.  O vídeo foi feito em parceria com a organização de caridade Live Life Give Life , a fim de aumentar a conscientização sobre a questão da doação de órgãos . Ele contém uma mensagem de perda e esperança, contando a história de um marido que está tentando lidar com a morte de sua esposa. Ela se tornou a doadora de coração da jovem mãe de outra família, salvando sua vida. Eventualmente, as duas famílias são reunidas e o personagem principal sabe que o coração de sua esposa continua vivo.

E agora você assiste à minha edição de Someone You Loved  com o pedido de socorro de um náufrago que lançou sua garrafa ao mar ...A canção é trilha sonora da novela Bom Sucesso. Tomara que aprecie!! Tenha uma linda semana!!




Imagens e Gifs Tumblr 
Vídeo do Canal de Adriana Helena no YouTube

Seu comentário é muito bem-vindo! Obrigada!

8 comentários:

  1. Puxa. Adriana; Que coisa! E nenhuma explicação te foi dada pra te bloquear? Coisas que acontecem e ficamos espantadas! Tomara soluciones tudo! Não tenho mais FB faz tempo ,mas nunca vi nada de motivo pra que isso fizessem contigo! Boa sorte! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Chica, eu estou em prantos com o ocorrido...
      Estou à deriva, em alto mar sem poder me comunicar com mais com ninguém!! Tudo lá estagnou em uma maré que não me leva mais a qualquer direção!
      O facebook limitou-se a dizer apenas e tão somente que minha página não está em conformidade com as políticas do Facebook, e a bloqueou! :((((( Agora, o que eu infringi? Só compartilho mensagens de otimismo e meus vídeos musicais, os mesmos que você assiste aqui no Blog! Então ainda não compreendi o motivo desde cerceamento...

      O face não foi específico em nada, não deu detalhes, apesar dos meus reiterados pedidos! E agora o bloqueio ficou forte mesmo porque nem no Facebook consigo entrar mais!!
      Obrigada pelo carinho querida, nestas horas o apoio das amigas é gratificante!
      Desejo uma semana maravilhosa tá?
      Beijos de coração! :)))))

      Excluir
  2. Great post dear thanks for sharing :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deria, muito obrigada amiga!
      Fico super feliz com seu carinho e presença aqui no Blog!
      Tenha um dia maravilhoso e uma semana linda!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Nossa, Adriana, que absurdo... Imagino sua frustração. E eu acho que pode ter sido a questão do direito autoral. Quando se posta música agora em qualquer rede, sem ser diretamente do youtube, costuma ocorrer esse tipo de coisa. Não sei se foi o mesmo que houve com vc... Nem sei como ajudar pq sou péssimo nisso. Vc lembra que te pedi ajuda pra colocar contador de textos e comentários no meu blog e nem assim consegui botar... Ainda assim vc fez uma analogia bonita com as mensagens nas garrafas. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, muito boa noite querido amigo!!
      Eu ainda estou sob os efeitos do bloqueio da minha página no Facebook que já dura duas semanas ininterruptas. Estou muito frustrada, chateada e sem ter a quem recorrer...
      E concordo com você que deve ter sido os direitos aurorais das canções, os videos são edições minhas , mas as músicas tem o direito nelas inserido. Você já me ajuda muito vindo aqui no blog deixando seu gentil comentário querido!! É uma honra para mim ter a sua companhia, a sua presença neste momento difícil!! E você é maravilhoso em tudo!!! :)))
      Agradeço demais e o que estou fazendo agora? Tendo paciência, muita paciência e torcendo para que tudo volte ao normal um dia!!
      Beijos querido amigo, tenha um ótimo restante de semana! :))))
      Fica Bemmmm!!

      Excluir
  4. Cara Adriana, já conheci pessoas que tiveram seu FB bloqueado e por motivos fúteis, veja só, apenas por alguém denunciar qualquer uma de suas publicações, seja por motivo real ou apenas por perseguição, sua pagina é bloqueada imediatamente pelo robô de IA e simplesmente não existe contato humano para se reclamar ou saber por qual motivo isso teria acontecido, Para se resolver o problema ou fazer uma defesa e etc. Sei que muitos vídeos são cassados do Youtube e também do Facebook, por motivos de direitos autorais, mas é claro que por esse motivo deveria ser retirado o tal vídeo e não bloquear todo o conteúdo, mas também fiquei sabendo que existe aqueles que fazem a revisão dos bloqueios e muitas paginas são restabelecidas depois de algum tempo, não sei se este foi o seu caso já que se passou já tanto tempo e a foi agora que encontrei a sua garrafa por acaso e resolvi abri-la para saber do que se tratava, afinal também sou um marinheiro a vagar por este oceano infinito e já enviei muitas boias sinalizadoras como salva vidas para algum náufrago perdido, quem sabe, alguém encontre o caminho de volta ou consiga um socorro imediato com um kit de salvamento. Lamentavelmente, meu conhecimento sobre este assunto seria inútil e espero que já tenha conseguido restabelecer a sua pagina a muito tempo.
    Que Deus lhe abençoe amiga.

    Sizenando / Presentepravoce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sizenando / Presentepravoce que alegria receber o seu comentário!!
      Meu facebook permaneceu bloqueado por 3 meses seguidos, implacavelmente!
      E quando finalmente me liberaram para poder voltar a postar eu já estava desanimada em prosseguir com o trabalho!
      Mas continuo aqui no blog, buscando sempre uma maneira de interagir com o leitor de uma forma mais leve, mais alegre!!
      Aproveito para agradecer o seu comentário, de muita importância para mim!!
      Tenha uma excelente semana e volte sempre!!
      Abraços!! :)))

      Excluir

Fique à vontade para expressar seus sentimentos e sugestões.
Você é sempre muito bem-vindo(a)! Obrigada e Abraços!

Tecnologia do Blogger.